Eu quero continuar encantado com BENTO GONÇALVES, 1 DE...

24
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA BENTO GONÇALVES, 1 DE DEZEMBRO DE 2011 Eu quero continuar encantado com a beleza do universo, com as criações do Deus da vida. Também quero continuar encantando. Padre Júlio Giordani, Cidadão de Honra de Villa Lagarina, norte da Itália

Transcript of Eu quero continuar encantado com BENTO GONÇALVES, 1 DE...

Page 1: Eu quero continuar encantado com BENTO GONÇALVES, 1 DE ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_126.pdf · Deus da vida está aí, ... só olhando para ritos

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GRA

TUIT

ABE

NTO

GO

NÇA

LVES

, 1 D

E D

EZEM

BRO

DE

2011

Eu quero continuar encantado com

a beleza do universo, com as criações do Deus da vida. Também

quero continuar encantando.

PadreJúlio Giordani,

Cidadão de Honrade Villa Lagarina,

norte da Itália

Page 2: Eu quero continuar encantado com BENTO GONÇALVES, 1 DE ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_126.pdf · Deus da vida está aí, ... só olhando para ritos

Padre Júlio Giordani é cidadão de honra de Villa LagarinaKátia Bortolini

Religioso foi agraciado com primeiro título conferido na história do município do norte da Itália

Por Kátia Bortolini e Rodrigo De Marco

Integração - Onde e quando o senhor nasceu?

Padre Júlio - Nasci no Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves, em 29 de março de 1932. Meu pai se chamava Luiz Giordani e minha mãe, Ana Zan-donai. Os meus bisavós imigraram da comuna de Pedersano, província do Trento, no norte da Itália, para o Brasil em 1986. Eles tiveram 15 filhos na Itália, dos quais dez morreram com poucos meses, numa época terrível, de muita fome. Quando souberam que no sul do Brasil o governo estava financiando terra a valores acessíveis para imigrantes europeus, pegaram o navio e vieram pra cá, com os cinco filhos. Um era meu avô. Foram morar na Capela das Almas, no Vale dos Vi-nhedos. Ao sair da Itália, meu bisavô, que era construtor, prometeu voltar para fazer um capitel em agradeci-mento a oportunidade da imigração. Em 1911, meu tio avô Ubaldo Gior-dani cumpriu a promessa do pai. Os 100 anos da capela, conhecida na comunidade de Villa Lagarina como Capitel Della Promessa, foram come-morados no dia 16 de agosto, deste ano, com festa, celebração de missa e fixação de placa alusiva. Na Capela das Almas temos uma réplica do Ca-pitel. Em março um grande encontro dos Giordani.

Integração - Neste dia da come-moração do centenário do capitel, o senhor recebeu da Câmara Muni-cipal de Villa Lagarina a Cidadania de Honra, primeiro título conferido na história da comuna. Conte um pouco sobre esta honraria.

Padre Júlio - Villa Lagarina co-meçou agora a conceder títulos de

tempo! Sou padre diocesano ligado à Diocese. Eu sempre trabalhei em paróquias. Mas, também, sempre fui ligado a movimentos e pastorais sociais com equipes mistas. Com a força da fé, a exemplo de Cristo, ajudar o povo a organizar sua vida e comunidades.

Integração - O senhor foi um dos motivadores para a abertura de um espaço na Paróquia Santo Antônio, centro de Bento Gonçal-ves, para a venda de medicamen-tos fitoterápicos. Como foi esse processo?

Padre Júlio - Em 1981, a Igreja Ca-tólica, no Brasil, decidiu ajudar o povo a ter mais saúde. O tema da campa-nha da fraternidade, daquele ano, foi Saúde para Todos. Foi assim que as dioceses começaram a trabalhar com fitoterápicos, entre outros produtos da medicina popular. No ano 2000, abrimos o espaço na paróquia, uma associação que conta em média com 80 itens fitoterápicos. Atualmente, no Brasil, a fitoterapia está em baixa. Cer-ca de 95% dos remédios da Índia e da China são fitoterápicos. Na Europa e EUA, os fitoterápicos representam em torno de 80% do consumo. Nesses países, eles aproveitam bastante as plantas. No Brasil, o aproveitamento das plantas para medicamentos não chega a 1%. O problema é que aqui tem muito médico recebendo para receitar produtos de farmacêuticas multinacionais. Nossa medicina é comercial, mercantil.

“No Brasil o aproveitamento das plantas para

medicamentos não chega a 1%”.

Integração - O senhor está com quase 80 anos e é uma pessoa saudável, qual é o segredo para a longevidade?

Padre Júlio - “Comer como pa-dre”... Procuro consumir frutas e verduras das feiras ecológicas. Gosto muito de comer bananas, castanhas do Pará e sementes de abóbora. As pessoas devem se alimentar muito mais de frutas e verduras, nada de gorduras. Também gosto muito de polenta, mandioca e arroz integral.

cidadania honorária, e o primeiro que eles deram foi justamente para mim. Uma surpresa. Também fui convidado para celebrar a missa da festa do centenário do capitel man-dado construir pelo meu bisavô. Logo após a missa, aconteceu a cerimônia da entrega do titulo honorário. Para mim, foi realmente uma novidade. Eles salientaram que ajudei a fazer pesquisas e árvores genealógicas, que sou um exemplo de alguém que, na América, não esqueceu das ori-gens. A minha vida pastoral também foi sempre uma luta pelo povo e pelos pobres. Eles salientaram trabalhos que desenvolvi, através de pastorais, com agricultores, recicladores, jovens e com fitoterápicos.

“Costumo dizer que já nasci padre”.

Integração - O senhor descobriu com que idade e de que maneira a vocação para o sacerdócio?

Padre Júlio - Costumo dizer que já nasci padre. Nasci numa família ca-tólica praticante. O meu pai presidiu durante muitos anos a comissão da Capela das Almas e sempre atuante na paróquia. A nossa casa era o local de férias de padres, seminaristas e freiras. Além de mim, outras três irmãs optaram pela vida religiosa, irmãs Carlistas muito atuantes.

Integração - O senhor entrou no seminário com que idade?

Padre Júlio - Entrei no seminário em 1942, com 10 anos, na Diocese de Caxias do Sul. Depois, cursei Filoso-fia, na UNISINOS, em São Leopoldo. De 1953 a 1956, cursei Teologia em Roma, na Itália, no colégio Pio-

Brasileiro. Cada Diocese teve o direito de mandar alguns alunos. Eu fui um dos escolhidos. Nas férias, visitava os parentes na província de Trento. Com 23 anos, fui ordenado sacerdote na basílica São Paulo, em Roma. Celebrei minha primeira missa em 1º de abril de 1956, na Igreja Matriz São Lázaro, em Villa Lagarina, Trento. Já, no Brasil, celebrei a primeira missa em dezem-bro de 1956, em Bento Gonçalves, na Igreja Matriz Cristo Rei. Luiz Todes-chini e Mário Mônaco foram meus saudosos padrinhos.

Integração - O senhor é citado por autoridades políticas, eclesiás-ticas e também por lideranças das cidades- irmãs de Bento Gonçalves na província do Trento (Roveretto, Nogaredo, Terragnolo, Trambile-no e Villa Lagarina) como um dos precursores dos gemellagios. É por causa de suas estadas na província, por ocasião das férias do curso de Teologia?

Padre Júlio - Penso que não. Desde 1950, depois da visita de meu pai e do Pe. Rui Lorenzi, o intercâmbio sempre foi vivo. Em 1997, tivemos o primeiro grande encontro interna-cional da família Giordani em Bento Gonçalves. Trento veio com uma grande delegação oficial. Em função do evento, foram se intensificando as relações com os Giordani do Trento, especialmente com a família do Mário Giordani. Outras famílias também começaram a atrair parentes da Itália para seus encontros. Aí, começou um vai e vem entre o Brasil e a Itália de grupos de brasileiros de descendên-cia de Trento e Vêneto entre outros.

“Sempre fui ligado a movimentos e pastorais

sociais com equipes mistas”.

Integração - Quando surgiu a ideia de gemellagio com comuni-dades da província do Trento?

Padre Júlio - Bento Gonçalves começou a tratar oficialmente do as-sunto em 2006, na gestão do prefeito Alcindo Gabrielli (Ivo Da Rold). Ele me encarregou de entregar as cartas de intenções de gemellagio aos poderes públicos de Rovereto, Villa Lagarina e Nogaredo. Depois, também foram contatadas as comunas de Trambile-no e Terragnolo, da mesma região da Vallagarina. Por parte dos italianos, a alma desses processos de gemellagio foi o jornalista italiano Carlo Giordani, de Roveretto, que já tinha estado em Bento Gonçalves em encontros da Fa-mília Giordani. Em Bento Gonçalves, o acordo foi assinado em 15 de junho de 2007 por síndicos (prefeitos) das comunas, entre outras autoridades que vieram conhecer o município. No dia 9 de novembro, do mesmo ano, fomos para a Itália, em comitiva oficial, para assinar o acordo em so-lenidade acontecida em Roveretto. A confirmação e renovação do pacto com as cidades-irmãs trentinas ocor-reu em Bento Gonçalves em 13 de fevereiro de 2009.

Integração - O senhor é um padre Diocesano que gosta de movimentos sociais?

Padre Júlio - É a Igreja do meu

A França é um país que tem muitos idosos. Uma das causas da longe-vidade da população francesa está sendo atribuída ao hábito de comer vagarosamente, mastigando bem a comida. Eu procuro trabalhar e manter o cérebro ativo e ser alegre. Também faço as refeições com calma, mastigando devagar.

“Eu procuro trabalhar e manter o cérebro ativo

e ser alegre”.

Integração - Quais são seus pla-nos para os próximos anos?

Padre Júlio - Eu quero continuar encantado com a beleza do univer-so, com as criações do Deus da vida.

Também quero continuar encantan-do. A riqueza material não é o fator predominante para uma pessoa ser feliz. A felicidade também é encontra-da nas coisas simples da vida, no sorri-so de uma pessoa, num abraço de um amigo, sentir-se família na ajuda aos semelhantes e à natureza. Dizem os entendidos em Bíblia que a primeira palavra de Deus está na vida. Nada de ficar vivendo com mágoas e tristeza. Há apenas um jeito de darmos alegria a Deus, que é ajudando as pessoas. O Deus da vida está aí, muito próximo a todos nós.

“A maioria das pessoas não sabe o valor de sua

vida, vivem tristes”.

Integração - O que o senhor vê atualmente de positivo na Igreja Católica?

Padre Júlio - Vejo que há muita gente, muitos Bispos e Cardeais tam-bém que não aceitam mais uma igre-ja, só olhando para ritos religiosos, apenas fazendo celebrações. Neste século XXI, nesta mudança de época, estamos descobrindo o valor de Jesus Cristo. Jesus Cristo diz que vai para o céu quem ajuda a vida do irmão. Essa é a grande alegria que eu vivo hoje: uma igreja que deve se renovar. O nosso povo se habituou a ir à missa para garantir o céu. Ainda temos na nossa cabeça a catequese de criança, mas não basta isto. Uma das grandes mudanças do século XXI é que está aprendendo a dar mais sentido à vida. Hoje, os nossos jovens têm tudo... mas

falta “sentido”.

“A felicidade também é encontrada nas coisas

simples da vida, no sorriso de uma pessoa, num abraço de um amigo,

sentir-se família...”

Integração - Como o senhor interpreta a disseminação das igrejas evangélicas?

Padre Júlio - Eu não estou muito preocupado, porque o Deus da Vida é um só. Ele quer que as religiões aju-dem seus filhos a terem vida. Hoje, a religião se torna “individual”: solução para o meu problema: muitos vivem mudando, cada um quer ser feliz com a sua religião. A Igreja Católica está descobrindo que se ela quer ser a Igreja de Deus, tem que lutar mais pela vida. Abrir rumos de mais vida! Convocar as comunidades, nações e planeta. Temos milhões de crianças morrendo sem água na África, sem pão, no meio de veneno... Cada um deve respeitar a religião do outro, num verdadeiro ecumenismo. Com respeito entre as diferentes culturas, raças e ritos. Não adianta continu-armos com catequeses, batizados, missas, se não ajudarmos as pessoas a viver. Hoje Deus nos fala através das “crises”. É preciso mudar! A maioria das pessoas não sabe o valor de sua vida, vivem tristes. E Deus nos lembra: “Não há maior amor neste mundo do que dar a vida pelos irmãos”.

Título de Cidadania Honorária concedido ao Padre Júlio Giordani

Igreja Matriz São Lázaro, local da primeira missa celebrada pelo Padre Júlio

Capitel Della Promessa

Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal

Page 3: Eu quero continuar encantado com BENTO GONÇALVES, 1 DE ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_126.pdf · Deus da vida está aí, ... só olhando para ritos

Padre Júlio Giordani é cidadão de honra de Villa LagarinaKátia Bortolini

Religioso foi agraciado com primeiro título conferido na história do município do norte da Itália

Por Kátia Bortolini e Rodrigo De Marco

Integração - Onde e quando o senhor nasceu?

Padre Júlio - Nasci no Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves, em 29 de março de 1932. Meu pai se chamava Luiz Giordani e minha mãe, Ana Zan-donai. Os meus bisavós imigraram da comuna de Pedersano, província do Trento, no norte da Itália, para o Brasil em 1986. Eles tiveram 15 filhos na Itália, dos quais dez morreram com poucos meses, numa época terrível, de muita fome. Quando souberam que no sul do Brasil o governo estava financiando terra a valores acessíveis para imigrantes europeus, pegaram o navio e vieram pra cá, com os cinco filhos. Um era meu avô. Foram morar na Capela das Almas, no Vale dos Vi-nhedos. Ao sair da Itália, meu bisavô, que era construtor, prometeu voltar para fazer um capitel em agradeci-mento a oportunidade da imigração. Em 1911, meu tio avô Ubaldo Gior-dani cumpriu a promessa do pai. Os 100 anos da capela, conhecida na comunidade de Villa Lagarina como Capitel Della Promessa, foram come-morados no dia 16 de agosto, deste ano, com festa, celebração de missa e fixação de placa alusiva. Na Capela das Almas temos uma réplica do Ca-pitel. Em março um grande encontro dos Giordani.

Integração - Neste dia da come-moração do centenário do capitel, o senhor recebeu da Câmara Muni-cipal de Villa Lagarina a Cidadania de Honra, primeiro título conferido na história da comuna. Conte um pouco sobre esta honraria.

Padre Júlio - Villa Lagarina co-meçou agora a conceder títulos de

tempo! Sou padre diocesano ligado à Diocese. Eu sempre trabalhei em paróquias. Mas, também, sempre fui ligado a movimentos e pastorais sociais com equipes mistas. Com a força da fé, a exemplo de Cristo, ajudar o povo a organizar sua vida e comunidades.

Integração - O senhor foi um dos motivadores para a abertura de um espaço na Paróquia Santo Antônio, centro de Bento Gonçal-ves, para a venda de medicamen-tos fitoterápicos. Como foi esse processo?

Padre Júlio - Em 1981, a Igreja Ca-tólica, no Brasil, decidiu ajudar o povo a ter mais saúde. O tema da campa-nha da fraternidade, daquele ano, foi Saúde para Todos. Foi assim que as dioceses começaram a trabalhar com fitoterápicos, entre outros produtos da medicina popular. No ano 2000, abrimos o espaço na paróquia, uma associação que conta em média com 80 itens fitoterápicos. Atualmente, no Brasil, a fitoterapia está em baixa. Cer-ca de 95% dos remédios da Índia e da China são fitoterápicos. Na Europa e EUA, os fitoterápicos representam em torno de 80% do consumo. Nesses países, eles aproveitam bastante as plantas. No Brasil, o aproveitamento das plantas para medicamentos não chega a 1%. O problema é que aqui tem muito médico recebendo para receitar produtos de farmacêuticas multinacionais. Nossa medicina é comercial, mercantil.

“No Brasil o aproveitamento das plantas para

medicamentos não chega a 1%”.

Integração - O senhor está com quase 80 anos e é uma pessoa saudável, qual é o segredo para a longevidade?

Padre Júlio - “Comer como pa-dre”... Procuro consumir frutas e verduras das feiras ecológicas. Gosto muito de comer bananas, castanhas do Pará e sementes de abóbora. As pessoas devem se alimentar muito mais de frutas e verduras, nada de gorduras. Também gosto muito de polenta, mandioca e arroz integral.

cidadania honorária, e o primeiro que eles deram foi justamente para mim. Uma surpresa. Também fui convidado para celebrar a missa da festa do centenário do capitel man-dado construir pelo meu bisavô. Logo após a missa, aconteceu a cerimônia da entrega do titulo honorário. Para mim, foi realmente uma novidade. Eles salientaram que ajudei a fazer pesquisas e árvores genealógicas, que sou um exemplo de alguém que, na América, não esqueceu das ori-gens. A minha vida pastoral também foi sempre uma luta pelo povo e pelos pobres. Eles salientaram trabalhos que desenvolvi, através de pastorais, com agricultores, recicladores, jovens e com fitoterápicos.

“Costumo dizer que já nasci padre”.

Integração - O senhor descobriu com que idade e de que maneira a vocação para o sacerdócio?

Padre Júlio - Costumo dizer que já nasci padre. Nasci numa família ca-tólica praticante. O meu pai presidiu durante muitos anos a comissão da Capela das Almas e sempre atuante na paróquia. A nossa casa era o local de férias de padres, seminaristas e freiras. Além de mim, outras três irmãs optaram pela vida religiosa, irmãs Carlistas muito atuantes.

Integração - O senhor entrou no seminário com que idade?

Padre Júlio - Entrei no seminário em 1942, com 10 anos, na Diocese de Caxias do Sul. Depois, cursei Filoso-fia, na UNISINOS, em São Leopoldo. De 1953 a 1956, cursei Teologia em Roma, na Itália, no colégio Pio-

Brasileiro. Cada Diocese teve o direito de mandar alguns alunos. Eu fui um dos escolhidos. Nas férias, visitava os parentes na província de Trento. Com 23 anos, fui ordenado sacerdote na basílica São Paulo, em Roma. Celebrei minha primeira missa em 1º de abril de 1956, na Igreja Matriz São Lázaro, em Villa Lagarina, Trento. Já, no Brasil, celebrei a primeira missa em dezem-bro de 1956, em Bento Gonçalves, na Igreja Matriz Cristo Rei. Luiz Todes-chini e Mário Mônaco foram meus saudosos padrinhos.

Integração - O senhor é citado por autoridades políticas, eclesiás-ticas e também por lideranças das cidades- irmãs de Bento Gonçalves na província do Trento (Roveretto, Nogaredo, Terragnolo, Trambile-no e Villa Lagarina) como um dos precursores dos gemellagios. É por causa de suas estadas na província, por ocasião das férias do curso de Teologia?

Padre Júlio - Penso que não. Desde 1950, depois da visita de meu pai e do Pe. Rui Lorenzi, o intercâmbio sempre foi vivo. Em 1997, tivemos o primeiro grande encontro interna-cional da família Giordani em Bento Gonçalves. Trento veio com uma grande delegação oficial. Em função do evento, foram se intensificando as relações com os Giordani do Trento, especialmente com a família do Mário Giordani. Outras famílias também começaram a atrair parentes da Itália para seus encontros. Aí, começou um vai e vem entre o Brasil e a Itália de grupos de brasileiros de descendên-cia de Trento e Vêneto entre outros.

“Sempre fui ligado a movimentos e pastorais

sociais com equipes mistas”.

Integração - Quando surgiu a ideia de gemellagio com comuni-dades da província do Trento?

Padre Júlio - Bento Gonçalves começou a tratar oficialmente do as-sunto em 2006, na gestão do prefeito Alcindo Gabrielli (Ivo Da Rold). Ele me encarregou de entregar as cartas de intenções de gemellagio aos poderes públicos de Rovereto, Villa Lagarina e Nogaredo. Depois, também foram contatadas as comunas de Trambile-no e Terragnolo, da mesma região da Vallagarina. Por parte dos italianos, a alma desses processos de gemellagio foi o jornalista italiano Carlo Giordani, de Roveretto, que já tinha estado em Bento Gonçalves em encontros da Fa-mília Giordani. Em Bento Gonçalves, o acordo foi assinado em 15 de junho de 2007 por síndicos (prefeitos) das comunas, entre outras autoridades que vieram conhecer o município. No dia 9 de novembro, do mesmo ano, fomos para a Itália, em comitiva oficial, para assinar o acordo em so-lenidade acontecida em Roveretto. A confirmação e renovação do pacto com as cidades-irmãs trentinas ocor-reu em Bento Gonçalves em 13 de fevereiro de 2009.

Integração - O senhor é um padre Diocesano que gosta de movimentos sociais?

Padre Júlio - É a Igreja do meu

A França é um país que tem muitos idosos. Uma das causas da longe-vidade da população francesa está sendo atribuída ao hábito de comer vagarosamente, mastigando bem a comida. Eu procuro trabalhar e manter o cérebro ativo e ser alegre. Também faço as refeições com calma, mastigando devagar.

“Eu procuro trabalhar e manter o cérebro ativo

e ser alegre”.

Integração - Quais são seus pla-nos para os próximos anos?

Padre Júlio - Eu quero continuar encantado com a beleza do univer-so, com as criações do Deus da vida.

Também quero continuar encantan-do. A riqueza material não é o fator predominante para uma pessoa ser feliz. A felicidade também é encontra-da nas coisas simples da vida, no sorri-so de uma pessoa, num abraço de um amigo, sentir-se família na ajuda aos semelhantes e à natureza. Dizem os entendidos em Bíblia que a primeira palavra de Deus está na vida. Nada de ficar vivendo com mágoas e tristeza. Há apenas um jeito de darmos alegria a Deus, que é ajudando as pessoas. O Deus da vida está aí, muito próximo a todos nós.

“A maioria das pessoas não sabe o valor de sua

vida, vivem tristes”.

Integração - O que o senhor vê atualmente de positivo na Igreja Católica?

Padre Júlio - Vejo que há muita gente, muitos Bispos e Cardeais tam-bém que não aceitam mais uma igre-ja, só olhando para ritos religiosos, apenas fazendo celebrações. Neste século XXI, nesta mudança de época, estamos descobrindo o valor de Jesus Cristo. Jesus Cristo diz que vai para o céu quem ajuda a vida do irmão. Essa é a grande alegria que eu vivo hoje: uma igreja que deve se renovar. O nosso povo se habituou a ir à missa para garantir o céu. Ainda temos na nossa cabeça a catequese de criança, mas não basta isto. Uma das grandes mudanças do século XXI é que está aprendendo a dar mais sentido à vida. Hoje, os nossos jovens têm tudo... mas

falta “sentido”.

“A felicidade também é encontrada nas coisas

simples da vida, no sorriso de uma pessoa, num abraço de um amigo,

sentir-se família...”

Integração - Como o senhor interpreta a disseminação das igrejas evangélicas?

Padre Júlio - Eu não estou muito preocupado, porque o Deus da Vida é um só. Ele quer que as religiões aju-dem seus filhos a terem vida. Hoje, a religião se torna “individual”: solução para o meu problema: muitos vivem mudando, cada um quer ser feliz com a sua religião. A Igreja Católica está descobrindo que se ela quer ser a Igreja de Deus, tem que lutar mais pela vida. Abrir rumos de mais vida! Convocar as comunidades, nações e planeta. Temos milhões de crianças morrendo sem água na África, sem pão, no meio de veneno... Cada um deve respeitar a religião do outro, num verdadeiro ecumenismo. Com respeito entre as diferentes culturas, raças e ritos. Não adianta continu-armos com catequeses, batizados, missas, se não ajudarmos as pessoas a viver. Hoje Deus nos fala através das “crises”. É preciso mudar! A maioria das pessoas não sabe o valor de sua vida, vivem tristes. E Deus nos lembra: “Não há maior amor neste mundo do que dar a vida pelos irmãos”.

Título de Cidadania Honorária concedido ao Padre Júlio Giordani

Igreja Matriz São Lázaro, local da primeira missa celebrada pelo Padre Júlio

Capitel Della Promessa

Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal

Page 4: Eu quero continuar encantado com BENTO GONÇALVES, 1 DE ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_126.pdf · Deus da vida está aí, ... só olhando para ritos

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) lançou edital para projeto de restauro da Casa Ferri, de Santa Tereza, no último dia 15 de novembro, um ano após a oficialização do tombamento do município como núcleo histórico da imigração italiana no Brasil. O prazo do edital para as empre-sas apresentarem seus projetos encerrou no dia 28 de novembro deste ano.

Segundo a arquiteta do IPHAN responsável pelo Núcleo Santa Tereza, Te-rezinha de Oliveira Buchebuan, apenas uma empresa apresentou projeto para a restauração, então há probabilidade de outro edital ser aberto. A divulgação da decisão da Superintendência Estadual de abrir ou não outro edital sairá até dia 12 de dezembro deste ano. Após a definição do projeto, será aberta outra concorrência para a execução. A Casa Ferri, atual padaria, abrigou a família de Cesare Appiani e Maria Savóia, naturais de San Giovanni in Crocce, na Provincia de Cremona, Italia. O ca-sal foi pioneiro no Bra-sil na fabricação de gaitas. A casa, locali-zada na avenida Itália, sintetiza a arquitetu-ra urbana nas zonas de imigração italiana. O tombamento por parte do IPHAN colo-cou Santa Tereza no mapa dos municípios históricos do Brasil. Antônio Prado e Santa Tereza são referências e símbolos da arquite-tura urbana em zonas de imigração italiana no Brasil.

Santa Tereza

IPHAN vai restaurar Casa Ferri, que sediou fábrica de gaitas

Page 5: Eu quero continuar encantado com BENTO GONÇALVES, 1 DE ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_126.pdf · Deus da vida está aí, ... só olhando para ritos

ANO 10 | Nº 126 | NOVEMBRO | DEZEMBRO 2011 | www.integracaodaserra.com.brDistribuiçãoGRATUITA

Simplicidade é a receitaEditorial

Ortodontia | Implantes Dentários

Página 15

ProgramaçãoNatal Bento

Escola do distritode São Pedro festeja

100 anos de existênciaPágina 18

Onde encontrar a felicidade? Se depender do Padre Júlio Giordani, que, aos 80 anos, dá lições de vida, de saúde e de alegria, é nas coisas simples. O Padre Giordani recebeu o título de cidadão de honra de Villa Lagarina, comunidade da província de Trento, na Itália, com uma simplicidade con-tundente. E, é essa simplicidade que norteia a entrevista de sobrecapa desta edição. Também, nesta edição, já come-çamos a viver o Natal Bento com uma programação cultural intensa, na qual os promotores dedicaram-se também à verdadeira história do Natal com o projeto Caminho dos Presépios, entre outras atividades.

Quando o assunto é cultura, va-

mos além, e trazemos para as páginas impressas e na versão on line, a figura do cineasta e professor Boca Migotto, diretor da primeira minissérie inter-nacional de ficção da RBS, a Sapore D´Itália, rodada, nesse ano, no norte da Itália e em Bento Gonçalves, a qual está repercutindo, até hoje, nas rodas culturais e de amigos dos atores e coadjuvantes que participaram. Mi-gotto sabe valorizar como ninguém o sotaque e a memória das comunidades e de sua gente através de filmes e do-cumentários.

Ah, teremos uma edição especial antes do Natal, mas, desde já, deseja-mos Boas Festas e que todos os seus so-nhos de Natal e Ano Novo se realizem.

Restauro de casa de SantaTereza que sediou primeira fábrica de gaitas do Brasil

Contracapa

Page 6: Eu quero continuar encantado com BENTO GONÇALVES, 1 DE ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_126.pdf · Deus da vida está aí, ... só olhando para ritos

02 Jornal Integração da Serra | 1 de dezembro de 2011Opinião

Os artigos publicados com assinatura são

de inteira responsabilidade do autor

e não traduzem, necessariamente, a opinião

do Jornal. Suas publicações obedecem ao

propósito de refletir as diversas tendências

e estimular o debate dos problemas de in-

teresse da sociedade. Por razões de clareza

ou espaço, os e-mails poderão ser publicados

resumidamente.

Colaboradores e Colunistas: Rodrigo De Marco, Janete Nodari,Ernani Cousandier, Simone Serafini, Paulo Capoani, Breno Marzola, Thompsson Didoné, Aldacir Pancotto, Marta Barbosa, Silvio dos Santos, Cristiane Grohe, Márcia Spies,Sinval Gatto Jr. e Sílvia Protas

Endereço: Rua Refatti, 101 - Maria Goretti - Bento Gonçalves - RS

Fone: (54) 3454.2018 / 3451.2500

E-mails: [email protected] [email protected]

Site: www.integracaodaserra.com.br Filiado à ADJORI.

JORNAL INTEGRAÇÃO DA SERRAPeriodicidade: MensalTiragem: 12.000 exemplaresCirculação: Bento Gonçalves, Santa Tereza, Monte Belo do Sul,

Pinto Bandeira, São Pedro, Vale dos Vinhedos, São Valentim, Tuiuty e Faria Lemos.

Propriedade: Empresa Jornalística Integração da Serra Ltda.Diretora e Jornalista responsável: Kátia Bortolini - MTB 8374Área Comercial: Moacyr RigattiAdministrativo: Bruna Barbieri

EXP

EDIE

NTE

EXP

EDIE

NTE

[email protected] | (54) 3055.4453

Erro e MorteSimone M. SerafiniAdvogada | OAB 32072/RS

Escritório profissional na Galeria Solar, sala 14, Centro,

Fone/fax: 54 3055 4453

Para receber o Jornal Online cadastre-se no www.integracaodaserra.com.br

Espaço do [email protected]

Os emails poderão ser editados em razão de seu tamanho ou para facilitar a compreensão. Correio eletrônico: [email protected]

Sou leitora do Jornal Integração e muito me surpreendeu a foto impressa na repor-tagem “Banda bento-gonçalvense Elixir lança seu primeiro CD”, edição 125. Um dos componentes da banda segurando uma arma. Talvez a razão pela qual tantas campanhas lançadas como: contra o fumo, AIDS, trânsito, desarmamento, etc. não resultam o esperado, pois muitos não abraçam a causa. Que pena! Se minha opinião valeu, agradeço e sugiro mais cuidado; pois papel aceita tudo, mas o leitor não. Se não foi, desconsiderem. O intuito foi colaborar. Alice Stringhini Riboldi - Santa Tereza

Sobre a matéria “A tradição dos santinhos” (edição 125), conseguimos com o Sr. Itacyr Giacomello os santinhos dos anos 1949, 1962 e 1983. Ainda estão faltando 1970, 72, 73, 74 e 77. Conforme o escritor e historiador Giacomello, em alguns anos, não hou-ve a festa social, somente religiosa, por isso, talvez não tenham lembranças dessas festas. Como não temos certeza, continuamos com a solicitação e a divulgação para completar o acervo de santinhos da Paróquia Cristo Rei.Padre Darci Camatti - Bento Gonçalves

Todo ser humano comete erros, porém, na área de saúde, erros podem custar vidas.

Frequentemente, temos ouvido falar nos erros cometidos por médicos e por profissionais de enfermagem. No último caso noticiado, uma auxiliar de enfermagem é suspeita de ter injetado, acidentalmente, leite materno na veia de um recém-nascido em um hospital público de São Paulo.

O que não justifica, mas deve ser levado em consideração pela popula-ção, é que o médico e o profissional de enfermagem vivem diariamente em si-tuação de stress, lidando com situações limites entre a vida e a morte.

Os hospitais cada vez mais sobrecar-regam de trabalho estes profissionais, geralmente, em péssimas condições, que se obrigam a fazer dupla jornada em busca de um salário melhor.

Os hospitais deveriam investir em suporte psicológico para estes pro-fissionais, para humanizar e reduzir a incidência dos erros nesta área, que, salientamos - não admite erros.

Considera-se erro médico, a falha do médico no exercício da profissão. É o mau resultado ou resultado adverso decorrente da ação ou da omissão do médico, por inobservância de condu-ta técnica. Excluem-se as limitações impostas pela própria natureza da do-ença, bem como, as lesões produzidas deliberadamente pelo médico para tra-tar um mal maior. O erro médico pode ocorrer por imperícia, imprudência ou negligência do profissional. Soma-se a estes fatores, o erro de diagnóstico, erro de conduta ou da técnica empregada.

Um em cada dez médicos no Brasil responde, ou respondeu, a processos judiciais por erro médico. Essa esti-mativa, feita pela Associação Nacional dos Hospitais Privados (ANAHP), traduz uma tendência de crescimento verifica-da nos últimos anos. A nova postura do paciente, potencializada pelo Código de Defesa do Consumidor, aumentou a exigência na qualidade da prestação do serviço médico.

Além disso, nos últimos anos, hou-ve um aumento considerável de escolas de Medicina sem a menor condição de ensino. Profissionais com insuficiente formação, sem especialização ou atu-alização expõem os pacientes à ocor-

rência de erros que lesam ou causam mortes.

A obrigação do médico não é de curar o doente, mas utilizar todo seu zelo e conhecimentos profissionais em cada caso.

O direito não quer inibir a atuação do médico. Ao contrário, impõe o res-peito àquele profissional que lida com o bem mais valioso do ser humano: a vida.

Cabe ressaltar aqui a diferença entre:

Imperícia: decorre da falta de observação das normas técnicas, por despreparo prático ou por insuficiência de conhecimentos do médico.

Imprudência: quando o médico assume riscos para o paciente sem respaldo científico para seu procedi-mento;

Negligência: é a forma mais fre-qüente de erro médico, ocorre princi-palmente nos hospitais do governo, onde o doente é um matriculado na instituição e não um paciente do médi-co, e este negligencia os cuidados por falta de uma relação médico-paciente-familia estreita.

A responsabilidade pelo erro do médico pode ser: ético-profissional (através dos Conselhos de Medicina), cível e penal.

Vale ressaltar, que uma responsabi-lidade não exclui as outras, por exem-plo, o médico pode responder a um processo ético-profissional, ao mesmo tempo, indenização na esfera cível, e a um processo crime.

O médico mais que os outros profissionais devem cercar-se de cui-dados, já que lida com a saúde das pessoas. Como, por exemplo, realizar constantemente cursos de reciclagem profissional e fazer prontuários porme-norizados, com todas as informações sobre o caso do paciente.

“Que os médicos se confortem: o exercício de sua arte não está em perigo; a glória e a reputação de quem a exerce com tantas vantagens para a Humani-dade não estarão comprometidas pela culpa de um homem que falhou sob o título de Doutor.”

Page 7: Eu quero continuar encantado com BENTO GONÇALVES, 1 DE ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_126.pdf · Deus da vida está aí, ... só olhando para ritos

031 de dezembro de 2011 | Jornal Integração da Serra Agricultura

Na última safra, sobraram uvas em parreirais de viticultores do entorno do Vale dos Vinhedos e também em outras regiões produtoras de municí-pios da Serra Gaúcha. Sessenta famílias de produtores da região do Vale dos Vinhedos deixaram de fornecer para a Vinícola Miolo que, desde a safra do ano passado, começou a suprir parte de sua demanda através de uvas cultivadas em propriedade da empresa, na Fronteira do Rio Grande do Sul. Segundo a pre-sidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Inês Fagherazzi Bettoni, outro

Os líderes sindicais Ines Fagherazzi Bettoni, Olir Schiavenin e Moises Mazzarollo estiveram na Capi-tal Federal participando da 3ª Plenária Nacional dos Trabalhadores Rurais. Eles aproveitaram a estada em Brasília para reivindicar que o preço mínimo da uva de 15 graus glucométricos da próxima safra seja fixado em R$ 0,65.

A solicitação foi apresentada ao diretor da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Silvio Porto e a técnica Bruna Bochianeri, respon-sável do Conselho pela atualização do custo. Na ocasião, foram informados que o processo de atualização ainda estava em fase de elaboração. Também foram informados que a intenção da Co-nab era propor ao Conselho Monetário Nacional a manutenção do valor de R$ 0,52 porque o preço mínimo do vinho teria como base o atual mínimo da uva. Os representantes dos viticultores salienta-ram que não seria justo, porque o custo variável de produção aumentou 9,25% neste ano em relação à

Lideranças dos viticultores da região participaramde evento e apresentaram reivindicações em Brasília

safra passada, entre outros argumentos. Inês Fagherazzi Bettoni, Schiavenin e Mazza-

rollo, também conversaram em Brasília, no Minis-tério da Agricultura, com o Secretario Nacional de Política Agrícola, Caio Tiberio da Rocha, com o assessor de política agrícola Salomão Fagundes e com Coordenador de Seguro Rural Edilson Alcan-tara, sobre a importância do apoio da pasta na fixação de um preço mínimo da uva compatível com o custo de produção de R$ 0,65 para o quilo de uva comum, levantado pela Comissão Interes-tadual da Uva.

Na ocasião, os dirigentes sindicais salienta-ram que o Seguro Rural é uma política pública indispensável para garantir segurança e renda no meio rural. Acrescentaram que, para os viticultores, a liberação da verba do seguro deve ser entre os meses de julho e agosto porque, em muitos anos, acontecem formações de geadas em setembro, com perdas nas uvas precoces.

Divulgação

Falta de mercado para a safra da uva 2011/2012pode se repetir para produtores de algumas regiões

fator de rejeição é a falta de qualidade em muitos parreirais. De acordo com ela, o produtor tem que priorizar a qua-lidade em detrimento à quantidade. Acrescenta que o viticultor também dever priorizar a economia, evitando o desperdício de material e negociando um valor justo para pagamento da mão de obra na fase da colheita. Ressalta ainda que os produtores não cooperati-vados devem saber negociar e valorizar o seu produto. “Afinal, somente ele sabe o quanto foi investido na produção”, observa a Presidente.

Segundo o presidente da Associa-ção dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (Asprovinho), Luciano Vian, no Brasil, ainda não há definição de quais são as melhores variedades para cada região. Na opinião dele, na maioria das vezes o produtor não sabe que tipo de variedade plantar.

De acordo com Vian, muitos plan-tam variedades que acabam não tendo procura por parte do mercado consu-midor, no caso, as vinícolas. “Antes de escolher a varietal a ser plantada é im-portante buscar auxílio das associações

de produtores de vinhos, que poderão prestar informações a respeito”, acres-centa. Ele salienta que os trabalhos de pesquisa feitos pelas associações são voltados à busca de Indicação de Procedências (IP) e Denominação de Origem (DO). Conforme Vian, essas pes-quisas podem ajudar os produtores na escolha de variedades que se adaptem às condições específicas de cada região, facilitando a comercialização para as empresas.

“Para a elaboração de um bom vinho é necessário matéria-prima de qualidade e, muitas vezes, são dis-ponibilizadas uvas sem os requisitos mínimos. Por isso, o produto pode ser rejeitado ou classificado como inferior, com menor valor do que o estipulado pelo mercado”, afirma Vian. Para ele, um dos fatores que dificulta esta distinção de qualidade é a produção regional conjunta de uvas americanas e vinífe-ras. “Com as americanas, de 17º a 19º graus glucométricos, é possível elabo-rar bons vinhos de mesa e excelentes sucos. Já se pensarmos em vinhos elaborados com uvas viníferas o míni-mo de graduação sobe para 22º a 24º graus glucométricos, sendo que esta diferença é crucial no produto final”. Ele observa ainda que para espumantes, as uvas necessitam de um equilíbrio entre acidez e maturação “mas nem todas as regiões apresentam as condições ade-quadas, fator que determina a rejeição, ou a baixa valorização da fruta para elaboração da bebida”.

Na última safra, Pinto Bandeira produziu cerca de 27 milhões de quilos de uva. A expectativa da Asprovinho é de que essa quantidade de colheita se repita na safra 2012.

O trabalho de Assistência Técnica e Social da Ascar foi reconhecido pela Justiça Federal no último dia 18 de novembro. O juiz federal Leandro Paulsen concedeu Medida Liminar/Antecipação da Tutela, suspendendo os efeitos dos atos administrativos que implicaram a cassação da imu-nidade e do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) da Ascar, suspendendo ainda a exigibilidade de todos os créditos tributários relativos a contribuições de seguridade social, constituídos contra a Instituição, cessando as cobranças administrativas e judiciais.

A decisão aconteceu 17 dias após ser ajuizada Ação Popular, junto ao TRF 4ª Região (1º/11), peticionada por

Liminar da Justiça Federaldevolveu filantropia à AscarPaulo CapoaniTécnico ASCAR/RS - EMATER - Santa Tereza

ex-governadores, senadores, deputa-dos federais e estaduais, “pessoas de diferentes inclinações ideológicas, em prol do que entendem necessário ao atendimento do interesse público e social”, entendeu o juiz.

Para o superintendente Geral da Ascar, Lino De David, “a Liminar concedida recoloca a verdade dos fatos acerca do trabalho que a Ascar desenvolve junto aos agricultores do Rio Grande do Sul”. O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Co-operativismo, Ivar Pavan, que preside o Conselho Técnico Administrativo (CTA) da Emater/RS e do Conselho Administrativo (Conad) da Ascar, diz que, embora haja interpretações divergentes, o trabalho que a Ascar

realiza é preponderante assistencial. “A lei veio confirmar a nossa

interpretação”, destaca Pavan, ao analisar a vitória como resultante da compreensão da importância do trabalho de assistência social que a sociedade manifestou através de Ação Popular.

Os advogados que ajuizaram a Ação Popular, Jorge Lutz Müller e Rodrigo Dalcin Rodrigues, também comemoram. “Este é um instrumento jurídico adequado, porque mobiliza a sociedade civil para salvar esse patrimônio técnico e intelectual que é mantido pela Ascar, prestadora de assistência social rural, cuja relevância é reconhecida por toda a sociedade”, analisa Dalcin.

Page 8: Eu quero continuar encantado com BENTO GONÇALVES, 1 DE ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_126.pdf · Deus da vida está aí, ... só olhando para ritos

04 Jornal Integração da Serra | 1 de dezembro de 2011Entidades

‘Acelera – Corra, Compre e Concorra’. Com este apelo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL/BG) aposta no aumento das vendas neste final de ano. A promoção estará sorteando um Novo Uno Vivace zero quilômetro, dois televisores LCD 42” e dois televisores tela pla-na 29, no próximo dia 24 de dezembro, às 11 horas, na Via Del Vino. Para concorrer aos prêmios os consumidores devem efetuar suas compras nas lojas participantes.

O objetivo da entidade é atingir meio milhão de cupons, ampliando o número de empresas participantes. A expectativa da CDL/BG é que os negócios do varejo ultrapassem os 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Cinco consumidores serão contemplados com os prêmios. Para concorrer basta exigir o cupom em qualquer compra feita em uma das lojas participantes. Depois de preenchido, ele deve ser depositado na urna instalada no próprio estabelecimento.

Os consumidores poderão conferir a relação dos participantes no site www.cdlbento.com.br.

Jordano Zanesco, diretor Comercial da Comabe Soluções em Impressão, assumiu a presidência do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG) no último dia 1º de dezembro. Ele é o 52º Presidente, entre eles, o segundo mais jovem a liderar a entidade, na última gestão presidida pelo empresário Henrique Tecchio.

Graduado em Informática e mestre em Gestão Empresarial, Jordano Zanesco segue o exemplo do pai, o empresário Lênio Zanesco, que esteve à frente do CIC/BG na gestão 1994-1995. Como uma jovem liderança, também conduziu a ExpoBento 2004. Na gestão de Tecchio, exerceu a função de Diretor da Área de Micro e Pequenas Empresas da entidade.

A empresária Cátia Scarton, da Prima Design, está presidindo o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis). Cátia Scarton, primeira mulher a comandar a ins-tituição, foi eleita no último dia 22 de novembro para o biênio 2012/2013.

O Sindmóveis, responsável pela promoção de feiras tradicionais como a Movelsul e Casa Brasil e também por projetos como o Orchestra Brasil e o Salão Design, destaca-se pelo incentivo ao conhecimento e à inovação. Entre os dias 26 e 30 de março 2012, a entidade promoverá a 18ª edição da Movelsul Brasil, maior feira de design da América Latina. Paralelamente, ocorrerá mais uma edição do prêmio Salão Design, que con-templará os melhores projetos de profissionais, estudantes e da indústria moveleira do país.

Cerca de 300 comerciários de Ben-to Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Veranópolis e Nova Prata participaram da Assembleia Geral anual do Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves (SEC-BG) ocorrida no Clube Corintians, no último dia 28 de novem-bro. O encontro deu início à elaboração da pauta da categoria comerciária para as Convenções Coletivas 2012. A Assembleia iniciou com as boas-vindas da presidente Orildes Maria Lottici, que agradeceu a confiança depositada nas urnas em outubro, quando foi reeleita para o quinto mandato frente à entida-de, com 98,3% de aprovação.

Seguindo a programação, o Grupo Teatral UEBA, de Caxias do Sul, apresen-tou a peça “Abre o olho, Credimara”, que além de divertir a todos, serviu como uma verdadeira injeção de ânimo para as vendas de final de ano, quando os comerciários necessitam de ainda mais empenho, dedicação, paciência e de maior cuidado com a postura e aparên-

SECBG reúne associados em Assembleia e comemoração dos 34 anosEvandro Soares

cia física, sem descuidar da saúde. A Assembleia teve continuidade

com a formalidade da pauta e apro-vação do “Roll de Reivindicações” aos sindicatos patronais da base territorial do SEC-BG, que abrange 19 municípios da região. No comando da Assembleia esteve a presidente Orildes, acom-panhada pelo secretário geral Sérgio Neves e pelo assessor jurídico César Piva, responsável pelas Convenções/Dissídios do Sindicato.

ComemoraçãoNa ocasião, também foram come-

morados, com torta e espumante, os 34 anos do Sindicato, fundado em 28 de novembro de 1977. Os associados presentes, em dia com as mensalida-des, portadores da carteira de sócio atualizada, participaram do sorteio de 34 prêmios, entre eles, eletroportáteis, câmeras fotográficas, jogos de lençóis e toalhas, TV de LCD, lavadora e secadora de roupas.

Encontro dos comerciários deu início à elaboração da pauta da categoria para as Convenções Coletivas 2012

CDL aposta em campanha para acréscimo de5% nas vendas do Natal em relação ao anterior

Jordano Zanesco assumiu presidência do CIC

Sindmóveis inova elegendo uma mulher para presidência

Arquivo Pessoal

Cátia Scarton

Page 9: Eu quero continuar encantado com BENTO GONÇALVES, 1 DE ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_126.pdf · Deus da vida está aí, ... só olhando para ritos

051 de dezembro de 2011 | Jornal Integração da Serra Empresas & Cia

A XY GAMES, situada na rua Assis Brasil, nº 35, sala 12, ampliou sua gama de produtos. A loja agora comercializa teclados, mouses e fones, entre outros periféricos de informática. Além disso, a empresa também conta com toda a linha de Tablet’s, produtos para infor-mática e máquinas digitais, com valores diferenciados.

A XY GAMES, há oito anos no mer-cado, tem todos os tipos de consoles e centenas de jogos. Um dos diferenciais da empresa é a assistência técnica espe-cializada para vídeogames no local, com duas oficinas em Bento Gonçalves, vários técnicos sempre a seu dispor e o suporte técnico 24h via telefone, que somente os clientes da XY GAMES tem, para todo o tipo de dúvidas. Outro, é o sistema de troca de jogos originais de PlayStation 3 e a premissa do pré-lançamento do novo portátil da Sony o PSVita que promete ser a nova grande febre do mercado mundial de games.

Os empresários Rafael Dellavechia e Francisco Pereira, proprietários desta, que já é a maior loja de Games de Bento Gonçalves e uma das maiores da Serra Gaúcha, aficionados por jogos eletrôni-cos, informática e tecnologia em geral, garantem atendimento personalizado ao associar trabalho e hobby. “Tenho orgulho do que faço, estamos nesse ramo porque somos jogadores, para nós é mais que trabalho é diversão pura, fica a dica para quem quer trabalhar com Games, se não amar o que faz e pensar somente no dinheiro, faça outra coisa, pois você não nasceu para isso”, declara Rafael Della-vechia, que lembra que o slogan de sua

Bento Gonçal-ves foi escolhida, há cerca de três meses, para ser sede regional do Localize Ofertas (www.localizeofertas.com.br) um site de compras coletivas onde o consumidor encontra promo-ções com até 90% de desconto. O Loca-lize Ofertas, além de Bento Gonçalves, abrange Caxias do Sul, Farroupilha e também municípios da região de Cri-ciúma, no estado de Santa Catarina. No início do próximo ano a empresa tam-bém começará a atuar na grande Porto Alegre. O site, dos empreendedores Tia-go Somensi e Shalon Alberto Oss, tem recebido em média mil acessos diários de pessoas em busca de ofertas nas áreas de gastronomia, estética, lazer, turismo e vestuário, entre outras. Os sites de compras coletivas surgiram, na

A Ótica Estilu’s está trabalhando com lentes solares Xperio e fotossen-síveis Transistion. A lente polarizada XPerio oferece total conforto visual ao sol por eliminar o ofuscamento. Além disso, proporciona nitidez da visão, real percepção das cores e 100% de pro-teção UVA e UVB através de materiais ultraleves e resistentes. A XPerio está disponível nas lentes multifocais, que corrigem a vista cansada. Também está disponível em lentes visão simples, que corrigem a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo. Já as fotossensíveis Transistion, em ambientes internos, são tão claras quanto as lentes incolores.

O próximo Natal com produtos da Mercearia Sabores do Mundo vai ficar ainda mais especial. A empresa, que comercializa vários itens nacio-nais, importados e regionais, continua inovando na oferta de produtos e embalagens criativas e originais.

Como sugestão de presente de Natal, a Sa-bores do Mundo preparou os Kits Chá da Tarde, Frutas Secas, Temperos e Happy Hour. Também há a possibilidade do cliente montar o kit de acordo com o gosto de quem receberá o presente.

A Sabores do Mundo, situada na travessa Três de Outubro, 95, bairro Cidade Alta, neste mês de dezembro, atende de segundas a sextas-feiras, das 9 horas às 11h45min e nos sábados, das 9 às 12 horas e das 14 às 19 horas. Mais informações pelo fone 3702 0026 ou pelo e-mail [email protected].

Marcas de lentes para óculos de grau queamenizam efeitos do sol na Ótica Estilu’s

Quando expostas ao sol, ficam mais escuras, com até 88% de absorção de luz. Também oferecem 100% de prote-ção UVA e UVB.

O proprietário da Estilu’s, Mauro Volpato, formado em Ótica e Optome-tria, salienta que tanto a lente da Xperio como o da Transistion proporcionam conforto e performance visual. A loja, situada no centro de Bento Gonçalves, na rua Marechal Floriano, 200, edifício Plaza, sala 109, também conta com laboratório próprio, para aviamento de receitas de óculos de grau em uma hora. Mais informações pelos fones 3452-3410 e 9617.1490.

Kátia Bortolini

Mauro Volpato, proprietário da Estilu’s

Bento Gonçalves é sede regionaldo site de compras Localize Ofertas

Inglaterra, há dois anos. No Brasil, o sistema iniciou há cerca de um ano e meio. Conforme So-

mensi, um dos diferenciais do Localize é a sede própria, situada no térreo do L´ América Shopping. “Outro, é a abran-gência maior “, afirma. Ele ressalta que o sistema oferece vantagens tanto aos parceiros, como aos clientes. “ Para os parceiros o site garante acréscimo da divulgação e rotatividade dos produ-tos ou serviços e aos clientes, boas compras”, acrescenta. De acordo com Somensi, as empresas que querem anunciar devem entrar em contato com a Localize no site através do banner “ Seja Nossa Parceiro”. Ele ressalta ainda a empresa está concedendo bônus de R$ 10,00 para referências através do link “ Indique um amigo”.

XY Games amplia oferta de produtos com linha de periféricos de informática

Kátia Bortolini

empresa é “De jogador pra jogador”. Eles ressaltam que, entre os produtos

da ampla linha de consoles e games da empresa, existe o presente ideal para qualquer idade e lembram a todos os consumidores que devem sempre exi-gir nota fiscal na compra de consoles e equipamentos eletrônicos e mais, que fi-quem atentos a preços muito baixos pela grande incidência na cidade de aparelhos recondicionados ou do Paraguai que ge-ralmente são de péssima qualidade.

Também salientam que para este Natal a loja toda está com preços imper-díveis e que, dentro em breve, estarão anunciando com outras empresas do ramo o maior evento de Games que a Serra Gaúcha já viu, mais informações so-bre esse evento na XY GAMES e parceiros conveniados. Neste mês de dezembro, a loja fica aberta de segundas a sábados, das 9 às 12 horas e das 13h30min às 19 horas. Informações mais específicas no site www.xygames.com.br ou pelo fone 3055 2440.

Sabores do Mundo comkits especiais para o Natal

Divulgação

Page 10: Eu quero continuar encantado com BENTO GONÇALVES, 1 DE ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_126.pdf · Deus da vida está aí, ... só olhando para ritos

Meio Ambiente06 Jornal Integração da Serra | 1 de dezembro de 2011

Com a finalidade de promover a recupera-ção das matas ciliares, a Cooperativa Vinícola Aurora e a Associação Bento-Gonçalvense de Proteção ao Ambiente Natural (ABEPAN) com o Lions Clube Bento Gonçalves – Cidade do Vinho, realizaram, no último dia 27 de novem-bro, a Campanha “Verde é Vida”. A iniciativa foi marcada pelo plantio de cerca de 500 mudinhas de plantas nativas, de espécies Guabiju, Guabi-roba, Sete-Capote, Pitanga, Cereja, Jabuticaba, Chal-Chal, Cedro, Açoita-Cavalo, Louro, Angico, Ingá-Feijão, Rabo de Bugiu, Araçá-Vermelho e Araçá-Amarelo.

O movimento, que contou com a partici-pação efetiva de pais e alunos da EMEF Lóris Antonio Pasquali Reali, aconteceu às margens de arroios no Vale dos Vinhedos. Os voluntários foram recepcionados nas dependências da instituição de ensino onde, num primeiro mo-mento, ouviram algumas orientações a respeito de como efetuar adequadamente o plantio. Em seguida, observaram o mapeamento da área realizado pela professora de Geografia Glória Pasqualina Martini Ferrari, com o objetivo de facilitar o acesso às localidades.

A diretora da escola, Cecília Luzia Parazzi de Andrade Oliveira, também se pronunciou, enaltecendo a ação. “É uma forma singela e inteligente de gerar transformações na so-

Alunos da Escola Lóris Reali, pais, professores, colaboradores do Lions Clube Cidade do Vinho e da Vinícola Aurora contribuíram

para o bom andamento dos trabalhos

Margens de arroios do Vale dos Vinhedos recebemplantio de nativas através da campanha “Verde é Vida”

ciedade, através do esforço coletivo”, disse. De acordo com o presidente da ABEPAN, Luiz Augusto Signor, o voluntariado deste cunho, além de provocar a conscientização ecológica, desperta na comunidade escolar a necessidade de incentivar o equilíbrio ambiental por meio de pequenos gestos.

“Desta forma estamos promovendo a pro-teção de um dos principais recursos naturais, a água. O manejo adequado do solo e as mais variadas práticas de preservação são remanes-centes florestais fundamentais, inclusive para a fauna”, salientou o gerente de Recursos Huma-nos da Aurora, Cleverson Koltz.

São Pedro e Pinto BandeiraA campanha “Verde é Vida” também abran-

gerá as comunidades de São Pedro (Caminhos de Pedra) e Pinto Bandeira (Linhas 28 e 32), com suporte dos alunos das Escolas Estaduais de En-sino Fundamental São Pedro e José Pansera.

Bairro Que Te Quero VerdeEm novembro, colaboradores da Aurora se

engajaram também na Campanha Bairro Que te Quero Verde, através da distribuição de mu-das e entrega de cartilhas de cunho ambiental nos bairros Progresso, Universitário, Vinhedos, Panazzolo e Santa Helena I, II, III e IV.

Fotos: Andionara Boaro

Os participantes da Campanha receberam orientações sobre o plantio, bem como inteiraram-se dos locais abrangidos

Page 11: Eu quero continuar encantado com BENTO GONÇALVES, 1 DE ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_126.pdf · Deus da vida está aí, ... só olhando para ritos

1 de dezembro de 2011 | Jornal Integração da Serra Cultura 07

Renovação Carismática Católica

SEGUNDA-FEIRA* G.O. Sagrada FamíliaIgreja Matriz Santo Antônio, 20h* G.O. Santa RitaComunidade Santa Rita, 20hTERÇA-FEIRA* G.O. Fé e VidaIgreja Matriz São Roque, 14h* G.O. Filhos de MariaCapela da Imac. Conceição/Barracão,19h25min

QUARTA-FEIRA* G.O. Santo AntônioIgreja Matriz Santo Antônio, 14hQUINTA-FEIRA* G.O. Servos de MariaAssociação Servos de Maria, 14h* G.O. São LuísComunidade São Luís, Bairro Glória, 19h30min* G.O. Nossa Senhora do CaravaggioIgreja N. Sra. Caravaggio, Tamandaré, 19h30minSÁBADO* Grupo de Jovens Nas Asas do EspíritoAssociação Servos de Maria, 19h

Onde Orar no Espírito

Cuidadosamente elabo-rado para auxiliar as pesso-as, prático, mas com emba-samento científico, o texto embrenha-se no terreno filosófico, para culminar nos pináculos da espiritu-alidade.

O livro, de autoria do Dr. Antonio Carlos Koff, já se en-contra nas livrarias, e aborda os principais aspectos da vida humana e, embora escrito de forma erudita, é de fácil leitura e assimilação. Valendo-se do poder de sín-tese, o autor consegue dizer muito com poucas palavras. Trata-se de uma obra para ser relida continuamente e analisada, frase por frase, sentença por sentença. A cada nova leitura, serão percebidas mensagens que não haviam sido notadas anteriormente.

A Fundação Casa das Artes re-cebe, entre 23 de novembro a 12 de dezembro, a exposição ‘Todas as cores do mundo e outras mais’, do artista Anderson Cará, que retrata, de forma pitoresca, personagens reais e imaginários numa diversidade de cores e formatos. Cará mistura o clássico com o moderno, ora usando tinta, giz de cera, spray, ora utilizando recursos digitais e colagem, tudo isso representado em diversos suportes como placas de MDF, caixotes e até shapes de skate.

Dr. Koff lança livro “A Ciência do Viver”

Anderson Cará expõe ‘Todas as cores do mundo e outras mais’ na Casa das Artes

Pintor autodidata e designer gráfico, Cará gosta de utilizar em suas obras cores marcantes, que re-presentam traços da riqueza cultural do país, misturando realismo com imaginação.

A exposição acontece no Salão Nobre de Exposições da Casa das Artes. A entrada é gratuita. Horá-rios de visitação: Segunda a sexta, das 8h15min às 11h30min e das 13h45min às 21h. No sábado, das 8h30min às 11h30min.

Informações: (54) 3454.5211.

Page 12: Eu quero continuar encantado com BENTO GONÇALVES, 1 DE ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_126.pdf · Deus da vida está aí, ... só olhando para ritos

“ As rosas voltaram...As rosas são da praça.”

08

Prazer em todos os detalhes

SocialJornal Integração da Serra | 1 de dezembro de 2011

O simpático Otávio Mag-naguagno, filho de Daiane Gasperin Magnaguagno e

Leandro Magnaguagno

Diretoria da Expobento 2012: César Rosina, Samuel Pizzetti, Leandro José Caon, Rafael De Toni, Presidente – Roberto Carraro, José Carlos Zortéa,

Eduardo Caleffi e Willian Reginato

Encontro com o Ministro do Turismo da Regione Del Veneto, Marino Finossi e os prefeitos Marcos Scopel, de Antônio Prado, Waldemar De Carli, de Veranópolis,

Roberto Lunelli, de Bento Gonçalves e César Augusto Prezzi, Consultor da Regione del Veneto para o RS, no último dia 19, na Cantina Dal Pizzol

Lurdes Pazza

José Bortolo Bales-trin, Jairo Alberici, Claudio Manfroi, Leopoldo Benatti, Deputado Estadual Ronaldo Santini, Gelito Mattia, Luiz Martinelli e Edir Domeneghini, na confraternização de final de ano dos “Veteranos do Bo-tafogo”, no último dia 19, na sede campestre

Rafael Balestrin

Arquivo Pessoal

André Pellizzari / Real Color

Pré-Wedding do casal Assuelem Larentis e Márcio Koltz

O casal Franciele de Menezes e Dalvo Piacentini em ritmo de pré-wedding

André Pellizzari / Real Color

Bruna B.

Retratu´s

Ivinho Siviero, Leandro Santarosa e Leonardo Giordani, na reinaguração da Estação Bangalô,

no último dia 9 de novembro

BoasFestas!

Page 13: Eu quero continuar encantado com BENTO GONÇALVES, 1 DE ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_126.pdf · Deus da vida está aí, ... só olhando para ritos

Social 091 de dezembro de 2011 | Jornal Integração da Serra

[email protected]

JaneteNodari

Rute Fávero e o Chef Orlando

Baumel, na 15ª Noite de Gala

dos Vinhos e Espumantes

Premiados do Dall´Onder

ConceitoA Conceitocom Imprensa & Eventos está completan-

do dez anos destacando-se por sua agilidade no trato de questões editoriais e produção de conteúdos. Além disso, trabalhando com algumas das principais empresas, enti-dades e eventos da região, a Conceitocom termina 2011 com novidades na marca, site e clientes. Parabéns, Lucinara Masiero e Cáren Dal Mas!

Lucinara Masiero

O empresário Henrique Tecchio e o Presidente eleito para a gestão 2012/13 do Centro de Indústria e Comércio - CIC de

Bento Gonçalves, Jordano ZanescoJanete Nodari

O casal Tatiani e Alexandre Garbuio na Noite de Gala dos Vinhos e Espumantes Premiados no Grande Hotel Dall´Onder

Lucinara Masiero

A proprietária da Fios da Serra, Helenir Bedin recebeu a amiga Maria da Glória De Gasperi Todeschini na inauguração da

loja, no último dia 17 de novembro

Janete Nodari

Page 14: Eu quero continuar encantado com BENTO GONÇALVES, 1 DE ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_126.pdf · Deus da vida está aí, ... só olhando para ritos

Rua Dom José Baréa, 11 | Cidade Alta | Bento Gonçalves | 54 3452 3455 | 9977 2053 | [email protected] | www.leximoveis.com.br

Localizado em um dos mais novos bairros de Bento Gonçalves. Em meio à natureza, entre o verde dos parreirais, no coração da comunidade de São Valentim. Realização

CRECI - 782

Solidez em urbanismo

Continua(*) Parafraseando o pensamento de Aristóteles.

Page 15: Eu quero continuar encantado com BENTO GONÇALVES, 1 DE ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_126.pdf · Deus da vida está aí, ... só olhando para ritos

Rua Dom José Baréa, 11 | Cidade Alta | Bento Gonçalves | 54 3452 3455 | 9977 2053 | [email protected] | www.leximoveis.com.br

Localizado em um dos mais novos bairros de Bento Gonçalves. Em meio à natureza, entre o verde dos parreirais, no coração da comunidade de São Valentim. Realização

CRECI - 782

Solidez em urbanismo

Continua(*) Parafraseando o pensamento de Aristóteles.

Page 16: Eu quero continuar encantado com BENTO GONÇALVES, 1 DE ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_126.pdf · Deus da vida está aí, ... só olhando para ritos

Artistas12 Jornal Integração da Serra | 1 de dezembro de 2011

Por Janete Nodariwww.oblogdajanete.blogspot.com

Ivanir “Boca” Migotto

Ivanir Migotto nasceu em Car-los Barbosa, sendo o único filho de Olindo e Letícia Ciconet Migotto. Em 1995, serviu o Exército, em Bento Gonçalves, no 6º BCOMDiv. Após, foi morar em Porto Alegre. “Sempre gos-tei desta região, mas vi que ela não me supria em termos artísticos”, conta o diretor, graduado em Publicidade e Propaganda, com mestrado em Comunicação em Processos Audiovi-suais, entre outras especializações.

Como o bom filho a casa sempre retorna, ele anda por aqui fazendo filmes, documentários e repassando seus conhecimentos. Participa como coordenador do Ciclo de Cinema, promovido pela Bento Film Commis-sion com a proposta de aproximar realizadores, futuros realizadores, estudantes e cinéfilos da região para assistir e discutir filmes importantes dentro da história da sétima arte, com repertório diferenciado, e do Núcleo de Cinema, que está sendo criado para produzir filmes em Bento. Fazem parte do Núcleo, também os estudantes Rogério Rodrigues, Fer-nando Menegatti, Daiane Anderle, Deise Chagas e o professor Felipe Gue Martini.

Produção e Direção...

Além de estar no controle, assu-mir vários papéis e transformar a visão de uma história em um filme, o diretor precisa ser flexível o bastante para lidar com os desafios inesperados e estar aberto às sugestões do elenco

Ciclo de CinemaONDE: Hotel Viverone, às 19h

QUANDO: Dia 09 de dezembro de 2011

EXIBIÇÃO: Festim Diabólico - Al-fred Hitchcock

DEBATEDORA: Marcelle Monteiro: Jornalista e editora da Spaghetti Filmes, de Caxias do Sul

MEDIADORES: Ivanir Migotto e Felipe Gue Martini

Ele tem um apelido de infância. O que, por sinal, segundo ele, está bem resolvido. É cineasta, professor da UNISINOS e da Faculdade Cene-cista de Bento Gonçalves, diretor, roteirista e produtor. É dele a direção da primeira minissérie internacional de ficção da RBSTV, “Sapore D`Itália”, que teve gravações, neste ano, em Bento Gonçalves e no norte da Itália.

Produz e dirige documentários com um olhar sobre a memória das comunidades que possuem

uma história tão rica como a da imigração italiana. E sabe como res-gatar isso. Aos 35 anos, cresceu ouvindo as histórias contadas pelo pai Olindo, de 91 anos. Ele diz que assim “adquiriu certo carinho pelas histórias dos mais velhos”. O curta-metragem sobre Francisco Pértile, morador de São Valentim, interior de Bento Gonçalves, que lutou na Segunda Guerra Mundial, está sendo produzido pela Epifania Filmes (produtora de Migotto). Já os documentários sobre a vida e obra da cantora bento-gonçalvense Ana Maria Mazzoti ( in memoriam) e da italiana Enrica Pasianot Domingues, moradora do bairro Botafogo, que completou 100 anos no último dia 11 de novembro, estão sen-do realizados por seus alunos no Curso de Extensão de Produção Audiovisual da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.

e da equipe, que podem melhorar a produção. Conforme Migotto, nos trabalhos é importante preservar o jeito de falar, o sotaque e a memória do lugar, entre outras particularida-des culturais. “Sempre fui ligado à história. Mas, também procuro o lado moderno¨. Com essa visão, produziu para a RBS TV os documentários Rio das Antas – Vale da Fé (2008), O Homem dos Raios (2009) e Frente a Frente (2010), todos gravados na região da Serra.

Em 2011, apresentou à emissora a ideia de gravar uma série internacio-nal inédita. “Estávamos em Marcelino Ramos, gravando o Histórias Curtas – episódio “ Silêncio” - quando rece-bemos a notícia de que a série Sapore D´Itália iria acontecer. Daí em diante, os meus sócios, Mariana Muller, Leo Garcia, Rafa Ferretti , Rafa Tombini e eu, começamos a nos reunir para as gravações e formação do elenco. Este ano foi muito importante para mim”, ressalta Migotto.

Com diversas produções com estréia marcada para 2012, o diretor só tem uma ressalva a fazer: “as em-presas, na sua maioria, não apoiam a produção cultural na região. É

uma constatação geral, mas temos exceções, por exemplo, o Dall´Onder e a Bento Film Comission, através da Secretaria de Turismo de Bento

Diretores de cinema por Boca Migotto

Brasileiros: Walter Salles, João Moreira Salles, Eduardo Coutinho, Glauber Rocha, Arnaldo Jabor, Guel Arraes, Fernando Carvalho

Estrangeiros: François Truf-faut, Woody Allen, Ingmar Berg-man, Almodovar, Fellini, Kiarosta-mi, Orson Welles, Billy Wilder, Win Wender, são tantos...

Gonçalves”. Ele se define como um eterno “insatisfeito”; pois, quando o assunto é cinema, tem sempre uma cena para dirigir.

Boca Migotto e Francisco Pértile

Arquivo Pessoal

Janete Nodari

Page 17: Eu quero continuar encantado com BENTO GONÇALVES, 1 DE ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_126.pdf · Deus da vida está aí, ... só olhando para ritos

1 de dezembro de 2011 | Jornal Integração da Serra Geral 13

CONVOCAÇÃOO presidente da Associação dos Moradores do Bairro Santa Maria Goretti

convoca a comunidade em geral para uma assembleia geral, a realizar-se no dia 02 de dezembro de 2011, com primeira convocação às 19h30min, e em segunda e terceira convocação às 20 horas.

Pauta do dia:l Aprovação de permuta com o terreno da comunidade para a futura cons-

trução do Ginásio de Esportes.Local: Sede da Associação dos Moradores, junto ao salão da comunidade

Santa Maria Goretti.

Cerca de cinquenta católicos praticantes do município, entre eles, o vice-prefeito Gentil Santa Lucia, se mobilizaram contra a retirada da capela situada no mesmo prédio da Secretaria Municipal da Saúde e do Pronto Atendimento Médico (PAM) 24 horas, no bairro Botafogo. Eles se reuniram, no último dia 17 de no-vembro, no local, com o Secretario Municipal da Saúde, Ivanir Zandoná para informar a contrariedade à ideia

Manifestação de religiosos contra demolição da capela do 24 horas tem resultado positivo

de substituir a capela por espaço ecumênico.

Na ocasião, o grupo argumentou que a substituição não seria justa para a comunidade, uma vez que não haveria mais eucaristia. Os religiosos também argumentaram que a capela foi doada para a comunidade há mais de 50 anos. Na ocasião, o Secretário afirmou que a capela será mantida. Acrescentou que o projeto da sala ecumênica também será mantido.

Artistas12 Jornal Integração da Serra | 1 de dezembro de 2011

Por Janete Nodariwww.oblogdajanete.blogspot.com

Ivanir “Boca” Migotto

Ivanir Migotto nasceu em Car-los Barbosa, sendo o único filho de Olindo e Letícia Ciconet Migotto. Em 1995, serviu o Exército, em Bento Gonçalves, no 6º BCOMDiv. Após, foi morar em Porto Alegre. “Sempre gos-tei desta região, mas vi que ela não me supria em termos artísticos”, conta o diretor, graduado em Publicidade e Propaganda, com mestrado em Comunicação em Processos Audiovi-suais, entre outras especializações.

Como o bom filho a casa sempre retorna, ele anda por aqui fazendo filmes, documentários e repassando seus conhecimentos. Participa como coordenador do Ciclo de Cinema, promovido pela Bento Film Commis-sion com a proposta de aproximar realizadores, futuros realizadores, estudantes e cinéfilos da região para assistir e discutir filmes importantes dentro da história da sétima arte, com repertório diferenciado, e do Núcleo de Cinema, que está sendo criado para produzir filmes em Bento. Fazem parte do Núcleo, também os estudantes Rogério Rodrigues, Fer-nando Menegatti, Daiane Anderle, Deise Chagas e o professor Felipe Gue Martini.

Produção e Direção...

Além de estar no controle, assu-mir vários papéis e transformar a visão de uma história em um filme, o diretor precisa ser flexível o bastante para lidar com os desafios inesperados e estar aberto às sugestões do elenco

Ciclo de CinemaONDE: Hotel Viverone, às 19h

QUANDO: Dia 09 de dezembro de 2011

EXIBIÇÃO: Festim Diabólico - Al-fred Hitchcock

DEBATEDORA: Marcelle Monteiro: Jornalista e editora da Spaghetti Filmes, de Caxias do Sul

MEDIADORES: Ivanir Migotto e Felipe Gue Martini

Ele tem um apelido de infância. O que, por sinal, segundo ele, está bem resolvido. É cineasta, professor da UNISINOS e da Faculdade Cene-cista de Bento Gonçalves, diretor, roteirista e produtor. É dele a direção da primeira minissérie internacional de ficção da RBSTV, “Sapore D`Itália”, que teve gravações, neste ano, em Bento Gonçalves e no norte da Itália.

Produz e dirige documentários com um olhar sobre a memória das comunidades que possuem

uma história tão rica como a da imigração italiana. E sabe como res-gatar isso. Aos 35 anos, cresceu ouvindo as histórias contadas pelo pai Olindo, de 91 anos. Ele diz que assim “adquiriu certo carinho pelas histórias dos mais velhos”. O curta-metragem sobre Francisco Pértile, morador de São Valentim, interior de Bento Gonçalves, que lutou na Segunda Guerra Mundial, está sendo produzido pela Epifania Filmes (produtora de Migotto). Já os documentários sobre a vida e obra da cantora bento-gonçalvense Ana Maria Mazzoti ( in memoriam) e da italiana Enrica Pasianot Domingues, moradora do bairro Botafogo, que completou 100 anos no último dia 11 de novembro, estão sen-do realizados por seus alunos no Curso de Extensão de Produção Audiovisual da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.

e da equipe, que podem melhorar a produção. Conforme Migotto, nos trabalhos é importante preservar o jeito de falar, o sotaque e a memória do lugar, entre outras particularida-des culturais. “Sempre fui ligado à história. Mas, também procuro o lado moderno¨. Com essa visão, produziu para a RBS TV os documentários Rio das Antas – Vale da Fé (2008), O Homem dos Raios (2009) e Frente a Frente (2010), todos gravados na região da Serra.

Em 2011, apresentou à emissora a ideia de gravar uma série internacio-nal inédita. “Estávamos em Marcelino Ramos, gravando o Histórias Curtas – episódio “ Silêncio” - quando rece-bemos a notícia de que a série Sapore D´Itália iria acontecer. Daí em diante, os meus sócios, Mariana Muller, Leo Garcia, Rafa Ferretti , Rafa Tombini e eu, começamos a nos reunir para as gravações e formação do elenco. Este ano foi muito importante para mim”, ressalta Migotto.

Com diversas produções com estréia marcada para 2012, o diretor só tem uma ressalva a fazer: “as em-presas, na sua maioria, não apoiam a produção cultural na região. É

uma constatação geral, mas temos exceções, por exemplo, o Dall´Onder e a Bento Film Comission, através da Secretaria de Turismo de Bento

Diretores de cinema por Boca Migotto

Brasileiros: Walter Salles, João Moreira Salles, Eduardo Coutinho, Glauber Rocha, Arnaldo Jabor, Guel Arraes, Fernando Carvalho

Estrangeiros: François Truf-faut, Woody Allen, Ingmar Berg-man, Almodovar, Fellini, Kiarosta-mi, Orson Welles, Billy Wilder, Win Wender, são tantos...

Gonçalves”. Ele se define como um eterno “insatisfeito”; pois, quando o assunto é cinema, tem sempre uma cena para dirigir.

Boca Migotto e Francisco Pértile

Arquivo Pessoal

Janete Nodari

Page 18: Eu quero continuar encantado com BENTO GONÇALVES, 1 DE ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_126.pdf · Deus da vida está aí, ... só olhando para ritos

14 Jornal Integração da Serra | 1 de dezembro de 2011

Page 19: Eu quero continuar encantado com BENTO GONÇALVES, 1 DE ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_126.pdf · Deus da vida está aí, ... só olhando para ritos

1 de dezembro de 2011 | Jornal Integração da Serra Natal Bento 15

Desde o último dia 2 dezembro de 2011 até 6 de janeiro de 2012, acontece o Natal Bento, com a in-clusão do passeio noturno de Maria Fumaça. Coordenado pela Giordani Turismo, o passeio ocorrerá nos dias 10 e 17 de dezembro. O trajeto inicia com a visita à Epopéia Italiana às 19 horas. Após, um ônibus irá transpor-tar os participantes até a cidade de Carlos Barbosa, onde inicia a viagem de volta para Bento Gonçalves com o trem Maria Fumaça. No trajeto acontecem apresentações artísticas. Na chegada, show de luzes e fogos de artifício.

O Natal Bento é promovido pela

Dia 2, sexta-feiraAbertura do evento com a Orquestra Cinquentenário, de Farroupilha, e tenor Vinícius Brandelli e Quarteto de CordasHorário: 20hLocal: Via Del Vino

APRESENTAÇõES NA VIA DEL VINODia 3, sábado17h30min - Natal de Rua com Bronx Company20h – Banda Marialves e Banda MarcialDia 4, domingo17h30min - Natal Show, com o pianista e cantor Rodrigo SoltonDia 5, segunda-feira17h30min – Banda ABDEF (Associação dos Deficientes Físicos/BG)18h30min - Natal Show – Violonista e cantor Junior MineiroDia 6, terça-feira20h - Noite das Cantorias Italianas, com Coral Ricordo del Paese e Coral FlorençaDia 7, quarta-feira 20h – Natal Show, com Inês Rizzardo e Gilmar DiasDia 8, quinta-feira20h – Espetáculo “Um Sonho de Natal”, com Cia do RisoDia 9, sexta-feira20h – Banda Marialves e Fanfarra Bers-salieriDia 10, sábado16h30min – Natal de Rua, com Bronx Company20h – Natal dos Músicos de Bar, com Hélio de Brum e Moisés JacobsDia 11, domingo17h30min – Coro Caminhos de Pedra20h - Beto Valduga e Quinteto Interna-cionalDias 12, 13, 14 e 1520h – Semana do Natal dos Pontos de Cultura: Ponto de Cultura Acorde, Ponto de Cultura é Mais Vida, Ponto de Cultura Ângelo Chiamolera, Ponto de Cultura No Coração das Pedras – Um Jeito de Caminhar - Ponto de Cultura RenascerDia 17, sábado16h30min – Natal de Rua com Bronx Company19h - Recital de Poesia da Associação de Deficientes Visuais (ADVBG) 20h - Tenor Jamir Gomes e Coral Gospel Feminino CasáDia 18, domingo 17h30min – Natal de Rua com Bronx Company20h – Coral da Fundação Casa das ArtesDia 19, segunda-feira20h – Coral Bento-gonçalvenseDia 20, terça-feira19h – Banda Marialves21h – Rafa Schuler com o espetáculo “Christmas Rock”Dia 21, quarta-feira18h30min - Noite dos Corais Infantis: Coral ADVBG, Flauta Doce e Meninos CantoresDia 22, quinta-feira20h – Espetáculo Show “Presente de Natal”, com Cia em CinemaDia 23, sexta-feira18h30min – Coral da Fundação Casa das Artes20h – Orquestra Cinquentenário de Farroupilha20h – Concerto Italiano “The Dama”, na Fundação Casa das Artes

CAMINHO DOS PRESÉPIOSPresépios estarão expostos em oito pontos da cidade, patrocinados por empresas e associações:l Praça Achiles Mincarone - Sindmó-veis/Movergs/Fimma l Praça Dr. Bartholomeu Tacchini - Hos-pital Tacchinil Estação Férrea - Giordani Turismol Via del Vino - Sindiserpl Praça Dr. Bartholomeu Tacchini - CRAS l Praça Vico Barbieri - Senacl Praça Ismar Scussel - Fundação Casa das Artesl Praça Antonio Carvalho – ADVBG

PROJETO PASSEIO CAMINHO DOS PRESÉPIOSPasseio com ônibus antigo pelo “Cami-nho dos Presépios” para contemplar a decoração natalina da cidade.Contratar passeio: Giordani Turismo (54) 3455-2788

PROJETO ÁRVORESENCANTADASNa praça Via del Vino, ficarão expostas 24 árvores natalinas durante todo o período do Natal desde 1 de dezembro, quando confeccionadas por alunos de escolas da rede pública municipal.

CAMINHÃO DO NATALDe 12 a 18 de dezembroO caminhão do Natal fará visitas à bair-ros da cidade, com a presença da Bronx Company

SHOW DOS BRINQUEDOS(campanha de arrecadação)Doações até 5 de dezembro, no CDL

PROJETO CEIA ECONÔMICA Datas: de 5 a 9 e 12 a 16 de dezembroOficina gastronômica para ensinar a preparar uma ceia econômica.Inscrições e Informações: SENAC/BG (54) 3452-4200Locais: CEACRI/VILA NOVA/SENAC

NATAL NOS DISTRITOSRota Cantinas HistóricasDia 3, segunda-feira4º Concerto NatalinoIgreja Matriz, às 19h30min

Caminhos de Pedra9ª edição Natale Gesú Bambim: con-certo natalino com apresentações de coro, banda, danças folclóricas, teatro e violinosDia 2, domingo20h30min – Salão da Comunidade BarracãoDia 8, quinta-feira20h30min – Salão Comunidade São José da BusaDia 15, quinta-feiraEm frente à Prefeitura

Natal Bento marcado por intensa programaçãoEntre as atrações, passeio noturno de Maria Fumaça

Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR), em parceria com a Câ-mara dos Dirigentes Lojistas (CDL). As festividades são propostas para envolver os bairros, distritos, estudan-tes, comércio, empresas, entidades e visitantes. A programação contempla apresentações musicais, teatrais, visitas do Papai-Noel aos bairros e decoração natalina da cidade, além de arrecadação de brinquedos, entre outras atividades. Para as escolas da rede pública municipal, foi dado o papel fundamental de ajudar na de-coração da Praça Via del Vino, palco de grande parte das apresentações, enfeitando 24 pinheiros.

Divulgação

Festividades do Natal Bento envolverão toda a cidade

PROGRAMAÇÃO

Page 20: Eu quero continuar encantado com BENTO GONÇALVES, 1 DE ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_126.pdf · Deus da vida está aí, ... só olhando para ritos

Saúde16 Jornal Integração da Serra | 1 de dezembro de 2011

Trabalho sério nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social.

Fones (54) 3451.1919 | 3451.5212

Faz parte da sua vida.

Trav. Tuiuty, 48 - Cidade Alta - Bento Gonçalves - RS

O especialista em Cirurgia e Trau-matologia Bucomaxilofacial, Leonar-do A. Rachele Righesso, dentista que faz parte da Clínica Righesso, empresa que tem como compromisso ser uma referência técnica e científica, esteve participando, no período compre-endido entre 21 e 24 de setembro, do 16º Congresso Internacional de Odontologia de Goiás. Realizado no Centro de Convenções de Goiânia, o evento reuniu cirurgiões-dentistas de todo o Brasil e de diversos países.

Convidada para ministrar um cur-so no Congresso, a Clínica Righesso indicou o profissional para falar sobre o tema “Complicações Sistêmicas em Implantodontia - Como Evitá-las?”. A palestra foi assistida por aproximada-mente cem pessoas.

O assunto buscou enfatizar que, no Brasil, assim como em outro países do mundo, tem-se observado um fenômeno de envelhecimento da po-pulação. “Isto se deve aos avanços da medicina, que permitem que doenças que antigamente levariam a óbito, hoje sejam tratadas ou, ao menos, controladas. Consequentemente, ob-servamos um aumento da demanda de tratamentos odontológicos por pacientes idosos. Estes pacientes, na sua maioria, necessitam de tra-tamentos reabilitadores, em função da perda parcial ou total dos dentes”, ressalta Righesso.

Conforme o profissional, outra característica comum a essa popula-ção é a presença de algum distúrbio sistêmico, como diabetes ou proble-mas cardíacos, por exemplo. Estes pacientes podem beneficiar-se da reabilitação com implantes, os quais agregam qualidade de vida ao au-mento da expectativa de vida. “Porém alguns cuidados especiais devem ser

Dentista de Bento ministroucurso em evento internacional

tomados durante a cirurgia para ins-talação desses implantes, de forma a evitar que essas doenças gerem com-plicações, tais como hipoglicemia ou infarto”, explica.

Este foi o segundo Congresso Internacional em que Righesso mi-nistrou uma aula. “Ser mais uma vez convidado para um evento de tama-nha importância e poder ver meu nome na grade científica, ao lado de grandes nomes da Odontologia brasileira, é sempre motivo de muito orgulho para mim. Ter meu trabalho reconhecido desta maneira é motivo para continuar trabalhando e estu-dando com cada vez mais afinco”, disse ele, que agradece e dedica esta conquista aos seus pacientes, motivo de todo seu esforço e, sem os quais, nada disso seria possível.

Leonardo A. Rachele Righesso

Divulgação

Page 21: Eu quero continuar encantado com BENTO GONÇALVES, 1 DE ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_126.pdf · Deus da vida está aí, ... só olhando para ritos

Saúde 171 de dezembro de 2011 | Jornal Integração da Serra

Segundo estatísticas do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Bento Gon-çalves, de 1990 a 2010, o câncer de estômago foi a primeira neoplasia que mais vitimou a população, de am-bos os sexos, num coeficiente médio de 10,4 por cerca de cem habitantes. Nas colocações seguintes aparecem o câncer de mama feminino, o de cólon, reto e ânus. Neste ranking, também constam as neoplasias de pâncreas, esôfago e próstata. Conforme o le-vantamento, também no período de 1990 a 2010, 195 mulheres morreram

O esperado verão brasileiro está chegando e os assíduos frequentado-res das piscinas e praias vivem mais um período de busca da beleza e alegria do sol. A partir de agora tudo se modifica, até o humor das pessoas, mas alguns cuidados devem ser ob-servados durante a exposição ao sol, pois as conseqüências podem não ser muito agradáveis, como um simples bronzeado.

Proteja a sua pele contra o solO sol é importante para a síntese

da vitamina D na pele e fixação do cálcio nos ossos. Daí a importância das crianças tomarem banhos de sol por curtos períodos, diariamente. A disposição trazida pelos dias enso-larados deve ser acompanhada de moderação na hora da exposição ao sol.

As pessoas que moram em ci-dades longe do litoral, quando vão à praia, devem ir aumentando aos poucos os períodos de exposição, para dar tempo do bronzeamento ir aparecendo, o que protege a pele. Exposições exageradas e repentinas ao sol, principalmente em pessoas de pele mais sensíveis como os loiros, quase sempre tem como resultado um nariz vermelho e rosto queimado sem bronzeado.

As pessoas de pele mais sensível são as que devem tomar mais cuida-do, usando cremes ou loções com fil-tros solares. Estas pessoas têm maior propensão a ter problemas causados pelo sol, como sardas, manchas e queimaduras solares.

Câncer de estômago foi a primeira neoplasia que maisvitimou moradores de Bento Gonçalves de 1990 a 2010

em decorrência do câncer de mama no município, resultando num coefi-ciente médio de 20,2 óbitos/100.000 mulheres.

Segundo a estatística, na avalia-ção de todas as causas de morte em Bento Gonçalves por doenças do aparelho circulatório, respiratório, endócrino, entre outras, o câncer de mama foi a quarta patologia que, iso-ladamente, mais vitimou as mulheres residentes em Bento Gonçalves em 2008, a terceira, em 2009, e a sétima em 2010.

No levantamento é citado que a

incidência do câncer cresce no Brasil, como em todo o mundo, num ritmo que acompanha o envelhecimento populacional decorrente do aumento da expectativa de vida.

Na avaliação dos especialistas, esse acréscimo é resultado direto das grandes transformações globais das últimas décadas que alteraram a situação de saúde dos povos pela urbanização acelerada, pelos novos modos de vida e novos padrões de consumo.

“É fundamental estimular e in-tegrar ações de saúde voltadas à

prevenção dos principais problemas relacionados às neoplasias, como tabagismo, maus hábitos alimentares e sedentarismo, entre outros. Tam-bém é fundamental o diagnóstico e tratamento precoces das neoplasias de maior expressão, como as de pul-mão e mama como estratégias para reduzir os danos à saúde e melhorar a qualidade de vida da população”, conclui a equipe técnica do Serviço de Vigilância, formada por José Antô-nio Rodrigues da Rosa, Letícia Biasus, Neice Mulle Xavier Faria, Fabiane Gia-comello e Márcia Dal Pizzol.

Curta o sol de verão com todo cuidadoProteçãoNa mudança de estação, as pes-

soas só se preocupam com os efeitos do frio ou do calor sobre a pele, es-quecendo dos filtros solares. Quase todos se esquecem de que, num país tropical como o nosso, a quantidade de radiação é suficiente para provocar danos às células, mesmo quando o tempo está nublado ou chuvoso.

Quanto mais cedo você proteger as áreas expostas à claridade, mas fácil será evitar as rugas, manchas, envelhecimento precoce e o câncer de pele que, no Brasil, só em 1995, teve 90 mil casos constatados.

O sol é essencial a vida, sendo res-ponsável em parte pelo nosso cres-cimento corporal, pois participa da síntese da vitamina D. Sendo assim, devemos tomá-lo da maneira certa, e nos horários certos, sempre antes das dez e após quinze horas.

Devido a vários fatores (ambien-tais principalmente), o sol está cada vez mais queimando a nossa pele. Os raios solares tipo UVB são mais fortes no verão e provocam queimaduras, enquanto os tipos UVA são os que danificam a elastina e envelhece a pele, sendo que estes estão presentes o ano todo. Por isto, é indispensável o uso de protetores solares tanto no inverno como no verão.

Os filtros solares são produtos com capacidade para absorver, re-fratar e espalhar os raios solares. O F.P.S (fator de proteção solar) indica a quantidade de tempo que você pode permanecer protegido dos raios so-lares, como por exemplo, se sua pele demora 10 minutos para se queimar,

com um F.P.S. 15, sua pele vai demorar 150 minutos para se queimar (15 vezes mais tempo). Atualmente existem filtros solares com FPS desde o 5 até 60.

CuidadosAlgumas regras bási-

cas e cuidadas que toda pessoa deve seguir. O uso diário de filtro solar nas áreas mais expostas (principalmente face, nuca, orelhas, mãos e demais áreas expostas). O ideal é aplicar 30 minutos antes da exposição, para aumentar o poder de penetração. Na face devemos usar filtro de proteção alta (acima de 15), principalmente durante o verão, além do uso constante de batom com filtro solar. Além disso, as pessoas devem evitar o uso de perfumes junto com os filtros, pois estes podem ser fotossen-sibilizantes e provocar queimaduras ou manchas na pele.

Todos devem beber muita água natural, pelos menos 2 litros por

dia. Diminua ao máximo a ingestão de bebida alcoólica e cigarros, que prejudicam a circulação dos tecidos e interferem no metabolismo das vita-minas A, E e C, essenciais no combate ao envelhecimento.

Por outro lado, o consumo de verduras de cor verde-escura devem ser mais freqüentes porque são ricas em vitaminas, importante para a aparência da pele. A cenoura e outros legumes ou frutas de cor amarela ou vermelha são fundamentais para a pele, uma vez que são ricos em caro-teno e vitamina D, que deixam a pele mais protegida contra os raios solares e mais resistente ao câncer.

Page 22: Eu quero continuar encantado com BENTO GONÇALVES, 1 DE ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_126.pdf · Deus da vida está aí, ... só olhando para ritos

Educação18 Jornal Integração da Serra | 1 de dezembro de 2011

Em 2012, os estudantes que ingressa-rem no primeiro ano do Ensino Médio em escolas das redes municipais e estaduais do Rio Grande do Sul encontrarão um novo modelo pedagógico. A proposta, apresentada pela Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (SEC/RS), está em discussão nas esferas escolares municipais. Em dezembro, deste ano, haverá discussões na Conferência Esta-dual da Educação, quando a proposta

A atual Escola de Ensino Funda-mental São Pedro, do distrito de São Pedro, completou 100 anos de ativida-des no mês de novembro. O centenário foi comemorado, no último dia 26 de novembro, com celebração de missa de ação de graças, seguida de um relato histórico contado pelos atuais estudantes e depoimentos gravados de antigos alunos, professores e diretores. Na ocasião, foram descerradas duas placas, uma que foi afixada no local do antigo prédio e outra, no atual.

A diretora, Graziele Primon Piani e o presidente do CPM, Celso Antônio Strapazzon estiveram à frente das festi-vidades. A velha escola de madeira (foto ao lado) surgiu como Escola Municipal Almirante Tamandaré, tendo como suas primeiras professoras Amélia Ponticelli, Giovana Dal Piva e Luis Leduc. Com a saída de Leduc, em 1921, a escola permaneceu inativa durante quase dois anos.

Em 1923, com a nomeação da professora Cândida Sartor Merlin, o educandário foi reativado. No ano de

Escola do distrito de São Pedro comemora centenárioArquivo Escola

1954, foi inaugurado o atual prédio da escola, construído com o apoio da comunidade do distrito.

Ao longo dos anos, a escola, então pertencente à rede municipal, recebeu várias denominações: além de Almiran-te Tamandaré, também foi chamada de Escola Municipal Primária e Grupo Escolar São Pedro. Em 1961, através do decreto nº 12658 de 28 de setembro, a escola passou a pertencer ao estado. Depois disso, ainda passou a ser cha-mada Escola Rural de Linha São Pedro, Escola Estadual de 1º Grau Incompleto Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Em 2002, a denominação pas-sou para a atual nomenclatura.

Atualmente, a escola conta com 46 alunos matriculados do jardim ao 5º ano, residentes em São Pedro, São Miguel, Santo Antonio, Santo Antoni-nho e São José da Busa, funcionando nos turnos da manhã e tarde. A direção está a cargo da professora Graziele Pri-mon Piani. A escola ainda conta com as professoras Cassiane Gugel e Roberta Rossiane Estivanin.

Novo modelo pedagógico será implantado noEnsino Médio das redes públicas do Estado

final deverá ser aprovada. Dados da SEC mostram que o currículo atual, fragmen-tado e dissociado da realidade do aluno, apresenta altos índices de reprovação e repetência (34,7%).

Do total de jovens entre 15 e 17 anos matriculados nas redes públicas do Rio Grande do Sul, 84 mil (14,7%) estão fora da escola. Neste novo modelo, haverá três alternativas de Ensino Médio: Ensino Médio Politécnico, Ensino Médio Curso Normal e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. Segundo a proposta, o Ensino Médio Politécnico será vinculado à realidade social e ao desenvolvimento científico-tecnológico, integrando as áreas do conhecimento como lingua-gens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Na prática, o estudante terá, além das aulas do Ensino Médio do currículo antigo, o desenvolvimento de projetos com atividades práticas e vivências, relacionadas com mercado de trabalho. A Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio é um curso profissionalizante, previsto na Lei de Dire-trizes e Bases da Educação Nacional (LDB) desde 2008. O curso se propõe a gerar a integração da educação geral e técnica, ou seja, da teoria e da prática.

De acordo com a SEC, a proposta será formatada, discutida e aperfeiçoada na prática de cada escola durante o ano de 2012. As etapas não têm caráter deli-berativo e não há encaminhamento de votações, pois todas as contribuições e sugestões serão acolhidas, sistematizadas e discutidas na etapa estadual prevista para dezembro deste ano. As contri-buições resultarão na construção de um documento que expresse a atuação da comunidade escolar. As etapas da confe-rência darão abertura para contribuições e aprofundamentos, coerentes com o Documento-Base, as Diretrizes Curricu-lares Nacionais e a LDB.

A velha escola de madeira surgiu como Escola Municipal Almirante Tamandaré

Page 23: Eu quero continuar encantado com BENTO GONÇALVES, 1 DE ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_126.pdf · Deus da vida está aí, ... só olhando para ritos

Esportes1 de dezembro de 2011 | Jornal Integração da Serra 19

Esportes da TerraSilvio dos Santos

Rua Gen. Góes Monteiro, 42 - CentroBento Gonçalves - [email protected]: (54) 3701.2001/2002/2003

[email protected]

Av. Osvaldo Aranha, 60 - Cidade Alta - Bento Gonçalves - RS

SELECIONAINSTRUTOR COM CREF para turno das 18 às 22h.

Interessados contatar pelo fone 9608.9092 ou 9178.2403, após às 18 horas.

O atleta Leandro Caldeira, de Bento Gonçalves, irá representar o Brasil no Campeonato Mundial de Taewkondo, que será disputado em junho de 2012, no Little Rock, capital e maior cidade do estado norte-americano do Arkansas.

Caldeira se consagrou campeão brasileiro em setembro deste ano, em competição realizada no Balneário Camboriú, Santa Catarina. Para conse-guir a vaga no Mundial, foi para Curitiba disputar o Pan Americano, que ocorreu nos últimos dias 4, 5 e 6 de novembro, com a participação de 1200 competido-res de Taekwondo Songahm do Brasil, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru e Estados Unidos. Caldeira foi campeão Pan Ame-ricano em Fórmula (apresentação indi-

Esporte Amador do município: muitos foram os campeonatos realiza-dos nesse ano de 2011.

Findados: na Copa Integração de Pinto Bandeira a campeã foi a equipe São José (Busa); no Campeonato Ci-tadino de Futsal Categorias de Base - 2011, Categoria Pré-Mirim foi a equipe da AGF - Botafogo; na Categoria Mirim foi o Núcleo da Montanha (SEMJEL) e na Categoria Infantil foi AGF - Botafogo. o Campeonato Distrital Valentin Cusin – edição 2011 – Categoria Veteranos, a equipe que quebrou com uma hege-monia de três anos da equipe do São Pedro foi a do Cruzeirinho do 40 da Leopoldina.

Em andamento: Colonial de Futsal Adulto - 2011, Final jogo de ida: São Valentin 1 x 1 Barracão, Final do jogo de volta: 30/11 no ginásio do Barracão às 20h30min. Citadino de Futsal Adulto – edição 2011 1ª divisão semi-final jogos de ida: Vimagi/Cristó-foli 3 x 3 Bloco KY e Açolar 2 x 6 JC Cafeteria, jogos de volta (acontecidos após o fechamento da edição) no Giná-sio Municipal de Esportes; Citadino de Futsal Adulto- edição 2011 2ª divisão semi-final jogos de ida: Atlético/Almax 5 x 1 Tabajara e Winner’s 1 x 2 Juven-tus, jogos de volta ( acontecidos após o fechamento da edição). Campeonato Distrital de Futebol de Campo Va-lentin Cusin – edição 2011- Quadro “A” e “B” semi-final jogos de ida: na Linha Paulina: Ipiranga Paulina(A) 1 x 0 Inter/Flamengo(A) e Ipiranga Paulina(B) 4 x 1 Inter/Flamengo(B); no Barracão: Barracão(A) 0 x 1 Estrela da Serra(A) e Barracão(B) 1 x 3 Estrela da Serra (B); os jogos de volta acontecem no dia 4 de dezembro, na Linha Eulália e na Linha Sertorina, respectivamente.

Vôlei: Começou no último dia 27 de novembro o Campeonato Citadino de Vôlei nos naipes femininos. As finais estão marcadas para o dia 4 de dezem-bro. Prestigiem...

Campeonato Municipal de Cam-po 2011 – Categoria Adulto: está em pleno andamento, com as seguintes equipes em disputa: São Cristóvão, AGF Vila Nova, Juventus, Corínthians BG, Pla-nalto F.C., 8º da Graciema, Ouro Verde e Panizzi Veículos Mais informações no site: www.secretariadeesportes-bg.com

Vôlei de Praia: a equipe da empre-sa Multimóveis é campeã estadual das Olimpíadas do SESI, na categoria Trio

Masculino. Com a conquista, a equipe garantiu vaga para o Sul-Brasileiro que acontecerá na cidade de Maringá, Paraná, nos dias 2, 3 e 4 de dezembro. Fortalecer o esporte dentro das empre-sas já é uma realidade muito forte em nosso município. A todos os envolvidos, os nossos sinceros cumprimentos. Parabéns...

Tênis de Mesa: Em Guadalajara, no México, ao bater a dupla venezuelana por 3 x 0, ao lado da parceira Luana Silva, a bento-gonçalvense Rosângela Dalcin, conquistou o bronze no PAN. Foi seu segundo bronze em Parapans. Fica nosso registro e os nossos para-béns a Rosângela, que com tamanha competência enche-nos de orgulho e engrandece o Tênis de Mesa em nosso município.

Estadual Master: Pela primeira vez a grande final, esperada por todos, no Campeonato Gaúcho de Master. Bento Master e Esportivo Master, duas equipes bento-gonçalvenses, chegam com todos os méritos à final dessa com-petição. Na minha modesta opinião, as duas equipes já são vencedoras, tamanha façanha conquistada até aqui. Posso dizer que quem ganha com isso, certamente, é o nosso município.

Esportivo: Após eleger sua nova diretoria executiva para a temporada 2012/2013, o Clube Esportivo, que atualmente tem em sua presidência o engenheiro Luiz Oselame, mostra a sua nova “cara” e contrata de imediato Leocir Dall’Astra, eleito pela crônica gaúcha como o melhor técnico do campeonato gaúcho de 2011, quando ele comandava a equipe do Cruzeiro de Porto Alegre. Apenas um pequeno alerta: contratar um “bom técnico” foi e é, sem sombras de dúvidas “impor-tante e fundamental”, mas não será o suficiente. Seus adversários diretos já largaram com uma certa vantagem, estão adiantados nas contratações e com seus elencos quase que 80% mon-tados para a disputa do campeonato gaúcho de futebol da segunda divisão de profissionais. Sabemos que para a próxima temporada, as dificuldades em contratar bons jogadores, montar um elenco forte, competitivo e com “espí-rito vencedor”, será o grande e principal desafio dessa nova diretoria. Torçamos para que tudo dê certo e quem sabe o Esportivo possa voltar o mais depressa possível à elite do futebol gaúcho no próximo ano. Nossa torcida é grande...dá-lhe, Esportivo!...

Bento-gonçalvense disputará Mundial de Taewkondo nos EUA

vidual de técnicas), obtendo o Ouro, e Vice em Sparring (luta), conquistando a Prata. Essas duas colocações garantiram a vaga dele para participar do Mundial da categoria nas duas modalidades.

“O primeiro semestre do próximo ano será de muito trabalho, com treina-mento intenso, para poder representar bem o Brasil”, ressalta o atleta. Ele acres-centa que o Mundial acontecerá numa semana de competição, envolvendo em torno de cerca de dez mil compe-tidores de vários países. “Eu vou dar o meu máximo para conquistar um ouro”, adianta. De acordo com ele, seu bom desempenho nas últimas competições também se deve ao apoio dos seus alunos e familiares.

Arquivo Pessoal

O atleta Leandro Caldeira

Page 24: Eu quero continuar encantado com BENTO GONÇALVES, 1 DE ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_126.pdf · Deus da vida está aí, ... só olhando para ritos

Turismo Jornal Integração da Serra | 1 de dezembro de 201120

O Hotel Villa Michelon vai sediar a abertura da vindima no Vale dos Vinhedos no dia 28 de janeiro de 2012. O evento, que integra a progra-mação do Bento em Vindima, inicia às 17 horas com a colheita das uvas no Parreiral Modelo do Villa Michelon. Numa autêntica festa italiana sempre tem cantoria, produtos e jogos colo-niais, fé, alegria e vinho para brindar mais uma safra. Os visitantes também terão a oportunidade de vivenciar, na prática, a vindima, com corais acompanhando a colheita cantando músicas típicas da imigração italiana na região.

Com os cestos cheios chega o momento da pisa, tarefa reservada à rainha do Vale dos Vinhedos, Vanessa Crestani, e as princesas Letícia Dal Magro e Camila Milani. Elas entrarão

Villa Michelon prepara a aberturada vindima no Vale dos Vinhedos

Colheita, pisa das uvas, celebração religiosa e filó italiano integram programação

na mastela (grande bacia de madei-ra) para amassar as uvas com os pés, remontando o período da imigração, e mais uma vez a cantoria entra em cena. Embalados pela emoção e na euforia da celebração, turistas e au-toridades são convidados a participar da pisa.

Haverá ainda o momento da celebração religiosa, com o padre abençoando os vinhedos, os viticulto-res e vinicultores, além dos visitantes, numa demonstração de fé e trabalho. A programação encerra com o Filó Italiano no salão da Sociedade 8 da Graciema. No cardápio, copa, queijo colonial, salame, pão caseiro, cucas, grostoli e muita uva. As vinícolas do Vale dos Vinhedos estarão oferecendo suco de uva, vinho branco, vinho tinto e espumante para degustação.

Divulgação

Visitantes poderão vivenciar a vindima acompanhados por corais durante a colheita