EV05_6.3_Estrutura_modulo_padrao_leis_criacao.pdf

1
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALVES REDOL ESCOLA BÁSICA DR. VASCO MONIZ C ICLO DO E NSINO B ÁSICO E D U C A Ç Ã O V I S U AL FICHA FORMATIVA EXPLICAR A ESTRUTURA COMO SUPORTE DA FORMA (Objetivo 6) FICHA ELABORADA PELO PROFESSOR JOSÉ CERQUEIRA (1994-2013) 5º ANO Aluno/a:___________________________________________________ nº____ ____ / ____ / 201__ turma ____ 6.3.2 - leis da criação de padrões módulo/padrão translação, simetria, rotação, alternância 2 , repetição 3 e ritmo. Já vimos que os padrões não são todos iguais e que com módulos diferentes obtemos padrões diferentes. E com módulos iguais? Será que obtemos padrões sempre iguais? Podemos dizer que existem dois tipos de módulos: - Módulos invariáveis, que são simétricos em todos os seus eixos e originam um e só um padrão, excepto na alternância. - Módulos variáveis, que não sendo simétricos em todos os seus eixos originam padrões diferentes e de acordo com as “leis da criação” 4 . Analisemos algumas regras para a criação de diferentes padrões com base num único módulo. Posteriormente poderemos criar padrões com mais módulos, no entanto as leis (regras básicas) para a criação de padrões são as que a seguir se apresentam 5 . TRANSLAÇÃO - A repetição por translação consiste na deslocação repetitiva do módulo, com uma distância e direção constante. Translação horizontal, vertical e obliqua REFLEXÃO / SIMETRIA - Uma simetria é uma reflexão realizada segundo um ou dois eixos de reflexão. Reflexão de eixo vertical e horizontal Translação e reflexão de eixo vertical Translação e reflexão de eixo horizontal ROTAÇÃO - A repetição do módulo por rotação consiste na repetição do módulo num determinado sentido (positivo ou negativo) e com um determinado ângulo de rotação. Rotação de 180º com duplo eixo Rotação de 180º com translação vertical Rotação (180º) e reflexão de eixo vertical ALTERNÂNCIA – A repetição por alternância implica a existência de dois módulos que, por translação, rotação e/ou simetria, se vão organizando no espaço de forma alternada. RITMO - ritmo implica a repetição do(s) módulo(s) com uma certa regularidade, que tanto pode ser constante (uniforme), variável, crescente e decrescente. Funciona como a conjugação das notas musicais. 2 Tal como a repetição, a alternância também está implicada na repetição alternada por translação, rotação ou reflexão. 3 A repetição do módulo ou dos módulos está implicada na criação de qualquer padrão. Quer seja na repetição das translações, rotações ou simetrias. Por esse facto não será considerada em particular. 4 Esta designação é a referida nas metas curriculares de Educação Visual. 5 Estas regras também são lecionadas na disciplina de matemática, no capítulo das isometrias, por isso houve a preocupação de adequar e articular a linguagem e os conceitos.

Transcript of EV05_6.3_Estrutura_modulo_padrao_leis_criacao.pdf

Page 1: EV05_6.3_Estrutura_modulo_padrao_leis_criacao.pdf

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALVES REDOL E S C O L A B Á S I C A D R . V A S C O M O N I Z

2 º C I C L O D O E N S I N O B Á S I C O

E D U C A Ç Ã O V I S U A L

F I C H A F O R M A T I V A EXPLICAR A ESTRUTURA COMO SUPORTE DA FORMA (Objetivo 6) F I C H A E L A B O R A D A P E L O P R O F E S S O R J O S É C E R Q U E I R A ( 1 9 9 4 - 2 0 1 3 ) 5 º A N O

Aluno/a:___________________________________________________ nº____ ____ / ____ / 201__ turma ____

6.3.2 - leis da criação de padrões

módu lo /padrão

t r a n s l a ç ã o , s i m e t r i a , r o t a ç ã o , a l t e r n â n c i a 2, r e p e t i ç ã o 3 e r i t m o .

Já vimos que os padrões não são todos iguais e que com módulos diferentes obtemos padrões diferentes. E com módulos iguais? Será que obtemos padrões sempre iguais?

Podemos dizer que existem dois tipos de módulos:

- Módulos invariáveis, que são simétricos em todos os seus eixos e originam um e só um padrão, excepto na alternância.

- Módulos variáveis, que não sendo simétricos em todos os seus eixos originam padrões diferentes e de acordo com as “leis da criação” 4.

Analisemos algumas regras para a criação de diferentes padrões com base num único módulo. Posteriormente poderemos criar padrões com mais módulos, no entanto as leis (regras básicas) para a criação de padrões são as que a seguir se apresentam5.

TRANSLAÇÃO - A repetição por translação consiste na deslocação repetitiva do módulo, com uma distância e direção constante.

Translação horizontal, vertical e obliqua

REFLEXÃO / SIMETRIA - Uma simetria é uma reflexão realizada segundo um ou dois eixos de reflexão.

Reflexão de eixo vertical e horizontal Translação e reflexão de eixo vertical Translação e reflexão de eixo horizontal

ROTAÇÃO - A repetição do módulo por rotação consiste na repetição do módulo num determinado sentido (positivo ou negativo) e com um determinado ângulo de rotação.

Rotação de 180º com duplo eixo Rotação de 180º com translação vertical Rotação (180º) e reflexão de eixo vertical

ALTERNÂNCIA – A repetição por alternância implica a existência de dois módulos que, por translação, rotação e/ou simetria, se vão organizando no espaço de forma alternada.

RITMO - ritmo implica a repetição do(s) módulo(s) com uma certa regularidade, que tanto pode ser constante (uniforme), variável, crescente e decrescente. Funciona como a conjugação das notas musicais. 2 Tal como a repetição, a alternância também está implicada na repetição alternada por translação, rotação ou reflexão. 3 A repetição do módulo ou dos módulos está implicada na criação de qualquer padrão. Quer seja na repetição das translações, rotações ou simetrias. Por esse facto não será considerada em particular. 4 Esta designação é a referida nas metas curriculares de Educação Visual. 5 Estas regras também são lecionadas na disciplina de matemática, no capítulo das isometrias, por isso houve a preocupação de adequar e articular a linguagem e os conceitos.