Exame PT

1
PREPARAÇÃO PARA EXAME_1 GINÁSIO DaVINCI – 2013/2014 Carolina Cordeiro Grupo I 1. Lê o poema de Fernando Pessoa com atenção e responde às questões que te são apresentadas. Porque sou tão triste ignoro Nem porque subis em mim Lágrimas que eu choro assim; Desde menino vos choro E ainda vos não achei fim. Mas então também eu ria, Chorava quando sofria. Chorava porque sentia. Hoje choro porque penso. Mas chorava pois Palavra não decifrada no manuscritoChorava porque sofria, E ao meu sofrimento penso Parecia o choro imenso. Que melhor era esse fundo Pesar que já se perdeu E seu chorar que morreu (Chorar como chora o mundo) Que não como choro eu. 28-7-1932 (transcrição adaptada) A 1. O poeta dá conta de dois choros diferentes. 1.1 Distingue-os, explicitando essa diferença. 2. A última estrofe surge como uma conclusão do poema. 2.1 Comenta-a. 3. A poesia de Fernando Pessoa, ortónimo é caracterizada pela sua magia sonora. 3.1 Analisa a musicalidade presente na primeira estrofe. 4. Recorda outros poemas de Fernando Pessoa, ortónimo, que estudaste. 4.1 Indica um com o qual este se possa relacionar. Justifica. B A Fragmentação do Eu é uma temática presente nos poemas do ortónimo. Num texto de 80 a 100 palavras, refere-te a esse tema, dando conta da tua experiência de leitura. Grupo III De acordo com os teus conhecimentos, num texto bem estruturado, com o mínimo de 200 palavras e máximo de 300, comenta: “E Pessoa é tudo isso, é o complexo composto de todas as pessoas que o habitam, num entrelaçar de fios que cruzam o pensamento de alguém que, não o sendo, tem todos os sonhos do mundo.” http://www.jn.pt/Dossies/dossie.aspx?content_id=3277328&dossier=Portugu%EAs%20atual&page=3

description

exame pt

Transcript of Exame PT

  • PREPARAO PARA EXAME_1 GINSIO DaVINCI 2013/2014 Carolina Cordeiro

    Grupo I

    1. L o poema de Fernando Pessoa com ateno e responde s questes que te so apresentadas.

    Porque sou to triste ignoroNem porque subis em mimLgrimas que eu choro assim;Desde menino vos choroE ainda vos no achei fim.Mas ento tambm eu ria,Chorava quando sofria.Chorava porque sentia.Hoje choro porque penso.Mas chorava pois

    Palavra no decifrada no manuscritoChorava porque sofria,E ao meu sofrimento pensoParecia o choro imenso.Que melhor era esse fundoPesar que j se perdeuE seu chorar que morreu(Chorar como chora o mundo)Que no como choro eu.

    28-7-1932 (transcrio adaptada)

    A1. O poeta d conta de dois choros diferentes.

    1.1 Distingue-os, explicitando essa diferena.2. A ltima estrofe surge como uma concluso do poema.

    2.1 Comenta-a. 3. A poesia de Fernando Pessoa, ortnimo caracterizada pela sua magia sonora.

    3.1 Analisa a musicalidade presente na primeira estrofe.4. Recorda outros poemas de Fernando Pessoa, ortnimo, que estudaste.

    4.1 Indica um com o qual este se possa relacionar. Justifica.

    BA Fragmentao do Eu uma temtica presente nos poemas do ortnimo. Num texto de 80 a 100palavras, refere-te a esse tema, dando conta da tua experincia de leitura.

    Grupo III

    De acordo com os teus conhecimentos, num texto bem estruturado, com o mnimo de 200 palavras emximo de 300, comenta: E Pessoa tudo isso, o complexo composto de todas as pessoas que o habitam, num entrelaar defios que cruzam o pensamento de algum que, no o sendo, tem todos os sonhos do mundo.

    http://www.jn.pt/Dossies/dossie.aspx?content_id=3277328&dossier=Portugu%EAs%20atual&page=3