EXAME+DE+RECRAVAÇÃO

8
TAL - 429 EXAME DE RECRAVAÇÃO 1

description

cc

Transcript of EXAME+DE+RECRAVAÇÃO

Page 1: EXAME+DE+RECRAVAÇÃO

TAL - 429

EXAME DE RECRAVAÇÃO

1

Page 2: EXAME+DE+RECRAVAÇÃO

TAL - 429

EXAME DE RECRAVAÇÃO

IntroduçãoO aumento da velocidade, tanto da fabricação de latas quanto das operações de

enlatamento é um processo natural do progresso e talvez seja inevitável que a severidade de seu manuseio aumente independentemente de outros fatores.

Diversos fatores estão associados a integridade dos produtos enlatados, sendo a recravação um dos mais importantes, uma vez que a vida útil dos alimentos depende diretamente da hermeticidade da embalagem em relação ao meio externo.

Na década de 70 e início de 80 ocorreram incidentes de intoxicações envolvendo a contaminação por vazamento em produtos de baixa acidez acondicionado em embalagens metálicas. Isto resultou num aumento do interesse, a nível internacional, na integridade da lata e seus defeitos, sendo que seu controle depende da aplicação rigorosa de uma série de práticas estabelecidas, chamadas “Good Manufacturing Practices”.

Existem dois requisitos fundamentais igualmente importantes para o controle da contaminação por vazamento, ou seja, as latas devem ser fechadas hermeticamente e condições não higiênicas e abuso mecânico devem ser evitados após o processamento térmico das latas, particularmente enquanto úmidas. Deficiência em qualquer desses fatores aumenta muito as chances de ocorrência de contaminação por vazamento.

Além da aplicação para conservas com vácuo interno, as embalagens metálicas também são utilizadas no acondicionamento de bebidas carbonatadas como cerveja e refrigerantes, onde a pressão interna presente impõe um requisito adicional, ou seja, o impedimento de perda de gás de dentro da embalagem para o ambiente.

Assim, a recravação deve ser forte o suficiente para suportar as condições normais de processamento, manuseio, transporte e estocagem.

A recravação é definida como uma junção hermética formada pela interligação das extremidades da tampa e do corpo de uma lata. É normalmente produzida em duas operações e envolve o uso de um vedante previamente colocado na tampa. A primeira operação forma as cinco espessuras de metal envolvidas, enquanto a segunda as aplaina para produzir o fechamento hermético. Estruturalmente, a recravação é formada por três espessuras do material da tampa e duas espessuras do material do corpo, juntamente com o vedante que preenche os espaços vazios. A Fig. 1 representa os dois estágios da operação de recravação.

Fig. 1 Primeira e segunda operação de recravação

2

Page 3: EXAME+DE+RECRAVAÇÃO

As latas de três peças, também chamadas “open top cans” possuem três fechamentos, um unindo as extremidades do corpo em forma de cilindro e um para cada extremidade da lata (tampa e fundo). A fig. 2 apresenta os componentes da lata de três peças e suas terminologias. A lata de duas peças (em alumínio, folha de flandres ou folha cromada) tem apenas um fechamento, a recravação da tampa.

Fig. 2 Componentes da lata de três peças e terminologia utilizadas

As latas podem ser redondas, retangulares ou de formato irregular mas a terminologia e estrutura da recravação é comum a qualquer uma delas, enquanto nas dimensões podem variar entre os diferentes formatos. A costura lateral do corpo, normalmente chamada de agrafagem para corpos de latas soldados pelo processo convencional (solda Sn/Pb), por resina termoplástica ou simplesmente pelo processo mecânico é atualmente referida como soldagem lateral, em função da existência do processo de soldagem elétrica. No exame de recravação é comum a verificação das dimensões básicas como altura e espessura da recravação, espessura das folhas da tampa e do corpo, profundidade do re-baixo, comprimento dos ganchos do corpo e da tampa e sobreposição, assim como a verificação das condições de aperto e enrugamento. A figura 3 apresenta a terminologia geral aplicada às partes da recravação.

O quadro 1 apresenta a faixa de variação de algumas dimensões da recravação. Deve-se esclarecer que a qualidade da recravação depende principalmente da compactação e não de dimensões isoladas. Recravações com dimensões dentro das faixas apresentadas não são necessariamente boas, enquanto valores fora delas podem ser aceitáveis.

Quadro 1: Dimensões da recravação

Parâmetro de recravação Faixa de variação (mm)Altura da recravação 2,80 – 3,30

Comprimento do gancho da tampa 1,78 – 2,29Comprimento do gancho corpo 1,78 – 2,29

Existem quatro requisitos básicos essenciais para uma recravação, ou seja, o aperto correto, o gancho do corpo corretamente envolvido pelo vedante, correta sobreposição entre os ganchos do corpo e tampa e ausência de defeitos óbvios.

3

Page 4: EXAME+DE+RECRAVAÇÃO

Fig. 3 – Terminologia geral da recravação

A recravação deve ser suficientemente apertada para garantir que o vedante seja mantido sob compressão de forma apropriada. Pela própria natureza do processo de recravação é inevitável que ocorra a formação de rugas durante a primeira operação do processo de recravação. Estas rugas são eliminadas durante a Segunda operação.

Uma forma de avaliar o aperto é definida pelo índice de compactação ou aperto da recravação (C), expresso pela equação 1:

C = E

xECxET 23 x 100 (1)

Onde:ET= espessura da folha da tampaEC= espessura da folha do corpo da lataE= espessura da recravação

Na prática é estabelecida uma escala para classificação da recravação, de acordo com o grau de compactação (quadro 2).

Quadro 2: Índice de compactaçãoÍndice de compactação

(C)Descrição

C > 85% Recravação muito boa

75%≤C≤85% Recravação boa

C<75%Recravação sujeita a problemas de vazamento

O comprimento do gancho do corpo em relação ao comprimento interno da recravação deve ser suficiente para garantir que este seja envolvido pelo vedante. Isto é julgado pela “percentagem de enganchamento do gancho do corpo”, que é determinada de acordo com as medidas ilustradas na fig. 4. A experiência tem mostrado que é necessário um mínimo de 70% para a percentagem de enganchamento do gancho do corpo para garantir um fechamento hermético.

A percentagem de sobreposição da recravação (fig. 4) é a dimensão expressa como uma percentagem da sobreposição máxima possível entre os ganchos da tampa e do corpo, a

4

Page 5: EXAME+DE+RECRAVAÇÃO

qual na prática não é possível de ser obtida. A sobreposição deve ter dimensão suficiente para garantir que o vedante seja mantido sob compressão com um aperto correto. É função da altura ou comprimento da recravação, comprimento dos ganchos do corpo e da tampa e da espessura do corpo e da tampa.

Fig. 4 – Seção transversal de uma recravação e algumas de suas dimensões.

A sobreposição (equação 2) varia de acordo com a especificação de recravação mas em cada caso um padrão mínimo é estabelecido. Em geral, considra-se 45% como a condição mínima aceitável quando a recravação se apresenta adequadamente apertada. Percentagens de sobreposição suficientes são normalmente melhor obtidas quando ganchos do corpo e da tampa têm aproximadamente o mesmo comprimento.

1001,12,2(

1,1X

XECxETHT

HTxETGTGCS

(2)

Onde: S= sobreposiçãoGT= comprimento do gancho da tampaGC= comprimento do gancho do corpoEC= espessura da folha do corpoET= espessura da folha da tampaHT= altura ou comprimento da recravação

A avaliação da recravação pode ser realizada por dois procedimentos, ou seja, através da seção transversal da recravação ou pela sua abertura. No primeiro caso é feito um corte transversal da recravação, através do qual são feitos exames e medidas, seguido da sua abertura. No procedimento da abertura, a inspeção e as medidas são feitas na lata na forma em que saiu da máquina, seguida da abertura.

ObjetivoO objetivo desse ensaio é avaliar a recravação em latas por meio de exame

dimensional e visual de seus componentes.

Materiais Abridor de latas especial, de forma a não danificar a recravação.

5

Page 6: EXAME+DE+RECRAVAÇÃO

Serra manual ou motorizada para metais Alicate do tipo turqueza Projetor de recravação Micrômetro específico para exame de recravação com precisão de 10-3mm Micrômetro para medida de rebaixo com precisão de 10-3mm Micrômetro de ponta arredondada com precisão de 10-3mm

Procedimento Abrir a lata cuidadosamente utilizando o abridor adequado Fazer dois cortes transversais e diametralmente opostos na recravação Separar o corpo da lata da tampa ou fundo Proceder as medidas das dimensões da recravação. Calcule o índice de compactação conforme equação 1. Calcule a percentagem de sobreposição, aplicando a equação 2.

6