Exercicios de WILLIANS

5
EXERCÍCIOS DE WILLIANS Dra. Isabel Cristina Teixeira Conceito: Consiste numa série de dez exercícios ativos progressivos que vão sendo realizados conforme evolução do tratamento. São indicados para as patologias que acometem a região lombar. Objetivos: aliviar a dor pelo alongamento da musculatura lombar e fortalecimento dos músculos abdominais e flexores do quadril; e conscientização postural. Observação: é importante associar o movimento respiratório, com a finalidade de aumentar a resistência através da utilização adequada da respiração, evitar a manobra de valsalva e fornecer oxigenação adequada à musculatura que está sendo solicitada. TÉCNICA POSIÇÃO PACIENTE REALIZAÇÃO OBJETIVO 1. 1. decúbito dorsal, quadris e joelhos fletidos, pés apoiados na cama, membros superiores repousando ao longo do corpo. Após a inspiração profunda o paciente contrai abdominais e glúteos, fazendo uma retroversão da pelve simultaneamente a expiração (movimento de báscula). Manter a contração por alguns segundos, relaxar e recomeçar. Fortalecimento isométrico de abdominais e glúteos, retificação ou correção de lordose lombar, alongamento de musculatura paravertebral lombar. 2. Idem acima. Puxar uma perna tentando encostar o joelho no tórax, entrelaçando as mãos na região posterior da coxa e posteriormente repetir com a outra perna, realizando alternadamente o movimento. Inicialmente realizar dez movimento com cada MI. Alongamento de musculatura paravertebral lombar e retificação de lordose lombar.

Transcript of Exercicios de WILLIANS

Page 1: Exercicios de WILLIANS

EXERCÍCIOS DE WILLIANSDra. Isabel Cristina Teixeira

Conceito: Consiste numa série de dez exercícios ativos progressivos que vão sendo realizados conforme evolução do tratamento. São indicados para as patologias que acometem a região lombar.Objetivos: aliviar a dor pelo alongamento da musculatura lombar e fortalecimento dos músculos abdominais e flexores do quadril; e conscientização postural.Observação: é importante associar o movimento respiratório, com a finalidade de aumentar a resistência através da utilização adequada da respiração, evitar a manobra de valsalva e fornecer oxigenação adequada à musculatura que está sendo solicitada.

TÉCNICA

POSIÇÃO PACIENTE REALIZAÇÃO OBJETIVO

1. 1. decúbito dorsal, quadris e joelhos fletidos, pés apoiados na cama, membros superiores repousando ao longo do corpo.

Após a inspiração profunda o paciente contrai abdominais e glúteos, fazendo uma retroversão da pelve simultaneamente a expiração (movimento de báscula). Manter a contração por alguns segundos, relaxar e recomeçar.

Fortalecimento isométrico de abdominais e glúteos, retificação ou correção de lordose lombar, alongamento de musculatura paravertebral lombar.

2. Idem acima. Puxar uma perna tentando encostar o joelho no tórax, entrelaçando as mãos na região posterior da coxa e posteriormente repetir com a outra perna, realizando alternadamente o movimento. Inicialmente realizar dez movimento com cada MI.

Alongamento de musculatura paravertebral lombar e retificação de lordose lombar.

OBS. Pacientes que possuem boa flexibilidade poderão posicionar uma mão na região posterior distal da coxa e a outra no pé auxiliando na dorsiflexão do tornozelo tornando o alongamento mais efetivo

3. Idem acima Idem acima, porém puxando os dois joelhos ao mesmo tempo com as mãos em direção ao tórax.

Alongamento da musculatura paravertebral lombar.

4. Idem acima. Flexionar o quadril até 90° e estender o joelho, fazendo a dorsiflexão do tornozelo, retornar a

Alongamento de isquiostibiais.

Page 2: Exercicios de WILLIANS

posição inicial e repetir com o outro MI.OBS.: Use a criatividade fazendo o alongamento de isquiostibiais de outras maneiras.

Page 3: Exercicios de WILLIANS

5. Idem ao anterior. Idem ao número três porém sem o auxílio das mãos.

Fortalecimento da musculatura abdominal (porção infraumbilical) e alongamento da musculatura paravertebral lombar.

OBS.: O exercício abdominal traciona o psoas aumentando a sobrecarga sobre a região lombar, ao flexionar os joelhos anulamos sua ação tornando mais confortável e menos perigoso o exercício.

6. Idem ao anterior. Idem ao anterior porém realizando a lateralização quando flexionando o quadril - flexão lateral do quadril

alongamento da musculatura paravertebral e fortalecimento da musculatura abdominal porção lateral (oblíquos interno e externo).

7. Idem ao anterior. Peça inicialmente para erguer sua cabeça do solo, provocando uma contração estabilizadora dos músculos abdominais. Depois o paciente progride, elevando os ombros até que as escápulas e o tórax deixem o solo, mantendo os braços horizontalmente.

OBSERVAÇÃO.: O paciente não deve sentar completamente, já que a partir do momento que o tórax deixa o solo o restante do movimento é realizado pelos músculos flexores do quadril. Progredir a dificuldade do exercício posicionando os braços cruzados no tórax e depois cruzando as mãos na nuca. O paciente deverá ser orientado para não arquear a coluna inferior quando realizando o movimento.Se o paciente é incapaz de realizar o abdominal como descrito anteriormente, comece com abdominais descendentes. O paciente senta-se no chão com os joelhos fletidos e pés apoiados ou com os joelhos estendidos. O paciente abaixa o tronco lentamente até o ponto onde consegue manter sua coluna inferior aplanada, então retorna a posição inicial. Uma vez realizado o abdominal descendente em toda a amplitude de movimento pode ser iniciado o abdominal ascendente.

8. Idem ao anterior faz o abdominal diagonal, levando uma mão na direção do lado de fora do joelho oposto à medida que faz o abdominal e depois alterna: mão direita - joelho esquerdo; mão esquerda - joelho direito.

Reforço da musculatura abdominal porção oblíqua.

9. Em pé encostado na parede, com os calcanhares encostados na parede, pés unidos.

Flexão de quadril e joelho com abdução e rotação externa do quadril. Retornar a posição inicial

conscientização postural.

10. Idem acima, porém com pés agastados cerca de 5 a 8 como.

Flexionar os joelhos, até encostar a coluna na parede (retificação de lordose), ao mesmo tempo o paciente faz uma força no sentido de empurrar a parede com a

Idem acima.

Page 4: Exercicios de WILLIANS

coluna inferior. O paciente mantém todo seu corpo encostado na parede. Progredir separando os pés da parede cerca de 5 a 6 como, realizar o mesmo exercício e ao final afastar o corpo da parede. Retornar a posição de partida.

ICF/97

Page 5: Exercicios de WILLIANS

1. 6.

2. 7.

3. 8.

4. 9.

5. 10.