EXERCÍCIOS PSICOLOGIA

25
Tendo como referência os textos sobre Diversidade, trabalhados pela disciplina, reflita e analise cada uma das afirmações abaixo e identifique aquela que não está de acordo com as posições apresentadas pelos textos. Justifique suas respostas e, depois, compare com as justificativas apresentadas pela disciplina. A) A diversidade pode ser considerada uma característica própria da Psicologia, como área de conhecimento e profissão, na medida em que o espaço ocupado por ela, contemporaneamente, comporta a existência de várias formas diferentes de conceituar e investigar os fenômenos psicológicos. B) Aceitando a diversidade como característica da Psicologia, não há por quê considerar a existência de formas diferentes de pensar como algo negativo, indicativo de caos e desordem na área de conhecimento. Segundo os autores, a diversidade pode ser compreendida quando se analisa sua origem. C) A diversidade, na realidade, é uma característica da Psicologia, apenas aparente. Uma observação superficial das várias formas de pensar poderia não perceber que, por trás das aparências, as várias correntes de pensamento pretendem conhecer o mesmo objeto de estudo, apenas usando diferentes métodos para conhecê-los. D) Quando se analisa a origem da diversidade das várias formas de pensamento da Psicologia pode-se perceber que elas não se originam do acaso, mas são situadas, isto é, são construídas em estreita relação com determinados momentos e acontecimentos históricos, em determinados lugares, em que se pensava diferentemente sobre diversos assuntos. E) A diversidade da Psicologia se manifesta na prática com a co- existência dentro do espaço psicológico de diferentes especificações acerca daquilo que deve ser estudado (os objetos de estudo ) e de diferentes crenças sobre como estudar esses objetos (isto é, de métodos de estudo ). A diversidade da Psicologia fica evidente quando se observa que, como área de conhecimento, ela contém a especificação de diferentes objetos de estudo , bem como diferentes métodos de estudo desses objetos. Reflita sobre as afirmações a seguir: I. A Psicologia deve se dedicar à produção de conhecimento sobre os fenômenos cognitivos humanos (raciocínio, inteligência, pensamento, etc.) II. A forma apropriada de se obter conhecimento sobre os fenômenos psicológicos envolve a utilização da observação e da experimentação. III. A tarefa da Psicologia é conhecer os comportamentos e ações humanas e seus fatores determinantes. IV. O conhecimento produzido pela Psicologia deve estar

description

história da psicologia

Transcript of EXERCÍCIOS PSICOLOGIA

Tendo como referncia os textos sobre Diversidade, trabalhados pela disciplina, reflita e analise cada uma das afirmaes abaixo e identifique aquela que no est de acordo com as posies apresentadas pelos textos

Tendo como referncia os textos sobre Diversidade, trabalhados pela disciplina, reflita e analise cada uma das afirmaes abaixo e identifique aquela que no est de acordo com as posies apresentadas pelos textos. Justifique suas respostas e, depois, compare com as justificativas apresentadas pela disciplina.

A) A diversidade pode ser considerada uma caracterstica prpria da Psicologia, como rea de conhecimento e profisso, na medida em que o espao ocupado por ela, contemporaneamente, comporta a existncia de vrias formas diferentes de conceituar e investigar os fenmenos psicolgicos.

B) Aceitando a diversidade como caracterstica da Psicologia, no h por qu considerar a existncia de formas diferentes de pensar como algo negativo, indicativo de caos e desordem na rea de conhecimento. Segundo os autores, a diversidade pode ser compreendida quando se analisa sua origem.

C) A diversidade, na realidade, uma caracterstica da Psicologia, apenas aparente. Uma observao superficial das vrias formas de pensar poderia no perceber que, por trs das aparncias, as vrias correntes de pensamento pretendem conhecer o mesmo objeto de estudo, apenas usando diferentes mtodos para conhec-los.

D) Quando se analisa a origem da diversidade das vrias formas de pensamento da Psicologia pode-se perceber que elas no se originam do acaso, mas so situadas, isto , so construdas em estreita relao com determinados momentos e acontecimentos histricos, em determinados lugares, em que se pensava diferentemente sobre diversos assuntos.

E) A diversidade da Psicologia se manifesta na prtica com a co-existncia dentro do espao psicolgico de diferentes especificaes acerca daquilo que deve ser estudado (os objetos de estudo) e de diferentes crenas sobre como estudar esses objetos (isto , de mtodos de estudo).

A diversidade da Psicologia fica evidente quando se observa que, como rea de conhecimento, ela contm a especificao de diferentes objetos de estudo, bem como diferentes mtodos de estudo desses objetos.

Reflita sobre as afirmaes a seguir:

I. A Psicologia deve se dedicar produo de conhecimento sobre os fenmenos cognitivos humanos (raciocnio, inteligncia, pensamento, etc.) II. A forma apropriada de se obter conhecimento sobre os fenmenos psicolgicos envolve a utilizao da observao e da experimentao. III. A tarefa da Psicologia conhecer os comportamentos e aes humanas e seus fatores determinantes. IV. O conhecimento produzido pela Psicologia deve estar submetido ao critrio da razo e da crtica daqueles que a estudam. V. A Psicologia estar cumprindo seu papel na medida em que acumular conhecimento sobre as emoes e a afetividade humana.

Escolha a alternativaINCORRETA relacionada s afirmaes acima:A) A afirmao I faz referncia ao objeto de estudo da Psicologia.B) A afirmao II faz referncia ao mtodo de estudo que a Psicologia deveria utilizar.C) A afirmao III faz referncia ao objeto de estudo da Psicologia. D) A afirmao IV faz referncia ao mtodo de estudo que a Psicologia deveria utilizar.E) A afirmao V faz referncia ao mtodo de estudo que a Psicologia deveria utilizar.Os autores dos textos sobre a Diversidade da Psicologia referem-se ao dogmatismo e ao ecletismo, como sendo atitudes adotadas por alguns psiclogos, quando se deparam com as diferentes concepes e teorias que caracterizam a Psicologia contempornea. Escolha abaixo a afirmao correta, segundo os textos lidos:

a) o ecletismo uma atitude apropriada do psiclogo, uma vez que, adotando uma nica abordagem entre as vrias existentes, ele se especializa e aprofunda nela, podendo, desta forma, ser um psiclogo mais competente.

b) o dogmatismo, assim, como o ecletismo, caracterizam-se como sendo atitudes que permitem que a Psicologia e o psiclogo se desenvolvam de forma mais apropriada.

c) o critrio mais importante para se identificar um psiclogo dogmtico observar quantas abordagens ele segue.

d) os autores no consideram o ecletismo uma atitude aceitvel, uma vez que o psiclogo considerado ecltico trata vrias abordagens diferentes como se fossem iguais, ficando impedido, assim, de desenvolver-se, j que no enfrenta as diferenas inerentes a elas.e)o psiclogo dogmtico aquele que segue apenas uma abordagem da Psicologia, enquanto que o ecltico mais aberto porque segue praticamente todas ou muitas abordagens ao mesmo tempo.Com base no texto sobre a Diversidade da Psicologia (Bettoi, Costa e Gabriades, 1999), assinale a alternativa correta:

A) Vrios psiclogos justificam a diversidade da psicologia a partir de fenmenos espirituais. essa diversidade de crenas que justifica os vrios tipos de comportamento.

B) A diversidade de pensamento na psicologia nociva porque faz dela um campo desestruturado, portanto no podendo ser considerado uma cincia.

C) Vrios so os fenmenos estudados pela psicologia. Dentre eles esto: a mente, o inconsciente, o comportamento, as relaes humanas, a fisiologia, o ambiente em que ele vive. Isso que faz dela uma cincia diversificada.D) A psicologia no uma cincia onde se encontra uma diversidade significativa. Em ltima anlise, ela tem como objeto de estudo apenas o Homem.

E) A diversidade mencionada pelo texto diz respeito diversidade de seres humanos que so estudados pela Psicologia.Asinale a alternativa correta:

Considerando a diversidade da Psicologia, de acordo com os textos lidos, pode-se afirmar que:

A) a Psicologia se constri como um sistema de conhecimento que se volta para o estudo de um objeto especfico e definido.

B) a origem do pensamento psicolgico provm de matrizes que permitem definir quais abordagens psicolgicas so conciliveis em seus pressupostos.C) importante conciliar as propostas das vrias teorias psicolgicas, levando em conta que todas tratam dos fenmenos convergindo para o mesmo ponto de entendimento, s utilizando caminhos diferentes para se chegar s concluses.

D) o profundo conhecimento dos pressupostos que subjazem a cada teoria permite ratificar que todas podem ocupar a mesma posio em um nico pensamento.

E) a Psicologia se construiu embasando-se em uma histria cujas metamorfoses foram pequenas ao longo de sua evoluo.Imagine que diferentes psiclogos fizeram as seguintes afirmaes:

P1: Uso quase todas as abordagens que conheo e no me envergonho disso. Acho que esta diviso da Psicologia em abordagens no faz sentido porque todas, no fundo, querem a felicidade do ser humano.

P2: Acho que freqentar a faculdade de Psicologia perda de tempo. Por que fazer o aluno estudar esse monte de teoria quando, na realidade, evidente que uma delas, a que sigo, a nica que poderia ser considerada correta e cientfica, sob o ponto de vista de muitos estudiosos.

P3: A diviso da Psicologia em abordagens uma mera questo de linguagem. Se formos olhar bem, todas as abordagens pretendem atingir os mesmos objetivos e usam os mesmos mtodos. O que varia a linguagem que elas utilizam para explicar seus resultados.

De acordo com os textos que voc leu sobre Diversidade, as afirmaes dos psiclogos, revelariam, respectivamente as seguintes atitudes:

A) P1: dogmatismo; P2: ecletismo; P3: dogmatismo.

B) P1: dogmatismo; P2: dogmatismo; P3: dogmatismo.

C) P1: ecletismo; P2: ecletismo; P3: dogmatismo.

D) P1: dogmatismo; P2: ecletismo; P3: ecletismo.

E) P1: ecletismo; P2: dogmatismo; P3: ecletismo.Examine atentamente as seguintes situaes:

Um psiclogo fictcio X diz: O comportamentalismo explica todos os fenmenos psicolgicos... j a Psicologia Humanista... no sei, no me interessa o que ela pode dizer sobre o Homem...

Outro psiclogo fictcio Y diz: acho que voc est sendo rgido demais, todas as linhas tericas podem ser boas e voc pode usar aquilo que cada uma delas fez de bom, a psicanlise, o comportamentalismo, a gestalt, todas elas chegam num mesmo ponto. No fundo, no h grande diferena entre elas...

Assinale a alternativa correta:

A) X e Y so psiclogos dogmticos

B) X e Y so psiclogos eclticos

C) X dogmtico e Y ecltico

D) X ecltico e Y dogmtico

E) os psiclogos no podem ser considerados como dogmticos ou eclticos.Examine atentamente os seguintes trechos do texto de Figueiredo (1992) e, em seguida identifique as atitudes s quais ele se refere: I. Enclausurado na sua teoria ou ingenuamente enclausurado no senso comum, o psiclogo que cede tentao de escapar da angstia atravs destas formas bastardas de unificao perde a capacidade de experimentar. II. O psiclogo adota uma postura que implica em trancar-se em suas prprias crenas, adotar um sistema como tbua de salvao e fechar-se para o acesso a outras experincias.

Assinale a alternativa correta:

A) Os dois trechos referem-se a psiclogos eclticos.

B) Os dois trechos referem-se a psiclogos dogmticos.

C) O trecho I refere-se a um psiclogo ecltico e o II a um dogmtico.D) O trecho I refere-se a um psiclogo dogmtico e o II a um ecltico.

E) Segundo o autor, os dois trechos no permitem a classificao dos psiclogos nesse critrio.Assinale a alternativa correta:

Segundo os textos que tratam da diversidade do campo da Psicologia, pode-se afirmar que:

A) na Psicologia so pequenas as divergncias em assuntos fundamentais como o que deve ser estudado.

B) se por um lado, h abundncia de sugestes sobre objetos de estudo, por outro lado h consenso sobre o que se refere a mtodo de estudo.

C) a Psicologia precisa concentrar seus esforos futuros na tentativa de acabar com a divergncia entre as correntes de pensamento.

D) o acmulo pequeno de conhecimentos psicolgicos no se deve apenas ao fato de a Psicologia se uma cincia jovem, mas tambm ao fato dos psiclogos divergirem praticamente sobre tudo.

E) no faz sentido tentar acabar com as divergncias sobre o conhecimento psicolgico, mas assumir a diversidade da Psicologia como uma caracterstica prpria dessa rea.

Assinale a alternativa INCORRETA:

Segundo os autores dos textos sobre a diversidade da Psicologia,

A) o dogmatismo deve ser estimulado porque o psiclogo precisa se orientar por uma teoria.

B) o ecletismo deve ser evitado porque no leva em considerao as divergncias do conhecimento psicolgico.

C) dogmatismo e ecletismo so atitudes provveis quando o psiclogo se deixa levar pela angstia gerada pela diversidade.

D) o dogmatismo deve ser evitado porque o psiclogo fica cego para a existncia de pensamentos diferentes do seu.

E) o ecletismo deve ser estimulado porque d mais abertura para a Psicologia, evitando que esta fique fechada em um s pensamento.

Reflita sobre a seguinte afirmao de um aluno de Psicologia para outro:

Agora que eu estou no ltimo ano da faculdade vou ter que decidir sobre qual abordagem adotar entre as vrias que aprendi. Mas vai ser fcil porque cincia uma s, de forma que s ver, entre as vrias abordagens aprendidas, qual delas a mais cientfica e verdadeira.

Analisando essa afirmao com base nos textos lidos, podemos afirmar que a alternativa abaixo que est correta :

A) Para o autor do texto, o aluno est errado porque no faz sentido tentar identificar qual a mais cientfica das abordagens da Psicologia. Os critrios do que se considera cincia variam entre as abordagens e no h uma nica resposta sobre o que ela .

B) O aluno est correto porque analisando-se as vrias abordagens da Psicologia, verifica-se que, apesar de terem nomes diferentes, elas partem de pressupostos semelhantes a respeito do que seja o ser humano, isto , elas compartilham da mesma concepo de Homem.

C) O aluno est correto porque fazer cincia significa utilizar sempre o mtodo cientfico, ou seja, a quantificao dos fenmenos para test-los e medi-los.

D) Para o autor do texto, o aluno est errado porque apesar de existirem vrias abordagens na Psicologia, os estudiosos j conseguem identificar algumas poucas que so mais cientficas e verdadeiras que as outras. No h s uma nica abordagem cientfica, mas algumas.

E) O aluno est errado porque todas as diversas abordagens da Psicologia se apiam nos mesmos pressupostos do que seja o conhecimento verdadeiro e a melhor forma de produzi-lo.

Reflita sobre cada uma das afirmaes abaixo e identifique aquela que no faz uso apropriado do conceito de matrizes do conhecimento psicolgico, apresentado pelos textos lidos.

A) Matriz aquela maneira de pensar caracterstica da Grcia Antiga, que deu origem a todas as concepes e teorias diferentes da Psicologia contempornea.

B) A diversidade da Psicologia contempornea poderia, erroneamente, sugerir a ausncia de algum tipo de organizao nesse campo. Esta organizao se revela quando se examinam as matrizes do conhecimento psicolgico.

C) Diferentes matrizes geraram as condies para o desenvolvimento das vrias correntes de pensamento da Psicologia. Essas matrizes so diferentes porque questes psicolgicas tm sido tratadas de forma diferente, em diferentes pocas e contextos culturais, sociais e histricos.

D) Perguntas como Quem o Ser Humano?; O Homem pode atingir o verdadeiro conhecimento do mundo?; Como buscar o conhecimento e ter certeza de que o encontramos?, tm levado a respostas que vm a se constituir nas matrizes geradoras da diversidade da Psicologia.

E) No se pode afirmar que, ao longo da Histria do Homem, perguntas de carter ontolgico (relativas ao Ser Humano) e de carter epistemolgico (relativas ao Conhecimento) tenham sido respondidas da mesma maneira.A definio que os textos do para o termo Matrizes, faz referncia a um conjunto de valores, normas, crenas epistemolgicas e metafsicas subjacentes s teorias psicolgicas. Com base nessa definio, reflita sobre as seguintes afirmaes:

I. Acredito que o ser humano, na sua vida, assume posies frente ao mundo, posies essas que o orientam na sua relao com o ambiente. Essas posies (por exemplo, definir o que certo e o que errado), foram se construindo a partir do contato com seu mundo social e cultural.

II. Ao Homem foi dada a capacidade de conhecer e a busca do conhecimento tem que ser feita de forma sistemtica. O Homem, para conhecer o mundo, deve colocar seus sentidos em contato com a realidade e depois refletir sobre o que viu e conheceu.

As afirmaes I e II referem-se, respectivamente, a quais dos componentes da definio de Matrizes?

A) I: crenas metafsicas; II: valores

B) I: crenas epistemolgicas; II: crenas metafsicas

C) I: valores; II: crenas metafsicas

D) I: crenas metafsicas; II: normas

E) I: valores; II: crenas epistemolgicas

Como na questo anterior, analise as afirmaes abaixo e identifique nelas os componentes que esto mencionados na definio de Matrizes, que os textos apresentam:

I. O Homem, para viver em contato com outros seres humanos em sociedade, deve estabelecer e seguir algumas formas de comportamento que regulem as relaes entre todos. Assim, por exemplo, estabelece-se que no se deve tomar posse de propriedade alheia, que se deve pedir licena antes de interromper algum em atividade, que se deve parar ao sinal vermelho, etc.

II. Como surgiu o Mundo e a Vida? Fomos criados ou nos criamos? E, uma vez neste mundo, a qu viemos? Qual a nossa tarefa nessa Vida? Qual o sentido da nossa existncia?

As afirmaes I e II referem-se, respectivamente a:

A) I: crenas epistemolgicas; II: valores

B) I: normas; II: crenas metafsicas

C) I: crenas epistemolgicas; II: crenas metafsicas

D) I: crenas metafsicas; II: normas

E) I: normas; II: crenas epistemolgicasAssinale a alternativa INCORRETA. A leitura do texto de Figueiredo (1992) permite afirmar que:

A) o autor sugere que se tente compreender a prpria estrutura da disperso do conhecimento psicolgico, que embora parea catico, tem sua organizao.

B) o autor aponta a necessidade de ser considerada, igualmente, a dimenso fundamental da tica envolvida na questo da diversidade do conhecimento psicolgico.

C) o autor ressalta a importncia de se avaliar o alcance das divergncias entre as diferentes abordagens, permitindo identificar os limites de cada teoria.

D) o autor apresenta perspectivas que acredita serem mais maduras e profcuas para entender e enfrentar as questes da divergncia do saber psicolgico: os movimentos construtivos e reflexivos.E) convida aos profissionais da Psicologia a adotarem uma atitude de unidade terica fortalecida, que assuma uma caracterstica de posio terica definida e unificada da rea de conhecimento.Figueiredo (1992), prope movimentos construtivos e movimentos reflexivos das formas de enfrentar essa angstia que surge ao se enfrentar o espao de disperso da Psicologia. Leia as afirmaes a seguir, examinando-as com ateno: elas se referem a esses movimentos:

I O movimento construtivo refere-se ao investimento que o psiclogo faz para adquirir conhecimento utilizando-se dos recursos relativos as teorias juntamente com a aplicao prtica, em outras palavras produzindo conhecimentos a partir das experincias.

II O movimento reflexivo promove o apoio necessrio para que o construtivo possa ocorrer, contribuindo para a abertura e conservao de um espao onde a experincia possa ser discutida e investigada tanto no aspecto terico como prtico.

III Quanto aos movimentos construtivo e reflexivo, eles tm em comum a experincia e o objetivo principal de transformar o psiclogo num pesquisador, com condies para reproduzir conhecimentos.

Considerando as afirmaes acima, assinale qual alternativa a seguir est correta:

A) apenas a afirmao I est correta

B) apenas a afirmao II est correta

C) apenas a afirmao III est correta

D) apenas as afirmaes I e II esto corretas

E) nenhuma afirmao est corretaAssinale a alternativa INCORRETA:

Para lidar com a divergncia da Psicologia, Figueiredo (1992) afirma que saudvel que o psiclogo:

A) invista na produo de conhecimento psicolgico.

B) enfrente os desafios da prtica profissional e reflita sobre eles luz das teorias.

C) negue as diferenas de pensamento e se focalize no seu senso comum e na sua intuio.

D) enfrente os pressupostos epistemolgicos das diferentes teorias.

E) no se preocupe em eliminar as disperses do campo psicolgico.Considerando a definio que Figueiredo (1992) oferece para as matrizes do conhecimento psicolgico, observe os conceitos numerados a seguir e faa a correlao correta deles com as afirmaes que esto listadas com letras:

1 Valores e Normas

2 Crenas Metafsicas

3 Concepes Epistemolgicas

4 Concepes Metodolgicas

A Podem orientar acerca do modo como se obtm o conhecimento.

B Podem definir o bom ou ruim, certo ou errado, adequado ou inadequado, normal ou patolgico.

C Podem responder sobre quem o Homem, quais suas caractersticas, sua essncia e existncia.

D Pode orientar quanto aos procedimentos mais adequados que devem ser utilizados para produzir o conhecimento.

Assinale a alternativa que apresente a correlao correta entre os conceitos e as afirmaes:A) 1-D, 2-C, 3-A, 4-BB) 1-D, 2-B, 3-A, 4-C

C) 1-B, 2-D, 3-A, 4-C

D) 1-B, 2-C, 3-A, 4-DE) 1-B, 2-D, 3-C, 4-A

Assinale a alternativa correta: As matrizes do conhecimento psicolgico:

A) so as teorias dos psiclogos.

B) so as origens das teorias dos psiclogos.

C) so os mtodos de estudo dos psiclogos.

D) so os objetos de estudo dos psiclogos.

E) so as formas de atuao dos psiclogos.

Assinale a alternativa INCORRETA:

Estudar as matrizes do pensamento psicolgico til e desejvel porque:

A) ajuda o psiclogo a entender sua prpria abordagem.

B) permite que identifiquemos os limites das nossas teorias.

C) contribui para que no sejamos dogmticos.

D) possibilita selecionar as teorias que so mais cientficas do que outras.

E) garante a possibilidade de contato com a diversidade.O relato da pesquisa sobre a imagem da profisso, de Yamamoto e colaboradores (1997), apresenta, em sua introduo, um panorama dos resultados das pesquisas que tm sido feitas sobre o assunto. Escolha, entre as afirmaes abaixo, feitas por alunos fictcios, aquela que indica uma imagem diferente das imagens que, historicamente, as pesquisas tm encontrado:

A) A Psicologia, para mim, uma rea em que o profissional tem a oportunidade de realizar uma misso bastante nobre: a de ajudar seres humanos.

B) Meu sonho, quando me formar, abrir um consultrio particular bem bacana, onde eu possa desempenhar minha profisso de forma autnoma, sem depender de chefe ou patro.

C) A profisso de psiclogo serve para ajudar um indivduo a resolver seus problemas, to comuns nos dias estressantes de hoje.D) O psiclogo um profissional que est onde quer que o comportamento humano se manifeste: nas clnicas, nas empresas, nas escolas, nas comunidades, nos hospitais, etc.E) O psiclogo o profissional capacitado para lidar com o sofrimento humano. A tarefa extremamente complexa e ele deve se preparar, estudando muito para ser um terapeuta consciente e experiente capaz de ajudar seus pacientes.Escolha a alternativa correta:

Na reviso da literatura sobre a profisso, produzida nas ltimas dcadas, feita por Yamamoto e cols. (1977), destaca-se o seguinte:

A) a prtica social da Psicologia, isto , aquilo que os psiclogos aparecem fazendo frente populao, um dos principais responsveis pela imagem social da profisso.B) a Psicologia, como profisso, tem-se mostrado, desde o incio de seu estabelecimento no Brasil, como tendo alta abrangncia social.

C) h uma distribuio proporcional e equivalente, entre os psiclogos formados, pelas diversas reas de atuao profissional: alguns preferem a Clnica, outros a Educacional, outros a Institucional, e etc.D) no tm aparecido, recentemente, sinais de que possa haver mudanas nos contextos tradicionais de atuao do psiclogo, j que no se observa o aparecimento de atividades novas e emergentes.

E)

o modelo de atuao voltado para a preveno de problemas e para a Sade, observado nas imagens dos alunos de Psicologia nas ltimas dcadas um sinal de mudanas futuras na profisso.Escolha a alternativa correta:

A pesquisa de Yamamoto e cols. (1977) apresenta, entre suas concluses, a seguinte:

A) o estudo que a pesquisa fez das imagens relacionadas aos modelos de atuao do psiclogo, revelou diferenas entre os vestibulandos e os alunos que j cursavam Psicologia.

B) tanto entre vestibulandos, quanto entre os alunos de Psicologia, aparecia fortemente a imagem da profisso associada ajuda ao outro.

C) em relao escolha dos alunos pela Psicologia, os Motivos Voltados para a Profisso predominaram, tanto entre os vestibulandos, quanto entre os alunos de Psicologia.

D) entre os fatores que afetaram a deciso dos alunos para estudar Psicologia, o que teve menor peso foi a imagem da profisso divulgada pela mdia.

E) a imagem da profisso apresentada pelos alunos rica e diversificada, diferentemente dos primeiros estudos feitos em pesquisas de dcadas anteriores.

Uma das razes que poderiam explicar o fato da profisso de psiclogo no ter uma abrangncia social significativa poderia estar na imagem da profisso que alunos e profissionais de Psicologia apresentam. De que maneira os resultados da pesquisa de Bettoi & Simo (2000) poderiam apoiar esta afirmao? Analise as afirmaes abaixo e escolha a que voc considera correta:

A) Os resultados da pesquisa mostraram que a maioria dos alunos, ao entrar na faculdade, v a profisso como uma prestao de servios sociedade.

B) A maior parte dos alunos, no incio do curso, concebe o profissional em termos de suas caractersticas pessoais, ficando em segundo plano outras caractersticas, como para quem suas aes se dirigem.

C) A imagem de profissional, apresentada pela maior parte dos alunos ingressantes, o considera como algum cujas aes profissionais esto voltadas para a resoluo de necessidades sociais dos mais variados tipos.

D)

A imagem de profissional apresentada pelos alunos, quando entram na faculdade, est predominantemente associada aos beneficirios da ao profissional do psiclogo.

E) Quando iniciam seu curso de Psicologia, a maior parte dos alunos tem uma imagem do psiclogo como algum que busca atingir determinados objetivos com suas aes profissionais.Assinale a alternativa incorreta:A leitura da pesquisa de Bettoi & Simo (2000) permite afirmar que:

A) Os calouros de Psicologia, ao iniciarem sua formao na faculdade, concebem o psiclogo muito mais em funo de suas caractersticas pessoais do que em funo de sua atuao e do benefcio dessa atuao para a populao em geral.

B) O currculo dos cursos de Psicologia aboliu, h algumas dcadas, o ensino de prticas psicolgicas tradicionais, j consagradas, tendo se voltado para a introduo de novas propostas de atuao, socialmente mais significativas.

C) A construo da auto-imagem profissional dos psiclogos depende em grande escala das influncias de seu curso de formao. Essa auto-imagem, por sua vez, orientar sua ao profissional e definir as possibilidades de ele vir a atender s necessidades sociais de maneira ampla.

D) O contato de alunos de psicologia, no seu curso, com alguns aspectos da realidade da profisso poderia contribuir para a construo de uma concepo mais realista e menos equivocada de suas futuras aes profissionais, assumindo posturas menos individualistas.

E) Na concepo de profissional apresentada pelos alunos, fica mais em evidncia um profissional para si do que um profissional para outros.

Assinale a alternativa correta:A pesquisa de Bettoi & Simo (2000) indicou que no incio do curso de Psicologia a concepo de profissional apresentada pelos alunos dava maior nfase a um conjunto de atributos que poderiam ser exemplificados pela seguinte afirmao:

A) o profissional algum que tem como objetivo, no seu trabalho, promover o bem estar da sociedade.

B) o profissional algum que deve ser trabalhar de forma bastante eficiente com seus clientes.

C) o profissional algum que aplica testes e faz entrevistas.

D) o profissional algum bastante satisfeito com sua profisso.

E) o profissional algum que, com seu trabalho, beneficia a maior parte da populao.

Yamamoto e cols (1997) afirmam que so as prticas sociais dos psiclogos as responsveis pela construo, na populao, de uma imagem da profisso como socialmente atuante. Levando isso em considerao, examine atentamente as afirmaes que se seguem:

I No dia 27 de agosto, Dia nacional do Psiclogo, os Conselhos de Psicologia lanaram seu Centro de referncias Tcnicas em Psicologia e Polticas Pblicas, nova etapa no relacionamento do grupo profissional dos psiclogos com as polticas pblicas.

II O novo Cdigo de tica gerou um debate importante para a profisso e foi construdo e aprovado de forma democrtica, atravs de fruns e consulta pblica, dentre outras instncias. Ao longo de processo, houve uma preocupao dos psiclogos em discutir as novas situaes que se colocam na prtica profissional em locais e tipos de trabalho que so conquistas de novos espaos sociais da profisso.

III O Sistema de Conselhos Regionais de Psicologia, na luta por uma reorganizao do modelo de ateno bsica em sade no Brasil, vem continuamente propondo alternativas, como insero de psiclogos junto s equipes do Programa de Sade da Famlia PSF, tendo como meta a ampliao do compromisso social da Psicologia junto populao brasileira.

Escolha a alternativa correta:

A) apenas o que se coloca em I contribui para a construo de uma imagem socialmente atuante da Psicologia.

B) apenas o que se coloca em II contribui para a construo de uma imagem socialmente atuante da Psicologia.

C) apenas o que se coloca em III contribui para a construo de uma imagem socialmente atuante da Psicologia.

D) apenas o que se coloca em I e III contribui para a construo de uma imagem socialmente atuante da Psicologia.

E) o que se coloca em I, II e III contribui para a construo de uma imagem socialmente atuante da Psicologia.

Segundo Yamamoto e cols. (1997), verifique se as afirmaes abaixo so corretas:

I. Tradicionalmente, ao conclurem o curso, os psiclogos se distribuem nas diversas reas de atuao existentes na Psicologia.

II. Acredita-se que a imagem da profisso determinada, principalmente, pela prtica social do psiclogo.

III. Estudos sobre imagem e escolha da profisso revelaram uma tendncia por um modelo de atuao voltado para a sade pblica, para o coletivo.

IV. No geral, observam-se grandes mudanas na escolha e na atuao profissional dos psiclogos nas ltimas dcadas.

V. possvel observar que a imagem dos estudantes de psicologia tem sido restrita, mediante a abrangncia possvel de atuao profissional.

Assinale a alternativa correta:

A) todas as afirmaes so corretas.

B) nenhuma afirmao est correta.

C) apenas as afirmaes I e IV esto corretas.

D) apenas as afirmaes II, III e IV esto corretas.

E) apenas as afirmaes II e V esto corretas.Assinale a alternativa correta:

No texto Profissionais para Si ou para Outros?, Bettoi & Simo (2000) falam sobre um modelo de profissional-referncia. Sobre essa questo, pode-se afirmar que:

A) o profissional um indivduo cujo conhecimento especfico aplicado em benefcio do maior nmero possvel de pessoasde maneira que possa colaborar para a transformao dos indivduos e da sociedade.

B) o profissional de psicologia precisa ser modelo de conduta para a sociedade j que o exemplo a melhor forma de educar e transformar pessoas.

C) o psiclogo deve ser um profissional que permanea em seu consultrio e que faa seriamente seu trabalho de maneira particular atendendo apenas as pessoas que o procuram.

D) o profissional de referncia aquele cuja conduta serve de modelo aos outros profissionais e aos estudantes do curso de psicologia.

E) a razo que levou os autores a estabelecer um modelo de profissional foi a diversidade do campo de atuao do psiclogo.A respeito de possveis interaes entre a formao dos psiclogos e as concepes sobre a identidade deste profissional, o texto de Bettoi e Simo (2000) permite afirmar que:

I. a grade curricular dos cursos de Psicologia est praticamente descartando o ensino de prticas psicolgicas tradicionais, j consagradas, e voltando-se para a introduo de novas propostas de atuao, socialmente mais significativas.

II. os alunos concebem o psiclogo muito mais em funo de suas caractersticas pessoais do que em funo de sua atuao e caractersticas profissionais, ou mesmo do benefcio dessa ao para a populao em geral.

III. quando os alunos de psicologia podem vivenciar um confronto sistemtico de suas fantasias individuais a respeito da prtica psicolgica, o espao profissional da psicologia pode ser repensado, e os alunos podem apresentar uma concepo mais realista e menos equivocada de suas futuras aes profissionais, assumindo posturas menos individualistas.

IV. para os alunos de psicologia, o sujeito da ao profissional na psicologia um indivduo que apresenta vocao para essa atividade profissional, e que o curso de psicologia tem como objetivo nico aprimorar tal vocao, desde que este sujeito revele qualidades ticas e morais, e goste do que faz.

Considerando as afirmativas acima, assinale a alternativa correta:

A) apenas I, II e III so verdadeiras.

B) apenas I, II e IV so verdadeiras.

C) apenas I, III e IV so verdadeiras.

D) apenas II, III e IV so verdadeiras.

E) todas so verdadeiras.Assinale a alternativa correta em relao pesquisa de Yamamoto et cols. (1997):

A) A pesquisa teve como objetivo conhecer o currculo de formao dos psiclogos.

B) A pesquisa procurou conhecer os fatores que determinam a escolha profissional de vestibulandos, trazendo contribuies para a rea de Orientao Vocacional.

C) A pesquisa fez uma comparao entre vestibulandos do norte e do sul do pas.

D) A pesquisa mostrou que no sul do pas a realidade dos alunos de psicologia bem diferente do resto do Brasil.

E) A pesquisa teve como objetivo conhecer a imagem que estudantes tinham da profisso de psiclogo.

Assinale a alternativa INCORRETA:

A leitura do artigo de Bettoi & Simo (2000) permite afirmar que:

A) no incio e no final do contato com a disciplina estudada, observaram-se algumas mudanas quanto imagem da profisso.

B) no incio do curso, era mais freqente imaginar o psiclogo como algum dotado de caractersticas pessoais relevantes do que como algum que prestava servios comunidade.

C) no final do contato com a disciplina, foi possvel observar aumento de menes funo social do psiclogo.

D) uma das concluses dos autores a de que o aluno entra na faculdade de Psicologia com uma imagem do psiclogo como um profissional para outros e no para si.

E) uma imagem da profisso que no identifica o profissional como prestador de servio, pode levar a uma atuao profissional pouco abrangente socialmente.

Nas suas leituras da disciplina PPP, quando se tratou da questo da imagem social da profisso, sempre se evidenciou a importncia do prprio profissional na criao, difuso e manuteno daquela imagem junto ao pblico leigo. Reflita sobre as afirmaes abaixo e escolha aquela que no se relaciona diretamente a esse papel.

A) A forma pela qual a sociedade representa uma profisso moldada principalmente pela maneira como o profissional se mostra sociedade.

B) Para muitos leigos, a imagem da profisso de psiclogo como suprflua e desnecessria decorre do fato de que nunca eles puderam se beneficiar diretamente da atuao daquele profissional.

C) A imagem que a sociedade tem dos psiclogos reflete o preconceito gratuito que muitas pessoas da populao de baixa renda tm contra algumas profisses.

D) As atividades profissionais dos psiclogos desempenhadas junto aos meios de comunicao de massa, podem tanto contribuir, quanto dificultar, a criao de uma imagem social adequada da profisso.

E) Quando um psiclogo aparece na TV expressando suas opinies pessoais sobre vrios casos (e no o ponto de vista de Psicologia como cincia), a imagem social que resulta de uma profisso dispensvel porque se baseia no senso comum.

Assinale a alternativa incorreta:Os textos sobre a imagem da profisso e a leitura dos artigos do Jornal do CRP sobre os psiclogos e a mdia, permitem afirmar que:

A) h bastante discusso a respeito da participao do psiclogo na mdia. De qualquer maneira, esta participao deve ter como critrio, o de ser um meio de divulgar o conhecimento da Psicologia entre os leigos e caracteriz-lo como uma possvel contribuio para que a sociedade se transforme.

B) dependendo da utilizao que se faa dos meios de comunicao de massa (rdio, TV, jornais, revistas populares, etc.), a Psicologia, como cincia e profisso, pode vir a ter maior abrangncia e significado social.

C) proibido, pelo Cdigo de tica dos psiclogos, apresentar e discutir publicamente diagnsticos de situaes problemticas, oferecendo solues conclusivas.

D) a mdia deveria reservar um espao para que um profissional to importante como o psiclogo pudesse dar suas opinies pessoais sobre acontecimentos da sociedade e justific-las utilizando a sua prpria experincia pessoal sobre o assunto.E) como profissionais cada vez mais solicitados a participar em programas de rdio e TV, devemos estar atentos para que os interesses econmicos da mdia (por exemplo, ganhar mais audincia e patrocinadores) no se sobreponham aos interesses da populao.

O objetivo desta questo dar a voc a oportunidade de reconhecer, em situaes concretas, alguns dos pontos levantados nas questes anteriores a respeito de como se constri a imagem social da profisso de psiclogo junto ao pblico leigo.

So descritas abaixo quatro situaes que envolvem o psiclogo. Reflita sobre elas, procurando identificar qual a imagem social que elas poderiam estar formando.

I. O psiclogo participando de um programa de rdio diz: Toda criana assim! Eu vejo isso acontecer com os meus filhos, desde que eles nasceram.

II. Uma pessoa de classe mdia baixa procura um terapeuta particular e descobre que o tratamento no tem prazo para terminar e que ele deve vir ao consultrio duas vezes por semana.

III. O psiclogo, sem dar explicaes, levanta-se da cadeira e pede que todas as pessoas do auditrio se abracem e gritem o mais alto que puderem: Eu posso, eu posso, eu posso!

IV. Semanalmente, chegam dezenas de cartas revista, para o psiclogo. Problemas de toda natureza, como sociais, biolgicos, econmicos, etc., buscam respostas e ele sempre as d, nunca deixando uma pergunta sem resposta, mostrando que a Psicologia sempre tem algo a dizer.

Examine, agora, quatro exemplos de imagens que poderiam ser produzidas pelas quatro situaes acima:

1. Os psiclogos so estranhos, so pessoas excntricas que sempre se destacam onde esto.

2. A Psicologia no uma profisso sria e o exerccio do bom senso que muita gente tem, sem precisar ter ido faculdade.

3. Os psiclogos sabem tudo sobre qualquer coisa.

4. Psicologia coisa para rico. Quem tem o qu fazer no procura o psiclogo.

Assinale a alternativa que contm a correspondncia correta entre cada situao e a imagem resultante:

A) I-1; II-3; III-4; IV-2

B) I-2; II-4; III-1; IV-3

C) I-4; II-1; III-3; IV-2

D) I-3; II-4; III-2; IV-1

E) I-1; II-2; III-4; IV-3

Os artigos publicados no jornal do CRP SP, abordam a presena dos psiclogos na mdia e os cuidados que o profissional deve ter para com esse tipo de exposio. Sobre essa conduta pode-se afirmar que:

I. Basicamente, os psiclogos esto inseridos na mdia de duas maneiras: quando so chamados para se manifestar profissionalmente em programas jornalsticos e quando aparecem como personagens na fico.

II. Quando o psiclogo aparece na mdia ele est apto a discutir sobre a realidade social e pode utilizar inclusive dos laudos psicolgicos de seus pacientes para expor sua opinio sobre os acontecimentos que envolvem a realidade.

III. O profissional precisa estar atento para no ferir o cdigo de tica da psicologia e para atuar de forma a prestar servios de orientao e esclarecimento comunidade.

Assinale a alternativa correta:

A) apenas a afirmao I est correta.

B) apenas a afirmao II est correta.

C) apenas a afirmao III est correta.

D) apenas as afirmaes I e III esto corretas.

E) todas as afirmaes esto corretas.

Abaixo, voc encontra uma afirmao composta de duas partes (I e II), unidas por um conectivo (PORQUE). Examine atentamente a afirmao, identificando se suas duas partes esto corretas e se a afirmao II, que vem depois do PORQUE, justifica corretamente a afirmao I.

(I) A participao dos psiclogos nos meios de comunicao de massa nem sempre produz uma imagem social adequada da profisso PORQUE

(II) a maior parte, isto , a massa, da populao brasileira tem baixa escolaridade e baixo nvel de renda. Assinale a alternativa correta:

A) I e II esto incorretas.

B) apenas I est correta.

C) apenas II est correta.

D) I e II esto corretas e a II justifica corretamente a I.

E) I e II esto corretas e a II no justifica corretamente a I.

A Psicologia comumente est na mdia, seja representada atravs de personagens em novelas e filmes, assim como na exposio do prprio profissional, dando entrevistas e opinies tcnicas.

Assinale a situao em que NO existe uma falta tica e um posicionamento incorreto do profissional ou da veiculao da imagem da Psicologia:

A) Um psiclogo num programa de auditrio ao vivo, analisa o caso de F, citando que pela fala do sujeito, ele est depressivo e necessita de ajuda, pois pode inclusive cometer um ato violento contra si mesmo.

B) Um psiclogo num programa de entrevistas justifica suas afirmaes sobre Psicologia Infantil com base na sua experincia de pai.

C) Numa novela, mostra-se um psiclogo receitando um floral para um paciente muito ansioso.

D) Num programa de mesa redonda sobre sade, um psiclogo relata minuciosamente um caso que ele atende, explanando sobre fatos cotidianos da vida da pessoa para poder ilustrar um caso de anorexia nervosa.

E) Num filme mostrado um psiclogo atendendo vtimas de um desabamento, dando um atendimento de urgncia.

Uma me comprou um livrinho que viu venda na banca de jornal, que tinha o ttulo Como educar seu filho, escrito por um psiclogo. Ao chegar em casa, comeou a ler o livro e anotou alguns pontos que considerou importantes. Por exemplo: toda criana precisa de uma me enrgica que lhe diga no e que no hesita em lhe dar um castigo fsico quando necessrio. O amor o principal responsvel pela educao da criana: criana amada no d trabalho. Toda criana que filha de me que trabalha tem alta chance de ter problemas psicolgicos futuros.

Assinale a alternativa INCORRETA:

Levando em considerao a imagem da profisso que poderia resultar da leitura desse livro, pode-se dizer que:

A) ao ler com ateno as afirmaes do psiclogo, a me em questo vai se beneficiar do conhecimento psicolgico veiculado pelos meios de comunicao de massa.

B) o psiclogo autor do texto fez algumas generalizaes indevidas que poderiam prejudicar a imagem da profisso.

C) a me em questo poderia sentir-se confusa quanto ao conhecimento da Psicologia ao perceber que algumas afirmaes no se aplicavam a ela e eram ditas como verdadeiras.

D)

ao perceber que as afirmaes do livro no se mostravam como verdadeiras no seu caso, a me poderia desacreditar da Psicologia.

E)

o conhecimento psicolgico disponvel no permite aos psiclogos fazer generalizaes que se apliquem a todas as pessoas, indistintamente.

Assinale a alternativa correta:

Sobre a participao dos psiclogos nos meios de comunicao de massa, pode-se dizer:

A) ela sempre nociva imagem da profisso porque o que, por exemplo, uma revista quer, ganhar dinheiro com a sua venda e no est preocupada com o bem estar da populao.

B) ela potencialmente representa uma forma de levar o conhecimento da Psicologia populao.

C) seus efeitos dependem unicamente do psiclogo, j que, como em toda profisso, h os bons e os maus profissionais.

D) ela representa sempre uma forma de a populao valorizar os profissionais.

E) ela s deveria ocorrer em canais educativos e no na televiso comercial.

Assinale a alternativa correta:

No que se refere Psicologia enquanto profisso e sua imagem, podemos afirmar que:

A) apesar de existir uma notvel concentrao de psiclogos na rea clnica, no podemos falar de um modelo privilegiado de atuao profissional.

B) a auto-imagem da profisso determinada, exclusivamente, pelo curso de formao profissional.

C) o currculo dos cursos de formao est adequado ao desenvolvimento de atuaes profissionais socialmente significativas, no precisando de reavaliaes de seus programas de ensino.

D) a auto-imagem profissional fruto das expectativas do aluno quando entra no curso e daquilo que aprende nele.

E) a representao (imagem) da profisso e do psiclogo sofreu mudanas significativas ao longo das ltimas trs dcadas.

O texto que trata da Representao Social da Profisso, discutido na disciplina, estabelece algumas relaes entre as imagens que estudantes de Psicologia, psiclogos e a populao tm da profisso. Leia atentamente cada afirmao e identifique aquela que corresponde s relaes discutidas.

A) A auto-imagem profissional orienta a ao que o psiclogo ir desempenhar e isso faz com que todos os profissionais prestem seus servios a amplas faixas da populao, beneficiando-a atravs das mais variadas necessidades, criando uma imagem social adequada da profisso.

B) O curso de Psicologia propicia a manuteno da imagem social que o aluno trouxe consigo. Ao se formar, ele tem uma auto-imagem profissional correspondente s suas expectativas e ao que seu curso lhe propiciou e que orienta sua ao, o que, por sua vez, contribui para a manuteno da imagem social.C) Na realidade, no se pode falar em relao entre os vrios tipos de imagem, uma vez que cada uma delas depende de outros fatores; por exemplo, a imagem social depende fundamentalmente do grau de informao e escolaridade da populao.

D) A auto-imagem profissional no se relaciona ao curso de formao do psiclogo, j que quem faz uma faculdade o aluno. O curso s d as diretrizes gerais e o resto depende do interesse e da dedicao do aluno.

E) A imagem social da profisso um fenmeno basicamente cultural porque se observa que os brasileiros costumam revelar indisposio infundada contra algumas profisses, entre elas a de psiclogo. Assinale a alternativa incorreta.

Bettoi (2003) apresenta alguns pontos que os estudos sobre a imagem da profisso enfatizam. Entre as questes levantadas pela literatura da rea temos:

A) Alguns dos problemas que permeiam a atuao do psiclogo em servios pblicos de sade podem ser relacionados oposio que existe entre os valores que caracterizam a cultura profissional do psiclogo e os valores das pessoas que compem sua clientela nesse mbito de atuao.

B) O individualismo, que tem marcado a prtica psicolgica na sua histria, representa os interesses da ideologia da classe dominante.

C) A atuao do psiclogo nas ltimas dcadas no tem sido fortemente marcada por uma preocupao com a transformao social.

D) Os cursos de Psicologia so psicologizantes, isto , embora salientem a compreenso do ser humano em seus aspectos psicolgicos, no deixam de considerar a participao de fatores scio-culturais em sua constituio.

E) A auto-imagem do psiclogo passa pela influncia de seu curso de formao, orienta sua prtica, e isso afeta a concepo que a populao constri da psicologia e do psiclogo, afetando, inclusive, a percepo dos alunos que entram nos cursos de Psicologia.

Assinale a alternativa correta:

No texto A representao social da profisso de psiclogo, Bettoi (2003) menciona um crculo vicioso na profisso detectado por Mello (1975). Esse crculo vicioso envolve os seguintes elementos:

A) mdia imagem social auto-imagem atuao mercado de trabalho

B) atuao auto-imagem mercado de trabalho necessidades sociais

C) imagem social da profisso formao profissional auto-imagem atuaoD) atuao formao profissional imagem social da profisso mercado de trabalho expectativas sociais

E) auto-imagem atuao mdia mercado de trabalho alunos

Assinale a alternativa correta:

No texto A representao social da profisso de psiclogo, Bettoi (2003) elabora dados da literatura sobre a profisso, salientando que:

A) A perspectiva que leva em considerao o indivduo como fazendo parte de uma cultura, uma viso em que a essncia e a totalidade do sujeito so perdidas.

B) A profisso de psiclogo uma especialidade a ser desenvolvida individualmente e no deve ater-se ao processo de transformao da sociedade.

C) A representao social da profisso de psiclogo est vinculada concepo de um profissional que trabalha em servio pblico, voltado para a coletividade, com um carter preventivo.

D) O individualismo, como ideologia orientadora, inclusive nos cursos de formao, tem levado os formados a desviarem-se da perspectiva social da profisso.E) A imagem social da profisso se constitui naquilo que os autores denominam a auto-imagem profissional do psiclogo.

A imagem do psiclogo dentre estudantes, profissionais e sociedade, objeto de interesse e investigao de diversos pesquisadores espalhados pelo pas. Suas pesquisas trazem dados importantes para a reflexo crtica acerca da profisso. A respeito de suas concluses podemos afirmar que:

I. A imagem da profisso est relacionada atividade que os profissionais realizam no universo social.

II. A maioria dos estudantes de Psicologia demonstra uma tendncia em considerar o psiclogo como um agente voltado para os cuidados com o sofrimento individual.

III. A imagem que o estudante constri sobre a profisso independe da representao social que ela possui.

Assinale a alternativa correta:

A) Todas as afirmaes so verdadeiras.

B) Somente I verdadeira.

C) I e II so verdadeiras.

D) II e III so verdadeiras.

E) Somente II falsa.

Sobre a imagem social da profisso, podemos pressupor que:

I. a representao social da profisso de psiclogo ainda tradicionalmente tem sido a do profissional que trabalha em consultrio particular atendendo individualmente.

II. a imagem que a populao tem do profissional e da profisso orientada pela ao do psiclogo atravs de suas atividades.

III. no precisamos nos preocupar muito com a imagem social da profisso j que as pessoas sabem que o objetivo do psiclogo ajudar aos outros e a si mesmo.

Assinale a alternativa correta:

A) apenas a afirmao I est incorreta.

B) apenas a afirmao II est incorreta.

C) apenas a afirmao III est incorreta.D) apenas as afirmaes I e II esto incorretas.

E) todas as afirmaes esto corretas.

m psiclogo fictcio diz: Vou me formar, abrir meu consultrio e atender vrias pessoas. Vou atender muitas pessoas e transformar a sociedade. Esse psiclogo revela uma imagem da profisso questionvel, pois: Assinale a alternativa correta:

A) apenas a elite chega a um consultrio, de modo que a transformao social decorrente desta atuao irrisria.

B) a transformao social no assunto para psiclogos, mas para socilogos.

C) a rea clnica, h vrias dcadas, est em decadncia na preferncia dos psiclogos.

D) os profissionais formados atualmente no mais desejam a rea clnica.

E) as pessoas tm preconceito e, por isso, muitas no vo ao psiclogo, sendo impossvel transformar a sociedade.

Assinale a alternativa correta:

A anlise das relaes entre a imagem da profisso e a atuao do psiclogo permite afirmar que:

A) nem sempre existe essa relao: a atuao s afeta a imagem da profisso quando ela ruim.

B) o curso de formao do psiclogo no afeta a imagem social da profisso.

C) a auto-imagem da profisso s afeta a atuao quando uma boa imagem.

D) o mercado de trabalho o principal responsvel pela imagem social da profisso.

E) o curso de formao do psiclogo pode contribuir para a manuteno da auto-imagem profissional.

Assinale a alternativa INCORRETA:

A) O mercado de trabalho para o psiclogo uma questo de Economia, no sendo fundamentais questes secundrias como as que envolvem a imagem da profisso.

B) importante que se estude a imagem social da profisso porque ela pode afetar a abrangncia social da atuao do psiclogo.

C) importante que se estudem os cursos de formao do psiclogo porque eles podem estar afetando a auto-imagem profissional do psiclogo e, conseqentemente, sua funo social.

D) A atuao do psiclogo ser mais ou menos abrangente, dependendo tambm da sua auto-imagem profissional.

E) A imagem social da profisso depende muito da atuao do profissional, sendo correspondente a essa atuao.

_1321725165.unknown

_1321726879.unknown

_1321728104.unknown

_1321728454.unknown

_1321730074.unknown

_1321730402.unknown

_1321730668.unknown

_1321730803.unknown

_1321730878.unknown

_1321730880.unknown

_1321730881.unknown

_1321730879.unknown

_1321730805.unknown

_1321730806.unknown

_1321730877.unknown

_1321730804.unknown

_1321730670.unknown

_1321730671.unknown

_1321730801.unknown

_1321730669.unknown

_1321730485.unknown

_1321730582.unknown

_1321730584.unknown

_1321730667.unknown

_1321730583.unknown

_1321730487.unknown

_1321730581.unknown

_1321730580.unknown

_1321730486.unknown

_1321730404.unknown

_1321730484.unknown

_1321730483.unknown

_1321730403.unknown

_1321730275.unknown

_1321730277.unknown

_1321730400.unknown

_1321730401.unknown

_1321730278.unknown

_1321730276.unknown

_1321730192.unknown

_1321730274.unknown

_1321730190.unknown

_1321730191.unknown

_1321730189.unknown

_1321730188.unknown

_1321728728.unknown

_1321729919.unknown

_1321730072.unknown

_1321730073.unknown

_1321730071.unknown

_1321730070.unknown

_1321729917.unknown

_1321729918.unknown

_1321729915.unknown

_1321729916.unknown

_1321728730.unknown

_1321728625.unknown

_1321728726.unknown

_1321728727.unknown

_1321728626.unknown

_1321728725.unknown

_1321728623.unknown

_1321728624.unknown

_1321728455.unknown

_1321728622.unknown

_1321728304.unknown

_1321728374.unknown

_1321728451.unknown

_1321728452.unknown

_1321728375.unknown

_1321728450.unknown

_1321728372.unknown

_1321728373.unknown

_1321728305.unknown

_1321728371.unknown

_1321728213.unknown

_1321728302.unknown

_1321728303.unknown

_1321728214.unknown

_1321728301.unknown

_1321728211.unknown

_1321728212.unknown

_1321728105.unknown

_1321728210.unknown

_1321727360.unknown

_1321727923.unknown

_1321728027.unknown

_1321728102.unknown

_1321728103.unknown

_1321728028.unknown

_1321728101.unknown

_1321728025.unknown

_1321728026.unknown

_1321727924.unknown

_1321728024.unknown

_1321727840.unknown

_1321727921.unknown

_1321727922.unknown

_1321727841.unknown

_1321727920.unknown

_1321727838.unknown

_1321727839.unknown

_1321727361.unknown

_1321727837.unknown

_1321727063.unknown

_1321727275.unknown

_1321727358.unknown

_1321727359.unknown

_1321727276.unknown

_1321727357.unknown

_1321727273.unknown

_1321727274.unknown

_1321727064.unknown

_1321727272.unknown

_1321726975.unknown

_1321727060.unknown

_1321727062.unknown

_1321726976.unknown

_1321727059.unknown

_1321726973.unknown

_1321726974.unknown

_1321726880.unknown

_1321726972.unknown

_1321725828.unknown

_1321725969.unknown

_1321726042.unknown

_1321726876.unknown

_1321726877.unknown

_1321726043.unknown

_1321726875.unknown

_1321726040.unknown

_1321726041.unknown

_1321725970.unknown

_1321726039.unknown

_1321725888.unknown

_1321725967.unknown

_1321725968.unknown

_1321725889.unknown

_1321725966.unknown

_1321725886.unknown

_1321725887.unknown

_1321725829.unknown

_1321725885.unknown

_1321725441.unknown

_1321725579.unknown

_1321725749.unknown

_1321725827.unknown

_1321725826.unknown

_1321725580.unknown

_1321725577.unknown

_1321725578.unknown

_1321725442.unknown

_1321725576.unknown

_1321725377.unknown

_1321725438.unknown

_1321725440.unknown

_1321725378.unknown

_1321725437.unknown

_1321725242.unknown

_1321725375.unknown

_1321725376.unknown

_1321725374.unknown

_1321725166.unknown

_1321724254.unknown

_1321724613.unknown

_1321724886.unknown

_1321725092.unknown

_1321725094.unknown

_1321725163.unknown

_1321725164.unknown

_1321725095.unknown

_1321725093.unknown

_1321724888.unknown

_1321724889.unknown

_1321725091.unknown

_1321724887.unknown

_1321724714.unknown

_1321724793.unknown

_1321724795.unknown

_1321724885.unknown

_1321724794.unknown

_1321724716.unknown

_1321724791.unknown

_1321724792.unknown

_1321724717.unknown

_1321724715.unknown

_1321724615.unknown

_1321724616.unknown

_1321724713.unknown

_1321724614.unknown

_1321724447.unknown

_1321724527.unknown

_1321724529.unknown

_1321724530.unknown

_1321724612.unknown

_1321724528.unknown

_1321724449.unknown

_1321724450.unknown

_1321724526.unknown

_1321724448.unknown

_1321724337.unknown

_1321724339.unknown

_1321724340.unknown

_1321724446.unknown

_1321724338.unknown

_1321724256.unknown

_1321724257.unknown

_1321724335.unknown

_1321724255.unknown

_1321723853.unknown

_1321724035.unknown

_1321724128.unknown

_1321724130.unknown

_1321724131.unknown

_1321724253.unknown

_1321724129.unknown

_1321724037.unknown

_1321724038.unknown

_1321724127.unknown

_1321724036.unknown

_1321723946.unknown

_1321723948.unknown

_1321723950.unknown

_1321724034.unknown

_1321723947.unknown

_1321723855.unknown

_1321723856.unknown

_1321723945.unknown

_1321723854.unknown

_1321723680.unknown

_1321723778.unknown

_1321723780.unknown

_1321723781.unknown

_1321723852.unknown

_1321723779.unknown

_1321723682.unknown

_1321723729.unknown

_1321723777.unknown

_1321723681.unknown

_1321723527.unknown

_1321723529.unknown

_1321723530.unknown

_1321723679.unknown

_1321723528.unknown

_1321723422.unknown

_1321723423.unknown

_1321723526.unknown

_1321723420.unknown

_1321723421.unknown

_1321723419.unknown