exerciciosENADE RESPIRATORIO

3
Professor Rubens Rafael da Silva EXERCÍCIOS PARA FIXAÇÃO modelo ENADE PLT – Fisiologia – Linda S. Costanzo; Cap.5 – pág.183 a 217 1. Durante a inspiração é correto afirmar que: a) o diafragma contrai, aumentando o diâmetro céfalo-caudal da caixa torácica. b) o diafragma e os músculos intercostais externos relaxam. c) a pressão intrapleural torna-se mais positiva. d) a pressão alveolar torna-se positiva. e) o diafragma e os intercostais internos contraem. 2. A pressão pleural que mantém os pulmões distendidos, existente no espaço pleural, é ........................ e durante a inspiração seu valor .................................................................. ............................................. a) negativa – fica mais negativo devido à expansão da caixa torácica b) negativa – fica positivo devido à expansão da caixa torácica c) positiva – fica negativo devido à expansão da caixa torácica d) positiva – não sofre alteração com a expansão da caixa torácica e) positiva – fica negativo devido ao relaxamento da caixa torácica 3. A difusão de gases através da membrana respiratória pode ser alterada pelo(a): a) espessura da membrana. b) coeficiente de difusão do gás na membrana. c) diferença de pressões entre os dois lados da membrana. d) área para a troca gasosa. e) todas as alternativas estão corretas. 4. A substância existente na superfície interna dos alvéolos responsável por reduzir a tensão superficial e impedir que os alvéolos colabem é o .................................., que é produzido pelas células do epitélio alveolar, chamadas de .................................. a) líquido alveolar – pneumócitos tipo II b) surfactante – pneumócitos tipo I c) glicerol – pneumócitos tipo II

description

1

Transcript of exerciciosENADE RESPIRATORIO

Professor Rubens Rafael da SilvaEXERCCIOS PARA FIXAO modelo ENADEPLT Fisiologia Linda S. Costanzo; Cap.5 pg.183 a 217

1. Durante a inspirao correto afirmar que: a) o diafragma contrai, aumentando o dimetro cfalo-caudal da caixa torcica.b) o diafragma e os msculos intercostais externos relaxam.c) a presso intrapleural torna-se mais positiva.d) a presso alveolar torna-se positiva.e) o diafragma e os intercostais internos contraem.

2. A presso pleural que mantm os pulmes distendidos, existente no espao pleural, ........................ e durante a inspirao seu valor ...............................................................................................................a) negativa fica mais negativo devido expanso da caixa torcicab) negativa fica positivo devido expanso da caixa torcicac) positiva fica negativo devido expanso da caixa torcicad) positiva no sofre alterao com a expanso da caixa torcicae) positiva fica negativo devido ao relaxamento da caixa torcica

3. A difuso de gases atravs da membrana respiratria pode ser alterada pelo(a): a) espessura da membrana.b) coeficiente de difuso do gs na membrana.c) diferena de presses entre os dois lados da membrana.d) rea para a troca gasosa.e) todas as alternativas esto corretas.

4. A substncia existente na superfcie interna dos alvolos responsvel por reduzir a tenso superficial e impedir que os alvolos colabem o .................................., que produzido pelas clulas do epitlio alveolar, chamadas de .................................. a) lquido alveolar pneumcitos tipo IIb) surfactante pneumcitos tipo Ic) glicerol pneumcitos tipo IId) surfactante pneumcitos tipo IIe) glicerol pneumcitos tipo I

5. Quantitativamente, a forma mais importante de transporte de dixido de carbono o: a) dixido de carbono dissolvido no plasma.b) bicarbonato produzido no eritrcito.c) dixido de carbono dissolvido no eritrcito.d) dixido de carbono combinado com protenas plasmticas.e) bicarbonato produzido no plasma.

6. A principal forma de transporte de oxignio no sangue :a) dissolvido no sangue.b) combinado com a hemoglobina.c) combinado com protenas plasmticas.d) na forma de bicarbonato produzido na hemcia.e) na forma de bicarbonato produzido no plasma.

7. Nos tecidos em que o metabolismo est elevado, como, por exemplo, no msculo esqueltico, existe maior presso parcial de gs carbnico, PCO2, nos capilares que suprem este tecido. Este fato:a) aumenta a afinidade da hemoglobina pelo O2, ou seja, aumenta a reteno de O2 pelo sangue.b) diminui a afinidade da hemoglobina pelo O2, ou seja, aumenta a liberao de O2 do sangue para o tecido.c) a afinidade da hemoglobina pelo O2 no sofre nenhuma alterao.d) diminui a afinidade da hemoglobina pelo CO2, ou seja, aumenta a liberao de CO2 do sangue para o tecido.e) aumenta a afinidade da hemoglobina pelo CO2, ou seja, aumenta a liberao de CO2 do sangue para o alvolo.

GABARITO

1. (A)2. (A)3. (E)4. (D)5. (B)6. (B)7. (B)