exercicios_futebol_anolasco

14
ESCOLA SECUNDÁRIA DE ANADIA B B a a t t e e r r i i a a d d e e E E x x e e r r c c í í c c i i o o s s F F U U T T E E B B O O L L NÚCLEO DE ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2000.2001

Transcript of exercicios_futebol_anolasco

Page 1: exercicios_futebol_anolasco

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ANADIA

BBaatteerriiaa ddee

EExxeerrccíícciiooss

FFUUTTEEBBOOLL

NÚCLEO DE ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

2000.2001

Page 2: exercicios_futebol_anolasco

Escola Secundária de Anadia – Núcleo de Estágio de Ed. Física 2000 / 2001

Bateria de Exercícios de Futebol 2

FFUUTTEEBBOOLL

BBAATTEERRIIAA DDEE EEXXEERRCCÍÍCCIIOOSS

Este documento pretende acima de tudo fornecer ao professor uma

quantidade considerável de situações de aprendizagem para a modalidade.

Os exercícios que a seguir apresentamos constituem progressões de

aprendizagem para os diversos elementos, cabendo ao professor a tarefa de

escolher/adaptar os exercícios correspondentes ao nível de desempenho dos seus

alunos.

1. PASSE E RECEPÇÃO

EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

Exercício 1: Material: Uma bola para cada dois alunos. Descrição: Dois alunos a uma distância de seis metros passam a bola entre si. Objectivo: Introdução à técnica do passe. Critérios de êxito: O aluno realizam o passe, segundo o correcto padrão de execução.

Esquema: X o X

Page 3: exercicios_futebol_anolasco

Escola Secundária de Anadia – Núcleo de Estágio de Ed. Física 2000 / 2001

Bateria de Exercícios de Futebol 3

Exercício2: Material: Uma bola para cada dois alunos e uma barreira. Descrição: Dois alunos a uma distância de seis metros passam a bola entre si, imprimindo à bola uma trajectória rasa, de modo a passar por baixo da barreira, ou imprimindo à bola uma trajectória aérea, de modo a passar a bola por cima da barreira. Objectivo: Exercitar o passe rasteiro ou aéreo. Critérios de êxito: Efectuam o passe para o companheiro, cumprindo as respectivas componentes críticas, por cima ou por baixo do obstáculo.

Esquema: X o X

Exercício 3: Material: Uma bola para cada dois alunos. Descrição: Dois alunos a uma distância de 6 metros passam a bola entre si, em deslocamento. Objectivo: Exercitar o passe em deslocamento. Critérios de êxito: Utilizar o pé do lado exterior (parte interna do pé), o esquerdo quando o colega se encontra à direita e vice-versa. Dirigir a bola no sentido da corrida do colega.

Esquema: Xo X

Exercício 4: Material: Duas bolas para cada 3 alunos. Descrição: Grupos de 3 alunos em linha, em que o aluno que está no meio executa passes sucessivos para os dois lados. Objectivo: Exercitar o passe em deslocamento. Critérios de êxito: Exercitar o passe em deslocamento, tendo em conta todas as componentes críticas do passe.

Esquema:

Xo X oX

Page 4: exercicios_futebol_anolasco

Escola Secundária de Anadia – Núcleo de Estágio de Ed. Física 2000 / 2001

Bateria de Exercícios de Futebol 4

2. Condução de bola

EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

Exercício 1: Material: Uma bola para cada aluno. Descrição: Cada aluno tem de conduzir a bola até ao colega colocado à sua frente, sempre com a cabeça levantada. Objectivo: Aperfeiçoar e consolidar a técnica de condução de bola.

CCrriittéérriiooss ddee êêxxiittoo:: TTooddaass aass ccoommppoonneenntteess ccrrííttiiccaass..

Esquema: X X X Xo X X X X

Exercício 2: Material: uma bola para cada aluno. Descrição: um de cada vez, conduz a bola, contornando o cone de sinalização e regressando à posição de partida. Objectivo: Introdução à condução de bola. Percepção e consciencialização da correcta colocação dos segmentos corporais para a execução do movimento. Critérios de êxito: conduzir a bola, olhando para esta só no momento em que é tocada pelo pé, contornar o pino, conduzindo a bola com o pé do lado de fora.

Esquema: X Xo

Exercício 3: Material: uma bola para cada aluno. Descrição: condução da bola entre os cones de sinalização. Num circuito técnico, deslocar a bola por forma a contornar cones de sinalização, com a parte interna e externa do pé de forma controlada, imprimindo à bola uma velocidade reduzida. Objectivo: Aperfeiçoamento da condução de bola, tendo em conta a utilização dos dois pés. Sensibilização à condução de bola com mudança de direcção. CCrriittéérriiooss ddee êêxxiittoo:: CCoonnttoorrnnaarr ooss ppiinnooss,, ccoonndduuzziinnddoo aa bboollaa ccoomm oo ppéé ddoo llaaddoo ddee ffoorraa..

Esquema: Xo Xo

Page 5: exercicios_futebol_anolasco

Escola Secundária de Anadia – Núcleo de Estágio de Ed. Física 2000 / 2001

Bateria de Exercícios de Futebol 5

3. Remate

EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

Exercício 1: Material: Uma bola para cada 2 alunos. Descrição: Os alunos passam a bola entre si a uma longa distância. Objectivo: Introdução ao remate. Critérios de êxito: Ter em conta as componentes críticas do remate.

Esquema:

Xo X

EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

Exercício 2: Material: 5 bolas para cada aluno. Descrição: Rematar as 5 bolas que estão

colocadas no chão a uma distância de 5

metros de uma baliza reduzida (Ex. Baliza de

Hóquei Patins).

Objectivo: Exercitação do remate. Critérios de êxito: acertar 3 remates na baliza, respeitando as componentes críticas. Variante:

1º- sem guarda-redes.

2º- com guarda-redes (baliza de Futebol

de 5).

Esquema:

ooooo X

Exercício 3: Material: Uma bola para cada 2 alunos. Descrição: 2 alunos trocam a bola entre si. A

10 metros da baliza, um dos alunos remata

em movimento, devendo-se concentrar sobre

a bola, a baliza e o guarda-redes.

Objectivo: Exercitação do remate em movimento. Critérios de êxito: : Acertar na baliza, respeitando as componentes críticas.

Esquema:

Xo X X X

Page 6: exercicios_futebol_anolasco

Escola Secundária de Anadia – Núcleo de Estágio de Ed. Física 2000 / 2001

Bateria de Exercícios de Futebol 6

Exercício 4: Material: Uma bola para cada aluno. Descrição: Cada aluno começa por efectuar

um slalom seguido de uma corrida rectilínea.

Só depois de ultrapassar os pinos é que

remata à baliza.

Objectivo: Consolidação do remate. Critérios de êxito: Realizar o exercício, seguindo o correcto padrão de execução da condução de bola e do remate.

Variante: 1º- sem guarda-redes.

2º- com guarda-redes.

Esquema:

Xo o o o o

4. DRIBLE / FINTA

EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

Exercício 1: Material: Uma bola para cada aluno. Descrição: Os alunos devem ultrapassar os cones, com a bola perfeitamente controlada, executando simulações e mudanças de direcção. Objectivo: Introdução ao Drible/finta. Critérios de êxito: Driblar os pinos, inclinando o corpo para um dos lados, simulando a deslocação nessa direcção.

Esquema:

▲ ▲ Xo ▲ Xo ▲ Xo ▲ Xo

Exercício 2: Material: Uma bola para cada aluno. Descrição: O aluno A conduz a bola, quando se aproxima de B (colega passivo) simula à esquerda, muda de direcção e avança pelo lado direito. O elemento A continua a conduzir a bola, quando se aproxima de C, simula à direita e avança pelo lado esquerdo. Objectivo: Introdução e aperfeiçoamento ao Drible/finta, procurando fintar para os 2 lados utilizando ambos os pés. Critérios de êxito: Ultrapassar os adversários não perdendo a posse e controlo da bola.

Esquema:

Xo Xo Xo Ao B C

Page 7: exercicios_futebol_anolasco

Escola Secundária de Anadia – Núcleo de Estágio de Ed. Física 2000 / 2001

Bateria de Exercícios de Futebol 7

Exercício 3: Material: Uma bola para cada aluno. Descrição: O aluno D tenta conduzir a bola do ponto X ao ponto Y. Para tal, tem que fintar/driblar 3 adversários, cada um defendendo uma linha de passagem (A, B, C). Objectivo: Exercitação do Drible/Finta. Critérios de êxito: ultrapassar os adversários cumprindo as componentes críticas desta habilidade motora.

Esquema:

▲ ▲ ▲

X Do A B C Y ▲ ▲ ▲

5. CABECEAMENTO

EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

Exercício 1: Material: Uma bola para cada 2 alunos. Descrição: Os 2 alunos cabeceiam a bola entre si. Um passa a bola com as mãos para a zona da cabeça do colega, de modo a que este execute o cabeceamento utilizando a superfície da testa. Objectivo: Introdução do cabeceamento. Critérios de êxito: Procurar cabecear a bola com a superfície frontal da cabeça. Variante: Cabeceamento em diferentes direcções.

Esquema:

X o X

Exercício 2: Material: Uma bola para cada 2 alunos. Descrição: Os 2 alunos cabeceiam a bola entre si, tentando não a deixar cair. Objectivo: Exercitação do cabeceamento. Critérios de êxito: Efectuar dez passes sem que a bola caia no solo.

Page 8: exercicios_futebol_anolasco

Escola Secundária de Anadia – Núcleo de Estágio de Ed. Física 2000 / 2001

Bateria de Exercícios de Futebol 8

6. DESARME

EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

Exercício 1: Material: uma bola para cada dois alunos. Descrição: o aluno atacante conduz a bola dentro do espaço, enquanto o aluno defesa executao desarme de frente, tocando apenas na bola. O atacante facilita esse toque (1x1). Objectivo: introdução do desarme. Critérios de êxito: colocar o pé perpendicularmente à direcção de deslocamento da bola, demodo a bloqueá-la e olhar sempre dirigido para a bola e não para o corpo do adversário. Variante: com oposição activa. Exercício 2: Material: uma bola para cada dois alunos. Descrição: o aluno atacante conduz a bola de frente para o aluno defesa, enquanto este

executa o desarme lateral, tocando apenas na bola. O atacante facilita esse toque (1x1).

Objectivo: introdução do desarme. Critérios de êxito: desarmar lateralmente o adversário com bola com a certeza de a alcançar.

Variante: com oposição activa.

Exercício 3: Material: uma bola para cada dois alunos. Descrição: o aluno defesa tenta bloquear a bola dos dois atacantes, enquanto estes trocam abola entre si. Objectivo: Exercitação do desarme. Critérios de êxito: Impedir que os adversários passem a bola entre si.

Page 9: exercicios_futebol_anolasco

Escola Secundária de Anadia – Núcleo de Estágio de Ed. Física 2000 / 2001

Bateria de Exercícios de Futebol 9

7. INTERCEPÇÃO

EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

Exercício 1: Material: uma bola para cada 2 grupos de alunos. Descrição: Jogo dos 10 passes. Uma equipa tenta interromper a sequência de passes da outra

equipa.

Objectivo: introdução da intercepção. Critérios de êxito: Impedir que os adversários completem os dez passes.

Exercício 2: Material: uma bola para cada 4 alunos. Descrição: 3 alunos com posse de bola, fazem passes entre si, sem se deslocarem. O alunodefesa tenta a intercepção do esférico. Objectivo: exercitação da intercepção. Critérios de êxito: Efectuar a intercepção na altura certa.

8. MARCAÇÃO

EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

Exercício 1: Material: uma bola para cada aluno. Descrição: 1x1+GR. Perante o aluno portador da bola, de frente para a baliza, o alunodefensor deve colocar-se entre o seu adversário directo e a sua própria baliza. Objectivo: introdução da marcação Critérios de êxito: Colocar-se entre o adversário e a baliza.

Exercício 2: Material: uma bola para cada aluno. Descrição: 1x1+GR. Perante o aluno em posse da bola que esteja no corredor lateral, o alunodeve colocar-se numa posição lateral. Objectivo: exercitação da marcação. Critérios de êxito: Colocar-se entre o adversário e a baliza e ter sempre em atenção osmovimentos do adversário e da bola.

Page 10: exercicios_futebol_anolasco

Escola Secundária de Anadia – Núcleo de Estágio de Ed. Física 2000 / 2001

Bateria de Exercícios de Futebol 10

9. DESMARCAÇÃO

EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

Exercício 1: Material: uma bola para cada 3 alunos. Descrição: 3 filas de alunos lado a lado, com os alunos da fila do meio na posse da bola. Partem ao mesmo tempo da linha de fundo; o portador da bola conduz a mesma, enquanto que os outros colegas a acompanham. No momento em que chega ao meio campo, os outros dois, aceleram em frente no seu próprio corredor e a dada altura, o aluno com posse de bola, endossa-a a 1 dos colegas (3x0 – Desmarcação frontal). Quem receber a bola, remata à baliza. Objectivo: Introdução da desmarcação. Critérios de êxito: Criar uma linha de passe que possibilite a recepção da bola em boas condições.

Esquema:

X Xo Xo Xo X X

Exercício 2: Material: uma bola para cada 3 alunos. Descrição: 3 filas de alunos lado a lado, com os alunos da fila do meio na posse da bola. Partem ao mesmo tempo da linha de fundo; o portador da bola conduz a mesma, enquanto que os outros colegas o acompanham. No momento em que chega ao meio campo, os outros dois, cruzam, trocando de corredor, e a dada altura, o aluno com posse de bola, endossa-a a 1 dos colegas. Este exercício tem oposição de um defesa (3x1 – Desmarcação frontal). Quem receber a bola, remata à baliza. Objectivo: Introdução da desmarcação. Critérios de êxito: O jogador sem bola deve libertar-se da oposição directa do adversário através de fintas e mudanças de direcção, criar uma linha de passe que possibilite a recepção da bola em boas condições.

Esquema: X X Xo Xo X ▲ X X X

Page 11: exercicios_futebol_anolasco

Escola Secundária de Anadia – Núcleo de Estágio de Ed. Física 2000 / 2001

Bateria de Exercícios de Futebol 11

10. PROGRESSÕES PEDAGÓGICAS PARA A APRENDIZAGEM DOS PRINCÍPIOS

DE JOGO

EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

Exercício 1 Material: uma bola para cada aluno. Descrição: a partir do meio-campo, cada aluno faz condução de bola em direcção à baliza e remata dentro da área com oposição do guarda-redes– (1x0+G.R.). Objectivo: Introdução da penetração. Critérios de êxito: Chegar à baliza contrária,através de uma movimentação da bola comprecisão, eficácia e o mais rapidamentepossível, para então aí, tentar finalizar. Variante: Mesmo exercício, mas com a inclusão de pinos.

Esquema: Xo Xo

Exercício 2: Material: uma bola para cada aluno. Descrição: a partir do meio-campo, cada aluno faz condução de bola em direcção à baliza e remata dentro da área, mas desta vez com oposição de um defensor, que efectua oposição passiva – (1x1+G.R.). Objectivo: Introdução da contenção, consolidação da penetração. Critérios de êxito: Atacante – ultrapassar o adversário e rematar à baliza; Defesa – impedir a progressão do atacante. Variante: Mesmo exercício, mas o aluno realiza oposição activa.

Esquema: Xo O Xo

Exercício 3: Material: uma bola para cada 2 alunos. Descrição: a partir do meio-campo, cada par de alunos faz condução e troca de bola em direcção à baliza e rematam dentro da área – (2x0+G.R.). Objectivo: Introdução da cobertura ofensiva, exercitação da penetração. Critérios de êxito: Jogador sem bola, desmarca-se em direcção à baliza, recebendo

Esquema: X Xo Xo

Page 12: exercicios_futebol_anolasco

Escola Secundária de Anadia – Núcleo de Estágio de Ed. Física 2000 / 2001

Bateria de Exercícios de Futebol 12

o passe do seu colega. Variante: Mesmo exercício, mas com cruzamento nas costas do colega por parte de quem efectua o passe.

Exercício 4: Material: uma bola para cada 2 alunos. Descrição: a partir do meio-campo, cada par de alunos faz condução e troca de bola emdirecção à baliza e rematam dentro da área, com oposição por parte de um defensor –(2x1+G.R.). Objectivo: Trabalho dos princípios da cobertura ofensiva, contenção e penetração. Critérios de êxito: O atacante sem bola, desmarca-se garantindo uma linha de passe ao seucompanheiro com bola. Variante: Mesmo exercício, mas com cruzamento nas costas do colega por parte de quemefectua o passe.

EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

Exercício 5 Material: uma bola para cada aluno. Descrição: a partir do meio-campo, cada aluno, conduzindo a bola, tenta finalizar,enfrentando a oposição de dois defesas – (1x2+G.R.). Objectivo: Introdução da cobertura defensiva; exercitação da penetração. Critérios de êxito: Impedir a progressão do atacante.

Exercício 6: Material: uma bola para cada par de alunos. Descrição: a partir do meio-campo, cada par de aluno, conduzindo a bola, tenta finalizar,enfrentando a oposição de dois defesas – (2x2+G.R.). Objectivo: Exercitação da cobertura defensiva, cobertura ofensiva, da penetração econtenção. Critérios de êxito: Atacantes – criar situações de finalização. Defesas – anular situações de finalização.

Page 13: exercicios_futebol_anolasco

Escola Secundária de Anadia – Núcleo de Estágio de Ed. Física 2000 / 2001

Bateria de Exercícios de Futebol 13

Exercício 7: Material: uma bola para cada 3 alunos. Descrição: a partir do meio-campo, cada grupo de alunos tentam marcar golo, com oposiçãopor parte de um defensor – (3x1+G.R.). Objectivo: Introdução ao princípio da mobilidade. Trabalho dos princípios da coberturaofensiva, contenção e penetração. Critérios de êxito: Atacantes – criar situações de finalização. Defesa – anular situações de finalização.

Exercício 8: Material: uma bola para cada 2 alunos. Descrição: a partir do meio-campo, cada par de alunos tentam marcar golo, com oposição porparte de três defensores – (2x3+G.R.). Objectivo: Introdução ao princípio do equilíbrio. Trabalho dos princípios da cobertura ofensiva,cobertura defensiva, mobilidade, contenção e penetração. Critérios de êxito: Atacantes – criar situações de finalização. Defesas – anular situações de finalização.

Exercício 9: Material: uma bola para cada 3 alunos. Descrição: a partir do meio-campo, cada grupo de alunos tentam ultrapassar a oposição detrês defensores, e finalizar – (3x3+G.R.). Objectivo: Exercitação de todos os princípios de jogo abordados - os princípios da penetração,contenção, cobertura ofensiva, cobertura defensiva, mobilidade e equilíbrio. Critérios de êxito: Atacantes – criar situações de finalização. Defesas – anular situações de finalização.

Page 14: exercicios_futebol_anolasco

Escola Secundária de Anadia – Núcleo de Estágio de Ed. Física 2000 / 2001

Bateria de Exercícios de Futebol 14

BBiibblliiooggrraaffiiaa Torrelles, Álex Sans; Alcaraz, César Frattarola (1995), Entrenamiento en el

Fútbol Base, Paidotribo.

Queiroz, Carlos (1986), Estrutura e Organização dos Exercícios em Futebol,

F.P.F.

Deshors, Michel (1998), O Futebol – As regras, a técnica, a prática; Editorial

Estampa.