Explore as propostas resumidas neste programa, confira as ... · gerações possam tomar contato...

32
Explore as propostas resumidas neste programa, confira as possibilidades...

Transcript of Explore as propostas resumidas neste programa, confira as ... · gerações possam tomar contato...

Explore as propostas resumidas neste programa, confira as possibilidades...

Um ano com muita luz

2015 é um ano marcado pela celebração dos 100 anos da publicação da Teoria da Relatividade, por Albert Einstein, uma das grandes conquistas intelectuais da humanidade.

Pegando uma “carona” nesta comemoração – que levou a ONU a definir 2015 como o “Ano Internacional da Luz”, priorizando a valorização das “tecnologias baseadas em luz” na promoção de formas sustentáveis de desenvolvimento – decidimos retomar o tema da “Luz”, mas ampliando seu escopo e sua abrangência, metaforicamente, para além da visão científica e tecnológica de “luz”, de “iluminar”.

Sem descuidar dos aspectos tecnológicos – abordados em diferentes propostas e em materiais que explicam as ideias e as consequências da teoria de Einstein – iremos também valorizar a divulgação de iniciativas que trazem mais “luz” a nosso cotidiano, dentro e fora das escolas. E aqui, voltamos a encontrar a referência aos temas que, ano após ano, sustentam o conjunto de nossas propostas: ecologia, cidadania, criatividade.

Nossas propostas de projetos, mostras, concursos e oficinas do texto abrem espaço para dialogar, escrever, sair da escola, fotografar, pesquisar, enfrentar problemas reais e buscar soluções, interagir, colaborar, engajar-se em causas, provocar mudanças, divulgar belas iniciativas.

No século XXI, a escola continua a ser o lugar mais importante para que as novas gerações possam tomar contato com as grandes teorias e descobertas científicas. Mas, além desse seu tradicional papel, que ganha novas formas de ser trabalhado usando os recursos do Educacional, a Escola deve se engajar no desenvolvimento de novas competências que são indispensáveis à construção de sociedades mais justas, mais criativas, mais preparadas para lidar individual e coletivamente com imprevistos e transformações.

Como disse o próprio Albert Einstein: O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas, sim, por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

O conjunto de propostas resumidas neste programa é um importante apoio a essa busca da formação de pessoas mais conscientes e engajadas.

Projetos Colaborativos

As propostas oferecidas na seção Projetos Colaborativos têm como principal característica possibilitar a interação e, como o próprio nome diz, o trabalho colaborativo entre as diversas turmas de escolas plugadas ao portal na construção do conhecimento acerca de conteúdos curriculares e de temas transversais.

Todas elas exploram novas tecnologias buscando formas inovadoras de trabalhar a pedagogia de projetos e, para participar, é necessário fazer a inscrição da turma. Cada um dos projetos apresenta um cronograma específico, com número de etapas, datas e materiais a serem desenvolvidos, os quais podem envolver: produção de textos, de vídeos, de imagens e de áudios.

Para orientar os professores responsáveis pelas inscrições, durante todo o processo, e para que nenhuma data seja esquecida, cada projeto tem uma tutora da qual os responsáveis pelas turmas inscritas receberão mensagens via e-mail e com quem poderão tirar suas dúvidas.

Esse tipo de atividade envolve dezenas ou até centenas de turmas em situações de diálogo, de troca e de produção de materiais para consulta recíproca.

Participando de uma ou mais propostas, os professores envolvem suas turmas em situações altamente motivadoras, ideais não apenas para trabalhar aprendizagens específicas e temas interdisciplinares, mas também para viver experiências que ampliam seus horizontes geográficos e culturais.

SOBRE O PROJETO

A cada ano, desde 2002, a participação no projeto Nossa Região é um momento importante no calendário de centenas de turmas de todo o País. Em 2015, a observação do tempo será o foco das diferentes etapas do projeto.

Termômetros serão usados, calendários serão preenchidos e tabelas criadas, resumindo aspectos básicos sobre o tempo do lugar em que vivemos. O registro do nosso sotaque, ou jeito de falar, será feito mediante a gravação de um noticiário que apresenta “a previsão do tempo” e discute o clima de nossa cidade.

A comparação entre os dados de diferentes cidades do País, ou de diferentes lugares da mesma cidade, abre espaço para inúmeras discussões e aumenta o potencial do projeto para promover interdisciplinaridade, cálculo, reflexão, aprendizagens e diálogo.Participe, chova ou faça sol!

Tempo bom para abrir novos horizontes geográficos e culturais!

PÚBLICO:

EI EF1

Publicação: 19/03Duração: 3 meses

PODE ENVOLVER:

Envio de imagem

Envio de áudio

Envio de vídeo

Envio de texto

Entrevista

Saída da escolaclima colaboração comparação

interdisciplinaridade temperatura

tempo

SOBRE O PROJETO

Eles desmontam brinquedos novos, fazem suposições mirabolantes e não se cansam de perguntar “por quê”. Essa curiosidade inquietante que existe nas crianças, se bem explorada, pode gerar uma aprendizagem divertida e efetiva. O projeto Como Funciona convida sua turma a ser protagonista de inúmeras descobertas, pois seu início se dará quando a turma escolher um objeto ou local para tentar desvendar como ele funciona, do que é feito, quais são os processos, etc.

Os alunos podem descobrir passo a passo, por exemplo, quais são os bastidores de uma fábrica de giz de cera; como a Internet chega até os celulares; por que o micro-ondas esquenta mais rápido que o fogão; como é feito um jogo de videogame, entre uma variedade de temas que despertam o interesse das crianças e o espírito de investigação.

Além de contribuir para a autonomia de pensamento, o projeto favorece a socialização ao estimular a produção de textos, imagens e vídeos e o trabalho em equipe.

Um projeto que usa a curiosidade a favor da aprendizagem.

PÚBLICO:

EF1 e EF2 (4º ao 6º ano)

Publicação: 02/04Duração: 3 meses

equipecuriosidadedescobertas

pesquisainvestigação

PODE ENVOLVER:

Envio de imagem

Envio de áudio

Envio de vídeo

Envio de texto

Entrevista

Saída da escola

SOBRE O PROJETO

Era uma vez um castelo, uma princesa, um lobo mau, um gato que usava botas, ou seriam tênis de corrida? Que história é essa? A que os alunos quiserem que seja, porque melhor que ouvir histórias é reinventá-las e mostrar para todo o mundo!

Toda imaginação e criatividade serão exploradas nessa proposta em que famosos contos de fadas ganharão novos personagens, criados pelos próprios alunos.

O projeto está dividido em etapas que passam pela escolha de um conto de fadas para representar, pela criação de um personagem e pela dramatização, propriamente dita, do “novo” conto.

O projeto favorece, por meio das dramatizações, a socialização, a criatividade, a expressão corporal e de pensamento, gerando resultados únicos e surpreendentes.

Sem dúvida será uma experiência de ricas aprendizagens com um final feliz.

Uma releitura colaborativa de contos de fadas.

PÚBLICO:

EI EF1

Publicação: 11/08Duração: 3 meses

releitura

colaboração

dramatização

conto de fadas

história

criação

PODE ENVOLVER:

Envio de imagem

Envio de vídeo

Envio de texto

Parceria com outra(s) turma(s)

SOBRE O PROJETO

Em parceria com a Fundação Children’s World, da Suécia, pretendemos mostrar aos alunos histórias de luta protagonizadas por crianças e jovens que desejam melhores condições de vida. Eles lutam contra a fome, o abuso sexual, a exploração do trabalho infantil, o abandono.

Participar desse projeto internacional, que propõe não só a escolha do representante mundial da luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes, mas também a discussão sobre o tema, é uma excelente oportunidade para transpor as fronteiras, voltar o olhar para a condição infantil, e – o que é mais importante – perceber que desde a infância é possível agir em prol de mudanças para construir um futuro melhor e combater injustiças.

Esse é um projeto diferenciado, em função da parceria mundial. Portanto, a inscrição deverá ser feita por escola, e cada instituição deverá indicar o número de alunos com idade entre 10 e 17 anos que irá participar. O funcionamento e o cronograma do projeto são definidos pela Fundação Children’s World. Caso a Fundação efetue mudanças no cronograma, elas serão imediatamente comunicadas pela Central de Projetos.

Comece na sua escola o movimento em defesa das crianças e da democracia!

Defender os direitos das crianças e dos adolescentes é missão de todos, inclusive deles mesmos!

PÚBLICO:

EF2 EM

Publicação: a confirmarDuração: 3 meses

jovem

adolescente democracia

exploração infantildireitos

criança

PODE ENVOLVER:

Envio de imagem

Envio de texto

Entrevista

Saída da escola

SOBRE O PROJETO

“Nossa, como esfriou!”, “Será que vai chover?”, “Nevou no Sul do País!”... Estamos sempre atentos ao tempo atmosférico, pois ele interfere diretamente no nosso dia a dia. Então, que tal tornar o olhar dos alunos um pouco mais científico? Como? Construindo com a turma uma estação meteorológica experimental!

Em um primeiro momento, todas as turmas participantes do projeto aprenderão a construir uma estação meteorológica utilizando materiais recicláveis e dois termômetros comuns. Depois, cada turma coletará dados e irá compará-los com os de todas as outras turmas participantes no País. Na sequência, as escolas cujas turmas se destacarem pela assiduidade na coleta e pelo envio de dados receberão do Educacional uma estação meteorológica real, por meio da qual farão novas observações e registros, formando a Rede Meteorológica Educacional.

Será uma ótima oportunidade para estudar e comparar características atmosféricas de diferentes partes do Brasil, e uma porta de entrada para discussões sobre questões de cunho socioambiental. Por exemplo: a influência da atmosfera sobre a sociedade; as mudanças climáticas e os fenômenos meteorológicos extremos, que geram desastres naturais como alagamentos e deslizamentos de encostas, os quais costumam levar a vida de muitas pessoas anualmente em nosso país, principalmente nas camadas menos abastadas da sociedade; entre outras tantas possibilidades.

Chova ou faça sol, venha participar dessa corrente!

Chova ou faça sol, a aprendizagem é garantida!

PÚBLICO:

EF2 EM

Publicação: 26/03Duração: 6 meses

clima

materiais reciclaveis

comparação estação meteorológica

tempometeorologia

PODE ENVOLVER:

Envio de imagem

Envio de áudio

Envio de vídeo

Envio de texto

Entrevista

Saída da escola

SOBRE O PROJETO

Criar e definir um projeto de arquitetura para uma casa com soluções sustentáveis de baixo custo: essa ideia motivará os nossos alunos a participarem de uma série de atividades, que poderão incluir entrevistas com corretores, engenheiros e arquitetos.

O fato de que teremos turmas projetando e orçando casas sustentáveis por todo o País e em diferentes áreas de nossas metrópoles abre um enorme campo para análises comparativas e para diálogos entre os estudantes.

Esse conjunto de experiências se relaciona à área da Matemática, evidentemente, mas abre-se para um trabalho interdisciplinar riquíssimo, que envolve questões relevantes de Geografia Urbana, Estética, Economia, Sociologia, etc.

Embora não haja a expectativa sobre trabalhos minuciosos e perfeitos, pretendemos que essa experiência didática contribua de forma significativa para a formação dos estudantes, desenvolvendo o seu espírito empreendedor.

Um projeto ecologicamente correto.

Publicação: 09/04Duração: 3 meses

arquitetura comparação criatividade

empreendedorismo Junior Achievement

PÚBLICO:

EF2 EM

materiais alternativos moradia

sustentabilidade

PODE ENVOLVER:

Envio de imagem

Envio de vídeo

Envio de texto

Entrevista

Saída da escola

SOBRE O PROJETO

Despertar o cientista que existe em cada um. Esse é o principal objetivo do projeto que chega iluminado à sua nona edição em 2015, ano instituído pela Unesco como o Ano Internacional da Luz.

Este pode ser um tema disparador para a investigação e a criação, permitindo respostas às mais diversas perguntas das mais variadas áreas do conhecimento. As equipes participantes poderão decidir o tema e o foco do seu trabalho, e os materiais produzidos irão variar de acordo com o rumo que cada pesquisa tomar, porém, nesta edição, incentivaremos a criação de protótipos baseados em soluções sustentáveis criadas pelos próprios estudantes. A equipe que apresentar a melhor solução será premiada com a impressão em 3D da maquete da sua criação.

Os participantes contarão com o suporte do cientista Alex Balduíno para aprimorar a metodologia científica e discutir os temas de seus trabalhos. Ao final das etapas que compõem o projeto, um júri de especialistas e outro formado pela comunidade do Educacional escolherão os melhores trabalhos em uma grande feira virtual.

Da hipótese ao experimento, vamos criar projetos científicos!

PÚBLICO:

EF2 EM

Publicação: 16/04Duração: 6 meses

cientista

sustentabilidade

Febrace luz

Unesco

pesquisa

PODE ENVOLVER:

Envio de imagem

Envio de vídeo

Envio de texto

Entrevista

Saída da escola

SOBRE O PROJETO

Pensar no outro e enxergar além dos muros da escola é o objetivo deste projeto que, em parceria com o Instituto Positivo, volta em 2015 trazendo um novo desafio aos jovens voluntários: desenvolver pequenas ações que levem luz à vida das pessoas!

Diferente da edição anterior, neste ano, o objetivo é estimular os alunos a realizar campanhas que despertem o hábito de atitudes simples que podem promover mudanças significativas e efetivas na comunidade escolar ou extraescolar, como por exemplo, uma campanha pela mudança de atitude dos motoristas que trafegam pelas ruas no entorno da escola ou por recreios mais inclusivos e amigáveis. Lembra-se dos free-hugs, aqueles abraços de graça que marcam o dia de muitas pessoas? Ou a ação Amor no cabide, onde foram distribuídos cabides com roupas doadas, em vários lugares das cidades, para aqueles que estivessem com frio pudessem pegar para se aquecer?

Pois a ideia é essa, é fazer a diferença no dia a dia, aqui, ali, bem perto.

Para conduzir essa proposta, o projeto estará dividido em etapas que levarão à reflexão, ao planejamento e à execução de uma ação. O projeto finaliza com um grande banco de ações desenvolvidas que poderão ser replicadas formando uma corrente do bem.

Todas as ações serão avaliadas e as três melhores, selecionadas por especialistas indicados pelo Educacional, serão premiadas.

Não é porque certas coisas são difíceis que nós não ousamos fazê-las. É justamente porque não ousamos fazê-las que tais coisas são difíceis.(Sêneca)

Mais que ajudar, queremos iluminar a vida das pessoas!

Publicação: 06/08Duração: 3 meses

atitude cidadania sociadade

solidariedade voluntário

PÚBLICO:

EF2 EM

voluntariado

PODE ENVOLVER:

Envio de imagem

Envio de vídeo

Envio de texto

Entrevista

Saída da escola

Oficinas

As Oficinas do Texto constituem experiências de coautoria que permitem que cada aluno — individualmente ou em grupo, segundo a preferência de cada professor — crie uma versão única de uma obra literária, em parceria com figuras importantes de nosso cenário artístico e intelectual. Ziraldo é uma delas e, por meio das oficinas do portal, já é um dos maiores escritores de livros do Brasil em coautoria!

As propostas são publicadas todas juntas e há 4 períodos disponíveis para a escrita das histórias, as quais deverão ser feitas na ferramenta própria de cada uma. A partir da versão virtual, as obras serão transformadas em textos impressos, que podem ser um livro, uma história em quadrinhos ou um jornal.

A participação num ou noutro período definirá a data em que os livros impressos chegarão à escola, por isso é importante verificar as datas de início e fim de cada período, bem como o prazo de entrega de cada um deles e então fazer a inscrição da turma.

A marca de mais de um milhão de exemplares atesta o sucesso da proposta e, em centenas de escolas de todos os cantos do País, festas e tardes de autógrafos marcam a chegada dos exemplares criados por seus alunos.

SOBRE O PROJETO

Esta será uma oportunidade para vivenciar uma grande experiência de coautoria em um gênero que instiga tanto a imaginação quanto a compreensão do mundo em que vivemos, os contos.

A proposta desta Oficina do Texto é de que os alunos terminem os contos que o escritor Luis Fernando Verissimo começou. Os resultados dessa parceria serão inesquecíveis, visto que cada estudante dará seu toque pessoal e criativo à ideia apresentada pelo autor.

Quando os temas se aproximam dos estudantes, a imaginação flui muito mais facilmente, o trabalho torna-se cada vez mais envolvente e os resultados são fascinantes tanto na vida real quanto no papel, ou melhor, nas telas do computador. Com certeza será impressionante a diversidade de ponto de vista que as histórias ganharão!Participem e sejam parceiros desse grande autor, que é considerado uma fábrica de fazer humor!

Uma parceria que vai dar o que escrever!

PÚBLICO:

EI EF1 EF2 EM

Publicação: 03/03Duração: 7 meses

PODE ENVOLVER:

Criatividade e diversão

coautoria contos criação escrita

Luis Fernando Verissimo Oficina do Texto

SOBRE O PROJETO

Todo mundo vai à escola e aprende as mesmas coisas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, etc. Mas já pensou se existisse uma grande escola só para desenhistas? Nesta oficina, existe.

Os rapazes e moças mais talentosos do Planeta se reúnem na Escola Mundial de Desenho para desenvolver suas habilidades. Desenhar é tudo para eles. É o que os une. Mas você pensa que é só chegar, assistir à aula, voltar para casa e fazer os deveres?

Não. Muita coisa engraçada acontece por lá (como em toda escola). Ainda mais, com a presença de quatro alunos muito criativos: os brasileiros! Esta Oficina do Texto vai ser diferente. O desenho é o centro das atenções. Por isso, os participantes vão trabalhar com a linguagem das histórias em quadrinhos.

O Ziraldo já criou as cenas, mas vocês vão escrever os balões para dar sentido às piadas. Será um grande jogo de criatividade.

Nesta oficina haverá a opção de escrita em Inglês e Espanhol.

PÚBLICO:

EI EF1 EF2 EM

Publicação: 03/03Duração: 7 meses

Ziraldo

desenhocriação escrita

quadrinhosOficina do Texto

Uma escola pra lá de diferente!

PODE ENVOLVER:

Criatividade e diversão

SOBRE O PROJETO

Na imaginação do Ziraldo, existe um menino no Sol, assim como na Lua, em Marte e em todos os planetas.

A história dos outros ele já contou. Agora, quem vai ajudar a contar a história do menino do Sol é a meninada da Oficina do Texto!

Esse personagem de nome Luzius vive no lugar onde o que mais tem pra todo lado é luz. Trabalho certeiro para fazer no ano em que a Unesco instituiu como o Ano Internacional da Luz. Energia, iluminação e clareza são as peças do jogo de criação desta oficina.

Apesar de morar no Sol, Luzius é mais ou menos como os nossos alunos. Quer saber das coisas e também quer brincar muito. O desafio é escrever o que acontece quando a brilhante vida do menino do Sol é abalada por um fato inacreditável: chuva!

PÚBLICO:

EI EF1 EF2 EM

Publicação: 03/03Duração: 7 meses

Como assim... Chuva no Sol?

ZiraldoUnesco

criação escrita

Literatura Infantil Oficina do Texto

Ano Internacional da Luz

sol

PODE ENVOLVER:

Criatividade e diversão

SOBRE O PROJETO

Num prédio misterioso de uma pacata cidade, existe um elevador muito antigo, com portas que são de grades velhas sanfonadas, que rangem mais do que cuíca. Dentro do misterioso elevador está Adamastor, o ascensorista, com seu lindo uniforme, seus cabelos e bigodes engomados.

Para quem tem coragem de entrar no elevador, o Adamastor pergunta: “Para qual andar?”, e é aí que a aventura começa: a cada andar uma grande surpresa aguarda os passageiros do Elevador Mágico...

O roteiro para essa incrível história - que tem outros planetas, dinossauros, navio pirata e muito mais - é de Ilan Brenman, autor de Literatura Infantil consagrado, e os desenhos são do ilustrador Sérgio Magno. E o texto? O texto é seu!

Além de muita diversão, esta oficina trará uma grande novidade que é a possibilidade de gravar um áudio do aluno contando a história que criou. Seu livro será impresso e apresentará um QRCode que, quando feita sua leitura via tablet ou smartphone, permitirá que se ouça essa narração.

Entre neste elevador diferente e boa aventura!

PÚBLICO:

EI EF1 EF2 EM

Publicação: 03/03Duração: 7 meses

elevadorcriação escrita

Ilan BrenmanOficina do Texto

Um sobe e desce de muita diversão!

Literatura Infantil

PODE ENVOLVER:

Criatividade e diversão

SOBRE O PROJETO

Um recurso fantástico não apenas para a Língua Portuguesa, mas, por exemplo, para um professor de História que pode focar a produção de jornais em algum período que trabalha em seu currículo. Outras áreas podem fazer o mesmo.

Como em uma redação real, em cada exemplar criado por um ou mais estudantes, será preciso escolher um nome para o jornal e definir a data e o local em que ele será editado. Sendo assim, abrem-se inúmeras possibilidades para tratar assuntos atuais, imaginar o futuro ou ainda trabalhar temas clássicos como viagens espaciais, exploração de outros planetas, de realidades alternativas e de universos paralelos, volta ao tempo dos dinossauros, etc.

A tarefa de autoria exigirá a criação de textos para compor as diferentes seções do jornal. Inicialmente, cada jornal aparecerá com as mesmas seções - como cultura, esportes, economia, humor, etc. - mas será possível alterar tudo, inclusive os títulos de cada uma das seções. Para ilustrar as matérias do jornal, há um banco, que não para de crescer, com centenas de imagens que podem inspirar ideias e temas para o jornal, ao ser explorado pelos estudantes.

Uma oportunidade para vivenciar uma grande experiência de autoria em um gênero que instiga tanto a imaginação quanto a compreensão do mundo em que vivemos.

PÚBLICO:

EI EF1 EF2 EM

Publicação: 03/03Duração: 7 meses criaçãoautoria escrita

redaçãoOficina do Texto

Do presente, do passado ou do futuro... Um recurso que nunca estará ultrapassado!

jornal

PODE ENVOLVER:

Criatividade e diversão

Publicação: 03/03/2015

1º período: Escrita até 30/abril entrega até 20/junho

2º período: Escrita até 30/junho entrega até 28/agosto

3º período: Escrita até 28/agosto entrega até 28/outubro

4º período: Escrita até 18/setembro entrega até 14/novembro

Mostras virtuais

Esta é uma seção que apresenta aos estudantes grandes artistas do nosso Planeta com suas mais diversas formas de expressão — Pintura, Escultura, Música entre outras — e que, por meio delas, estimulam-se a criatividade, o prazer estético e a busca de caminhos próprios para demonstrar sensações e emoções.

As atividades de autoria de cada Mostra virtual, em forma de releitura das obras propostas pela seção, geram galerias virtuais que reúnem milhares de obras criadas por estudantes e educadores de todos os cantos do Brasil.

Para participar desse tipo de projeto não é necessário fazer inscrição, o envio das imagens de suas produções pode ser feito por alunos e professores interessados na atividade ou ainda por professores que decidem trabalhar com suas classes inteiras ou com parte delas, acessando os formulários correspondentes.

Sendo assim, a participação em uma ou mais propostas pode ser facilmente incluída na programação das turmas.

SOBRE O PROJETO

Quem nunca brincou de fazer imagens com a silhueta que se forma quando um corpo bloqueia a luz do sol ou das lâmpadas? Brincar com as sombras é irresistível!

Mas essa brincadeira pode também ser empregada como recurso artístico, o que, a propósito, é muito utilizado. Por exemplo: no teatro de sombras, as silhuetas são obtidas a partir de bonecos de papel, de sombras de mãos (que formam personagens de uma história), etc.; na dança de sombras; em desenhos projetados nas paredes com o uso conjugado de objetos e jogos de luz; entre outros.

Exercitar essa “brincadeira” é de grande importância, pois estimula a criatividade e a expressão corporal e de pensamento.

Nesta Mostra, alunos de todas as idades estão convidados a criar sombras, com luz natural ou artificial. Podem compor apenas com as mãos, com todo o corpo ou com o auxílio de objetos. A criatividade e a imaginação serão fundamentais para o desenvolvimento desta tarefa.

Ao final, teremos uma galeria virtual divertida, que mostrará a expressão artística individual dos alunos por meio do uso das silhuetas.

Não fique na sombra! Participe!

PÚBLICO:

EI EF1 EF2 EM

Publicação: 31/03Duração: 3 meses

brincadeiraArte criação sombraluz

Luz e sombra: vamos fazer arte brincando!

expressão

PODE ENVOLVER:

Envio de imagem

Envio de texto

SOBRE O PROJETO

Baixo, franzino, de pele queimada pelo sol, ele não pôde frequentar a escola, pois passou a infância trabalhando na lavoura para ajudar os pais. Mas o barro o transformou em artista. Esse é Mestre Vitalino, um pernambucano que soube como poucos retratar com barro as cenas do cotidiano nordestino.

Nesta Mostra Virtual, conheceremos sua biografia e aprenderemos a valorizar a arte popular brasileira.

Para homenagear o artista, três de suas muitas obras serão propostas para releitura. Os alunos poderão utilizar os mais variados recursos e técnicas, como escultura em argila, massinha de modelar, papel machê ou, ainda, fotoencenação, desenho, pintura, etc.

Ao final, teremos formado uma linda galeria virtual para homenagear Mestre Vitalino, artista símbolo da arte popular brasileira.

PÚBLICO:

EI EF1 EF2 EM

Publicação: 30/07Duração: 3 meses

releitura

arte popular brasileira escultura

PernambucoMestre Vitalino

Do barro à arte, vamos aprender e valorizar a cultura popular brasileira!

barro

PODE ENVOLVER:

Envio de imagem

Envio de texto

SOBRE O PROJETO

Mosaico é uma técnica de arte que traz refinamento e trabalha a sensibilidade de quem o faz, pois dá a possibilidade de criação artística a partir da escolha de formas e cores que se adaptam aos mais variados temas e desejos.

Para envolver os estudantes com este tipo de arte, apresentamos Paulo Werneck, um carioca considerado o mais importante artista do mosaico brasileiro no século XX. Seus trabalhos com pastilhas espalham-se pelo país sendo todos de grande importância, mas não se pode deixar de comentar sobre o convite que teve de Oscar Niemayer para cobrir toda a capela de São Francisco de Assis, na Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte.

Mesmo depois de séculos, a técnica continua atual e mantém seu objetivo: compor belas imagens a partir de fragmentos de pedras, vidros, pastilhas de azulejo, material reciclado ou mesmo papel picado o que é facilmente adaptado a qualquer faixa etária.

Proporcione às suas turmas a oportunidade de conhecer o trabalho deste e de outros artistas que usam essa técnica como forma de expressão.

PÚBLICO:

EI EF1 EF2 EM

Publicação: 22/09Duração: 3 meses

decoraçãoarquitetura estética

painel Mostra de arte

É de pedacinho em pedacinho que se faz essa arte milenar.

Mosaico

PODE ENVOLVER:

Envio de imagem

Envio de texto

Concursos

Em um ambiente de competição saudável, estudantes de todo o Brasil podem participar de desafios que levam a um domínio maior de conteúdos curriculares. Além disso, esses desafios proporcionam experiências em que os alunos podem aprender a ganhar, a perder e a comparar seu desempenho não apenas com os dos colegas, mas também, e principalmente, a autoavaliar suas próprias performances e necessidades.

Nesse tipo de projeto, a participação é individual e voluntária do aluno. Será ele/ela quem terá acesso, com seu login e senha, às questões nos dias e horários definidos no cronograma de cada proposta.

Sendo assim, o mais interessante é incentivar a participação daqueles que demonstram especial interesse pelos desafios, pelos temas e áreas abordadas e, para dar uma mãozinha nessa divulgação, cartazes para impressão serão disponibilizados aos professores.

No caso específico das propostas que têm um caráter mais competitivo, as atividades abrem espaço para várias discussões sobre ética e competição e a importância de princípios como “dar o melhor de si” e “procurar melhorar sempre em relação a si mesmo”.

SOBRE O PROJETO

O desafio deste concurso é enviar duas imagens de uma mesma paisagem, lugar, pessoa, objeto feitas em momentos diferentes.

O registro de um mesmo local, em momentos diferentes do dia, é um recurso interessantíssimo empregado por diversos artistas e que tem, como exemplo mais conhecido, as pinturas impressionistas de Monet (1840-1926) retratando a Catedral gótica de Rouen, na França, em diferentes momentos do dia e do ano.

O concurso aposta nesta ideia e deixa a cada participante a decisão sobre o que e como fotografar, e quais os dois momentos em que os registros serão feitos. Podemos ter imagens de um mesmo lugar, ou objeto, ou pessoa, feitas de dia e de noite; numa hora “calma” ou “movimentada”; com tempo bom ou com chuva, e assim por diante.

Um desafio ao talento e à criatividade, participe!

PÚBLICO:

EF1 EF2 (4º ao 9º ano)

Publicação: 17/03 (regulamento)Duração: Participação a partir de 13/04

concurso criatividade

paisagemobservação

Uma chance única para registrar uma dupla de imagens!

fotografia

MESMA PAISAGEMDOIS MOME NTOS

PODE ENVOLVER:

Envio de imagem

Envio de texto

Atividade exclusiva de aluno

SOBRE O PROJETO

Com o objetivo de aumentar o interesse dos estudantes pelo que acontece no mundo e de aprofundar sua visão sobre os temas que são notícia, o Educacional promove em 2015 mais uma edição da Olimpíada de Atualidades.

Todas as fases acontecerão no primeiro semestre, e as perguntas envolverão notícias que ganharam as manchetes e que, cada vez mais, se tornam relevantes, até mesmo na preparação para exames como o Enem.

Participando das Olimpíadas de Atualidades, os estudantes se engajam em uma competição saudável, em que mesmo os que não chegam entre os primeiros colocados saem ganhando, pois todos se informam e têm chances de perceber conexões entre as manchetes do mundo e os assuntos que são trabalhados em nossas salas de aula.

Envolva seus alunos nessa competição para entender melhor o nosso mundo!

PÚBLICO:

EM

Publicação: 05/05 (regulamento)Duração: Participação em junho

PODE ENVOLVER:

Atividade exclusiva de aluno

atualidade ENEM

olimpíadasnotícias

Uma competição em que todos ganham uma melhor compreensão do mundo.

competição

SOBRE O PROJETO

A resolução de muitos dos problemas de nosso cotidiano foi simplificada com o uso de aplicativos nos smartphones. Podemos conhecer nossa localização exata por meio de aplicativos de GPS, comprar diferentes produtos, buscar informações, entre outras facilidades.

Todos eles são fruto de processos de design que começa com a identificação de um problema ou situação e a pergunta: como eu poderia resolver isso?

Nesse concurso, os alunos terão a oportunidade de experimentar esse processo de criação enviando a ideia de um aplicativo para smartphone que ajude a resolver ou simplificar algum problema de seu cotidiano escolar.

Para participar, cada grupo (de até cinco alunos) deverá enviar as descrições do problema identificado e do funcionamento de seu aplicativo.

Todos os materiais enviados serão avaliados por um júri de especialistas que selecionará os três melhores conceitos, dos quais o mais bacana será implementado e distribuído gratuitamente nas respectivas lojas de aplicativos Android e iOS.

Observação: O Educacional disponibilizará um conjunto de materiais orientando sobre o processo de concepção de aplicativos e modelos de apresentação de conceitos.

PÚBLICO:

EF2 EM

Publicação: 02/06 (regulamento)Duração: Participação a partir de 30/07

aplicativo problema

tecnologiaSmartphones

Um concurso para explorar os talentos na área da tecnologia.

cotidiano escolar

PODE ENVOLVER:

Envio de imagem

Envio de texto

Atividade exclusiva de aluno

SOBRE O PROJETO

Estar bem preparado para as provas do Enem faz toda a diferença para os futuros acadêmicos. Pensando nisso, o Educacional oferece, com exclusividade para as escolas plugadas, um simulado das provas nacionais, no qual os estudantes terão a oportunidade de se familiarizar com o estilo das questões, com o vocabulário e com a organização do tempo para sua resolução.

O objetivo principal é possibilitar uma referência para autoavaliação, a partir das competências e habilidades que estruturam o exame oficial e diminuir a ansiedade e nervosismo dos avaliados, que tendo previamente conhecido o funcionamento do exame por meio do simulado, ficam mais calmos na hora de realizar a prova real.

Garanta o melhor resultado para seus alunos, participem!

PÚBLICO:

EM

Publicação: 16/06 (regulamento)Duração: Participação em agosto

autoavaliação ENEM

exameEnsino Médio

Preparando com excelência os futuros acadêmicos!

avaliação

prova simulado

PODE ENVOLVER:

Atividade exclusiva de aluno

SOBRE O PROJETO

Vencer o desafio: essa é a proposta da Olimpíada de Matemática, que chega em sua 13.ª edição.

Todos os alunos que estiverem cursando entre o 4.º ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio serão desafiados a usar o raciocínio lógico e a criatividade para resolver as questões propostas. Essa competição saudável é o estímulo ideal para que os estudantes aprimorem suas estratégias para resolverem as questões de cada fase. Todos sentem-se importantes pelo conhecimento aprendido e aplicado.

Os alunos são quem participa, mas os professores são os responsáveis pelo incentivo. Por isso, divulgue o concurso para as turmas e as famílias, e dê o apoio necessário. Sugerimos que não force a participação daqueles que não se adaptam bem à situação competitiva gerada por um desafio como esse.

Fique de olho no cronograma e avise sua turma, no final das contas, todos só têm a ganhar!

PÚBLICO:

EF1 EF2

Publicação: 04/08 (regulamento)Duração: Participação em setembro.

criatividade lógica

olimpíadaMatemática

Eleve o raciocínio lógico ao quadrado, multiplique pela criatividade e participe deste desafio!

desafio

raciocínio

PODE ENVOLVER:

Atividade exclusiva de aluno

Clubes

O formato de Clubes é um novo jeito de fazer projetos! A intenção é reunir turmas, alunos e professores em torno de propostas temáticas. Algumas atividades são abertas para participação individual dos estudantes e outras são dirigidas para turmas e devem ser coordenadas pelo professor da classe.

Independente do formato, a dinâmica do clube é a mesma: são tarefas simples, que exigem um envio dentro de um cronograma mais flexível, e que permitem a participação ao longo de um período. As contribuições são reunidas e organizadas pela Central de Projetos e disponibilizadas em forma de jogos, de painéis nacionais, de livros, álbuns, e outros recursos multimídia.

SOBRE O PROJETO

O principal objetivo do Clube de Astronomia é motivar estudantes e professores a discutir e a vivenciar a astronomia “na pele”.

As turmas participantes terão a chance de vivenciar uma série de situações de observação orientada do céu noturno, seguindo um calendário de observações de fenômenos astronômicos para o ano de 2015.

Apesar do uso de artefatos - como telescópios - ser um ótimo complemento, toda a proposta é pensada para turmas que se reúnem, à noite, para observar o céu a olho nu.

Recursos para ensinar e para facilitar a observação também estão sendo pensados para o projeto criado e mediado pelo geógrafo Julio César Winkler, que é apaixonado pelas estrelas e pela educação.

PÚBLICO:

EF2 EM

Publicação: 05/03Duração: 8 meses

Astronomia céu

noite telescópio

Um convite para viver no mundo da lua!

fenômenos astronômicos

observação

PODE ENVOLVER:

Envio de imagem

Envio de texto

Observação noturna

SOBRE O PROJETO

Com celulares na mão, os alunos gravam vídeos, tiram fotos e compartilham sua produção com os colegas. A proposta do clube é direcionar para a aprendizagem a paixão pelo registro por meio desse tipo de tecnologia, desafiando os alunos a criarem vídeos que ensinem algum conteúdo educativo para os colegas do mesmo nível de ensino ou mais jovens. Basta escolher a área do conhecimento e começar a ação!

1 - Aprende + Geografia quem ensina. A Geografia é uma área do conhecimento que abre infinitas possibilidades em termos de conteúdos e de formas de abordá-los. A produção de uma aula de Geografia em vídeo deve ser antecedida por amplo debate sobre o que é importante, sobre a possibilidade de ir além de apenas ”dar uma aula” e de estimular a reflexão sobre os espaços, sua ocupação e sua preservação.

2 - Aprende + Matemática quem ensina. Será uma ótima oportunidade para desmistificar a ideia de que Matemática é difícil. Os estudantes planejarão e produzirão pequenos vídeos explicativos sobre conceitos matemáticos importantes, nos quais também contarão histórias sobre as origens desses conceitos, trarão “macetes” para facilitar o aprendizado, compartilharão suas estratégias de estudo, etc.

3 - Aprende + Física quem ensina. É a novidade de 2015! Estudantes e professores podem elaborar vídeos que evidenciem a aplicação da Física no seu cotidiano. No ano do centenário da Teoria da Relatividade, participar deste clube é uma excelente maneira de ensinar a teoria na prática e tornar essa disciplina muito mais atrativa e interessante.

Não fique de fora! Estimule seus alunos a ensinarem e não se surpreenda se, no final, você aprender ainda mais do que eles!

PÚBLICO:

EI EF1 EF2

Publicação: 12/05Duração: 2 meses

aprender colaboração Físicaensinar

Aprende mais quem ensina; ensina mais quem aprende.

vídeoGeografia Matemática

PODE ENVOLVER:

Envio de vídeo

Envio de texto

SOBRE O PROJETO

Que tal mostrar que você e sua turma se preocupam com o nosso planeta?

O objetivo do Clube da Sustentabilidade é envolver alunos e professores num diálogo constante e na troca de ideias criativas, a fim de gerar mudanças de atitude e de estimular os cuidados com a nossa Grande Casa.

Vamos consultar alternativas e compor um catálogo de Ideias para não jogar fora. De maneira colaborativa, todos aprenderão várias formas de reaproveitar garrafas PET, cascas de frutas, retalhos de tecidos, entre outros materiais, de modo a privilegiar o reaproveitamento.

Além dessa atividade, também será proposto o desafio Apague a luz! Feche a torneira!, que consiste em consultar a conta de água e/ou de luz da própria casa durante um mês, aproximadamente; em seguida, combinar ações que possam ajudar a reduzir o custo; e por fim, na próxima conta, verificar se houve redução.

Ao economizar recursos, todos ganham: o bolso e o Planeta!

PÚBLICO:

EI EF1 EF2

Publicação: 14/05Duração: 5 meses

água colaboração

reaproveitamento

Planeta

Ei! Apague a luz! Feche a torneira! Fique de olho no consumo e cuide bem do Planeta!

luz

sustentabilidade

PODE ENVOLVER:

Envio de imagem

Envio de texto

Entrevista

Saída da escola