Expo

5
Slide 1 Cabo trançado de um número de fios isolados no seu interior que fornece a energia eléctrica aos dispositivos descidos para a transmissão de dados sobre as condições do poço para a superfície. pelo qual os dispositivos de medição são descidos e recuperados do poço A linha trançada pode conter um núcleo interno de fios isolados que fornecem energia ao equipamento situado na extremidade do cabo, normalmente referida como linha de eléctrico, e proporciona um caminho eléctrico para a telemetria para comunicação entre o equipamento de superfície e no fim do cabo . Slide 2 A ferramenta de medição, também chamado de sonda, está localizado na parte inferior do cabo eletrico. As medições são feitas através da descida do cabo eletrico para a profundidade predeterminada e, em seguida levantando-o para fora do poço. As medições são realizadas de forma contínua no caminho para cima, num esforço para manter a tensão na linha. Para reduzir a quantidade de tempo de intervenção no poço, várias ferramentas são acopladas e executados simultaneamente em uma cadeia de ferramenta que pode ser centenas de pés de comprimento e pesar mais de 5.000 lbs. Perfilagem de Produção A perfilagem de produção é feita através de perfis corridos após a descida do revestimento de produção e completação inicial do poço, visando determinar a efetividade de uma completação ou as condições de produtividade (ou injetividade) de um poço. 07.1. Production Logging Toll (PLT) A ferramenta PLT de perfilagem possui os seguintes perfis: a) Continous Flowneter O objetivo principal deste perfil é definir a contribuição de cada intervalo aberto do poço na vazão total de produção (ou de injeção). b) Gradiomanômetro Perfil que registra a densidade da mistura de fluido dentro do poço em função da profundidade, através da

description

Expo2

Transcript of Expo

Page 1: Expo

Slide 1

Cabo trançado de um número de fios isolados no seu interior que fornece a energia eléctrica aos dispositivos descidos para a transmissão de dados sobre as condições do poço para a superfície.

pelo qual os dispositivos de medição são descidos e recuperados do poço

A linha trançada pode conter um núcleo interno de fios isolados que fornecem energia ao equipamento situado na extremidade do cabo, normalmente referida como linha de eléctrico, e proporciona um caminho eléctrico para a telemetria para comunicação entre o equipamento de superfície e no fim do cabo .

Slide 2

A ferramenta de medição, também chamado de sonda, está localizado na parte inferior do cabo eletrico. As medições são feitas através da descida do cabo eletrico para a profundidade predeterminada e, em seguida levantando-o para fora do poço. As medições são realizadas de forma contínua no caminho para cima, num esforço para manter a tensão na linha.

Para reduzir a quantidade de tempo de intervenção no poço, várias ferramentas são acopladas e executados simultaneamente em uma cadeia de ferramenta que pode ser centenas de pés de comprimento e pesar mais de 5.000 lbs.

Perfilagem de Produção

A perfilagem de produção é feita através de perfis corridos após a descida do revestimento de produção e completação inicial do poço, visando determinar a efetividade de uma completação ou as condições de produtividade (ou injetividade) de um poço.

07.1. Production Logging Toll (PLT) A ferramenta PLT de perfilagem possui os seguintes perfis:

a) Continous Flowneter O objetivo principal deste perfil é definir a contribuição de cada intervalo aberto do poço na vazão total de produção (ou de injeção).

b) Gradiomanômetro Perfil que registra a densidade da mistura de fluido dentro do poço em função da profundidade, através da medição de pressão em dois pontos distintos, afastados de dois pés. Sua resolução é de cerca de 0,01 g/cm3 .

c) Perfil de Densidade O perfil de densidade apresenta a densidade do fluido que passa por dentro da própria ferramenta através de um sistema radioativo semelhante ao dos perfis que medem a densidade da formação a poço aberto.

d) Hidrolog Para fluxos trifásicos, o uso simultâneo do flowneter e de medidores de densidade do fluido não é capaz de informar a contribuição e percentagem de cada fluido em cada intervalo.

e) Perfil de Temperatura É utilizado para registrar a temperatura do fluido do poço. O estudo de anomalias de temperatura pode fornecer diversas indicações, tais como: intervalos produzindo ou recebendo fluidos, localização de vazamentos, topo do cimento, altura de fraturas, etc.

Page 2: Expo

Thermal Decay Log (TDT) O TDT é utilizado para traçar um perfil qualitativo das saturações dos fluidos existentes no reservatório. Em outras palavras, determina os contatos óleo-gás e óleo-água.

Perfil de correlação

A primeira pista contém a curva do tempo de trânsito(TT), uma curva de correlação a poço aberto (Gamma Ray) e um localizador de luvas do revestimento (Casing Colar Locator). O perfil de raios gama, que mede a radioatividade natural da formação, pode ser corrido a poço aberto ou revestido, sendo por isso utilizado para colocar o perfil CBL/VDL em profundidade com o perfil base de referência a poço aberto. O CCL é usado para detectar as luvas do revestimento, que causam uma deflexão na curva. Como o CCL é colocado em profundidade com o perfil base de referência a poço aberto (GR corrido a poço aberto), ele é utilizado como referência de profundidade para as operações futuras no poço. Os dados de profundidade são registrados entre as pistas 1 e 2.

O principal uso do GR é fazer a identifição da litologia, estimação do volume das camadas de folhelho. Camadas continuas de folhelho podem ser identificadas em poços separados por grandes distancias devido a sua caracteristica signatura ao GR.

Os intervalos a serem perfurados e completados são escolhidos a partir dos perfis corridos a poço aberto, sendo que para efetuar o canhoneio, se faz necessário ter um perfil para correlação que funciona a poço aberto e revestido. Geralmente se usa um perfil de raios gama (GR) que apresenta a medida da radioatividade natural das formações e em rochas sedimentares dá uma idéia do teor de folheto

O conjunto GR / CCL é conhecido como perfil de controle de canhoneio ou PDCL

Juntamente com o GR se corre um perfil localizador de luvas conhecido como CCL (Casing Collar Locator), que tem a profundidade amarrada ao GR e, portanto, relacionada ao perfil básico.

A CCL opera sobre a Lei da indução de Faraday. Dois ímans são separados por uma bobina de fio de cobre. Como o CCL passa por uma junta do invólucro, ou colar, a diferença de espessura do metal entre os dois magnetos induz um pico de corrente na bobina. Este pico de corrente é enviada uphole e registrado como o que é chamado um pontapé colar no log poço revestido.

CBL Perfil de Aderência do Cimento (Cement Bond Log)

Este perfil é conhecido como o que efetua o controle de aderência entre cimento e revestimento. As variações de amplitude indicam mudanças na resistência do cimento à compressão, no diâmetro e espessura do revestimento, na percentagem da circunferência cimentada. Por último, cabe ressaltar que este perfil é sensível a presença de microanular.VDL: Variable Density LoggingO Perfil de Densidade Variável (Variable Density Log) é um registro contínuo de trem de ondas, na forma de traços de luminosidade variável, que chega ao receptor distante 5 pés do transmissor. O perfil avalia a qualidade da cimentação investigando a aderência do cimento ao revestimento, mas principalmente, do cimento à formação.A ferramenta usada na obtenção do perfil sônico, CBL/VDL, é composta basicamente por um transmissor, dois receptores acústicos com transdutores, um cabo condutor e um aparelho de medição (unidade de processamento). Os receptores ficam localizados normalmente um a 3 pés e

Page 3: Expo

outro a 5 pés do transmissor. O conjunto também requer um número adequado de centralizadores de forma que a seção que contém o transmissor e receptores permaneça perfeitamente centralizada no revestimento durante a perfilagem.

O transmissor recebe pelo cabo condutor a energia elétrica e a converte em energia mecânica, emitindo repetidamente pulsos curtos de energia acústica (10 a 60 pulsos por segundo) com duração de cerca de 50 microsegundos cada. A freqüência de cada pulso é de 20 KHz para ferramentas de grandes diâmetros (acima de 3”) ou de 30 KHz para ferramentas de diâmetros menores (abaixo de 2”). A grande maioria do sinal acústico chega ao receptor em cerca de 2000 microsegundos.O pulso sonoro emitido faz vibrar o meio fluido no qual o transmissor está imerso, criando uma frente de onda aproximadamente esférica que se propaga em todas as direções. Quando encontra o revestimento, a energia acústica é refratada segundo a Lei de Snell, tomando diferentes caminhos até chegar ao receptor. Uma parcela desta energia se propaga segundo um ângulo de incidência crítico, viajando pelo revestimento. Outra parcela é refletida e se propaga diretamente pelo fluido no interior do poço, e parte é refratada para o anular (cimento) e formação.

O canhão pode ser disparado de forma hidráulica (através de pressão na cabeça do poço), elétrica (com um conector a cabo) ou mecânica.

Tampao mecanico

Estimulação de poços, testes, operações de pressão e pode ser utilizado como obturador de produção

Isolamento de zona, injeção, bombeamento e produção.

Tamponamento de zona temporário ou definitivo• Tamponamento de poços

Corte quimicoAvoid cuts in jewelry (profiles, collars, subs, mandrels and other heavy body or irregular shaped components), also avoid heavier wall and higher alloy pipe when possible

A focused spray of Trifluoreto de bromo that corrodes the tubular wall. BrF3 reacts violently on contact with water to evolve oxygen. •Application expertise is critical to success of a chemical cutter. •Field data -75% reliable (first cut) above packer, 25% reliable below packer•Less reliability at depths beyond 10,000 ft and high alloy pipe may be more difficult to cut•Usually cuts about 95% of pipe wall –have to pull apart. Typical overpullsto part the pipe are > 30,000 lb.•Steel wool in mixing cavity believed to increase cutting efficiency.•The performance of chemical cutters is adversely affected by liquid crossflowsfrom uneven liquid heads or pressures in the tubing and annulus.

CAUSARÁ SEVERA CORROSÃO DE METAIS COMUNS E VIDRO. PODE CAUSAR FOGO EM CONTATO COM MATERIAIS ORGÂNICOS, B