EY AbleFILE/LR_Ey...e oferecer serviços da mais alta qualidade. A EY é reconhecida globalmente...

20
Incluir para potencializar resultados TM Rio 2016 EY Able

Transcript of EY AbleFILE/LR_Ey...e oferecer serviços da mais alta qualidade. A EY é reconhecida globalmente...

Incluir para potencializar resultados

TMRio2016

EY A

ble

2 |

Diversidade e inclusão são fundamentais para o nosso desenvolvimento como empresa e também para todos os nossos profissionais. Procuramos garantir que todos tenham as mesmas oportunidades para se desenvolver e aprimorar suas habilidades.

O EY Able é um programa voltado para pessoas com deficiência, que fortalece nosso compromisso com diversidade e inclusão e que gera aprendizado e auxilia essas pessoas a atingir seu potencial, além de nos diferenciar no mercado e criar vantagem competitiva.

Por isso, neste guia você verá como encorajamos inclusão na EY, além do nosso ambiente que estimula a criatividade e valoriza os talentos individuais para construir equipes de alta performance e gerar resultados.

Sabemos que promover um ambiente inclusivo para nossas pessoas é essencial para continuarmos a atrair e reter os melhores talentos e oferecer serviços da mais alta qualidade. A EY é reconhecida globalmente pelo seu comprometimento com diversidade e inclusão.

Vamos seguir fazendo a diferença e ajudando a construir um mundo de negócios melhor.

Boa leitura!

Jorge Menegassi CEO South America & Brazil

| 3

EY A

ble Incluir para potencializar

Times diversos criam as melhores ideias e soluções, Por isso, trabalhamos para criar uma cultura que permita a cada pessoa contribuir para o nosso sucesso. Valorizamos pessoas de todas as formações e perspectivas, para que equipes heterogêneas tragam opiniões diversas, de acordo com referências pessoais e culturais como modos de pensar, estilos de trabalho, gêneros, etnias, religiões, orientação sexual etc. Opiniões diversas resultam em visão abrangente e soluções assertivas para nossos clientes.

Construir equipes de alta performance é uma das prioridades estratégicas da Visão 2020 e o EY Able vem reforçar nosso compromisso em potencializar as habilidades diversas para gerar resultados, nos diferenciar no mercado, criar vantagem competitiva e crescimento sustentável.

Todos na EY aceitam a responsabilidade de propiciar um ambiente de trabalho inclusivo, equitativo, respeitoso e flexivel para todas as pessoas. Nossos líderes fazem da inclusão, em todas as suas dimensões, uma de suas prioridades.

4 |

Uma necessidade de negócio

A EY sabe que as contribuições de todas as pessoas com as mais diversas formações e perspectivas, incluindo pessoas com algum tipo de deficiência, nos ajudarão a prover um serviço de mais alta qualidade para nossos clientes e nos diferenciar no mercado. Clientes frequentemente nos dizem que apreciam nossos esforços para construir times engajados com a mesma ênfase na diversidade que eles abraçam em suas organizações.

Investimos muito em recrutar e desenvolver as melhores pessoas, isso faz enorme sentido para acomodar e oferecer suporte a todos àqueles que podem contribuir plenamente para o nosso crescimento.

O que é o EY Able?

O EY Able é um dos principais programas de Diversidade & Inclusão da EY no Brasil, que além de Responsabilidade Social, trata-se de um imperativo de negócios. Diversidade impulsiona a criatividade. Promovendo criatividade impulsionamos soluções inovadoras para os problemas. Reconhecemos que diversidade é essencial para nosso sucesso: nossas pessoas merecem, nossos clientes exigem e nossa sociedade espera.

A EY reconhece que nem todos entendem as questões da deficiência. Portanto preparamos esse guia para que todos possam conhecer melhor o EY Able, adquirir conhecimento básico sobre os tipos de deficiência em diferentes contextos e momentos e como cada profissional deve estar preparado para colaborar com a inclusão na firma.

4 |

| 5 | 5

6 |

Depoimentos PcD’s

“Estou gostando demais de estar aqui, está me ajudando muito. Eu percebi que estou evoluindo mais aqui dentro, estou crescendo mais, aprendendo muitas coisas”

Mariana Cerbelheira

“ A cada dia, o diferente acaba se tornando igual para todo mundo. Sabendo que todos têm uma limitação. Eu com a deficiência visual tenho uma limitação, uma pessoa que não tem deficiência tem a sua limitação.

Giuliano Bueno

6 |

| 7

“É o que eu estou fazendo aqui, mostrando o meu trabalho, mostrando que a minha deficiência física não atrapalha tanto no meu aprendizado como no meu desenvolvimento.

Pra sonho a gente não tem que colocar limites, a gente vai até onde dá. A EY me deixa sonhar”

Rodrigo Rebello

“ O que me motiva aqui é saber que eu terei um futuro bom, um futuro promissor”

Tiago Roschel

| 7

Depoimentos extraídos do vídeo EY Able

8 |

A EY tem tomado uma série de iniciativas, incluindo:

• Ajustes no ambiente físico de seus escritórios para pessoas com deficiência.

• Adaptação de ferramentas tecnológicas de acordo com as necessidades dos profissionais.

• Investimento em treinamento para todos os colaboradores, incluindo os profissionais com deficiência, para garantir que desenvolvam seu potencial e construam uma carreira de sucesso na EY.

No geral, encorajamos nossos colaboradores a verem deficiência apenas como diferenças, em vez de obstáculos que possam afetar a maneira como o trabalho é feito, mas não o valor da contribuição ou o talento do profissional.

Com o objetivo de nos auxiliar na construção da nossa cultura de diversidade e inclusão, participamos da Rede Empresarial de Inclusão Social, uma organização que reúne empresas para promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Entre os objetivos da rede estão o compartilhamento de conhecimentos e identificação de boas práticas, o desenvolvimento de produtos e serviços conjuntos para promover a qualificação profissional e facilitar a contratação e retenção.

Além disso, como programa de responsabilidade social, a EYU, nossa universidade corporativa, capacita jovens da comunidade com deficiência auditiva nos idiomas português e inglês.

Na EY adotamos uma abordagem abrangente para a criação de um ambiente favorável e construtivo, uma cultura de apoio para pessoas com habilidades diversas. A firma oferece uma política formal de trabalho flexível, como redução de jornada ou teletrabalho (Home Office), e encorajamos nossos líderes a apoiar a flexibilidade no dia a dia. O

que

nós

faze

mos

8 |

| 9

Tipo Definição

Física

Alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física.

Auditiva

Consiste na perda parcial ou total da capacidade de ouvir, isto é, um indivíduo que apresente um problema auditivo.

Visual

Refere-se a uma situação irreversível de diminuição da resposta visual, em virtude de causas congênitas ou hereditárias, mesmo após tratamento clínico e/ou cirúrgico e uso de óculos convencionais.

Intelectual ou atraso mental

Deficiência intelectual ou atraso mental é um termo que se usa quando uma pessoa apresenta certas limitações no seu funcionamento mental e no desempenho de tarefas como as de comunicação, cuidado pessoal e de relacionamento social.

Múltipla

A deficiência múltipla é a ocorrência de duas ou mais deficiências simultaneamente – sejam deficiências intelectuais, físicas ou ambas combinadas.

Tipos de deficiência

| 9

10 |

Dicas do Dia a Dia – Aproximando os Universos

Em primeiro lugar procure se desvencilhar do medo, da insegurança e do preconceito e busque conhecer a pessoa com deficiência. Aproxime-se, conheça melhor os estilos de vida, os diferentes universos simbólicos.

Não fique constrangido em conversar com a pessoa sobre a deficiência dela. Procure conhecer melhor o que significa para ela não andar, não enxergar ou não ouvir. Ela deve estar preparada para falar naturalmente sobre sua própria deficiência. Evite deduções ou interpretações simplistas ou superficiais – as pessoas com deficiências não têm apenas limites, elas também têm alcances.

Pergunte

Antes de ajudar alguém com deficiência, pergunte para a pessoas se ela necessita de ajuda. Fazendo uma suposição que uma atividade ou tarefa é onerosa para alguém, você pode estar limitando a oportunidade dele/dela ser independente ou contribuir.

Respeite as diferenças

Pessoas com deficiência podem realizar o mesmo que pessoas sem deficiência; eles podem simplesmente fazê-la de uma forma diferente. Esta afirmação é verdadeira não somente para deficiências aparentes como visão, audição ou deficiência de mobilidade, mas também para deficiências não visíveis. Por exemplo, pessoas com sérios problemas de saúde podem ter menos energia em certos dias, e dessa maneira, podem precisar trabalhar de uma forma flexível para se manterem produtivas.

Resista ao julgamento

Pessoas com deficiência não são heróis. A deficiência não define a pessoa – negativa ou positivamente. Habilidades são diferentes em cada indivíduo, caráter e talento são universais.Fo

rmas

de

incl

usão

10 |

| 11 | 11

12 |

Um curso rápido sobre deficiênciaRegras para lembrar:

• Apertar as mãos no primeiro contato é apropriado com todos os indivíduos.

• Sinta-se à vontade para oferecer ajuda, mas aguarde até ser aceita antes de ajudar.

• Ouça as instruções que a pessoa te dá.

• Seja atencioso com o tempo extra que uma pessoa com deficiência pode exigir.

• Fique à vontade para usar termos como “ver, ouvir ou caminhar” com expressões comuns como “entende o que eu quero dizer?” Pessoas com deficiência usam estas expressões também.

• Refira-se primeiro à pessoa, depois à deficiência. A deficiência é algo que a pessoa tem, não o que a pessoa é. Exemplos: “Gerente que tem surdez”,” Gerente surdo”; Pessoas com deficiência, não “pessoa deficiente” ou “deficiente”.

• Evite expressões que enquadrem pessoas com deficiência como vítimas. Exemplos: “sofre de”, “desafiados por”, ou “luta por”.

Pessoas com deficiência física• Quando falar com alguém que usa cadeira de rodas,

procure sentar-se na mesma altura do seu interlocutor de maneira que vocês possam manter contato visual.

• Não empurre a cadeira de rodas sem antes perguntar se a pessoa necessita de ajuda. Em geral, não encoste em dispositivos de assistência como bengalas, cadeiras de rodas ou scooters sem permissão. Dispositivos de assistência são considerados espaço pessoal.

• Ofereça ajuda, mas se não for aceita, não se sinta ofendido.

• Respeite a dignidade do indivíduo e sua independência, pergunte como você pode ajudar e escute as instruções.

12 | Está

cer

to?

| 13

Pessoas com deficiência auditiva• Nunca chame uma pessoa surda de surda-muda. A maior

parte das pessoas surdas não têm nenhuma restrição vocal. Elas têm dificuldade de oralização porque não escutam a si mesmas. Jamais grite quando quiser conversar com ela. Não adianta e ela poderá se sentir constrangida.

• Se a pessoa é surda, toque levemente seu ombro ou acene para ganhar atenção.

• Procure saber se ela faz leitura labial. Se fizer, fale pausadamente, olhando nos seus olhos. Enquanto estiver conversando, mantenha o contato visual. Se você desviar o olhar, a pessoa surda pode achar que a conversa terminou. Mantenha suas mãos longe da boca, de maneira que o interlocutor possa visualizá-la. Não exagere nos movimentos labiais.

• Se você não está sendo entendido, use palavras diferentes, gestos ou escreva em um papel.

• Se um intérprete estiver presente, mantenha contato visual e se dirija à pessoa com quem você está conversando, não com o intérprete.

• Se o intérprete está envolvido, saiba que ele estará algumas palavras atrás na conversa, então dê tempo para ele “alcançá-lo”.

Pessoas com deficiência visual• Identifique-se e qualquer outra pessoa que estiver presente

no ambiente.

• Quando caminhar com alguém que tenha baixa visão, pergunte se a pessoa gostaria de pegar no seu braço. Se a resposta for sim, deixe a pessoa encostar no seu braço na altura do cotovelo. Evite escadas e portas giratórias.

• Se você está ajudando alguém com baixa visão, seja específico quando der instruções de direção, informando por exemplo, aproximadamente o número de passos ou

14 |

metros para se chegar a determinado local, lado direito, esquerdo, etc.

• Se caminhar com alguém usando bengalas ou cão guia, caminhe no lado oposto à bengala ou cão guia. Não brinque ou distraia ou alimente o cão guia.

• Para ajudar uma pessoa cega a sentar-se, você deve guiá-la até a cadeira e colocar a mão dela sobre o encosto da cadeira, informando se esta tem braço ou não. Deixe que a pessoa sente-se sozinha.

• Procure sempre explicar, com detalhes, aquilo que a pessoa não consegue ver.

• Deixe-a tocar nos objetos. Lembre-se que o seu tato é a sua visão.

Pessoas com deficiência intelectual• Nunca a confunda com uma pessoa com doença mental.

• Não fale com a pessoa com deficiência intelectual como se ela fosse criança, reforçando expressões como “lindinho”, “fofinho”, etc. Se for criança, trate-a como criança; se for adolescente, trate-a como adolescente; e se for adulto, trate-a como adulto.

• Não subestime a Inteligência do profissional. A pessoa com deficiência intelectual tem um tempo diferenciado de aprendizagem, mas pode adquirir várias habilidades e conhecimentos profissionais. Ofereça informações em linguagem objetiva, com sentenças curtas e simples.

Está

cer

to?

14 |

| 15 | 15

16 |16 |

A diferença entre a palavra certa e a palavra quase certa é a mesma diferença entre um relâmpago e um vaga-lume.”Mark Twain

| 17

Dicas para uma linguagem adequada:

Diga e escreva Não diga nem escreva

Pessoa com deficiência

DeficienteAleijadoInválidoNecessidades especiais

Pessoa com deficiência intelectual

Doente MentalBobinho, doentinho

Pessoa sem deficiência Normal

Pessoa com deficiência auditiva

Surdo e MudoSurdo-mudoMudinho

Pessoa com deficiência visual

Ceguinho

Paralisia cerebral é uma condição

Paralisia cerebral é uma doença

Ele tem paralisia cerebral Ele teve paralisia cerebral

Deficiência intelectualDoença mental, retardado, retardado mental

Pessoa com Sindrome de Down

Mongolóide, Mongol

Não

fale

18 |18 |18 |

| 19

Recomendações para leituraGabrilli, Mara. Inclusão Profissional. Ferramentas e Procedimentos para a contratação e retenção de pessoas com deficiências no mercado de trabalho. SP: 2011

Ministério do Trabalho e Emprego. Inclusão das pessoas com deficiência no mercado de Trabalho.

Organização das Nações Unidas / Presidência da República do Brasil. Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de Março de 2007. Brasília: 2008.

Ribas, João. A Lei de Cotas e as Pessoas com Deficiência. SP: 2013. Publicado pelo website do Insituto Ethos de Responsabilidade Social.

EY Auditoria | Impostos | Transações Corporativas | Consultoria

Sobre a EY

A EY é líder global em serviços de Auditoria, Impostos, Transações Corporativas e Consultoria. Nossos insights e os serviços de qualidade que prestamos ajudam a criar confiança nos mercados de capitais e nas economias ao redor do mundo. Desenvolvemos líderes excepcionais que trabalham em equipe para cumprir nossos compromissos perante todas as partes interessadas. Com isso, desempenhamos papel fundamental na construção de um mundo de negócios melhor para nossas pessoas, nossos clientes e nossas comunidades.

No Brasil, a EY é a mais completa empresa de Auditoria, Impostos, Transações Corporativas e Consultoria, com 5.000 profissionais que dão suporte e atendimento a mais de 3.400 clientes de pequeno, médio e grande portes.

A EY Brasil é Apoiadora Oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e fornecedora exclusiva de serviços de Consultoria para o Comitê Organizador. O alinhamento dos valores do Movimento Olímpico e da EY foi decisivo nessa iniciativa.

EY refere-se à organização global e pode referir-se também a uma ou mais firmas-membro da Ernst & Young Global Limited (EYG), cada uma das quais é uma entidade legal independente. A Ernst & Young Global Limited, companhia privada constituída no Reino Unido e limitada por garantia, não presta serviços a clientes.

© 2014 EYGM Limited. Todos os direitos reservados.

Esta é uma publicação do Departamento de Marca, Marketing e Comunicação. A reprodução deste conteúdo, na totalidade ou em parte, é permitida desde que citada a fonte.

ey.com.br

ey.com/betterworkingworld #BetterWorkingWorld

facebook | EYBrasiltwitter | EY_Brasillinkedin | ernstandyoung