FADO - ccb.pt · PDF fileFado 2017 HÁ Fado NO CAIS 27 JANEIRO GRANDE AUDITÓRIO |...

4
FADO CRISTINA BRANCO ©PEDRO FERREIRA 31

Transcript of FADO - ccb.pt · PDF fileFado 2017 HÁ Fado NO CAIS 27 JANEIRO GRANDE AUDITÓRIO |...

Page 1: FADO - ccb.pt · PDF fileFado 2017 HÁ Fado NO CAIS 27 JANEIRO GRANDE AUDITÓRIO | 21:00 OS MESTRES ... A GUITARRA PORTUGUESA Participação especial Carlos do Carmo

FADO

CRISTINA BRANCO ©PEDRO FERREIRA31

Page 2: FADO - ccb.pt · PDF fileFado 2017 HÁ Fado NO CAIS 27 JANEIRO GRANDE AUDITÓRIO | 21:00 OS MESTRES ... A GUITARRA PORTUGUESA Participação especial Carlos do Carmo

Fado 2017HÁ Fado NO CAIS

27 JANEIRO GRANDE AUDITÓRIO | 21:00

OS MESTRESDiogo Clemente Direção musical Vozes veteranas do fado, homens e mulheres, com estilos absolutamente distintos e que deixaram escola no universo do fado: António Rocha, Artur Batalha, Filipe Duarte, Nuno Aguiar, Ada de Castro, Maria Armanda, Maria da Nazaré e Cidália Moreira.

3 FEVEREIRO PEQUENO AUDITÓRIO | 21:00

TERESA SIQUEIRAO fado esteve sempre presente na vida de Teresa Siqueira, fadista por destino e convicção. Primeiro, por influência de familiares como Maria Teresa de Noronha e D. Vicente da Câmara, mas também de amigos como Maria da Fé, Beatriz da Conceição ou Carlos Zel. Depois, na sua própria carreira como fadista – em casas como o Sr. Vinho ou a sua Taverna do Embuçado. Cantou em palcos como o Coliseu dos Recreios, na Europália, em Macau ou na Festa do fado e, paralelamente, transmitiu aos filhos Carminho, Francisco e Rodrigo Rebelo de Andrade, o mesmo amor pelo fado. A 27 de novembro de 2012 foi agraciada com a Medalha de Mérito – Grau Ouro pela Câmara Municipal de Lisboa.

25 FEVEREIRO GRANDE AUDITÓRIO | 21:00

CRISTINA BRANCOCristina Branco é sinónimo de sofisticação. Dentro de uma área de fortes raízes conservadoras e tradicionalistas como é o fado, Cristina Branco apresenta sempre uma alternativa alicerçada no profundo conhecimento dos poetas e poemas que interpreta, em compositores requintados e em músicos de excelência. Menina é o título do seu novo trabalho com temas originais de autores como Filho da Mãe e André Henriques (Linda Martini), Cachupa Psicadélica, Mário Laginha e António Lobo Antunes.

3 MARÇO PEQUENO AUDITÓRIO | 21:00

JÚLIO RESENDEO disco de estreia de Júlio Resende - Amália por Júlio Resende – valeu-lhe a classificação de 5 estrelas pela prestigiada revista francesa CLASSICA, que promove os melhores músicos e instrumentistas do mundo. Este é um disco singular onde Resende recria temas de memória individual e coletiva: Casa Portuguesa, Barco Negro, ou Vou Dar de Beber à Dor. Mas vai mais além e arrisca um Dueto (Im)possível com Amália Rodrigues, servindo a voz da Diva com o seu piano no tema “Medo”. Dezassete anos passados desde a morte de Amália Rodrigues, Júlio Resende convence e a editora de Amália autoriza, pela primeira vez, um músico a tocar com a Voz Maior da canção portuguesa.

24 MARÇO GRANDE AUDITÓRIO | 21:00

A GUITARRA PORTUGUESAParticipação especial Carlos do Carmo

Concerto de homenagem à guitarra portuguesa reunindo os grandes intérpretes da atualidade. Ângelo Freire, Bernardo Couto, Luís Guerreiro, Mário Pacheco, Pedro de Castro, Ricardo Parreira e Ricardo Rocha: sete guitarristas de excelência interpretam o repertório tradicional e contemporâneo da guitarra portuguesa.

19 MAIO GRANDE AUDITÓRIO | 21:00

MÍSIA E OS POETASNo longo caminho que o fado tem vindo a percorrer em direção à modernidade, Mísia é um marco incontornável. Depois da figura tutelar de Amália e antes do presente de novas posturas e vozes, Mísia ofereceu uma perspetiva diferenciada sobre esta cultura que nunca deixou de respeitar e de explorar durante 25 anos. A fadista apresentará agora um novo espetáculo, agarrando no rico repertório de fado tradicional e adornando-o com poemas escritos para a sua voz por alguns dos mais importantes poetas e escritores contemporâneos como Agustina Bessa-Luís, Vasco Graça Moura, Lídia Jorge, Hélia Correia, Mário Cláudio, José Luís Peixoto, Paulo José Miranda ou José Saramago.

32

Page 3: FADO - ccb.pt · PDF fileFado 2017 HÁ Fado NO CAIS 27 JANEIRO GRANDE AUDITÓRIO | 21:00 OS MESTRES ... A GUITARRA PORTUGUESA Participação especial Carlos do Carmo

20 MAIO PEQUENO AUDITÓRIO | 21:00

CARLOS LEITÃOCarlos Leitão é um “cantautor”, considerado pelos seus pares como uma das maiores vozes de fado da atualidade. Depois de anos de maturação e crescimento, a escrita e a composição de Carlos Leitão ganharam forma. Músico e intérprete, gravou em 2013 o seu primeiro disco de originais. Aos 37 anos junta em si a voz inconfundível, sentida e grave, o guitarrista, o compositor e o autor. Carlos Leitão busca a sua maior inspiração no fado tradicional, passando pelas suas raízes alentejanas e a sua profunda ligação à cidade de Lisboa. Homem de afetos confere às suas criações e interpretação uma verdade absoluta e de inequívoco bom gosto.

14 JULHO PEQUENO AUDITÓRIO | 21:00

FÁBIA REBORDÃOÉ considerada uma das vozes de referência do fado novo. Nasceu em Lisboa em 1985 e, aos 15 anos, apaixonou-se pelo fado pela voz de Amália Rodrigues, de quem ainda é prima, e começou a cantar profissionalmente nas casas típicas de Alfama, nomeadamente Taverna do Embuçado, Clube de Fado, entre outras. Embora o fado seja a grande matriz da sua paixão pela música, as suas influências musicais são diversas e vão da soul, à bossa nova, à morna, ao blues ou ao jazz.

5 OUTUBRO PEQUENO AUDITÓRIO | 21:00

SARA CORREIACanta com a propriedade e força de quem cresceu no fado. É fadista de raiz e, com vinte e três anos, é também a nova referência do fado em Lisboa. Desde muito cedo presença habitual nas melhores casas de fados da cidade, Sara Correia assume agora o tão esperado percurso individual nos palcos. O promissor álbum de estreia tem lançamento marcado para 2017.

3 NOVEMBRO PEQUENO AUDITÓRIO | 21:00

IDENTIDADE F, FADO E FLAMENCOPartindo da premissa que o encontro com o outro é a melhor forma de nos espelharmos e de nos (re)construirmos enquanto seres únicos, este espetáculo fala-nos de Amor. Num primeiro momento, de um amor vulnerável, carregado de expetativas e ilusões, que rapidamente dão lugar ao abandono, ao frio, ao amargo, à incompreensão, à solidão, à dor insuportável de quem tirou os pés do chão, do seu próprio chão, e depositou mais do que devia e podia nas mãos do outro. O ego obriga-nos a resistir, a lutar, a questionar, a negar a transformação mas, em algum momento, no meio desse vazio, dá-se o verdadeiro encontro: o encontro consigo próprio. A partir daqui a perspetiva muda! O verbo predominante passa a ser aceitar e as sensações passam a ser de liberdade, frescura, alegria e verdade.

17 NOVEMBRO GRANDE AUDITÓRIO | 21:00

GONÇALO SALGUEIRO Sombras e Fado é o espetáculo de apresentação e título do mais recente disco de Gonçalo Salgueiro. É um espetáculo que revisita alguns temas da sua discografia anterior e outros que recriou e que o tornaram popular junto do grande público. Contará com a presença de convidados relevantes no seu percurso artístico e reserva a todos algumas surpresas.

1 DEZEMBRO GRANDE AUDITÓRIO | 21:00

CARLOS DO CARMOUm dos maiores embaixadores do fado que regressa aos palcos para um concerto muito especial em Lisboa. Dono de uma voz inconfundível, Carlos do Carmo é senhor de um currículo marcante, premiado recentemente com um Grammy Latino, que soube aliar o rigor interpretativo e a tradição ao desbravar novos caminhos para o fado. Com 76 anos, Carlos do Carmo sobe aos palcos agradecendo e retribuindo ao público português todo o carinho e afeto que sempre recebeu ao longo dos seus 52 anos de carreira.

16 DEZEMBRO PEQUENO AUDITÓRIO | 21:00

JOANA AMENDOEIRAJoana Amendoeira é uma das vozes mais relevantes da chamada “nova geração do Fado”. Com apenas 13 anos, sagrou-se vencedora da Grande Noite do Fado do Porto e hoje mantém-se fiel às sonoridades mais tradicionais, acrescentando uma atitude e energia que fazem dela uma fadista ímpar. Em concerto, a artista revisita temas essenciais da sua carreira, fados que integram o cancioneiro tradicional e originais do seu mais recente álbum Muito Depois.

33

Page 4: FADO - ccb.pt · PDF fileFado 2017 HÁ Fado NO CAIS 27 JANEIRO GRANDE AUDITÓRIO | 21:00 OS MESTRES ... A GUITARRA PORTUGUESA Participação especial Carlos do Carmo

CICLO DE CONFERÊNCIASViagens pela História do Fado com Rui Vieira Nery

28 JANEIRO, 4, 11 E 18 FEVEREIROCCB / SALA LUÍS DE FREITAS BRANCO / SÁBADOS, DAS 17H30 ÀS 19H00

Da Lisboa oitocentista à atualidade, dos bairros castiços às grandes salas de concerto do mundo inteiro, conheça as histórias e os percursos da canção de Lisboa.

A programação Há Fado no Cais é uma parceria CCB / EGEAC- Museu do Fado

34