Fanzine Variações sobre a Europa #1

11

description

Fanzine. Europa. Cultura. Cidadania.

Transcript of Fanzine Variações sobre a Europa #1

Page 1: Fanzine Variações sobre a Europa #1
Page 2: Fanzine Variações sobre a Europa #1

Esta fanzine dialoga criativamente com a in-tervenção do Eurodeputado Rui Tavares na Conferência ‘Quatro temas em Azul-Europa’, com que inaugurámos este projeto. As in-quietações que aqui se revelam remetem-nos para a expressão cidadã na União Europeia: do direito de petição à ocupação do espaço público, que historicamente sempre foi deci-sivo nas grandes mudanças democráticas. Rui Tavares questiona-se: “O que ocuparía-mos se quiséssemos fazer uma manifestação na Europa? (…) A União Europeia é o mais interessante projeto de cidadania transnacio-nal da história e, uma extraordinária oportuni-dade de enriquecimento cultural e seguran-ça material para cada um de nós. Mas, para isso, a União Europeia deve ser uma demo-cracia, e não um cartel de estados. (…) É ne-cessária uma democracia que seja, não tão democrática como aquelas que temos nos Estados-membros, mas mais democrática. Sem uma esfera democrática europeia, até as democracias nacionais correm riscos.”Nas oficinas participativas, os cidadãos cons-truíram esta fanzine porque, ainda nas pala-vras de Rui Tavares, “…aquilo de que as pes-soas se esquecem acerca da democracia é que é sempre conquistada a partir de baixo. A democracia não é uma coisa que é ganha, é uma coisa que temos que conquistar tam-bém com a nossa imaginação.”

Os conteúdos – texto e imagem – vinculam exclusivamente os seus autores, não representando a opinião da União Eu-ropeia. A Comissão Europeia não se responsabiliza por qualquer uso que possa ser feito da informação aqui contida.

As fanzines, publicações independentes e editadas por fãs de um tema em específi-co, foram o veículo de comunicação que muitos cidadãos europeus encontraram para exprimir os seus pensamentos e opi-niões acerca de uma Europa que é nossa mas muitas vezes fica esquecida. Com mensagens bastantes concretas ou com uma linguagem abstrata, esta publi-cação recorreu a várias formas de expres-são no que toca à sua linguagem gráfica, como a pintura, o desenho, a colagem e o stencil, relacionando-se assim com as primeiras publicações deste género.Esta coleção de fanzines resulta do projeto Variações sobre a Europa e integra alguns dos seus temas: “Este país não é para ve-lhos”, “A pele que habito”; “Quo Vadis Eu-ropa?” e “Occupy Politics”. Pretende ser um desafio à reflexão e discussão para a construção de uma Europa democrática.

Page 3: Fanzine Variações sobre a Europa #1
Page 4: Fanzine Variações sobre a Europa #1
Page 5: Fanzine Variações sobre a Europa #1
Page 6: Fanzine Variações sobre a Europa #1
Page 7: Fanzine Variações sobre a Europa #1
Page 8: Fanzine Variações sobre a Europa #1
Page 9: Fanzine Variações sobre a Europa #1
Page 10: Fanzine Variações sobre a Europa #1

“Acredito que há um risco, que é o de que as pessoas se indignem, protestem e depois tudo continue na mesma. É preciso que a indignação dê lugar a um comprometimento conjunto.” * Acreditar na democracia é acreditar na complementaridade inegociável entre participação cívica e representação política.

* Stéphane Hessel (1917-2013) diplomata, ex-combatente da Resistência, colaborador de De Gaulle, o “cavalheiro indignado” segundo o jornal francês Le Monde, autor do livro Indignai-vos! , inesperado fenómeno editorial mundial. (O título do seu livro viria a ser adoptado pelo chamado movimento dos Indignados, que se fez ouvir em muitas ruas do planeta, sobretudo em países do Ocidente, onde o capitalismo financeiro entrou em crise.)

Page 11: Fanzine Variações sobre a Europa #1