FATECANO_6

8
Solenidade do dia 29 de abril marca o início das comemorações dos “5 anos de presença” da FATEC-Tatuí. Essa Unidade de Ensino, segundo o IDETEC (Índice de Desenvolvimento do Ensino Técnico e Tecnológico de São Paulo), é uma das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo que obteve o valor máximo na variação de Selo comemorativo dos “5 anos de presença” da FATEC-Tatuí O Prof. Dr. Anderson Luiz de Souza (em pé à direita) entregou um exemplar do Manual de Normalização ao Prof. Rosirlei Clarete Batista Pavão (em pé à esquerda), coordenador do Curso de Automação Industrial e, no evento, representante de todos os coordenadores e docentes. No plano de Fundo (da esquerda para a direita) o Exmo Dr. Renato Amary, deputado Federal, o Exmo Sr. Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, prefeito de Tatuí, o Prof. Dr. Mauro Tomazela, diretor da FATEC-Tatuí e o Exmo Sr. José Tarcísio Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Tatuí. crescimento. No evento, houve o lançamento do selo comemorativo, do Manual de Orientação para Normalização para trabalhos acadêmicos. O Prof. Dr. Mauro Tomazela, diretor da FATEC-Tatuí, nessa ocasião, recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadão Tatuiano pelos relevantes serviços prestados a essa comunidade. (pág 2) Prof. Dr Mauro Tomazela (ao centro), rodeado por professores, expõe o Título de Cidadão Tatuiano. Na plateia, autoridades, professores, alunos, funcionários e convidados. Página 2 - Editorial - Festividades: Em 5 anos, entre as melhores Página 3 - Entrevista Página 4 - Sucata para alguns, tecnologia para nós Página 5 - Frutos da parceria entre FATEC-Tatuí e ESALQ USP - Parcerias de sucesso Página 6 - Tudo novo de novo - Interdisciplinaridade!? Página 7 - Além dos desafios - FATEC-Tatuí forma 3ª turma Página 8 - Oportunidade: trabalhe na Empresa Júnior - FATEC-Tatuí terá o seu quinto curso

Transcript of FATECANO_6

Page 1: FATECANO_6

Solenidade do dia 29 de abril marca o início das comemorações dos “5 anos de presença” da FATEC-Tatuí. Essa Unidade de Ensino, segundo o IDETEC (Índice de Desenvolvimento do Ensino Técnico e Tecnológico de São Paulo), é uma das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo que obteve o valor máximo na variação de

Selo comemorativo dos “5 anos de presença”da FATEC-Tatuí

O Prof. Dr. Anderson Luiz de Souza (em pé à direita) entregou um exemplar do Manual de Normalização ao Prof. Rosirlei Clarete Batista Pavão (em pé à esquerda), coordenador do Curso de Automação Industrial e, no evento, representante de todos os coordenadores e docentes. No plano de Fundo (da esquerda para a direita) o Exmo Dr. Renato Amary, deputado Federal, o Exmo Sr. Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, prefeito de Tatuí, o Prof. Dr. Mauro Tomazela, diretor da FATEC-Tatuí e o Exmo Sr. José Tarcísio Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Tatuí.

crescimento. No evento, houve o lançamento do selo comemorativo, do Manual de Orientação para Normalização para trabalhos acadêmicos. O Prof. Dr. Mauro Tomazela, diretor da FATEC-Tatuí, nessa ocasião, recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadão Tatuiano pelos relevantes serviços prestados a essa comunidade. (pág 2)

Prof. Dr Mauro Tomazela (ao centro), rodeado porprofessores, expõe o Título de Cidadão Tatuiano.

Na plateia, autoridades, professores, alunos,funcionários e convidados.

Página 2- Editorial

- Festividades: Em 5 anos, entre as melhores

Página 3- Entrevista

Página 4- Sucata para alguns, tecnologia para nós

Página 5- Frutos da parceria entre FATEC-Tatuí e ESALQ USP

- Parcerias de sucesso

Página 6- Tudo novo de novo

- Interdisciplinaridade!?

Página 7- Além dos desafios

- FATEC-Tatuí forma 3ª turma

Página 8- Oportunidade: trabalhe na Empresa Júnior

- FATEC-Tatuí terá o seu quinto curso

Page 2: FATECANO_6

É com entusiasmo e com a sensação de “sermos grandes”, que lançamos a 6ª Edição do FATECANO. Essa é a primeira edição impressa; as outras cinco foram eletrônicas e podem ser acessadas por meio do site www.fatectatui.edu.br.

A realização desse jornal faz parte de um projeto de Comunicação Interna, realizado por alunos e por professores do Curso de Gestão Empresarial. Ele não se reduz à mera divulgação de informações, mas sugere compro-metimento com a cultura da FATEC Tatuí; age como mediador no processo de disseminação da identidade, do “modo de ser” dessa Unidade de Ensino, para que todos possuam uma visão compartilhada sobre ela.

O essencial é fazer as informações circularem com obje-

O FATECANO é um jornal da Faculdade de Tecnologia de Tatuí. Site: www.fatectatui.edu.br R. Prof. Oracy Gomes, nº 665- Tatuí SP

(15) 3205-7780Diretor: Prof. Dr. Mauro Tomazela

Vice-Diretor: Prof. Dr. Anderson Luiz de SouzaEditores: Profª Drª Eoná Moro Ribeiro; Carlos Renato Guilherme; Daiane

Souza; Giovana Domingues; Nicole Poles; Phillip Lira.Colaboradores: alunos, professores e funcionários da FATEC-Tatuí

Tiragem: 1000 cópias. Impressão: Diário de Sorocaba (15) 3212-4420.Distribuição gratuita para alunos, professores, funcionários e comunidade

de Tatuí e região.Fale conosco: [email protected]

tividade e credibilidade, a fim de que os valores, os acontecimentos, os destaques possam chegar aos docentes, aos discentes, ao corpo administrativo, aos funcionários, a fim de gerar interação, sentimento de pertencimento, para solidificar a filosofia que anima e move a nossa Instituição.

Portanto, esse jornal é um canal que procura disseminar a “marca” da FATEC- Tatuí, a fim de que todos, “fatecanos” ou não, possam conhecê-la para divulgar suas ações e suas boas atitudes. É primordial que esse meio de comunicação possa também romper as fronteiras da Instituição e proporcionar ecos externos, o que possibilitará a sedimentação de nossa voz, de nossa imagem.

Equipe FATECANO

O ano de 2010 já está sendo marcado por grandes aconte-cimentos. No decorrer dele, comemoramos 5 anos de “vida” e já, no mês de março, houve uma notícia marcante: somos uma das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo que obteve o valor máximo na variação de crescimento segundo o IDETEC (Índice de Desenvolvimento do Ensino Técnico e Tecnológico de São Paulo).

No dia 29 de abril, houve um evento para “selar” a qualidade de nossa Unidade de Ensino: aconteceu o lançamento de um selo da FATEC-Tatuí para comemorar os cinco anos de presença.

Nessa ocasião, o Prof. Dr. Mauro Tomazela, diretor da Faculdade de Tecnologia de Tatuí, recebeu da Câmara Municipal de Tatuí o título de Cidadão Tatuiano p e l o s r e l e v a n t e s s e r v i ç o s prestados a essa comunidade.

O Exmo Dr. Renato Amary, deputado Federal, presente no evento, profer iu a palestra “Desenvolvimento Regional”.

Vale ressaltar ainda que, na solenidade, foi lançado nosso Manual de Orientação para Normal ização de t rabalhos Acadêmicos , o rgan izado e coordenado pela Profª Ms. Eva Weber e com a colaboração dos

Da esquerda para a direita) Prof. Ms. Arnaldo Gonçalves (coordenador de Manutenção Industrial); Prof. Dr. Anderson Luiz de Souza (vice-diretor); Prof. Dr. Mauro Tomazela (diretor); Prof. Ms. José Vicente Dias Mascarenhas (coordenador de Gestão Empresarial); Prof. Osvaldo D' Estefano Rosica (coordenador Gestão de Tecnologia da Informação); Prof. Rosirlei Clarete Batista Pavão (coordenador de Automação Industrial).

docentes da FATEC- Tatuí, Prof. Dr. Anderson Luiz de Souza, Profª Drª Eoná Moro Ribeiro, Profª Ms. Maria José Cardozo e Prof. Ms. Vanderlei dos Santos.

“Esse Manual de Normali-zação surge num momento oportuno, pois comprova nosso crescimento, nossa organização, nossa vontade de estruturar e de proporcionar qual idade aos trabalhos científicos, já que a Graduação está ligada à extensão, à pesquisa, ao desenvolvimento de novas tecnologias, a projetos, a trabalhos que são realizados e prec isam de normal ização, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)”, afirma o Prof. Dr. Mauro Tomazela, diretor da Faculdade de Tecnologia de Tatuí. O Manual pode ser adquirido na biblioteca da FATEC-Tatuí.

Nele, também se encontram as normas para envio de artigos à REVISTA SAPERE, rev is ta eletrônica da FATEC- Tatuí, que nasceu no segundo semestre de 2009 e já se encontra disponível no site http://www.revistasapere.inf.br. Temos certeza de que mais realizações com a demonstração do nosso crescimento, do nosso compromisso com o ensino de qualidade continuarão a ser notícia no decorrer desse e dos próximos anos.

Equipe FATECANO (da esquerda para a direita) Carlos Renato Guilherme (2º Semestre de Gestão Empresarial); Daiane de Souza (4º Semestre de Gestão Empresarial); Nicole Poles (3º Semestre de Gestão Empresarial); Profª Drª Eoná Moro Ribeiro (Profª de Comunicação Empresarial); Phillip Lira (3º Semestre de Gestão Empresarial); Giovana Domingues (4º Semestre de Gestão Empresarial).

Equipe FATECANO (da esquerda para a direita) Carlos Renato Guilherme (2º Semestre de Gestão Empresarial); Daiane de Souza (4º Semestre de Gestão Empresarial); Nicole Poles (3º Semestre de Gestão Empresarial); Profª Drª Eoná Moro Ribeiro (Profª de Comunicação Empresarial); Phillip Lira (3º Semestre de Gestão Empresarial); Giovana Domingues (4º Semestre de Gestão Empresarial).

Page 3: FATECANO_6

Fico muito feliz com todo esse desenvolvimento da FATEC, que veio para Tatuí em 2006 e sempre recebeu o apoio do Centro Paula Souza, do poder público local, da equipe de coordenadores, de professores, que abraçaram os desafios lançados. Com os investimentos recebidos, a FATEC- Tatuí cresceu em 5 anos o que muitas outras cresceram em 35.

Profissionalmente, nesse tempo, também cresci muito. Já tinha a experiência da FATEC- Sorocaba, mas implantar uma Faculdade de Tecnologia não é tarefa fácil; é diferente de gestar algo que se encontra cami-nhando. Os desafios são maiores, mas as conquistas também são grandiosas e nos proporcionam forças para ultrapassar quaisquer obs-táculos.

Posso afirmar ainda que me sinto um pouco pai, um pouco mãe nesse processo de gestação de nossa Faculdade. A cada concretização de idéias que nasceram há algum tempo, sinto satisfação, orgulho, gratidão por todos aqueles que, juntos, fazem essa instituição tornar-se grande, madura. Por isso, trabalho não por dinheiro apenas, mas pela gratificação d e q u e n o s s a s a ç õ e s repercutem nas mais variadas esferas da sociedade. Fico

grato, muito feliz, por exemplo, q u a n d o o s a l u n o s s ã o absorvidos pelo mercado de trabalho e se realizam, crescem, desenvolvem-se enquanto pessoas e cidadãos, tornando-se até melhor que a gente, porque mostram sua diver-sidade de conhecimentos, adquiridos, em grande parte, aqui. Deparar-nos com resul-tados, frutos de nosso trabalho, é o que há de melhor na vida. Enfim, garantir a promoção do ser humano é o que se espera da Educação de qualidade; e essa missão é o que move a FATEC-Tatuí.

Pretendemos dar conti-nuidade à Revista SAPERE. Seu primeiro número foi bem recebido; já temos também seu ISSN, o que a torna oficial. Para o segundo número, que sairá até o final de junho, contamos, inclu-sive, com a publicação de auto-res externos à FATEC- Tatuí. Tudo isso mostra seu cres-cimento.

É também necessário fortalecer o nosso Simpósio Tecnológico, que geralmente ocorre em outubro. Nele, os alu-nos têm a oportunidade de expor seus projetos e de participarem de palestras, de workshops,

essenciais para sua formação. Além disso, esse evento chama a comunidade para dentro de nossa Instituição, a fim de pos-sibilitar o seu contato com o que aqui desenvolvemos. É impor-tante também nossa participa-ção na Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (FETEPS), cujo objetivo é reunir todas as Fatecs e demonstrar os melho-res trabalhos de cada uma delas.

Outro desafio é, junto aos coordenadores, uniformizar, ins-tituir um padrão para os Traba-lhos de Graduação (TG) de to-dos os cursos, a fim de assegu-rar a qualidade na produção científica. Visa-se, na verdade, à criação de uma estrutura que fortaleza, solidifique, no tocante à Metodologia Científica, a figura do Professor-Orientador e do aluno enquanto autor do seu processo de conhecimento.

Já formamos, para tanto, desde agosto de 2009, um grupo, composto por mim, pela Profª Eoná Moro Ribeiro, pela Profª Eva Weber, pela Profª Maria José Cardozo, pelo Prof. Vanderlei dos Santos, que já vem pensando detalhadamente em como instaurar, sedimentar essas iniciativas. Esse grupo já colheu seu primeiro fruto: o lançamento de uma manual que normaliza os trabalhos acadêmi-cos aqui desenvolvidos.(Da esquerda para a direita): Prof. Dr. Mauro Tomazela, diretor, e

Prof. Dr. Anderson Luiz de Souza, vice-diretor.

Page 4: FATECANO_6

No final do ano passado, mais de 70 máquinas caça-níqueis começaram a ser apreendidas. Depois disso, poderiam virar sucata. No entanto, o que antes era apenas uma diversão ilegal, e, passível de descarte, hoje se tornou instrumento de aprendizagem. Através de parcerias com o Poder Judiciário, com órgãos da prefeitura e com escolas particulares da cidade, a FATEC- Tatuí criou uma solução para esse “entulho”. Máquinas que estavam em delegacias, em fóruns, sem uso e que seriam destruídas, foram doadas para a nossa instituição a fim de serem transformadas em tecnologia. Além de serem objetos de estudo, essas peças estão sendo reutilizadas para alguns Trabalhos de Graduação ou TCCs (Trabalho de conclusão de curso). Esse é o caso dos ex-alunos da Fatec, Marcel Parischi Musa Ali, Vinicius Vieira, Davi Zeneratto e Mateus Vilalta, formados em Automação Industrial no semestre passado. Sem condições financeiras, eles encontraram a solução e a motivação para concluir o seu projeto, “Automação de uma Incubadora de Ovos” que controla a temperatura do ambiente e se diferencia pelo seu baixíssimo custo. Noventa porcento dos componentes eletrônicos da chocadeira foram retirados de máquinas caça-níqueis, apreendidas e entre-gues à Fatec- Tatuí pelo Exmo Dr. Marcelo Nalesco Salmoso, Juiz da Vara Especial Criminal, que selou parceria com a Instituição para que possam ser desmontadas e seus com-ponentes reut i l izados em projetos tecnológicos.

Mais dois projetos, envolvendo os componentes

das antigas máquinas, estão sendo desenvolvidos pela Fatec em parcerias com a prefeitura e o Colégio Objetivo de Tatuí. Um deles é o “Terminal de Con-sultas” que em breve terá inaugurado o primeiro protótipo a ser instalado na Prefeitura de Tatuí. “Ele constitui uma estação computadorizada que dará à população inicialmente acesso à internet em locais públicos e, posteriormente, após a implan-tação de um novo sistema em andamento na Prefeitura, acesso à consulta do ISS, IPTU entre outros” afirma o Prof. Rosica. A FATEC- Tatuí, em conjunto com a Associação P a u l i s ta d e A m pa r o a o Excepcionais, também pretende criar um curso de Hardware para os alunos da APAE, possível também graças ao uso de parte dos componentes retirados dos caça-níqueis doados.

A i n d a , s e g u n d o o professor Osvaldo D'Estefano Rosica, “as peças que estão em inut i l idade terão dest ino adequado para não compro-meterem o meio ambiente.” A partir desse necessário cuidado, no dia 31 de março, o Prof. Luis Antônio Galhego Fernandes e o Prof. Paulo Sérgio Sgroi Pupo, ambos da FATEC-Ta tu í , estiveram em visita ao CEDIR, Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática da USP. O objetivo foi tomar contato com a questão do destino do “lixo eletrônico”. “Afinal, a FATEC-Tatuí tem aproveitado, ao máximo, as peças dos caça-níqueis, mas algo sempre sobrará e não poderá ser “simplesmente jogado” no aterro sanitário; o que resta deve ter um destino apropriado e estamos nos preparando para isso.” afirma o Prof. Luís Antônio.

Ao centro, caça-níquel já aberto

exibindo os componentes.

Marcel Parischi Musa Ali e a

“Incubadora de Ovos

Automatizada”, desenvolvida a

partir dos componentes dos

caça-níqueis.

Da esquerda para a direita: Prof. Luís

Antônio e Prof. Paulo Sérgio Sgroi Pupo, em visita ao CEDIR (Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de

Informática).

No CEDIR, o “lixo

eletrônico” é separado e

possui destino certo.

Page 5: FATECANO_6

Alunos de d i fe rentes Universidades e de regiões do Brasil foram selecionados para participarem, na segunda quinzena de janeiro de 2010, de um programa de treinamento oferecido pelo NUPEA, Núcleo de Pesquisa em Ambiência da ESALQ- USP, sob coordenação do Prof. Dr. Iran José Oliveira da Silva e da Prof.ª Dr.ª Késia Oliveira da Silva Miranda.

A FATEC- Tatu í fo i representada pelos alunos Felipe Augusto Barnabé e Carlos Eduardo Dias Wandermur, ambos do 5º Semestre de Automação Industrial. E les es tão desenvo lvendo atividades de Iniciação Científica neste núcleo, a partir de uma parceria entre a Faculdade de Tecnologia Tatuí e a ESALQ-USP. A pesquisa desses graduandos visa ligar a sonorização de animais a uma interface de software e hardware, para acionamento de dispositivos, após ser detectado um determinado padrão de som produzido por eles.

Na primeira etapa do treinamento, todos os participantes

passaram por um curso de atualização em Ambiência e Bem Estar animal, com uma carga horária de 40 horas. Nessa ocas ião , Ca r los e Fe l i pe , juntamente com o Prof. Aldie Trabachini da FATEC- Tatuí, co-o r i en tado r desses a lunos , ministraram uma palestra sobre ins t rumentação ap l i cada à zootecnia de precisão.

Na semana subseqüente, houve pesquisas de campo, com a supervisão e o direcionamento dos profissionais do NUPEA. Durante essas atividades, desenvolvidas na Granja Querência do Grupo Agropecuária Bressiani e geren-ciada pelo Sr. Paulo Antonio Michelone, foi elaborado um experimento de automação para alimentação de suínos, e os alunos da FATEC-Tatuí puderam aplicar, concretizar seus conhecimentos.

A parceria FATEC-ESALQ vem se consagrando, com a participação de professores e de alunos no desenvolvimento de pesquisas.

Felipe Augusto Baranabé (em pé); Prof. Aldie Trabachini e Carlos Eduardo Dias Wandermur durante o experimento em campo.

A empresa HM Eletrônica de Cerqui lho pat roc inou a confecção de 10 Kits didáticos para estudo de Microcontroladores da família PIC, produzidos original-mente pela Microchip Semicon-ductors (USA).

O projeto do Kit didático foi desenvolvido pelo Prof. Orlando Homen de Mello, para atender às necessidades da disciplina de Microcontroladores, ministrada no 5° semestre do Curso de Auto-mação Industrial.

“Com esse equipamento, espera-se ampliar a capacidade e a qualidade do treinamento no tema” afirmou o Prof. Orlando. A empresa patrocinadora firmou essa parceria com a FATEC- Tatuí, pensando que, a curto prazo, haverá profis-sionais disponíveis e qualificados para atender tanto a demanda local quanto a regional.

A Nalton Indústria Mecânica Ltda, localizada em Pereiras, também firmou uma parceria com a FATEC- Tatuí. Essa empresa gentilmente colocou à disposição suas oficinas e grande parte do material, para a realização do projeto de criação de um guincho hidráulico didático que já está

sendo usado no Laboratório de Hidráulica dessa Unidade de Ensino.

O projeto só foi concluído graças à orientação do Profº Moacir Tomazela, à colaboração do coordenador do curso de Auto-mação Industrial, Profº Rosirlei Clarete Batista Pavão, e a um grupo formado pelos alunos do 5º Semestre de Automação Industrial, Bruce Alex Gazzola Ribeiro, Fabio Barros Sebastião, Nelson Passareli Paschoal, Jeferson Franzol e Thiago Silva Nascimento.

“No 1º semestre de 2009, descobrimos a necessidade de que o laboratório tivesse um equipa-mento, a partir do qual se permi-tisse a visualização da hidráulica móvel, e as diferentes forças atuantes nos atuadores em função dos elementos da física, como alavancas, momento e variações dos ângulos de apoio; situações já forjadas nos exercícios teóricos em classe. O equipamento existe para ser adquirido no mercado no valor de R$ 35.000,00, mas a equipe aceitou o desafio de dimensionar, projetar e fabricar o guincho” comemora o Prof. Moacir.

Prof. Moacir (segundo da esquerda para a

direita) e alunos do 5º Semestre de

Automação Industrial da FATEC- Tatuí.

Prof. Orlando Homen de Mello e aluno do 5º

Semestre de Automação Industrial

usando o Kit.

Page 6: FATECANO_6

Esta é a primeira edição do FATECANO em 2010. Embora três meses já se tenham passado desde o início das aulas, ainda há muitas novidades: edição impressa, grandes expectativas em relação ao ano letivo e muita vontade de fazer as coisas acontecerem, cada vez melhor. Imaginamos que essa vontade seja compartilhada pelos professores, pelos alunos e pelos funcionários; enfim, por todas as pessoas que fazem parte da nossa comunidade estudantil e aca-dêmica.

Saudamos os calouros das turmas de Gestão Empresarial , de Automação, de Manutenção,; os novos professores contratados para o curso de especialização em Comercio Exterior e SI; a estréia do curso de TI no período vespertino

Eu queria escrever algo inspirador, que nos levasse a ignorar as muitas dificuldades que temos enfrentado até aqui, e fugir da sensação de que, superadas essas, outras não deixarão de aparecer.

Às vezes, a infraestrutura precária, o cansaço pela jornada dupla, pois a maioria dos alunos trabalha; a falta de tempo para estudar, curtir a família; a dinâmica da classe, dificuldades no apren-dizado e no ensino; tudo isso pode ser um fator de desânimo em nossa carreira rumo à graduação.

Poderíamos nos i ludir escrevendo aqui coisas gran-diosas, reproduzir pensamentos, palavras de ordem, já ditas por outros anteriormente, do tipo “unidos venceremos”, “um por todos e todos por um”; “Nós somos os melhores!”, que, em alguns momentos de nossa v ida , realmente servem de inspiração e força. Mas o papel aceita tudo e talvez soem demagógicas e vazias, pois isoladamente, não nos dizem muito.

Há pouco, participei de um treinamento em Gestão de Pessoas, cujo título era “QUEM EU SOU FAZ A DIFERENÇA”. O título me chamou a atenção, e, no decorrer do treinamento, o

palestrante nos explicou o sentido do programa: levar-nos a uma reflexão sobre o nosso papel no trabalho, nas relações sociais, na vida pessoal, de forma que analisemos o nosso papel não só como profissional, mas também em família e na sociedade.

Compartilhando a expe-riência, quero convidar todos a encarar esse novo ano letivo, ainda que estejamos no último, ou penúltimo semestre, com um senti-mento de ÂNIMO, ENTUSIASMO e ENERGIA!

Ignorar o medo da novi-dade, nosso velho conhecido. Ousar, mais do que falar, fazer mais. Aceitar as pessoas como elas são, e na nossa sempre crescente insatisfação, quando clamamos por mudanças (Isso está ruim! Precisa mudar aquilo, e tirar aquilo outro! Isso não presta, aquele professor era melhor, etc., etc...), pensemos em mudar primeiro a nós mesmos; mudar a nossa atitude em relação aos fatos, às pessoas, enfim à vida, tentar mudar para melhor, é claro.

Agindo assim, você, aluno, funcionário, docente ou discente da FATEC TATUÍ, vai perceber uma grande diferença em sua vida. Principalmente quando as pessoas começarem a comentar entre si e contigo, como você mudou.

Experimente, e conte para nós na próxima edição do FATECANO, os seus resultados.Feliz reestréia do jornal e ótimo 2010!

Por André Lima Ferreira

Aluno do 5 º semestre deGestão Empresarial - COMEX

Quando falamos de Inter-disciplinaridade, estamos, de algum modo, nos referindo a uma espécie de interação entre as disciplinas ou áreas do saber. No entanto, essa interação pode acontecer em níveis de comple-xidade diferentes no cotidiano escolar.

Segundo os parâmetros curriculares nacionais (PCN), a interdisciplinaridade supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de inves-tigação, um plano de intervenção. Nesse sentido, ela deve partir da necessidade sentida pelas escolas, pelos professores e pelos alunos de explicar, de compreender, de intervir, de mudar, de prever algo que desafia uma disciplina isolada e atrai a atenção de mais de um olhar, talvez vários (BRASIL, 2002, p. 88-89).

A interdisciplinaridade in-fluencia também os diversos níveis de ensino, principalmente quanto à

postura e à prática dos professores que procuram não somente transferir o conhecimento, mas também a sua construção.

Entre os vários “au-tores” que tratam da interdisci-plinaridade, Paulo Freire, em seu livro “Pedagogia da Autonomia” reforça, em vários momentos, que o ato de ensinar deverá valorizar a construção do conhecimento através dos saberes.

Jairo Gonçalves Carlos defende que a interdisciplinaridade não deve ser considerada como uma meta obsess ivamente perseguida no meio educacional simplesmente por força da lei, como tem acontecido em alguns casos. Ao contrário, ela pressupõe uma organização, uma articulação voluntária e coordenada das ações disciplinares orientadas por um interesse comum.

Com base nessas concei-tuações, iniciamos nossas pesqui-sas na FATEC de Tatuí no segundo

semestre de 2009 através de um Grupo de Estudos e Pesquisa Interd isc ip l inar denominado GEPITEC com a seguinte temática: Será possível desenvolver a interdisciplinaridade no ensino superior tecnológico?

O desafio é não somente a busca por despertar a integração entre as disciplinas, mas também por despertar a postura e a prática interdisciplinar que preza os saberes e as experiências de cada um dos indivíduos que buscam o conhe-cimento.

Para finalizar, muitas são as pos-sibilidades quando se t r a ta d e i n t e r d i s -c i p l i n a r i d a d e n ã o existindo um modelo fechado a seguir. O d e s e n v o l v e r d a interdisciplina-ridade

Prof. Paulo Rubens Rocha Albino

O Prof. Paulo Rubens Rocha Albino ministraa disciplina de Administração Geral no Curso

de Gestão Empresarial e a disciplina de Processos Gerenciais no Curso de Gestão

de Tecnologia da Informação.

O Prof. Paulo Rubens Rocha Albino ministraa disciplina de Administração Geral no Curso

de Gestão Empresarial e a disciplina de Processos Gerenciais no Curso de Gestão

de Tecnologia da Informação.

será percebido pela equipe de docentes de cada instituição e o “Start”

será determinado pelos problemas do cotidiano escolar. Convidamos, assim, os professores e os alunos da FATEC-Tatuí para, juntos, no GEPITEC, discutirmos esse tema, tão amplo, porém essencial no âmbito de construção do conhecimento.

Page 7: FATECANO_6

O nosso desafio é tornar o Curso de Gestão de Tecnologia da Informação, que teve início na FATEC-Tatuí em fevereiro deste ano, em um curso de excelência, para atingir os anseios dos alunos e a empregabilidade. Para tanto, já começamos o curso com uma parceria com a Empresa Glo-baldata, detentora de um software único no Brasil: “prontuário e l e t r ô n i c o q u e a t e n d e à s necessidades do SUS”. Fruto dessa parceria nasce o primeiro curso de pós-graduação da FATEC-Tatuí, a se iniciar no primeiro semestre de 2011, intitulado “Tecnologia da Infor-mação para Saúde”.

Mantemos também parceria com a APAE-Tatuí para evidenciar aos alunos a necessidade de instaurar ações que promovam o bem social. Vamos informatizar essa instituição com o software livre GNU/Linux.

Em parceria com a empresa Ingress, detentora do software livre para banco de dados, temos a intenção de institucionalizar esse programa a ser usado na disciplina de bancos de dados do Curso de TI; e mais, acabamos de estabelecer o primeiro contato com a empresa BRIVI, representante no Brasil do isCOBOL COBOL Orientado a Objeto, com a qual também pretendemos formalizar parceria.

Outro desafio está no desenvolvimento de um software livre para micro e pequenas empresas, que será implantado inicialmente nas empresas incu-badas pela FATEC-Tatuí. Há, para tanto, uma parceria com a FJS, que será o laboratório para o desenvol-vimento desse software.

Implementamos, também, a configuração dos dois novos servidores recebidos do Centro Paula Souza com toda a tecnologia GNU/Linux.Quanto ao projeto

caça-níqueis (criação de terminais de consulta), estamos encontrando receptividade para concluir os trabalhos com os alunos do curso de GTI.

Vale ainda ressaltar que são muitos os vírus encontrados hoje no mundo virtual, mas aqui, em

Professor Osvaldo D`Estefano RosicaCoordenador do Curso de Gestão de Tecnologia da Informação

No dia 26 de março, no Auditório Jornalista “Maurício Loureiro

Gama”, à Rua Oracy Gomes, 551 Centro Tatuí, houve a solenidade de

colação de grau da Terceira Turma do Curso Superior de Tecnologia em

Eletrônica, Modalidade Automação Industrial .

nosso mundo real, com o excelente ensino público que a FATEC de Tatuí proporciona, como Professor e Coordenador do curso, estou presenciando os alunos infectados com o vírus da vontade de aprender. Parabéns a todos!

Formandos durante o juramento

Prof. Dr. Mauro Tomazela (diretor da

FATEC- Tatuí) e formanda do Curso de Automação Industrial

Prof. Dr. Anderson Luiz de Souza (vice-

diretor e paraninfo da Turma) fez a entrega

dos certificados.

Page 8: FATECANO_6

A Empresa Júnior da FATEC-Tatuí, em atividade desde 2009, é uma realização de professores e de alunos e já está em pleno funcionamento. Tem como objetivo ampliar o aprendizado dos graduandos de Gestão Em-presarial, de Automação e de Manutenção Industrial e de Gestão de Tecnologia da Informação. Sua meta é desenvolver ações nas respectivas áreas que otimizem os resultados da micro, pequenas, médias e grandes empresas, com o apo io dos professores especialistas de cada curso.

O presidente é o aluno do Curso de Gestão Empresarial, Thomaz Sávio Convento; o vice-presidente é Thiago Silva Nascimento (Automação Industrial); a Diretora Administrativa e Financeira é Eliana Attina Soares do Nascimento (Gestão Empresarial) ; Bruce Alex Gazola Ribeiro (Automação Industrial) é o Diretor de Projetos; Jonathan Messias Santos (Gestão

Empresarial) é o Diretor de RH e o Diretor de Marketing é Gilberto Lameu da Silva (Automação Industrial).

O Prof. Ms. José Vicente Dias Mascarenhas, coordenador do Curso de Gestão Empresarial, acompanha os projetos. A Empresa Júnior também conta com a colaboração do Prof. Ms. Altimar Vieira do Amaral, que administra a questão contábil- financeira.

A Empresa Júnior é encarada como uma oportunidade de os graduandos concretizarem seus conhecimentos teór icos, suas habil idades, ou seja, visa ao aperfeiçoamento profissional. Os interessados em fazer parte dessa equipe deverão procurar pelo plantão, na biblioteca da FATEC- TATUÍ às segundas, quartas e quintas das 16h30min às 19h; e às terças das 18h30min às 20h30min; podem procurar , se prefer i rem, os coordenadores de cada curso.

Em pé da esquerda para a direita: Bruce Alex Gazola Ribeiro; Eliana Attina Soares do Nascimento; Profº Ms. José Vicente Dias Mascarenhas; Thomaz Sávio

Convento; Profº Altimar Vieira do Amaral. No plano da frente: Thiago Silva Nascimento; Gilberto Lameu da Silva ; Jonathan Messias Santos.

A partir de agosto de 2010, a FATEC- Tatuí, em parceria com o Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos", dará início ao seu 5º Curso, o de Tecnologia em Produção Fonográfica.

O Tecnólogo formado nesse curso atua em todas as etapas do processo de produção, pré-produção, gravação, edição, mixa-gem e masterização, operação de som, divulgação e distribuição do produto final. Domina tecnologias de gravação e produção de CDs, opera estúdios de áudio e edita vinhetas e obras musicais. Pode atuar em produtoras, gravadoras, estúdios de gravação e sono-rização de eventos e espetáculos.

Esses profissionais podem atuar tanto em âmbito nacional, em produção fonográfica , em razão da formação técnica e musical, como em âmbito estadual com as competências específicas para atuar nas peculiaridades da economia estadual/regional nas seguintes possibilidades: em seu próprio negócio (abrindo seu próprio estúdio); em estúdios de

qualquer porte.São habilidades desse

tecnólogo: diagnosticar, para cada projeto musical o melhor ambiente para a captação do som, poten-cializar as virtudes do local e mini-mizar os problemas com ruídos no local; lidar com pessoas, desen-volvendo habilidades de trabalho em equipe, de comunicação e de negociação visando à autonomia para tomada de decisão; atuar como operador ou mesmo ge-renciando as atividades de um estúdio de gravação; desenvolver estratégias de marketing voltadas à produção fonográfica, conhecedor das novas formas e técnicas disponíveis de distribuição musical; desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades de gestão voltada aos negócios de pequeno e médio portes; diagnosticar cenários visando o estabelecimento de um empreendimento (negócio); articu-lar os conhecimentos, alinhando a teoria com a prática vivenciada, para a tomada da melhor decisão ou fazer o encaminhamento mais adequado; avaliar os impactos do empreendimento.