Fazendinhafev2014 ed419

12
A N O X X I - N º 4 1 9 - 1 ª Q U I N Z E N A D E F E V E R E I R O / 2 0 1 4 Prefeito garante em inauguração que revitalização da Raul Pompéia é certa para esse ano Fim de ano é uma época típica de gastos extras. Nem mesmo o 13º con- segue, às vezes, fazer o trabalhador respirar mais aliviado quando o as- sunto são as dívidas. Para se ter uma ideia, consumidores curitibanos pre- tendem gastar R$ 92 na compra de presente de acordo com pesquisa da Associação Comercial do Paraná. E, para manter tudo no lugar, o Jornal Fazendinha dá dicas imprescindíveis para quem quer começar 2014 no verde e com o pé direito. Leia maté- ria completa na página 3. AINDA NESTA EDIÇÃO BAIRROTAS A autêntica coluna destinada a assuntos da região. Aproveite o espaço para elogi- ar, criticar e botar a boca no trombone. Página 2 DEU NA IMPRENSA Informação rápida e com credibilidade. Principais notícias que foram destaque na imprensa do estado. Página 4 IMPRUDÊNCIA Jovens primos morrem em acidente de trânsito na rua Pedro Gusso. Motorista estava com suspeita de embriaguez. Página 5 Super salários do Pré Sal! Página 5 CLASSIBAIRROS Quer vender? Alugar? Empregar? Faça negócios aqui no Classibairros do JF. Página 11 A inauguração da rua Carlos Klemtz aconteceu no último dia 28, mas a atenção do Jornal Fazendi- nha já estava a metros dali: Raul Pompéia. Com a visita do prefeito Gustavo Fruet para a entrega da obra aqui na região, o objetivo era parabenizá-lo pela benfeitoria e salientar a importância que a revitalização da Raul Pompéia tem para comerciantes e moradores. Os primeiros passos estão garanti- dos: o edital da licitação acontece ainda neste mês. Obras mesmo, somente ano que vem. Saiba mais informações sobre a inauguração, a revitalização e outros assuntos discutidos com o prefeito na oca- sião. Leia matéria completa na página 3. Nova Carlos Klemtz: Iluminação, paisagismo, faixas adicionais, travessia para pedestres.

description

Jornal Fazendinha - Edição 419

Transcript of Fazendinhafev2014 ed419

Page 1: Fazendinhafev2014 ed419

A N O X X I - N º 4 1 9 - 1 ª Q U I N Z E N A D E F E V E R E I R O / 2 0 1 4

Prefeito garante em inauguração que revitalizaçãoda Raul Pompéia é certa para esse ano

Fim de ano é uma época típica de

gastos extras. Nem mesmo o 13º con-

segue, às vezes, fazer o trabalhador

respirar mais aliviado quando o as-

sunto são as dívidas. Para se ter uma

ideia, consumidores curitibanos pre-

tendem gastar R$ 92 na compra de

presente de acordo com pesquisa da

Associação Comercial do Paraná. E,

para manter tudo no lugar, o Jornal

Fazendinha dá dicas imprescindíveis

para quem quer começar 2014 no

verde e com o pé direito. Leia maté-ria completa na página 3.

AINDA NESTA EDIÇÃO

BAIRROTASA autêntica coluna destinada a assuntos

da região. Aproveite o espaço para elogi-

ar, criticar e botar a boca no trombone.

Página 2

DEU NA IMPRENSAInformação rápida e com credibilidade.

Principais notícias que foram destaque na

imprensa do estado.

Página 4

IMPRUDÊNCIAJovens primos morrem em acidente de

trânsito na rua Pedro Gusso. Motorista

estava com suspeita de embriaguez.

Página 5

Super salários do Pré Sal!

Página 5

CLASSIBAIRROSQuer vender? Alugar? Empregar? Faça

negócios aqui no Classibairros do JF.

Página 11

A inauguração da rua Carlos Klemtz aconteceu no último dia 28, mas a atenção do Jornal Fazendi-nha já estava a metros dali: Raul Pompéia. Com a visita do prefeito Gustavo Fruet para a entrega daobra aqui na região, o objetivo era parabenizá-lo pela benfeitoria e salientar a importância que arevitalização da Raul Pompéia tem para comerciantes e moradores. Os primeiros passos estão garanti-dos: o edital da licitação acontece ainda neste mês. Obras mesmo, somente ano que vem. Saiba maisinformações sobre a inauguração, a revitalização e outros assuntos discutidos com o prefeito na oca-sião. Leia matéria completa na página 3.

Nova Carlos Klemtz: Iluminação, paisagismo, faixas adicionais, travessia para pedestres.

Page 2: Fazendinhafev2014 ed419

21ª QUINZENADE FEVEREIRO/2014 Opinião/Política

Menos um!A luta não para! E não é discurso político, não! São pala-

vras de profissionais da comunicação que exercem grandeinfluência no desenvolvimento do bairro. A entrega da revi-talização da rua Carlos Klemtz foi mais uma etapa de cresci-mento. A verba destinada a essa obra já tinha sido liberadana gestão passada e os trâmites evoluíram naturalmente.Bloqueio, trânsito, entulho, demora, entre outros inúmerosfatores valeram à pena. A iluminação, o paisagismo e o asfal-to dão as boas-vindas que o Fazendinha merece.

Comemorações à parte, o Jornal Fazendinha acompa-nhou a inauguração com mais um objetivo: cobrar, dianteos olhares atentos dos moradores e comerciantes, a revi-talização da nossa Raul Pompéia. E, de fato, o JF teve res-posta. Ainda não é a satisfatória. Volto a repetir, caro lei-tor, enquanto a primeira máquina não der as caras às mar-gens da Raul Pompéia, não vamos comemorar. A lembran-ça recente de que a revitalização estava em constante lici-tação nos deixa com sabor amargo em divulgar.

Pois bem, o fato é que o prefeito Gustavo Fruet afir-mou que dessa vez, vai. Que assim seja! A fase é beminicial. Para os leitores acompanharem com a gente, tro-cando em miúdos, o prefeito e o governador Beto Richaassinaram um contrato de convênio para receberem a verbadessa revitalização. A fase hoje é a espera: a prefeitura deCuritiba está aguardando a liberação da verba. Depois deliberado haverá a fase do desenvolvimento do projeto, quepode se estender até 90 dias. Depois, sim, entra em licita-ção, outros 3 meses. O importante, leitor, diante de tudoisso, é que somos sérios e competentes para acompanharcada fase com cautela e discernimento. Podemos cobrar,podemos elogiar, podemos esclarecer. Não fazemos par-te de nenhum partido. Aliás, fazemos sim, nosso partido écom a comunidade. Avante, e vamos para a próxima luta!

A coluna Bairrotas - Estamos de Olho tem como principal finalidade dar voz à comunidade comreclamações, denúncias e elogios. É de suma importância para o Jornal Fazendinha ouvir seus

leitores. Paute as páginas do JF. Ligue, mande mensagem, escreva um email. Ouvir a comunidade é nosso dever - [email protected] ou 3245-8065.

JF na internet www.facebook.com/jornalfazendinha

SkateDesde o início da atual legislatura, em janeiro

desse ano, os vereadores apresentaram 69 re-querimentos à prefeitura solicitando a instalaçãode pistas de skate em diversos bairros da cida-de. Estímulo à prática de esportes, combate aoconsumo de drogas e inclusão social são algu-mas das razões que justificam os requerimentos.É o caso, por exemplo, do pedido feito pelo ve-reador Paulo Rink (PPS) que solicitou a instala-ção de uma pista no Parque Túlio Vargas entre asRuas João Dembinski e Robert Redzimski, noCampo Comprido.

Periquitas no FazendinhaCarros estacionados em frente ao portão de ca-

sas, em gramados, em frente a guias rebaixadas ounas calçadas. Essas situações de estacionamento irre-gular que podem ser vistas diariamente nas ruas dosbairros de Curitiba estão sendo fiscalizadas pela Se-cretaria Municipal de Trânsito (Setran) através de umtrabalho especial realizado por agentes da Coorde-nação de Mobilidade Urbana. O Fazendinha já rece-beu a visita dessas três profissionais no mês de outu-bro e, agora, volta a receber. Fiquem em alerta evamos cumprir a lei independente de multas. Cadaum fazendo o seu em... 3, 2,1, já!

DoaçõesMuitas famílias perderam vários objetos, roupas

e alimentos durante a enxurrada que atingiu Curitibae região nos últimos dias de calor. Além delas, outraspessoas também precisam de doações. Não sabe oque fazer para ajudar? O Disque Solidariedade é umserviço telefônico disponível à população que quercontribuir com doações de produtos para famílias epessoas em situação de vulnerabilidade social. Liguepara a Central de Informações 156 ou envie mensa-gem para o email [email protected]

AlertaA Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Co-

hab) recebeu nos últimos dias denúncias de que pessoasse apresentando como funcionários da empresa estão per-correndo alguns bairros da cidade para recolher infor-mações de interessados nos imóveis do programa habi-tacional do município que estão em construção. A Cohabalerta que a inscrição no seu cadastro de pretendentes aimóveis – mais conhecido como “fila” – só é feita nasagências que a Companhia mantém junto às Ruas da Cida-dania e sedes das administrações regionais.

EnsaioA Escola de Samba Mocidade Azul - bi-

campeã do Carnaval de Curitiba - está comos ensaios à todo vapor. Acompanhe: horário: 20h30às 22h30 (quintas-feiras a sábados) e 17h às 21h (do-mingos) Local: Associação dos Moradores do SantaMônica e São Fernando – Amasemo – Anexo ao Está-dio Algacy Tulio (R. Waldemar Cavanha, 2000, Fazen-dinha). Entrada gratuita. Bote o samba no pé!

AtençãoTrabalhadores que utilizam transporte público

fiquem em alerta e de olho nos jornais. Até agoranenhum sinal de acordo entre motoristas, cobra-dores e empresários do setor de transporte de Cu-ritiba e região metropolitana. Como a database dacategoria foi no sábado (1º), nessa semana as ne-gociações devem ganhar novos rumos. Caso osmotoristas e cobradores decidam pela greve, porlei, a categoria tem que avisar que vai parar comantecedência de 72 horas.

Caps PortãoA Fundação Estatal de Atenção Especializada

em Saúde (Feaes) assumiu a gestão do Centro deAtenção Psicossocial (Caps) II Portão. A decisãofoi tomada para garantir a manutenção dos servi-ços e a assistência aos usuários. A Secretaria daSaúde orienta as pessoas que eventualmente te-nham deixado de receber assistência para que pro-curem novamente o serviço. O Caps II Portão pres-ta assistência a pessoas com transtornos mentaisdos distritos sanitários Portão e CIC, de segunda asexta-feira. No mesmo horário, o Caps Infantil Pi-nheirinho trabalha com foco no atendimento a cri-anças e adolescentes que apresentam algum tipode transtorno mental.

Page 3: Fazendinhafev2014 ed419

31ª QUINZENA

DE FEVEREIRO/2014

Chocolate Bis - cx. 126 gr ................................ R$ 2,99Chocolate Confeiteiro Bel ao leite - 1 kg ......... R$ 9,95Copo 180 ml - 100 unid. .................................... R$ 2,85Pirulitos 50 unid. à partir ................................. R$ 1,99

Capa

Em inauguração da Carlos Klemtz,prefeito garante que revitalização daRaul Pompéia é certa para esse ano

Projeto de revitalização será publicado em edital para licitação nestemês. Empresas que se interessarem em fazer a obra terão três meses

para fazer ajustes. Previsão é que obras comecem no ano que vem.Por Elizangela Jubanski

A pavimentação de 1,1 quilôme-tro, com obras de drenagem, calça-da, sinalização viária, iluminação, tra-vessia elevada e paisagismo da ruaCarlos Klemtz estão prontas e entre-gues à população. A visita de inaugu-ração da obra aconteceu no últimodia 28 e o Jornal Fazendinha estavapresente para focar em outra grandeobra: a rua Raul Pompéia. Em entre-vista exclusiva ao JF, o prefeito Gusta-vo Fruet garantiu que a verba já estádestinada a essa revitalização.

“Essa obra é um contrato com aParaná Cidade, recurso que é doBanco Mundial, intermediado peloGoverno do Estado. Eu já assinei odestino dessa verba. Estou aguar-dando a liberação para fazer essalicitação, que será feita ainda nessemês primeiro semestre. Depois deiniciadas, prazo de até 300 dias paraa entrega da obra”, disse Fruet aoJornal Fazendinha.

Na mesma ocasião, o secretáriode Obras Públicas, Sérgio Antonias-se, corroborou o anúncio oficial so-bre a revitalização. A obra da rua RaulPompéia será de 1,9 quilômetro, con-tinuidade da Carlos Klemtz, com cus-to aproximado de R$ 7,9 milhões.“Esta é uma região de grande con-centração de comércio e moradorese toda melhoria na infraestrutura re-presenta melhorias na segurança, con-forto e qualidade de vida de toda acomunidade”, disse Antoniasse ao JF.

Investimentos na regiãoA revitalização da Carlos Kle-

mtz reforçou os investimentos daPrefeitura na Regional Fazendinha-Portão, que recebeu melhorias naárea da saúde e educação com a ex-tensão do horário de funcionamen-to da Unidade Vila Guaíra até as 22horas, o reforço no atendimento noprojeto Saúde da Família, a amplia-ção e reformas de escolas munici-pais e entrega de novos CMEIs. Alémtambém de outras duas ruas comobras finalizadas: Vereador Elias Ka-ran e Pablo Picasso, que fizeramparte das obras.

O presidente da AssociaçãoComercial da Fazendinha e do CIC-

Norte, Osvaldo Anderson Vascon-celos, esteve presente na inaugura-ção e tomou a palavra. “A revitali-zação da Carlos Klemtz vai ajudarmuito o comércio local. Antes, a ruaera um caos, principalmente noshorário de pico. Agora, o trânsitovai melhorar e muita gente que an-tes evitava passar por aqui vai po-der visitar o comércio tranquila-mente”, disse. Ele ainda aproveitoua oportunidade ao lado do prefeitopara enaltecer o trabalho do JornalFazendinha, que contribui para o de-senvolvimento de toda a região. “Oimportante é temos parceiros e quejuntos conseguimos melhorar a vidade muita gente”, finalizou o presi-

dente Vasconcelos.O vereador Cacá Pereira tam-

bém estava ao lado do prefeito. Re-presentante da região na CâmaraMunicipal, o vereador foi elogiadopelo presidente da Câmara, PauloSalamuni, pela boa atuação. Tam-bém participaram da entrega daobra, em cerimônia realizada na Ruada Cidadania do Fazendinha- Por-tão, o secretário municipal do MeioAmbiente, Renato Lima, o presiden-te do Instituto de Pesquisa e Plane-jamento de Curitiba, Sérgio Pires,os vereadores José Carlos Chicare-lli e Mestre Pop e o administradorda Regional Fazendinha-Portão,Marco Aurelio Lima de Mello.

Prefeito descerra placa da revitalização da Carlos Klemtz

Prefeito falou sobre os avanços da região nos últimos meses

Presidente da ACF Osvaldo Vasconcelos

também discursou na inauguração

Obra começou ano passado

e durou cerca de 8 meses

Page 4: Fazendinhafev2014 ed419

41ª QUINZENADE FEVEREIRO/2014 Coluna

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

GlobaisOs atores globais Ney Latorraca, Reynaldo Gianecchini, Maria Fernan-

da Cândido, Débora Falabella e Eriberto Leão estão entre os destaques da23ª edição do Festival de Teatro de Curitiba, que teve a programaçãodivulgada nesta semana. Ao todo, entre os dias 25 de março e 6 de abril,mais de 430 companhias de 19 estados brasileiros e de quatro paísesocuparão 65 espaços, entre ruas, calçadões, parques e praças e os princi-pais teatros da cidade. festival. A venda de ingressos terá início dia 7 defevereiro pelo site www.festivaldecuritiba.com.br e também nas bilheteri-as de Curitiba, localizadas no Shopping Mueller, Palladium Shopping Cen-ter e ParkShoppingBarigüi.

Justo!Em assembleia com o sindicato, os trabalhadores da Cavo Serviços

Ambientais e Grupo Estre aprovaram o pedido de reajuste salarial e tam-bém roupas mais leves para trabalhar no verão. Inclusive na rede socialfacebook já circulam imagens pedindo por roupas mais leves para estesprofissionais. O documento aprovado pelos trabalhadores será encami-nhado para a empresa Cavo, Grupo Estre e Prefeitura Municipal de Curiti-ba para o início das negociações.

TrânsitoDados do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) apontam que houve

uma redução de 7,45% no número de atropelamentos em 2013 se compa-rado ao ano de 2012, ou seja, caiu de 765 casos para 708. O número deóbitos, por sua vez, teve redução ainda mais significativa, 37,50%, caindode 16 para 10 mortes. Os dados correspondem ao período de janeiro adezembro de ambos os anos, e são de Curitiba, capital do Estado.

Agentes da dengue irão visitaraté o próximo dia 13, 25 mil imó-veis em Curitiba, em uma ação co-ordenada pela Secretaria Munici-pal de Saúde. O objetivo é de fa-zer um diagnóstico rápido sobreos focos de infestação do mosqui-to transmissor na capital. Os tra-balhadores estão identificadoscom colete e crachás.

A dengue é uma doença cíclicae, com a chegada do calor, cresceconsideravelmente as chances daformação de mais focos do mos-quito. É preciso que a populaçãofique mais atenta aos locais quepodem se tornar reservatórios deágua parada.

Saúde SMCS

Veja alguns cuidados importantes:

A inauguração de um conjuntohabitacional em Umuarama, nonoroeste do Paraná, virou palcode um dos primeiros embates po-líticos do ano entre os dois princi-pais candidatos ao governo doParaná: Gleisi Hoffman (PT) eBeto Richa (PSDB). A petista cu-tucou ao subir no palanque. “Di-zem que o governo federal não

ajuda o Paraná, não libera os em-préstimos necessários, mas issoacontece porque o estado não seenquadra na Lei de Responsabili-dade Fiscal (LRF)”, afirmou a pe-tista, complementado que o gover-no não teria prestado contas etambém não se enquadrado nos li-mites de gastos com despesas depessoal.

O tucano ouviu as declaraçõesda petista, mas não pôde respon-der, porque já havia discursado.Sua assessoria de imprensa refu-tou as afirmações de Gleisi, dizen-do que as contas do governo sãoaprovadas pelo Tribuna de Con-tas do Paraná (TCE-PR) e negan-do qualquer investigação por par-te do Ministério Público.

Divulgação

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Farpas

CCCCC Lave diariamente o pote de água dos animais de estimação;CCCCC Caso tenha pneus velhos em casa, guarde em locais secos e cobertos;CCCCC Garrafas vazias devem ser guardadas com o gargalo virado para baixo;CCCCC Mantenha a caixa d’água bem tampada;CCCCC Escorra a água dos vasos de flores e preencha os pratinhos com areia;CCCCC Mantenha o lixo ensacado e vedado, até o momento da coleta;CCCCC A piscina deve ser mantida limpa e com água tratada.

Page 5: Fazendinhafev2014 ed419

51ª QUINZENA

DE FEVEREIRO/2014Bairro

Por Elizangela Jubanski

O motorista que atropelou ematou um casal de primos nanoite do dia 25, na Cidade In-dustrial, saiu da prisão no últimodia 29. Luis Carlos Gomes dirigiaum Fiat Palio e furou a preferen-cial do cruzamento com a ruaPedro Gusso. Ana Carolina deCarvalho, 20 anos, morreu nahora e Paulo Carvalho não resis-tiu aos ferimentos e morreu noHospital Evangélico poucas horasdepois. Eles estavam em umamotocicleta.

Gomes foi submetido ao tes-te do bafômetro na noite do fa-tos por policiais do Batalhão dePolícia de Trânsito. Ele estavacom 1,33 mg/L de álcool no san-gre, o que caracterizava embria-guez. O motorista foi encami-nhado a Delegacia de Delitos deTrânsito (Dedetran), onde per-maneceu preso em flagrante,sem possibilidade de fiança. O ad-vogado dele, no entanto, conse-guiu um alvará de soltura junto àJustiça. Gomes ficou quatro diasdetido.

FamíliaMoradores da rua Pedro Gus-

so se reuniram dois dias depoisdo acidente para protestar con-tra a falta de segurança no trân-sito. Entre os moradores, famili-ares e amigos dos primos do aci-dente fatal. Eles queimaram

Motorista cruza preferenciale mata casal de primos emmotocicleta na Pedro Gusso

Familiares e amigos fizeram manifestação no local do acidentecontra a falta de segurança e impunidade. Motorista já está solto

Reprodução Facebook

Primos: ela morreu na hora e ele, horas depois, no hospital

Família se reuniu para protesto pacífico

pneus e bloquearam a rua comgalhos e pedaços de madeira. Paraeles, o cruzamento é perigoso eprecisa de um redutor de veloci-dade.

A Guarda Municipal acompa-

nhou o protesto do início ao fim. Amanifestação contou com cerca de150 participantes e durou cerca deduas horas. Às 22h os própriosmanifestantes fizeram a limpeza dotrecho e liberaram a rua.

Última chamada neste sábado dia08/02/14 no auditório da FACULDA-DE BAGOZZI   Unidade Portão-RuaCaetano Marchesini, 952  - Portão- Curitiba/PR. A OGW Brazil estarárealizando palestras com diversos as-suntos referentes ao ingresso no ramopetrolífero, oportunidades, salários,etc.A partir das 8h da manhã palestrasde hora em hora até às 15h.

Os candidatos interessados nessemercado próspero não precisam maisse preocupar com os concursos públi-cos, geralmente muito difíceis e con-corridos, pois as empresas terceiriza-das são responsáveis por mais de 75%da mão de obra e a contratação é feitapor meio de seleção de currículos.

As oportunidadesEscassez de mão de obra qualifi-

cada em todos os níveis, desde profis-sionais com ensino fundamental até osde níveis de formação superior. A fal-ta de mão de obra atinge todas as em-

presas do ramo petrolífero e petro-químico, segundo uma pesquisa reali-zada pela empresa de recrutamentoRobert Half, a mão de obra é ainda omaior desafio do setor, 47,4% dasempresas entrevistadas estão com di-ficuldades na contratação e só aumen-tará neste ano de 2014.

Setor abrirá mais de 2 milhões devagas até 2020 em todo o país

segundo o site de notícias doYahoo, com o crescimento do merca-do e as novas descobertas em explo-rações do pré-sal, o setor criou mui-tos postos de trabalho, esses que nemsempre são ocupados, devido à faltade profissionais. Cerca de 420 milempregos já estão sendo movimen-tos, até 2020, esse número poderáchegar a dois milhões, de acordo comum estudo da Organização Nacionalda Indústria do Petróleo (Onip).

São mais de 185 categorias, entreelas, soldadores, enfermeiros, admi-

nistradores, engenheiros, dezenas deopções para a área operacional, outrasde nível técnico e até nível superior.Os salários variam entre R$ 2.000,00para cargos auxiliares (nível médio)R$6,000 a R$ 17,000 (nível técnico) e R$17.000 a R$35.000,00 dependendo daformação profissional.

A demanda logística e operacionalcausará grande impacto não somentenas indústrias do nosso estado quepoderão fazer parte da cadeia de for-necedores para o pré-sal, mas tam-bém para toda a população.

Um dos maiores problemas dosetor é a falta de mão de obra, sendoassim, a OGW BRAZIL mostrará comoentrar nesse mercado tão promissor.

Saiba mais detalhes na palestra.Entrada 1 quilo de alimento

não perecível ou 1 litro de leite lon-ga vida. Todos esses mantimentossão doados para instituições bene-ficentes.

SUPER SALÁRIOS DO PRÉ SAL!

Saiba como não perder estas oportunidades. Salários que podem chegar a R$ 35.000 mil reais para nível superior

Page 6: Fazendinhafev2014 ed419

61ª QUINZENADE FEVEREIRO/2014

A papelaria cresceu. Clientesque procuram a Papyrus percebemlogo na entrada que algo mudou:dobrou, praticamente. Desde se-tembro do ano passado, a loja, queantes tinha 22m², agora conta com50m² bem distribuídos e recheadosde produtos de qualidade. 

Os proprietários Jacqueline Le-czko e William Dutra Rosa, ambos27 anos,  estão sob o comando dapapelaria há dois anos. “Sentimosa necessidade de ampliar para queos clientes pudessem andar pelaloja. Pegar nos produtos e decidir oque queriam levar, diferente dequando estavam atrás do balcão”,contou Jacqueline.

“ Temos produtos de E.V.A, uni-formes do Adriano Robine e doAnchieta, todos os tipos de artigosde papelaria, brinquedos educati-vos e até mesmo alguns produtosde informática como pendrives,controle de vídeo game, mouse, capas paracelulares. É muita variedade”, descreveu aproprietária.

A Papyrus também conta com xerox,encadernação, plastificação, digitalização eimpressão. Bastante procurado no momen-to, a papelaria tem um acervo de produtosde personagens, que os pequenos tantoamam.

Com espaço ampliado,Papyrus inova em produtos e serviços

Atendimento diferenciado e amplo espaço

Social/Geral

Doces, bexigas, velas,paineis, personagens, cho-colates e a promessa demuita diversão. Afinal,quem está a procura de umacasa de festas conta as ho-ras para a comemoração.Mas, chegou a vez de quemfaz a festa comemorar. ADocelândia completa nes-se mês de fevereiro 10 anosde portas abertas. São cin-co lojas distribuídas porCuritiba e região metropo-litana que proporcionambom atendimento e produ-tos de qualidade.

Com uma bagagem de23 anos no ramo de festas, Ivandro Mugna-ga, 43, está à frente da Docelândia há 12anos. Sempre acompanho as novidades dasindústrias para satisfazer as necessidades eos desejos de nossos clientes. Mesmo pe-quena, a antiga loja abrigava muitos produ-tos. Fomos a primeira loja da região a agre-gar locação de brinquedos e decoraçõesjunto com os doces e as embalagens, issoajudou bastante no nosso crescimento aquino bairro", aponta.

A qualidade da Docelândia é marca re-gistrada. Então, o diferencial da loja fica porconta do bom atendimento. Clientes quesentem em casa e profissionais bem capaci-tados para atender a demanda. "Aquele 'bomdia, boa tarde, muito obrigado, vá com Deus'são sinceros e fazem toda a diferença". com-pleta o proprietário. E para ter bom atendi-mento, Ivandro acredita que trabalho emequipe é fundamental. "Sozinho não se faznada. Os funcionários são o 'eu dentro daslojas. Hoje em dia a rotatividade da mão deobra é muito grande, então, os trato de igualpara igual, não me sinto patrão, e assim con-

Docelândia: dez anos fazendo a festa e inovando

sigo que 90% dos funcionários sejam fixoshá bastante tempo".

A variedade é também algo que chamaa atenção: desde o cliente que sentiu vonta-de de comer um doce àquele que precisapara vender em seu comércio. A Docelân-dia tem. "A dona de casa encontra encontradesde a forminha para fazer seus docinhos,a decoração de sua festa de chá de bebê,aniversários normais, cerimoniais de 15anos e casamentos, além de locação de camaelástica, piscina de bolinhas, mesas e cadei-ras, pimbolim, castelo inflável e uma grandevariedade de outros brinquedos que temosparcerias", finaliza Ivandro.

Novo endereçoO destaque para o ano de 2014 é o novo

endereço. A Docelândia agora atende em umespaço físico maior e mais confortável para osclientes. A nova loja fica na rua General Poti-guara, 2540 - a 300 metros do endereço an-terior. Telefone: 3576-1540. E a novidade? Embreve a loja terá venda e locação de fantasias.Tudo mesmo, em um só lugar!

Novo endereço e, em breve, venda e locação de fantasias

Um recorde de demanda instantânea deenergia foi registrado na última terça-feira, dia4, no Subsistema Sul, segundo o OperadorNacional do Sistema Elétrico (ONS). A de-manda máxima de energia na região atingiu17.412 megawatts (MW) às 14h. De acordocom o Boletim de Carga divulgado pelo ONS,o pico de consumo se deve à continuidadedas altas temperaturas e ao índice de descon-forto térmico nessa região, na hora de maiorinsolação. A falta de energia que afetou con-sumidores no Sul, Sudeste e Centro-Oestecomeçou às 14h03.

O recorde anterior registrado pelo ONSna região havia sido no dia 29 de janeiro, comconsumo de 17.357 megawatts. Em todo oSistema Interligado Nacional e no SubsistemaSudeste/Centro-Oeste, os recordes foramregistrados na última segunda-feira, dia 3, comdemandas máximas instantâneas de 84.331

Consumo de energia bate recorde no Sul por causa do calorMW às 15h32m e de 50.854 MW às 15h33m,respectivamente.

Nessa quarta-feira, dia 5, o diretor-geraldo ONS, Hermes Chipp, disse que a falta deenergia que afetou consumidores no Sul, Su-deste e Centro-Oeste não foi provocada peloexcesso de demanda, apesar do calor intensonas últimas semanas. Segundo ele, os carrega-mentos das linhas de transmissão operavamtodos dentro dos limites.

O ONS deverá fazer uma reunião com in-tegrantes da Agência Nacional de Energia Elé-trica (Aneel), das distribuidoras e transmisso-ras de energia envolvidas na ocorrência paraapurar as causas do desabastecimento ocor-rido ontem. Depois da reunião, que será téc-nica, o ONS irá elaborar um relatório a serencaminhado à Aneel, que deverá tomar asprovidências necessárias como multas ou ou-tros tipos de punições aos responsáveis. O recorde anterior, de 17.357 MW, havia sido atingido no dia 29 de janeiro

MateriaisE com o volta às aulas, as listas de

materiais escolares são prioridade naPapyrus. “A gente auxilia o pai. Temosorçamentos das escolas e já temos ca-dernos encapados. Identificamos essa ne-cessidade e, então, caso o pai queiracomprar o caderno já encapado, temos”,revela Jacqueline.

SERVIÇO:Papyrus Papelaria e Uniforme EscolarAv. Frederico Lambertucci, 26 Loja 3 e 4 - FazendinhaPara melhor atender nos meses de janeiro e fevereiro, a Papyrus funciona das 9h às 19h.Fone de contato 3288- 1283

Page 7: Fazendinhafev2014 ed419

71ª QUINZENA

DE FEVEREIRO/2014Empreendedorismo

truques para falar em públicoque você precisa testar4

Você tem medo de falar em público?Aqui estão dicas que podem salvar a sua vida

#4. RepitaCongestionar todos os detalhes de informação em um dis-curso nunca deve ser o seu objetivo. Portanto, além deultrapassar os pontos principais, não deixe de repetir suafala constantemente. A repetição é uma das coisas que tor-nam os seres humanos bons contadores de histórias. Meusquadrinhos favoritos contam uma piada no início e, em se-guida eles voltam e modificam essa piada de alguma manei-ra. É muito importante para o público conseguir seguir oque você está dizendo. Repita seu discurso (nem que seja noespelho) para que ele esteja cada vez mais afiado.

Muitos empreendedores, apenas de cogitar a hipótese de falar em público enco-lhem. Se isso acontece com você, talvez o Speaking.io possa te ajudar. O site tenta sera solução para as pessoas que preferem morrer a falar em público. Ele oferece dicasacionáveis sobre como superar o seu medo, assim como conselhos sobre a prepara-ção de um grande discurso para manter as pessoas interessadas.

Aqui estão algumas dicas.#1. Lembre-se que você está contando uma históriaOs melhores oradores são os que percebem que falar é contaruma história. Não é uma habilidade estritamente acadêmica.Você tem que ser um pouco divertido. Ao elaborar o seu dis-curso lembre-se de se concentrar nos elementos que você esta-ria interessado em ouvir. Seja brutalmente honesto consigomesmo sobre se o conteúdo é atraente ou não. Uma dica: tentefilmar o seu discurso para ver se ele prende a sua atenção. Nãopermita que seu discurso faça as pessoas dormirem.

#2. Keep it Stupid SimpleTodo discurso deve ser maturado para ex-plorar os pontos mais simples para que o seupúblico consiga reter a informação. O princí-pio KISS – keep it stupid simple prega isso.Quando você vê alguém com 100 bullets noslide, isso torna a sua apresentação chata. Enão é isso que você quer para a sua apresen-tação.

#3. Aprenda com os outrosAprender fazendo é uma coisa. Aprender comos mestres é a maneira com que você melhora.Depois de assistir uma série de vídeos do You-Tube com apresentações de Steve Jobs, Hol-man - o desenvolvedor da técnica - teve umaboa sensação do que o público quer. Steve Jobsera lento e deliberado. Ele também sabia comoentregar o fator WOW que torna um discursoalgo memorável. De muitas maneiras, ele foi oorador perfeito, afirma Holman.

Estresse prejudica mais o coração dasmulheres que dos homens, diz pesquisa

É fato: a gente acaba passando amaior parte do dia no trabalho. Emuitas vezes a pressão é tão grandee o ritmo é tão alucinante que não dánem tempo de ir ao banheiro, quan-to mais de se alimentar direito. Ok,essa rotina também atinge os ho-mens, porém parece que é o sexofeminino que está levando a pior ecada vez mais cedo. Uma pesquisarealizada na Dinamarca, publicadana revista científica Occupational andEnvironmental Medicine, lançou umsinal de alerta especialmente parao estresse no trabalho, que teria umefeito mais devastador sobre a saú-de de mulheres jovens, ampliandoem 35% os riscos de danos cardía-cos. Nas últimas décadas, a mulhervem acumulando inúmeras respon-

sabilidades e perdendo qualidade devida. Muitas não conseguem se exer-citar, comem mal, fumam, analisa ocardiologista Marcelo Paiva, respon-sável pelo Núcleo de Cardiologia doHospital 9 de Julho, de São Paulo. Oresultado é o aparecimento de do-ença cardiovascular cada vez maisprecoce. Sucesso é bom e todo mun-do gosta, mas vale desacelerar. Pormais que o dia esteja puxado, pro-grame intervalos em meio à suas ta-refas, alongue o corpo ou relaxe umpouco. E essencialmente encontretempo para atividades físicas e paramomentos de lazer, além, é claro, debuscar uma dieta equilibrada e nãofumar, sugere o especialista.

Fonte: Mdemulher

Vamos encontrarum lar para ela?

Essa cachorrinha foi encontrada na rua Riodo Sul, próximo a rua João Dembinski, mêspassado. Ela estava em um terreno baldio, bas-tante assustada. Paloma Poier acolheu a ca-chorrinha na casa dela, mas como já tem ou-tros cachorros não pode ficar com ela. Co-nhece essa lindeza? Mande email para a Palo-ma e ajude a encontrar a família ou um novo lara ela. Ajuda lá: [email protected]

Page 8: Fazendinhafev2014 ed419

81ª QUINZENADE FEVEREIRO/2014 Colunas

Com informação do Portal da Banda B

AtropelamentoA jovem Waydy Alves Barbosa, de 22 anos, morreu na hora após ser

atropelada por um veículo Gol na pista sentido São José dos Pinhais doContorno Sul, na Cic. A tragédia aconteceu por volta das 6h do dia 3,próximo ao viaduto do Caiuá. A vítima não portava documentos, masfoi identificada por familiares. “Ela seria moradora na região. Não po-demos precisar o que fazia aqui. Já o motorista causador do atropela-mento ficou para prestar todos os esclarecimentos e será ouvido pelaPolícia Rodoviária Federal”, contou o cabo da Polícia Militar.

Antônio Nascimento

CrimeUm adolescente de 16 anos foi encontrado morto no dia 29 na Vila

Sabará, na Cic. Luiz Henrique Barboza Martins foi encontrado no meio darua, na entrada da Volvo Nórdica, em uma área conhecida como Morro doJuramento. Os atiradores teriam armado uma emboscada para a vítima.De acordo com testemunhas, quatro pessoas em duas motos foram vistasna região, por volta das 23h. Logo em seguida, tiros foram ouvidos emotores de moto. A vítima estaria na garupa de uma das motocicletas. Ojovem foi encontrado com o capacete, caído no chão. O caso está sendoinvestigado pela Delegacia de Homicídios.

DrogasA tentativa de disfarçar o nervosismo com a presença da Polícia Militar

(PM) não deu certo e Julio Cesar Fabricio, 53 anos, foi preso em flagranteem frente de casa na noite do dia 28. Ele estava na rua Aristides Manoel

Cheratzki, na Vila Nossa Senhora da Luz, na Cic, na companhiade outros dois homens, quando foi abordado pela polícia.

O trio ficou nervoso e Fabrício contou que morava na casa dafrente. Policiais encontraram com ele maconha e R$ 433 em no-tas. Depois disso, ele confessou que dentro de casa tinha cercades 4 quilos da droga. Além dela, a polícia encontrou uma balan-ça de precisão. No entanto, com todas essas evidências, o suspei-to jurava ser usuário de droga e que estocava a maconha paranão se arriscar em sair para comprá-la. Fabrício não tinha passa-gens pela polícia e foi encaminhado ao Centro Integrado deAten-dimento ao Cidadão (Ciac-Sul).

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

O Juizado Especial Cível(JEC), Lei 9.099/95é a parte doPoder Judiciário que julga açõesem que o valor envolvido deveser no máximo de 40 saláriosmínimos.

Sua função principal é simpli-ficar o andamento das causas demenor complexidade e, por isso,costuma ser mais rápido que aJustiça Comum, além de ofere-cer os serviços gratuitamente.

No Juizado, as ações com va-lor de até 20 salários mínimosnão precisam do acompanha-mento de advogado. Entretanto,nos valores entre 20 a 40 salári-os mínimos é necessária a con-tratação do profissional.

Além do limite de até 40 sa-

O Juizado Especial Cível (antigo “Juizado de Pequenas Causas”)

lários mínimos, existem outras li-mitações ao uso do Juizado Es-pecial, como por exemplo, emrazão da complexidade da ma-téria ou seja, se o caso deman-dar a produção de provas técni-cas (perícia), o procedimentodos Juizados torna-se incompa-tível.

Fica também excluída dacompetência do Juizado Especi-al as causas de natureza alimen-tar (pedidos de pensionamento),falimentar, fiscal e de interesse daFazenda Pública, bem comoaquelas que sejam relativas a aci-dentes de trabalho, a resíduos eao estado e capacidade das pes-soas, ainda que de cunho patri-monial.

COMO PROCEDER:

· Primeiramente, vá ao Juizado Especial Cível mais próximo, levandoos documentos pessoais e a documentação que for necessária para aação.

· Será necessário preencher um requerimento com o nome, a qualifica-ção e o endereço correto das partes, o relato dos fatos, o pedido, ovalor da causa, a assinatura do reclamante e os documentos necessári-os para comprovação do direito alegado.

· Será marcada a data de audiência de conciliação, enviando, ao recla-mado, uma carta de intimação e citação para o comparecimento domesmo.

· Na audiência, será feita uma proposta de acordo entre os interessa-dos.

· Não havendo êxito, já no mesmo momento, é apresentada a contes-tação (defesa), escrita ou oral, e designada audiência de instrução ejulgamento, à qual deverão comparecer as partes, acompanhadas de,no máximo, três testemunhas, cujos nomes já deverão estar informa-dos no processo, junto ao pedido inicial e à contestação.

· Ouvidas as partes e as testemunhas, o juiz dará sua sentença. 

Kamila Rayana de Lima PazettoBacharel em Direito

CaixasA Gangue do Maçarico deu mui-

to trabalho à Polícia Militar (PM)na madrugada do dia 22. Às 3h30,os marginais utilizaram um maçari-co para cortar o caixa eletrônicodo banco Santander, na Rua JoãoBettega, no bairro Fazendinha. Apolícia foi acionada, chegou rapida-mente, mas não conseguiu deter ossuspeitos. Eles fugiram com o di-nheiro do caixa. A Polícia Civil in-vestiga os casos.

SMSO uso de um celular dentro da

delegacia resultou na prisão de umtraficante de drogas na Cic no úl-timo dia 4. Durante uma revistacarcerária, agentes descobriramque um detento trocava mensa-gens com o traficante, por meiode um celular. De acordo com apolícia, o aparelho foi apreendidoe os investigadores descobriramque o preso havia marcado umencontro com o criminoso, que ovisitaria na prisão para “fazer ne-gócios”. Como não deu tempo deavisar o colega sobre a descober-ta do celular pelos agentes, a polí-cia “tomou o lugar” do detento eabordou o veículo, onde estavamdois homens, em um posto decombustíveis. A informação é deque eles discutiriam sobre uma dí-vida. Um deles, identificado comoRoenilson, confessou que guarda-va drogas no veículo. Com ele e ooutro ocupante, de nome Marce-lo, foram encontradas sete buchasde cocaína, quantidade que foi de-finida pela polícia como tráfico.Eles foram encaminhados para adelegacia e, agora, terão a opor-tunidade de conversar pessoal-mente.

Page 9: Fazendinhafev2014 ed419

91ª QUINZENA

DE FEVEREIRO/2014

É possível apostar em receitasgostosas e saudáveis. E, melhor, atre-ladas à praticidade. Com o tempotomado por trabalho, estudos, cur-sos, atividades e tudo mais, alimen-tar-se bem, com ingredientes nutriti-vos, pode se tornar esporádico. Masnão para nós! Afinal, quem disse quetudo isso não pode andar junto?

O Jornal Fazendinha foi pro-curar quem entende de cozinhapara dar receitas saborosas decomidas gostosas e saudáveis, quepodem ser feitas em até 30 minu-tos. Abra a geladeira, separe osingredientes e mão na massa! Cha-me os amigos e descubra que co-mer bem é mais prático do que seimagina. Mãos à obra!

A dona do blog é Eli Mariana

Comida da vovó!

Colunas

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

O que acontece quando vocêjoga cerveja em uma frigideira quente?

A Prefeitura de Curitiba faráconcurso público para contratar365 novos profissionais para a redemunicipal de ensino. As vagas sãopara os cargos de educador e pro-fessor docência II (do 6º ao 9º ano).O período de inscrições vai até 17de fevereiro, exclusivamente no sitewww.curitiba.pr.gov.br , no link

curso será realizado pelo Núcleode Concursos da Universidade Fe-deral do Paraná (UFPR), com agestão da Secretaria Municipal deRecursos Humanos. A taxa de ins-crição é de R$ 74,00 para o cargode educador e de R$ 100,00 parao cargo de profissional do magis-tério – docência II.

O que acontece se você joga um gole de cervejaem uma frigideira quente? Imagino que você tenha coi-sa melhor para fazer com sua bebida. Felizmente, umusuário do youtube decidiu abrir mão de alguns milili-tros para resolver essa dúvida universal.

Engana-se quem pensa que o líquida vá borbulhare evaporar. Isso não acontece por causa de um fenô-meno físico divertidíssimo chamado Efeito de Lendei-frost - quando um líquido entra em contato com umasuperfície muito mais quente que seu ponto de ebuli-ção, cria-se uma camada de vapor em torno dele, queo impede de evaporar rapidamente. Dê um olhada:

Os benfeitores espirituaisnos ensinam que o egoísmo é achaga que deve desaparecer daface da Terra. Por causa doegoísmo nosso progresso mo-ral anda a passos lentos.

O homem egoísta pensa emsi e somente em si. Tudo quevê, observa, acredita que devalhe servir.

Negação da caridade, oegoísmo gera insegurança paraos homens, porque como oegoísmo e o orgulho andam demãos dadas, a vida será sem-pre uma corrida em que ven-cerá o mais esperto. Uma lutade interesses, em que nada,nem ninguém merece respei-to.

Observa-se, repetidas ve-zes, nos coletivos apinhados, acorrida por um banco para sen-tar. Não se respeitam idososcom dificuldade de equilíbrio,que são simplesmente empur-rados. Não se respeitam defi-cientes, na sua marcha difícil,nem mulheres com crianças aocolo.

O que importa é que o ego-ísta esteja confortavelmenteacomodado.

Dessa pequena amostra co-tidiana passamos ao panoramado mundo, onde nações ricascontrastam com as misérrimas,com o povo a morrer de fome.

Isso nos recorda de umagrande fome que se abateu so-bre um país europeu, em de-terminada época.

Os pobres, e sobretudo ascrianças sofriam muito.

Um homem abastado cha-mou vinte crianças e lhes disseque todos os dias ele compa-receria à praça com uma cestacom um pão para cada umadelas. Um pão por dia é o que

Vencendo o egoísmoreceberiam, até que a fome seextinguisse no país.

As crianças, esfomeadas, par-tiram para cima da cesta e briga-ram, cada uma querendo o pãomaior.

Terminada a batalha, cadaqual saiu a correr com o seu trun-fo: o pão para matar a fome.

Foram-se todos, à exceção deuma garotinha. À distância, ficoua olhar o homem. Chegou deva-gar, pegou o último e menor pãoque sobrara na cesta, agradeceu,sorriu e foi embora.

No dia seguinte, as criançasvoltaram. Aos empurrões e ta-pas disputaram os pães maiores.

Para a pequenina restou umpãozinho fininho, nem metade dotamanho dos outros.

Quando, ao chegar em casa,sua mãe abriu o pequeno pão, en-controu seis moedas de prata.

A garota correu para devol-vê-las ao bom homem que lhedisse: São suas. Não é engano.Mandei colocar as moedas nomenor pão para recompensarvocê.

E concluiu a lição: Lembre-sede que as pessoas que preferemo menor pedaço a disputarem, deforma egoísta e agressiva, a mai-or parte, vão encontrar bênçãosbem maiores do que dinheiro emseu caminho.

* * *Existem muitas almas solitá-

rias simplesmente porque não seresolvem a arrebentar as amar-ras do egoísmo para serem úteisa alguém.

O egoísmo pode ser conside-rado como uma velha e inútil rou-pa que se conserva no lar do or-gulho.

O melhor antídoto para o maldo egoísmo é o conhecimento davida espiritual.

Redação do Momento Espírita com base no cap. O pãozinho,de O livro das virtudes, v. II, de William J. Bennett,

ed. Nova Fronteira.

Concursos Públicos.As áreas de atu-ação para o profissional do magis-tério – docência II são Língua Por-tuguesa, Inglês, Ciências, Geografia,História, Educação Física e Educa-ção Artística.

O edital do concurso e o for-mulário de inscrição estão dispo-níveis no site da Prefeitura. O con-

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Widmer Alves, de 60 anos, que há30 faz receitas que juntam o delici-oso ao saudável: o blog Baú da Vó

Eli. E acredite: ela mesma faz as atu-alizações. Acesse: http://baudavoeli.wordpress.com/

Page 10: Fazendinhafev2014 ed419

101ª QUINZENADE FEVEREIRO/2014 Lazer

Áries - O período de renovação einiciativas continua. A Lua nova se-

gue em seu signo e o convida a ir atrás doque pretende para conquistar um novo pa-tamar. Cresce sua confiança e sua capaci-dade empreendedora. Aproveite para ela-borar metas, estratégias e seguir em fren-te. Mas Lua e Marte se confrontam no fimda tarde: fique atento para não exagerar naagressividade e na impaciência.

Touro - Assuntos relacionados à car-reira profissional continuam em des-

taque nesta lunação. O impulso planetárioestá para a frente agora que Vênus segueem rota direta. Mantenha o foco e perseve-re. Figuras de autoridade podem lhe propor-cionar ganhos. Sua boa reputação profissi-onal pode lhe render indicações e abrir por-tas. Bom momento para lançar novos pro-dutos ou projetos.

Gêmeos - Sua visão de mundo seamplia a cada dia, a autoestima e a

inspiração também. Bom período para reu-niões, contatos e divulgações. Aproveitetambém para aprender algo novo ou apri-morar suas técnicas de trabalho. Mas lem-bre-se: com Mercúrio em Peixes você ficamais distraído. Portanto, quanto mais orga-nização e objetividade puder cultivar, me-lhor.

Câncer - Sua visão de mundo seamplia a cada dia, a autoestima e a

inspiração também. Bom período para reu-niões, contatos e divulgações. Aproveitetambém para aprender algo novo ou apri-morar suas técnicas de trabalho. Mas lem-bre-se: com Mercúrio em Peixes você ficamais distraído. Portanto, quanto mais orga-nização e objetividade puder cultivar, me-lhor.

Leão - O ritmo da vida se acelera,você pode agir para alcançar as me-

tas estipuladas rapidamente. Os novos pro-jetos, a vida social e os relacionamentoscontinuam em destaque. Pessoas novas,importantes e especiais podem surgir emsua vida. Sua popularidade está muito for-te, invista na vida social. Dedique-se àsoutras pessoas, coloque-as em primeiro lu-gar.

Virgem - É tempo de se abrir para omundo, de estabelecer conexões e de

cultivar suas habilidades sociais e comuni-cativas. A ética e a seriedade com que rea-liza o trabalho pode atrair a atenção de che-fes e superiores. Se precisa solicitar algo,concluir acordos, encaminhar negociaçõese contar com a ajuda de figuras de autorida-de, esta é uma boa semana pra isso.

Libra - Tudo novo: novos empreen-dimentos, novos produtos, novos

projetos. O impulso agora é acelerado coma Lua em Áries e Vênus em rota direta.Tudo o que estava empacado pode deslan-char livremente durante esta semana. Suaenergia cresce a cada dia e sua criativida-de também. Não fique parado, arregace asmangas para aproveitar as oportunidades!

Escorpião - Período de agilidade emovimento, ideal para novas emprei-

tadas. Marte segue em Libra e Vênus se-gue junto com Plutão, colocando a vidasocial e os relacionamentos em destaque.Reserve tempo para as pessoas queridase também para si mesmo para se fortale-cer emocionalmente. O desafio é equilibraro tempo para questões relativas ao lar e otrabalho.

Sagitário - Período ideal para agircom autonomia, liberdade e indepen-

dência. Invista em divulgações, contatos,publicidade e campanhas de marketing. Acomunicação é peça importante pra que aprosperidade se manifeste. Porém, é preci-so foco. Estabeleça prioridades e perseve-re, para não desperdiçar energia atirandopara todas as direções.

Capricórnio - Agora é hora de cami-nhar para a frente e prosperar. Exce-

lente período para iniciar negócios, projetose qualquer empreendimento que dependade sua força e iniciativa. Bom também parapagar dívidas, realizar transações financei-ras e investimentos. Se precisa contar como favorecimento de colaboradores, invistaem suas habilidades diplomáticas.

Aquário - Está mais fácil cultivar au-toestima, clareza e confiança. O Sol

brilha em seu signo e esta é sua lunação:tempo de cultivar autonomia e independên-cia, de aproveitar o lado bom da vida esocializar sem medo de ser feliz. Você sabeo que é melhor pra você, tem tudo para seafirmar perante o mundo e criar as condi-ções de sua vida de acordo com seu gostopessoal.

Peixes - O destaque está na vidainterior e nas vivências espirituais. Seu

corpo está mais sensível. Continue a abor-dar sua ambição através do planejamentointerior: visualizações, sonhos e estabeleci-mento de objetivos. Seu desafio é ao mes-mo tempo em que reservar tempo parameditar e sonhar, manter os pés no chão elidar com as questões práticas da vida.

Pasta de alho para churrascoQuando Eu Era Vivo

INGREDIENTESSINOPSE

Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade.Georges Bernanos

• 5 dentes de alho• ½ copo (americano) de azeite, margarina ou manteiga• 1 pitada de sal• 1 batata cozida e descascada

Não recomendado para menores de12 anos Júnior (Marat Descartes) volta amorar com a família depois que per-deu o emprego e se separou da es-posa. Ao chegar na casa que um diajá fora seu lar, ele se sente um estra-nho e passa seus dias no sofá do ve-lho Sênior (Antônio Fagundes) remo-endo a separação, o desemprego esonhando com a jovem inquilina Bru-na (Sandy). Após achar alguns obje-tos que pertenciam à sua mãe, Júni-or passa a querer saber tudo sobrea história da família e desenvolve

No limite develocidade

Um guarda rodoviário manda pa-rar um carro que estava em bai-xíssima velocidade em uma cida-de. Quando se aproxima, nota quedentro dele há quatro velhinhas.Com toda delicadeza, diz para amotorista:— Minha senhora, me desculpe,mas a senhora não pode dirigir tãodevagar em uma estrada como esta.— Mas é a velocidade limite, seuguarda. Estava na placa lá atrás:BR-40.— A placa era o número da estra-da, minha senhora!Então, o guarda percebe que asoutras passageiras estão com osolhos esbugalhados. Preocupado,pergunta:— E suas amigas, o que é que elastêm? Estão passando bem?— Ah, seu guarda! É que eu acabeide sair da BR-260!

Filha grávidaUma senhora levou a filha de 17 anosao médico, queixando-se que a me-nina estava com vômitos, tonturas,e que tinha perdido o apetite.Após o término da consulta, omédico concluiu:— Minha senhora, a sua filha estagrávida de 3 meses!

— A minha filha? Ela nunca estevesozinha com um homem! Não éverdade, minha filha?— Eu nem sequer beijei ainda umhomem, mãe!O médico armou-se de um binó-culo que tirou da gaveta, aproxi-mou-se da janela e ficou calado, aperscrutar o infinito…Passados minutos, a mãe, admi-rada e farta, perguntou ao médi-co o que se passava.O médico respondeu:— Da última vez que isto suce-deu, nasceu uma estrela no Orien-te e chegaram três reis magos.Desta vez não vou perder o espe-táculo!

A Comunicaçãodo japonês

Um japonês chegou ao Brasil efalava muito mal o português. Umcerto dia seu filho adoeceu e eleprecisou levá-lo ao médico, quelhe perguntou:— O que tem a criança?Ele respondeu:— Como se chama aquere negó-cio que fica no alto da torre daigreja? Aquiro que toca?— O sino?— Isso. E como que chama aque-re bichinho que cava buraco?— Tatu?— Isso! Meu filho tatu-sino.

Ficha técnica

Lançamento: 31 de janeiro de 2014Dirigido: Marco DutraGênero: Suspense , Drama , TerrorNacionalidade: BrasilElencoMarat Descartes: Júnior

Antonio Fagundes: SêniorSandy: BrunaHelena Albergaria: OlgaGilda Nomacce: MirandaKiko Bertholini: PedroLourenço Mutarelli: DonatoCaetano Gotardo: Silmar

MODO DE PREPARO

• Bata todos os ingredientes no liquidificador• Depois de ter cortado o pão como torradas, passe a pasta espalhan-do bastante• Depois é só colocar na brasa para grelhar um pouco

Page 11: Fazendinhafev2014 ed419

111ª QUINZENA

DE FEVEREIRO/2014

Vendo equipamento para geometria.R$ 6.500.00. Tratarfone: 3095-0500 ou 9678-2718 com Flávio.Vendo loja de roupas e brinquedos ,presentes,armarinhosetc. com estoque, vitrine,balcão.Tratar fone: 3345-1501 com Tere.Reformo Cadeiras , mesas e móveis em geral para escritóriose casas residenciais. Fazemos estofados e móveis de palhinha.Telefone para contato: 3019-5349 ou 9631-7303 tratar comClaudio.Faço conversão de vhs para dvd e vinil e fita k7 para cd.Conversão de super 8 para dvd e digitalização de negativos e slides.Telefone para contato: 3288 2642/8446 6907 ou 8505 2839.Tratar com Rodrigo.Compromisso sério, gostaria de conhecer mulheres entre30 a 40 anos , livre e com 53 anos anos. Tratar fone: 3245-6703Vendo floricultura em excelente ponto com valor a combinar, naregião do Fazendinha.Tratar fone: 8481-2987 com Lucimara.Vendo 2 máquinas industrial reta. R$ 500,00 Tratar fones:R$ 3039-7873 ou 9636-9957Vendo resto de estoque de roupas e calçados novos a preço decusto. Tratar fone: 3245-8796 ou 3360-6751 com Ataíde.

AluguelAlugo barracão comercial 400m2 na rua Odair Pazeto,726, valor a combinar. Tratar fone: 9631-7303.Alugo quartos para rapazes,mobiliados livre de luz,água egás R$ 380,00 no Caiuá. Tratar fone:9928-6883Alugo casa na praia de Leste, de frente para o mar, com 3

quartos, sala, cozinha, 2 banheiros, churrasqueira e garagem para4 carros. Para 10 pessoas, Valor a combinar. Telefone para contato:3019-5649 ou 9631-7303. Tratar com ClaudioAlugo sala comercial no Fazendinha próximo ao terminalcom 30m2.Tratar fone: 3245-2033 com Fernando.Alugo sala para escritório na Carlos Kelmtz,1068 com fone: 3245-2033 com Fernando.Alugo casa com 2 quartos ,sala coz, e bwc no Fazendinha J.Independência. 42 m2 Tratar fone:3077-4875 com SebastiãoVeiga.Alugo barracão com 143 M2 -2 WC-PÉ DIREITO 6 M- R$2.000,00.Tratar fone: 3288-1133 ou 9947-4400 com Filomena.Vendo Peugeot 307 griffe ano 2007 motor 2.0 automáticocompleto com rodas cromadas aro 19, com bancos em couro, tetosolar, sensor automático de acendimento dos faróis, recolhimentodos retrovisores, sensor de chuva. Telefone para contato: 9603-2125.

Vendo Gol 2001 1.0 8v , 2 portas.Aceito carro ou terreno oulote como entrada. R$ 9.000,00 Tratar fone: 3245-6703.Vendo moto CG 150 com partida elétrica , ano 2006 corpreta, quitada e documentação em ordem. Valor R$ 4.000,000.Tratar fone: 84383756 com Maurício.Vendo Astra 95 GLS 2.0, vermelho. Tratar fone: 8438-3756com MaurícioVendo Fiesta ano 1996 com 4 portas, com motor novo. Tratarfone:3039-7873 ou 9636-9957

Aux de Escritório com experiência.Tratar fones: 3039-8397/9677-8388 ou [email protected] (a) para loja de móveis e eletros comexperiência.Tratar fones:3039-8397/9677-8388, ou enviar currículopara: [email protected] de 10 costureiras para malhas na região doFazendinha. Tratar fones: 3082-5120 ou 96958951 com Simone.Contrata-se serralheiro. Pode ser uma pessoa já aposentada.Para região da Fazendinha. Tratar fones: 8431-3892 ou 8444-7113ou 9731-2350 com Raimundo.Precisa-se cabeleireira para salão de beleza. Tratar fone: 3245-4059.Precisa-se cabeleireira e manicure para salão de beleza. Tratarfone: 3245-8089

Aplique sempre no pescoço hidratan-tes que ofereçam hidratação profunda

Para manter a beleza em dia, não bastacuidar do rosto e do cabelo. O corpo tam-bém deve entrar para essa rotina. Mas alémdas pernas, braços, mãos, pés e barriga; pes-coço e colo também exigem cremes e trata-mentos frequentes. Ficou na dúvida de comotorná-los mais bonitos? A dermatologista Bi-anca Gastaldi ensina...

1. Entenda“A pele do pescoço é mais fina e sensível do

que a do rosto, o que a torna mais seca e fláci-da. Por também se tratar de uma área comcicatrização pouco eficiente, as marcas do tem-po acabam ficando mais evidentes. Para evitaro problema, aplique todos os dias um hidra-tante. A forma correta é do centro para as late-rais e de baixo para cima”, afirma Bianca.

2. Proteja“Uma preocupação recorrente nesta re-

gião são as rugas e as manchas. Essas últimaspodem ser causadas pelo uso inadequado de

4 segredos para terpescoço e colo mais bonitos

cosméticos, em especial os perfumes. Elespodem provocar manchas escuras na pele seela ficar exposta ao sol. A fim de evitar queisso aconteça, adote um protetor solar comFPS alto”, diz.

3. Cuide“Use os mesmos produtos que você cos-

tuma aplicar no rosto: sabonete específico,exfoliante, filtro solar e sérum com ativos an-tienvelhecimento. A única diferença são oscremes. Os mais indicados para o pescoçosão os que oferecem hidratação profunda. Osnoturnos devem ser usados 30 minutos antesde se deitar”, explica.

4. Trate“Se você acha que um esforço maior deve

ser feito, invista em procedimentos de altapotência realizados em consultório dermato-lógico. O Ulthera, ultrassom que combate aflacidez, estimula a produção de colágeno eelastina, é um dos mais eficientes. A sessãocusta em média R$ 3 mil e deve ser feita umavez por ano”, afirma Bianca.

Dermatologista dá dicas de como manter a pele dopescoço e do colo em dia com cosméticos e tratamentos

realizados em consultório médico

Page 12: Fazendinhafev2014 ed419

121ª QUINZENADE FEVEREIRO/2014 Bairro

Árvore cai em cima de carros e bloqueiatrânsito ao lado do Terminal da CIC

Três veículos ficaram completa-mente destruídos na tarde do últi-mo dia 4 na Rua Pedro Gusso, bemao lado do Terminal da Cidade In-dustrial. Eles foram atingidos poruma árvore durante o temporal quecaiu em Curitiba nesta terça-feira(4). Devido à queda, o trânsito naRua Pedro Gusso ficou complicadoe agentes da Secretaria de Trânsitoorientaram os motoristas. Os veí-culos – caminhonete S10, Voyage,Fiat Uno e duas motos – são de fun-cionários do transporte coletivo,que usam o espaço como estacio-namento.

A tenente Orécia da Polícia Mi-litar confirmou que a região enfren-tou problemas como alagamento,destelhamento e queda de árvorepor causa dos ventos fortes. Nin-guém ficou ferido.

O temporal foi ocasionado peloforte calor dos últimos dias na capi-tal paranaense. Apesar da gravida-de da queda e do susto na região,ninguém ficou ferido. O motoristado transporte coletivo Roberto dosSantos chegou no local e viu seu ve-ículo destruído. “O susto foi grandede chegar e ver o carro assim. Umbem que a gente trabalhou a vidainteira pra conseguir. Minha cami-

Três carros foram atingidos pelas árvores

Trânsito ficou

bloqueado por

cerca de duas horas

Crédito fotos: Banda B

nhonete acabou. Fica um alertaporque foi um carro, mas poderiater sido uma pessoa”, aponta.

Outra trabalhadora, que faz alinha Carbomafra, também teve ocarro destruído. Ela contou que es-tava no ponto final da linha quandoo vendaval começou. “Estacionei ocarro 12h45 para assumir o posto

de trabalho. Lá no ponto final a chu-va começou, nossa, um vendaval,uma ventania. Chegou uma hora quea gente não conseguia olhar pra fren-te pelo vidro. Quando cheguei aquie vi meu carro fiquei em choque, agente nunca pensa que pode acon-tecer com a gente”, finaliza a co-bradora. Donos dos veículos são motoristas e cobradores do transporte coletivo