Festival Turismo Gramado 2014 — Clipping Junho

22
1 Festival de Turismo de Gramado 2014 — Clipping Mês de Junho 6 a 9 de novembro de 2014 Clipping Mês de Junho Texto de João Zuccaratto Jornalista especializado em turismo baseado na cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo

description

Um resumo das notícias que circularam durante o mês de junho sobre o Festival de Turismo de Gramado de 2014

Transcript of Festival Turismo Gramado 2014 — Clipping Junho

Page 1: Festival Turismo Gramado 2014 — Clipping Junho

1

Festival de Turismo de Gramado 2014 — Clipping Mês de Junho

6 a 9 de novembro de 2014

Clipping Mês de Junho

Texto de João Zuccaratto

Jornalista especializado em turismo baseado na cidade de Vitória, capital

do Estado do Espírito Santo

Page 2: Festival Turismo Gramado 2014 — Clipping Junho

Turismoria: João Zuccaratto

2

Maior empreendimento de sua categoria na América Latina, o Beto Carrero World será expositor no Salão de Parque Temáticos e Entretenimento do Festival de Turismo de Gramado, de 6 a 9 de novembro de 2014. A

foto é de Carsten Horst

Page 3: Festival Turismo Gramado 2014 — Clipping Junho

3

Festival de Turismo de Gramado 2014 — Clipping Mês de Junho

Força do entretenimento no turismo mundial será destaque no Festival de Turismo 2014

A atividade turística é movimentada por pessoas buscando fugir da mesmice do cotidiano, aproveitando um grande leque de opções para seu lazer. E isto movimenta a indústria do entretenimento, cujos motores principais são resorts, parques, cassinos, shoppings, cinemas, boates e teatros, dentre muitos outros. Por isto, destinos de todo o mundo com boa oferta deste cenária vem faturando bilhões de dólares por ano.

São regiões inteiras, ou apenas cidades, capazes de oferecer um composto de segurança, conforto, bem-estar, arte, cultura e diversão, como os casos de Atlantic City, Las Vegas, Nova York e Orlando, nos Estados Unidos: Dubai, no Oriente Médio; Punta del Este, no Uruguai; Macau e Hong Kong e Shangai, na China; Moscou, na Rússia; Mônaco e centenas de outras. Mas um novo segmento vem ganhando preferência neste grande mercado.

São os parques temáticos, por reunir num só local grande parte dos atrativos procurados principalmente por famílias e grupos de jovens. Capazes de proporcionar experiências inesquecíveis para todas as idades a custos compatíveis com as médias de renda dos seus visitantes, trabalhando em grande escala, movimentam grandes cifras, beneficiando as economias locais também com forte geração de empregos qualificados.

O Brasil, infelizmente, é ainda tímido neste cenário. São poucos os parques — casos do Beto Carrero, Hopi Hari, Mônica, Playcenter, Xuxa e alguns outros —, como também é pequeno o número de resorts espalhados pelo litoral e em regiões de serra. E, apesar de seus mais de 300 shoppings centers, precisa ampliar a oferta neste setor, trazendo inúmeros benefícios ao País. Neste caminho, seu melhor aliado, sem dúvida, é o turismo.

Page 4: Festival Turismo Gramado 2014 — Clipping Junho

Turismoria: João Zuccaratto

4

Turismo é o melhor caminho de buscar retorno pelos investimentos feitos para a Copa 2014

A Copa do Mundo no Brasil, durante sua realização e após os jogos, é uma grande oportunidade para diversos setores da economia brasileira. E, dentre estes, o turismo. O povo brasileiro tem total liberdade de protestar contra incompetência de gestão, gastos excessivos, preços abusivos e tudo o mais. Mas, terminada a competição, é hora de se começara a trabalhar para aproveitar ao máximo os investimentos já feitos e os ainda a concluir.

Mesmo com gastos contestáveis, os brasileiros devem analisar o lado positivo deixado pela realização do grande evento. E passar a aproveitar as oportunidades daí geradas. Com todos os problemas conhecidos, grandes mudanças aconteceram, e continuam: melhoria de aeroportos, modernização da infraestrutura urbana, atualização da oferta de hotéis, ampliação dos serviços, capacitação de pessoal e muito mais coisas.

E esta é a visão da executiva Marta Rossi, diretora do Festival de Turismo de Gramado: “O momento é para aproveitar o já pronto. A Copa do Mundo antecipou obras e acelerou projetos que há anos precisavam ser finalizados. Além disso, ampliou o processo de capacitação de mão de obra nas mais diversas áreas.” Mesmo as arenas em cidades com futebol inexpressivo serão bem melhor exploradas se integradas a atividades ligadas ao turismo.

Para Martha Rossi, o Brasil, agora, poderá se apresentar, para diversos tipos de eventos menores, em escala mundial, de Norte a Sul, de Leste a Oeste. Isto vai permitir que mais profissionais de imprensa e um número crescente de turistas estrangeiros conheçam Amazônia, Nordeste, Pantanal, patrimônio histórico do Sudeste, potenciais do Sul e muito mais. Podemos fazer isto com esportes, mas também com shows e outros espetáculos.

Page 5: Festival Turismo Gramado 2014 — Clipping Junho

5

Festival de Turismo de Gramado 2014 — Clipping Mês de Junho

Page 6: Festival Turismo Gramado 2014 — Clipping Junho

Turismoria: João Zuccaratto

6

Page 7: Festival Turismo Gramado 2014 — Clipping Junho

7

Festival de Turismo de Gramado 2014 — Clipping Mês de Junho

Agentes de viagem e imprensa internacional vão conhecer mais do Rio Grande do Sul

O Festival do Turismo de Gramado inova o modelo de recepção das caravanas internacionais visitando o Estado do Rio Grande do Sul no período do evento, de 6 a 9 de novembro. Parceria com as companhias aéreas TAM e TAP darão ao mercado local uma oportunidade ímpar para apresentar os atrativos para um time específico de profissionais oriundos de diversos países da América do Sul, América do Norte e Europa.

Agentes de viagem e profissionais de imprensa vindos do exterior percorrendo destinos do intewrior do Estado do Rio Grande do Sul

No antigo formato, cada destino recebia um grupo de convidados por dois dias, antes deles seguirem para a Serra Gaúcha. E estes não tinham como conhecer as belezas dos outros participantes. Agora, as caravanas passarão por todos os Municípios integrantes da ação. Isto inclui as cidades de Bento Gonçalves, Cambará do Sul, Canela, Flores da Cunha e Nova Petrópolis, cada uma mostrando o que tem de melhor para atrair visitantes do exterior.

Page 8: Festival Turismo Gramado 2014 — Clipping Junho

Turismoria: João Zuccaratto

8

Cidade de Tampa, na Flórida, pela primeira vez no Festival de Turismo de Gramado

Montanhas-russas, compras e parques. Assim é a Flórida que brasileiros conhecem e visitam aos milhares. Mas há uma parte do Estado na qual museus guardam importantes coleções e a cidade têm história e ruas com paisagens paradisíacas. Tudo acessível pelas mesmas rodovias nas quais ônibus de excursões já trafegam praticamente no piloto automático. Cerca de 100 quilômetros a Oeste da popular Orlando está a belíssima Tampa.

Muitos só vão até lá para encarar os loopings radicais e safaris do Busch Gardens. Mas ela oferece bem mais. Por isto, este destino estará presente no Festival de Turismo de Gramado 2014, de 6 a 9 de novembro. Tampa quer atrair mais brasileiros. Segundo a diretora de Turismo do Visit Tampa Bay, Shari Bailey, nosso representa o quarto maior mercado emissivo para eles. No entanto, ao se falar em gastos, os brasileiros lideram com folga.

Apesar de toda a sua área urbana ser recortada por canais e ter boa parte de suas atrações ligadas à água, a cidade de Tampa não tem praias. Isto fica para a região de Tampa Bay. Elas ficam nos Municípios vizinhos de Saint Petersburg e Clearwater. Impossível não se maravilhar com lugares como Fort de Soto Park. É lá que está localizado o Busch Gardens Tampa Bay, um dos melhores parques de aventuras para famílias de todo o mundo,

Sua grande estrutura oferece verdadeiras aventuras baseadas na exploração do continente africano. Além de poder se visitar um dos melhores zoos dos Estados Unidos — com mais de 2 mil animais —, há shows, restaurantes, lojas e brinquedos bem especiais: Sheikra, com sua queda em ângulo de 90 graus; Kumba, possibilitando ausência de gravidade por três segundos; e Montu, das mais altas e mais longas montanhas-russas invertidas já vistas.

Page 9: Festival Turismo Gramado 2014 — Clipping Junho

9

Festival de Turismo de Gramado 2014 — Clipping Mês de Junho

Page 10: Festival Turismo Gramado 2014 — Clipping Junho

Turismoria: João Zuccaratto

10

De 20 a 23 de maio último, o Festival do Turismo de Gramado participou da Feira Internacional de Turismo da Amazônia, a Fita, realizada na cidade de Belém, capital do Estado do Pará. Promovida pelo Governo local por meio da sua empresa Paratur, aconteceu na Estação das Docas, local em que parte do antigo porto de exportação e importação teve seus armazéns transformados em espaços especializados em lazer, gastronomia e eventos.

A Paratur vem consolidando a Fita como o maior evento especializado em receptivo internacional na Região Amazônica. E, assim, alcançar a meta de tornar o Pará destino líder de entradas de visitantes na Amazônia até o ano de 2020. Muito mais do que apenas os atrativos de selva, compradores de diversas partes do País e do mundo tiveram contato com uma riqueza sem igual em termos de cultura, tradições, história, música e, é claro!, culinária.

Presença na Feira de Turismo da Amazônia — Fita 2014

A diretora do Festival de Turismo de Gramado, Rose Ott, com Adenauer Góes, secretário de Estado de Turismo do Pará

Page 11: Festival Turismo Gramado 2014 — Clipping Junho

11

Festival de Turismo de Gramado 2014 — Clipping Mês de Junho

Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi, diretores do Festival de Turismo de Gramado, visitaram a Feira de Turismo do Estado de São Paulo, a Aviestur 2014, realizada em Holambra, cidade do interior

paulista. Prospectando negócios naquele mercado, puderam testemunhar uma intensa programação de capacitações e seminários cobrindo temas tais como tecnologias recentes, estratégias modernas, tendências

novas e oportunidades atuais. Na foto, membros da diretoria da Associação dos Agentes de Viagem do Interior do Estado de São Paulo, a Aviesp, com os diretores do Festival de Turismo de Gramado: Marcos

Lucas, presidente do Conselho; Fernando Santos, vice-presidente da entidade; Eduardo Zorzanello; Marcelo Matera, presidente; Sebastião Martins, diretor; e, Marcus Rossi

Mercado do interior de São Paulo é prioritário

Page 12: Festival Turismo Gramado 2014 — Clipping Junho

Turismoria: João Zuccaratto

12

Quando se fala em viagem internacional para o brasileiro, a Europa é sua primeira opção. Não é por menos, o continente é o que mais recebe turistas de nosso País nos últimos anos. Em 2013, mais de 5 milhões, visitando os destinos mais famosos e novidades no setor turístico mundial. Justamente por essa participação do nosso mercado, oito países da União Europeia vão estar no Festival de Turismo de Gramado 2014, entre 6 e 9 de novembro.

O Fórum Econômico Mundial listou Alemanha, Áustria, Espanha, Suíça e Reino Unido como cinco países de mais atratividade e habilidade para desenvolver a indústria do turismo. E dados mostram forte desempenho deste setor na Europa em 2013, com estimativa de crescimento anual de 5%. Este percentual é bastante acima da tendência histórica do continente e em grande vantagem na comparação com outras regiões ditas emergentes.

O turismo vem tendo papel importante na restauração do crescimento da Europa após a crise iniciada ao final de 2007. Os países da União Europeia representam mais de 39% das aterrissagens globais, fazendo da região o destino número 1 do mundo. E esta indústria é responsável por mais de 5% do Produto Interno Bruto, o PIB, do bloco. Ela envolve cerca de 1,8 milhão de empresas e gera, aproximadamente, 9,7 milhões de empregos diretos.

União Europeia trará oito destinos

Page 13: Festival Turismo Gramado 2014 — Clipping Junho

13

Festival de Turismo de Gramado 2014 — Clipping Mês de JunhoEquipe da Movida Rent a Car inaugurando uma nova loja, situada próxima ao Aeroporto de Guarulhos, no Estado de São Paulo

O Festival de de Gramado 2014 contará com mais um expositor no ramo de aluguéis de carros. Trata-se da Movida Rent a Car, marcando presença pela primeira vez. Desde 2006 no mercado, hoje com 30 lojas em todo o Brasil e frota de cerca de três mil veículos, atendendo os principais aeroportos do País e cidades vizinhas. Ela vem tornando-se conhecida no mercado por ser empresa que valoriza a prestação de serviço.

A Movida oferece a todos os clientes diferenciais como diária de 27 horas, locação Carbon Free — neutralizando a emissão de carbono por meio do plantio de árvores —, frota das mais modernas, veículos equipados com CD player ou entrada USB em todas as categorias, sistema GPS, todas as proteções incluídas e quilometragem livre, além de promoções e parcerias com os cartões de crédito e as companhias aéreas.

Novo expositor de aluguel de veículos

Page 14: Festival Turismo Gramado 2014 — Clipping Junho

Turismoria: João Zuccaratto

14

Page 15: Festival Turismo Gramado 2014 — Clipping Junho

15

Festival de Turismo de Gramado 2014 — Clipping Mês de Junho

Segmentação para Operadoras é novidade

O Festival de Turismo de Gramado, nesta sua edição de 2014, apresentará 11 áreas específicas

para facilitar a geração de negócios dentro do grande evento. São os salões segmentados,

voltados a Acessibilidade, Cultura, Enoturismo, Entretenimento, GLS, Negócios, Religião, Rural,

Parques Temáticos, Sustentabilidade, Tecnologia... E, mais uma vez sendo pioneiro, a partir deste ano, vai apresentar uma ala específica para as

operadoras.

Esta nova opção vai otimizar o tempo dos profissionais na concretização de seus negócios,

uma vez que poderão trabalhar de maneira mais objetiva. Com destinos e empresas separados

por partes do setor turístico, o agente de viagem saberá para qual ponto se dirigir diretamente. Este tempo ganho poderá ser revertido em um número

maior de contatos, gerando, com toda certeza, uma possibilidade bem maior de novos produtivas

negociações.

Page 16: Festival Turismo Gramado 2014 — Clipping Junho

Turismoria: João Zuccaratto

16

Um dos principais diferenciais do Festival de Turismo de Gramado para as outras realizações do setor, tanto no Brasil quanto no exterior, está em seu público. Com um evento extremamente profissional, onde apenas pessoas do trade conseguem participar de forma gratuita, a edição 2014 da feira caminha para cerca de 100 destinos representados. Seus 20 mil metros quadrados de área vão ser esquadrinhados por volta de 15 mil visitantes.

Trata-se de um público de profissionais do setor que se dividem por cerca de 400 estandes. E toda esta movimentação é acompanhada por um time de 300 jornalistas especializados, vindos de diversas partes do mundo. E seus números finais, a cada ano, comprovam toda a eficiência de um modelo de negócio em franca evolução. Tanto assim que no encerramento de uma edição grande parte dos expositores já fazem reservas para a próxima.

A maior prova disto é que, faltando menos de seis meses para sua edição 2014, o Festival já apresenta números expressivos em comercialização. Mais de 60% do espaço físico da feira já foram negociados, demonstrando aumento nas vendas se comparado ao mesmo período em 2013. Na opinião dos diretores Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius, é um resultado indicando que evento terá um maior fluxo de negócios neste ano.

Festival de Gramado: profissionalismo total

Palestras, treinamentos, workshops, apresentações ... O Festival de Turismo de

Gramado agrega conhecimento

Page 17: Festival Turismo Gramado 2014 — Clipping Junho

17

Festival de Turismo de Gramado 2014 — Clipping Mês de Junho

Grécia desponta como grande expositor em 2014

Após visita ao embaixador da Grécia no Brasil, Dimitris Alexandrakis, em Brasília, Martha Rossi, diretora do Festival de Turismo de Gramado, disse que aquele país europeu tem grandes chances de ser um grande expositor do evento da Serra Gaúcha em 2014. A intenção deles é apresentar a Grécia para todos os públicos da América Latina, visando aumentar o fluxo dos turistas desta parte do mundo. E não vão medir esforços para ter sucesso.

Os últimos levantamentos mostram que o número de brasileiros em visita à Grécia cresceu 36% entre 2008 e 2013. Atualmente, são cerca de 40 mil a cada ano. De todo modo, é muito pouco, considerando os turistas de todo o mundo viajando para lá: receberam 17 milhões de visitantes em 2013, e esperam chegar aos 18 milhões até dezembro próximo. Para assegurar este crescimento, avançar nos mercados da América do Sul é questão decisiva.

Marta Rossi, diretora do Festival

de Turismo de Gramado,

e Dimitris Alexandrakis, embaixador da

Grécia no Brasil

Page 18: Festival Turismo Gramado 2014 — Clipping Junho

Turismoria: João Zuccaratto

18

Uruguai apresentará os seus muitos atrativos

O Uruguai tem 3,2 milhões de habitantes e recebe a mesma quantidade de visitantes a cada ano. E está em terceiro lugar no ranking mundial da relação entre turistas e população, atrás da França e da Espanha. Mas não foi sempre assim. Após atingir um pico em 1997, caiu progressivamente até 2002. E, então, nova virada. O turismo representa hoje 7% do PIB do país, e segue crescendo.

Muito deste sucesso se deve aos visitantes brasileiros. Mais de 400 mil cruzam a fronteira todos os anos. E são os que mais deixam divisas por lá, gastando, em média, US$ 149 a cada dia. Por tudo isto, o Uruguai já sua confirmou presença na edição de 2014 do Festival de Turismo de Gramado. E será com o maior estande do evento: 144 metros quadrados de área.

Eduardo Zorzanello, Lilian Kechichian, do Turismo do Uruguai, e Rose Ott

Page 19: Festival Turismo Gramado 2014 — Clipping Junho

19

Festival de Turismo de Gramado 2014 — Clipping Mês de Junho

Festival de Gramado e Feira da Espanha: parceriaO Festival de Turismo de Gramado e a Feira Internacional da Espanha, mais conhecida como Fitur, fecharam um acordo para potencializar seus negócios. E, também, aproximar o Estado do Rio Grande do Sul e o Brasil daquele mercado europeu. A partir de agora, ambas terão estandes próprios na realização do parceiro, para mostrar objetivos, prioridades etc. A Fitur, no início do ano, abre o calendário de eventos, e o Festival, no final, fecha.

A Fitur 2015 será de 28 de janeiro a 1º de fevereiro, em Madrid. Desde já, trabalha para superar o alcançado em 2014, quando registrou 9.083 empresas de 165 países, com 220 mil participantes — e, destes, 120 mil foram profissionais do setor. O balanço final mostrou uma elevação de 5% na movimentação de negócios. E vem mantendo a condição de liderança nos mercados emissores e receptivos da América Latina.

Page 20: Festival Turismo Gramado 2014 — Clipping Junho

Turismoria: João Zuccaratto

20

Dubai é possível expositor em 2014

Dubai é a maior cidade dos Emirados Árabes Unidos. Tornou-se principal destino econômico e financeiro daquela região ao longo dos últimos 15 anos. E, percebendo o potencial turístico dos brasileiros, deve se tornar mais um expositor do Festival do Turismo de Gramado. Vale lembrar que a companhia aérea Emirates é parceira e já participa do evento há anos. Vindo agora o destino, o potencial de negócios cresce exponencialmente.

Na última World Travel Market, da América Latina, Marta Rossi e Marcus Rossi, diretores do Festival, tiveram a oportunidade de se encontrar com peças-chave do turismo de lá: a gerente de Marketing Comercial, Khadija Turki, e o diretor executivo de Negócios, Hamad bin Mejren. Eles querem incluir o Brasil na lista dos grandes emissores para lá, composta por Arábia Saudita, Índia, Reino Unido, Estados Unidos, Rússia, Alemanha e Kuwait.

Dubai é conhecida mundialmente por ser extremamente futurista, com enormes arranha-céus e largas avenidas. Tem a maior população e é o segundo maior emirado por área, depois de Abu Dhabi. E está buscando alcançar os 20 milhões de visitantes anuais em 2020. O mercado da América do Sul ainda é pouco expressivo, com menos de 100 mil. Mas vem crescendo quase 20% ao ano. O Brasil pode mudar esta situação.

Na foto à direita, Hamad bin Mejren, o diretor executivo de Negócios do Turismo dos Emirados

Árabes Unidos; Marcus Rossi, Khadija Turki, gerente de Marketing Comercial, e Marta Rossi e Ana Elisa Facchinato, da Interamerican Network

Page 21: Festival Turismo Gramado 2014 — Clipping Junho

21

Festival de Turismo de Gramado 2014 — Clipping Mês de Junho

Page 22: Festival Turismo Gramado 2014 — Clipping Junho

Turismoria: João Zuccaratto

22 6 a 9 de novembro de 2014

Clipping Mês de Junho

Texto de João Zuccaratto

Jornalista especializado em turismo baseado na cidade de Vitória, capital

do Estado do Espírito Santo