FGV adm – objetiva –...

12
1 CPV FGV09NOVOBJADM FGV ADM – Objetiva – 13/dezembro/2009 CPV O cursinho que mais aprova na GV HUMANAS 46. O gráfico acima apresenta elementos para a compreensão da sociedade brasileira entre 1964 e 1973. A esse respeito, é correto afirmar: a) A abertura política foi impulsionada pelo processo de crescimento econômico e pela inclusão social de novos setores até então marginalizados, que passaram a exigir uma contrapartida política devido à nova realidade brasileira. b) As contestações políticas de setores das camadas médias urbanas intensificaram-se progressivamente, à medida que a recessão econômica se pronunciava, abrindo cisões entre os apoiadores do regime militar. c) O endurecimento do regime militar coincidiu com uma conjuntura econômica favorável possibilitada, também, pelo controle e pela repressão ao movimento operário. d) Uma conjuntura econômica desfavorável obrigou os governos militares a lançarem mão de medidas repressivas, como o AI-5, como forma de garantir a sobrevivência do regime. e) A desestabilização do regime militar foi provocada pela não transferência de recursos para as Forças Armadas, a despeito do crescimento econômico verificado no período. Resolução: O gráfico expressa a valorização crescente do PIB brasileiro de 1964 a 1973, tempo em que o autoritarismo militar se instala e adquire contornos marcadamente repressivos, principalmente durante o governo do General Emílio Garrastazu Médici, período em que o I Plano Nacional de Desenvolvimento, através da ampliação de linhas privadas e públicas de crédito ("Milagre Econômico") dinamiza o setor produtivo e multiplica as possibilidades de inserção das camadas médias no mercado consumidor. Alternativa C M.H.M Alves. Estado e oposição no Brasil (1964-1984). Petrópolis: Vozes, 1989, p.145.

Transcript of FGV adm – objetiva –...

1CPV fgv09novobjadm

FGV – adm – objetiva – 13/dezembro/2009

CPV o cursinho que mais aprova na GV

humanas

46.

Ográficoacimaapresentaelementosparaacompreensãodasociedadebrasileiraentre1964e1973.Aesserespeito,écorreto afirmar:

a) Aaberturapolíticafoiimpulsionadapeloprocessodecrescimentoeconômicoepelainclusãosocialdenovossetoresatéentãomarginalizados,quepassaramaexigirumacontrapartidapolíticadevidoànovarealidadebrasileira.

b) Ascontestaçõespolíticasdesetoresdascamadasmédiasurbanasintensificaram-seprogressivamente,àmedidaquearecessãoeconômicasepronunciava,abrindocisõesentreosapoiadoresdoregimemilitar.

c) Oendurecimentodoregimemilitarcoincidiucomumaconjunturaeconômicafavorávelpossibilitada,também,pelocontroleepelarepressãoaomovimentooperário.

d) Umaconjunturaeconômicadesfavorávelobrigouosgovernosmilitaresalançaremmãodemedidasrepressivas,comooAI-5,comoformadegarantirasobrevivênciadoregime.

e) AdesestabilizaçãodoregimemilitarfoiprovocadapelanãotransferênciaderecursosparaasForçasArmadas,adespeitodocrescimentoeconômicoverificadonoperíodo.

Resolução:

OgráficoexpressaavalorizaçãocrescentedoPIBbrasileirode1964a1973,tempoemqueoautoritarismomilitarseinstalaeadquirecontornosmarcadamenterepressivos,principalmenteduranteogovernodoGeneralEmílioGarrastazuMédici,períodoemqueoIPlanoNacionaldeDesenvolvimento,atravésdaampliaçãodelinhasprivadasepúblicasdecrédito("MilagreEconômico")dinamizaosetorprodutivoemultiplicaaspossibilidadesdeinserçãodascamadasmédiasnomercadoconsumidor.

Alternativa C

M.H.M

Alves.E

stad

o e

opos

ição

no

Bra

sil (

1964

-198

4).Petrópolis:V

ozes,1989,p.145.

FGV – 13/12/2009 CPV o cursinho que mais aprova na GV

CPV fgv09novobjadm

2

47. ArespeitodaRevoluçãoFarroupilha(1835-1845),amaisprolongadarevoltabrasileiranoPeríodoMonárquico,écorretoafirmar:

a) Foimotivadaporumamplomovimentoabolicionistae

pelainfluênciadasideiasrepublicanasedemocráticasdoséculoXIX.

b) A República Rio-Grandense, fundada em 1836,estabeleciaovotocensitário,preservandoocontrolesocial dos latifundiários e grandes comerciantesgaúchos.

c) PoriniciativadeGiuseppeGaribaldieDaviCanabarro,líderes da esquerda gaúcha, iniciou-se o primeiroprocessodeReformaAgráriaemterrasbrasileiras.

d) ReivindicavaaantecipaçãodamaioridadededomPedroeaadoçãodeumamonarquiaparlamentarista,nosmoldesdoEstadoBritânico.

e) DerrotadospelasforçascomandadaspelobarãodeCaxias,oslíderesrebeldesforamdeportadosparaaItáliaeparapaísesdaregiãodoPrata.

Resolução:

A Revolução Farroupilha foi um movimento republicano eseparatistaqueeclodiunoRioGrandedoSulduranteoPeríodoRegencial. Liderado pelas elites estancieiras gaúchas, foimotivadopeloarrochofiscalpraticadopelogovernoimperial.Apósaeclosãodarevolta,aprovínciadeclarou-seindependente,aprovandosubsequentementeumaConstituiçãorepublicanaeelitista,fundamentadanovotocensitório

Alternativa B

48. A revolta paulista, chamada Revolução Constitucionalista, durou três meses e foi a mais importante guerra civil brasileira do século XX(...) Sua causa era praticamente inatacável: a restauração da legalidade, do governo constitucional. Mas seu espírito era conservador: buscava-se parar o carro das reformas, deter o tenentismo, restabelecer o controle do governo federal pelos estados.

J.M.deCarvalho,CidadanianoBrasil:olongocaminho.RiodeJaneiro:CivilizaçãoBrasileira,p.100.

Arespeitodasituaçãopolíticabrasileiranoiníciodadécadade30,écorretoafirmar:

a) A maior parte da oligarquia paulista havia aderidoà Revolução dirigida por Getúlio Vargas ansiandopor uma modernização no país que envolvesse umareforma eleitoral, a centralização política federal e oreconhecimentodosdireitostrabalhistas.

b) Apesar de derrotada militarmente, a revolta acaboulevando à convocação de uma Assembleia NacionalConstituintecomnovasregraseleitorais,comoovotosecretoquedificultavaaocorrênciadefraudeseodireitodevotoparaasmulheres.

c) Amaiorpartedaoligarquiapaulistaacabouporarticular-se com Luís Carlos Prestes, ex-dirigente da colunaPrestes-MiguelCosta,quehaviaaderidoaocomunismoe tornara-se a principal liderança política do PartidoComunista.

d) Ospaulistasdefendiamumamploprogramanacionalistae procuravam garantir o retorno da normalidadedemocráticaquebradacomomovimentorevolucionáriode 1930, que representava os interesses dos setoresoligárquicosdosdiversosestadosdafederação.

e) ARevoluçãoConstitucionalista foi inicialmente umarevoltadaoligarquiapaulistaesofreu,posteriormente,um processo de radicalização política que levaria àintensificaçãodegrevesemanifestaçõespopularesemtodoopaís,emproldademocracia.

Resolução: ApósasubidadeGetúlioVargasaopoderem1930,aConstituiçãode1891foicancelada;contudo,passadosdoisanosnão havia sido convocada uma nova Assembleia Constituinte.Asoligarquiaspaulistas,queviramseupoderpolíticodiminuídoobtiveramoapoiodasclassesmédiasurbanas(oPDdeFranciscoMorato)pararebelarem-secontraogovernodeGetúlio,exigindoumaConstituição.

Em1934,finalmente,éconcluídaanovaCarta,queapresentavaumcarátermaisdemocráticoqueaanterior,ampliandoaparticipaçãopolíticaàsmulherescasadaseestabelecendoovotosecreto

Alternativa B

CPV o cursinho que mais aprova na GV FGV – 13/12/2009

CPV fgv09novobjadm

3

49. A Conferência Monetária e Financeira reuniurepresentantesdos44paísesaliadosnaSegundaGuerraMundial,emjulhode1944.Buscou-seprevenireevitarsituações análogas ao caos monetário, ao desastrefinanceiroentreguerraseàGrandeDepressão.SobreoAcordo de Bretton Woods(Bretton Woods Agreement),assinadoduranteaConferência,écorretoafirmarque:

a) Buscou regulamentar a política econômicainternacional, o que provocou desvalorizaçõesmonetárias repentinasealtasflutuaçõesdas taxascambiais.

b) Reforçou os objetivos dos Estados Unidos para aeconomiapós-guerra,abolindoodireitodasnaçõesaiguaisoportunidadesnocomérciointernacional.

c) Reforçouapolíticado liberalismoclássicodenãointervencionismoestatalnaeconomia,comoformadepreservaçãodosistemacapitalistadeproduçãoeodesenvolvimentoeconômico.

d) Desencorajoumedidasdeincentivogovernamentalparaaumentodoempregoegarantiademercado.

e) EstabeleceuodólarcomomoedapadrãoparaomercadomundialeinstituiuorganismosinternacionaiscomooFMI(FundoMonetárioInternacional)eoBancoMundial.

Resolução:

AConferênciadeBrettonWoods,daqualoBrasiléumdos44signatários,cuidoudamontagemdoSistemaFinancieroInternacional que vigoraria após o término da SegundaGuerra. Temendo uma crise sistêmica similar à de 1929,no Interguerras, firma-se amais fortemoeda de então, odólar-americano,comooequivalenteuniversaldocâmbio,além de criar mecanismos de atendimento às economiasfragilizadasdasfranjasdocapitalismo,taiscomooBancoInternacionaldeReconstruçãoeDesenvolvimento(BIRD)eoFundoMonetárioInternacional(FMI).

Alternativa E

50. Achamada“crisedoséculoXIV”,naEuropaOcidental,caracterizou-seporumconjuntode fatores comomáscolheitas, fome, epidemias, rebeliões camponesas eguerras.Pode-sedizerquetaiselementos

a) fortaleceramasinstituiçõesmedievais,principalmenteocaráterinternacionaldasuniversidades.

b) abalaramosistemafeudal,provocandoumaacentuadaqueda demográfica, num processo inverso ao daexpansãoverificadaentreosséculosXIeXIII.

c) contribuíramparaoaumentorelativodapopulaçãodascidades,ondeos índicesdemortalidadeerammenoresquenocampo.

d) provocaramumenfraquecimentogeraldacristandade,sobretudonapenínsulaIbérica,oquepermitiuumanovaofensivaislâmicanaregião.

e) fizeramdiminuir as taxas e obrigações senhoriaisquerecaíamsobreosservoselevaramàadoçãodaescravidãodeafricanosnossenhoriosfeudais.

Resolução:

AcrisedoFeudalismodoséc.XIV,relacionadaprincipalemnteàPesteNegra,àGuerrados100anoseàsRebeliõesCamponesas,comoasJaqueries,interrompe,aindaquetemporariamenteoprocessodecrescimentopopulacionaleuropeuocorridoduranteaBaixaIdadeMédia,esteporsuavezrelacionadoàdiminuiçãodasinvasõeseinversõesnormandas,magiaresesarracenasaoadventodenovastécnicasagrícolas.

Alternativa B

FGV – 13/12/2009 CPV o cursinho que mais aprova na GV

CPV fgv09novobjadm

4

51. AnaliseaspirâmidesetáriasAeBdeduassituaçõesdemográficasfictícias.

LeiaasafirmaçõesIaIVedecidaquaisdelasestãocorretas.

I. ApirâmideArepresentaumpaísquedispõedeumapopulaçãoeconomicamenteativaproporcionalmentemaiorqueasoutrasfaixasetárias,masquetendeaapresentarumsistemaprevidenciáriodeficitárioemalgumasdécadas.

II. ApirâmideBpodeindicardificuldadesorçamentáriasmaisrelacionadasàeducaçãobásicadoqueaosetorprevidenciário(aposentadorias).

III. Comparativamente,apirâmideApodeindicarumapopulaçãomaisinstruída,eapirâmideB,umapopulaçãomaisexcluídadosserviçossociais.

IV. AbaselargadapirâmideBindicamaioracessoaosserviçosdesaúde,oqueserefleteemmenormortalidadeinfantil.

a) EstãocorretasapenasasafirmaçõesI,IIeIII. b) EstãocorretasasafirmaçõesI,II,IIIeIV. c) EstãocorretasapenasasafirmaçõesIIeIII. d) EstãocorretasapenasasafirmaçõesIeIII. e) EstãocorretasapenasasafirmaçõesII,IIIeIV.

Resolução:

I. Correta:Apopulaçãoeconomicamenteativacorrespondebasicamenteàpopulaçãodafaixaetáriaadulta,predominantementenapirâmideA.Numaprojeçãofutura,essapopulaçaoengrossaráonúmerodeintegrantesdosistemaprevidenciário,tornando-omaiscustosoedeficitário.

II. Correta:Comoabasedapirâmideélarga,onúmerodejovensémajoritário,acarretandomaioresgastos—principalmentecomeducaçãoesaúde—doqueosetorprevidenciário(poucosidososebaixaexpectativadevida).

III. Correta:OmaiorgraudeinstruçãodapopulaçãonapirâmideAdeve-seaoseuperfil,queindicabaixanatalidadeeelevadaexpectativadevida,ouseja,emmelhorpadrãodevida.

ApirâmideB,debaselarga(altanatalidade)etopoestreito(elevadamortalidadeebaixaexpectativadevida),caracterizaoperfildeumpaíssubdesenvolvido,ondehistoricamenteháexclusãodegrandepartedapopulaçãodasuaestruturasocioeconômica.

IV. Errada:Abase largadapirâmideB indicaalta taxadenatalidadeacompanhadadebaixascondiçõesdevida(saúde,moradia,alimentação)quecaracterizamospaísessubdesenvolvidos,ondeataxademortalidadeinfantilémuitoelevada.

Alternativa A

Fonte:adaptaçãodoautor.

CPV o cursinho que mais aprova na GV FGV – 13/12/2009

CPV fgv09novobjadm

5

52. Relacioneasimagens1,2e3comosdomíniosmorfoclimáticos.

a) 1-DomíniodosCerrados,2-DomíniodosPlanaltosdeAraucáriase3-DomínioTropicalAtlântico b) 1-DomíniodaCaatinga,2-DomínioRoraima-Guianensee3-DomínioEquatorialAmazônico c) 1-DomíniodosCerrados,2-DomíniodasCoxilhase3-DomínioTropicalAtlântico d) 1-DomínioRoraima-Guianense,2-DomínioEquatorialAmazônicoe3-DomíniodosPlanaltosdeAraucárias e) 1-DomíniodaCaatinga,2-DomíniodosPlanaltosdeAraucáriase3-DomíniodosCerrados

Resolução: Asimagenscontidasnaquestãorelacionam-seaosseguintesdomíniosmorfoclimáticos: foto1-DomíniodosCerrados; foto2-DomíniodosPlanaltosdeAraucáriase foto3-DomínioTropicalAtlântico,tambémconhecidocomoMaresdeMorros.

Alternativa A53. Observeapaisagemmostradanafotoeatenteparatodososelementosnaturaiseantrópicosqueacompõem.

Assinaleaalternativaquemelhoradescreva.

a) Agronegóciodacana-de-açúcarsobrerelevodissecadoesolosprovavelmentehidromórficos,sobclimatropicaltípico. b) Frentepioneiranodomínioamazônicoorientadapelocultivodesojasobreplaníciesaluviais. c) Assentamentodecorrentedareformaagráriacombaixoníveldeinvestimento,sobrerelevohorizontalizado,provavelmente

sobreestruturasedimentar. d) Canavialmecanizado,provavelmenteempreendidoemgrandepropriedade,sobrerelevoaplanadoesolosprovavelmente

profundos(latossolos). e) Cultivodemilhoestruturadoempequenaspropriedadescontíguasemãodeobrafamiliar,provavelmenteorganizado

emcooperativas,paraatenderaomercado.

Resolução:

A imagem da questão representa o cultivo de cana-de-açúcar que ocorre no Brasil. predominantemente em grande propriedadesmonocultoras,sobrerelevoaplainado,quefavoreceamecanizaçãoeépraticadaemsolosprofundos(latossolos).

Alternativa D

P.R.M

oraes.

Geo

grafi

a G

eral

e d

o B

rasi

l.3.ed.

SãoPaulo:Harbra,2005(p.198,199,200e212)

PauloLiebert(

Agên

cia

Esta

do),09/06/2009.

FGV – 13/12/2009 CPV o cursinho que mais aprova na GV

CPV fgv09novobjadm

6

54. A partir dos anos de 1970, as chamadas frentes pioneiras avançaram gradativamente para o Centro-Oeste e, hoje, já atingem principalmente o norte de Mato Grosso, Rondônia e Pará, como mostra o mapa. Assinale a alternativa que melhor explique esse processo de uso e ocupação do território nacional.

a) Fundamenta-senaexpansãodapecuáriaenaculturadegrãos,comdestaqueparaasoja,cujaexpansãoéorientada,especialmente,peloscursosfluviaiscaudalososquecaracterizamaregião.

b) Baseia-senocultivodegrãosparaexportação,assentadonaagriculturafamiliaremgrandeslatifúndios,cujasfrentesseabremaolongodasrodovias.

c) Asfrentespioneirassãohojeincentivadasparaatenderaoprogramanacionaldebiocombustíveisecaracterizam-se,principalmente,pelocultivodecana-de-açúcareespéciesoleaginosas.

d) Aextraçãodemadeira,ocultivodegrãoseapecuáriasãoosfatoresquemovimentamafrentepioneira,porsemostraremeconomicamentemaislucrativosdoqueasalternativasdeextrativismosustentável.

e) ApósaEco-92,eventoquetrouxeàtonaaquestãodabiodiversidade,asfrentespioneiraspassaramacaracterizar-sepeloextrativismosustentávelsediadoemreservasextrativistasecontroladopelosgovernosregionaisemassociaçãocomasONGs,muitasdelasinternacionais,equerepresentamimportantesfontesdefinanciamento.

Resolução:

AsfrentespioneirasnaAmazôniaforamimpulsionadaspelatríadeextração de madeira,pecuária extensivaecultivo de soja,que,apartirdadécadade70,avançaramdoCentro-OesteparaaregiãoNorteeseguiramotraçadodasrodoviasimplantadaspelosPlanosdeIntegraçãoNacional.

Alternativa D

Revi

sta

Veja,suplementoespecial,set./2009,p.17

CPV o cursinho que mais aprova na GV FGV – 13/12/2009

CPV fgv09novobjadm

7

55. Umimportanteinstrumentogeográficodecarátertecnológico avançado tem se transformado emfortealiadodapesquisacientíficaemdiversasáreasda gestão pública e planejamento territorial, dapreservaçãodomeioambiente,entreoutrasáreas.Trata-sedoSIG(SistemasdeInformaçãoGeográfica).Talsistemaconstitui-sebasicamentede:

a) Sistemainterconectadodesatélitesqueproduzemimagensderadargeorreferenciadas.

b) Mosaico de imagens de radar de coberturanacional, produzido pelo RadamBrasil emparceria com o INPE (Instituto Nacional dePesquisasEspaciais).

c) Acervo cartográfico nacional digitalizadoproduzidopeloIBGE,emdiferentesescalas.

d) Sistemas de comunicação em rede entreinstitutosdepesquisa,universidadeseórgãosgovernamentaisqueviabilizamocruzamentoeatrocadeinformações.

e) Programasdecomputadorquepermitemcruzarinformaçõesdediferentesnaturezasedefontesdiversas.

Resolução:

OSistemadeInformaçãoGeográfica(SIG)constitui-sebasicamentedeprocedimentos informatizadosquepermitemagestãodoespaçoedarepresentaçãodosfenômenosqueneleocorrem.Pormeiodestesistema,épossívelaaplicaçãoeutilizaçãodoSistemadePosicionamentoGlobal(GPS),oestabelecimentoderotasealocalizaçãodereferênciasespaciais.

Alternativa E

FGV – 13/12/2009 CPV o cursinho que mais aprova na GV

CPV fgv09novobjadm

8

56. Leiacomatençãootextoabaixo.

Esquerdas desprevenidas

(...) Depois dos ataques ocorridos em setembro, quando George W. Bush, sem especificar o inimigo nacional, declarou os Estados Unidos em guerra contra o mal, não se inaugura um novo tipo de conflito, que passa por cima de todas as convenções firmadas para afirmar a irracionalidade da própria guerra? Isso acontece paradigmaticamente no Oriente Médio, quando leis e tratados valem apenas como instrumentos da violência. A guerra deixa de se processar entre Estados-nação para se converter numa luta entre nações cujos respectivos Estados, ou Estados em formação, passam a ficar sob a ameaça de um inimigo sem rosto, que pode até mesmo habitar o interior de seu próprio território. É de notar ainda como esse tipo de conflito está longe da guerra civil, quando um grupo trata de tomar o poder para reformar o Estado, ou da guerra revolucionária, cujo objetivo final seria a abolição do próprio Estado. O Estado-nação ameaçado abre mão daqueles ordenamentos jurídicos que legitimariam a violência exercida para se transformar ele mesmo num grupo terrorista. Em vez de se legitimar, agindo segundo a lei, passa a agir em nome da moral, como se existisse a moral universal. Cada parte, ao ver-se acuada, identifica-se com o Bem em luta contra o Mal.

JoséArthurGiannotti,Folha de S. Paulo,CadernoMais,12/05/2002

Comosepodeconstatarnotrechodoartigo,oterrorismo temmerecidoespecialatençãodevidoatransformaçõessignificativasqueessetipodeaçãovemapresentando,sobretudoapósosatentadosde11desetembrode2001,nosEstadosUnidos.

Considerandoessefenômenoemseusváriossentidoseformasdeatuação,assinaleaalternativacorreta.

a) OterrorismodoséculoXXIcaracteriza-seporestarcircunscritoaoâmbitodeumEstadoNacional,noqualumgrupolutaporumacausaespecífica,comoéocasodoIRA,ogruposeparatistacatólicoquereivindicaaindependênciadaRepúblicadaIrlanda.

b) Doisfatorescaracterizammaisfortementeasorganizaçõesterroristasatuais:ousosistemáticodaviolênciacomoformadeatuaçãopolíticaeasuaestruturaemredescujoscentrosdeoperaçãoencontram-sedispersosnosmaisdiversosEstados.

c) GrupoterroristacaracterísticodoséculoXXI,aAlQaeda,comandadaporOsamaBinLaden,surgiunoAfeganistãocomoumaorganizaçãonacionalemantevesuaatuaçãolimitadaàregiãodoOrienteMédio.

d) EnquantoChávezéacusadopelosEUAdeapoiarosrebeldesmarxistasdaFARC,consideradosterroristasporWashington,olíderlíbioMuammarKadafi,doHezbollah,estásetornandoumdosmaioresdefensoresdasaçõesterroristaspraticadasnoOrienteMédio.

e) Umaformade terrorpoucodivulgadarefere-seao terrorismodeEstado,que,emboranãoadmitidooficialmente,éadotadopororganizaçõestotalitáriascomoaOLP(Palestina),queutilizamétodosdetorturaeexecuçãoparaimpediradeserçãodeseusmembros.

Resolução:

Nosdiasatuais,oterrorismoapresentacaracterísticasdistintasdealgumasorganizaçõesdopassado,conformeficouevidenciadoapósosatentadosde11desetembrode2001,nosEUA.Semumabaseterritorialfixa,asaçõesestãodispersaspordiversosEstados.Aestratégiautilizadacontinuasendoousosistemáticodaviolência.

Alternativa B

CPV o cursinho que mais aprova na GV FGV – 13/12/2009

CPV fgv09novobjadm

9

57. Observeafotoabaixo.

Afotoacimafoidivulgadapelaimprensainternacionaldurante a última eleição geral realizada em Israel. Nopainel,comosepodeobservar,opresidentedosEstadosUnidos,BarackObama,aparecevestindoumtradicionallençopalestino.Dentreasafirmativasabaixo,assinaleaquemelhortraduzamensagempresentenaimagem.

a) Éumamanifestaçãopositivadacomunidadeárabede Jerusalém, que acredita na possibilidade de opresidente dos Estados Unidos, Barack Obama,contribuirparacolocarumfimnosconflitosdoOrienteMédio.

b) Trata-se de propaganda elaborada pelos partidosárabesduranteaseleiçõesisraelenses.EssespartidosdefendemqueaintervençãodeBarackObama-quepossui Hussein no nome— pode contribuir pararestabelecerodiálogoentrepalestinoseisraelenses.

c) Representa uma propaganda da extrema-direitajudaica em Israel, que protesta apresentando opresidentenorte-americanocomolençotradicionalpalestino,paradenunciarsuaposiçãopró-árabe,emdefesadacriaçãodeumEstadoPalestino.

d) Refere-se a uma homenagem prestada pelacomunidadejudaicadeJerusalém,sobretudopelospartidosdaesquerda israelense,que, aochamaropresidente dos EUA de Barack Hussein Obama,pretendemdestacar suaposição favorável àmaiorintegraçãoentreárabesejudeus.

e) RetrataopresidentedosEUA,BarackObama,comomilitantedacausaárabe,identificadoporessarazãocomoantissemitaealiadodoprimeiroministrodeIsrael,BinyaminNetanyahu.

Resolução:

A imagem apresentada representa uma propaganda da extrema-direitajudaicaemIsrael,criticandoaposturadopresidenteBarackObama,quedefendeacriaçãodoEstadoPalestino,parapôrfimaos conflitos históricos na região. Durante o ano de 2009, pordiversasvezesopresidenteObamaposicionou-secriticandoIsrael,principalmenteemrelaçãoàexpansãodosassentamentosjudaicosnaCisjordânia.OsdiscursosrealizadosnoCairo,emjunho,enaAssembleia Geral das Nações Unidas, em setembro, reforçama estratégia de reconstrução de uma nova imagem dosEUAnoOrienteMédio.

Alternativa C

MulheresárabescaminhamemfrenteaumpainelcomafotodopresidentedosEUA,BarackObama,usandoo

tradicionallençopalestino,emJerusalém.

ReproduçãodefotodeMenahem

Kahana/AFP,em"Im

agensd

oDia",noBOL

Fotos/14dejunhode2009.in:http

://images.google.com.br/images?hl=ptR&um

=1&q=

de+M

enahem

+Kahana+fotos&

sa=N

&start=20&ndsp=20

FGV – 13/12/2009 CPV o cursinho que mais aprova na GV

CPV fgv09novobjadm

10

58. O incremento das relações comerciais e políticas dochamadosentidoSul-Suléumadasprincipaistendênciasdaeconomia internacional.Umexemploéa iniciativatrilateraldoBrasil,ÍndiaeÁfricadoSul.Formalmenteestabelecido em 06 de junho de 2003, mediante aDeclaraçãodeBrasília,oFórumdeDiálogoÍndia-Brasil-ÁfricadoSul(IBAS)representaesforçodecoordenaçãopolítica cujas metas centrais são: a aproximação deposiçõesdos trêspaíses em instânciasmultilaterais, odesenvolvimentodacooperaçãocomercial,científicaeculturalnoâmbitoSul-Suleademocratizaçãodeesferasdetomadadedecisãointernacional.

Sobre as semelhanças e afinidades entre esses países,afirma-seque:

I. Sãopotênciasintermediárias,comforteinfluênciaemsuasrespectivasregiões,democraciasconsolidadase economias em ascensão e que, dadas asdesigualdadesinternas,confrontamdesafioscomunsdedesenvolvimento.

II. Brasil, Índia e África do Sul têm interessesconvergentesemrelaçãoàreformanosmecanismosdetomadadedecisãoemâmbitoglobal,especialmentedo Conselho de Segurança das Nações Unidas, eposicionam-secontrariamenteàpolíticadesubsídiosagrícolaspraticadapelospaísesdesenvolvidos,alémde proporem uma ordem internacional multipolarbaseadanoDireitoInternacionalenademocracia.

III Com o fim do apartheid, tanto o Brasil quanto aÍndiaretomaramrelaçõescomaÁfricadoSul.Aoser eliminado o regime segregacionista, principalempecilho para a concretização de relaçõesdiplomáticas, econômicas e culturais, estão dadasascondiçõesnecessáriasparaoentendimentoeaspossibilidadesderelacionamentoentreessespaíses.

IV OslaçosqueligamoBrasileaÍndiaaocontinenteafricano são antigos e extrapolam a busca pormatérias-primas.NocasodaÍndia,esseslaçosexistemdesdeoséculoVIII,especialmenteaolongodaregiãocosteirabanhadapelooceanoÍndico.EmrelaçãoaoBrasil,oslaçoscomocontinenteafricanoremontamaoperíodocolonial.

Quaisafirmaçõesestãocorretas?

a) IeII. b) IeIV. c) I,IIeIII. d) IIeIV. e) Todasasafirmaçõesestãocorretas.

Resolução:

AssemelhançasentreBrasil,ÍndiaeÁfricadoSulremontamaostempospassados,comoofatodeteremsidocolônias.Alémdisso,são potências intermediárias, com forte influência regional, têmdemocraciasconsolidadascomeleiçõesperiódicas,desejamareformadealgunsmecanismospolíticosglobaiseapresentamumagrandedesigualdadeinterna,oquegeraproblemascomumaostrêspaíses.

Alternativa E

CPV o cursinho que mais aprova na GV FGV – 13/12/2009

CPV fgv09novobjadm

11

59. Após o anúncio pelo presidente equatoriano, RafaelCorrea,dequeseupaísnãorenovariaaconcessãodabasedeManta,osEstadosUnidosanunciaramaassinaturadeumnovocontrato,dessavezcomaColômbia,paraoestabelecimentodebasesmilitaresnopaís.

ConsiderandooatualcontextopolíticodaAméricaLatinaearelaçãoentreosgovernosdaColômbiaedosEstadosUnidos,considereasafirmativasabaixo:

I. O governo do Brasil manifestou-se contrário àintençãodosEUAdeampliaremsuapresençamilitarna Colômbia, pois isso significaria trazer para aAméricadoSulalógicadamilitarização,quepodegerar uma corrida armamentista e obrigar outrospaíses a investir namodernização de suas ForçasArmadas.

II. Alheiosàpolêmica,EvoMoraleseCristinaKirchnerapoiamoacordoporquerejeitamatesedequeessasbases significamo reposicionamento dosEUAnocontinente,apósafracassadapropostadecriaçãodeumaÁreadeLivreComérciodasAméricas(ALCA)eadevoluçãodocanaldoPanamáem1999.

III. AColômbiaeosEUAsustentamqueaampliaçãodoacordomilitarvisaaocombateaonarcotráficoeàguerrilhadasForçasArmadasRevolucionáriasdaColômbia(FARC);noentanto,ospaísesdaregiãotemem que seja uma manobra estratégica com oobjetivodeneutralizaraVenezuelaeseusaliados.

IV. SegundoHugoChávez,omaioropositordosEUAnaAméricadoSul,aVenezuelareconheceasoberaniacolombianae,poressarazão,solicitouaopresidenteÁlvaro Uribe garantias de que as tropas norte-americanasterãoumaatuaçãolimitadaaoterritóriodaColômbia.

V. O estabelecimento de bases militares norte-americanasnaColômbiaconsolidaapresençadosEUAnaAméricadoSulereacendeofantasmadasintervenções armadas na região, como aconteceunainvasãodaBaíadosPorcos,emCuba,em1961eaparticipaçãodemilitaresamericanosnaquedadeSalvadorAllendenoChile,em1973.

Estãocorretas asafirmativas:

a) II,IIIeV. b) I,IIIeV. c) IeIII. d) I,IIeV. e) Todasasafirmativasestãocorretas.

Resolução:

Apropostadeinstalaçãodebasesmilitaresamericanasemterritóriocolombianotornou-sealvodegrandepolêmicanaAméricadoSul.OacordomilitarresultounãoapenasnocongelamentodasrelaçõesdiplomáticasentreVenezuelaeColômbia,comotambémdespertouadesconfiançaemoutrospaíses,entreelesoBrasil,oEquador,aBolíviaeaArgentina,sobreosverdadeirosmotivosdaoperação.OdebatereacendeuaproblemáticadasintervençõesarmadasdosEUAnaAméricaLatina.

Alternativa B

FGV – 13/12/2009 CPV o cursinho que mais aprova na GV

CPV fgv09novobjadm

12

60. Descentralização das leis ambientais une Temer a ruralistas

Os ruralistas lançaram ontem uma nova e ampla ofensiva com o objetivo de modificar o Código Florestal Brasileiro, em vigor desde 1965. Em prévio acordo com a forte bancada do setor, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), anunciou a criação de uma comissão especial para analisar os mais de 300 projetos de lei sobre a questão ambiental e acelerar a tramitação de uma proposta única dos deputados. Em tom de campanha eleitoral, o constitucionalista Temer subscreveu a tese da “descentralização" da legislação ambiental da União para os Estados. "A edição de normas gerais permite aos Estados legislar de forma complementar e concorrente à União, conforme o princípio federativo da autonomia", afirmou, sob aplausos da plateia de 300 produtores de Mato Grosso e Goiás que ocuparam o mais amplo auditório da Câmara. "Vamos editar uma lei para pacificar a sociedade e as relações em torno desse tema ambiental", prometeu. Ambientalistas e o ministro Carlos Minc têm combatido qualquer alteração no código e nas regras atuais.

MarcoZanata,Valor Econômico,09/09/2009.

Sobreapropostadedescentralizaçãodalegislaçãoambientalàqualserefereoartigo,écorretoafirmarque:

a) ONovoCódigoFlorestal,LeiFederaln.4.771(1965),estabelece o princípio da autonomia estadual paralegislarsobreasÁreasdeProteçãoPermanente(APPs)e Reservas Legais (RLs), dada a imensa variedadepaisagísticaquecaracterizaoterritóriobrasileiro.

b) O Código Ambiental de Santa Catarina, instituídopelaLei 14.675 de 2009, prevê a redução dasÁreasde Preservação Permanente (APPs) e das Áreasde Reserva Legal (RLs), dadas as particularidadeslocaisdopadrãodedrenagem,emperfeitaadequaçãojurídicoinstitucionalàleifederal.

c) Osruralistascitadosnoartigomobilizam-seafavordalegislação federal que criou as Áreas de PreservaçãoPermanente (APPs), posto que são eles os maioresprejudicados pelasmudanças climáticas e hidrológicasresultantesdadevastaçãodasnascentesemargensderios.

d) De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, adescentralização do Código Florestal sujeitaria agestãodopatrimônioambientalbrasileiroàsinstânciaspolíticasestaduais,inviabilizandoestratégiaseprojetosdealcancenacional.

e) Osruralistascitadosnoartigodefendemadescentralizaçãoda legislaçãoambiental,porentenderemqueoNovoCódigoFlorestaléumentraveaoavançodafronteiraagrícolaeumaameaçaaosecossistemasflorestais.

Resolução:

A interpretação do artigo apresentado permite concluir quea descentralização do Código Florestal propõe a gestão dopatrimônioambientalbrasileiroporpartedosgovernosestaduais,fatoestequeimpossibilitariaestratégiasdealcancenacional.

Alternativa D

COMENTÁRIO DO CPV

História

O exame de admissão ao curso de Administração da FGVdezembro/2009 apresentou questões de História adequadasao conteúdo do EnsinoMédio, enfatizando temas de grandeimportância, relacionados à formação política brasileira e àconduçãodosistemacapitalistanoâmbitointernacional.

Geografia

As questões de Geografia apresentaram boa diversidade deassuntos,envolvendodesdeostemasclássicos,comoosdomíniosmorfoclimáticoseasdiferençasentreaspirâmidesetárias,atéostemasatuais,comoodesmatamentodasfrentespioneirasdaAmazônia.

Atualidades

AsquestõesdeAtualidadestambémoptaramporumaboaseleçãodetemas,comooterrorismonoséculoXXI,aseleiçõesemIsrael,assemelhançasentreBrasil– Índia–ÁfricadoSul,asbasesmilitaresestaduniensesnaColômbiaeoprojetodemudançãsnocódigoflorestal.

Aprovanãoapresentounenhumaquestãorelacionadaaaspectosculturais, mas mesmo assim abrangeu alguns dos principaiseventosocorridosnoanode2009.