Ficha Tabelas Frequencias

5
ESCOLA SECUNDÁRIOA D. PEDRO V CURSO TÉCNICO DE GESTÃO DESPORTIVA MATEMÁTICA – 200H MÓDULO A3 - ESTATÍSTICA Quando se pretende fazer um estudo estatístico, começa por se definir o conjunto de indivíduos que vai ser observado. A este conjunto chama- se População. Se todos os elementos da população são observados, diz-se que se faz um Recenseamento, Censo ou Levantamento Exaustivo. Em estatística, indivíduos podem ser pessoas, animais, objectos, acontecimentos, etc… Quando a população é muito numerosa, nem sempre é possível, cómodo ou económico, observar toda a população. Neste caso, o estudo pode incidir sobre apenas parte da população, a que se chama Amostra. A partir da amostra podem tirar-se conclusões relativas a toda a população. Diz-se que se realizou uma Sondagem. Como se devem recolher, organizar e apresentar os dados? A escolha da amostra é muito importante para que possa representar a população em estudo. Organizar os dados é transformar os “dados em bruto” num resumo ordenado que facilita a leitura e compreensão da situação em estudo. Vamos ORGANIZAR DADOS EM TABELAS DE FREQÊNCIAS. CONSTRUÇÃO DE TABELAS DE FREQUÊNCIAS COM DADOS DISCRETOS Exemplo:

Transcript of Ficha Tabelas Frequencias

Page 1: Ficha Tabelas Frequencias

ESCOLA SECUNDÁRIOA D. PEDRO V

CURSO TÉCNICO DE GESTÃO DESPORTIVA

MATEMÁTICA – 200H

MÓDULO A3 - ESTATÍSTICA

Quando se pretende fazer um estudo estatístico, começa por se definir o conjunto de indivíduos que vai ser observado. A este conjunto chama-se População.

Se todos os elementos da população são observados, diz-se que se faz um Recenseamento, Censo ou Levantamento Exaustivo.

Em estatística, indivíduos podem ser pessoas, animais, objectos, acontecimentos, etc…

Quando a população é muito numerosa, nem sempre é possível, cómodo ou económico, observar toda a população. Neste caso, o estudo pode incidir sobre apenas parte da população, a que se chama Amostra.

A partir da amostra podem tirar-se conclusões relativas a toda a população. Diz-se que se realizou uma Sondagem.

Como se devem recolher, organizar e apresentar os dados? A escolha da amostra é muito importante para que possa representar a população em estudo.

Organizar os dados é transformar os “dados em bruto” num resumo ordenado que facilita a leitura e compreensão da situação em estudo. Vamos ORGANIZAR DADOS EM TABELAS DE FREQÊNCIAS.

CONSTRUÇÃO DE TABELAS DE FREQUÊNCIAS COM DADOS DISCRETOS

Exemplo:

Page 2: Ficha Tabelas Frequencias

Tabela de Frequências

TAREFAS DE AVALIAÇÃO

1. A Ana perguntou aos seus colegas de turma o número de irmãos de cada um e registou os resultados pela ordem em que eles foram respondendo (dados em bruto).

0 4 1 4 0 0 0 1 1 1 1 1 2 1 1 2 0 2 1 1

1.1 Quantos alunos tem a turma da Ana?

1.2 Constrói uma tabela de frequências absolutas e relativas:

Nº de irmãos

Frequência Absoluta (f)

Frequência Relativa (fr)

Freq. Abs. Acumulada (F)

Freq. Rel. Acumulada (Fr)

0

1

2

4

Total

Page 3: Ficha Tabelas Frequencias

Resolução de exercício

Page 4: Ficha Tabelas Frequencias

Resolução de exercício: