Fichaivo

2
Título : André e o Lago do Tempo Autor: Manuela Gonzaga André, um rapaz de sete anos, vivia com os pais, uma irmã mais nova e com uma empregada que já fazia parte da família há muito tempo. Viviam todos em Lisboa, num apartamento no centro da cidade. Antes de morar em Lisboa, a família tinha vivido em Vila Chã, uma terra que ficava no campo. André, numa tarde de Novembro, tem uma visita de estudo ao Oceanário de Lisboa e à saída do autocarro vê uns cartazes do circo bem vistosos a anunciar um espectáculo de circo. André já conhecia esse circo, dos tempos de Vila Chã, quando o circo lá tinha passado. Fora aí que André tinha encontrado uma rapariga chamada Oriana, que lhe tinha oferecido uma Esfera Mágica. André chamava berlinde àquele objecto raro. Quando vê os cartazes, foge da visita de estudo e vai de táxi até ao acampamento do circo. Lá, pensa que tinha encontrado Oriana, mas não passava da prima dela (parecidíssima). O rapaz que tinha demorado mais tempo do que pensava, já tinha sido dado como desaparecido e a polícia encontra-o tempo mais tarde. No inicio das férias de Natal, André cai à cama, doente com papeira, pegada pela prima de Oriana. Ele que estava doente lembra-se do berlinde (a Esfera Mágica) e acaba por ser puxado por forças invisíveis para dentro de um mundo, dentro da Esfera. Nesse mundo, ele encontra muitas criaturas estranhas, e até defronta Benedita, a prima de Oriana, mas Benedita transformava-se em aranha quando queria. Também encontra, o seu inimigo da escola, Sombra, temido na escola por todos, conhecido por torturar animais e pelo mau comportamento que apresentava. Mas nesse mundo, Sombra está do tamanho de um miúdo de cinco anos. Entretanto, André descobre que ele não é mau, como aparenta ser. Sombra conta-lhe

Transcript of Fichaivo

Page 1: Fichaivo

Título : André e o Lago do Tempo

Autor: Manuela Gonzaga

André, um rapaz de sete anos, vivia com os pais, uma irmã mais nova e com uma empregada que já fazia parte da família há muito tempo. Viviam todos em Lisboa, num apartamento no centro da cidade.

Antes de morar em Lisboa, a família tinha vivido em Vila Chã, uma terra que ficava no campo.

André, numa tarde de Novembro, tem uma visita de estudo ao Oceanário de Lisboa e à saída do autocarro vê uns cartazes do circo bem vistosos a anunciar um espectáculo de circo. André já conhecia esse circo, dos tempos de Vila Chã, quando o circo lá tinha passado. Fora aí que André tinha encontrado uma rapariga chamada Oriana, que lhe tinha oferecido uma Esfera Mágica. André chamava berlinde àquele objecto raro.

Quando vê os cartazes, foge da visita de estudo e vai de táxi até ao acampamento do circo. Lá, pensa que tinha encontrado Oriana, mas não passava da prima dela (parecidíssima).

O rapaz que tinha demorado mais tempo do que pensava, já tinha sido dado como desaparecido e a polícia encontra-o tempo mais tarde.

No inicio das férias de Natal, André cai à cama, doente com papeira, pegada pela prima de Oriana. Ele que estava doente lembra-se do berlinde (a Esfera Mágica) e acaba por ser puxado por forças invisíveis para dentro de um mundo, dentro da Esfera. Nesse mundo, ele encontra muitas criaturas estranhas, e até defronta Benedita, a prima de Oriana, mas Benedita transformava-se em aranha quando queria. Também encontra, o seu inimigo da escola, Sombra, temido na escola por todos, conhecido por torturar animais e pelo mau comportamento que apresentava. Mas nesse mundo, Sombra está do tamanho de um miúdo de cinco anos. Entretanto, André descobre que ele não é mau, como aparenta ser. Sombra conta-lhe que ia parar àquele lugar sempre que lhe acontecia algo mau, no mundo de todos os dias.

Os dois recebem a informação que têm de procurar os elfos curandeiros, para saberem qual a missão naquele lugar e como saírem dali. Quando encontram os elfos, numa espécie de assembleia, sabem que o mundo onde os humanos viviam estava a ser destruído devido à humanidade e que já muitos humanos iam parar àquele mundo para se juntarem aos elfos, na missão de ajudar o mundo a não ser destruído…

Sugiro a leitura deste livro, porque é muito interessante, tem uma linguagem acessível e é

uma história divertida.

Nome: Ivo Gamito (9ºA)

2010/2011

Page 2: Fichaivo