Figuras Geométricas Circunferência

3
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA MUNICIPALIZADA HERCÍLIA HENRIQUES MORET ATIVIDADE PEDAGÓGICA - SEMANA 14 PROFESSOR(A) REGENTE: Sidney da Silva Carneiro ANO DE ESCOLARIDADE: 6º Ano – TURMAS 604 E 606 UNIDADE TEMÁTICA: Artes Visuais CARGA HORÁRIA ESTIMADA: 1 h/a (1 hora aula) HABILIDADES CONTEMPLADAS: EF69AR06-PT – EF69AR07-PT - Materialidades DATA: _____ / _______ / ______ ATIVIDADE DE ARTE - 6º ANO Figuras Geométricas Circunferência Antes de continuarmos falando de Sólidos Geométricos, precisamos falar de uma figura muito conhecida por todos nós que é a Circunferência. Inicialmente vamos definir o que é: Circunferência é uma linha plana, curva, fechada, formada pelos pontos “equidistantes” de um ponto fixo chamado “centro”. Então precisamos explicar cada uma dessas palavras, para não complicar a definição. Linha plana é uma linha que pertence a uma “superfície plana”. (pode ser a folha do caderno, a parede). Linha curva já definimos. (para quem não lembra, é a linha que muda de direção) Linha curva fechada é a linha que, ao ser traçada, retorna ao ponto de origem (que a gente nunca sabe onde começa e onde termina) E pontos equidistantes? Aí é que complicou. Só que não. É muito simples. São pontos que estão situados sempre à mesma distância. No caso da circunferência, estão todos à mesma distância de um ponto fixo (o centro). Agora chega. É melhor desenhar logo do que ficar explicando muito, não é mesmo? Então vamos desenhar. Na Figura 50 temos dois tipos de linha plana curva. Porém, nenhuma delas pode ser chamada de circunferência, porque a linha A é uma linha aberta. E a linha B, mesmo sendo uma linha fechada, se localizarmos um centro (c), podemos perceber claramente que os diversos pontos da linha estão localizados a distâncias diferentes, logo esta curva não é uma curva regular. E se a curva B não é regular, não podemos estudá-la e estabelecer regras, que não vão valer para todas as curvas irregulares, pois cada uma terá regras diferentes das demais. Já a Figura 51 representa uma circunferência. Nela, podemos observar em destaque os pontos 1, 2, 3 e 4. Se medirmos a distância entre cada um desses pontos e o ponto “C” (centro da circunferência) vamos verificar que a medida é sempre a mesma, ou seja, todos os pontos que estão distribuídos por toda a linha fechada – chamada circunferência – estão situados à mesma distancia do centro. Por isso é que eles são chamados de pontos equidistantes. C 2 1 Linha plana curva aberta Linha plana curva fechada A B Figura 50

Transcript of Figuras Geométricas Circunferência

Page 1: Figuras Geométricas Circunferência

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

ESCOLA MUNICIPALIZADA HERCÍLIA HENRIQUES MORET

ATIVIDADE PEDAGÓGICA - SEMANA 14

PROFESSOR(A) REGENTE: Sidney da Silva Carneiro

ANO DE ESCOLARIDADE: 6º Ano – TURMAS 604 E 606

UNIDADE TEMÁTICA: Artes Visuais

CARGA HORÁRIA ESTIMADA: 1 h/a (1 hora aula)

HABILIDADES CONTEMPLADAS: EF69AR06-PT – EF69AR07-PT - Materialidades

DATA: _____ / _______ / ______

ATIVIDADE DE ARTE - 6º ANO

Figuras Geométricas

Circunferência

Antes de continuarmos falando de Sólidos Geométricos, precisamos falar de uma figura muito conhecida por todos nós que é a Circunferência.

Inicialmente vamos definir o que é: Circunferência é uma linha plana, curva, fechada, formada pelos pontos “equidistantes” de um ponto

fixo chamado “centro”. Então precisamos explicar cada uma dessas palavras, para não complicar a definição. Linha plana é uma linha que pertence a uma “superfície plana”. (pode ser a folha do caderno, a parede). Linha curva já definimos. (para quem não lembra, é a linha que muda de direção) Linha curva fechada é a linha que, ao ser traçada, retorna ao ponto de origem (que a gente nunca sabe

onde começa e onde termina) E pontos equidistantes? Aí é que complicou. Só que não. É muito simples. São pontos que estão situados sempre à mesma distância. No caso da

circunferência, estão todos à mesma distância de um ponto fixo (o centro). Agora chega. É melhor desenhar logo do que ficar explicando muito, não é mesmo? Então vamos

desenhar.

Na Figura 50 temos dois tipos de linha plana curva. Porém, nenhuma delas pode ser chamada de circunferência, porque a linha A é uma linha aberta. E a linha B, mesmo sendo uma linha fechada, se localizarmos um centro (c), podemos perceber claramente que os diversos pontos da linha estão localizados a distâncias diferentes, logo esta curva não é uma curva regular. E se a curva B não é regular, não podemos estudá-la e estabelecer regras, que não vão valer para todas as curvas irregulares, pois cada uma terá regras diferentes das demais.

Já a Figura 51 representa uma circunferência. Nela, podemos observar em destaque os pontos 1, 2, 3 e 4. Se medirmos a distância entre cada um desses pontos e o ponto “C” (centro da circunferência) vamos verificar que a medida é sempre a mesma, ou seja, todos os pontos que estão distribuídos por toda a linha fechada – chamada circunferência – estão situados à mesma distancia do centro. Por isso é que eles são chamados de pontos equidistantes.

C

2

1

Linha plana curva aberta Linha plana curva fechada

A B

Figura 50

Page 2: Figuras Geométricas Circunferência

Elementos da Circunferência. É importante saber algumas coisas sobre a circunferência. Por isso procuramos definir de maneira

simples, clara e objetiva. 1) Raio – é a distancia entre o centro e qualquer ponto da circunferência. 2) Corda – é a distância entre dois pontos quaisquer da circunferência. 3) Diâmetro – é uma corda que passa pelo centro da circunferência. 4) Flecha – é a linha perpendicular que vai do ponto médio da corda até a circunferência.

Observações: a) O diâmetro é a maior corda da circunferência. b) Quando a corda equivale ao diâmetro, a flecha correspondente equivale ao raio. c) A medida do diâmetro de qualquer circunferência é sempre equivalente a duas vezes o raio.

Observem a Figura 52. Nela estão desenhados, em linhas tracejadas, os elementos da circunferência que definimos acima.

Agora vamos aprender a traçar uma circunferência. O método mais tradicional e preciso é usando um instrumento próprio chamado compasso.

O compasso, como mostra a Figura 53, é formado por duas hastes, unidas em uma das pontas por uma peça apropriada para permitir o movimento de ambas.

A esta junção das duas hastes está acoplado um pino, que serve de apoio para girar o compasso e traçar a circunferência do tamanho desejado, de acordo com a abertura ou fechamento das hastes. Nas outras extremidades das hastes, o compasso tem, em uma delas, a “ponta seca” (para ser fixada no centro da circunferência a ser traçada) e na outra, a ponta molhada (com um grafite afixado, para traçar as linhas desejadas).

Para desenhar, fixamos a ponta seca no centro e giramos a ponta molhada sobre o papel, até completar a curva (360°).

Mas para quem não dispõe de um compasso? Vamos sugerir a utilização de outros recursos que possam estar disponíveis, como:

1

2

3

4

Figura 51 C

Figura 52

6

7

5 4

3

2

1

C

Figura 53

Page 3: Figuras Geométricas Circunferência

Transferidor Na Figura 54 mostramos dois tipos de transferidor (o transferidor de 180° e o transferidor de 360°).

Este instrumento é usado para medir ângulos, mas pode ser improvisado para se traçar circunferências. A desvantagem em relação ao compasso é que, com ele, não é possível determinar o tamanho do raio da circunferência, que fica limitado ao tamanho determinado pelo próprio transferidor.

Qualquer objeto de forma circular Não havendo disponível nem um compasso e nem um transferidor, poderemos lançar mão de um

objeto qualquer, como um “cd”, uma “tampa de lata”, um “pires” ou qualquer outro que tenha a forma circular. É preciso imaginação, criatividade e vontade para superar os obstáculos da vida. A desvantagem desses objetos é que não possuem a flexibilidade do compasso e nem a escala de medição do transferidor. Não são ideais, mas, mesmo assim, podem ser úteis.

Círculo É a figura geométrica plana formada por uma circunferência e todos os pontos que se localizam dentro

dela. Na Figura 55, podemos observar claramente a diferença entre uma circunferência e um círculo. Circunferência é só a linha que fica em volta do círculo. Os pontos 1, 2 e 3 pertencem à circunferência (do lado esquerdo) e os pontos 1, 2, 3, 4, 5 e 6 pertencem ao círculo (do lado direito).

Observação: Quando vocês estudarem Figuras Geométricas na aula de Matemática, terão definições técnicas mais precisas do que estas. O nosso objetivo aqui é apresentar as figuras geométricas para serem utilizadas na aula de Arte. Por isso as definições não são rigorosas, mas servem apenas para ajudar os alunos a compreenderem a forma de cada figura e utilizarem no desenho.

Desta vez não teremos Atividade avaliativa. Procurem aproveitar o tempo para reler e descobrir se têm alguma dúvida. Lembrem-se de que só tem dúvida quem estuda. Tentem desenhar circunferências, de diversos tamanhos, de acordo com os instrumentos que cada um tiver disponível.

Na próxima aula, vamos dar continuidade a esse assunto. Boa semana para todos.

Figura 54

Figura 55

1

2

3 circunferência 3

2

1

5

6

4

círculo