Filarmónica XXI - 3.ª Edição

3

Click here to load reader

description

http://bandadoouteiro.blogspot.com/

Transcript of Filarmónica XXI - 3.ª Edição

Page 1: Filarmónica XXI - 3.ª Edição

Filarmónica XXI Setembro 2010 3ª Edição

Eventos

Domingos Por estas bandas. Programa sobre Filarmónicas de António Jorge Lé, Rádio Sim. Domingos de manhã, repetição no mesmo dia às 16h30.

Setembro Festival Mozart. Fundação Calouste Gulbenkian, mês de Setembro, Concertos vários e projecção de filmes. A ver ‘Amadeus’ filme de Milos Forman, 19/09/10, 15h, Aud. 3.

Outubro Encontro de Bandas. Organizado pela banda de A-dos-Francos. Dia 31 de Outubro de 2010 com participação da Banda de Outeiro Grande.

Outubro Encontro de Bandas. Organizado pela banda A Serrana de Serra D’El - Rei (Peniche). Dia 3 de Outubro de 2010 com participação da Banda de Outeiro Grande.

Outubro Centenário da República. Comemorações a nível nacional que contam com a participação de bandas filarmónicas de todo o país.

Setembro Escola de Música. Reinício das aulas na Escola de Música do C.R.M.O.G. Sábado, dia 18 de Setembro.

Editorial pós uma pausa de verão, voltamos com a 3ª edição da revista Filarmónica XXI, dedicada ao mundo da música e das

filarmónicas. Recordamos que o propósito desta

publicação é oferecer um novo formato de leitura aos filarmónicos. Uma revista digital produzida por e para o mundo das Bandas Filarmónicas. Temos notícias, entrevistas, comentários e muito mais nesta edição. Há eventos em destque e outras novidades. Destacamos a entrevista a António Jorge Lé (a não perder) e a peça musical em destaque.

Após o período das festas de verão, há que reorganizar as actividades das filarmónicas, preparar encontros de bandas e trabalhar novos repertórios. Há que repensar e reorganizar estratégias para um novo período de trabalho.

Esperamos que a nossa revista traga algo de novo para esta estação que se aproxima.

Estamos disponíveis para acolher opiniões e comentários, que podem ser enviados para o endereço de correio electrónico da banda: [email protected]

Novidade

Será dado destaque ao mundo filarmónico na internet, mais particularmente ao formato ‘blog’ e ‘site’.

Será ‘visitado’, em cada edição, um blog ou página de uma filarmónica à nossa escolha. Numa caixa de texto indicaremos a ligação e

breves comentários - por tópicos - ao que achamos que mereça destaque.

Pretende-se, deste modo, guiar o nosso leitor por uma visita virtual e, ao mesmo tempo, empreender uma divulgação eficaz destes locais da internet.

Por certo, será útil e agradável!

A escolha desta edição foi a página da Banda de Figueiró dos Vinhos.

A

Web Filarmónica: Figueiró dos Vinhos

www.filarmonicafigueiroense.com • Boa iniciativa, a possibilidade de inscrição via internet

na escola de música, descarregando um formulário. • Muita gira a fotografia da mascote da banda • Boa organização da informação disponibilizada

Os nossos votos de sucessos musicais para esta filarmónica!!

Page 2: Filarmónica XXI - 3.ª Edição

© Banda de Outeiro Grande bandadoouteiro.blogspot.com bandadoouteiro

A Entrevista da Edição: António Jorge Lé António Jorge Lé apresenta semanalmente Por Estas Bandas, na Rádio Sim (Grupo Renascença) que vai para o ar aos Domingos de manhã e à tarde, pontualmente às 16h30m.

O produtor do espaço, o jornalista António Jorge Lé, apresenta em cerca de 5 minutos uma filarmónica ou algum tema relacionado com as bandas civis portuguesas.

Este espaço temático fica depois disponível no ‘site’ da daquela estação emissora (www.radiosim.pt) no espaço Programação - Rubricas - Por Estas Bandas. É muito fácil aceder e é possível ouvir também edições mais antigas. Fica o convite do locutor, que também está ligado a filarmónicas. Vejamos, então, a entrevista:

FXXI: Como teve a ideia de criar o espaço Por Estas Banda s na Rádio Sim?

AJL: Por gostar de música filarmónica, aliás já fui filarmónico, e acho que em rádio devemos oferecer tudo, e as bandas de música não têm muita visibilidade nos media. A Rádio Sim e a sua directora de programas, Dina Isabel, aceitaram o desafio. Domingos de manhã, e com repetição às 16h30m, lá estamos.

FXXI: Pode descrever-nos o formato do programa?

AJL: São cerca de cinco minutos de filarmónicas portuguesas. Para que o espaço seja o mais enriquecido possível com música, pois é disso que estamos a falar, opto sempre por deixar o menor número possível de palavras. Apenas o essencial.

FXXI: Quantas bandas já participaram até agora?

AJL: Cerca de 70 emissões, o que para início não é nada mau...

FXXI: Qual a sua opinião sobre a importância cultural das Bandas Filarmónicas?

AJL: Penso o que sempre pensei - as filarmónicas são o conservatório do povo! Este lugar comum serve pois a cerca de 50 mil músicos nas filarmónicas portuguesas. Isto diz tudo.

FXXI: O que considera que deveria mudar nestas instituições (ou ser actualizado)?

AJL: Olharem mais para o mundo de hoje! Aliás há já muitas bandas a fazerem-no. Ou seja: actualizar procedimentos, apostar na mediatização e criar dimensão, isto para além de repertórios actualizados e gestão sem subsídios.

FXXI: E o que se deveria preservar?

AJL: Tudo. A essência é toda ela intocável - voluntarismo, dedicação e

arte. FXXI: Planeia

novas edições do programa?

AJL: Sempre, mas para já com este formato - espaço curto e ao domingo...

FXXI: Que mensagem gostaria de

deixar aos leitores da revista Fi larmón i ca XXI?

AJL: Ouçam sempre música, seja ela qual for. De preferência a boa!

Aqui fica a entrevista feita ao

nosso convidado António Jorge Lé. A Banda do Centro Recreativo e Musical de Outeiro Grande já participou no programa Por Estas Bandas e recomenda vivamente aos nossos leitores escutarem este espaço radiofónico dedicado exclusivamente às Filarmónicas.

“Penso o que sempre pensei - as filarmónicas são o conservatório do povo!” (António Jorge Lé)

Curiosidades ... Queres saber o ano de nascimento de Mozart? Então responde às 4 perguntas que te colocamos. Cada uma delas dar-te-á um número que deves colocar por ordem. E assim terás a resposta. A. Quantas vezes se escreve a clave no início da música? B. Qual é o número de notas de uma escala diatónica? C. Qual é o número de notas de uma escala pentatónica? D. Qual é o número de sustenidos da tonalidade de Fa#M?

Dica: Queres escutar a nossa sugestão de música de Mozart? Vai ao You Tube e escreve ‘ Cecília Bartoli Bryn Terfel Pa-Pa-Pa-Pa ‘

Escola de Música - Banda de Outeiro Grande ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES para a Escola de Música da Banda de Outeiro Grande.

Funcionam as classes de Iniciação Musical (5-8 anos), Formação Musical e Instrumento (para jovens) e Formação Musical e Instrumento para adultos.

As classes para adultos são ministradas tanto para quem quer ir para a banda, como para aqueles que se querem iniciar na arte da música, ou aprofundar conhecimentos.

Teremos também uma classe experimental de Hip Hop e Dança Moderna.

Experimente e venha conhecer a nossa escola!

A Música desenvolve capacidades intelectuais e afectivas. Auxilia na aprendizagem escolar.

Page 3: Filarmónica XXI - 3.ª Edição

© Banda de Outeiro Grande bandadoouteiro.blogspot.com bandadoouteiro

Gulliver’s Travels de Bert Appermont - Obra em destaque.

Bert Appermont é um compositor conhecido pela sua boa técnica de instrumentação e pela beleza dos temas. A maioria das suas obras são baseadas em lendas, mitos e temas históricos. É o caso da obra que destacamos nesta edição. Gulliver’s Travels. Baseada no livro ‘As viagens de Gulliver’, escrito em 1726, do autor Jonathan Swift, a peça tenta, em quatro andamentos, transmitir emoções contrastantes. Cada andamento recebeu o nome de um dos locais onde o barco de Gulliver atracou: ‘Lilliput’, ‘Brobdingnag’, ‘Laputa’ e ‘The Houyhnhnms’. No primeiro andamento, os liliputianos são descritos por uma música alegre que transmite o empreendorismo deste pequeno povo. No segundo andamento, na terra de ‘Brobdingnag’, Gulliver é carregado por gigantes, que são representados pelos metais. O tema vai sendo constantemente repetido e acelerado para aumentar a tensão e representar a aproximação dos gigantes. ‘Laputa’, que dá o nome ao terceiro andamento, é o nome de uma ilha que flutua no ar. Os seus estranhos habitantes têm as cabeças inclinadas. A atmosfera musical que o compositor criou para este andamento é de sonho. Trasmite-se assim a magia e estranheza do lugar. Finalmente chegamos ao quarto andamento e à terra de ‘Houyhnhnms’.

Nesta terra são cavalos extremamente nobres e inteligentes que governam os povos primitivos (‘yahoos’). A abertura das trompetes, brilhante, transmite o galopar dos cavalos. O tema mais galante que se segue, interpretado pelas trompas e trombones, simboliza os ‘yahoos’. Terminando a composição, temos um final apoteótico.

Recomendamos assim a audição da obra, por exemplo, no you tube e a sua interpretação.

Esta é a recomendação da nossa terceira edição. Para mais informações pode-se consultar a página do compositor (fonte para o nosso artigo) em www.bertappermont.be

Escola de Música - recital na Biblioteca da Chamusca

No passado dia 17 de Julho os alunos da nossa Escola de Música estiveram na Biblioteca da Chamusca a realizar um mini-recital. Devido ao tempo previamente definido para o recital, não foi possível irem todos. O acolhimento foi muito bom, sentimo-nos em casa! No final, a presidente da Junta de Freguesia proferiu um pequeno discurso. A Rádio Bonfim também marcou presença e gravou o recital, para utilizar excertos numa reportagem. Também foi realizada uma entrevista a Luzia Rocha. No final, cada um dos alunos participantes recebeu, um lanche e um livro, oferta da Biblioteca da Chamusca. Aqui fica uma foto do evento e uma lista dos que participaram: Inês Conde, Leandro Salgado, Sérgio Bernardo (Percussão), David Domingues e Miguel Moreira (Trompete), Lídia Santos (Saxofone Soprano), Dylan Santos (Eufónio), André Vieira, Gonçalo Costa e Sara Santos (Clarinete).