Foi Em Meados Do Sec XVII

2
Foi em meados do sec XVII, no período barroco que a palavra orquestra começa a ganhar um novo sentido, perdendo o significado que representa um local nas casas de espectáculos. O inicio da história da Orquestra está fortemente ligado ás casas de opera, devido aos recursos necessários de casa para casa foi surgindo uma consistência nos instrumentos necessários que só mudavam consoante as limitações do local. Não só foram importantes as operas mas também, em 2ºplano, os grupos instrumentais nas igrejas de várias religiões. Uma casa de opera tinha de ter pelos a banda de cordas e o grupo continuo, que tocavam no local “orquestra, hoje denominado como foço de orquestra. Por volta da passagem do sec XVII para o sec XVIII, primeiro por frança e Itália e depois no inicio do sec XVIII já em Inglaterra e Alemanha várias orquestras eram reconhecidas não como um local mas sim como um conjunto de músicos, sempre com cordas, onde se poderiam adicionar individualmente outros, como sopros, metais, percussões ou até as suas famílias completas. No inicio do sec XIII o sucesso social das orquestras demostra continuidade com o crescimento dos concertos públicos mas também demostra transformação. O aparecimento dum maestro dedicado unicamente a dirigir a orquestra não era algo encontrado antes da metade do sec XIII em que um instrumentista líder do grupo ou teclista do baixo continuo assegurava-se de indicar as deixas e coordenava os outros instrumentistas para que a orquestra soasse como um corpo uniforme. As orquestras começam a contar com um maior numero de instrumentistas e todas as capitais do mundo começam a ter a sua respectiva orquestra. Ainda nesta altura deixam de ser consideradas como sociedades de concerto privadas e começam a ser instituições cívico- culturais. Só após meados do sec XX é que as orquestras começam a ganhar um numero aceitável de mulheres para além da singularidade do instrumentista na harpa. Com o evoluir dos tempos também foi evoluindo o repertório tocado ficando cada vez mais acessível a toda a sociedade, inclusive aos jovens. Urtext – cruzamento e correcção de erros a partir de várias fontes , Facsimile – copia rigorosa , Interpertative edition –adaptação a partir da praxis interpretativa da época.

description

resumo orquestra

Transcript of Foi Em Meados Do Sec XVII

Page 1: Foi Em Meados Do Sec XVII

Foi em meados do sec XVII, no período barroco que a palavra orquestra começa a ganhar um novo sentido, perdendo o significado que representa um local nas casas de espectáculos. O inicio da história da Orquestra está fortemente ligado ás casas de opera, devido aos recursos necessários de casa para casa foi surgindo uma consistência nos instrumentos necessários que só mudavam consoante as limitações do local. Não só foram importantes as operas mas também, em 2ºplano, os grupos instrumentais nas igrejas de várias religiões.

Uma casa de opera tinha de ter pelos a banda de cordas e o grupo continuo, que tocavam no local “orquestra, hoje denominado como foço de orquestra. Por volta da passagem do sec XVII para o sec XVIII, primeiro por frança e Itália e depois no inicio do sec XVIII já em Inglaterra e Alemanha várias orquestras eram reconhecidas não como um local mas sim como um conjunto de músicos, sempre com cordas, onde se poderiam adicionar individualmente outros, como sopros, metais, percussões ou até as suas famílias completas.

No inicio do sec XIII o sucesso social das orquestras demostra continuidade com o crescimento dos concertos públicos mas também demostra transformação. O aparecimento dum maestro dedicado unicamente a dirigir a orquestra não era algo encontrado antes da metade do sec XIII em que um instrumentista líder do grupo ou teclista do baixo continuo assegurava-se de indicar as deixas e coordenava os outros instrumentistas para que a orquestra soasse como um corpo uniforme. As orquestras começam a contar com um maior numero de instrumentistas e todas as capitais do mundo começam a ter a sua respectiva orquestra. Ainda nesta altura deixam de ser consideradas como sociedades de concerto privadas e começam a ser instituições cívico-culturais. Só após meados do sec XX é que as orquestras começam a ganhar um numero aceitável de mulheres para além da singularidade do instrumentista na harpa. Com o evoluir dos tempos também foi evoluindo o repertório tocado ficando cada vez mais acessível a toda a sociedade, inclusive aos jovens.

Urtext – cruzamento e correcção de erros a partir de várias fontes , Facsimile – copia rigorosa , Interpertative edition –adaptação a partir da praxis interpretativa da época.Alteram a obra ... arranjos e adaptações. Geral, de direção, minimizada (- instr), bolso, de estudo