Jornal litoral news ed 218

12
www.jornallitoralnews.com.br A INFORMAÇÃO AO SEU ALCANCE Litoral NEWS ANO III • EDIÇÃO Nº 218 • 19 a 25 de dezembro de 2015 • DISTRIBUIÇÃO GRATUITA PORQUE? “Duino esclarece fim da parceria com a Antonieta” Após meses de silêncio e observação, o vice-prefeito Duino Verri Fernandes rompeu a parceria política que reelegeu a prefeita Antonieta e em entrevista exclusiva ele conta o que o levou a essa atitude”. PÁGINA 5

description

A informação ao seu Alcance. . .

Transcript of Jornal litoral news ed 218

Page 1: Jornal litoral news ed 218

www. j o r na l l i t o r a l n ews . com .b r

a i n f o r m a ç ã o a o s e u a l c a n c e

Litoral NEWSANO III • EDIÇÃO Nº 218 • 19 a 25 de dezembro de 2015 • DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

PORQUE?

“Duino esclarece fim da parceria com a Antonieta”

“Após meses de silêncio e observação, o vice-prefeito Duino Verri Fernandesrompeu a parceria política que reelegeu a prefeita Antonieta e em entrevista exclusiva ele conta o que o levou a essa atitude”. PÁGINA 5

Page 2: Jornal litoral news ed 218

Jornal Litoral News - A.M.R.J. Propaganda LTDA / CNPJ: 05.515.419/0001-08 - Contato: (13) 3355-6411 - 7819-0496 | id.113*1190Site: www.jornallitoralnews.com.br - E-mail: [email protected] - Rua Calixto Daige, 195 – Bairro Santo António, Guarujá-SP - Diretora: Jacqueline MissirilianAssessoria Jurídica: Dr. Paulo José Ferraz de Arruda Jr. - Jornalista: Marcos Rogério MTB. 69.330- Contato Publicitário: Amanda, Viviane, Renata e Paulo SérgioDISTRIBUIÇÃO: BAIXADA SANTISTA, LITORAL NORTE E SÃO PAULO CAPITAL. As opiniões aqui expressas e assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores.

Cha

rge

da e

diçã

o

19 a 25 de dezembro de 2015 2 | OPINIÃO | Litoral NEWSRECICLE A INFORMAÇÃO:COMPARTILHE ESTE JORNAL COM OUTROS LEITORES

ARTIGO Por. Pedro Richalski Neto

Siga seu coração

As grandes revolu-ções não são reali-zadas com armas. As grandes mudan-

ças não nascem na mente. Tudo começa no coração! Ouça menos sua mente e ouça mais o seu coração. O mundo pode ser diferente e mais humano; pode ser diferente e mais amoroso. Você quer melhorar sua vida, seu trabalho, sua fa-mília? Você quer melhorar a política, a religião? Siga seu coração! O coração não é apenas um órgão mus-cular que bombeia sangue para todo o organismo, que nos permite viver, e sim, o coração é a sua essência, a sua alma. Segundo Osho, fi-

lósofo oriental, o ser humano precisa aprender a lingua-gem do coração. A linguagem do coração nos conecta ao outro pelo interior das pes-soas. No dia a dia a maioria dos relacionamentos é exter-no, casual, movido por inte-resses não profundos.A linguagem do coração en-sina as pessoas a serem mais carinhosas consigo mesmas, atenciosas com a vida, amorosas com os ou-tros. Vivemos num mundo que privilegia mais a mente que o coração e, por isso, é um mundo cada vez mais violento; num mundo onde não há espaço para o sentir e, por isso, cada vez mais insensível; num mundo que reprime as emoções e, por isso, cada vez menos huma-no. Na linguagem do coração despertamos e partilhamos o nosso ser. As pessoas têm medo de ser o que são e pas-

sam a vida enganando a si e aos outros. A linguagem do coração nos educa para uma consciência amorosa. A linguagem do coração nos mostra o caminho para a felicidade; nos mostra que não precisamos de muitas coisas para ser felizes. Tudo está em nós. As pessoas que normalmente seguem o seu coração são mais espontâ-neas, sensíveis, alegres, le-ves, amorosas, iluminadas, determinadas. Procure co-nhecer na história a vida dos chamados grandes líderes; de pessoas como Jesus ou Buda, ou de outros homens e mulheres que marcaram a nossa história. Veremos que procuraram seguir seu cora-ção! Por isso, procure silen-ciar os barulhos à sua volta, procure diminuir os ruídos internos e ouvir mais o seu coração. Pense com o seu coração. Se deixe guiar pelo

seu coração. Pare de jogar a culpa nos outros, pare de se-guir a vida dos outros, pare de criar problemas, pare de descontar nas pessoas sua raiva, seus medos, suas frus-trações. Você é livre. Quer ser uma pessoa mais inteira e realizada? Procure se des-conectar um pouco das redes sociais e mundos digitais e caia na real: conecte-se com seu coração e, assim, com certeza as pessoas estarão mais próximas de você e você estará mais próximo de você mesmo. Experimente, permita-se este tempo. Não queira seguir o mundo, siga o seu coração!

PEDRO RICHALSKI: Educador, Filósofo, Escritor, Terapeuta Holístico, Palestrante.Email: [email protected]

PALAVRA AMIGA

Transporte essa idéiaDepois da entrevista do nos-so amigo Celso do Trans-porte o que tem de pessoas interessadas em fechar com ele não é brincadeira, mais como diz o ditado vamos em frente transportando essa idéia e 2015 já está batendo ás portas, oremos. . .

Namoro ou amizade?O churrasco de Gouvêa con-tou com a participação de pré--candidatos à Câmara Munici-pal do PMDB, PSB, PPL, PSDC, PRTB, PRP, PMN, PV, PHS, PPS e PSDB. Recentemente, o PSDB vicentino anunciou que não descarta a hipótese de candidatura própria para o Executivo. Vai entender.

Aos traidoresEm seu discurso, durante a confraternização, França mandou um recado para anti-gos apoiadores. O vice-gover-nador disse que as eleições não estão ganhas e quem escolheu ficar do outro lado vai ficar do outro lado, e, se perderem, vão amargar a der-rota por quatro anos. “Pode-rão voltar depois, se a gente ganhar, mas na humildade”.

ConfraternizandoO pré-candidato do PMDB à Prefeitura de São Vicente, Pe-dro Gouvêa, realizou no último domingo (13), festa de confra-ternização em um clube de futebol society da Cidade. O evento reuniu mais de 700 pes-soas, entre elas o vice-governa-dor, Marcio França (PSB).

Vida e Paz“Abomino e detesto a mentira; porém amo a Tua Lei.” Salmos 119:163Escolhi viver na Verdade e na Justiça. Por isso, as Promessas de Deus podem se efetuar em mim, dando-me vida e paz.

Transportando essa idéiaE por falar na entrevista foi um sucesso e quem viu gos-tou dessa idéia, agora já es-tou pensando na outra que vem por aí, e pode ter cer-teza que muitas coisas boas estão por vir e você meu ami-go sabe disso “ Sou do povo e do povo quero está do lado, porque com o povo somos mais fortes e quando falamos em ser fortes é porque essa idéia está sendo transpor-tada em 1,2,3”. Até 2016 um forte abraço de seu amigo Celso do Transporte.

Não é vingançaFrança ressaltou que não se trata de vingança contra os antigos apoiadores, mas que um novo caminho deveria ser construído junto com os que fi-caram, e que não haveria espa-ço para quem escolheu o lado oposto. Na última eleição, o PSB perdeu o comando do Exe-cutivo vicentino, após 16 anos, para o atual prefeito Luís Cláu-dio Bili (PP), que durante anos atuou na gestão socialista.

À FrancesaDiferentemente de todas as reuniões do Condesb, em que o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), se mostrou solícito com a im-prensa quando do término das mesmas, na última terça-feira, pode-se dizer que o chefe do executivo santista ‘saiu à fran-cesa’ após o encerramento do encontro.

Presente de NatalVale lembrar que o prefeito enviou projeto de lei à Câma-ra - aprovado em 2ª discus-são na última segunda-feira que propunha a redução de 6% para 2% no aporte mensal repassado pela Administra-ção para o Iprev.

AmadurecidoMárcio França reconhece que não será uma eleição fácil. Que o pleito será vencido no corpo a corpo. Segundo o vice--governador, o que valerá será o convencimento do eleitor.

Nas mãos de RenanA cúpula do PT não sabe se comemora a decisão do Supremo que condi-cionou o impeachment ao Senado: o papel do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, foi mui-to enfraquecido mas, em contrapartida, fortalece (e demais), o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL).

Page 3: Jornal litoral news ed 218

19 a 25 de dezembro de 2015 | CAPA | 3Litoral NEWS

‘PÍLULA DO CÂNCER’IC FARÁ TESTES EM HUMANOS

O Instituto do Câncer aguarda parecer favorável do Ministério da Saúde para coordenar a pesquisa para o teste do uso da substância fosfoetanolamina para o tratamento de pacientes com câncer. Ainda não há prazo para a definição.

FIM DE ANO

Cidade terá queima de fogos de 17 minutos no Ano-novo

A tradicional queima de fogos da virada de ano em Santos, a segunda maior do País (atrás

apenas do Rio de Janeiro), terá 22 toneladas de fogos, com 35 mil disparos de bombas de alto, médio e baixo calibre, dis-tribuídos em 12 balsas, duas a mais que no último ano, com cobertura de 5 km da orla. A duração do espetáculo será de 17 minutos, com início à meia--noite. Também ocorre queima de fogos em pontos fixos nos morros São Bento (Chapadão do Cruzeiro), Ilhéu Alto (Zona Noroeste) e na Área Continen-tal (Ilha Diana, Monte Cabrão e Caruara).

EmbarcaçõesNa orla, as embarcações es-

tarão dispostas a cada 380 me-

tros. Com a estrutura, a Cidade fica atrás em quantidade de fogos apenas de Copacabana, porém, com uma balsa a mais. Assim como no Réveillon de 2014/2015, o show pirotécnico será acompanhado de trilha sonora especial, reproduzida por estruturas montadas na areia, e trará, com muitas co-res, figuras geométricas lem-brando as famosas muretas de Santos. Também terá momen-tos sequenciais de explosões; fogos aquáticos em formato de flor, cascata e giroscópio; e bombas de alto calibre, que mudarão de tonalidade.

EstruturaA queima de fogos será acio-

nada automaticamente por rádio frequência. Cada ponto de disparo terá quatro tonela-

das de estruturas, que servem para acoplamento e segurança dos explosivos.

Ao todo, para suportar os

fogos, são 48 toneladas de es-truturas fixadas no convés das embarcações.

Além das 12 balsas, a equipe

envolvida no espetáculo (12 pirotécnicos e profissionais da área naval) também utilizará rebocadores de grande po-

tência, lanchas rápidas, cami-nhões munck e empilhadeiras, e sete carretas para o trans-porte dos explosivos.

Page 4: Jornal litoral news ed 218

19 a 25 de dezembro de 2015 4 | POLÍTICA | Litoral NEWSCONGRESSOVAI TER RECESSO

Quem achava que parlamentares fossem trabalhar em janeiro se enganou. O presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou ontem que não fará convocação extraordinária. O recesso vai de 23 de dezembro a 2 de fevereiro.

DILMA X PMDB

Dilma imobiliza PMDB ameaçando com demissões

Ela ameaça demitir ministros na guerra contra o impeachment.

A presidente Dilma atuou diretamente no esforço para de-volver a liderança

do PMDB ao deputado Le-onardo Picciani (RJ), hoje o principal aliado do Planalto na Câmara, porque sabe que a adesão dele ao gover-no desestabiliza Eduardo Cunha, seu maior adversá-rio. Nesse sentido, a pre-sidente considera demitir ministros do PMDB que não se posicionem claramente distantes de Cunha e do vice Michel Temer.

Estão ameaçados Celso Pansera (Ciência e Tec-nologia), Helder Barbalho (Portos), Henrique Alves (Turismo) e Marcelo Castro (Saúde).

Um conselheiro de Dilma nessa nova atitude é o pre-sidente do Senado, Renan

Calheiros. Ela ameaça tam-bém cortar emendas parla-mentares.

Dilma só não quer demitir a ex-adversária e nova ami-

ga Kátia Abreu (Agricul-tura), que se desentendeu dias atrás com o tucano José Serra.

“A própria presidente

telefonou para os deputa-dos”, conta Osmar Terra (RS) sobre a atuação de Dil-ma por Picciani. Ele avisou: haverá troco.

Aprovado projeto de lei de autoria do deputado Caio França A Assembleia Legislativa do Es-

tado de São Paulo aprovou por unanimidade o projeto de lei 1034/15, que proíbe a comercia-

lização de anti-respingo de solda sem silicone, benzina, éter, tíner e clorofór-mio para menores de 18 anos no âmbito estadual.De autoria do deputado estadual Caio França (PSB), o PL tem como objetivo principal coibir a fabricação, o uso e a comercialização de uma droga antiga, porém que vem sendo reformulada, se apresentado ainda mais perigosa, co-nhecida como lança-perfume.Caio apresentou o projeto após uma série de matérias e estudos sobre o crescimento da fabricação e consumo de “lança-perfume” por jovens e adoles-centes.O anti-respingo de solda é um produto altamente toxico, utilizado com a finali-dade de auxiliar na remoção de respin-gos e proteção da peça metálica a ser soldada, além de proteger o metal de corrosão, de modo que é vendido livre-mente e facilmente encontrado no co-mércio especializado.Esses produtos químicos estão sendo utilizados para fabricação de lança-per-

Certo dia, após um longo dia de tra-balho, um episó-dio marcou-me

profundamente. Como de costume, antes de sair, abri minha correspondência eletrônica e recebi um e--mail de uma grande amiga com o título:

“Verdade sobreo silêncio”.

O texto retratava a situação de alguém muito poderoso comparado a um lobo. Dizia que os lobos não gri-tam, têm força e o poder porque observam em silên-cio. Somente os poderosos poderiam agir como lobos. A história tratava o lobo com características im-portantes para um grande líder e demonstrava que o silêncio é aliado à vitória, e quem grita se unifica à derrota.O e-mail orientava também a olhar, sorrir e silenciar, e dizia que não devemos res-ponder a todos os ataques que, sendo lobo, você não seria obrigado a atender a todos os chamados. Segun-do o texto, falar é uma es-

ARTIGO

Prefiro ser um pássaro

Falaremos sobre aquelas passagens que acontecem em nossa vida e que, no fundo, sempre nos trazem grandes lições.

colha e não uma exigência. Um trecho aconselhava: “Durante os próximos sete anos, responda em silêncio quando for necessário”.Refletindo sobre isso, res-pondi ao e-mail agradecen-do a esta grande amiga e afirmando que não conse-guiria silenciar e observar calada diante de tanta mal-dade. Um lobo silencia porque não tem amigos. Age quieto, anda no escuro e vive solitariamente, sem-pre à procura de uma nova presa. Pelo silêncio, já calei minha alma e meu coração e percebi que ninguém se transforma sem assumir o que é.Prefiro ser como um pássa-ro, que voa longe, mas sem-pre acompanhado. Voa com liberdade e sem-pre encontra um lugar para pousar. O pássaro voa dis-tribuindo sonhos, sempre cercado de amigos. Voa porque vive, fala, grita, sorri... e morre com a cons-ciência de que transformou olhares em todos os lugares por onde passou, pois foi ouvido. Este é o verdadeiro poderoso. Suavemente, e sem ferir, transforma.Prefiro ser como um pássa-ro. E é isto que desejo a to-dos que me acompanham: que voem com liberdade, que distribuam e concreti-zem sonhos, que acreditem que é possível fazermos um mundo melhor e que saibam que, agindo assim, sempre teremos um lugar tranquilo onde pousar.Desejo a todos um Natal iluminado com muita paz, amor, carinho e esperança.

Priscila Bonini RibeiroSecretária de Educaçãodo Município do Guarujá

fume, quarta droga mais consumida no Brasil, atrás do álcool, tabaco e maco-nha. No entanto, como não é detectada a dependência do inalante, as pessoas não vão aos serviços de tratamento, o que torna ainda mais perigosa à ex-posição.No dia 15 de setembro desse ano, ao lado de MC Garden e do psicólogo Nelson Luiz, Caio França (PSB) participou do pro-grama “Em Discussão” da TV ALESP. Na oportunida-

de, o noticiário discutiu as consequências provocadas pelo anti-respingo de sol-da.O deputado mais jovem do estado de São Paulo enten-de que o projeto de lei é uma excelente via no cami-nho da prevenção e no con-trole dos entorpecentes.“Acredito que o projeto é mais um passo no senti-do de dificultar o acesso às drogas. Agora vamos aguardar a sanção do Po-der Executivo”, disse o parlamentar.

Page 5: Jornal litoral news ed 218

19 a 25 de dezembro de 2015 | ESPECIAL | 5Litoral NEWSENTREVISTADO

Quebrando o silêncioVice prefeito Duino, explicou os motivos que o levaram a romper politicamente e de maneira definitiva com a atual prefeita Maria Antonieta de Brito.

JLN: Duino porque você se solidarizou ao Vice-Presidente Michel Temer? Duino: Marcos, antes de tudo eu preciso explicar a população que me elegeu e que reelegeu a Antonieta que apesar de todo o discurso de trabalho em conjunto que foi aventado no período eleito-ral, a Prefeita Antonieta op-tou desde o início por me iso-lar no governo e não me deu a oportunidade de contribuir efetivamente com o desen-volvimento Cidade, e salien-tar a todos que eu nunca pude participar diretamente das decisões que afetavam a população, nem mesmo enquanto estive nomeado Secretário de Governo dela. Portanto eu vivenciei uma situação semelhante a ex-ternada pelo Vice-Presidente Michel Temer, a quem sou de fato solidário e por isso me manifestei publicamente.

JNL: E como era ou é a sua relação com a Prefeita? Duino: Após as eleições as minhas relações com

a Prefeita passaram a ser única e exclusivamente institucionais. Nossas con-versas giravam apenas em torno do trabalho realizado por mim e minha equipe nas pastas que comandei e sempre em conjunto com outros secretários e dire-tores. Jamais fui chamado a opinar ou contribuir com qualquer tema que não es-tivesse ligado aos afazeres da Secretaria de Governo e por isso, inclusive, eu pedi para assumir a Secretaria de Obras, porque ao menos lá eu sentia que poderia co-laborar com a população e ajudá-los, porque mesmo com esse distanciamento a população nunca deixou de me cobrar e me pedir ajuda.

JNL: Como assim? Duino: Marcos devido ao processo eleitoral e a uni-dade demonstrada naquela ocasião em que nós junta-mos nossos pontos positi-vos para vencer as eleições, e revertemos uma rejeição da Antonieta que girava em torno de 75%, a população acreditou que estaríamos

juntos durante o governo e por isso até hoje muita gente vem me pedir ajuda sobre temas da Cidade, me pedir que de alguma manei-ra resolva as suas inquieta-ções mas eu não tenho e nem nunca tive esse poder e o povo não assimilou isso. Para você ter uma idéia, du-rante todo o período em que trabalhei com a Antonieta se eu desejasse falar com ela, precisava marcar horá-rio como qualquer munícipe e isso impediu que sequer tivéssemos uma conversa pessoal, mas também vejo que não houve esforço para isso por parte dela.

JNL: Mas você realizou muitas obras enquanto secretário dela? Duino: É verdade Mar-cos, durante o período em que estive a frente da Secretaria de Obras pude realizar e planejar intervenções que melho-raram da vida da nossa gente. Isso só aconteceu porque ao deixar o Gover-no e ir para a Secretária de Obras eu me foquei no

planejamento urbano da Cidade e em tirar o Mu-nicípio da inércia, assim eu me aproximei da Se-cretaria de Planejamen-to e em conjunto com os profissionais deles pude preparar e executar uma série de obras. Basta lembrar que eu consegui asfaltar o Jardim Prima-vera, o Santo Antônio, o Mangue Seco e uma boa parte do Pae Cará e da Chaparral, por exemplo, e deixei uma série de obras viárias na Vila Edna, Pae Cará, Jardim Boa Espe-rança, Morrinhos e outros bairros que até agora não aconteceram e eu não sei o porquê.

JNL: Mas porque se ma-nifestar apenas agora, seis meses após sua saída do governo? Duino: Porque eu não faço política destrutiva, sou engenheiro e está na minha índole e no meu caráter ser construtivo sempre, inclu-sive nas relações interpes-soais. Confesso que espe-rei para ver se a Antonieta

poria em prática o governo que ela prometeu ao povo nas eleições, mas nestes seis meses as coisas só pioraram e não foi somente por culpa dela, eu sei que a crise contribui para es-ses problemas, mas houve claramente uma falha ou a ausência de planejamento por parte dela para passar por isso e a população tem pressa.

JLN: Isso o incomoda? Duino: Isso me incomoda muito Marcos. Me incomoda acharem que tenho poder para ajudar as pessoas quando na verdade eu não tenho, me incomo-da ver a Cidade destruída e as obras e convênios que eu deixei em andamento não terem sido executadas, porque, veja, eu não tenho nenhum prestígio deste go-verno, sequer eu tenho um gabinete ou um grupo de assessores para me auxi-liar a atender a população. E nesta é meu dever ser honesto com a população e deixar claro para todos que eu só posso atuar na vacân-

cia, que não vai acontecer e reafirmar que além do di-reito eu tenho todo o dever de me manifestar em favor das pessoas, porque como a Antonieta eu fui eleito pelo povo e meu mandato não foi extinto.

JNL: Muitos podem dizer que foi oportunismo o que o senhor fez? Duino: Pelo contrário, se a Cidade estivesse indo bem eu me calaria, mas diante destes desmandos eu não podia e não vou me calar. Jamais farei política de-preciativa e desejo de co-ração que Deus ilumine os passos da Antonieta neste fim de mandato para que a população não sofra tan-to. É bom lembrar que fui exonerado das minhas funções executivas há seis meses e que nunca tive qualquer função polí-tica neste governo, apesar de tudo o que se disse du-rante as eleições, mas no momento em que ela não quis mais nem a minha colaboração técnica, eu, como pré-candidato a pre-feito fui preparar a minha campanha sem ofendera a ela ou a ninguém, porque tenho grande carinho pela família dela, principal-mente pelo seu pai o seu Erasmo, um homem sério, trabalhador e com quem sempre mantive um laço de amizade.

JNL: Para finalizar Duino deixe a sua mensagem ao povoda Cidade. Duino: Quero dizer a todos os guarujaenses e aos milhares de homens e mulheres que como eu escolheram nosso Municí-pio para construírem suas famílias que Guarujá é um lugar lindo e que merece o melhor de cada um de nós. Desejo a todos um fe-liz Natal e ótimo ano novo e peço a Deus que ilumine cada família da nossa Ci-dade para que tenhamos um 2016 melhor e mais próspero.

“Porque euAcredito.”

Page 6: Jornal litoral news ed 218

19 a 25 de dezembro de 2015 6 | CIDADES | Litoral NEWSO ex-governador de Minas Gerais e ex-presidente do PSDB Eduardo Azeredo disse que vai recorrer de sua condenação a 20 anos e 10 meses de cadeia pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro, por usar o esquema de Marcos Valério.

SANTOS

Profissionais da limpeza vão desfilar pela Grande Rio

A mesma empolgação já contagia a auxiliar de limpeza do Pronto Socorro Central, Joelma Macena, 30, da Prodesan, primeira colocada entre as mulheres. “Estou muito feliz.

No “Ano que vem vou estar no Rio de Janeiro para mostrar que

Santos tem samba no pé”. A animação é do coletor de lixo Jenailton Melo, 38 anos, da Terracom, ven-cedor entre os homens do Prêmio Passista Santista – Carnaval 2016, cuja final foi realizada quarta (16) no Cais Milton Teixeira (Vila Mathias). A mesma empolgação já contagia a auxiliar de limpeza do Pronto Socorro Central, Joelma Macena, 30, da Prodesan, primeira colo-cada entre as mulheres. “Estou muito feliz. Vai ser muito bom representar a cidade e eu vou agitar a galera”.

Além dos dois, também irão desfilar pela Gran-

de Rio - escola de samba carioca que homenagea-rá Santos no Carnaval de 2016 – os profissionais da limpeza Luiz Santos e Wilton Aguiar, respec-tivos segundo e terceiro lugares no masculino, e Elisangela Lopes e Regia-ne Fernandes, segunda e terceira colocadas no feminino. Os seis foram selecionados por sete ju-rados técnicos (coreógra-fos, professores de dança e carnavalescos), vão ter o transporte gratuito de ida e volta ao Rio, seguro viagem e lanche a bordo. Também poderão levar um acompanhante cada, os quais assistirão ao desfile da arquibancada.

“Esta homenagem pre-mia este time que vale ouro, que deixa nossa

cidade limpa e gostosa para se viver”, ressaltou o vice-presidente do Con-selho do Samba, Heldir Lopes Penha (Aldinho). “Desejamos um excelente Carnaval a todos os pro-fissionais da limpeza, que tenhamos um belíssimo desfile e Santos seja mais uma vez projetada para o mundo”, complementou a presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Santos, Maria Ig-nez Pereira Barbosa.

O Prêmio Passista San-tista é uma realização da Prefeitura, por meio das secretarias de Comunica-ção e Resultados (Secor) e de Cultura (Secult) e do Fundo Social, com pa-trocínio da Mendes Tur e Central de Fretes Trans-portes e Turismo.

CONDENADOAZEREDO VAI RECORRER

20 anos

Page 7: Jornal litoral news ed 218

19 a 25 de dezembro de 2015 | CIDADES | 7Litoral NEWSCINE OLYMPIACONTINUA FUNCIONANDO

A sala (cineolympia.com.br), que fica na avenida Presidente Vargas e foi inaugurada em 1912, é citada como uma das mais antigas do país ainda em funcionamento. Foi reformada nos anos 1960, e a programação inclui clássicos do cinema.

GUARUJÁ

Distribuídos nos cursos técnicos de Administração, Contabilidade, Me-

cânica, Meio Ambiente e Química, a Escola Municipal 1º de Maio, no Jardim Boa Esperança em Vicente de Carvalho possui mais uma turma de alunos pronta para ingressar no mercado de trabalho. Na última semana, a Prefeitura de Guarujá for-mou cerca de 150 alunos nos cinco cursos técnicos gra-tuitos disponibilizados na Unidade, em uma cerimônia que contou com familiares e amigos dos formandos.

O coordenador dos cursos técnicos na EM 1º de Maio, o professor Luciano Cardo-so, fala da importância da Escola como pólo do ensino profissionalizante na Cida-de. “O 1º de Maio cumpre seu papel social nos seus 34 anos de existência. Graças ao forte trabalho desempe-nhado, muitos dos alunos tem conseguido colocação no mercado de trabalho”. Ele destaca ainda as parce-rias da Prefeitura com Senai

150 alunos são formados nos cursos técnicos gratuitos da EM 1º de Maio

e Petrobras, “que tem re-vertido em diversas melho-rias como novos materiais, reforma de laboratórios. Ações que tem beneficiado a população desde 2009”.

Formado em Química, Ro-drigo de Oliveira, 29 anos, também é técnico em Meio Ambiente. Ambas qualifica-ções pela Escola 1º de Maio. Morador do Perequê conta que seu trajeto à Unidade era cansativo, porém re-compensador. “Temos que buscar o aprendizado onde quer que ele esteja. Vir de tão longe, adquirir conheci-mento e hoje concluir essa etapa, pra mim é uma su-peração. Quero seguir em frente e quem sabe até me tornar professor.”

A recomendação de um amigo fez com que Welling-ton Souza da Silva, 18 anos optasse pela mecânica. “Meu amigo se formou aqui e me motivei”. O morador do bairro Sítio Conceição-zinha diz que agora vai fa-zer prova para o curso de manutenção de aeronaves, pela Etec Santos Dumont.

“É realmente o que eu quero fazer e o curso de mecânica daqui, sem dúvida, foi mui-to importante para me dar uma base para o de manu-tenção”, revelou.

Há 25 anos lecionando para os cursos técnicos de Administração, Contabilida-de e Mecânica, a professora Lourdes Vaz, está na EM 1º de Maio desde 1990. “As

capacitações daqui abrem portas e são gratuitas. Sem dúvida é um prazer enorme recepcionar esses alunos nesta noite especial”. Por gostar muito do que faz,

a professora define que exerce sua profissão como muito amor. “É a forma de plantarmos a semente para que o aluno possa colher no futuro”.

Page 8: Jornal litoral news ed 218

19 a 25 de dezembro de 2015 8 | CIDADES | Litoral NEWSMULHERESTERÃO COTA EM VIAÇÕES

30% Segundo a prefeitura, as empresas que operam o sistema de transporte público municipal deverão reservar 30% das vagas para as mulheres. A justificativa é a de reduzir o preconceito em relação à mulher no mercado de trabalho.

O Partido dos Traba-lhadores e seus séquitos, estive-ram na linha de

frente dos protestos pelo impeachment de Collor, ao lado de entidades como a União Nacional dos Es-tudantes, a Ordem dos Advogados do Brasil e a Associação Brasileira de Imprensa.

Nos anos seguintes, du-rante os dois mandatos de Fernando Henrique Cardo-so, o PT irmanado a seus cúmplices de hoje, igual-mente liderou manifesta-ções cujo mote era “Fora FHC” e exigiam a saída do Governante Legitimamen-te eleito, chegando a impe-trar por mais de uma vez, o pedido de impedimento

ARTIGO

Impechment não é golpe: Destruir a Petrobrás é Golpe

CÂMARA

Câmara de Guarujá tem o Portal mais transparente da Baixada Santista

Estudo inédito, reali-zado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, aponta que,

na Baixada Santista, o site da Câmara Municipal de Guarujá (www.camaraguaruja.sp.gov.br) é o que mais atende aos critérios dispostos nas leis de Acesso à Informação (Lei 12.527/11), Transparência (Lei Complementar 131/09) e Responsabilidade Fiscal (Lei 101/2000). A exemplo do que foi feito com os portais das prefeituras de todo território paulista, o MP também ava-liou, através de pesquisa, a transparência das informa-ções prestadas nos portais das casas legislativas de todo Estado.

O trabalho, denominado Métrica da Transparência, teve como principal objetivo verificar se as câmaras ofere-cem ferramentas online que possibilitem a fiscalização de contratos e dos gastos públi-cos pelos cidadãos. Entre as cidades da Baixada Santista, Guarujá foi a que teve o me-lhor desempenho, alcançando nota 6.1, assim como Itanha-ém, que ficou em segundo lu-gar. As avaliações atribuíram notas numa escala de zero a 10 e levaram em conta, espe-cialmente, os mecanismos de acesso à informação e con-trole social que garantam a

transparência da gestão fiscal.Embora tenha ficado satis-feito com o resultado, espe-cialmente no comparativo com as demais câmaras da região, o presidente da Câ-mara Municipal de Guaru-já, Ronald Nicolaci Fincatti (Pros), disse que trabalha

para alcançar nota bem maior na próxima pesquisa a ser feita.

“Solicitei, ainda em outu-bro, para que novas adequa-ções sejam feitas nos nossos sistemas, de modo a facilitar e ampliar ainda mais o aces-so às informações. Algumas

novidades já foram imple-mentadas, no que se refere às consultas de leis e con-tratos, mas temos um plano bem mais amplo a ser con-cluído até junho. Certamen-te nossa nota será mais alta no próximo levantamento”, aposta.

Todos os governos constitucionais, eleitos após a redemocratização do país, tiveram pelo menos um pedido de Impeachment proposto pelo PT, sempre seguido por seus aliados comunistas e esquerdistas em geral.

contra o Presidente.Agora que foram pegos

com a boca na botija, com dólares escondidos em trajes íntimos, amantes voando com malas cheias de pixulecos com destino a paraísos fiscais, com filho do presidente ganhando milhões sem nenhum esfor-ço pessoal, o impeachment virou golpe.

E “Golpista” é o adjetivo mais usado nesse momento nos hostes PeTistas, que usa o termo contra qual-quer um que vá às ruas pelo impeachment.

Na opinião da presiden-te, seriam golpistas todos os que acreditam que a corrupção instalada nos compartimentos governa-mentais é motivo suficiente para desalojá-la do Palácio do Planalto.

Ainda na semana passa-da, reunida em Fortaleza com o diretório nacional do PT, Dilma discursou: “Es-ses golpistas que hoje têm essa característica, eles não nos perdoam por estar tanto tempo fora do poder”. Seria uma confissão do que fizeram no passado, Ou pura incoerência deforma-dora de caráter ?

O impeachment é um ins-trumento legal, constitucio-nal e legítimo, usado nas melhores democracias e se aplica aos governantes que cometam crimes de res-ponsabilidade.

Para os usurpadores da pátria, o que era democráti-co contra os outros é golpe se usado contra eles, inco-erentes e falsos moralistas.

SÃO VICENTE

Implantado sistema de estacionamento rotativo

Motoristas terão mais facilidade na procura de vagas de estacionamen-

to em São Vicente a partir desta semana. Com o objeti-vo de melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida, o novo sistema começa a fun-cionar no Centro e na Orla. Serão mais de 3.500 vagas disponíveis na Cidade.

Os valores variam confor-me o tempo de permanência na vaga. Durante o período de uma ou duas horas, as taxas são de R$ 2 e R$ 4, respectivamente, na Zona Azul do Centro. Na Orla, os valores são de R$ 4 para duas horas, e R$ 7 para cinco horas. Quem não respeitar o tempo poderá ser autuado pela Secretaria de Transpor-tes (Setrans), de acordo com

Jonas Greb é advogadoe apresentador do ProgramaDO JEITO DO JONASNa TV Guarujá.

“Resultado é positivo, mas ainda há bastante o que aprimorar”, diz Presidente

a lei 9503/97 art. 181.Caso os usuários precisem

ficar mais tempo no local, de-verão se deslocar para outra vaga ao final do período. As-sim será iniciada uma nova contagem de tempo e co-brança. As vagas destinadas às motos estão identificadas por meio de sinalização ver-

tical nas ruas e a utilização é gratuita, conforme o tempo permitido no local.

Alguns dos benefícios para o Município são diminuir as irregularidades, pois o con-trole de uso das vagas e os pagamentos são realizados eletronicamente, e a efici-ência na fiscalização dos

usuários que estiverem em desacordo com a legislação. A não utilização de papéis (a serem preenchidos pelo usu-ário) oferece mais praticida-de e segurança para coibir falsificação.

Também há pontos de venda credenciados, como farmácias, supermercados, bares e outros estabeleci-mentos comerciais que re-vendem créditos avulsos para uso das vagas. Também podem procurar monitores devidamente identificados que oferecem suporte e ven-das nas ruas do Município.

O horário de funcionamen-to da Zona Azul é de segunda a sexta, das 8 às 18h, e aos sábados, das 8 às 14h. Na área do bolsão do Itararé, o horário será estendido até a meia- noite.

Page 9: Jornal litoral news ed 218

19 a 25 de dezembro de 2015 | FOCO | 9Litoral NEWS

e-mail: [email protected]

Acesse: www.hortifrutiguaruja.com.brRua Antônio Miguel dos Santos, 28 - Santa Rosa - Guarujá - SP

delivery(13) 3383-9562 / 3383-7265

MENINO ALANÉ JESUS EM PRESÉPIO

O menino sírio Alan, cuja imagem do corpo na praia turca se tornou símbolo da crise migratória, teve sua imagem colocada no lugar do menino Jesus no presépio da igreja San Antón em Madri. Dois refugiados representam João e Maria.

Unidade de Cubatão da Votorantim passaa funcionar como Centro de Distribuição

A Votorantim Cimen-tos comunicou à Prefeitura de Cuba-tão que a unidade de

Cubatão passará a funcionar como Centro de Distribuição para o cimento ensacado da marca Votoran, mantendo a distribuição para o merca-do regional. A informação

foi passada por diretores da empresa à prefeita Marcia Rosa.

Durante o encontro, a chefe do Executivo lamentou a de-cisão da Votorantim. “Como estávamos alertando, a para-lisação da Usiminas está afe-tando toda a cadeia de servi-ços em torno da siderúrgica.

A Votorantim, no entanto, está adotando uma postura diferente, procurando apro-veitar todos os funcionários em outras unidades. E a pró-pria manutenção da planta confirma a intenção de reto-mar as atividades num mo-mento próximo.”

O motivo desta alteração

é o atual cenário macroeco-nômico brasileiro somado à perspectiva indisponibi-lidade de escória na região (insumo básico para produ-ção de cimento). O cimento a granel será fornecido por outras fábricas da empresa na região.

Conforme destaca a As-

sessoria de Imprensa da Votorantim, o processo de demissão de cerca de 30 funcionários está sendo con-duzido de forma respeitosa e transparente. A empresa avaliará possível aproveita-mento dos trabalhadores em outras unidades da Votoran-tim Cimentos.

A empresa ressalta que a operação da fábrica será mantida até o término do fornecimento de escória e do respectivo estoque. A deci-são não tem qualquer impac-to no abastecimento do mer-cado e os clientes continuam a ser atendidos pela mesma equipe comercial.

CUBATÃO

Page 10: Jornal litoral news ed 218

19 a 25 de dezembro de 201510 | GERAL | Litoral NEWSDOIS E MUMCONFORTO NO TREINO

Uma das tendências para o Verão 2016 nas academias ou nos treinos ao ar livre são as camisetas que já vêm com top, formando uma peça única. O modelito acaba com aquela arrumadinha tradicional feminina a cada exercício.

IMAGENS DA SEMANA

O mundo do surfe é preto e branco pelo segun-do ano consecutivo: “Corinthians Storm”. Com

essa citação o Corinthians celebrou a conquista de Adriano de Souza, o ‘Mineirinho’, na noite de

quinta-feira (17), no Havaí.

Policiamento na Baixada Santista ganha reforço de mais de 2 mil homens.

Preso na Lava Jato, banqueiro André Estevesé o 13º mais rico do Brasil.

Se fosse um pobre vendendo frutas já teria fiscalização. Como é placa de construtora não

aparece ninguém.

Prefeito de São Vicente se diz calmo ecritica TJ sobre impeachment.

MONGAGUÁ

Fórum é finalmente entregueà Família de Mongaguá

Com mais de três mil m² de área construída, em uma estrutura

imponente e moderna, o Fórum da Comarca de Mongaguá, enfim, recebe a sua tão esperada sede. O novo complexo jurídico fica na Vila São Paulo e será entregue à cidade

nesta semana. O endereço é Avenida São Paulo, 300.

O prédio abrigará car-tórios, juizado especial, OAB, agência bancá-ria, celas, salas para guardas, psicólogos e assistentes sociais, De-fensoria Pública e con-glomerado de júri, além

de contemplar as três varas já existentes no município.

“Toda estrutura jurí-dica num só lugar, para assistir devidamente a nossa população”, desta-ca o prefeito Prof. Artur Parada Prócida.

Esse era um antigo anseio não apenas da

Empenho da prefeitura e o apoio do Governo do Estado propiciaram saldar a dívida deixadapela Administração passada e a conclusão da obra.

população de Mongaguá como da classe jurídica, em virtude a dinâmica processual jurídica, que vem se aprimorando e demandando cada vez mais estrutura de aten-dimento ao público e aos funcionários.

A antiga sede, localiza-da também na Avenida São Paulo, mas no bairro Vera Cruz, já não atendia às necessidades da de-manda.

“É uma conquista gran-diosa para a nossa cida-de. Jamais poderia ter sido deixada de lado”, ressaltou Prof. Artur, re-forçando o envolvimento de Alckmin com a popu-lação de Mongaguá.

“O governador é um grande parceiro de nos-sa cidade.

Nos estendeu as mãos em relação à UPA, hospi-tal, fórum, e garante im-portantes investimentos para o desenvolvimento social e econômico da nossa cidade.”

Page 11: Jornal litoral news ed 218

19 a 25 de dezembro de 2015 | DIVERSÃO | 11Litoral NEWS

Page 12: Jornal litoral news ed 218

19 a 25 de dezembro de 201512 | NATAL | Litoral NEWS

Desejamos á todos um Feliz Natal e um Própero Ano Novo.