Folha Metalúrgica nº 749

4
1ª EDIÇÃO DE JULHO / 2014 Semanário do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região - nº 749 - Rua Júlio Hanser, 140. Lajeado - Sorocaba/SP - CEP: 18030-320 Uma assembleia sindical na Ecil, em Piedade, nesta segun- da-feira, dia 30, incentivou os trabalhadores a participarem do processo eleitoral que vai esco- lher a comissão interna de ne- gociação do PPR (Programa de Participação nos Resultados). Para o Sindicato, a inscri- ção e eleição de metalúrgicos que defendam os interesses dos trabalhadores na comissão interna são fundamentais não somente na Ecil, mas em todas as fábricas. O Sindicato dos Metalúrgicos firmou novamente uma parceria com o Centro Cultural Brasil- Estados Unidos (CCBEU) para oferecer cursos a R$ 79,90 para associados e dependentes. O CCBEU tem três unidades em Sorocaba. As vagas desta terceira fase do convênio são limitadas e a promoção vai até dia 23 de julho. As outras duas fases aconteceram em março e abril deste ano. O Centro Cultural oferece cursos de Idiomas e Profissio- nalizantes. Nesta nova fase da parceria com o SMetal também são oferecidos cursos intensivos de férias para os metalúrgicos sindicalizados. Sindicato mobiliza trabalhadores da Ecil para criação de comissão de PPR SMetal renova convênio de cursos com CCBEU PÁG. 3 PÁG. 4 Metalur e Modelação fecham acordo de PPR PÁG. 3 Clube recebe metalúrgicos para torcer pelo Brasil PÁG. 4 Governo Federal lança portal consumidor.gov PÁG. 2 Jaraguá vai enfrentar processo por atraso salarial PÁG. 3 www.smetal.org.br Metalúrgicos na torcida BRASIL COM A BOLA TODA

description

1ª edição de Julho de 2014

Transcript of Folha Metalúrgica nº 749

Page 1: Folha Metalúrgica nº 749

1ª EDIÇÃO DEJULHO / 2014

Semanário do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região - nº 749 - Rua Júlio Hanser, 140. Lajeado - Sorocaba/SP - CEP: 18030-320

Uma assembleia sindical na Ecil, em Piedade, nesta segun-da-feira, dia 30, incentivou os trabalhadores a participarem do processo eleitoral que vai esco-

lher a comissão interna de ne-gociação do PPR (Programa de Participação nos Resultados).

Para o Sindicato, a inscri-ção e eleição de metalúrgicos

que defendam os interesses dos trabalhadores na comissão interna são fundamentais não somente na Ecil, mas em todas as fábricas.

O Sindicato dos Metalúrgicos firmou novamente uma parceria com o Centro Cultural Brasil- Estados Unidos (CCBEU) para oferecer cursos a R$ 79,90 para

associados e dependentes.O CCBEU tem três unidades

em Sorocaba. As vagas desta terceira fase do convênio são limitadas e a promoção vai até

dia 23 de julho. As outras duas fases aconteceram em março e abril deste ano.

O Centro Cultural oferece cursos de Idiomas e Profissio-

nalizantes. Nesta nova fase da parceria com o SMetal também são oferecidos cursos intensivos de férias para os metalúrgicos sindicalizados.

Sindicato mobiliza trabalhadores da Ecil para criação de comissão de PPR

SMetal renova convênio de cursos com CCBEU

PÁG. 3

PÁG. 4

Metalur e Modelação

fecham acordo de PPR

PÁG. 3

Clube recebe metalúrgicos para torcer pelo Brasil

PÁG. 4

Governo Federal

lança portal consumidor.gov

PÁG. 2

Jaraguá vai enfrentar

processo por atraso salarial

PÁG. 3

www.smetal.org.brMetalúrgicos na torcidaBRASIL COM A BOLA TODA

Page 2: Folha Metalúrgica nº 749

Pág. 2 Edição 749Julho de 2014

Prioridades no 2º semestreO Sindicato dos

Metalúrgicos tem re-alizado assembleias diárias nas fábricas da categoria para tra-tar de questões como a participação nos resultados e a campa-nha salarial, além das demandas específicas dos trabalhadores de cada empresa.

As assembleias de preparação para a campanha salarial têm especial importância porque a data-base dos metalúrgicos da CUT, à qual o SMetal é filiado, é dia 1º de se-tembro. Embora a data possa parecer distante, é fundamental haver mobilização da cate-goria desde já.

Temos que forçar os empresários a ace-lerar as negociações da campanha salarial, pois 2014 é um ano atípico. Temos a Copa do Mundo, já em an-damento, e as eleições no final de ano.

Principalmente as eleições do final de ano tendem a se tor-nar argumento para alguns empresários tentarem barrar avan-ços salariais.

Não são poucos os patrões que usam o sensacionalismo da mídia pessimista, que anda cavando notícias ruins, para alegar “im-possibilidade de aten-der às reivindicações da categoria”.

Existe muita pres-são e especulação

ruins, e pode se apro-fundar quando acabar o torneio mundial. Quaisquer problemas de determinados seto-res da economia pode se tornar um anúncio de fim do mundo nas mãos de veículos de comunicação que tra-balham contra a presi-denta Dilma.

Por outro lado, há várias empresas do se-tor estão prosperando e, ao invés de recla-mar, estão ampliando a produção e até, no caso da Ecil, em Pie-dade, abrindo nova turma de trabalho e procurando profissio-nais do mercado. Mas essas notícias não têm tanto apelo para alguns jornais quanto a previ-são de desgraça.

O Sindicato dos Metalúrgicos, como sempre, já se colocou à disposição de em-presas que, compro-vadamente, estejam passando por alguma dificuldade. A ideia sempre é encontrar op-ções antes de se pensar em demissões. Essa sempre foi a postura do Sindicato, indepen-dente de quem está no governo.

Mas o Sindicato também não vai se deixar ludibriar por alarmes falsos. Vamos lutar pela valorização dos metalúrgicos nes-ta campanha salarial. Mas contamos com o apoio de todos para isso.

jogando para baixo as perspectivas econômi-cas do segundo semestre para tentar atingir a po-pularidade da presidenta Dilma Rousseff.

Nesses casos, além de criar um clima ruim entre investidores e consumidores, com o objetivo de atingir o go-verno federal, as notí-cias que pregam o caos servem de argumento aos representantes pa-tronais para emperrar as campanhas salariais em todo o Brasil.

A verdade tem que ser dita, claro. Mas as pautas “forçadas” para mostrar cenários nega-tivos têm sido cada vez mais evidentes. A pró-pria Copa do Mundo de futebol foi tratada com extremo pessimismo, mas agora alguns órgãos de imprensa estão tendo que voltar atrás e reco-nhecer que o campeona-to está melhor do que as expectativas.

Com a economia, já teve início um movi-mento idêntico, da bus-ca frenética por notícias

Lutar pela valorização dos metalúrgicos na campanha salarial. Mas

contamos com o apoio de todos

Folha Metalúrgica

Diretor responsável: Ademilson Terto da Silva (Presidente)Jornalista responsável: Paulo Rogério L. de AndradeRedação e reportagem: Paulo Rogério L. de Andrade Fernanda IkedoFotografia: José Gonçalves Fº (Foguinho)Diagramação e arte-final: Lucas Eduardo de Souza Delgado Cássio de Abreu Freire

Sede Sorocaba: Rua Júlio Hanser, 140. Tel. (15) 3334-5400

Sede Iperó: Rua Samuel Domingues, 47, Centro. Tel. (15) 3266-1888

Sede Regional Araçariguama: Rua Santa Cruz, 260, Centro. Tel (11) 4136-3840

Sede em Piedade: Rua José Rolim de Goés, 61, Vila Olinda. Tel. (15) 3344-2362

Site: www.smetal.org.brE-mail: [email protected]ão: Bangraf Tiragem: 42 mil exemplares

Informativo semanal do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região

EDITAL

EXERCÍCIO DO DIREITO DE OPOSIÇÃO À CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL DA DATA BASE - 2014

O SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICA E DE MATERIAL ELÉTRICO DE SOROCABA E REGIÃO, cuja base territorial abrange as cidades de SOROCABA, SÃO ROQUE, VOTORANTIM, PIEDADE, IPERÓ, PILAR DO SUL, SALTO DE PIRAPORA, ARAÇOIABA DA SERRA, ITAPETININGA, IBIÚNA, TAPIRAÍ, SARAPUÍ E ARAÇARIGUAMA, faz saber aos seus não associados que o presente virem ou dele tiverem conhecimento, que, para cumprimento do acordo realizado com a Procuradoria Regional do Trabalho, no Inquérito Civil nº 437/2008, o não associado que pretender exercer o seu direito de oposição ao pagamento da Contribuição Assistencial/Taxa Negocial, relativa à data base de 2014, terá que fazê-lo no período de 30 de junho a 14 de julho de 2014, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 20h00, na sede da entidade, na Rua Júlio Hanser, nº 140, Bairro Lageado, Sorocaba/SP.

Para isso, deverá fazê-lo obrigatoriamente, através de carta escrita em 02 (duas) vias idênticas, uma para ser entregue pessoalmente ao Sindicato e a outra para ser protocolada junto ao seu empregador.

Sorocaba, 29 de junho de 2014.

ADEMILSON TERTO DA SILVADiretor-Presidente

Anton

io Cr

uz / A

gênc

ia Br

asil

Governo federal lançaportal para defender

direitos do consumidor

www.consumidor.gov.br

O governo federal lançou na sexta-feira, dia 27 de junho, um site para tentar resolver impas-ses criados pela má prestação de serviços. O consumidor pode acessar o portal pelo link: www. consumidor.gov.br. A ideia de criar o site é para que consumi-dor e empresa cheguem a uma concordância sem a mediação do Poder Judiciário.

O portal consumidor.gov.br é diferente de outros sites de re-clamações existentes na internet. Ele permite que o Poder Público elabore e implemente políticas de defesa do consumidor a partir das principais informações dis-ponibilizadas pelos usuários do serviço.

Por se tratar de um serviço

mantido pelo Estado, só será pos-sível apresentar queixas contra as empresas que aderirem voluntá-ria e formalmente ao site. Até o momento mais de cem empresas já manifestaram o interesse em se associar ao consumidor.gov.br, entre elas Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa, Santander, Embratel, Vivo, Claro, Oi, Tim, Amil, Avianca e várias outras.

Segundo o ministro da Justi-ça, José Eduardo Cardozo, a in-tenção do governo não é criar um “muro das lamentações”, onde as queixas sejam registradas sem solução. “Estamos criando um muro de soluções, onde as pró-prias empresas que respeitam a cidadania de seus consumidores dêem as soluções necessárias.”

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, no lançamento do portal

Page 3: Folha Metalúrgica nº 749

Edição 749 Pág. 3Julho de 2014

Sindicato mobiliza metalúrgicosda Ecil para criar comissão de PPR

Metalúrgicos da Metalur e Modelação Sorocabana

aprovam PPR

PIEDADE

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) re-alizou na manhã de segunda-feira, dia 30 de junho, uma assembleia de mobilização no Grupo Ecil, em Pie-dade, com o objetivo de criar uma comissão de negociação de Progra-ma de Participação dos Resultados (PPR) na empresa.

Os interessados em fazer par-te da comissão devem se inscrever até quarta-feira, dia 2 de julho, na empresa. Só poderão participar me-talúrgicos das divisões "Met Tec" e "Produtos e Sistemas de Medição e Controle". A eleição, que acontece nos próximos dias, irá escolher dois representantes de cada unidade.

"Com a criação desse grupo, é uma forma do Sindicato estar cien-te do dia-a-dia dos trabalhadores do Grupo Ecil. Com isso, teremos mais argumentos na hora de apre-sentar as reivindicações dos meta-lúrgicos", explicou o dirigente sin-dical Adilson Faustino, o Carpinha, que esteve presente na assembleia de mobilização.

Oportunidade de empregoPor conta do aumento de pedi-

dos, a empresa está abrindo uma nova turma de trabalho e está pro-curando metalúrgicos para fazer parte do quadro de funcionários da Ecil. “É uma excelente notícia.

Os trabalhadores das metalúrgi-cas Metalur e Modelação Sorocaba-na aprovaram acordo de pagamento do Programa de Participação nos Resultados (PPR). As duas fábricas irão pagar o benefício em duas par-celas.

Na Metalur, empresa de fundi-ção de alumínio, que fica em Ara-çariguama, os funcionários irão re-ceber a primeira parcela em agosto deste ano e a segunda em julho de 2015. A proposta foi aprovada na sexta- feira, dia 27 de junho.

Enquanto a Modelação Soro-caba, que atua no ramo de moldes para madeira, alumínio, entre ou-tros materiais, o pagamento inicial será em julho de 2014 e quita em fevereiro do ano que vem. O be-nefício foi conquistado segunda- feira, 30 de junho.

Os valores dos acordos de PPR não são divulgados pelo Sindicato para não influenciar negociações em andamento sobre o mesmo tema.

facebook.com/smetalsorocaba

twitter.com/smetalsorocaba

youtube.com/smetalsorocaba

SMETALnas redes sociais

SMetal vai processar Jaraguá poratrasos no pagamento dos funcionários

O Sindicato moverá, nos próximos dias, uma ação tra-balhista contra a empresa Ja-raguá, em função de atraso de salário e de irregularidades no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

De acordo com o depar-tamento jurídico do SMetal, a fábrica não arca com suas obrigações com o trabalhador há um ano e três meses, quan-do parou de depositar o FGTS.

Quanto ao salário, a Jaraguá não tem atualmente nenhum débito com os trabalhadores. Mas desde janeiro deste ano, ela vem pagando os salários e vales com atraso, e não nas da-tas estabelecidas na Conven-ção Coletiva dos Metalúrgicos.

Ficamos contentes que as fábricas da região estão crescendo e, conse-quentemente, criando novas vagas

de emprego”, disse o diretor execu-tivo do SMetal, Silvio Luiz Ferreira da Silva, o Silvinho.

Trabalhadores da Ecil poderão se inscrever até esta quarta-feira, dia 2, para participar da comissão

Fogu

inho

Inseguros em relação ao pagamento de seus direitos, os trabalhadores da Jaraguá pararam a produção do dia 24 ao dia 26 de junho para

protestar contra a situação. Eles voltaram ao trabalho na sexta-feira, dia 27, quando a empresa depositou o adianta-mento salarial.

Metalúrgicos da Jaraguá pararam a produção para protestar contra atraso no pagamento

Fogu

inho

Page 4: Folha Metalúrgica nº 749

A maioria dos vereadores da Câ-mara de Sorocaba aprovou, em ses-são nesta terça-feira, dia 1º, pratica-mente na íntegra, o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) apresentado pelo prefeito Antônio Carlos Pannunzio. Dezenas de emen-

Pág. 4 Edição 749 Julho de 2014

SMetal e CCBEU voltam a oferecer cursos com desconto para sindicalizados

Sócios poderão acompanhar Brasil x Colômbia no Clube de Campo

Câmara rejeita emendas do HospitalMunicipal e do Passe Livre Inglês no

SindicatoA Move On Idiomas, que

ministra aulas de Inglês na sede do Sindicato em Soroca-ba, está com matrículas para uma nova turma de inician-tes aos sábados, das 13h às 15h. As vagas são limitadas, a mensalidade é de R$ 65 para sócios do SMetal e de-pendentes. Mais informações pelos telefones 3013-8252 / 98156-2595 (com Rubens) ou pelo e-mail ingles.sindicato@ globomail.com.

NOTA

Os metalúrgicos sindicalizados poderão assis-tir no Clube de Campo da categoria, no bairro Éden, a seleção brasileira contra a Colômbia nes-ta sexta-feira, dia 4 de julho, às 17h. A partida acontece no Estádio do Castelão, em Fortaleza.

Da primeira fase de grupos até as oitavas de final, o clube contou com média de 200 torcedo-

res por jogo. Os associados estão acompanhan-do cada lance da seleção canarinha em um telão, que foi instalado no próprio clube.

No duelo contra a seleção colombiana, ha-verá sorteio de brindes e distribuição de amen-doim e pipoca. A cantina do local estará aberta durante o jogo.

Programação

O clube estará aberto em todos os jogos da seleção brasileira. Para a transmissão de outras partidas, o espaço funcionará de quarta-feira a sexta-feira, até as 20h. Nos finais de semana, fe-cha um pouco mais cedo: às 18h.

O Sindicato dos Metalúrgicos reno-vou esta semana a parceria com o Cen-tro Cultural Brasil Estados-Unidos (CC-BEU) para oferecer cursos de idiomas e profissionalizantes com desconto de 75% aos associados e dependentes da entidade sindical.

As vagas são limitadas. Com o con-vênio, o sócio ou dependente paga treze parcelas de R$ 79,90 pelo curso de um ano. Sem o desconto, cada parcela custa R$ 318.

Esta é a terceira fase da parceria do SMetal. Nas fases anteriores, em março e abril, 274 metalúrgicos e dependentes usufruíram dos descontos e se matricula-ram em um dos cursos do CCBEU.

A escola tem três unidades em Soro-caba e oferece cursos de Inglês, Espa-

nhol, Alemão, informática administrati-va, manutenção de computadores, artes gráficas, web design e administração de negócios.

Cursos intensivosA nova fase da parceria também ofe-

rece cursos intensivos de férias, que du-ram duas semanas (30 horas de aulas) ao custo de R$ 499,90. Esse valor pode ser parcelado em quatro vezes e inclui mate-rial didático.

O valor do material didático para os cursos regulares (de R$ 90 a R$150, con-forme o curso) também pode ser parcela-do em quatro vezes.

A promoção vai até o dia 23 de julho. Mais informações pelo telefone (15) 3388-1515 ou www.ccbeusorocaba.com.br

Vagas e horários disponíveis

Confira o número de vagas e os horários de aulas disponíveis na terceira fase da promoção SMetal/Centro Cultural

Unidade Centro - Rua Cesário Mota, 517120 vagas de manhã e à tarde, de segunda a sexta-feira

Unidade Itavuvu - Avenida Itavuvu, 108380 vagas de manhã e à tarde, de segunda a sexta-feira

Unidade Young - Rua Avelino Argento, 119 - Jardim Paulistano50 vagas nos períodos na manhã, tarde e noite, de segunda a sexta-feira

Idades - A unidade Young atende somente crianças de 5 a 12 anos. As unidades do Centro e da Avenida Itavuvu recebem alunos de todas as idades.

Valores promocionais até 23 de julho. Informações (15) 3388-1515

das de vereadores à LDO, entre elas a que previa verbas para construção do Hospital Municipal e para passe livre aos estudantes, foram inviabilizadas pela votação da maioria dos parla-mentares.

As emendas do Hospital Municipal e do Passe Livre foram apresentadas pela bancada do PT, formada pelos vereadores Izídio de Brito, Francisco França e Carlos Leite. Além dessas duas emendas da bancada petista, o vereador Izídio apresentou outras 20 emendas individualmente.

Apenas uma emenda de Izídio, que amplia a realização de mamogra-fia nas unidades municipais de saúde, foi incluída na LDO.

O vereador Luis Santos (Pros) também apresentou seis emendas, mas as retirou durante a sessão desta terça.

Parecer contrárioAs emendas foram rejeitadas de-

vido a um parecer contrário da Co-missão de Economia, Orçamento, Finanças e Parcerias da Câmara. Os vereadores poderiam votar pela derru-bada do parecer, mas a maioria deci-diu aprovar o projeto sem as emendas.

Apenas seis vereadores votaram a favor das emendas: Izídio de Brito, Francisco França, Carlos Leite, José Crespo, Tonão Silvano e Saulo do Afro Arts.

“Muitas das emendas rejeitadas ou retiradas foram promessas de cam-panha dos vereadores. A vontade do prefeito teve mais peso que as deman-das populares. Mas agora vários par-lamentares vão ter que dar satisfações aos seus eleitores sobre porque não lutaram para aprovar as emendas à LDO”, critica Izídio.O vereador Izídio apresentou 22 emendas à LDO, sendo

20 individuais e duas com a bancada do PT

www.smetal.org.brCadastre-se no site e receba

as notícias do SMetal por e-mail

ok

Fogu

inho