Foto: Correio Carioca A HISTÓRIA DE BOTAFOGOcorreiocarioca.com.br/pdf/174zs_site.pdf · 4...

12
Cheio de curiosidades, o tradicional bairro carioca passou por radicais transformações desde o seu longínquo surgimento, que ocorreu logo após a origem da cidade do Rio de Janeiro. Confira! Pág 2. Sexualidade Pág. 8 A dica de hoje é: saia da rotina! Teatro Pág. 11 Estreia “Polacas, As Prostitutas Judias”. Desde 2003 | Ano XVI | Nº 174 | agosto de 2018 A HISTÓRIA DE BOTAFOGO Foto: Correio Carioca A HISTÓRIA DE BOTAFOGO

Transcript of Foto: Correio Carioca A HISTÓRIA DE BOTAFOGOcorreiocarioca.com.br/pdf/174zs_site.pdf · 4...

Cheio de curiosidades, o tradicional bairro carioca passou por radicais transformações desde o seu longínquo surgimento, que ocorreu logo após a origem da cidade do Rio de Janeiro. Confira! Pág 2.

Sexualidade Pág. 8

A dica de hoje é: saia da rotina!

Teatro Pág. 11

Estreia “Polacas, As Prostitutas Judias”.

Desde 2003 | Ano XVI | Nº 174 | agosto de 2018

A HISTÓRIADE BOTAFOGO

Foto: Correio Carioca

A HISTÓRIADE BOTAFOGO

CORREIO CARIOCA2

SALVE UMA VIDA. DOE SANGUE!

HISTÓRICO E MODERNOEle que já foi chamado de bairro de passagem, hoje

é badalado e consolidou-se como bairro nobre da Zona Sul. Com quase 100 mil habitantes, boa parte de classe média, Botafogo é dono de um dos mais belos cartões postais do mundo, a Enseada, que ostenta em sua vista, os morros do Pão de Açúcar e da Urca.

HISTÓRIAMas nem sempre foi assim. Não há como se falar de

seu início, sem uma introdução a respeito do primeiro bairro, bem próximo na verdade, que foi o Flamengo. Isso remonta ao período da “descoberta” da Baía de Guanabara, em fins de 1503 ou início de 1504, quando o navegador Gonçalo Coelho abastecia de água a sua expedição na foz do rio Carioca, que desaguava na atu-al Praia do Flamengo. Lembrando, claro, que naquela época tratava-se de uma água límpida e clara. Ah, se fosse ainda assim nos tempos de hoje!

Embora os portugueses chamassem o lugar de Aguada dos Marinheiros, os Tamoios influenciaram na mudança do nome para rio Carioca em função de uma feitoria construída no local. Carioca, na língua dos Ta-moios, quer dizer casa de branco. Já em 1531, Pero Lo-pes de Souza, que fazia parte da expedição de Martins Afonso de Souza, constrói a primeira casa de pedra da cidade, na foz do rio Carioca, que foi a primeira edifi-

Poucos conhecem como ocorreu o surgimento de Botafogo, que passou por grandes transformações.

ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

Foto: Correio Carioca

CONTINUA NA PÁGINA 10

cação do gênero existente nas três Américas. Esta casa serviu de moradia ao primeiro juiz da cidade, Pedro Martins Namorado, nomeado em 1565 por Estácio de Sá. Já a história do bairro de Botafogo propriamente dita, vem somente após a fundação da cidade do Rio de Janeiro em 1565, no Morro Cara de Cão, localizado no atual bairro da Urca, onde hoje está localizada a For-taleza de São João. Quatro meses depois da fundação, Estácio de Sá resolveu demarcar os limites da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e doou, como era costume na época, a seu amigo Francisco Velho, que também tinha ajudado na fundação da cidade, a região em frente ao Morro Cara de Cão, do outro lado da atu-al Enseada de Botafogo. A região doada compreendida pelo atual bairro de Botafogo. Isso sim era um presente!

Entretanto, o bairro só foi batizado em 1590, quan-do Antônio Francisco Velho vendeu suas terras para um outro amigo, João Pereira de Sousa, conhecido como “Botafogo”, por ter sido chefe da artilharia do famoso galeão português Botafogo. Enfim, o nome!

DESENVOLVIMENTO Foi na primeira metade do século XIX que as ruas

começaram a definir os contornos do bairro. Antes, Bo-tafogo tinha apenas o Caminho do Berquó, hoje a Rua

correiocarioca.com.br4

VIVER BEM NA TERCEIRA IDADE

Informe Publicitário

A “Dignus – Arte de Viver”, casa de repouso localizada em Botafogo (site: http://mcetrims.wix.com/dignus-arte-de-viver e blog: http://dignus-artedeviver.blogspot.com.br), desenvolve uma rotina que é extremamente favorável à saúde dos idosos. Esta casa acredita que dormir e despertar um pouco mais cedo, ingerir alimentos mais saudáveis, fazer exer-cícios físicos leves e com assiduidade, trabalhar a criatividade, abrir espaço para a diversão e fazer novas amizades, são coisas que qualquer pessoa pode fazer e que favorecem uma vida mais saudável, longa e feliz.

A arte de viver mais e melhor é indi-vidual e a Dignus tenta identificar o que é melhor para cada um dos idosos e idosas, adequando os serviços oferecidos às ne-cessidades dos mesmos.

Tanto na modalidade “Hospedagem”, como na modalidade “Centro-Dia”, a maioria dos idosos da Dignus apresen-tam melhoras significativas da saúde e da qualidade de vida. A casa tem uma ótima equipe de técnicas, auxiliares, cui-dadoras, enfermeiras (em todos os dias), médico, psicóloga, assistente social, nu-tricionista, fisioterapeuta e muito mais. Semanalmente, há também muitas ativi-

CORREIO CARIOCAANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

MÃE É VIA DE TRANSMISSÃO DA CÁRIE

A cárie dentária, embora evitável, continua sendo uma das doenças crônicas que mais acomete os seres humanos independente da idade, sexo ou grupo étnico. É de origem multifa-torial, apresentando um caráter infecto-contagioso.

A cárie é a descalcificação da por-ção inorgânica do dente, seguida de uma degradação da estrutura orgâni-ca; essa descalcificação só é possível graças à ação de ácidos produzidos pelo metabolismo de certos microor-ganismos (streptococcus mutans) em presença de matéria-prima fermentável (restos de alimentos).

É neste momento que a mãe possui papel-chave na transmissão de colônias de streptococcus mutans e conseqüen-temente, no processo carioso de seus filhos.

Os recém-nascidos não apresen-tam essa bactéria até seus primeiros dentinhos nascerem, pois é neles que as colônias de streptococcus vão se alojar. É neste período que a criança é infectada, geralmente pela mãe, quando esta dá beijinho na boca do bebê, sopra sua comida, “prova” a comida do bebê na mesma colher que dá a este seu ali-mento. Ou seja, qualquer ato em que haja contato da saliva da mãe com a do bebê é muito perigoso.

Portanto, para nossos filhos não terem mais cárie temos que nos policiar e fazer a prevenção básica enquanto gestantes. Vá ao seu dentista durante o pré-natal, pois a prevenção começa em torno do segundo mês de gravidez. Fique por dentro!!!

Dra Renata Pescadinha

dades de estimulação cognitiva e física, que ajudam bastante aos idosos.

A visita dos familiares à Dignus é li-vre e a hospedagem inclui seis deliciosas refeições diárias balanceadas por nutri-cionista. Esta casa nem parece uma insti-tuição, parece uma casa mesmo, um lar, só que com muito mais atividades. As fa-mílias dos idosos e funcionários também adoram estar na Dignus, e, por isso, fica fácil trabalhar os relacionamentos inter-geracionais com idosos, adultos, jovens e crianças.

É possível viver bem na terceira ida-de. Agende uma visita pelo telefone (21) 2542-9299 e venha conferir de perto as maravilhas que esta casa tão simpática traz às vidas das pessoas.

Informe Publicitário

5CORREIO CARIOCA ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

AGENDA CULTURAL

ESTAÇÃO NET RIO - O nome da morte; A festa; O animal cordial; Mamma Mia! Lá vamos nós de novo!; A Aparição; De carona para o amor; O orgulho; Promessa ao amanhecer; Desobediência; O Desmonte Do Monte; Ilha dos Cachorros; Hilda Hilst pede contato; Os Incontestáveis.

ESTAÇÃO NET BOTAFOGO - Café; Alguma coisa assim; Uma casa à beira mar; Custódia; O amante duplo; Bergman - 100 Anos; Egon Schiele – Morte e Donzela; Lámen Shop; Você Nunca Esteve Realmente Aqui; Como fotografei os Yanomami; Virgens acorrentadas.

ESPAÇO ITAÚ - A Festa; A outra mulher; Ana e Vitória; Ilha Dos Cachorros; Lámen Shop; Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo; Missão Impossível - Efeito Fallout; O Animal Cordial; O Nome da Morte; Ser Tão Velho Cerrado; Tesnota; Vidas à Deriva; Você Nunca Esteve Realmente Aqui.

PRAIA SHOPPING - Fátima, O Último Mistério; Mamma Mia: Lá Vamos Nós De Novo; Vidas À Deriva; Missão Impossível- Efeito Fallout; Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas; Os Incríveis 2; Megatubarão; Meu Malvado Favorito 2.

RIO SUL - Homem-Formiga E A Vespa; Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas; Mamma Mia: Lá Vamos Nós De Novo!; Os Incríveis 2; Missão Impossível - Efeito Fallout; Jurassic World: O Reino Ameaçado; Ana E Vitória

Paula Fernandes 17/8Jorge Aragão & Bom Gosto 18/8Toquinho e Demônios da Garoa 24/8Sandy 25/8Tributo ao Rei do Pop 01 e 2/9Ferrugem 06/9Z4 08/9

...NO VIVO RIO

CINEMA PERTINHO DE VOCÊ!

ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283 CORREIO CARIOCA6

CORREIO CARIOCA8 ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

SAIA DA ROTINATudo o que vocês buscavam era um canto para fazer

de cama e com o passar do tempo ela voltou a ser o lugar de dormir e só? É um paradoxo, mas quanto mais tem-po se tem com o outro parece que menos se gasta com o sexo. Nessa, o romantismo vai embora e a transa só acontece com horário estabelecido.

Acontece que lá no início, os parceiros buscam ser atraentes para o outro, fica mais fácil acender o fogo. Mas quando entende-se que já se conhece as preferências alheias, entra-se numa sexualidade puramente mecânica, quase involuntária. Então, se a rotina nos faz mal ela já deveria ter sofrido alguma mutação genética, mas não é assim que acontece. Sua presença é tão inevitável que até nós vamos atrás dela. Ela traz segurança e um certo conforto. E não precisa ser uma visita negativa. Ela liga o nosso piloto automático e permite que façamos algu-mas coisas sem pensar: é a hora em que acordamos, por exemplo. Palavrinha útil em muitas situações mas um

balde de água fria no sexo pois o desejo está interessado nos lugares que ainda não conhece. Claro que o dia a dia vem com as contas, o chefe, a família e os filhos. As pre-ocupações invadem a casa de todos, mas não necessaria-mente a decadência sexual é o único caminho. Até por-que, ainda que mais serena, as relações sexuais podem ser prazerosas, pois conhecendo melhor os caminhos do outro você se sente mais à vontade na cama.

Deve-se, isso sim, preocupar-se quando o casal passa a não perceber as necessidades ou insatisfação do outro. A cama é o lugar de deitar quando se está com sono e a monotonia está dançando chácháchá na sua frente. Claro que isso vai repercurtir na esfera sexual. É preciso chamar o outro para uma conversa franca mas não es-tou falando de um inventário sexual, só que de nada vai adiantar serem pessoas que se encontram no final do dia e no início do mês dividem as contas.

Dra. Ana Paula Veiga

9CORREIO CARIOCA CLASSIFICADOS

SERVIÇOS SOCIAIS

AULAS

SAÚDE

EDITORAS E LIVRARIAS

PLACAS E METAIS

CRIAÇÃO DE SITES

IMÓVEL

CONTABILIDADE

DESPACHANTE

CORREIO CARIOCA10 3681-5302

BOTAFOGOGeneral Polidoro, o Caminho de Copacabana, atual Rua da Passagem, a Praia de Botafogo e a rua São Clemente, que cortava o bairro. Pouco a pouco, outras ruas come-çaram a surgir. O lugar mais nobre continuava sendo a Rua São Clemente, onde moravam todos os barões do café. Na rua Voluntários da Pátria, estabeleciam-se os pequenos nobres e comerciantes. Foi somente na dé-cada de 1850 que surgiram as famosas ruas Dona Ma-riana, Sorocaba, além da rua Delfim, que, mais tarde, foi rebatizada de “Paulo Barreto” em homenagem ao verdadeiro nome do escritor João do Rio. Uma curiosi-dade é que havia ainda a rua do “lá vai um”, hoje cha-mada de Venceslau Brás, batizada daquele jeito por que ficava justamente entre o Hospício Pedro II, onde hoje funciona a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Asilo Santa Teresa. Inaugurado em 1852, o Cemitério São João Batista é um marco na história do Rio de Ja-neiro. Foi um dos primeiros cemitérios sem distinção de classes. Foram enterradas ali inúmeras personalidades brasileiras, como Tom Jobim, Carmen Miranda, Rober-to Marinho, Machado de Assis, Santos Dumont, Heitor Villa-Lobos e Zuzu Angel.

Uma obra de arte é a Igreja da Imaculada Conceição do Sagrado Coração de Jesus, na Praia de Botafogo, er-guida em 1892 com suas torres em estilo gótico. Inclu-sive, o primeiro colégio do bairro foi justamente o da Imaculada Conceição, logo seguido pelo Colégio Santo Inácio, na rua São Clemente e pelo Colégio Andrews, cuja antiga sede localizava-se na Praia de Botafogo,.

(Continuação da página 2)

11CORREIO CARIOCA ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

POLACAS, AS PROSTITUTAS JUDIASA peça teve como ponto de partida e inspiração a pes-

quisa histórica sobre as prostitutas, que vieram ao Rio de Janeiro, no século XX, trabalhar e eram mantidas em re-gime de escravidão. O espetáculo conta a história de cinco prostitutas que estão num prostíbulo à espera de clientes, sendo exploradas por um Caften (cafetão) e resolvem fu-gir para um lugar melhor. “Nesse espetáculo, dou uma visão diferente a essas mulheres, mostrando um lado ainda não explorado. Tirei a visão infantil, que tenta justificar suas atitudes por forças maiores que a obrigaram àquela situação. Coloco mulheres com todas as suas qualidades e defeitos. Mulheres que optaram pela prostituição, que não são boas o tempo todo, que sentem prazer e são donas do seu destino, ou seja mulheres contemporâneas e não ide-alizadas como “bibelots”, que foram atacadas pelo “lobo mal” e vítimas do seu destino. Um espetáculo forte, para quem tem estômago.” (Dinho Valladares).

Num momento onde vemos na sociedade brasileira em um nível de violência contra mulher crescer, entende-mos a necessidade de se levantar essa questão e debater de forma contundente o preconceito e o papel da mulher na sociedade. Ao levantar parte da vida dessas mulheres, que viveram no inicio do século XX, a Cia. de Teatro Con-

temporâneo revela como a mulher ainda é marginalizada e tratada de forma vil. Assim, cooperamos para que cada vez mais a mulher ocupe um papel de respeito e credibilidade dentro da sociedade brasileira contemporânea.

Polacas, as prostitutas judias. Texto e Direção: Dinho Valladares. Elenco: Aline Bourseau, Clarissa Durão, Dinho Valladares, Fê Faria, Gisela Plombon, Igor Costa, João de Carvalho, Leo Fernantti, Luiza Valente, Marcela Caso-lari, Pepê Carvalho, Teco Tridade, Victor Mafra.

Duração (80 min). Classificação: 16 anos. Teatro Sede da Cia de Teatro Contemporâneo. Sábados, às 20h, e do-mingos, às 19h. Rua Conde de Irajá 253 – Botafogo. Tel: 21 2537-5204.

SALVE UMA VIDA. DOE SANGUE!

CORREIO CARIOCA12 ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283