Fotos: Secretaria de Imprensa –...

8
ancária ancária B www.bancariosce.org.br Informativo do Sindicato dos Bancários do Ceará | Edição nº 1374 | 16 a 21 de março de 2015 Edifício Sede da Caixa Econômica enfrenta mais uma semana de caos Fotos: Secretaria de Imprensa – SEEB/CE O Sindicato retardou o expediente por conta de problemas nos elevadores do prédio (pág. 3) Paralisação no Santander protesta contra más condições de trabalho na agência Montese (pág. 4) Justiça delibera pela reintegração de bancário do BB demitido injustamente após denúncia de fraude no Interior (pág. 5) Rafaella Manville será atração principal da edição de março do Botequim dos Bancários em homenagem às mulheres (pág. 7)

Transcript of Fotos: Secretaria de Imprensa –...

Page 1: Fotos: Secretaria de Imprensa – SEEB/CEbancariosce.org.br/arquivos/files/tribuna_bancaria_PDF/...protesto contra más condições de trabalho Fotos: Secretaria de Imprensa – SEEB/CE

ancáriaancáriaBwww.bancariosce.org.br

Informativo do Sindicato dos Bancários do Ceará | Edição nº 1374 | 16 a 21 de março de 2015

Edifício Sede da Caixa Econômica enfrenta mais uma semana de caos

Fotos: Secretaria de Imprensa – SEEB/CE

O Sindicato retardou o expediente por conta de problemas nos elevadores do prédio (pág. 3)

• Paralisação no Santander protesta contra más condições de trabalho na agência Montese (pág. 4)

• Justiça delibera pela reintegração de bancário do BB demitido injustamente após denúncia de fraude no Interior (pág. 5)

• Rafaella Manville será atração principal da edição de março do Botequim dos Bancários em homenagem às mulheres (pág. 7)

Page 2: Fotos: Secretaria de Imprensa – SEEB/CEbancariosce.org.br/arquivos/files/tribuna_bancaria_PDF/...protesto contra más condições de trabalho Fotos: Secretaria de Imprensa – SEEB/CE

Home Page: www.bancariosce.org.br – Endereço Eletrônico: [email protected] – Telefone geral : (85) 3252 4266 – Fax: (85) 3226 9194Tribuna Bancária: [email protected] – (85) 3231 4500 – Fax: (85) 3253 3996 – Rua 24 de Maio, 1289 - 60020.001 – Fortaleza – Ceará

Presidente: Carlos Eduardo Bezerra – Diretor de Imprensa: Marcos Aurélio Saraiva Holanda – Jornalista Resp: Lucia Estrela - CE00580JPRepórter: Sandra Jacinto - CE01683JP – Projeto Gráfi co e Diagramação: Normando Ribeiro CE00043DG

Impressão: Expressão Gráfi ca – Tiragem: 11.500 exemplares

Expediente

1 2 3 4 5 6 7 8 TribunaBancáriaEdição 1374 | 16 a 21 de março de 2015

INTERIOR

SEEB/CE se reúne com bancários do Banco do Brasil de Ubajara

O Sindicato dos Bancários do Ceará vem seguindo com as suas visitas às unidades do interior do Estado. São várias rotas realizadas semanalmente com o objetivo de escutar as demandas dos bancários do interior.

Na última semana, os diretores Ma-

teus Neto, Marcos Francelino, Humberto Filho e Gustavo Tabatinga estiveram reunidos com os funcionários da agência do Banco do Brasil em Ubajara, na serra da Ibiapaba.

Na ocasião, o diretor Gustavo Taba-tinga, que também é funcionário do BB,

deu informes sobre a importância da atuação por local de trabalho e escla-receu duvidas dos bancários, além de atualizar o funcionalismo da unidade sobre o andamento das ações que o Sindicato vem travando com o banco na Justiça.

As centrais sindicais, os movimen-tos sociais e estudantil organizaram um ato unifi cado na sexta-feira (13/3), com quatro bandeiras de defesa de-fi nidas: direitos da classe trabalha-dora; democracia; reforma política; e Petrobras. A data foi escolhida pelos movimentos sindical e social para dialogar com a sociedade e o poder público. Em Fortaleza, a concentração teve início às 8h30, na Praça da Im-prensa, e seguiu com caminhada até a Assembleia Legislativa do Ceará. O Sindicato dos Bancários participou da atividade reforçando a luta pela manutenção da Caixa Econômica Federal 100% pública.

Centrais Sindicais: Em Dia de Luta, bancários reforçam defesa da Caixa 100% Pública

Fotos: SEEB/CE

Page 3: Fotos: Secretaria de Imprensa – SEEB/CEbancariosce.org.br/arquivos/files/tribuna_bancaria_PDF/...protesto contra más condições de trabalho Fotos: Secretaria de Imprensa – SEEB/CE

1 2 3 4 5 6 7 8 TribunaBancária Edição 1374 | 16 a 21 de março de 2015

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Sindicato retarda expediente no Edifício Sede em protesto contra más condições de trabalho

Fotos: Secretaria de Imprensa – SEEB/CE

Estamos cobrando do banco a urgência em resolver problemas que já foram denunciados ao Ministério Público do Trabalho, mas que a Caixa tem difi culdades de resolver, como essa

questão dos elevadores, das condições sanitárias nos banheiros, entre outras

demandas que causam difi culdades nas relações de trabalho”

Marcos Saraiva, diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará

O Sindicato dos Bancários do Ceará e a Apcef/CE retardaram o expediente no Edifício Sede da Caixa na manhã da sexta-feira, 13/3, por

conta da reincidência dos problemas nos elevado-res do prédio, que se encontram sem as mínimas condições de uso. Mais de mil pessoas trabalham no prédio, entre empregados e terceirizados.

Temendo fi car presos nos elevadores, vários empregados e terceirizados estão utilizando as escadas. O problema é que o prédio tem 17 anda-res e quem trabalha nos andares mais altos, acaba tendo que esperar para usar os elevadores, mesmo sabendo do risco.

Desde a terça-feira, dia 10/3, apenas um dos três elevadores estava funcionando, e assim mesmo, precariamente. Diversos bancários e terceirizados fi cam presos nos elevadores constantemente e, a partir da demanda da insatisfação dos trabalhado-res, o Sindicato solicitou a antecipação da primeira reunião do Fórum Regional de Condições de Trabalho, com o intuito de sanar os problemas referentes à acessibilidade do Edifício Sede.

Durante a reunião, com a participação de dire-tores do Sindicato e da Apcef/CE, e representantes da Gipes (Pessoal), Cerat (Telemarketing), Giret (Recuperação de Crédito), Gilog (Infra-estrutura) e Gelog (Gerência Nacional de Logística), a represen-tação dos trabalhadores fi rmou compromisso com a Caixa onde a mesma se compromete a colocar os elevadores em plenas condições de uso até o início da semana.

Os trabalhadores reivindicam a contratação de assessoristas nos elevadores; fl exibilização ou abono do ponto por conta da demora para se conseguir chegar ao local de trabalho e estação de trabalho no térreo para que se possa registrar o ponto antes de subir. A representação do banco sugeriu que essa fl exibilização fosse feita com cada gestor de unida-de, mas o Sindicato e a Apcef rechaçaram a ideia para evitar constrangimentos para os empregados.

No início da semana, foi realizada uma reunião entre as entidades sindicais e a representação dos gerentes de fi liais que funcionam no Edifício Sede, para tratar de questões imediatas. Outra reunião do Fórum está marcada para o próximo dia 31 de março para tratar da realocação da Cerat, moder-nização dos elevadores e realocações internas das unidades dentro do prédio.

O Sindicato lembra que, ano passado, a entidade acionou o Ministério Público do Trabalho, que abriu um termo de ajuste de conduta (TAC) a respeito da questão de alarmes e serviços contra incêndio, problemas com a central de ar condicionado, que funcionava precariamente, além de problemas já referentes aos elevadores.

Page 4: Fotos: Secretaria de Imprensa – SEEB/CEbancariosce.org.br/arquivos/files/tribuna_bancaria_PDF/...protesto contra más condições de trabalho Fotos: Secretaria de Imprensa – SEEB/CE

1 2 3 4 5 6 7 8 TribunaBancáriaEdição 1374 | 16 a 21 de março de 2015

SANTANDER

Paralisação na agência Montese protesta contra falta de condições de trabalho

“O Sindicato já recebeu várias reclamações quanto à precarização das condições de trabalho e de atendimento na agência,

por isso realizamos essa paralisação para chamar a atenção da direção do banco.

Queremos mais contratações para atender dignamente a população e o respeito

aos bancários que trabalham nesta e em outras agências que passam pela mesma

situação”Eugênio Silva, secretário de Saúde do

Sindicato dos Bancários do Ceará e funcionário do Santander

O Sindicato dos Bancários do Ceará paralisou durante toda a quinta-feira, dia 12/3, a agência do Santander na Av. Gomes de Matos, no bairro Montese. A unidade enfrenta problemas antigos de poucos funcionários para atender a demanda geran-do sérias difi culdades para os funcionários e um atendimento defi citário para a clientela.

De acordo com o diretor do Sindicato e funcionário do Santander, Eugênio Silva, a unidade tem um quadro fi xo de 12 funcionários, entretanto, quando algum entra de férias ou de licença médica, o banco não remaneja a totalidade do pessoal ausente, sobrecarre-gando quem fi ca na agência e gerando um verdadeiro caos no atendimento a clientes e usuários. A unidade já chegou a operar com cerca de metade do quadro comprometendo as condições de trabalho no local.

“Mesmo com o quadro com-pleto, a agência não consegue atender a contento, imagine com a metade do quadro de pessoal e ainda tem de cumprir as metas estabelecidas pelo banco. A consequência dessa situação é o adoecimento dos funcionários”, afi rma o diretor Eugênio Silva.

Retorne Bem – O Santander apresentou dia 10/3 o progra-ma “Retorne Bem” como sendo uma ferramenta para auxiliar bancários em processo de vol-ta de licença a reassumir sua vida profi ssional. Na prática, porém, as entidades sindicais enxergam que o instrumento não é executado como descrito, funcionando apenas como uma forma de administrar a questão dos afastados e se resguardar de eventuais procedimentos ju-rídicos. A apresentação foi feita em reunião do Fórum de Saúde e Condições de Trabalho, ocorrida em São Paulo. Em resposta, na mesma reunião, os trabalhadores protocolaram carta expondo o porquê do entendimento e pau-tando soluções.

De acordo com os sindica-listas, o programa deixa o tra-balhador sem saída. Se adere, não tem garantias que as suas limitações serão consideradas e respeitadas. Se não adere ou quer sair, tem de assinar um documento de recusa, dando margem para o banco argumen-tar que é o trabalhador que não quer ser auxiliado. Há também falta de transparência com os documentos, já que o trabalhador não recebe cópia do que assinou, seja adesão ou recusa.

Fotos: Drawlio Joca – SEEB/CE

Page 5: Fotos: Secretaria de Imprensa – SEEB/CEbancariosce.org.br/arquivos/files/tribuna_bancaria_PDF/...protesto contra más condições de trabalho Fotos: Secretaria de Imprensa – SEEB/CE

1 2 3 4 5 6 7 8 TribunaBancária Edição 1374 | 16 a 21 de março de 2015

BANCO DO BRASIL

Justiça manda reintegrar bancárioacusado injustamente de fraude

Foto: Secretaria de Imprensa – SEEB/CE

O juiz Antônio Célio Martins Timbó Costa, da Vara do Trabalho de Iguatu, concedeu sentença favorável, no último dia 25/2, antecipando a tutela, para reinte-gração do funcionário do Banco do Brasil, Vanderley Vitoriano de Oliveira, demitido injustamente em 2013, após denúncia de fraude na agência de Acopiara.

Vanderley é funcionário do BB desde 1986. Foi gerente da agência de Acopiara de fevereiro/2009 a agosto/2011 e a par-tir de setembro/11, passou a ser gerente geral da agência de Itapipoca. Após um ano e meio lotado nessa unidade, Van-derley foi questionado sobre uma fraude descoberta na agência em que trabalhou anteriormente. O bancário foi chamado para uma reunião de trabalho na Supe-rintendência e foi surpreendido com a presença de auditores que o questionaram sobre operações fraudadas e não aceitando nenhum de seus argumentos, rotulando-o com intuito exclusivo de punir sem a busca real da veracidade dos fatos, uma vez que, não efetuou nenhuma entrevista/contato com o fraudador ou com os clientes frau-dados, não aceitando de forma alguma o argumento de senha roubada, fato esse admitido pelo ex-funcionário fraudador em audiência e em declaração de seu próprio punho.

Segundo apurou a justiça criminal da comarca de Acopiara, além dos depoi-mentos prestados em juízo, as fraudes na agência de Acopiara vinham acontecendo desde 2002, através da captura irregular de senha por um dos funcionários da agência.

Foram acusados todos os 26 funcio-nários que trabalharam na unidade em 2013, com abertura de uma ação criminal após denúncia do Ministério Público Esta-dual. Antes mesmo de o juiz pronunciar a sentença, o Banco do Brasil antecipou as sanções: demitiu quatro empregados, além

de advertências, descomissionamentos e suspensões. Após o depoimento em juízo de todos os acusados, o Ministério Público pediu a absolvição de todos, com exceção de apenas dois bancários.

“Bastava a auditoria do Banco do Brasil ter ouvido o principal acusado e as punições não teriam ocorrido”, conclui o advogado do Sindicato, Vianey Martins, que acompanhou o processo.

Diante do acontecido, Vanderley procurou o Sindicato, ainda durante o processo de apuração. “Nós tivemos todo o apoio do Departamento Jurídico que nos deu todas as orientações e se empenhou para que tivéssemos êxito nesse caso, corrigindo essa injustiça e me dando a oportunidade de defesa que o banco não deu”, afi rmou.

De acordo com a decisão judicial, Vanderley foi reintegrado no dia 13/3, na Superintendência do Banco, em Fortaleza.

O Sindicato está sempre vigilante na defesa dos direitos de toda a categoria bancária, principalmente daqueles que

se sentirem injustiçados. Em casos assim, os bancários devem imediatamente procurar a nossa entidade para que possamos restabelecer a verdade e

combater as injustiças”Gustavo Tabatinga, secretário

Jurídico do Sindicato dos Bancários do Ceará

Page 6: Fotos: Secretaria de Imprensa – SEEB/CEbancariosce.org.br/arquivos/files/tribuna_bancaria_PDF/...protesto contra más condições de trabalho Fotos: Secretaria de Imprensa – SEEB/CE

1 2 3 4 5 6 7 8 TribunaBancáriaEdição 1374 | 16 a 21 de março de 2015

FORMAÇÃO

Emoção marca o encerramento do curso preparatório ao concurso do BB

No último dia 12/3 foi encerrado o cursinho preparatório para o concurso do BB, promovido pelo Sindicato dos Bancá-rios do Ceará, através da sua Secretaria de Formação, em parceria com a Academia dos Módulos. No encerramento, os alunos foram homenageados pelo Coral do Sindi-cato/AFABEC, que contagiou toda a turma.

Durante o encerramento, vários alu-nos deram depoimentos emocionantes parabenizando a iniciativa do Sindicato. Foram sorteados ainda a participação no aulão do cursinho, que aconteceu dia 13/3, bem como um curso a ser ministrado pelo professor Thiago Pacífi co.

Segundo o Coletivo de Formação do Sindicato dos Bancários, a secretaria procura realizar um trabalho objetivan-do sempre ajudar no crescimento social, político e profissional da categoria. A partir dos depoimentos positivos dos participantes do curso, o Coletivo tem a percepção de que está caminhando no rumo certo.

Agradeço a oportunidade recebida pelo Sindicato, pois dessa forma a entidade está nos dando uma oportunidade, acreditando na gente. Hoje, eu sou ex-bancária, mas desde

quando trabalhava no banco já sentia orgulho de ser sindicalizada, porque sei o quanto o Sindicato batalha pelo nosso

crescimento profi ssional. Já participei dos cursos de Português e Matemática do Zero, do cursinho para o BNB e agora do

cursinho para o BB e reconheço o trabalho perfeito realizado pela Secretaria de Formação, nessa parceria com o Master

Concursos. Realmente, só tenho muito a agradecer”Andrea Holanda, aluna do cursinho e ex-bancária

O Sindicato dos Bancários do Ceará participou na última quinta-feira, 12/3, do seminário de integração de 41 novos fun-cionários do Banco do Nordeste do Brasil, todos do Ceará. Os diretores Carmen Araújo e To-maz de Aquino representaram a entidade, falaram da importân-cia da sindicalização e da mo-bilização do funcionalismo para se alcançar novas conquistas. Tomaz lembrou que a realização de concurso público e a contra-tação de novos funcionários foi mais uma conquista importante da mesa permanente de nego-ciação.

Posse: Em seminário de integração, Sindicato recepciona novos bancários do BNB

Foto: Drawlio Joca – SEEB/CE

Foto: Secretaria de Imprensa – SEEB/CE

Page 7: Fotos: Secretaria de Imprensa – SEEB/CEbancariosce.org.br/arquivos/files/tribuna_bancaria_PDF/...protesto contra más condições de trabalho Fotos: Secretaria de Imprensa – SEEB/CE

1 2 3 4 5 6 7 8 TribunaBancária Edição 1374 | 16 a 21 de março de 2015

PROJETO CULTURAL

Rafaella Manville substitui Cláudia Barroso no Botequim dos Bancários dia 27/3

Por recomendação médica, a cantora Cláudia Barroso cancelou sua apresen-tação no Botequim dos Bancários deste mês de março. Para substituí-la a altura, a produção do projeto cultural do Sindicato dos Bancários contratou Rafaella Manville, artista de grande inserção na noite cea-rense, com reconhecimento já se ampliando para o cenário artístico regional e nacional.

De estilo diferente, com repertório marcado pelo axé e outros gêneros dan-çantes atuais, Rafaella já animou eventos de grande porte na cena musical local, dentre os quais destacam-se réveillons de renomados clubes sociais de Fortaleza. Aplaudida pelo público jovem e por todos que buscam ambientes descontraídos e de alto astral, a intérprete certamente agradará em cheio a todos os presentes na edição do mês das mulheres.

Vasta programação – Além de Ra-faella, o Botequim terá a apresentação de quadros tradicionais do projeto, como o “Conversa de Botequim”, com a fundadora do Iprede, Ana Maria Norões, que será entrevistada pela apresentadora Maysa Vasconcelos. Teremos ainda o quadro “Talento Bancário”, protagonizado nesta edição pela colega Rosanne Rocha, do BNB, que mostrará toda a sua qualidade musical e artística no palco do evento.

O espaço destinado aos “Talentos da Terra” terá continuidade com a apresen-tação da cantora Sheyla Maria, artista cearense com incursão na noite carioca,

agora de volta ao seu Estado na-tal para divulgar seu último CD. Antes, na aber-tura, o colega aposentado da Caixa Econômica Federal, José Ca-valcante Ribeiro, fará lançamento do livro de sua autoria “O Po-der da Educação Numa Trajetória de Superação”.

A busca por revelações, prin-cipalmente en-tre os bancários, através do quadro “Caça Talentos”, prosse-guirá mediante inscrição de interessados em participar ao vivo do que se convencio-naria chamar “Show de Calouros”. Nesse quadro serão distribuídos três prêmios, no valor de R$ 200,00 cada, sendo um para o bancário que melhor se apresentar a critério do júri técnico; outro para ban-cário aclamado pelo público e um terceiro para convidado, também escolhido por júri técnico.

Prêmio Especial e sorteios – Bancá-rios sindicalizados presentes no Botequim concorrerão a um cartão presente no valor R$ 1.000,00, a ser utilizado nas lojas

credenciadas. A inscrição para o sorteio será através do site do Sindicato (www.bancariosce.org.br/sorteio.php) até às 17h do dia da festa. A mesma inscrição serve para o sorteio de quatro vales conta entre os bancários presentes, no valor de R$ 100,00 cada e para participar do quadro “Caça Talentos”.

Também está assegurada a promoção clone de cerveja, uísque, refrigerante e água na qual para cada bebida comprada ganha-se mais uma de brinde. O estacio-namento para os 25 primeiros bancários sindicalizados que chegarem ao evento está garantido em espaço localizado em frente à sede do Sindicato.

O IV Passeio Cultural e Religioso, promovido pelo Sindicato dos Bancários do Ceará, que acontece tradicionalmen-te na Sexta-feira Santa, este ano dia 3 de abril, incluirá a cidade de Quixadá, no sertão central do Ceará, no circuito. O trecho tradicional Guaramiranga/Pacatu-ba, no maciço de Baturité, permanece na programação que inclui, além da visita a monumentos sacros em pleno frio da Serra, o espetáculo da Paixão de Cristo encenado há mais de 40 anos em Pacatuba.

Os bancários sindicalizados devem se

Semana Santa: Inscrições abertas no site para IV Passeio Cultural e Religioso. Garanta sua vaga!

inscrever através do site (www.bancarios-ce.org.br/passeio_confi rma_dados.php), indicando qual o destino de sua preferên-cia, com direito a um acompanhante. As inscrições vão até o próximo dia 27 de março, mas garanta logo seu lugar, pois as vagas são limitadas a dois ônibus para cada destino.

Preenchidas as vagas, será aberta uma lista de espera preenchida por ordem de chegada no dia do evento. O Sindicato entrará em contato com os inscritos para confi rmar os dados. Os ônibus devem sair

da sede da entidade no horário entre 8h e 8h30.

Aos participantes é assegurado, além do transporte em ônibus turístico, almoço e ingressos para assistir peça teatral em Pacatuba. Em Quixadá, além da visita a pontos turísticos, como “Pedra da Galinha Choca”, “Açude do Cedro”, “Museu e Teatro Rachel de Queiroz” e “Santuário da Virgem Mãe Rainha do Sertão”, os participantes do passeio poderão assistir a peça sobre a Paixão de Cristo, a ser encenada em praça pública local.

Page 8: Fotos: Secretaria de Imprensa – SEEB/CEbancariosce.org.br/arquivos/files/tribuna_bancaria_PDF/...protesto contra más condições de trabalho Fotos: Secretaria de Imprensa – SEEB/CE

1 2 3 4 5 6 7 8 TribunaBancáriaEdição 1374 | 16 a 21 de março de 2015

Bancários aprovam prestação de contas do Sindicato do exercício 2014

ASSEMBLEIA

Trote = torturaA CPI da Assembleia Legislativa de São Paulo, que investigou denúncias de violação de direitos humanos em universidades paulistas, encerrou seus trabalhos dia 10/3, apresentando o

relatório fi nal que faz 39 recomendações que serão encaminhadas ao Ministério Público, e pede prosseguimento das investigações sobre violação de direitos e a punição dos agressores. Em uma dessas recomendações, os deputados paulistas pedem que os trotes praticados contra calouros nas universidades de todo o País sejam classifi cados como crime de tortura no Código Penal

Brasileiro. O relatório da CPI propõe ainda a criação de um projeto de lei para proibir patrocínio de eventos estudantis por empresas que fabriquem, comercializem ou distribuam bebidas alcoólicas.

FeminicídioA presidente Dilma sancionou no dia 9/3 a lei que coloca o feminicídio na lista de crimes hediondos e o considera homicídio qualifi cado. O projeto de lei foi elaborado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência contra a Mulher. O texto modifi ca o Código Penal para incluir o crime – assassinato contra a mulher por razões da

condição de sexo feminino – entre os tipos de homicídio qualifi cado. A lei considera como razões de condição de sexo feminino violência

doméstica e familiar, o menosprezo ou a discriminação contra a condição de mulher.

Seguro pela netA partir do próximo mês, todos

os empregadores terão de utilizar a ferramenta Empregador Web para informar ao Ministério

do Trabalho e Emprego (MTE) situações de dispensa do

trabalhador e recebimento do seguro-desemprego. A medida se deve a uma determinação

do Codefat e torna obrigatório, a partir do dia 1º de abril

próximo, o uso do aplicativo. Conforme o MTE, o Empregador Web foi criado para viabilizar o envio dos requerimentos pelos

empregadores, agilizando o atendimento aos trabalhadores

requerentes do benefício. O site da ferramenta é: http://granulito.mte.gov.br/sdweb/

empregadorweb/index.jsf

Fotos: Drawlio Joca – SEEB/CE

Reunidos em assembleia na última sexta-feira, dia 13/3, os bancários aprovaram o balanço fi nanceiro e patrimonial do exer-cício 2014 do Sindicato dos Bancários do Ceará.

Dando sequência ao processo de transparência, o Sindicato, em uma assembleia da categoria, apresentou através do escri-tório de Contabilidade Ábaco, responsável pela contabilidade da entidade, dados e informações referente ao exercício do ano de 2014. Durante a assembleia, os bancários puderam acompanhar a exposição do contador Bosco Cardoso contendo o demonstra-tivo das contas da entidade durante o ano passado.

O presidente da entidade, Carlos Eduardo Bezerra Marques,

em nome do Conselho Fiscal, leu o parecer do referido Conselho, que após analisar os documentos, concluiu por aprovar tais do-cumentos e recomendar a aprovação do balanço de 2014, bem como da proposta orçamentária para 2015.

Segundo Carlos Eduardo Bezerra, a diretoria procura dei-xar clara a sua preocupação com os recursos do Sindicato. “A nossa gestão tem procurado uma maior atuação, com ações que cheguem mais aos bancários e que envolvam a categoria. Atuamos de forma decisiva, porém com segurança, austerida-de, preservando o patrimônio da entidade. Nossos associados reconhecem que o Sindicato os representa e os defende”, disse.