Freio de estacionamento eletromecânico Passat 2006

36
Treinamento - Assistência Técnica Freio de estacionamento eletromecânico Passat 2006

Transcript of Freio de estacionamento eletromecânico Passat 2006

Treinamento - Assistência Técnica

Freio de estacionamento eletromecânico

Passat 2006

Durante a sua leitura fique atento a este símbolo queidentifica informações importantes.

Atenção/Nota

Este material é somente um apoio didático para treinamento, portanto, nãosubstitui a literatura de Assistência Técnica. Consulte sempre o Manual deReparações.

Novo

1

Índice

Introdução ............................................................................ 2

Visão geral do sistema ........................................................... 5

Componentes do sistema ...................................................... 6

Funcionamento ................................................................... 18

Características especiais ...................................................... 28

Comunicação via Rede CAN ................................................. 31

Esquema elétrico didático ..................................................... 32

2

Introdução

Para deixar o veículo parado de forma segura, até agora o motorista precisava puxarfortemente a alavanca do freio de mão ou então pisar num pedal adicional na regiãodos pés. Agora, será suficiente pressionar brevemente uma tecla no painel deinstrumentos – pois no Passat 2006 o freio de estacionamento eletromecânico (EPB)substitui o freio de estacionamento convencional.

Mas o freio de estacionamento eletromecânico não ajuda somente a estacionar.Por sua atuação inteligente, ele também é responsável por uma frenagem segurae pela parada necessária em percursos montanhosos.

3

Visão geral do freio de estacionamento eletromecânico

Tecla paraAUTO HOLD

Tecla para freiode estacionamentoeletromecânico

Sensor de posiçãoda embreagem

Unidade de comando para freiode estacionamento eletromecânico

Unidade de comandodo ABS

Atuadores de freioda roda traseira

4

Introdução

As vantagens do freio de estacionamento eletromecânico

O freio de estacionamento eletromecânico proporciona, em comparação ao freio deestacionamento atual, muitas vantagens, como por exemplo:

• maior liberdade na ocupação do espaço interno.A alavanca do freio de estacionamento deixa de existir e é substituída por uma tecla,proporcionando maior liberdade na ocupação do espaço interno, no design do consolecentral e da região para os pés.

• Funcionalidade ampliada para o motorista.Através da introdução do comando eletrônico e das conexões CAN, o freio deestacionamento eletromecânico oferece ao motorista funções adicionais de ajuda(como a função AUTO-HOLD ou o assistente dinâmico de partida) e a ampliação doconforto.

• Vantagens no processo de fabricação.Através da eliminação do pedal de freio com o respectivo cabo, o processo defabricação e montagem do veículo pôde ser simplificado.

• Capacitação para autodiagnóstico.O freio de estacionamento eletromecânico é um sistema mecatrônico. As funções dosistema são monitoradas continuamente.

Comparando o freio de estacionamento eletromecânico

Soltar

Freio de estacionamentoconvencional

Puxar a alavanca do freio de estacionamento

Freio de estacionamentoeletromecânico

Acionamento Pressionar a tecla para o freio deestacionamento eletromecânico

Soltar a alavanca do freio de estacionamento Pressionar a tecla para o freio deestacionamento eletromecânico

Iniciar um aclive Coordenação difícil do freio de estacionamento,do acelerador e da embreagem

Ao partir, o freio de estacionamentoeletromecânico se solta sozinho

Stop-and-GoPuxar e soltar freqüentemente o freio deestacionamento ou pressionar continuamente opedal do freio

Se a função AUTO HOLD estiver ligada, oveículo fica imobilizado automaticamente acada parada

Visão geral do sistema

5

Sensores Atuadores

Sensor de posição daembreagem G476

Luz de controle paraAUTO HOLD K237

Lâmpada indicadora de falhapara freio de estacionamentoeletromecânico K214

Luz de controle parasistema de freio K118

Luz de controle para freiode estacionamentoeletromecânico K213

Motor de passo à direita V283

Unidade de comando ABS J104

Unidade de comando para freio deestacionamento eletromecânico J540

Tecla paraAUTO HOLD E540

Tecla para freio deestacionamentoeletromecânico E538

Motor de passoà esquerda V282

6

Componentes do sistema

Atuadores de freio da roda traseira

Os atuadores de freio são unidades eletromecânicas que integram as pinças de freiostraseiros.Com a juda de um motor elétrico (motor de passo), transformam o acionamento do freiode estacionamento em uma força direcionada que empurra as pastilhas contra os discosde freio, através da “transmissão de várias fases”.

Pinças de freio

Transmissão devárias fases

Motor elétrico(Motor de passo)

7

Transmissão

Para o acionamento eletromecânico do freio são necessários somente pequenosmovimentos de curso do pistão de freio. A transformação do movimento rotatório domotor elétrico num movimento linear com uma relação total de 1:150 ocorre em trêsetapas. Isto quer dizer que 150 rotações do motor elétrico resultam em uma volta do eixode acionamento.

1ª. Etapa - Transmissão por engrenagem A primeira etapa da transmissão (1:3)ocorre do motor elétrico para a entrada detransmissão de discos oscilantes.

2ª. Etapa - Transmissão de discos oscilantes A segunda etapa de transmissão (1:50) érealizada pela transmissão de discososcilantes.

3ª. Etapa - Eixo de acionamento O eixo de acionamento transforma, na 3ª.etapa, o movimentogiratório em ummovimento de curso de pistão.

Motor elétrico

Eixo de acionamentoPistão dofreio

Transmissão dediscos oscilantes

Transmissão dediscos oscilantes

Pistão do freio

Transmissão porcorreia dentada

8

Componentes do sistema

Estrutura da transmissão

Eixo de acionamento

O eixo de acionamento transforma o movimento giratório num movimento de curso depistão.O eixo é acionado diretamente pela transmissão de discos oscilantes. O sentido de girodo eixo é que determina se a porca de pressão na rosca do eixo se movimenta para frenteou para trás.O mecanismo do eixo possui configuração de bloqueio automático. Após umacionamento do freio de estacionamento eletromecânico, o sistema permanece travadotambém no caso de falta de energia.

A porca de pressão está alojada no pistão do freio no sentido longitudinal sob formadeslizante. Quer dizer, ela só pode se movimentar na direção axial. Por causa do formatointerno do pistão do freio e da porca de pressão, o sistema está seguro contra um giroinvoluntário.

Pistão do freio

Porca de pressão

Eixo

Rosca do eixo

EixoPistão do freio

Porca de pressão

9

Transmissão por engrenagens

A engrenagem executa a primeira etapa detransmissão (1:3) do motor elétrico para atransmissão de discos oscilantes. O sistema éconstituído de uma pequena engrenagem(saída do motor elétrico) e de uma grandeengrenagem (entrada da transmissão de discososcilantes). Ambas engrenagens são ligadaspor uma correia dentada.A relação de transmissão é dada pelaproporção das engrenagens.

Transmissão de discos oscilantes

A transmissão de discos oscilantes executa asegunda etapa de transmissão (1:50).Ela consiste de uma engrenagem grande, dodisco oscilante e da engrenagem de saída.O disco oscilante está localizado no alojamentoe por meio de dois ressaltos que asseguramcontra o giro. Esta configuração permitesomente o movimento dos discos oscilantes.

Ressalto

DiscooscilanteRessalto

Engrenagemde saída

Eixo

Engrenagem grande(entrada da transmissãode discos oscilantes)

Engrenagem grande(entrada da transmissão de

discos oscilantes)

Engrenagem pequena(saída do motor elétrico)

Correia dentada

10

Componentes do sistema

O eixo está firmemente conectado àengrenagem de saída. A engrenagemgrande se encontra sobre este eixo.O discooscilante está inserido no cubo daengrenagem grande. Este cubo éconfeccionado de tal forma para permitirum deslocamento em ângulo entre o cuboe o eixo. Por meio desse deslocamento emângulo o movimento do disco oscilante éiniciado.

Durante uma rotação da engrenagemgrande, há sempre dois dentes engatadosdo disco oscilante e da engrenagem desaída. Quer dizer, o engate se dá semprena posição, na qual o cubo da engrenagemgrande apresenta menor espessura dematerial (a).

Desta forma, o par de engrenagens discooscilante / engrenagem de saída é acionadoapós meia volta da engrenagem grandepara a posição 2 de engate do discooscilante.

O disco oscilante possui 51 dentes e aengrenagem de saída 50.Através desta relação, os dentes não serepetem nos mesmos flancos. Assim, umdente do disco oscilante encontra sempreum flanco de dente da engrenagem desaída. Por meio desta pressão exercidaentre os dentes, a engrenagem de saída semovimenta num pequeno ângulo derotação.

É assim que a engrenagem de saída semovimenta para a posição 1, eposteriormente para a posição 2, onde odente do disco oscilante incide em umflanco do dente da engrenagem de saída.

Através deste processo de movimentação, a engrenagem de saída se movimenta a cadavolta completa da engrenagem grande no equivalente a uma largura de dente. Uma vezque a engrenagem de saída possui 50 dentes, em conseqüência a engrenagem grandedeve dar 50 voltas para que a engrenagem de saída faça uma rotação, resultando arelação de transmissão de 1:50.

Cubo

Posição 1

Posição 2

Disco oscilante

Flanco do dente

Engate dos dentesDisco oscilante/Engrenagemde saída

Engate dos dentesDisco oscilante/Engrenagemde saída

Deslocamentoem ângulo

Engrenagemde saída

Eixo

a

Eixo

11

Eletromecânico

Se o freio de estacionamento for acionado,o motor elétrico da unidade de comandodo freio de estacionamento eletromecânicopassa a ser comandado.

O eixo é acionado pelo motor elétricoatravés da correia e da transmissão dediscos oscilantes. Através rotação do eixo,a porca de pressão se movimenta parafrente sobre a rosca do fuso.

A porca de pressão se move na direção dopistão do freio e o pressiona contra aspastilhas de freio. As pastilhas de freiosão pressionadas contra os discos defreio. Com isto, o anel de vedação édeformado na direção das pastilhas defreio. Através da pressão, o consumo dacorrente do motor elétrico se eleva.

A unidade de comando do freio deestacionamento eletromecânico mede oconsumo de corrente do motor elétricodurante todo o processo de frenagem. Seo consumo de corrente ultrapassar umvalor específico, então a unidade decomando interrompe o fornecimento decorrente para o motor elétrico.

Ao acionar-se o freio de estacionamento, aporca de pressão gira de volta sobre oeixo. O pistão de freio alivia a pressãoaplicada. Com a recuperação da formaoriginal do anel de vedação e de umeventual desequilíbrio do disco de freio, opistão de freio se retrai.As pastilhas de freio liberam o disco.

Funcionamento dos atuadores de freio da roda traseira

Anel devedação

Transmissão dediscos oscilantes

Pistãodo freio

Eixo

Motor elétrico(motor de passo)

Porca depressão

Pastilhasde freio

Anel devedação

Porca depressão

Disco de freio

Pistãodo freio

12

Componentes do sistema

Hidráulico

Numa frenagem dinâmica de emergência(ao acionar a tecla do freio deestacionamento eletromecânico durante umpercurso) a pressão do fluido de freio seeleva na tubulação de freio. Esta pressãoempurrar o pistão de freio contra aspastilhas. As pastilhas se comprimemcontra os discos de freio. Com isto, o anelde vedação é deformado na direção daspastilhas de freio.

Ao término do ciclo de frenagem, a pressãodo fluido de freio é reduzida. O pistão defreio alivia a pressão submetida. Com arecuperação da forma original do anel devedação e por um eventual desequilíbrio dodisco de freio, o pistão do freio émovimentado de volta. As pastilhas defreio liberam os discos.

Conexão hidráulicaTubulação de freio

Fluidode freio

Pistãodo freio

Anel devedação

Discode freio

Pastilhasde freio

Pistãodo freio

Conexão hidráulicaTubulação de freio

Anel devedação

13

O sensor de posição da embreagem estáfixado no cilindro de embreagem. Elereconhece se o pedal da embreagem estáacionado.

Aplicação do sinal• Para a partida do motor• Para desligar o programador de velocidade• Para reduzir brevemente a quantidade de

combustível injetado e, com isto, evitaroscilações do motor durante umamudança de marcha

• Para a função de “Assistente Dinâmicode Partida“ do freio de estacionamentoeletromecânico.

Sensor de posição da embreagem G476 (apenas para veículos semtransmissão automática)

Características construtivas

Ao acionar-se o pedal da embreagem, ahaste empurra o pistão no cilindro deembreagem.

Pedal de embreagem com sensor deposição da embreagem

Suporte

Curso do pedal

Pistãocom ímã

permanente

Sensor deposição da

embreagem

Cilindro deembreagem

Haste

14

Componentes do sistema

Com o pedal da embreagem acionado, ahaste é empurrada junto com o pistão nadireção do sensor de posição daembreagem. Na extremidade dianteira dopistão há um ímã permanente. O sensor deposição da embreagem possui uma platinacom três sensores Hall.Quando o ímã permanente passa sobre ossensores Hall, a avaliação eletrônica enviasinais às respectivas unidades decomando.

Funcionamento

Sensor deposição daembreagem

Haste

Sensor Hall 2

Sensor Hall

Sensor Hall 3

Pistão com imãpermanente

Pino 1 +

Sensor Hall 2

Sensor Hall

Sensor Hall 3

Pino 3

Pino 4

Pino 2

Pino 5 -

Platina

Sinal de tensão para aUnidade de comando domotor

Unidade de comandorede de bordo

Unidade decomando para ofreio deestacionamentoeletromecânico

Sinal de tensão para aUnidade de comandorede de bordo

Sinal para a Unidadede comando do freiode estacionamentoeletromecânico

Unidade de comandodo motor

O sensor Hall 1 é um sensor digital. Ele envia seu sinal de tensão à unidade de comandodo motor. O sinal comanda a desativação do programador de velocidade.

O sensor Hall 2 é um sensor analógico. Ele envia um sinal PWM (onda de pulsomodulada) à unidade de comando para o freio de estacionamento eletromecânico. Comisto, é reconhecida a posição exata do pedal de embreagem e a unidade de comandopode calcular o momento certo para o acionamento do freio de estacionamento na partidadinâmica.

O sensor Hall 3 é um sensor digital. Ele envia seu sinal de tensão à unidade de comandorede de bordo.A unidade de comando reconhece se a embreagem está acionada. Somente com aembreagem acionada é possível dar a partida no motor (função Interlock).

15

O funcionamento do freio de estacionamentoeletromecânico é ativado e desativado atravésde sua tecla, localizada ao lado esquerdo dointerruptor dos faróis.

Tecla para AUTO HOLD E540

Tecla do freio de estacionamento eletromecânico E538

Com a tecla para AUTO HOLD, é ligada edesligada a função AUTO HOLD. Esta teclaencontra-se à esquerda, ao lado daalavanca seletora de marchas no consolecentral.

Tecla para AUTO HOLD

Tecla do freio de estacionamentoeletromecânico

16

Componentes do sistema

As luzes de controle no painel de instrumentos e em cada tecla indicam o estado defuncionamento do freio de estacionamento eletromecânico.

Luzes de controle

Luz de controle para o freio de estacionamento eletromecânico K213

Luz de controle para o sistema de freios

Luz de avaria no sistema de freio de estacionamento eletromecânicoK214

Luz de controle para AUTO HOLD K237

A luz de controle para AUTO HOLD encontra-seem sua própria tecla. Se a tecla for pressionadae a função AUTO HOLD for ativada, a luz decontrole acende.

A luz de avaria do sistema de freio deestacionamento eletromecânico se encontra nopainel de instrumentos. Se houver uma avariano sistema de freios, esta lâmpada se acende edeve-se procurar uma ConcessionáriaVolkswagen imediatamente.

A luz de controle para o sistema de freiosencontra-se no painel de instrumentos. Se ofreio de estacionamento for acionado, a luzde controle acende.

A Luz de controle para o freio de estacionamentoeletromecânico encontra-se em sua própria tecla.Se a tecla for pressionada e o freio deestacionamento ativado, a luz de controle acende.

17

Unidade de comando para o freio de estacionamento eletromecânico J540

A unidade de comando para o freio de estacionamento eletromecânico J540 encontra-se nointerior do veículo na região do console central. A unidade é responsável por todas asatividades de comando e de diagnóstico do freio de estacionamento eletromecânico.A unidade de comando para o freio de estacionamento eletromecânico possui doisprocessadores e estão conectados na Rede CAN com a unidade de comando do ABS.

A unidade de comando para o freio de estacionamento eletromecânico integra um sensor deaceleração lateral, um sensor de aceleração longitudinal e o sensor rotacional. Os sinaisdestes sensores são avaliados tanto para o freio de estacionamento eletromecânico, quantopara as funções de ajuste do ESP. Através do sinal do sensor para aceleração longitudinal éderivado o ângulo de inclinação do veículo.

18

Funcionamento

Funções do freio de estacionamento eletromecânico

O freio de estacionamento eletromecânicooferece ao motorista as seguintes funções:

• Função de freio de estacionamento• Função de freio de emergência dinâmico• Assistente dinâmico de partida• Função AUTO HOLD

Basicamente é feita uma distinção, conforme avelocidade do veículo, entre o modo estático(a velocidade do veículo é inferior a 7 km/h) e afrenagem dinâmica (a velocidade do veículo ésuperior a 7 km/h).

No modo estático, o acionamento edesacionamento do freio de estacionamento sedá de forma eletromecânica. Na frenagemdinâmica, o sistema é acionado pelo EPS/ABS,isto é, as rodas são freadas hidraulicamente.

Início dafrenagem

Frenagem hidráulica

Frenagemeletromecânica

7 km/hParada doveículo

19

Acionamento

O acionamento do freio de estacionamentoeletromecânico é possível a qualquer instante,inclusive com a “Ignição desligada“.

Se o freio de estacionamento for ativado com aignição ligada, então a luz de controle se acendena tecla, bem como a Luz de controle para luz defreio no painel de instrumentos.

Se o freio de estacionamento for ativado com aignição desligada, então se acendem ambas aluzes de controle somente por cerca de 30segundos, antes de se apagarem.

Função freio de estacionamento

O sistema do freio de estacionamento eletromecânico proporciona um estacionamento seguro doveículo em inclinações de até 30%. O acionamento do freio de estacionamento eletromecânicoocorre pelo acionamento da tecla para freio de estacionamento eletromecânico.

Desacionamento

O desacionamento do freio de estacionamentoeletromecânico somente é possível com a“Ignição ligada“.O freio de estacionamento eletromecânico sesolta quando se pisa no pedal de freio esimultaneamente se aciona a tecla para freio deestacionamento eletromecânico.Quando o motorista coloca o cinto desegurança, fecha as portas e dá a partida nomotor, o freio de estacionamentoeletromecânico se solta automaticamente aoacelerar o carro e sair. Com isto, o ponto deliberação é calculado dependendo do ângulo deinclinação e do torque do motor. As luzes decontrole na tecla e no painel de instrumentosse apagam.

Esfriando-se o freio (pastilhas e discosde freio) após a parada do veículo, ofreio é ajustado automaticamenteconforme a necessidade.

O freio de estacionamentoeletromecânico somente podeser acionado com a ignição ligada(Proteção para crianças).

20

Funcionamento

E538 Tecla para freio de estacionamento eletromecânicoJ104 Unidade de comando para ABSJ540 Unidade de comando para freio de estacionamento eletromecânicoV282 Motor de passo roda esquerdaV283 Motor de passo roda direita

Funcionamento do freio de estacionamento

1 - O motorista aciona a tecla para freio deestacionamento eletromecânico

2 - A unidade de comando para o freio deestacionamento eletromecânico secomunica com a unidade da Rede CANda unidade de comando do ABS eidentifica se a velocidade do veículo éinferior a 7km/h.

3 - Ambos os motores de passo nos freiosdas rodas traseiras são controladospela unidade de comando.

O freio é acionado eletromecanicamente.

4 - Se o motorista acionar novamente atecla para o freio de estacionamentoeletromecânico e o pedal de freio, osistema desastiva o freio deestacionamento nas rodas traseirasde maneira eletromecânica.

E538

V283V282

J540

J104

v<7 km/h

21

Assistente dinâmico de partida

O assistente dinâmico de partida proporciona uma partida suave e impede que o veículo se movapara trás, com a tecla do freio de estacionamento eletromecânico acionada, inclusive em aclives.Esta função somente está ativada se:

• A porta do motorista estiver fechada• O cinto de segurança estiver devidamente colocado e• O motor estiver em funcionamento

O instante de abertura do freio de estacionamento eletromecânico depende dos seguintesparâmetros:

• Ângulo de inclinação Ele é informado pelo sensor de aceleração longitudinal na unidade de comando para o

freio de estacionamento eletromecânico,• Torque do motor• Posição do pedal do acelerador• Acionamento da embreagem Em veículos com transmissão mecânica, é avaliado o sinal do sensor de posição da

embreagem.• Sentido de percurso desejado Ele é apurado pela transmissão automática através do sentido de percurso desejado e

pela transmissão mecânica através do interruptor da luz de ré.

Todos os parâmetros importantes para o assistente dinâmico de partida sãoassimilados constantemente, dependendo das condições de trânsito e domotorista.

Sair em aclives

O sistema é liberado, por exemplo, numa subida:

• de coordenar simultaneamente a embreagem e o acelerador e

• de integrar-se às condições do trânsito.

Um retorno indesejado do veículo é evitado,uma vez que o freio de estacionamento somenteé liberado quando o torque de acionamento doveículo for maior que o torque gerado pelainclinação da subida, calculado pela unidade decomando.

Sair com o freio de estacionamento acionado

Ao parar, por exemplo, num semáforo, o veículonão precisa ser mantido parado pelo pedal do freiose o freio de estacionamento estiver acionado.Assim que o pedal do acelerador for acionado, ofreio de estacionamento é automaticamenteliberado e o veículo entra em movimento.

22

Funcionamento

E538

V283V282

J540

J104

1 - O veículo está parado. O freio deestacionamento eletromecânico estáativado. O motorista deseja partir,seleciona a 1ª. marcha e pisa no pedaldo acelerador.

2 - Após a avaliação de todos osparâmetros (ângulo de inclinação,torque do motor, posição do pedal doacelerador, acionamento da embreagemou marcha selecionada) a unidade decomando para o freio deestacionamento eletromecânico calculao torque gerado pela inclinação dasubida.

3 - Se o torque de acionamento do veículofor maior que o torque gerado pelainclinação da subida, calculado pelaunidade de comando do freio deestacionamento eletromecânico, entãoa unidade de comando controla ambosos motores de passo nos freios dasrodas traseiras.

4 - O freio de estacionamento das rodastraseiras são liberadoseletromecanicamente. O veículo partesem recuar.

Funcionamento do assistente dinâmico de partida

E538 Tecla para freio de estacionamento eletromecânicoJ104 Unidade de comando para ABSJ540 Unidade de comando para freio de estacionamento eletromecânicoV282 Motor de passo roda esquerdaV283 Motor de passo roda direita

23

Função freio de emergência dinâmico

Se o freio do pé tiver falhado ou bloqueado, o veículo pode ser parado abruptamente pelafunção de freio de emergência dinâmico.

Ativar

Pressionando-se e mantendo pressionadaa tecla do freio de estacionamentoeletromecânico, ocorre a frenagem do veículoem movimento com uma desaceleração decerca de 6m/s2. Simultaneamente ouve-se umsinal acústico de advertência e a luz de freio éativada.

A função de frenagem de emergência dinâmicaé transmitida às 4 rodas em velocidade doveículo superiores a 7 km/h através de umcilindro de freio de pressão hidráulica. Oprocesso de frenagem é regulado conforme ascondições de percurso pelas funções do ABS edo ESP. Com isto, é garantida a estabilidadedo veículo durante a frenagem.

Se o acionamento da tecla do freio deestacionamento eletromecânico ocorrer a umavelocidade do veículo inferior a 7 km/h, então ofreio de estacionamento é acionadoeletromecanicamente.

Liberar

Se a velocidade do veículo após a frenagemde emergência dinâmica for superior a 7 km/h,então o freio será liberado ao soltar-se a teclado freio de estacionamento eletromecânico outocando-se no pedal do acelerador.

Se o veículo tiver sido freado até a paradatotal, então deve-se liberar o freio deestacionamento, como já descrito para afunção de freio de estacionamento.

Com o acionamento da tecla do freio de estacionamento eletromecânico, otorque do motor entra no ponto morto, bem como se desativam as funções deassistência como o programador de velocidade (GRA), o ajuste automático dedistância (ADR) ou o AUTO HOLD.

A função de freio de emergência também está disponível com a “Igniçãodesligada“.

24

Funcionamento

1 - O motorista pressiona e mantém pressionadaa tecla do freio de estacionamentoeletromecânico.

2 - A unidade de comando para o freio deestacionamento eletromecânico secomunica com a unidade de comando doABS através da Rede CAN específica econstata que a velocidade do veículo ésuperior a 7 km/h.

3 - A bomba hidráulica é controlada pelaunidade de comando para o ABS e é geradauma pressão hidráulica de frenagem natubulação hidráulica para as 4 rodas. Oveículo é freado.

4 - Soltando-se a tecla do freio deestacionamento eletromecânico ouacionando-se o pedal do acelerador, estesinal na unidade de comando para o freiode estacionamento eletromecânico éprocessado.

5 - A unidade de comando para o freio deestacionamento eletromecânico secomunica com a unidade de comando doABS através da Rede CAN específica eidentifica se a velocidade do veículo aindaé superior a 7 km/h.

6 - A bomba hidráulica é controlada pelaunidade de comando para o ABS e apressão hidráulica de frenagem é reduzida.Soltam-se os freios.

E538

V283V282

J540

J104

v<7 km/h

E538 Tecla para freio de estacionamento eletromecânicoJ104 Unidade de comando para ABSJ540 Unidade de comando para freio de estacionamento eletromecânicoV282 Motor de passo roda esquerdaV283 Motor de passo roda direita

Funcionamento do freio de emergência dinâmico

25

Função AUTO HOLD

A função AUTO HOLD é uma função de assistência que dá suporte ao motorista com o veículoparado e em situações de arrancadas (em marcha à frente ou à ré). A função AUTO HOLD possuias seguintes funções de assistência:

Pressionando-se a tecla AUTO HOLD noconsole central, se disponibiliza para omotorista a função AUTO HOLD. A ativação éindicada ao acender-se a luz de controle natecla correspondente.

Para desligar a função AUTO HOLD, aciona-sea tecla para AUTO HOLD. A Luz de controle natecla se apaga.

Assistente Stop-and-Go

Já que o motorista não precisa mais pisarno pedal de freio para manter o veículoparado, esta função também auxilia emsituações de trânsito de stop-and-go.

Assistente de partidaAs automatizações do processo de parar epartir dão suporte à arrancadas em subidas.Um retorno indesejado do veículo é evitado.

Estacionamento automáticoSe o veículo for parado com a funçãoAUTO HOLD ligada e a porta do motoristafor aberta, o cinto de segurança for soltoou a ignição desligada, então o freio deestacionamento é automaticamenteativado.

26

Funcionamento

A função AUTO HOLD somente pode ser ativada se:

• A porta do motorista estiver fechada• O cinto de segurança estiver devidamente colocado e• O motor estiver em funcionamento.

Se uma dos três requisitos for modificado, a função AUTO HOLD é desligada.

A cada nova partida do motor, deve ser novamente ativa a tecla AUTO HOLD.

A função AUTO HOLD proporciona uma parada automática do veículo,independentemente de como o veículo chegou à imobilidade.

Pressão do freio

Com a função AUTO HOLD ativada, o veículo pára inicialmente sempre por intermédio dasquatro rodas de freio hidráulico.

A pressão de frenagem pode ser acionada pelo motorista através do acionamento dopedal de freio. Esta pressão de freio é então fixada através do travamento das válvulas daunidade de ABS e o motorista não precisa mais pisar no pedal do freio. O veículo pára.

Se o motorista não pisar no pedal do freio e se detectar um movimento, então o ESP éativado. É gerada uma carga hidráulica. Isto significa que a pressão de frenagem é geradapela bomba do ESP.

Depois de três minutos do veículo parado, ocorre uma troca do sistema hidráulico do ESPpara o freio de estacionamento eletromecânico.

27

E540

V283V282

J540

J104

3 minutos

E540

V283V282

J540

J104

Funcionamento do AUTO HOLD

1 - A função AUTO HOLD está ativada. O veículo está parado e é mantido parado pelas 4rodas de freio hidráulico. A pressão necessária é calculada e ajustada pela unidade decomando do ABS em função do aclive.

2 - Após três minutos, ocorre a transmissão para o freio de estacionamentoeletromecânico. O momento calculado de parada é transmitido pela unidade decomando do ABS para a unidade de comando do freio de estacionamentoeletromecânico.

3 - Os motores de passo nos freios das rodas traseiras são controlados pela unidade decomando do freio de estacionamento eletromecânico. O freio é acionadoeletromecanicamente e a pressão de freio é automaticamente reduzida.

E540 Tecla do AUTO HOLDJ104 Unidade de comando do ABSJ540 Unidade de comando para freio de estacionamento eletromecânicoV282 Motor de passo roda esquerdaV283 Motor de passo roda direita

28

Características especiais

Modo de verificação do sistema

Entrada

Para a verificação do funcionamento do freio de estacionamento eletromecânico énecessária uma frenagem dosada num banco de provas de freios.

O modo de verificação é automaticamente reconhecido se:

• A ignição estiver ligada• A função AUTO HOLD estiver desligada• As rodas dianteiras estiverem imóveis e• As rodas traseiras girarem no mínimo durante 5 segundos numa velocidade constante

entre 2,5 e 9 km/h.

A entrada em operação do modo de verificação é indicada quando a lâmpada de falhaspara o freio de estacionamento eletromecânico (K214) acender no painel deinstrumentos.

Após o acionamento da tecla para o freio de estacionamento eletromecânico a força detensão é reduzida passo a passo.

Com quatro acionamentos seguidos da tecla para o freio de estacionamentoeletromecânico, o cilindro de freio percorre um trajeto definido e a força de aperto dofreio de estacionamento aumenta gradualmente.

O quinto acionamento da tecla libera o freio de estacionamento eletromecânico.

Observe os procedimentos detalhados do modo de verificação no “Serviçoeletrônico do sistema de informações - ELSA“.

Saída

O modo de verificação é finalizado se uma das seguintes condições for preenchida:

• As rodas dianteiras giram a uma velocidade superior a 0 km/h.• As rodas traseiras giram a uma velocidade inferior a 2,5 km/h ou superior a 9 km/h.• A ignição está desligada.

29

Ajuste de folgas

O ajuste de folgas é ciclicamentedeterminado estando o veículo parado. Seo freio de estacionamento eletromecâniconão for acionado durante um trajeto de1000 quilômetros, então ocorreautomaticamente um ajuste de folgas.Para isto, a pastilha de freio se desloca daposição zero na direção do disco de freio.A unidade de comando identifica o cursopercorrido através do consumo de correntedo motor elétrico e pode, com isso,compensar o desgaste das pastilhas defreio.

A verificação da força da pastilha de freio se dá com o veículo parado,ignição travada e freio de estacionamento sem travar.

Posição zeroPorca de pressão

Curso da porca de pressãoaté a pastilha de freio atingiro disco de freio

Pastilhade freiodesgastada

30

Características especiais

A substituição de pastilhas ocorre com ofreio de estacionamento não acionado.Com o auxílio do VAS 5051, o freio deestacionamento eletromecânico écompletamente aberto, quando a porca depressão retorna totalmente sobre o eixo.O aperto do freio de estacionamentoeletromecânico ocorre novamente com oauxílio do sistema de diagnóstico, demedições e de informações do veículo VAS5051. A nova posição das pastilhas defreio é automaticamente assimilada.

Modo de substituição de pastilhas

Pistõesdo freio

Porca depressão

Observe os procedimentos detalhados para a substituição de pastilhas nosistema - ELSA“.

Comunicação via Rede CAN

31

J104

J533 J540

A unidade de comando para freio de estacionamento eletromecânico se comunica com a unidadede comando do ABS através de uma Rede CAN específica.

A velocidade da transmissão de dados da Rede CAN específica para o freio de estacionamentoeletromecânico é de 500 kbit/s.

A transmissão se dá por uma linha CAN-High e por uma linha CAN-Low.

A Rede CAN para o freio de estacionamento eletromecânico não pode trabalhar em emergência(1 fio). No caso da falta de uma linha CAN, nenhuma transmissão de dados é possível.

Rede CAN para freio de estacionamento eletromecânico

Unidade de comando na Rede CAN para freio de estacionamentoeletromecânico

J104 Unidade de comando para ABSJ533 Interface de diagnóstico para Rede CAN busJ540 Unidade de comando para freio de estacionamento eletromecânico

32

Esquema elétrico didático

J519

H3 K214 K118

J285

SS

J104G476

J540

V282 V283 K213 E538 E540 K237

S

gn = Sinal de entradabl = Sinal de saídaro = Maisbr = Massaor = Rede CAN

E538 Tecla para freio de estacionamentoeletromecânico

E540 Tecla para AUTO HOLDG476 Sensor da posição da embreagemH3 Gongo (sinal sonoro)J104 Unidade de comando para ABSJ285 Unidade de comando no painel de

instrumentosJ519 Unidade de comando rede de bordoJ540 Unidade de comando para freio de

estacionamento eletromecânicoK118 Luz de controle para o sistema de freiosK213 Luz de controle para freio de estacionamento

eletromecânicoK214 Lâmpada de falhas para freio de

estacionamento eletromecânicoK237 Luz de controle para AUTO HOLDS FusívelV282 Motor de passo roda esquerdaV283 Motor de passo roda direita

y para unidade de comando do motor J623

gn

gn ro

ro

gn

roro

br

rororo

or or

bl

ro

bl

ro

gnbl

br

bl

br

bl

brbrbr

ro

ro

ro ro robr

As informações contidas nesta apostila são exclusivamente para efeito detreinamento do pessoal da rede, estando sujeitas a alterações sem prévioaviso.

"A reprodução ou transcrição total ou parcial destematerial é proibida, salvo expressa autorização porescrito da Volkswagen do Brasil."

4

nove

mbr

o - 2005Volkswagen do Brasil

Industria de Veículos Automotores Ltda.Treinamento de Pessoal da RedeVia Anchieta, km 23,5São Bernardo do Campo - SPCEP 09823-901 CPI 1177