FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO...

23
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA Campus BAGÉ/RS PROPOSTA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU Especialização em Letras e Linguagens Áreas de Conhecimento: Língua Portuguesa, Linguística, Literaturas Vernáculas e Línguas Estrangeiras Modernas Bagé, junho de 2009.

Transcript of FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO...

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

UNIPAMPA – Campus BAGÉ/RS

PROPOSTA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU

Especialização em Letras e Linguagens

Áreas de Conhecimento: Língua Portuguesa, Linguística, Literaturas Vernáculas e Línguas Estrangeiras Modernas

Bagé, junho de 2009.

Dados do Curso

1. Nome do Curso e Áreas de Conhecimento

Especialização em Letras e Linguagens

Áreas de Conhecimento: Língua Portuguesa, Linguística, Literaturas Vernáculas e Línguas Estrangeiras Modernas Enfoque: Ensino de Linguagens Características: Curso na modalidade presencial

2. JustificativaA criação da Universidade Federal do Pampa, cujas atividades iniciaram em setembro de 2006,

predominantemente na Região da Campanha sul-rio-grandense e adjacências, deve-se à iniciativa governamental de fazer frente a uma histórica defasagem econômica e cultural da mesma relativamente às demais áreas do estado do Rio Grande do Sul. Um dos setores mais fragilizados, como se fez constatar, é o Ensino Básico ministrado na região e a carência de instituições públicas de Ensino Superior com oferta em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Dentre outras áreas consideradas de formação fundamental, como Matemática, Química e Física, a Unipampa – Campus Bagé/RS passou a oferecer a Licenciatura em Letras com três habilitações: Português/Inglês e respectivas literaturas; Português/Espanhol e respectivas literaturas e Português e Literaturas em Língua Portuguesa.

Entre 2007 e 2008, período de implantação da Universidade, criaram-se oportunidades de participação de docentes e discentes dos Cursos de Letras, em especial, junto a atividades comunitárias, como as Feiras do Livro, participação em Projetos de Ensino tendo como parceiros a Secretaria Municipal de Educação de Bagé (SMED), participação em Projetos de Extensão em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, participação no Fórum Municipal da Educação e em eventos afins, como concursos de redação escolar, avaliação de projetos de ensino dos professores municipais, etc. No contato próximo à comunidade escolar, uma demanda por ela verbalizada tornou-se manifesta: necessidade de cursos de Pós-Graduação e a expectativa de que a nova Universidade pudesse preencher essa lacuna, uma vez que os cursos disponíveis têm ônus financeiro, muitas vezes são a distância e contemplam áreas, quase sempre, indiretamente ligadas a Letras.

Primeiramente, realizou-se uma sondagem (ver Anexo 2) no final de 2008, que atingiu a quase totalidade de professores de Língua Portuguesa, Literatura e Línguas Estrangeiras da rede de ensino pública e privada da cidade de Bagé e, ainda, municípios agregados à 13ª Coordenadoria Regional de Educação – Dom Pedrito, Aceguá, Lavras do Sul, Candiota, Caçapava do Sul e Hulha Negra. O total de sondagens respondidas por docentes atingiu o número de 145. Através desse mecanismo, buscou-se levantar dados essenciais para a configuração de uma proposta em consonância com as necessidades e desejos apontados, bem como com as diretrizes recentes do MEC para a Pós-Graduação Lato-Sensu no País, verbalizadas pela representante presente no Fórum Municipal da Educação de Bagé, em novembro de 2008: cursos com ênfase na prática pedagógica, voltados para a melhoria da qualidade nas aulas ministradas e com efeitos sobre a solidificação dos conhecimentos dos educandos. A sondagem apontou dados relevantes na visualização do status quo acadêmico dos professores atuantes em Bagé e municípios vizinhos:- número significativo de professores sem pós-graduação;- dentre os professores que detêm um curso de pós-graduação, a maioria o realizou em áreas mais propriamente ligadas à Pedagogia, como Gestão Escolar, etc.;- a maior parte manifestou interesse em disciplinas na área de Língua Portuguesa; seguiram-se Literaturas de Língua Portuguesa e, dentre as línguas estrangeiras, o Espanhol agrega o maior número de interessados;- os professores pleiteiam capacitação em áreas relativas à Educação Inclusiva e à Informática.

Diante disso, o Curso de Letras da Unipampa - Campus Bagé/RS propõe uma Especialização

2

Latu-Sensu que contemple as necessidades de formação continuada e capacitação dos docentes já atuantes na Região da Campanha, dentro de padrões elevados de qualidade, gratuita, e com efeitos reais e desejáveis sobre a melhoria do Ensino Básico. Ainda, assume como parte de seu compromisso com o Projeto da Universidade a atuação junto à comunidade que a acolhe.

3. Histórico da Instituição A Fundação Universidade Federal do Pampa (Unipampa) faz parte do programa de expansão das

Universidades Federais no Brasil. Um Acordo de Cooperação Técnica financiado entre o Ministério da Educação, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Fundação Universidade Federal de Pelotas (UFPel) previu a ampliação do Ensino Superior na metade sul do estado do Rio Grande do Sul. A Fundação Universidade Federal do Pampa foi planejada pelo governo federal visando minimizar o processo de estagnação econômica onde está inserida, pois a educação viabiliza o desenvolvimento regional, buscando ser um agente da definitiva incorporação da região ao mapa do desenvolvimento do Estado.

A Unipampa tem entre seus objetivos ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, caracterizando sua inserção regional, mediante atuação multicampi na Metade Sul do Rio Grande do Sul.

A Lei 7204/2006, que institui a Fundação Universidade Federal do Pampa - Unipampa, foi sanci-onada no dia 11 de janeiro de 2008 pelo presidente da República Luis Inácio Lula da Silva. A partir des-ta data, a Unipampa passou a ser autônoma e independente no desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. A Unipampa é multicampi e localiza-se na meso-região metade sul do esta-do do Rio Grande do Sul, contendo 40 cursos de graduação em 10 campi localizados nas cidades de Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São

Borja, São Gabriel e Uruguaiana. Especificamente no município de Bagé, tem-se a seguinte es-trutura de cursos de graduação: Engenharias:Engenharia da ComputaçãoEngenharia da ProduçãoEngenharia QuímicaEngenharia de AlimentosEngenharia de Energias Renováveis e Ambientes

Licenciaturas:Licenciatura em FísicaLicenciatura em QuímicaLicenciatura em MatemáticaLicenciatura em Letras – Habilitações: Português/ Inglês e respectivas literaturas; Português/Espanhol e respectivas literaturas; Português e Literaturas em Língua Portuguesa.

A Pós-Graduação na Unipampa é composta, atualmente, por um curso:

- Curso de Especialização em Ciências e Tecnologia, no campus de Bagé. O curso visa à complementação na formação do professor atuante na rede pública, com novos conhecimentos, atitudes, habilidades e técnicas de investigação em educação científica e tecnológica (Ciências Físicas e Ciências Químicas), e atende à demanda local e cidades circunvizinhas.

Como parte da política da Universidade, encontra-se em fase de viabilização a implantação de cursos de Mestrado e Doutorado nas áreas tecnológicas, por meio de parcerias com outras instituições federais.

4. Objetivos Geral:

- Favorecer a formação continuada e a capacitação dos docentes já atuantes na Região da Campanha, dentro de padrões elevados de qualidade e com efeitos reais e desejáveis sobre a melhoria do Ensino Básico.

3

Específicos:- Atualizar os conhecimentos dos docentes em áreas nas quais atuam efetivamente, a fim de que

as práticas pedagógicas exercidas sejam mais eficazes e consoantes às necessidades e interesses dos estudantes.

- Oportunizar a realização de uma pós-graduação gratuita, concretizando a meta de acessibilidade à educação e ao aprimoramento a quem, sabidamente, possui recursos limitados para tais investimentos.

- Criar laços de contato entre a Universidade Federal do Pampa, campus Bagé/RS, e a comunidade docente circunvizinha, de modo a partilhar saberes e romper com a tradicional distância entre comunidade acadêmica e o ensino público.

- Otimizar a atuação dos discentes da Unipampa do Curso de Licenciatura em Letras, na fase de realização de seus estágios nas escolas, através do contato preestabelecido com os professores da comunidade escolar e o conhecimento da realidade vigente (condições de trabalho, características do alunado, etc.).

- Assumir, através de proposta efetiva do Curso de Letras, o compromisso com o Projeto Institucional de criação da Universidade Federal do Pampa – como instrumento viabilizador de desenvolvimento regional –junto à comunidade que a acolhe.

- Preparar, a partir deste curso, a elaboração de um projeto de curso de pós-graduação Stricto Sensu na área de Letras, a ser implantado futuramente.

5. Público-Alvo Professores graduados que atuem nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Espanho-

la e Língua Inglesa, pertencentes ao quadro docente da rede pública e privada de ensino, tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio, atuantes na região da 13ª. Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Bagé/RS.

6. Concepção do Programa Concepção do Programa

O “Curso de Especialização em Letras e Linguagens” orienta-se para o aprofundamento de questões teóricas e práticas acerca do ensino-aprendizagem de línguas nos níveis de ensino fundamental e médio, envolvendo as áreas de língua materna, línguas estrangeiras e literaturas. Organiza-se no formato de módulos de caráter teórico-prático, totalizando 384 horas/aula, que serão ministradas no período de setembro de 2009 a novembro de 2010, conforme calendário expresso no item 8. A proposta de trabalhar em módulos baseia-se na necessidade de, num primeiro momento, estabelecer os fundamentos para o trabalho com línguas e literaturas, para, na seqüência, concentrarmos as reflexões na especificidade do trabalho em cada língua de que o Curso se ocupa – português, inglês e espanhol e suas respectivas literaturas. O primeiro módulo, denominado “Núcleo Comum”, do qual participam todos os alunos juntos, tem caráter abrangente e é composto de disciplinas nas áreas de Lingüística, Literatura e Informática, todas tendo como foco a relação entre linguagem e ensino. O módulo comporta oito disciplinas, que somam 284 horas-aula. Essas disciplinas têm como objetivo o estudo de teorias acerca da linguagem e do ensino-aprendizagem de língua e literatura, com vistas à qualificação do trabalho dos docentes nas respectivas escolas em que atuam. O módulo oferece também, através da disciplina “Seminários de Estudos de Linguagens”, a oportunidade de interação com professores de outras instituições de ensino, que irão promover discussões sobre diferentes temas ligados à prática de sala de aula. Terminado o primeiro módulo, inicia-se o segundo, chamado de “Núcleo Específico”. Nesta etapa, cujo propósito é aprofundar os conhecimentos e discussões específicas ligadas a cada uma das três línguas, os alunos terão de optar por cursar uma das três disciplinas oferecidas – “Seminário de Língua e Culturas Anglófonas”, “Seminário de Língua e Culturas Hispânicas” ou “Seminário de Ensino de Língua Materna e Literaturas de Língua Portuguesa”. O módulo comporta 44 horas-aula.

4

No terceiro módulo – “Núcleo Conclusivo” – a turma também é subdividida, uma vez que os alunos estarão em processo de elaboração de seus trabalhos de conclusão do Curso. Assim, além das “Orientações para Monografia”, disciplina na qual cada aluno estará sob a responsabilidade de um professor-orientador que fará o acompanhamento do trabalho, a outra disciplina que compõe o módulo deverá ser escolhida dentre as duas disponibilizadas, conforme a área a que se filia o trabalho monográfico de cada aluno – língua materna, língua estrangeira e literaturas. Importante registrar que este Curso surgiu de uma iniciativa dos professores da área de Letras da UNIPAMPA, preocupados com a dificuldade de acesso à formação continuada por parte dos professores que atuam nas redes de ensino da região. As decisões sobre o perfil do curso, bem como a montagem de sua grade curricular, foram feitas a partir de sondagem realizada com professores que atuam em escolas públicas e particulares da cidade de Bagé e de cidades da região.

7. Coordenação Coordenação Geral:

- Profa. Dr. Miriam Denise Kelm, 40 horas, DE.Profa. Adjunta do Curso de Letras da Unipampa, campus Bagé/RS, desde 24/06/2006. Formação em Letras, Especialização em Literatura Brasileira (1998), Mestrado e Doutorado em Linguística e Letras (PUCRS, 2006), com ênfase em Teoria da Literatura. Como docente, atuou no Ensino Básico em São Paulo e, em Porto Alegre, como professora-substituta no Depto. de Teoria Literária da UFRGS. Participa de grupos de pesquisa ligados à PUCRS (Núcleo de Estudos Lusófonos) e à UFPel (Literatura Comparada). Em Bagé, tem atuado junto à comunidade através de Projetos de Extensão, desenvolvidos sob a forma de minicursos nas Feiras do Livro e, atualmente, através da proposta em execução “Leituras Orientadas de Textos Dramáticos” (01/2009).

Comissão de Coordenação Adjunta

-Profa. Msc. Cláudia Camerini Corrêa Pérez, Bagé – 40 horas, DE (Informática)

- Profa. Dr. Márcia Dresch, Bagé - 40 horas, DE (Língua Portuguesa e Linguística) - Prof. Dr. Moacir Lopes de Camargos, Bagé - 40 horas, DE (Língua Espanhola e Literaturas em Língua Espanhola) - Prof. Msc. Raymundo Olioni, Bagé – 40 horas, DE (Língua Portuguesa e Linguística) - Profa. Msc. Taíse Simioni, Bagé – 40 horas, DE (Língua Portuguesa e Linguística) - Profa. Dr. Tatiana Lebedeff, Bagé – 40 horas, DE (Educação)

8. Período de realização, distribuição das disciplinas e número de horas/aula

Período de duração total do curso:

- Início: 25/09/2009 - Término: 22/12/2010 - Total de horas do curso: 384h - A distribuição das disciplinas considera aulas às sextas-feiras à noite e sábados pela manhã e tarde (4h/a cada turno). - Carga horária semanal: 12h/a.

Especialização em Letras

Proposta de disciplinas distribuídas em três núcleos: Núcleo Comum, Núcleo Específico e Núcleo Conclusivo. Núcleo Comum

VARIAÇÃO E ENSINO – 24hAQUISIÇÃO E DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM – 40h

5

CONTEXTOS DIGITAIS E ENSINO – 44h LEITURA E LETRAMENTO – 44hGRAMÁTICA E ENSINO – 44hLITERATURA: REVISÃO DE CONCEITOS E REFLEXÕES SOBRE O ENSINO – 40hPRÁTICAS METODOLÓGICAS EM LITERATURA – 24hSEMINÁRIOS DE ESTUDOS DE LINGUAGENS – 24hTotal de h/a: 284h

Núcleo Específico – Turma subdividida

SEMINÁRIO DE LÍNGUA E CULTURAS ANGLÓFONAS – 44hSEMINÁRIO DE LÍNGUA E CULTURAS HISPÂNICAS – 44hSEMINÁRIO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA - 44hTotal de h/a: 44h

Núcleo Conclusivo - Turma subdividida SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LÍNGUA MATERNA E LITERATURA – 28hSEMINÁRIO DE PESQUISA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA – 28hORIENTAÇÕES PARA A MONOGAFIA – 28hTotal de horas: 56h

Total de horas do curso: 384h*Previsão de Defesa Oral (25h, contabilizando 30min para cada aluno)

CRONOGRAMA DE DISTRIBUIÇÃO DAS DISCIPLINAS

2009 Núcleo Comum

Setembro – 01 semana (12h)Outubro – 5 semanas (60h)Novembro – 4 semanas (48h)Dezembro – 1 semana (12h) Total de h/a disponíveis: 132

Disciplinas:

- Variação e Ensino (intensiva, duas semanas, 24h) - Leitura e Letramento (44h) // - Literatura: Revisão de Conceitos e Reflexões sobre o Ensino (40h) – as disciplinas serão ministradas concomitantemente. - Seminários de Estudos de Linguagens (24h) - final de novembro e início de dezembro.

Total de h/a aproveitadas: 132

*As disciplinas podem ser compartilhadas por dois ou mais professores.

2010 Núcleo Comum

Março – 02 semanas (24h)Abril – 3 semanas (36h)

6

Maio – 4 semanas (48h)Junho – 4 semanas (44h) Total de h/a disponíveis: 152

Disciplinas:

- Contextos Digitais e Ensino (44h)- Gramática e Ensino (44h)- Práticas Metodológicas em Literatura (24h)- Aquisição e Distúrbios da Linguagem (40h)

Total de h/a aproveitadas: 152

*As disciplinas podem ser compartilhadas por dois ou mais professores.

Fim do Núcleo Comum _________________________________

Julho – Livre

* O aluno deverá entrar em contato com um prof. Orientador e elaborar uma proposta de projeto de monografia.

___________________________________

Núcleo Específico

Agosto – 4 semanas (48h) Total de h/a disponíveis: 48

Disciplinas: - Seminário de Língua e Culturas Anglófonas (44h)- Seminário de Língua e Culturas Hispânicas (44h)- Seminário de Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa (44h)

Total de h/a necessárias: 44

*A disciplina pode ser compartilhada por dois professores.

Fim do Núcleo Específico _________________________________

Núcleo Conclusivo

Setembro – 4 semanas (48h) Outubro – 01 semana (12h) Total de h/a disponíveis: 60

Disciplinas: - Seminário de Pesquisa em Língua Materna e Literatura (28h) - Seminário de Pesquisa em Língua Estrangeira (28h) - Orientações para a Monografia (28h) Total de h/a necessárias: 56

_________________________________

7

Entrega da Monografia: até final de Novembro.

Defesas: Dezembro.

Divulgação dos resultados: Dezembro/2010.

As aulas serão concentradas nos finais de semana, a partir da sexta-feira à noite, ficando os horários assim distribuídos:

NoitePrimeiro período: 18:50h até 19:40hSegundo período: 19:40h até 20:30hTerceiro período: 20:40h até 21:30hQuarto período: 21:30h até 22:20h

Nos sábados, as aulas ocorrerão nos períodos da manhã e da tarde:ManhãPrimeiro período: 07:50h até 08:40hSegundo período: 08:40h até 09:30hTerceiro período: 09:40h até 10:30h

Quarto período: 10:30h até 11:20h Tarde:

Primeiro período: 13:50h até 14:40hSegundo período: 14:40h até 15:30hTerceiro período: 15:40h até 16:30h

Quarto período: 16:30h até 17:20h

9. Ementas das Disciplinas e Re-ferências Biblio-gráficas

(Segue, no anexo 1, a grade de disci-plinas por núcleos)

Regime Didático:

O curso perfaz um total de 384 horas em disciplinas, distribuídas em três núcleos: Núcleo Comum (disciplinas básicas nas grandes áreas – Língua Portuguesa, Linguística, Literatura, Educação e Informá-tica); Núcleo Específico: (disciplinas das áreas de Línguas Estrangeiras e Língua Portuguesa) e Núcleo Conclusivo (disciplinas preparatórias à pesquisa e elaboração da Monografia). Esta carga horária deve ser totalizada em no máximo dois semestres. Quanto ao trabalho de conclusão, este deverá ser esboçado com orientação prévia já no mês de julho/2010, para que, nos dois meses seguintes, as disciplinas (Se-minário de Pesquisa e Orientações para a Monografia) possam instrumentalizar o discente de modo a auxiliá-lo na execução. Com o término das aulas, o aluno terá mais um mês e meio para concluir sua Monografia, apresentando-a até o final de Novembro. O trabalho de conclusão deve versar sobre um tema relacionado com a educação e as linguagens (Língua Portuguesa, Linguística, Literaturas Vernácu-las ou Línguas Estrangeiras Modernas).

Disciplinas do Núcleo Comum:Disciplina: VARIAÇÃO E ENSINO Carga horária: 24hEmenta:Gramática e Lingüística; norma padrão, variação dialetal e concepções de linguagem. A variação na escola.Bibliografia:BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação lingüística. São Paulo: Parábola, 2007. BARRETO, Rosangela, SIQUEIRA, Marta. Parâmetros curriculares nacionais. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000.BORTINI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora? São Paulo: Parábola, 2005.CALLOU, Dinah e LEITE, Yonne. Como falam os brasileiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São

8

Paulo: Cortez, 2005.SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 2000.

Disciplina: AQUISIÇÃO E DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM Carga horária: 40hEmenta: processo de aquisição da linguagem oral e escrita; padrões alterados dos processos de aquisição da linguagem oral e escrita. Análise psicogenética da alfabetização inicial. Possibilidades de atuação pedagógica frente às dificuldades de linguagem oral e escrita.

Bibliografia:FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua Escrita. Porto Alegre: Artmed, 2006.FERREIRO, Emilia e col. Relações de (in)dependência entre oralidade e escrita. Porto Alegre: Artmed, 2003.LAMPRECHT, R. R. ; BONILHA, Giovana Ferreira Gonçalves ; FREITAS, Gabriela Castro Menezes de; MATZENAUER, Carmen Lúcia Barreto ; MEZZOMO, Carolina Lisbôa; OLIVEIRA, Carolina Cardoso de; RIBAS, Letícia Pacheco (Orgs.). Aquisição fonológica do Português: perfil de desenvolvimento e subsídios para terapia. 1. ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2004. PÉREZ, Francisco Carvajal; GARCIA, Joaquín Ramos e cols. Ensinar ou aprender a ler e a escrever? Aspectos teóricos do processo de construção significativa, funcional e compartilhada do código escrito. Porto Alegre: Artmed, 2001.ZORZI, J. L. . Guia prático para ajudar crianças com dificuldades de aprendizagem: dislexia e outros distúrbios. 1. ed. Porto Alegre: Editora Melo, 2008. v. 1. 60 p. ZORZI, J. L. . Aprendizagem e distúrbios da leitura-Escrita: Aspectos clínicos e educionais. Porto Alegre-RS: Artmed, 2003.

Disciplina: CONTEXTOS DIGITAIS E ENSINO Carga horária: 44hEmenta:Técnicas de análise, projeto e implementação em hipermídia, privilegiando o aspecto educacional. Reflexão sobre o impacto das novas tecnologias nas práticas letradas e de ensino. Conscientização sobre como os avanços tecnológicos afetaram as formas de comunicação. Ênfase no computador como ferramenta complexa e a sua presença em diferentes situações do cotidiano e na utilização de ferramenta de autoria.

Bibliografia:ARAUJO, Júlio César & BIASI-RODRIGUES (orgs.). Interação na internet: novas formas de usar a linguagem. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. ARAUJO, Júlio César (org.). Internet & ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. ARAUJO, Júlio César & DIEB, Messias. Letramentos na Web: gêneros, interação e ensino. Fortaleza: Edições UFC, 2009. COSCARELLI, Carla & RIBEIRO, Ana Elisa (orgs.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2005. DIAS, Cláudia. Usabilidade na Web: criando portais mais acessíveis. Rio de Janeiro: Alta books, 2003. FERRARI, Pollyana (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas. São Paulo: Contexto, 2007. LEVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 2002. MARCUSCHI, Luiz Antônio & XAVIER, Antônio Carlos dos Santos (orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. SAN MARTÍN AFONSO, ÁNGEL (et al). Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: Artmed, 1998. SILVA, Ezequiel Theodoro da (coord.). A leitura nos oceanos da internet. São Paulo: Cortez, 2003. SILVA, Marco & SANTOS, Edméa. Avaliação da aprendizagem em educação online. São

9

Paulo: Loyola, 2006.

Disciplina: LEITURA E LETRAMENTO Carga horária: 44hEmenta:Leitura em diferentes perspectivas teóricas (Educação, Psicolingüística, Letramento, Lingüística Textual, Análise do Discurso e Semiótica). O trabalho com o texto em sala de aula – leitura, produção e avaliação.Bibliografia:LEFFA, Vilson J. Perspectivas no estudo da leitura: texto, leitor e interação social. In: LEFFA, Vilson J. & PEREIRA, Aracy E. (Orgs.). O ensino da leitura e produção textual: alternativas de renovação. Pelotas: EDUCAT, 1999. p. 13-37.KLEIMAN, Angela. Texto e leitor. Campinas, SP: Pontes, 2005. KLEIMAN, Angela. Letramento e formação do professor: práticas discursivas, representações e construções. São Paulo: Mercado de Letras, 2005.KOCH, Ingedore e ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.Revista Organon 23: O texto em perspectiva. Vol. 9, 1995.ORLANDI, E. P.; LAGAZZI, S. (orgs.). Discurso e textualidade. Campinas, SP: Pontes, 2006.SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

Disciplina: GRAMÁTICA E ENSINO Carga horária: 44hEmenta:Análise crítica das abordagens de gramática: limites e perspectiva. Princípios metodológicos para o trabalho com gramática.Bibliografia:BAGNO, Marcos. Português ou brasileiro? Um convite à pesquisa. São Paulo: Parábola, 2001.BECHARA, Evanildo. Ensino de gramática: opressão ou liberdade? São Paulo: Ática, 2007._____. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.GERALDI, João Wanderlei. Linguagem e ensino: exercícios de militância. São Paulo: Mercado de Letras, 1996.PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2007.NEVES, Maria Helena de Moura. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 2001._____. Que gramática estudar na escola? São Paulo: Contexto, 2003._____. Gramática de usos do português. São Paulo: UNESP, 2003.TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003.

Disciplina: LITERATURA: REVISÃO DE CONCEITOS E REFLEXÕES SOBRE O ENSINO

Carga horária: 40h

Ementa: Reflexões sobre as especificidades do texto literário, gêneros literários; a literatura na escola.

Bibliografia:

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 35.ed. São Paulo: Cultrix, 1997. COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2002. COELHO, Nelly Novaes. Dicionário crítico da literatura infantil e juvenil brasileira. São Paulo: IBEP Nacional, 2006. DOMíCIO, Proença Filho. A linguagem literária. São Paulo: Ática, 2008. Col. Princípios JOBIM, José L. (Org.). Introdução aos termos literários. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999. LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6ª. ed. São Paulo: Ática,

10

1999. MAGNANI, Maria do Rosário M. Leitura, literatura e escola. São Paulo: Martins Fontes, 2001. MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa. 35.ed. São Paulo: Cultrix, 2008. REIS, Carlos. O conhecimento da literatura. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. ROSING, Tania M.K. (Org.) Escola e leitura: velha crise, novas alternativas.. São Paulo: Global, 2009. SAMUEL, Rogel . (Org.) Novo manual de teoria literária. São Paulo: Vozes, 2006. SOARES, Angélica. Os gêneros literários. São Paulo: Ática, 2008. Col. Princípios ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. São Paulo: Objetiva: 2005

Bibliografia ficcional:LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. São Paulo: Globo, 2007. V.1 LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. São Paulo: Globo, 2007. V.2 PAIXÃO, Fernando et. al. Varal de poesia. São Paulo: Ática, 2003. PUCHEU, Alberto et. al. Poesia do dia: poetas de hoje para leitores de agora. São Paulo: Ática, 2008. RITER, Caio. Teiniaguá – A princesa moura encantada. São Paulo: Scipione, 2006. SHAKESPEARE, William. Romeu e Julieta. Trad. Renata Pallotini. São Paulo: Scipione, 2007. (Infanto-Juvenil) TUTIKIAN, Jane. Olhos azuis coração vermelho. São Paulo: Artes e Ofícios, 2005.

Disciplina: PRÁTICAS METODOLÓGICAS EM LITERATURA

Carga horária: 24h

Ementa: Elaboração e apresentação de projetos de ensino, tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio, dos diferentes gêneros textuais literários.

Bibliografia:AMADO, Jorge. Capitães da areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. AZEVEDO, Aluísio de. O cortiço. São Paulo: Moderna, 2007. BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola – como é e como se faz. São Paulo: Loyola, 1998. CAPARELLI, Sérgio. O duelo do Batman contra a MTV. Porto Alegre: L&PM, 2004. PRANDI, Reginaldo. Contos e lendas afro-brasileiras. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. SHAKESPEARE, William. Romeu e Julieta e Tito Andronico. São Paulo: Ediouro, 1997.

Disciplina: SEMINÁRIOS DE ESTUDOS DE LINGUAGENS Carga horária: 24hEmenta:Linguística na sala de aula; alfabetização e letramento; linguagens no contexto escolar; elaboração de materiais de ensino; os PCN’s de Língua Portuguesa.

OBS.: Por sua natureza (ciclo de palestras seguidos de debates com professores convidados), a disciplina não prevê bibliografia prévia, uma vez que os ministrantes trarão sugestões de acordo com os temas que desenvolverão.

Disciplinas do Núcleo Específico:Disciplina: SEMINÁRIO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Carga horária: 44h

Ementa:

11

Metodologias de ensino – gêneros orais e escritos; transposição didática; análise e produção de material didático; avaliação; o texto literário no ensino médio. Bibliografia:BEZERRA, Maria Auxiliadora. DIONÍSIO, Angela Paiva. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.BUNZEN, Clécio. Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006.GERALDI, João Wanderlei. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.NEVES, Maria Helena de Moura. Que gramática estudar na escola? São Paulo: Contexto, 2003.ROJO, Roxane. Modos de transposição dos PCNs às práticas de sala de aula: progressão curricular e projetos. In: ROJO, Roxane (Org.). A prática da linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. São Paulo: Mercado de Letras, 2002. p. 27-38.

Disciplina: SEMINÁRIO DE LÍNGUA E CULTURAS ANGLÓFONAS

Carga horária: 44h

Ementa: Revisão dos métodos e abordagens de ensino de língua estrangeira. Estratégias de aprendizagem. Reflexão sobre avaliação. Análise e criação de material didático de inglês para diferentes contextos de ensino/aprendizagem. A literatura estrangeira e sua conexão com outras artes: cinema, música, teatro, etc. A aplicabilidade atual do ensino de literatura estrangeira e sua relevância nos estudos culturais. A globalização e a cultura hegemônica. Reflexão sobre noções de espaço e tempo geográficos e cronológicos da atuação das Culturas Anglófonas na História [e na Atualidade].

Bibliografia:BROWN, H. D. Principles of language learning and teaching. 4th Ed. White Plains: Longman, 2000.BROWN, H. D. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. 2nd Ed. White Plains: Longman, 2001. Burgess, Anthony. English Literature. Harlow: Longman, 1990.Eliot, T. S. The Social Function of Poetry. On Poetry and Poets. London: Faber and Faber Ltd, 1969.ELLIS, R. The study of second language acquisition. Oxford: Oxford University, 1994. English Timeline. The Early 20th Century. The economy between the Wars - Depression 1918-39. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/history/timelines/england/ear20_economy_war_depression.shtml.17.03.2006.Foucault, Michel. The Order of Things. New York: Random House, Inc., 1994.HADLEY, A. O. Teaching language in context. 3rd Ed. Boston: Heinle & Heinle, 2001. Holman, C. Hugh. A Handbook to Literature. 3rd. Edition. Indianopolis: The Odyssey, 1978.James, J. (ed.) An Introduction to Film Studies. UK: Pontypridd College, 1996.Oxford, R. L. Language Learning Strategies: what every teacher should know. New York: Newbury House, 1990.Sanders, Andrew. The Short Oxford History of English Literature. Oxford: Oxford University, 1985.Sterling, Eric. The Movement Towards Subversion. The English History Play form Skelton to Shakespeare. Lanham, New York, London: University Press of America, Inc., 1996. Referências Bibliográficas Complementares:ALENCAR, E. S. de. Novas contribuições da psicologia aos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cortez, 1993.ARNOLD, Jane (Ed.). Affect in language learning. Cambridge: Cambridge University, 1999.Bloom, P. (Ed.). Language acquisition: core readings. Cambridge, MA: MIT, 1994.Bordwell, David, Thompson, Kristin. Film Art. Introduction. New York: The McGraw Hill Companies, Inc., 1996.Bret, Philip. Benjamin Britten. The Politics of a Musical Life. 1997. Disponível em: http://www.utexas.edu/cofa/music/erlmannseries/brettpap.htm

12

Coady, J., Huckin, T. (Eds.). Second-language vocabulary acquisition: a rational for pedagogy. Cambridge: Cambridge University, 1997.Dollimore, Jonathan. Political Shakespeare in Cultural Materialism. Manchester: Manchester University Press, 1994.Edley, Nigel, Wetherel, Margaret. Men in Perspective. Practice, Power and Identity. London, New York: Prentice Hall - Harvester Wheatsheaf, 1995.Ellis, R. Second language acquisition. Oxford: Oxford University, 1998.ELLIS, R. Understanding second language acquisition. Oxford: Oxford University, 1986.Figueiredo, F. (Org.) A aprendizagem colaborativa de línguas. Goiânia: UFG, 2006.FIGUEIREDO, F. J. Q. Aprendendo com os erros – uma perspectiva comunicativa de ensino de línguas. 2 ed. Goiânia: UFG, 2002.Gever, Marth et al. (Ed.) Queer Looks. Perspectives on Lesbian and Gay Film and Video. New York, London: Routledge, 1993.GIMENEZ, T. N. Learners becoming teachers: an exploratory study of beliefs held by prospective and practising EFL teachers in Brazil. Tese de Doutorado. Lancaster: Lancaster University, 1994.HALL, J. K. Methods for teaching foreign languages. Prentice Hall, 2001.JOHNSON, Keith. An introduction to foreign language learning and teaching. Pearson Education, 2001.KELLER, Tânia M. G. Aula de língua estrangeira: uma microbiologia das ações. Passo Fundo: UPF, 2004. LEMOS, C. T. G. de. Interacionismo e aquisição de linguagem. In: DELTA, vol. 2, no. 2, p.231-248, 1986.LIGHTBOWN, P., SPADA, N. How languages are learned. Oxford: Oxford University, 1999.Making the Modern World. Disponível em: www.makingthemodernworld.org.uk.) 2004Mast, Gerald et al. (Ed.). Film Theory and Criticism Introductory Readings. Fourth Edition. New York, Oxford: Oxford University, 1992.Mosse, George L. The Image of Man. The Creation of Modern Masculinity. New York, Oxford: Oxford University, 1996.MUSSALIM, F., BENTES, A. C. (Orgs.). Introdução à lingüística 2 – domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001, p.171-201. NUNAN, David. Second language teaching & learning. Heinle & Heinle, 1999.PINKER, Steven. O instinto da linguagem – como a mente cria a linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2002.PRABHU, N. S. Second language pedagogy. Oxford: Oxford University, 1987.RICHARDS, J. C., RODGERS, T. S. Approaches and methods in language teaching. 2nd Ed. Cambridge: Cambridge University, 2001. Shanley, Mary Lyndon. Feminism, Marriage, and the Law in Victorian England, 1850-1895. London: I.B. Tauris & Co. Ltd., 1989.Sinfield, Alan. Cultural Politics. Queer Reading. London: Routledge, 1994.Sinfield, Alan. Literature, Politics, and Cultural in Postwar Britain. Oxford: Blackwell; Berkeley: University of California , 1989.SMITH, Michael Sharwood. Second language learning: theoretical foundations. New York: Longman, 1994.TITONE, Renzo. Psicolingüística aplicada: introdução psicológica à didática das línguas. São Paulo: Summus Editorial, 1983.Widdowson, H. G. Explorations in Applied Linguistics 2. Oxford: Oxford University, 1984.Williams, Marion, Burden, Robert L. Psychology for language teachers: a social constructivist approach. Cambridge: Cambridge University, 1997.Títulos variados sobre linguística aplicada disponíveis em: http://www.oup.com/elt/catalogue/general/appling/?cc=br

Disciplina: SEMINÁRIO DE LÍNGUA E CULTURAS HISPÂNICAS

Carga horária: 44h

13

Ementa: Revisão dos métodos e abordagens de ensino de língua estrangeira. Estratégias de aprendizagem. Reflexão sobre avaliação. Análise de material didático de espanhol para educação básica. Questões de interlíngua e de políticas lingüísticas. Questões de cultura e literatura no contexto hispânico. Bibliografia:BAJTÍN, M. M. Estética de la creación verbal. Buenos Aires: Siglo XXI. BENÍTEZ, P., GELABERT, M. J., BUESO, I. Producción de materiales para la enseñanza de español. Madrid: Arco Libros. BRAVO GARCÍA, E. El español internacional. Madrid: Arcos Libros. CANDIDO, Antonio. Ensayos y comentarios. Campinas, SP: editora da unicamp. DURÃO, A. B. A. B. La interlengua. Madrid: Arco Libros. ELICHIRIGOITY, Teresinha (org.). Técnicas e jogos para aprendizagem de línguas na sala de aula. Pelotas: Educat. LEFFA, V. J. (org.). O professor de língua estrangeira: construindo a profissão. Pelotas: Educat. PIZARRO, Ana. América Latina: palavra, literatura e cultura. Campinas, SP: Editora da Unicamp. Volume 1 – isbn 85-85373-07-5, volume 2 – isbn 85-85373-09-1, volume 3. isbn 85-85373-10-5SIGNORINI, I. (org.). Língua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998.SIGNORINI, I. (org.). Lingüística Aplicada e transdisciplinaridade. Campinas, SP: Mercado de Letras. Referências Bibliográficas complementares:CESTERO MONCERA, A. M. Conversación y enseñanza de lenguas extranjeras. Madrid: Arcos Libros. CORACINI, Maria José & BERTOLDO, Ernesto Sérgio. O desejo da teoria e a contingência da prática – discurso sobre/na sala de aula. Campinas-SP: Mercado de Letras. ISBN 8575910094.CORACINI, Maria José. A celebração do outro – arquivo, memória e identidade. Campinas-SP: Mercado de Letras. ESPIGA, Jorge, ELIZAINCÌN, Adolfo (orgs.). Español y português: um (velho) novo mundo de fronteiras e contatos. Pelotas: Educat. GARCÍA SANTA-CECÍLIA, A. Cómo se diseña un curso de lengua extranjera. Madrid: Arco Libros. LACOSTE, Yves; RAJAGOPALAN, K. A geopolítica do inglês. São Paulo: Parábola, 2005. LEFFA, V. J. (org.) Produção de materiais: teoria e prática. Pelotas: Educar, 2008.LIMA, Diógenes Cândido de (org.). Ensino aprendizagem de língua inglesa: conversas com especialistas. São Paulo: Parábola, 2009. LÓPEZ GARCÍA, A. Comprensión del español. Madrid: Arco libros. MOITA LOPES, L. P. Oficina de lingüística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas, SP: Mercado de Letras. MORENO FERNÁNDEZ, F. Qué español enseñar. Madrid: Arco Libros. MOYSÉS, M. A. A. A institucionalização invisível: crianças que não aprendem na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras. ORTIZ, R. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 2000.SANTOS GARGALLO, I. Lingüística aplicada a la enseñanza del español como lengua extranjera. Madrid: Arco Libros. SEDYCIAS, J. (org.). Ensino de espanhol no Brasil. São Paulo: Parábola. SILVEIRA, M. I. M. Línguas estrangeiras: uma visão histórica das abordagens, métodos e técnicas de ensino. Maceió: Ed. Catavento, 1999.TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.XAVIER, A. & CORTEZ, S. (org.). Conversas com linguistas: virtudes e controvérsias da lingüística. São Paulo: Parábola.

14

Disciplinas do Núcleo Conclusivo:Disciplina: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LÍNGUA MATERNA E LITERATURA

Carga horária: 28h

Ementa:Escrita acadêmica; a elaboração de monografia na área de língua materna; orientações metodológicas. Bibliografia:ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2007. MACHADO, ANNA RACHEL et. al. Trabalhos de pesquisa: diários de leitura para a revisão bibliográfica. São Paulo: Parábola, 2007.SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

Disciplina: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

Carga horária: 28h

Ementa: Tipos de pesquisa em educação e ensino de língua estrangeira. Desenvolvimento de um projeto de pesquisa em letras. Estrutura e fases de um trabalho monográfico.

Bibliografia: Referências bibliográficas básicas: ALVES, A. J. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. In: Cadernos de Pesquisa, São Paulo (77): 53-61, maio 1991.ANDRÉ, Marlí Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.BORTONI-RICARDO. Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008. DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006. GERALDI, Corinta; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elizabeth (orgs.). Cartografias do trabalho docente – professor(a) pesquisador(a). Campinas-SP: Mercado de Letras. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996. LAVILLE, C. & DIONNE, J. A Construção do saber: manual de metodologia de pesquisa em ciências humanas. Editora da UFMG/ARTMED, 1999.LODER, Letícia Ludwig; JUNG, Neiva Maria (orgs.). Fala-em-interação social – introdução à análise da conversa etnometodológica. Campinas-SP: Mercado de Letras.MAGALHÃES, M.C. C. Etnografia colaborativa e desenvolvimento do professor. In: Trabalhos em Lingüística Aplicada, 23, 1994.THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez. Referências bibliográficas complementares: BOOTH, W.C., COLOMB, G.G. & WILLIAMS, J.M. A arte da pesquisa. Tradução de H.A.R. Monteiro. São Paulo: Martins Fontes, 2000.CAVALCANTI, M. C. & MOITA LOPES, L. P. Implementação de pesquisa na sala de aula de língua estrangeira. In: Trabalhos em Lingüística Aplicada, 17, 1991.CAVALCANTI, M. C. Metodologia de pesquisa em Linguística Aplicada. In: Anais do 1o. InPLA, 1990:41-48. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva. ISBN 8527300796. SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez.

OBS.: A disciplina SEMINÁRIOS DE ESTUDOS DE LINGUAGENS – 24h - constitui-se num Ciclo de Palestras, previsto para dois finais de semana, com professores convidados em todas as áreas abrangidas pelo Curso)

Conteúdos Programáticos:- Linguística na sala de aula;

15

- alfabetização e letramento;- linguagens no contexto escolar; - elaboração de materiais de ensino; - os PCN’s de Língua Portuguesa. Professores convidados:Profa. Dr. Cristiane Füzer (UFPel)Profa. Dr. Aline Manfrin (UF São Carlos)Prof. Dr. Pedro de Moraes Garcez (UFRGS)Prof. Dr. Larry Antonio Wizniewsky (UNIJUI)Profa. Dr. Christine Nicolaides (UFRGS)

Professores organizadores:Profa. Miriam D. KelmProf. Moacir Lopes de Camargos

10.Corpo Docente

Clara Dornelles (Língua Portuguesa)

Cláudia Camerini Corrêa Pérez(Informática)

Cristiane Lazzarotto Volcão (Língua Portuguesa e Linguística)

Eliége Della Justina (Letramento e Linguística)

Gelson P. da Silva(Língua Inglesa e Literaturas de L. Inglesa)

Márcia Dresch, (Língua Portuguesa e Linguística)

Miriam Denise Kelm (Teoria da Literatura)

Moacir Lopes de Camargos (Língua Espanhola e Literaturas em L. Espanhola)

Raymundo Olioni (Língua Portuguesa e Linguística)

Simone Silva Pires de Assumpção (Língua Inglesa)

Taíse Simioni (Língua Portuguesa e Linguística)

Tatiana Lebedeff (Educação)

Valesca Brasil Irala (Língua Espanhola e Linguística Aplicada)

Vera Lúcia Cardoso Medeiros (Literatura Brasileira)

Todos são professores da Unipampa/Bagé, com 40 horas em DE.

Obs. Os currículos profissionais dos professores do curso podem ser consultados em http://lattes.cnpq.br/

11. MetodologiaAs atividades do curso serão desenvolvidas através das seguintes metodologias:

Aulas expositivas e dialogadas, com explanação de conteúdos pelo professor ministrante, tendo como objetivos dar uma visão geral do tema a ser desenvolvido e atualizar conceitos teóricos.

Seminários e debates em sala de aula sobre determinados pontos do conteúdo, com a participação ativa dos alunos, considerando sua experiência cotidiana em sala de aula. Como objetivo, quer-se oportunizar o debate sobre os temas de estudo, aliando a experiência prévia ao conhecimento adquirido e/ou reformulado em sala de aula.

Aulas em laboratório de informática, com a utilização do computador e de softwares específicos em atividades práticas, com o objetivo de exercitar e aplicar conhecimentos de informática.

Estudos individuais e trabalhos em grupo, com a finalidade de proporcionar aos participantes o desenvolvimento da reflexão e o partilhamento de saberes a respeito dos conteúdos trabalhados.

16

Elaboração de Projetos de Ensino, com vistas à criação de hipóteses de trabalho com os conteúdos apreendidos, observando suas várias etapas e adequando os temas às diferentes faixas etárias. Tem-se em vista o reforço na adoção de uma postura primordial no trabalho docente: o planejamento e a preparação dos conteúdos, com maior garantia de obtenção dos resultados desejados.

Trabalho de conclusão de curso (Monografia): esta etapa configura a sedimentação do estudo realizado ao longo da execução das disciplinas. Além disso, procura desenvolver e certificar a autonomia do aluno em relação aos conteúdos e áreas de predileção. A Monografia representa, também, o exercício da capacidade investigativa, pois requer pesquisa bibliográfica, agregada à reflexão sobre a prática pedagógica, sua avaliação e possível remodelação e/ou atualização, a partir da situação de aprendizagem proporcionada pelo Curso de Especialização.

12. Atividades Complementares Participação em eventos:

O corpo docente incentivará a participação dos alunos em eventos regionais, nacionais e internacionais nas áreas contempladas pelo Curso de Especialização, bem como a apresentação de trabalhos científicos.

13. Tecnologia

O curso prevê utilização de recursos físicos para multimídia como os indicados a seguir:- Computadores pessoais, projetores data-show.- Programas computacionais com recursos educacionais e de pesquisa.

14. Infra-Estrutura Física Desejável

O curso deverá ser ministrado nos prédios ocupados pela Unipampa em Bagé. Ao longo do curso, serão necessárias as seguintes instalações, equipamentos e insumos:

1 sala de aula com 40 lugares, inicialmente, durante o Núcleo Comum (2009/02 e 2010/01); 3 salas de aula com 20 lugares cada, durante os Núcleos Específico e Conclusivo (2010/02).1 sala de secretaria;1 secretária, mesmo que compartilhada;2 microcomputadores com gravador de DVD;1 notebook com gravador de DVD;1 ramal telefônico,1 mural de avisos com chave;1 impressora multifuncional laser;1 impressora colorida jato de tinta;1 armário de aço com chave;2 salas para realização concomitante das entrevistas e, ao final, das orientações para a Monografia, com mesas de escritório e cadeiras;1 mesa de reuniões com 10 cadeiras;material bibliográfico, para cada disciplina, solicitado no Pregão 2009;recursos audiovisuais: 3 data-shows, 3 telas de projeção;uso compartilhado da Biblioteca, na sede da Unipampa Bagé, com a graduação;uso compartilhado do Laboratório de Desenho (1 micro para cada 2 alunos).Ainda: - Insumos básicos para uso diário: marcador para quadro branco, giz, folha A4, tonner, CD’s, pastas classificadoras, materiais de escritório diversos.- Recursos para a divulgação do Curso de Especialização, através de folderes, cartazes e anúncios em jornais locais das cidades abrangidas.- Recursos financeiros para transporte e diárias aos professores convidados que proferirão palestras na disciplina “Seminário de Estudos de Linguagens” (2009/02). Total de 04 palestrantes.

15. Vagas e Critérios de Seleção

Serão disponibilizadas 40 vagas.

17

Inscrição para SeleçãoAs inscrições ocorrerão na Secretaria dos Cursos, na sede da Unipampa/Bagé, dentro do

horário de funcionamento dos turnos manhã e tarde.Documentos necessários: formulário disponível no local de inscrição, onde deverá ser preenchido, fotocópias da carteira de identidade, currículo profissional documentado com fotocópias dos respectivos comprovantes; comprovante de pagamento da taxa de inscrição de R$ 50,00. Só serão aceitas as inscrições efetuadas pessoalmente ou por meio de procuração oficial.

A homologação das inscrições sairá após 2 dias úteis decorridos do encerramento das mesmas.

Critérios de SeleçãoA seleção será feita pelos professores que constituem a Comissão de Coordenação Adjunta do

curso, em duas etapas.

Primeiro critério: Análise de Currículo Profissional (CP), em que serão priorizados os candidatos que atuam nas áreas visadas, dentro da rede pública de ensino, sem nenhum curso de pós-graduação realizado. Segundo critério: Análise de Currículo Profissional (CP), em que serão priorizados os candidatos que atuam nas áreas visadas, dentro da rede pública de ensino, com curso de pós-graduação realizado em área afim.Terceiro critério: Análise de Currículo Profissional (CP), em que serão priorizados os candidatos que atuam nas áreas visadas, dentro da rede privada de ensino, sem curso de pós-graduação realizado.- Critério de desempate em caso de número maior de candidatos do que de vagas: a) professores efetivados através de concurso público;b) maior tempo de docência no ensino público;c) maior tempo de docência.

OBS.: Havendo vagas não-preenchidas, a Comissão de Coordenação Adjunta decidirá os casos que não se enquadram nos critérios acima.

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS PARCIAIS E DO RESULTADO FINAL DA SELEÇÃONa Secretaria dos Cursos, localizada na Sede da Unipampa/ Bagé e no site da Unipampa na

internet (www.unipampa.edu.br).

Datas importantes:

Junho: - 03/06/2009 – Apresentação e aprovação do Projeto de Especialização em Letras pelo Curso de Letras da Unipampa Bagé/RS - 17/06/2009 – Apresentação e submissão do Projeto de Especialização em Letras ao Conselho do Campus Bagé/RS - 18/06/2009 – Apresentação e submissão do Projeto de Especialização em Letras à Pró-Reitoria Adjunta de Pós-Graduação da Unipampa - 25/06/2009 – Apresentação e submissão do Projeto de Especialização em Letras ao CONSUNI (Conselho de Dirigentes da UNIPAMPA)

Agosto: - de 01/08/09 até 20/08/09: Período de divulgação do curso anterior às inscrições (rádios, jornais, escolas, etc.) - de 24/08/09 a 11/09/09: Período de Inscrições

Setembro: - 16/09/2009: Divulgação do Resultado Final da Seleção - 25/09/09: Início das aulas

16. Sistemas de

18

Avaliação A avaliação do aluno poderá ser efetuada utilizando os seguintes instrumentos, a serem escolhidos pelos docentes: provas escritas; participação em seminários; trabalhos teóricos e/ou práticos exigidos pelas disciplinas e leituras orientadas.

Será aprovado o aluno que obtiver conceito mínimo igual a 6,0 e freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) em cada disciplina. A reprovação em qualquer disciplina do curso implica o desligamento do aluno. Nesse caso, as disciplinas cursadas, nas quais o aluno obteve aprovação, poderão ser aproveitadas caso haja nova edição do curso.

A avaliação dos professores, da coordenação do curso, do atendimento administrativo e das instalações físicas será feita, a cada final de módulo, pelo corpo discente via um questionário proposto para tal fim.

17. Controle de Freqüência Serão exigidos 75% de presença obrigatória em todas as disciplinas pelo diário de classe do

professor da disciplina.

18. Trabalho de Conclusão O Trabalho de Conclusão do curso deverá atender a exigências diferenciadas, uma vez que sua

concepção se assenta na sua função prioritária: colaborar na efetivação de medidas que possam beneficiar o processo de ensino/aprendizagem em que os docentes (e alunos do curso) estão envolvidos.

Em primeiro lugar, tomar-se-á como ponto de partida a observação situacional do ambiente escolar e do modo pelo qual os conteúdos são trabalhados junto aos estudantes do Ensino Básico, nas escolas em que os docentes desenvolvem suas atividades.

Em segundo lugar, o Trabalho de Conclusão deverá conter uma proposta de alteração do status quo verificado, através da elaboração e proposição de um Projeto de Ensino, em qualquer uma das áreas de conhecimento trabalhadas ao longo do Curso de Especialização.

Em terceiro lugar, em seu corpo textual deverá ser realizada uma reflexão teórica bem fundamentada, levando-se em conta as contingências educacionais aferidas e a proposição do Projeto de Ensino, de forma a torná-lo consistente, eficaz e, ainda, bem amparado em termos bibliográficos.

Uma vez entregue, o mesmo será apresentado perante uma banca examinadora, composta do orientado e mais um professor, preferencialmente pertencente ao corpo docente da Unipampa.

Requisitos para Certificação: o aluno que obtiver aprovação em todas as disciplinas obrigatórias do curso e for aprovado no Trabalho de Conclusão de curso terá cumprido todas as exigências para receber o certificado de conclusão.

19. CertificaçãoA Universidade Federal do Pampa conferirá o Certificado, após o cumprimento da carga horária

e aprovação no Trabalho de Conclusão. O aluno receberá o Certificado com título de:

Especialista em Letras e Linguagens

Áreas de Conhecimento: Língua Portuguesa, Linguística, Literaturas Vernáculas e Línguas Estrangeiras Modernas

20. Indicadores de Desempenho - Número de alunos a serem formados na primeira turma: 40

- Índice médio de evasão admitido: 10%- Produção científica: meta mínima de vinte trabalhos originais de conclusão de curso a serem apresentados em eventos das áreas de concentração e/ou publicados em revistas de âmbito regional ou nacional.- Findo o curso, prevê-se a criação de um PROJETO DE ENSINO, envolvendo todas as áreas trabalhadas, com o objetivo maior de acompanhar os egressos do Curso de Especialização e observar os efeitos reais do aprendizado e atualização sobre a prática docente no meio escolar. O Projeto deverá ser uma das etapas para constituir um “laboratório de atendimento e acompanhamento”, oferecido pela Universidade em associação com a comunidade escolar.

19

20

ANEXO 1

Grade Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR E CORPO DOCENTE

CódigoNome da disciplina

h/aTotal

h/aTeoria

h/aPrática

Período NOME DO PROFESSOR Título

VARIAÇÃO E ENSINO24

1oPeríodo02/2009

Moacir L. Camargos Taíse Simioni

Dr.Msc.

LEITURA E LETRAMENTO44

1oPeríodo02/2009

Márcia Dresch Clara Dornelles Eliege Justina

Dr.Dr.

Msc.

LITERATURA: REVISÃO DE CONCEITOS E

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO

40 40 01oPeríodo02/2009

Miriam KelmVera Medeiros

Dr.Dr.

SEMINÁRIO DE ESTUDOS DE LINGUAGENS

24 16 081oPeríodo02/2009

Professores Convidados

Total do Núcleo Comum 132

CONTEXTOS DIGITAIS E ENSINO

442oPeríodo01/2010

Cláudia CameriniValesca Irala

Msc.Msc.

GRAMÁTICA E ENSINO44

2oPeríodo01/2010

Raymundo Olioni Msc.

AQUISIÇÃO E DISTÚRBIOS DA

LINGUAGEM40

2oPeríodo01/2010

Cristiane VolcãoTatiana Lebedeff

Msc.Dr.

PRÁTICAS METODOLÓGICAS EM

LITERATURA24 24

2oPeríodo01/2010

Miriam KelmVera Medeiros

Dr.Dr.

Total do Núcleo Comum 152Total Geral do Núcleo

Comum284

SEMINÁRIO DE LÍNGUA E CULTURAS ANGLÓFONAS

443oPeríodo02/2010

Gelson SilvaSimone Assumpção

Dr.Dr.

SEMINÁRIO DE LÍNGUA E CULTURAS HISPÂNICAS

443oPeríodo02/2010

Moacir CamargosValesca Irala

Dr.Msc.

21

CódigoNome da disciplina

h/aTotal

h/aTeoria

h/aPrática

Período NOME DO PROFESSOR Título

SEMINÁRIO DE ENSINO DE LÍNGUA

PORTUGUESA-LITERATURAS DE

LÍNGUA PORTUGUESA

443oPeríodo02/2010

Taíse SimioniClara Dornelles

Miriam KelmVera Medeiros

Msc.Dr.Dr.Dr.

Total do Núcleo Específico 44

SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LÍNGUA

ESTRANGEIRA

284oPeríodo02/2010

Gelson SilvaSimone AssumpçãoMoacir Camargos

Valesca Irala

Dr.Dr.Dr.

Msc.

SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LÍNGUA MATERNA E

LITERATURA

284oPeríodo02/2010

Clara DornellesMiriam KelmVera Medeiros

Dr.Dr.Dr.

ORIENTAÇÕES PARA A MONOGRAFIA

28 284oPeríodo02/2010

Professores Orientadores

Total do Núcleo Conclusivo 56

Total Geral 384Prevêem-se mais 25h para as defesas orais das monografias, contabilizando-se uma média de 30min

para cada candidato.

22

ANEXO 2

CÓPIA DA SONDAGEM FEITA COM OS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA E LÍNGUAS ESTRANGEIRAS DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE BAGÉ, E COM AS ESCOLAS ATENDIDAS PELA 13ª. COORDENADORIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO (DOM PEDRITO, ACEGUÁ, CAÇAPAVA DO SUL, LAVRAS DO SUL, CANDIOTA E HULHA NEGRA). A SONDAGEM FOI RESPONDIDA POR 145 PROFESSORES.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA – Campus Bagé, CURSOS DE LETRAS SONDAGEM / 2008

Finalidade: computar dados para proposta de Curso de Especialização em Letras /2009Retorno dos dados à Direção da Escola: Nome: ____________________________________________Formação (Curso, Instituição, Ano):_____________________________________________________________________________________________________________________________Pós-Graduação - Especialização: ( ) Sim ( ) Não Qual? __________________________________________Onde?________________________Área (s) de Interesse: ( ) Ensino de Língua Portuguesa ( ) Língua Estrangeira ( ) Literatura

Temas de preferência: Língua Portuguesa ( ) Educação ( ) Informática ( ) Literaturas de Língua Portuguesa ( ) Língua Inglesa ( ) Literaturas de Língua Inglesa ( ) Língua Espanhola ( ) Literaturas de Língua Espanhola ( )

Horários disponíveis:Noites da semana: ( ) todas ( ) algumas // sexta ( ) sábado ( )Períodos extras: Não ( ) Sim ( ) // Julho ( ) Janeiro ( ) Fevereiro ( ) Sobre Informática na Escola:Existe laboratório de Informática? Sim ( ) Não ( )Há quantos computadores na escola? _______Sistema: Windows ( ) Linux ( )Os computadores são usados para o ensino de língua estrangeira? Sim ( ) Não ( )E para pesquisas nas áreas de literatura e língua portuguesa? Sim ( ) Não ( ) ___________________________________________________________________________SUGESTÕES PARA CONSTRUIR UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO QUE ATENDA AOS INTERESSES E ÀS NECESSIDADES DOS DOCENTES DA REGIÃO:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

23