Fundações

4
LICEU DE ARTES E OFÍCIOS DE SÃO PAULO CURSO DE EDIFICAÇÕES 1º EDI B Beatriz Maia Perez - Nº03 Jaime Gonçalves Lopes Nº13 Rodrigo Stroeder Nº25 Thais Valsechi Nº30 TRABALHO DE MECÂNICA DOS SOLOS Métodos para a escolha do tipo de fundação São Paulo SP 23 de Novembro de 2011

Transcript of Fundações

Page 1: Fundações

LICEU DE ARTES E OFÍCIOS DE SÃO PAULO CURSO DE EDIFICAÇÕES

1º EDI B

Beatriz Maia Perez - Nº03 Jaime Gonçalves Lopes – Nº13

Rodrigo Stroeder – Nº25 Thais Valsechi – Nº30

TRABALHO DE MECÂNICA DOS SOLOS Métodos para a escolha do tipo de fundação

São Paulo – SP 23 de Novembro de 2011

Page 2: Fundações

INTRODUÇÃO

Existem vários métodos a partir dos quais é possível escolher a fundação certa para a construção de uma edificação. Uma vez que há diversas opções de fundações, cada uma escolhida de acordo com a infra-estrutura da obra (espaço disponível, disposição financeira, qualificação da mão-de-obra, tempo e etc.), é necessário analisar diversos fatores como a topografia da área, as características do solo (resistência e o nível do lençol freático, por exemplo), e até mesmo fazer um estudo sobre as construções vizinhas para determinar a fundação ideal.

Page 3: Fundações

MÉTODOS PARA A ESCOLHA DO TIPO DE FUNDAÇÃO Dentre os vários tipos de fundações existentes, sejam elas rasas ou profundas,

nenhuma se adequa a todos os casos. Existem diversas variáveis a serem escolhidas quando determina-se uma fundação para determinada edificação; tais variáveis são:

Características do solo O solo é composto de forma diferente em cada local, por isso é necessário estudos

para determinar as características naquele local e escolher uma fundação que se adapte a tais características.

- Profundidade da camada resistente: A profundidade da camada resistente influencia no tipo de fundação à ser adotado pois algumas fundações como as fundações rasas possuem limite de profundidade (no caso, o limite é de três metros).

- Nível do lençol freático: Algumas fundações não podem estar em contato com

a água, pois pode ocorrer a desagregação do concreto durante a execução, a oxidação (em estacas metálicas) ou o desgaste da madeira (em estacas de madeira), o que resultará em perda de resistência e problemas de alinhamento. Fundações como tubulão a ar comprimido (que possui camisa protetora e a pressão interna é maior do que a externa) podem ser executados mesmo abaixo do nível do lençol freático.

- Compressibilidade e resistência do solo: A resistência do solo define a

profundidade na qual será apoiada a fundação (de acordo com a tensão efetiva recebida por ela), portanto, define se é necessária uma fundação profunda ou rasa. Além disso, a capacidade de compressão de um solo influencia na escolha para evitar futuros danos como o recalque: Em algumas situações, uma fundação pode ser apoiada nas primeiras camadas do solo por estas serem resistentes. Porém, se a compressibilidade deste solo for alta, deve-se substituir a fundação rasa por outra mais profunda, a fim de evitar recalques ou deformações.

- Localização, tamanho e topografia do terreno: Dependendo da localização do

terreno fica inviável a descarga de certos materiais (como estacas de 12m) e a utilização de certos equipamentos necessários, como por exemplo os motores, responsáveis pela escavação em algumas fundações. O tamanho dos equipamentos empregados para a execução da fundação (relacionado com as dimensões do terreno) também influencia na escolha da fundação. O relevo, por sua vez, pode interferir na realização de fundações rasas, caso seja muito inclinado.

Vizinhança - Vibrações e Ruídos: Antes de escolher o tipo de fundação, deve-se realizar um

estudo das construções vizinhas com o objetivo de verificar a capacidade que estas têm de resistir às vibrações do solo. Esse estudo indica se a fundação escolhida poderá ou não causar vibrações no solo sem comprometer a estrutura ao redor. Além disso, é preciso estar atento aos horários permitidos para barulho na região; para locais em que o barulho é indesejado, a estaca Strauss, por exemplo, é uma boa opção por gerar baixos níveis de ruído.

Page 4: Fundações

Tipo de estrutura Dependendo da carga e das dimensões da edificação o posicionamento da

fundação pode variar. Em uma parte que encoste na divisa do terreno é necessário mecanismos para que a fundação não ultrapasse tal divisa, como é o caso da sapata alavancada; ou os blocos de fundação podem estar muito próximos compensando fazê-los contínuos, como é o caso da sapata corrida, ou então causando efeito de grupo em fundações profundas.

Custo Depois de eliminadas as fundações que não se aplicam aos tópicos anteriores em um determinado caso, analisam-se as restantes e escolhe-se a que oferecer melhor custo-benefício para a obra. A escolha depende da prioridade da obra em questão, ou seja, o prazo de execução, a segurança, a viabilidade da mão de obra dentre outros fatores.