Fundamentos Filosóficos...................................................................... Prof....

24
Fundamentos Filosóficos Fundamentos Filosóficos ................................................. ................................................. ..................... ..................... Prof. Ismar Dias de Matos Prof. Ismar Dias de Matos Belo Horizonte, 11 de setembro de 2007

Transcript of Fundamentos Filosóficos...................................................................... Prof....

Page 1: Fundamentos Filosóficos...................................................................... Prof. Ismar Dias de Matos Belo Horizonte, 11 de setembro.

Fundamentos FilosóficosFundamentos Filosóficos............................................................................................................................................

Prof. Ismar Dias de MatosProf. Ismar Dias de Matos

Belo Horizonte, 11 de setembro de 2007

Page 3: Fundamentos Filosóficos...................................................................... Prof. Ismar Dias de Matos Belo Horizonte, 11 de setembro.

O que é O que é FilosofiaFilosofia para para você? você?

Curiosidade:

é possível “pensar” numa posição incômoda como esta?

Page 5: Fundamentos Filosóficos...................................................................... Prof. Ismar Dias de Matos Belo Horizonte, 11 de setembro.

A Filosofia é fruto do A Filosofia é fruto do pensamento racional, pensamento racional, lógico.lógico.

O Pensador, de Auguste Rodin

Page 6: Fundamentos Filosóficos...................................................................... Prof. Ismar Dias de Matos Belo Horizonte, 11 de setembro.

Filosofar é perguntar “o que”, “como” e “por que”?

É perguntar pelos “motivos”, “razões” e “causas” de todas as coisas.

Page 7: Fundamentos Filosóficos...................................................................... Prof. Ismar Dias de Matos Belo Horizonte, 11 de setembro.

Vivendo, se aprende; mas o que se aprende, mais, é só a fazer outras maiores perguntas... Natureza da gente não cabe em nenhuma certeza. (João Guimarães Rosa: Grande Sertão:

Veredas, Rio de Janeiro: José Olympio, p. 312, 315).

Page 8: Fundamentos Filosóficos...................................................................... Prof. Ismar Dias de Matos Belo Horizonte, 11 de setembro.

• Filosofar não é dizer “eu acho que...” Isso é “Achologia”.

• Filosofar não é dizer: “Eu tenho a minha filosofia”.

• Filosofar não é “viajar” em pensamentos desconexos.

Page 9: Fundamentos Filosóficos...................................................................... Prof. Ismar Dias de Matos Belo Horizonte, 11 de setembro.

PhiloPhilo: : amizadeamizade..Sophia: Sophia: sabedoriasabedoria..

Filosofia é a amizade à SABEDORIA.

Page 10: Fundamentos Filosóficos...................................................................... Prof. Ismar Dias de Matos Belo Horizonte, 11 de setembro.

O FILÓSOFO é o eterno amigo, O FILÓSOFO é o eterno amigo, amante da Sabedoria.amante da Sabedoria.

• Sabedoria que é fruto da RAZÃO.

• Sabedoria: produto do raciocínio lógico.

• Sabedoria: algo que pode ser ensinado.

• Sabedoria: não é privilégio de “magos”.

• Sabedoria: busca o “porquê” de todas as coisas.

www.ismardiasdematos.com.br www.professorismar.blogspot.com

Page 12: Fundamentos Filosóficos...................................................................... Prof. Ismar Dias de Matos Belo Horizonte, 11 de setembro.

Símbolos da FilosofiaSímbolos da Filosofia

Coruja: Ave da deusa Minerva, deusa romana, que equivale à deusa Athena (grega).

Page 13: Fundamentos Filosóficos...................................................................... Prof. Ismar Dias de Matos Belo Horizonte, 11 de setembro.

• A A deusa Athenadeusa Athena é filha predileta do deus dos deuses, é filha predileta do deus dos deuses, Zeus, e da deusa Metis, cujo nome significa Zeus, e da deusa Metis, cujo nome significa "conselheira", e que indica a posse de uma sabedoria "conselheira", e que indica a posse de uma sabedoria prática. Athena não nasceu de parto normal.prática. Athena não nasceu de parto normal.

www.ismardiasdematos.com.br www.professorismar.blogspot.com

Page 14: Fundamentos Filosóficos...................................................................... Prof. Ismar Dias de Matos Belo Horizonte, 11 de setembro.

• Zeus engoliu a esposa Metis para se Zeus engoliu a esposa Metis para se safar do filho que, pensava ele, poderia safar do filho que, pensava ele, poderia destroná-lo, aliás como ele próprio fez destroná-lo, aliás como ele próprio fez com seu pai, Cronos. O nascimento de com seu pai, Cronos. O nascimento de Athena se dá de um modo especial: Athena se dá de um modo especial: após uma grande dor de cabeça, Zeus após uma grande dor de cabeça, Zeus teve sua fronte aberta por um de seus teve sua fronte aberta por um de seus filhos, e daí espirrou Athena, já forte e filhos, e daí espirrou Athena, já forte e grande.grande.

Page 15: Fundamentos Filosóficos...................................................................... Prof. Ismar Dias de Matos Belo Horizonte, 11 de setembro.

CorujaCoruja:: símbolo clássico da Filosofia. símbolo clássico da Filosofia. Movimento da coruja em 360°. Olhar para Movimento da coruja em 360°. Olhar para todos os ângulos representa a interação todos os ângulos representa a interação entre o objeto e o espectador. A Filosofia entre o objeto e o espectador. A Filosofia vê e une as partes e o todo. vê e une as partes e o todo.

Page 16: Fundamentos Filosóficos...................................................................... Prof. Ismar Dias de Matos Belo Horizonte, 11 de setembro.
Page 17: Fundamentos Filosóficos...................................................................... Prof. Ismar Dias de Matos Belo Horizonte, 11 de setembro.

Os pré- SocráticosFilósofos da Natureza (Physis): Cosmologia

Em busca de uma arque (arché): princípio universal

PERÍODO FILÓSOFO

640 - 548 a.C.  Tales de Mileto: a água como princípio

610 - 547  Anaximandro: o “apeíron” como princípio

588 - 524  Anaxímenes: o “ar” como princípio

570 - 490  Pitágoras: os “números” como princípio

540 - 470  Heráclito de Éfeso: filósofo do devir, do dinamismo (fogo)

530 - 460  Parmênides de Eléia: filósofo do “ser”

504 - ?  Zenão de Eléia: o movimento impossível. A dialética

499 - 428  Anaxágoras: homeomerias ou “sementes”

490 - 435  Empédocles: as quatro raízes: fogo, terra, água e ar.

475 - ?  Leucipo: o atomismo

481 - 411 Protágoras: o homem como medida de todas as coisas

Page 18: Fundamentos Filosóficos...................................................................... Prof. Ismar Dias de Matos Belo Horizonte, 11 de setembro.

Filósofos pré - SocráticosFilósofos pré - Socráticos

Pitágoras Tales de Mileto Heráclito

Page 19: Fundamentos Filosóficos...................................................................... Prof. Ismar Dias de Matos Belo Horizonte, 11 de setembro.

Sócrates (470-399 aC)Sócrates (470-399 aC)

Page 21: Fundamentos Filosóficos...................................................................... Prof. Ismar Dias de Matos Belo Horizonte, 11 de setembro.

Aristóteles, discípulo de Platão. (384-322 aC)

Page 22: Fundamentos Filosóficos...................................................................... Prof. Ismar Dias de Matos Belo Horizonte, 11 de setembro.

A “Grande Trindade” da Filosofia.

Sócrates – Platão – Aristóteles.

Page 23: Fundamentos Filosóficos...................................................................... Prof. Ismar Dias de Matos Belo Horizonte, 11 de setembro.

Escola de Atenas, pintura de Raphaelo Sanzio.

Page 24: Fundamentos Filosóficos...................................................................... Prof. Ismar Dias de Matos Belo Horizonte, 11 de setembro.

Contatos:Prof. Ismar Dias de Matos

Celular: (31) 9629-6854

Res.(31) 3482-8275

E-mail: [email protected]

Site:www.ismardiasdematos.com.br

Blog:www.professorismar.blogspot.com