Função e Organização do CTL na Igreja Local · PDF...

9

Click here to load reader

Transcript of Função e Organização do CTL na Igreja Local · PDF...

Page 1: Função e Organização do CTL na Igreja Local · PDF fileFunção e Organização do CTL na Igreja Local - Revisão 02 - Fevereiro 2007 Reprodução proibida por qualquer meio ou

Função e Organização do CTL na Igreja Local - Revisão 02 - Fevereiro 2007 Reprodução proibida por qualquer meio ou mídia, impressa ou eletrônica.

© 2006-2007 Associação Comunidade da Graça - Todos os direitos reservados Rua João Vieira Prioste, 778 - CEP 03429-000 - São Paulo-SP - Tel.: (11) 6190-2800 - www.cgbr.com.br

Função e Organização do CTL na Igreja Local

Page 2: Função e Organização do CTL na Igreja Local · PDF fileFunção e Organização do CTL na Igreja Local - Revisão 02 - Fevereiro 2007 Reprodução proibida por qualquer meio ou

Função e Organização do CTL 2 Comunidade da Graça

Índice

1. O que é o CTL? .......................................................................................... 3

2. Missão do CTL ........................................................................................... 3

3. Quais cursos são ministrados pelo CTL? 3

4. O que é o Trilho de Treinamento? ............................................................ 4Como funciona o trilho de treinamento? .............................................................. 4Fases do Trilho de Treinamento e Assuntos Ministrados 5

5. Funcionamento do CTL na igreja local ..................................................... 8Equipe ..................................................................................................................... 8Controle dos participantes .................................................................................... 8Preparação dos instrutores .................................................................................... 8

6. Abrangência regional e nacional do CTL 8

7. Considerações Finais .................................................................................. 9

8. Contato e Informações ............................................................................. 9

Page 3: Função e Organização do CTL na Igreja Local · PDF fileFunção e Organização do CTL na Igreja Local - Revisão 02 - Fevereiro 2007 Reprodução proibida por qualquer meio ou

Função e Organização do CTL 3 Comunidade da Graça

Função e Organização do CTL na Igreja Local

1. O que é o CTL?

O CTL - Centro de Treinamento em Liderança não é um curso para preparar líderes de GCEM, nem um material que ensinamos na igreja local. No passado, já pensamos assim.

Dentro da visão bíblica de aperfeiçoar os santos para a obra do ministério (Efésios 4:11-16), o CTL ocupa a função de servir a igreja local ensinando e treinando desde os membros até aos pastores e líderes.

O CTL - Centro de Treinamento em Liderança, é o órgão da igreja local cujas responsabilidades são:

1. Gerenciar a ministração dos cursos do Tri-lho de Treinamento IDE para os membros da igreja local.

O CTL não apenas ministra os cursos para formar dirigentes de GCEM. Ele também faz o acompa-nhamento de como está sendo ministrado todos os materiais do trilho IDE, desde a integração. Porque, para alguém fazer o programa de for-mação de líderes de GCEM, ele deve primeiro ter passado pelos cursos das etapas I e D.

2. Treinar líderes para a igreja local (novos e reciclagem dos antigos).

O CTL ministra os programas de treinamento para a formação de líderes de GCEM (e outros) para a igreja local. Também pode criar progra-mas de reciclagem para os antigos líderes.

3. Formar instrutores para ministração dos pró-prios cursos do CTL.

O CTL também forma instrutores para minis-trar os cursos e materiais de ensino do trilho de treinamento. Por exemplo, ele forma instrutores para ministrar Encontro Bem-Vindo, o livreto Formando Discípulos, os cursos dos Volumes 1, 2 e 3 do programa de formação de líderes de GCEM, e assim por diante.

2. Missão do CTL

Capacitar cristãos a desenvolver um estilo de vida baseado na Palavra de Deus e cheio do Espírito Santo, crescendo na vida espiritual, pessoal, fami-liar e profissional, desenvolvendo seus dons e talen-tos para servir no Reino de Deus.

3. Quais cursos são ministra-dos pelo CTL?

O CTL ministra:

As apostilas do trilho de treinamento IDE.

Programas de treinamento para líderes da igreja local. Por exemplo: formação de diri-gentes de GCEM, formação de instrutores para o CTL, treinamento para secretários e tesoureiros das comunidades, e outros em desenvolvimento.

Programas especiais para reciclagem de líde-res, conforme a necessidade da igreja local. Esses programas são um conjunto de cursos que são organizados para reciclar ou retreinar líderes.

1.

2.

3.

Page 4: Função e Organização do CTL na Igreja Local · PDF fileFunção e Organização do CTL na Igreja Local - Revisão 02 - Fevereiro 2007 Reprodução proibida por qualquer meio ou

Função e Organização do CTL 4 Comunidade da Graça

4. O que é o Trilho de Treina-mento?

O trilho de treinamento é uma seqüência de cur-sos, encontros e palestras, que são ministrados aos membros a partir do momento em que entram na igreja local.

O trilho de treinamento está associado ao nosso modelo de formação de discípulos, chamado IDE - Integrar, Desenvolver e Enviar.

O IDE é uma estratégia para cumprirmos nossa vi-são, que é fazer de cada membro um discípulo ma-duro em Cristo.

Essa estratégia envolve RELACIONAMENTO de DIS-CIPULADO e muita ORAÇÃO, mas existe também a parte de ensino e treinamento.

Em cada fase do IDE nós temos diversas apostilas e cursos pelos quais o novo convertido passa, e vai sendo edificado em sua vida cristã, até ser prepara-do para ser um líder e também ensinar a outros.

O programa segue uma seqüência e um caminho definido, por isso se chama Trilho de Treinamento.

O CTL coordena e acompanha o que está sendo ensinado a cada membro da igreja, através destas apostilas e cursos.

Para mais informações sobre a visão e o modelo IDE consulte a apostila Visão da Comunidade da Gra-ça.

Apostila do aluno e do instrutor, com CDs e DVDs de apoio

Como funciona o trilho de trei-namento?O trilho de treinamento está dividido em três fases, conforme nosso modelo de formação de um discí-pulo.

Em cada fase o membro participa de cursos, encon-tros e treinamentos, visando seu desenvolvimento e crescimento.

Para facilitar este processo foram desenvolvidos materiais de treinamento, que são basicamente a apostila do participante e o Manual do Ins-trutor.

O manual do instrutor contém:

Apostila do participante com as respostas;

Orientações para ministrar o conteúdo;

DVD com imagens, slides e filmes, conforme a necessidade.

Opcionalmente pode conter CDs de áudio ou DVDs com o conteúdo das ministrações.

É importante observar que o PONTO MAIS IMPOR-TANTE do modelo de formação de discípulos não são os cursos, apostilas ou atividades, ma o RELA-CIONAMENTO DE DISCIPULADO com um cristão mais maduro. Sem esse relacionamento, o discípulo não saberá como APLICAR NA PRÁTICA, EM SUA VIDA, o que está aprendendo com as apostilas e cursos.

Page 5: Função e Organização do CTL na Igreja Local · PDF fileFunção e Organização do CTL na Igreja Local - Revisão 02 - Fevereiro 2007 Reprodução proibida por qualquer meio ou

Função e Organização do CTL � Comunidade da Graça

Etapa: I - Integrar

ObjetivoContribuir para fortalecer a fé do novo convertido e levá-lo a uma experiência real com Cristo, ser batizado nas águas e no Espírito Santo. Ensinar os funda-mentos (doutrinas básicas) da vida cristã.

Assuntos abordados:

Novo nascimentoLibertação do pecado e maldiçõesLibertação das culpas e traumas do passadoComo orar, Como ofertar, Como ler a Palavra, e outras doutrinas básicas da vida cristãBatismo nas águasBatismo no Espírito SantoVisão da Comunidade da Graça

Recursos disponíveis:

Apostilas:

Livreto Bem-Vindo à FamíliaEncontro Bem-Vindo à FamíliaVisão da Comunidade da GraçaA igreja-família Formando Discípulos

Manuais do instrutorDVD com recursos audiovisuais (slides, imagens, filmes).

••••

Fases do Trilho de Treinamento e Assuntos Ministrados

As tabelas a seguir mostram um resumo do que é ministrado a cada fase do trilho de treinamento.

É importante observar que o Trilho de Treinamento está sempre em aperfeiçoamento, e os cursos e apos-tilas são revisados, e novos cursos serão adicionados.

Page 6: Função e Organização do CTL na Igreja Local · PDF fileFunção e Organização do CTL na Igreja Local - Revisão 02 - Fevereiro 2007 Reprodução proibida por qualquer meio ou

Função e Organização do CTL 6 Comunidade da Graça

Etapa: D - Desenvolver

ObjetivoEdificar a vida do novo cristão, ensinando-o como viver de acordo com os princípios da Palavra de Deus nas diversas áreas da vida: namoro, noivado, casamento, finanças, educação de filhos, etc.

Assuntos abordados:

Como administrar suas finanças de acordo com a Palavra de DeusPrincípios de fé e prosperidade no reino de DeusRelacionamento conjugal - como ficar casado por toda a vidaVisão bíblica do namoroNoivadoEducação de filhosO papel da mulher O papel do homemComo solucionar conflitos no casamentoRelacionamento com os filhosComo ser uma pessoa de oraçãoOutros (consultar apostila específica)

Recursos disponíveis:

Apostilas:Fé e finançasNamoroNoivadoRelacionamento ConjugalEducação de filhosMulheres que fazem a diferençaSemeando em oração

Manuais do instrutor (não estão disponíveis para todas as apostilas)DVD com recursos audiovisuais

•••••••

Page 7: Função e Organização do CTL na Igreja Local · PDF fileFunção e Organização do CTL na Igreja Local - Revisão 02 - Fevereiro 2007 Reprodução proibida por qualquer meio ou

Função e Organização do CTL 7 Comunidade da Graça

Etapa: E - Enviar

Objetivo:

Treinar líderes para atuarem ativamente na integração e edificação das pessoas na igreja local, dentro da visão da Comunidade da Graça.Envolve primariamente treinar para ser um líder de grupos (dirigente, super-visor).

Assuntos abordados:

Como ser um líder que tem intimidade com DeusSalvação e novo nascimentoViver uma vida cheia do Espírito SantoComo ter uma vida devocionalComo gerenciar as prioridades e o tempoAconselhamento pastoralRelacionamentos pessoais - como desenvolver e resolver conflitosAção socialEvangelismo e integraçãoFormação de líderes e discipuladoVisão, modelo e trilho de treinamento da Comunidade da GraçaComo liderar um GCEM.

Cursos e Programas de Treinamento:

Programa de Treinamento para Dirigentes de GCEM, composto por três volu-mes, num total de 13 cursos.

CTL Volume 1CTL Volume 2CTL Volume 3

Manuais do instrutorDVDs com recursos audiovisuais: slides e filmes.

•••

Atualmente, na fase E - ENVIAR, temos apenas um programa de treinamento desenvolvido: o Programa de Formação de Dirigentes de GCEM, mostrado acima pelos volumes 1, 2 e 3. Estes três volumes contém vários cursos (vide detalhamento a seguir).

Antigamente quando se dizia CTL fazia-se referên-cia apenas a este conjunto de cursos (chamados antigamente de matérias). Estamos ampliando o conceito do CTL, deixando claro que ele é o órgão da igreja local responsável por coordenar a minis-

tração de todo o trilho de treinamento, do novo convertido até ele se tornar um líder.

Novos programas de treinamento serão desenvol-vidos, para atender a outras áreas da igreja local, tais como: administração da igreja local, ministro de louvor, diáconos e cooperadores, professores de crianças, líderes de jovens e adolescentes, pastores auxiliares, etc.

Page 8: Função e Organização do CTL na Igreja Local · PDF fileFunção e Organização do CTL na Igreja Local - Revisão 02 - Fevereiro 2007 Reprodução proibida por qualquer meio ou

Função e Organização do CTL 8 Comunidade da Graça

5. Funcionamento do CTL na igreja local

Equipe

No contexto da igreja local, portanto, o CTL cuida não apenas de ministrar os cursos para formar lí-deres de GCEM. Ele também cuida para que todos tenham a possibilidade de passar por todas as fases do Trilho de Treinamento.

O CTL precisa, portanto, de uma equipe, que deve ser composta por, pelo menos:

Coordenador: quem vai supervisionar e dar satisfação ao pastor titular sobre todas as atividades do CTL. Também vai fazer a conexão entre os partici-pantes do programa de formação de dirigen-tes e seus supervisores, garantindo que ele vai aplicar na prática o que está aprendendo.

Secretário: quem vai cuidar de comprar e distribuir os materiais, agendar os cursos, ma-tricular os alunos, preparar as salas, receber os trabalhos, elaborar e registrar a lista de chamada, etc.

Instrutores: aqueles que vão ministrar os cursos. Os instrutores devem ter participado do curso que vão ministrar e treinados no mé-todo e no material utilizado.

Conforme o tamanho da igreja local, a equipe pode ser maior.

Controle dos participantes

Para seu funcionamento adequado, o CTL deve ter um cadastro de todos os que participam dos cur-sos, desde o trilho I - Integração. Na medida em que as pessoas fazemos cursos e participam dos en-contros, vai-se efetuando o registro dos cursos.Um método simples é ter uma ficha para cada par-ticipante, e nela registrar os cursos que a pessoa já realizou desde que está na comunidade local.

Podem ser utilizados também registros eletrônicos, em planilhas e banco de dados.

Preparação dos instrutores

A Associação Comunidade da Graça possui um cur-so para preparar os instrutores para utilizar o mate-rial de treinamento novo.

Embora o material didático com o manual do ins-trutor esteja mais completo, é importante que os instrutores participem de aulas práticas para apren-der o método.

O objetivo deste curso, portanto, é ensinar aos ins-trutores técnicas metodológicas para melhor expor os conteúdos, dentro de uma metodologia moder-na que vai privilegiar a aplicação prática do conte-údo.

Para maiores detalhes, contate seu supervisor regio-nal.

6. Abrangência regional e na-cional do CTL

O CTL é um órgão que não existe somente no con-texto da igreja local. Ele pode ser organizado a nível regional e nacional.

Para atingir seus objetivos, a Comunidade da Graça está organizando programas de treinamento a nível regional e nacional, que incluirão:

Formação de pastores titulares e auxiliares;

Treinamento de secretários e tesoureiros para as comunidades locais;

Treinamento de supervisores regionais;

Formação de dirigentes de louvor.

Formação de professores de crianças para es-cola dominical;

Cursos específicos e/ou de reciclagem, para outras áreas da igreja, envolvendo ação so-cial, política, ministérios por faixa etária, etc.

Trata-se de um projeto de longo prazo, que será desenvolvido no decorrer dos próximos anos, con-forme a direção do Senhor e o progresso dos cursos já em andamento.

Page 9: Função e Organização do CTL na Igreja Local · PDF fileFunção e Organização do CTL na Igreja Local - Revisão 02 - Fevereiro 2007 Reprodução proibida por qualquer meio ou

Função e Organização do CTL 9 Comunidade da Graça

7. Considerações Finais

As atividades do CTL são mais do que apenas ensino e treinamento, mais do que apostilas e manuais.

Trata-se da formação de vidas, e vidas não podem ser construídas por materiais de treinamento, ape-nas por outras vidas.

Jesus dedicou sua vida a formar seus discípulos - ele não possuía recursos audiovisuais, computadores, DVDs, apostilas, nem mesmo a bíblia impressa, coi-sas tão comuns nos dias de hoje.

Mas Jesus também disse que nós faríamos as obras que ele fez, e faríamos maiores do que essas. E não significava apenas nos milagres, mas que nós terí-amos a oportunidade, os recursos e a capacidade, dada pelo Espírito, de atingir muito mais vidas, em muitos outros lugares, em menos tempo, porque a Sua vinda se aproxima.

Por isso, a oração, a direção do Espírito Santo e o discipulado de CADA UM que participa do trilho de treinamento é o fator mais importante. Não pode-mos reduzir a graça de Deus a um método ou estra-tégia. Ela não cabe em qualquer estrutura humana, porque a graça é algo divino e imensurável.

Que a graça do Senhor esteja com você na aplica-ção das idéias e orientações aqui sugeridas, e que o Espírito Santo o guie mediante a oração, a Palavra e a contínua busca Dele!

8. Contato e Informações

Associação Comunidade da GraçaR. João Vieira Priosti, 80403429-000 • São Paulo/SP(11) 6190-2800

Contato:Cézar [email protected]@uol.com.br