G1 - Entenda Como a Geração de Energia Elétrica Afeta o Meio Ambiente - Notícias Em Ciência e...

6
26/03/2011 08h25 Atualizado em 26/03/2011 09h09 Entenda como a geração de energia elétrica afeta o meio ambiente Cada tecnologia tem um impacto diferente sobre a natureza. Custos e viabilidade também devem ser levados em conta na comparação. Lucas Frasão, Mário Barra e Tadeu Meniconi Do G1, em São Paulo imprimir Entre 20h30 e 21h30 deste sábado, será realizada a Hora do Planeta. Por 60 minutos, milhares de pessoas devem apagar as luzes, num evento promovido pela organização ambientalista WWF . A ideia do ato simbólico é demonstrar a preocupação com o aquecimento global. A geração de energia elétrica sempre provoca algum efeito na natureza, mas cada processo tem suas particularidades. O G1 procurou especialistas para explicar quais as vantagens e desvantagens dos principais tipos de usinas disponíveis, levando em conta não só a questão ambiental, mas também os custos e a viabilidade de cada técnica. Tipo de usina Vantagens Desvantagens Hidroelétrica Emissão de gases causadores do efeito estufa muito baixa Baixo custo Impacto social e ambiental do represamento do rio Dependência (limitada) das condições climáticas Termoelétrica a carvão Baixo custo de construção e combustível Alta produtividade Independência das condições climáticas Emissão de gases de efeito estufa muito alta (é a que mais emite) Poluição local do ar com elementos que causam chuva ácida e afetam a respiração Termoelétrica a gás natural Baixo custo de construção Independência das condições climáticas Baixa poluição local (comparada à termoelétrica a carvão) Emissão de gases de efeito estufa alta (menor que a do carvão, porém significativa) Custo de combustível muito oscilante (atrelado ao petróleo) Termoelétrica a biomassa Baixo custo de construção e combustível Emissão de gases de efeito estufa praticamente se anula (o ciclo do carbono fica perto de ser fechado) Independência das condições climáticas Disputa do espaço do solo com a produção de alimentos Caso haja desmatamentos para o cultivo, cria um novo problema ambiental Nuclear

description

G1 - Entenda Como a Geração de Energia Elétrica Afeta o Meio Ambiente - Notícias Em Ciência e Saúde

Transcript of G1 - Entenda Como a Geração de Energia Elétrica Afeta o Meio Ambiente - Notícias Em Ciência e...

  • 06/04/2015 G1EntendacomoageraodeenergiaeltricaafetaomeioambientenotciasemCinciaeSade

    http://g1.globo.com/cienciaesaude/noticia/2011/03/entendacomogeracaodeenergiaeletricaafetaomeioambiente.html 1/6

    26/03/201108h25Atualizadoem26/03/201109h09

    EntendacomoageraodeenergiaeltricaafetaomeioambienteCadatecnologiatemumimpactodiferentesobreanatureza.Custoseviabilidadetambmdevemserlevadosemcontanacomparao.

    LucasFraso,MrioBarraeTadeuMeniconiDoG1,emSoPaulo

    imprimir

    Entre20h30e21h30destesbado,serrealizadaaHoradoPlaneta.Por60minutos,milharesdepessoasdevemapagarasluzes,numeventopromovidopelaorganizaoambientalistaWWF.Aideiadoatosimblicodemonstrarapreocupaocomoaquecimentoglobal.

    Ageraodeenergiaeltricasempreprovocaalgumefeitonanatureza,mascadaprocessotemsuasparticularidades.OG1procurouespecialistasparaexplicarquaisasvantagensedesvantagensdosprincipaistiposdeusinasdisponveis,levandoemcontanosaquestoambiental,mastambmoscustoseaviabilidadedecadatcnica.

    Tipodeusina Vantagens Desvantagens

    Hidroeltrica

    Emissodegasescausadoresdoefeitoestufamuitobaixa

    Baixocusto

    Impactosocialeambientaldorepresamentodorio

    Dependncia(limitada)dascondiesclimticas

    Termoeltricaacarvo

    Baixocustodeconstruoecombustvel

    Altaprodutividade

    Independnciadascondiesclimticas

    Emissodegasesdeefeitoestufamuitoalta(aquemaisemite)

    Poluiolocaldoarcomelementosquecausamchuvacidaeafetamarespirao

    Termoeltricaagsnatural

    Baixocustodeconstruo

    Independnciadascondiesclimticas

    Baixapoluiolocal(comparadatermoeltricaacarvo)

    Emissodegasesdeefeitoestufaalta(menorqueadocarvo,pormsignificativa)

    Custodecombustvelmuitooscilante(atreladoaopetrleo)

    Termoeltricaabiomassa Baixocustodeconstruoecombustvel

    Emissodegasesdeefeitoestufapraticamenteseanula(ociclodocarbonoficapertodeserfechado)

    Independnciadascondiesclimticas

    Disputadoespaodosolocomaproduodealimentos

    Casohajadesmatamentosparaocultivo,criaumnovoproblemaambiental

    Nuclear

  • 06/04/2015 G1EntendacomoageraodeenergiaeltricaafetaomeioambientenotciasemCinciaeSade

    http://g1.globo.com/cienciaesaude/noticia/2011/03/entendacomogeracaodeenergiaeletricaafetaomeioambiente.html 2/6

    Emissodegasesdeefeitoestufapraticamenteinexistente

    Altaprodutividade

    Independnciadascondiesclimticas

    Altocusto(exigeinvestimentosemsegurana)

    Produoderejeitosradioativos

    Riscodeacidentes(aprobabilidadebaixa,masosefeitossogravssimos)

    Elica

    Emissodegasesdeefeitoestufapraticamenteinexistente

    Impactoambientalmnimo

    Baixaprodutividade

    Dependnciadascondiesclimticas

    Poluiovisual

    Fotovoltaica

    Baixoimpactoambiental

    Altocusto

    Baixaprodutividade

    HidroeltricaMaisde80%daenergiageradanoBrasilvemdeusinashidroeltricas.Essaenergiageradapelacorrentezadosrios,quefazgirarturbinasinstaladasemquedasdgua.Demodogeral,atecnologiaconsideradalimpa,umavezquepraticamentenoemitegasesdeefeitoestufa,quefortalecemoaquecimentoglobal.

    Ograndeproblemaambientaletambmsocialcausadopelashidroeltricasanecessidadederepresarosrios.Vastasregiessoalagadas,oqueprovocanosaretiradadaspopulaeshumanasdolocal,comoalteraesnoecossistema.

    Porcontadisso,projetosdeusinasparaoNortedoBrasilcomoapolmicaobradeBeloMontepreveemreservatriosmenores.Contudo,issotornaageraomaisdependentedovolumedeguae,portanto,exigequehajaoutrasfontesdeenergiaparagarantiroabastecimentoconstante.

    UsinahidroeltricadeItaipu,nafronteiraentreBrasileParaguai(Foto:AP)

    ElicaAgrandedependnciadoclimatambmumproblemadasusinaselicasnasquaisoventomovehlicesqueacionamturbinas.Estaalternativanopodeserusadasozinha,precisoquehajaumsistemaparacomplementla,masfazsucessoporserecologicamentecorreta.energiademaisbaixaemissodegsdeefeitoestufa,afirmaRicardoBaitelo,coordenadordacampanhadeClimaeEnergiadaorganizao

  • 06/04/2015 G1EntendacomoageraodeenergiaeltricaafetaomeioambientenotciasemCinciaeSade

    http://g1.globo.com/cienciaesaude/noticia/2011/03/entendacomogeracaodeenergiaeletricaafetaomeioambiente.html 3/6

    ambientalistaGreenpeace.

    Umaalternativafazercomqueelicasehidroeltricassecompletem.NoNordeste,osventossoprammaisfortejustamentenapocamaisseca,exemplificaMauricioTolmasquim,presidentedaEmpresadePesquisaEnergtica(EPE),empresapblicavinculadaaoMinistriodeMinaseEnergia.

    Esseotipodeusinaquemaiscrescenomundo.aboladavezmesmo,dizRobertoSchaeffer,professordeplanejamentoenergticodapsgraduaoemengenhariadaUFRJ.Porissomesmo,ocustovemcaindo.

    Contudo,nomuitopotente,eprecisoinstalarvriasusinasladoaladoparaseobterbonsresultados.NaEuropa,jhcomunidadesquereclamamdapoluiovisual,queprejudicaoturismo,relatamSchaeffereTolmasquim.

    ParqueelicodeOsrio,noRioGrandedoSul(Foto:BernardoFiusa/Divulgao)

    TermoeltricaAsusinastermoeltricassootipomaiscomumdomundo.Nela,queimadoumcombustvelcarvoegsnaturalsoosmaisusadosparafervergua.Ovaporgiraumaturbinaeassimgeraenergia.Soimprescindveis,acreditaJosManuelDiazFrancisco,coordenadordecomunicaoeseguranadaEletronuclear,subsidiriadaEletrobrs.Sousinasmaisbaratas,comtecnologiaconsolidadaepossuemavantagemdegarantirumsuprimentodeenergiaquenodependedascondies,completa.

    Oprocessodequeimadagua,noentanto,trazumefeitoindesejado.Temospioresimpactosambientaisemtermosdeemissodegasesdeefeitoestufaepoluiodoar,afirmaBaitelo,doGreenpeace.

    Temospioresimpactosambientaisemtermosdeemissodegasesdeefeitoestufaepoluiodoar"RicardoBaitelo,doGreenpeace

    Astermoeltricasacarvorespondempormaisde40%daproduomundialdeenergiaasmovidasagsocupamosegundolugarnalista,comcercade21%.Entreosdois,ocarvomaisbarato,pormpoluimais.Almdeemitirmaisgscarbnicoresponsvelpeloaquecimentoglobal,causapoluiolocal,emitindosubstnciascomoenxofreexidonitroso,queafetamarespirao.Hojeemdia,hfiltroscapazesdereduziressesefeitos,maselesencarecemaconstruodasusinas.

    NoBrasil,umaalternativamaisecolgicaousodabiomassa.Quandoseusamaterialorgnicoomaiscomumnopasobagaodacana,acombustonoemitegasesdeefeitoestufa.Issoaconteceporqueogscarbnicoliberadoutilizadopelasplantasnafotossntese,fechandoociclodocarbono.Oscustossosemelhantesaosdastermoeltricasacarvo.

    ParaRobertoSchaeffer,daUFRJ,melhoratqueahidreltricadopontodevistaambiental.JRicardoBaitelonoseentusiasma.Doardiretamenterelacionadoaqueimadas,afetabastantepopulaesprximasacanaviaiseaumentaincidnciadedoenasrespiratrias,indicaoespecialistadoGreenpeace.

    UsinanuclearnaFrana(Foto:FranoisMori/AP)

    NuclearOtermomaiscorretoparadenominarumausinanucleartermonuclear.Seufuncionamentoidnticoaodasdemaisusinastermoeltricas,adiferenaestnocombustvel.Afissonucleardourniooudoplutniogeraocaloreproduz,poroutrolado,materialradioativoquetemdesermonitoradopormilharesdeanos,oqueapontadocomooprincipalproblemaportodososespecialistasouvidos.

    Acreditoquesejaopiortipodeenergia.Pormaisquesetornucleardigaquetodoempreendimentoenergticoestvinculadoaacidentes,adiferenaaperversidadedoacidentenuclear.Aradiaoseestocanoorganismoepodesertransmitidaporgeraes,reclamaBaitelo,doGreenpeace.

  • 06/04/2015 G1EntendacomoageraodeenergiaeltricaafetaomeioambientenotciasemCinciaeSade

    http://g1.globo.com/cienciaesaude/noticia/2011/03/entendacomogeracaodeenergiaeletricaafetaomeioambiente.html 4/6

    Emboraacidentessejamraros,orisconopodeserconsideradopequeno.Riscoaprobabilidadedeocorrerumacidentemultiplicadapelamagnitudedodano.Aprobabilidadedeacidentebaixssima,masosefeitossomuitograves,explicaSchaeffer,daUFRJ.comotermedodeandardeavio:hmenosacidentesquecarro,mas,quandoh,somaisgraves,completa.

    Apesardoriscodeacidentes,aenergianuclearbenficaaomeioambienteemumaspecto.Ocombustvelemumreatornuclearnoqueimado,portantonohemissodegasespoluentes,destacaJosManuelDiazFrancisco,daEletronuclear.

    umabeleza,mascarssimo"RobertoSchaeffer,professordeplanejamentoenergticodaUFRJ,sobreospainisfotovoltaicos

    FotovoltaicaOspainisfotovoltaicossofeitosdemateriaissemicondutoresbasedesilcio.Quandorecebemradiaosolar,liberameltronsegeramenergia.

    umabeleza,mascarssimo,resumeSchaeffer,daUFRJ.Paraele,ousossejustificaemsituaespontuais,emlocaisdeacessomuitodifcil.Casocontrrio,svivelsehouversubsdios.Baitelo,doGreenpeace,dizquefaltamtaisincentivosnopas.amaiscaranoBrasilporquenotemoslegislao,reclama.

    Tolmasquim,daEPE,apontatambmqueacapacidadedegeraodecadapainelmuitopequena,deformaqueumausinateriadeocuparumareamuitomaiorqueumatermoeltricaparaproduziramesmaenergia.

    ParaJosManuelDiazFrancisco,oinvestimentovaleapena.umatecnologiaqueprecisaserincorporadaaocotidianodeprdioseresidnciasparaatenderademandaspequenas.Nonospodemosdeixardeintegrarestetipodetecnologia,poisnecessriodiversificaramatrizenergtica,argumenta.

    tpicos:

    Brasil,WWF

    Publicidade

    Linkhttp://glo.bo/eQk1zk

    Seunome

    Seuemail

    Enviarpara

    Comentrio140caracteres

    Verificaodesegurana

  • 06/04/2015 G1EntendacomoageraodeenergiaeltricaafetaomeioambientenotciasemCinciaeSade

    http://g1.globo.com/cienciaesaude/noticia/2011/03/entendacomogeracaodeenergiaeletricaafetaomeioambiente.html 5/6

    Atualizarimagem

    Digiteoscaracteresaoladoparaenviar

    enviarparaumamigoSeuNome

    SeuEmail

    Cidadeondereside

    UF AC

    Gnero

    M FAssunto OpinioMensagem

    atualizarimagem

    Digiteaspalavrasaoladoparaenviarsuamatria

    enviarmensagem

    Seuvotofoiefetuadocomsucesso

    escrevaseucomentrio

    fecharSeunome

    Aoenviarqualquercomentriosnotcias,ousuriodeclarasecienteeaceitaintegralmenteotermodeuso.

    Seucomentrio300caracteresDigiteasletrasaolado enviarcomentrio

    LoginParaenviarseucomentrio,precisosercadastradonaGlobo.com

    fecharLogin/EmailusuarioesenhanoconferemSenha enviarEsqueciminhasenhaNosoucadastradonaGlobo.comQueromecadastraragoraSeucomentriofoienviadoeaguardaaprovao.escrevernovocomentrio

    comentriosNopercatempoesejaoprimeiroacomentarestanotcia.

    escrevercomentriovoltarparaamatriaComentriosencerrados.

    Nomaispossvelcomentarnestamatria.

    maiscomentriosvoltaraotopoprimeirapginadog1

    AvalparaacordodeleninciadeveserdoMP,dizJanot

    Hoje,cabeCGUcelebraracordocomasempresasinvestigadasnaLavaJato.

    EliseuPadilhanaarticulaopolticadependerdeconsultas,dizTemer

    VicenegouqueDilmatenhafeitoconvite.

  • 06/04/2015 G1EntendacomoageraodeenergiaeltricaafetaomeioambientenotciasemCinciaeSade

    http://g1.globo.com/cienciaesaude/noticia/2011/03/entendacomogeracaodeenergiaeletricaafetaomeioambiente.html 6/6

    EntendimentocomPMDBfracassa

    EliseuPadilhasondadoparavagadePepeBovespaatingemaiorpatamaremmaisdequatromeses

    ResultadofoiinfluenciadopordadosdosEUA.

    Dlarcaipelo5diaseguidoefechaaR$3,12

    CmeraDigitalCanon MultifuncionalSamsungLaserA PARTIR DE

    R$ 634,84

    SonyLED40polegadasA PARTIR DE

    R$ 1390,00

    ElectroluxLTD098KgA PARTIR DE

    10 x R$ 104,90

    GrillMondialDueGrillPremiu...A PARTIR DE

    R$ 135,90

    SamsungGalaxyWinDuosGTI85...A PARTIR DE

    10 x R$ 57,99

    SHOPPING

    NETSHOES BUSCAP BUSCAP BUSCAP BUSCAP