Gauldin Cap15 Acordes Pre Dominantes

1
Capítulo 15 – Robert Gauldin Acordes pré-dominantes IV e II Os acordes de subdominante ou de sobretônica, os quais nós iremos introduzir nesse capítulo,, são os mais comuns acordes diatônicos que imediatamente precedem uma harmonia de dominante. Ambos estes acordes podem funcionar como harmonias pré-dominantes essenciais numa cadência, ou como harmonia de embelezamento dentro de uma frase. A tríade de subdominante também pode fazer parte de uma cadência IV-I ou ocorrer como um acorde bordadura ao aocrde de tônica. Será que você poderia mostrar alguns desses procedimentos no hino do Exemplo 1? Exemplo 1 William Boyce: “Sharon” (Hino) Os acordes de IV e II Essas duas tríades compartilham o quarto e sexto graus da escala. No modo maior, a subdominante é uma tríade maior e a sobretônica é uma tríade menor. No modo menor, a subdominante pode ser tanto maior quanto menor, a depender se o sexto grau da escala será alterado ascendentemente ou não; no entanto o acorde menor é o mais comum. O acorde de sobretônica no modo menor é uma tríade diminuta, e por isso é comumente encontrado na primeira inversão. As formas mais comuns de IV e II estão ilustrados no Exemplo 2. Exemplo 2 A B

description

teoria erudito

Transcript of Gauldin Cap15 Acordes Pre Dominantes

  • Captulo 15 Robert GauldinAcordes pr-dominantes

    IV e II

    Os acordes de subdominante ou de sobretnica, os quais ns iremos introduzir nesse captulo,, so os mais comuns acordes diatnicos que imediatamente precedem uma harmonia de dominante. Ambos estes acordes podem funcionar como harmonias pr-dominantes essenciais numa cadncia, ou como harmonia de embelezamento dentro de uma frase. A trade de subdominante tambm pode fazer parte de uma cadncia IV-I ou ocorrer como um acorde bordadura ao aocrde de tnica. Ser que voc poderia mostrar alguns desses procedimentos no hino do Exemplo 1?

    Exemplo 1 William Boyce: Sharon (Hino)

    Os acordes de IV e IIEssas duas trades compartilham o quarto e sexto graus da escala. No modo maior, a subdominante uma trade maior e a sobretnica uma trade menor. No modo menor, a subdominante pode ser tanto maior quanto menor, a depender se o sexto grau da escala ser alterado ascendentemente ou no; no entanto o acorde menor o mais comum. O acorde de sobretnica no modo menor uma trade diminuta, e por isso comumente encontrado na primeira inverso. As formas mais comuns de IV e II esto ilustrados no Exemplo 2.

    Exemplo 2

    A B

    Captulo 15 Robert GauldinAcordes pr-dominantesIV e IIOs acordes de IV e II