GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2012

12

description

 

Transcript of GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2012

Page 1: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2012
Page 2: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2012

EXPEDIENTEDiretor: Adilson da Costa Moreira

Fones 8433-7462 e 3328-0176Dep. comerciail: Antonio Fernando Soares Neto

Rua Eng. Luiz Augusto L. Fonseca, 520 - Santa Cândida - CuritibaE-mail: [email protected] Tiragem: 10.000 exemplares

www.santacandida.blogspot.comAs matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do jornal.

2

O Centro Histórico de Curitiba estáainda mais charmoso com arevitalização da rua São Francisco. Oprefeito Luciano Ducci entregou nanoite de quinta-feira as obras de re-novação urbana de uma das mais an-tigas ruas da cidade. O trabalho, alémde preservar a memória da cidade, va-loriza as atividades comerciais e tam-bém ajuda na segurança de quem vive,trabalha ou usufrui da região.

“Fiz questão de fazer a inaugura-ção à noite pra conferir a iluminação,um dos itens de destaque nesse tra-balho tão especial. O Ippuc está de pa-rabéns por mais esse projeto, que sesoma a tantos outros já executados eplanejados. Esta obra alia melhoria naacessibilidade com a preservação doselementos históricos, valorização docomércio e melhorias para os mora-dores”, destacou Luciano Ducci.

As obras na rua São Francisco sãoa continuidade do programa NovoCentro, que desde 2005 vem transfor-mando a região central/histórica dacidade com o restauro de antigos pré-dios como o Paço Municipal, Cate-

dral Basílica de Curitiba, PraçaTiradentes e a vizinha da São Fran-cisco, a rua Riachuelo. Nesse perío-do a Prefeitura também melhorou ailuminação das ruas, instalou câmeras

Luciano Ducci resgata a memória de

Curitiba com a renovação da São Franciscode monitoramento entre outras medi-das.

As obras na rua São Francisco le-varam cerca de quatro meses. Ela estádentro de um pacote de investimen-tos financiados pelo Fundo de Desen-volvimento Urbano (FDU) do gover-no estadual. Na mesma semana o pre-feito Luciano Ducci entregou aFagundes Varela. Estão em obras ain-da a Augusto Stresser, Ladislau Kula,Enette Dubard e avenida Bispo DomJosé.

Outra obra que vai mudar para me-lhor o Centro é a do Cine Passeio, per-to da São Francisco, outro projeto doInstituto de Pesquisa e PlanejamentoUrbano de Curitiba.

O projeto será financiado com re-cursos do Potencial Construtivo quejá estão vendidos no mercado. Asobras devem começar em janeiro econsistem na transformação do pré-dio do antigo Quartel da rua Riachueloem salas de cinema, remetendo aosantigos cines Luz e Ritz, e ainda numaescola de cinema com cursos e even-tos da área.

Legado - “Dei-xo a gestão com umlegado importantepara a renovação ur-bana da cidade. Opróximo prefeito iráinaugurar uma sériede obras que foraminiciadas ou já estãoasseguradas, tudofeito por nossa valo-rosa equipe”, decla-rou Luciano. Juntocom o presidente do

sistema Fecomércio, Darci Piana, oprefeito andou todo o trecho da SãoFrancisco. No caminho conversoucom comerciantes e moradores, dequem recebeu muitos elogios.

Sem interferênciasno aspecto histórico arua São Francisco foi in-teiramente recuperada.As calçadas foramalargadas, passando emum dos lados de 2metros para cerca de 3,5metros com implanta-ção de placas de concre-to de alta resistência nacor vermelha, o mesmomodelo usado narevitalização da ruaRiachuelo, que corta arua São Francisco.

No projeto, o Ippucpreservou uma faixa dopiso histórico da rua, deblocos de pedras de gra-nito. Esse calçamento étípico do período pré-colonial e chamadomatacão. O pavimentoem paralelepípedo foimantido, mas passoupor correção denivelamento. As pedras foram retira-das e feita uma nova base antes darecolocação. A rua São Francisco ga-nhou está denominação em 1867.Antes disso ela foi chamada de rua doFogo, do Hospício e do Terço.

“Essa é uma rua sem grande im-portância para o sistema viário atualda cidade. Ela é uma via local, por issoos carros devem apenas passar poraqui, sem muita velocidade. O quepretendemos foi transformar a ruanum local agradável de circular a pé”,explicou o arquiteto MauroMagnabosco, autor do projeto.

A iluminação pública da rua mis-turou arandelas no modelo do setorhistórico nas fachadas dos prédioscom postes no padrão da Riachuelo.

Anuncie aqui

Quem anuncia, vende

mais!

8433-7462

3328-0176

www.santacandida.blogspot.com

Foram mais de 30 postes e arandelasque destaca e valoriza as fachadas dosimóveis.

Uma parceria com a Tintas Coralestá proporcionando a pintura das fa-chadas dos prédios. Algumas já estãoprontas e outra parcela será feita emjaneiro. “A rua São Francisco tem umaforte vocação para a gastronomia, equeremos que os donos de estabele-cimentos sintam-se empolgados a ex-plorarem isso também na parte exter-na da rua”, disse Magnabosco.

Uma mostra desse potencial acon-teceu nesta quinta-feira. Barracas decomidas e atrações culturais marca-ram a inauguração da rua. O eventofoi organizado pela Fecomércio emparceria com a Prefeitura.

Page 3: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2012

3

Por Mário Celso CunhaEfeitos positivos para Curitiba e oParaná com a realização da Copa doMundo 2014 em nossa capital.Informações importantes:

1 - POTENCIAL CONSTRUTIVOnão é dinheiro na mão. Trata-se de umamoeda virtual, que serve de garantia definanciamento. No caso da garantiatradicional não cobrir, o clube terá quevender o Potencial para asconstrutoras. Portanto, a Câmara nãoestá liberando 35 milhões para oClube, mas sim fazendo ajuste no valordas cotas desta moeda VIRTUAL.O Atlético terá o menor custo paraconclusão: 184 milhões. O que passardeste valor é de responsabilidadeexclusiva do Atlético.Demais estádios PÚBLICOS(DINHEIRO DE PREFEITURAS OUGOVERNOS):Maracanã: 1 bilhão Mineirão: 700milhões Nacional de Brasília: 800milhões Arena Pernambuco: 470milhõesFonte Nova : 700 milhões Castelão(Ceará): 600 milhões Arenada Amazonia: 500 milhõesArena Pantanal (Cuiabá): 500milhões Arena das Dunas (Natal); 400 milhões.Todos estes são SIM dinheiropúblico, pagos totalmente por

Questões de grande relevância sobre a Copa de 2014

Ministro Aldo Rebelo, presidente do Atlético, Mario Celso Petraglia eMário Celso Cunha, durante visita às obras da Arena.

Prefeituras e Governos.

2 - Vamos trazer para cá cerca de18.500 jornalistas estrangeiros. Vejaque visibilidade para turistas eempresários.Turismo deve girar no Brasil 183bilhões de dólaresParaná tem 35 cidades indutoras doturismo. Ministério e Embraturinvestindo aqui.CURITIBA é a quarta melhor cidadepara se fazer turismo. Fica atrassomente de Foz, Rio de Janeiro eSalvador.É a terceira cidade mais visitada porturistas entrengeiros para negócios eeventos.A LINHA TURISMO teve 604 milembarques somente em 2011

3 - Rede hoteleira aumentandocapacidade. Hoje Curitiba tem 18.500leitos, até a Copa teremos 20 mil leitos.Foz do Iguaçu tem hoje 22 mil leitos,até a Copa passa para 35 mil leitos.

4 - A FANFEST da Copa será noParque Barigui, em parceria com aRede Globo. Já estão contratados cercade 2 mil artistas, entre os quais bandasde Curitiba, cantores e artistas de rua.

5 - QUALIFICAÇÃOPROFISSIONALHoje o Paraná já tem 30 miltrabalhadores capacitados para a Copa2014.SENAC tem 500 cursos, capacitando20 mil trabalhadores.SEBRAE capacitando 2 mil taxistas,com cursos de ingles e espanhol e maisbem receber o turista.FACOP - capacitando pessoal delimpeza e conservação.ABRASEL - qualificando pessoal debares e restaurantes.ABIH - pessoal da rede hoteleira.PRONATEC (Ministério do Turismo)iniciou mais 52 cursos em dezembro.SENASP (Ministério da Justiça)qualificando no Paraná: 2.128 PoliciaisMilitares, 1031 Policiais Civis, 306Bombeiros, 164 guardas municipais deCuritiba,158 GMs de São José dos

Pinhais e 52 GMs de Araucária.

6 - VOLUNTÁRIOSNo Brasil se habilitaram 130 milvoluntários, incluindo estrangeiros(Argentina, Colombia, Espanha,México, Estados Unidos).No Paraná estão cadastrados 4.935voluntários. Tudo pela Copa 2014.

7 - GERAÇÃO DE EMPREGOSNo Brasil 700 mil, senso 400 milpermanentes e 300 mil temporários.No Paraná são cerca de 150 milempregos para a Copa 2014.

8 - PAC DA COPA (9 GRANDESPROJETOS)Recursos via Caixa EconomicaFederal: 500 milhões para Curitiba e500 milhões para o Paraná.

9 - AEROPORTOSA Infraero investirá cerca de 350milhões no Paraná: Afonso Pena (250milhões), Londrina(30 milhões), Fozdo Iguaçu (60 milhões) e Bacacheri (12milhões).O governo está fazendo convenios paramelhorias e ampliações em aeroportosdo Estado: Maringá, Cascavel, PontaGrossa, Maringá e outros.

10 - PORTO DE PARANAGUÁNovo Terminal Turístico: 35 milhões,alem de obras dragagem eaprondamento, equipamentos ederrocagem submarina para recebergrandes navios (Transatlânticos) comturistas internacionais.

11 - CTsIncluindo Atlético, Coritiba, Paraná,Bosch, Trieste, Janguito Eco-estádio(Curitiba), além do interior: Foz,Londrina, Paranaguá, Ponta Grossa,Paranavai, Cascavel e Maringá.A FIFA vai ajudar com recursos paramelhorias nos CTs do interior (Maringáe Cascavel).Também já indicou oficialmente quatroCTs do Paraná no primeiro CatálogoOficial.

Mario Celso Cunha, o autor, é SecretárioEspecial para Assuntos da Copa doMundo 2014. Natural de Curitiba. FoiVereador em Curitiba por sete mandatos,Deputado Estadual, SecretárioMunicipal do Menor, Prefeito Interinoem Curitiba por três vezes, assessor dedois prefeitos e um governador. Presidiua Câmara Municipal de Curitiba e foilíder dos prefeitos Cássio Taniguchi,Beto Richa e Luciano Ducci. É jornalistaprofissional e radialista.

Page 4: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2012

4

A instalação das Unidades ParanáSeguro (UPS) tem aproximado cadavez mais a população da polícia emudado a realidade nas regiões. Pes-quisas feitas com moradores locaisdemonstram o resgate da confiançanos policiais e na segurança públi-ca, objetivo principal desse sistemade policiamento comunitário. A se-gurança também deixou de ser aprincipal necessidade, segundo osmoradores.

Os formulários de visita – pesqui-sa realizada pelos próprios policiais,nas unidades ou em visitas às resi-dências – estão sendo aplicados hácerca de quatro meses em regiõesonde estão as UPS mais antigas. Osquestionários buscam avaliar o tra-balho dos policiais e identificar asprincipais demandas e reclamaçõesda comunidade, além de passar ori-entações de segurança à população.

Na maioria dos locaispesquisados, a segurança já não émais apontada como a principal ne-cessidade. Cedeu o lugar para áreascomo saúde, saneamento e asfalto.O objetivo, segundo a PM, é melho-rar o planejamento da atuação dospoliciais com base nas informaçõespassadas pela população. As pesqui-sas também serão unificadas e repas-sadas a órgãos do poder público es-tadual e municipal.

“As UPS, diferentemente dasUnidades de Polícia Pacificadora(UPP) do Rio de Janeiro, não sãouma ação de domínio de território eexclusiva da polícia, mas sim umplanejamento de revitalização do es-paço comunitário”, explicou o se-

Segurança deixa de ser a principal

preocupação de moradores de UPS

cretário de Estado da SegurançaPública, Cid Vasques.

Segundo ele, a primeira ação dapolícia é identificar as áreas decriminalidade, fazer a limpeza des-sas áreas, para depois instalar as uni-dades. “É aí que entra a UPS, comuma filosofia de polícia comunitá-ria a partir da qual os profissionaisda segurança estabelecem um con-tato direto com a comunidade, demodo a constituir uma relação deconfiança”, afirmou Vasques.

Já são 12 UPS instaladas peloGoverno do Estado em oito meses.Na capital, são 10 unidades em bair-ros estratégicos, que apresentavamíndices altos de homicídio: Uberaba,Parolin, Sítio Cercado, Cajuru,Tatuquara e Cidade Industrial deCuritiba (quatro unidades). AS pri-meiras unidades do interior foraminstaladas em Cascavel e Londrina.

Algumas UPS, como as do inte-rior, ainda não realizam pesquisasnas residências por serem recentes.

CONFIANÇA – Os formuláriosde visita apontam que quanto maistempo de presença da UPS no bair-ro, maior a confiança da populaçãona polícia. Tanto é que umas dasprincipais preocupações dos mora-dores é a continuidade do projeto.

A UPS mais antiga, instalada emmarço deste ano pelo governadorBeto Richa, é a do bairro Uberaba,em Curitiba. A região foi escolhidapara receber a primeira unidade porter aproximadamente 80 mil mora-dores e apresentar um dos índicesmais altos de homicídios.

Após quase nove meses de tra-balho, a sede da UPS já recebeu maisde 3.500 visitas de moradores queprocuraram a polícia para relatar al-

gum crime, pedir ajuda, ou simples-mente agradecer. “A população re-almente comprou a causa da UPS etem nos ajudado muito com dadosúteis para a apuração de crimes etambém impedindo que outros cri-mes aconteçam, por esse contato quetêm conosco”, disse a tenente da PMCaroline Costa, chefe da UPSUberaba.

No último relatório do bairro –feito em novembro – foram entre-vistados 118 moradores do Uberaba.Desse total, 84% aprovam o traba-lho, entre os que acham a segurançado bairro excelente, ótima e boa.Quinze por cento acham a seguran-ça razoável e apenas 1% classifica-ram como ruim. A avaliação dos ser-viços prestados pelos policiais mi-litares é ainda melhor: nada menosque 94% dos moradores aprovam(soma dos conceitos excelente, óti-mo e bom). Para 5% os serviços sãorazoáveis e só um 1% consideramruins.

A maioria dos moradores (98%)disse que houve mudanças para me-lhor na segurança do bairro após ainstalação da unidade. Segundo apesquisa, a maior necessidade da po-pulação hoje é na área da saúde, se-guida por esgoto e educação. Segu-rança pública está em quarto lugar.

A UPS Uberaba conta com 60 po-liciais e cinco viaturas para patrulhalocal. De acordo com a tenenteCaroline, os homicídios no bairro di-minuíram 70% após a instalação.Cerca de 70 pessoas foram presasnos últimos oito meses. O númerode roubos na região – crime de mai-

Page 5: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2012

5

or incidência, segundo pesquisacom os moradores – caiu de 569 em2011 para 321 neste ano, uma que-da de 43,6%, de acordo com a Se-cretaria de Segurança Pública.

“A comunidade começa a confi-ar, vendo que a polícia está aqui evai permanecer. É importante paraeles terem esse contato com o poli-cial, saber o nome do policial, e éisso o que está acontecendo”, des-tacou Caroline. Segundo ela, todosos policiais que atuam na UPSUberaba estão ali desde a instalaçãoda unidade. “Já começamos a colheros frutos desta parceria entre a co-munidade e a Polícia Militar”, res-saltou.

No início do mês, policiais daUPS realizaram uma festa de Natalpara crianças do bairro, com apoioda Fundação de Ação Social deCuritiba (FAS) e Conselho Comu-nitário de Segurança (Conseg) dobairro. Mais de 150 crianças parti-ciparam, recebendo brinquedos do-ados e participando de atividadesrecreativas.

“Não há como comparar em nú-meros. Melhorou muito. O pessoalera assaltado no caminho para o tra-

balho, nos pontos de ônibus, no co-mércio. A vinda da UPS mudou estarealidade”, disse o microempresárioJosé Aparecido Dudu da Silva, 52anos, presidente do Conseg. “Algu-mas pessoas ainda têm medo dospoliciais, mas a maioria delas enten-de que a polícia é parceira da comu-nidade”, ressaltou.

CONTINUIDADE – A realida-de do bairro Uberaba é visivelmen-te melhor. De modo parecido, as de-mais localidades que receberamUPS têm revertido o problema desegurança pública e criado um am-biente favorável à cidadania e o de-senvolvimento social da população.

Assim como no Uberaba, noParolin – segundo bairro de Curitibaa receber uma UPS –, a segurançapública não é mais o principal pro-blema. De acordo com os formulá-rios, as principais necessidades sãoasfalto, saneamento, saúde e educa-ção. “A Polícia Militar não conse-gue zerar os índices decriminalidade. Entretanto é possívelter a diminuição desses crimes, eesse é o objetivo da UPS”, afirmouGuilherme Ovçar, oficial da PM,

chefe da UPS Parolin.De acordo com a Secretaria de

Segurança Pública, o bairro apresen-ta redução na ocorrência dos princi-pais crimes. Até novembro desteano, a região teve queda de 33,3%no número de homicídios dolosos.O registro de roubos no bairro caiu39,6%, em comparação ao ano pas-sado, assim como o número de fur-tos, que teve queda de 26,1%.

“A segurança melhorou muito.Era muito mais perigoso antes”, re-latou a dona de casa Maria OzéliaSampaio, 48 anos, moradora do bair-ro há 22 anos. Segundo ela, antiga-mente havia toque de recolher nobairro por causa dos tiroteios. OParolin tem hoje com cerca de 12mil moradores.

A UPS Parolin conta com 32 po-liciais, um módulo policial e duasviaturas. O atendimento do serviço190 na região demora, em média, deum a dois minutos, metade do tem-po que os policiais gastavam parachegar às ocorrências antes da ins-talação da unidade.

HOMICÍDIOS – De acordocom dados da Secretaria de Seguran-

ça Pública, as regiões de UPS têm re-gistrado, em média, uma queda de50% nos homicídios. O reflexo des-se trabalho é a queda de 15% dos ho-micídios em Curitiba e região metro-politana, desde a instalação da pri-meira unidade, em março deste ano.

O número de roubos consumadosnesses locais também caiu. Em2011, foram registrados 2.114 rou-bos. Até o final de novembro desteano, este número caiu para 1.656,aproximadamente 22% menor queo ano passado.

Foram pesquisados os seis bair-ros que receberam UPS na capital –Uberaba, Parolin, Sítio Cercado,Cajuru, Tatuquara e Cidade Indus-trial de Curitiba (quatro unidades) –, além de Cascavel e Londrina, osprimeiros municípios do interior areceberem uma unidade de políciacomunitária.

De acordo com o secretário daSegurança Pública, Cid Vasques, aprevisão é que novas unidades se-jam instaladas no Estado, assimcomo novos Módulos Móveis deSegurança, para combater acriminalidade e melhorar a qualida-de de vida dos paranaenses.

Mais segurança para a região

do Santa Cândida

O Conselho Comunitário de Segurança do bairroestá solicitando das autoridades policiais mais

policiamento, rondas e viaturas no bairro e região,e a instalação de uma UPS no Jardim Aliança.

Page 6: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2012

6

Page 7: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2012

7

* Corte feminino e masculino

* Designer de sombrancelhas

* Alongamento de cílios de fio a fio

* Progressiva

* Botox capilar e cristalização

Débora

Cabeleireiros

Rua Guilherme Weigert esquinacom Rua Ilda Manaszczuk(prox. ao Mercado Boni)

Com estacionamento próprio,wi fi, tv a cabo

3155-2200

Nascido em Caçador em 07 deJaneiro de 1948. Antes jogador pro-fissional, ex-árbitro, treinador de fu-tebol e comentarista esportivo, eisalguns atributos de Osvaldo Antunes

de Sá, e que o tornaram um perso-nagem - Capitão Gancho - muito co-nhecido no esporte paranaense.

Aos dois anos vim morar ondehoje é a Garagem de ônibus na av.Paraná próximo ao Bairro Tingui, no

Osvaldo Antunes, o popular “Capitão Gancho”10º ano fui inscrito no futebol infan-til do clube denominados ''OsKanias'', no bairro Santa Cândida,campeão de um torneio de cobristasem 1958.

Em 1964 ingressei notime juvenil do Coritiba FC,que era comandado pelo téc-nico Janguinho. Após doisanos de atividades, inclusivecom a conquista de um títu-lo, comecei a sentir dores nascostas. O exame médico di-agnosticou a necessidade deextrair um dos rins. Mesmorecuperado, perdi a condiçãode tornar atleta profissional,resolvendo continuar minhasatividades em clubes amado-res. Assinei registro com oVila Inah em 1968, sendocampeão da série verde nacategoria de aspirantes.

Em 1969 defendi as co-res aurenegras do Batelzinho,ganhando o título na série dacategoria de adultos,quemme levou para este Clube foio zagueiro Orlando, pai deOcimar Bolicenho. Joguei noSanta Cândida E.C

Em 1970, apesar de minhadeficiência renal, me transferi paraa cidade de Londrina onde defendias cores do São Paulo, local.Volteino ano seguinte para Curitiba parajogar no São Vicente (antigo Cam-po Novo), decidindo o título da sé-rie amarela com o Rosenau. Jogueide goleiro e comemorei o título. As-sumi interinamente a presidência doclube vicentino quando ajudei a re-alizar reformas no Estádio VicenteKania e terraplanagem para a sedesocial. Em 1971,joguei no Américado Boa Vista.

Em 1972, fiz inscrição para ocurso de árbitros. Presidente da co-missão: Ivan ribas de Abreu. Presi-dente da FPF: Dr. Esperidião Feres.

Fui reprovado. Insisti em 1975, en-trando em novo curso de arbitragens.Presidente da comissão: JaimeLudmann. Presidente da FPF: MotaRibeiro. Desta vez fui aprovado comdistinção. Ganhei meu diploma epassei a apitar fogos de futebol. Em1977 fui para o Rio de Janeiro fazercurso de administrador dometrô.Trabalhei ao lado de Joel Ra-mos e dividi apartamento com o fa-

moso Dirceuzinho, que fazia suces-so no futebol carioca e brasileiro.Fuiconvidado para apitar no Maracanã,jogo amistoso entre o Goitagaz deCampos e o Olaria, preliminar de umFla-Flu. Em 1981 retornei a Curitibapassando a fazer parte do quadro deárbitros da federação, apitando jo-gos de amadores e profissionais atéo ano de 1989.

Minha despedida foi num jogo;Toledo x Pinheiros no Estádio 14 deDezembro, na cidade de Toledo.Foram 14 anos de arbitragens, ga-nhei muitos prêmios comodiplomas,placas e menções honro-sas e até um ramalhete de flores en-tregues pelos capitães de um jogono Capão Raso em homenagem aodia das mães (foto de 10/05/77). Es-colhi uma nova função a partir de1989: comentarista de uma equipede rádio, sob o comando do CapitãoHidalgo. Em 1989 pela Rádio Ata-laia, participei de transmissões dejogos do Brasil na Copa do Mundorealizada na Itália. Fui coordenador

da equipe da Eldorado, comandadepor Marcelo Ribeiro e CláudioMarques no ano de 1992. Em 1993aceitei convite de Algaci Túlio eTaíco para trabalhar como coorde-nador da equipe da Estação da Luz,em seguida Radio Capital comequipe própria.

Em 1994 sob comando do Dr.Lourival Barão Marques e do Taíco.

Abracei nova missão a partir de1995, tornando-se treinador daequipe do Umbara, no campeo-nato da Suburbana onde chega-mos ao 4º Lugar. Fui técnico dotime de masters do Vila Hauerem 1997. Comandei a esquadrado Bairro Alto em 1998 ( 4º lu-gar na divisão especial). Apósrecuperar-me de um graveacidente,fui contratado pelaAssenco, de Colombo,onde

montei uma escolinha de futebol re-velando atletas até para o exterior.Em 1999,a diretoria do Novo mun-do me levou para ser técnico, mas,por motivo de saúde, não pude com-pletar meu trabalho. Lancei na Radiodo Paraná, na equipe "Rolando abola"; Adilson Arantes, hoje na RaioBanda B e Marcelo Ortiz, atualmen-te na radio 98 FM, Edson Tomazplantonista e reporter, Cristiantoledo apresentador de TelevisãoCanal Oi,entre outros

Fui fundador do Taubaté da Vár-zea do Noroeste F.C; campo ondehoje é o conjunto Moradias Marilú,Bairro Santa Cândida, ambas asequipes da vila Tingui.

Em sua casa Osvaldo Antunesconserva muitas recordações, recor-tes de reportagens dos jornais de suatrajetória, muitos troféus, camisas declubes e fotos diversas.

Adilson Moreira, Arquivo daBola com Denis Barbosa 8457-6128

Osvaldo Antunes como árbitro sendohomenageado, ao lado de Jacob Jacomel

e Nelson Cordeiro em 10.05.1977

Mantenha nosso

bairro limpo

As ruas e praças

não são banheiros.

Seja educado. Limpe

as fezes do seu cão.

A HISTÓRIA E A MEMÓRIA DE GENTE QUE TEM O QUE FALAR

Page 8: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2012

8

Este cereal fornecedor de energia é omelhor aliado numa dieta(que torna maismagro) nesta temporada já que, paraalém das vantagens da sua riqueza emfibra (que atua como limpeza intestinal,libertando o organismo das toxinas).

Anti-estresse - A aveia contém umasubstância chamada avenina que possuiuma ação relaxante, muito útil emestados de nervosismo, fadiga ouestresse.

Anti-colesterol - Graças à sua riquezaem ácidos gordos insaturados, fibra,lecitina e avenasterol, a aveia ajuda areduzir os níveis de LDL no sangue(colesterol “mau”).

A aveia, remineralizante ereconstituinte, destaca-se por ser um doscereais mais ricos em proteínas estecereal é também rico nas vitaminas B1,B2, B3 e E, e ainda em minerais tão

Poluição sonora pode fechar

bares e restaurantesAlguns bares e restaurantes do

nosso bairro e de bairros da região nãocumprem a legislação que trata deperturbação da ordem e poluiçãosonora. Alguns bares foram multadose outros fechados porque insistiram emdesafiar a legislação, produzindo somalto.

Para ter som ao vivo é necessárioque o bar tenha isolamento acústicoadequado, e que tenha seguranças paraimpedir algazarra na rua por parte defrequentadores ou curiosos. Ouvirmúsica acima do normal também épunido por lei.

Os moradores que se sentiremprejudicados em seu direito ao repousodevem acionar a Justiça da seguinteforma:

Fazendo Boletim de Ocorrênciajunto à autoridade policial, oucomparecendo à Promotoria de Defesado Meio Ambiente na avenidaMarechal Floriano Peixoto (fone 3250-4766) para instauração de inquérito.

O Decreto-Lei 3688/41, Lei dasContravenções Penais — LCP diz:

Perturbação do trabalho ou dosossego alheios

Art. 42 – Perturbar alguém, o

trabalho ou o sossego alheios:I – com gritaria ou algazarra;II – exercendo profissão incômoda

ou ruidosa, em desacordo com asprescrições legais;

III – abusando de instrumentossonoros ou sinais acústicos;

IV – provocando ou nãoprocurando impedir barulhoproduzido por animal de que temguarda:

Pena – prisão simples, de 15(quinze) dias a 3 (três) meses, oumulta.

Os proprietários de bares quedesrespeitarem a lei podem sermultados, presos, ou terem oestabelecimento fechado. Uma provadisso foi dada pelo Tribunal de Justiçado Paraná (TJ-PR) que determinounesta sexta-feira o fechamento datradicional casa noturna Wood’sBar, localizada nobairro Bacacheri, em Curitiba. Adecisão é resultado de uma açãomovida pelo Ministério Público doParaná (MP-PR), motivada pelapoluição sonora que seria produzidapelo estabelecimento e porfrequentadores no entorno do bar.

Emagreça com farelo de aveiaimportantes como o cálcio, o magnésio,o fósforo, o ferro, o zinco e oenxofre.Favorece o trânsito intestinalsem provocar irritação por ser rico emfibras (10% do seu peso)

Como os hidratos de carbono quecontém são complexos, absorvem-selentamente, proporcionando energia esensação de saciedade. Assim, a aveiatorna-se muito adequada para as dietasadelgaçantes(que torna a pessoa maismagra). O ideal a ser consumido é cercade 20 a 30 gramas por dia, e paraalcançar a meta deve-se ingerir aveia,frutas,verduras e legumes. Acrescenteesse ingrediente no seu cardápio e tenhauma vida mais saudável!

FLOR DE LARANJEIRASPRODUTOS NATURAIS

Rua: Guilherme Wigert, 1046 -Santa Cândida - Fone 3357-1428

Locais para doar sangue em Curitiba:

Banco de Sangue do Hospital Erasto

Gaertner - Rua Dr. Ovande do Amaral,

201, Jardim das Américas

Funcionamento: segunda à sexta, das 13h

às 17h30. Nos dias 31 de dezembro e 1º

de janeiro, estará fechado.

Hemepar - Travessa João Prosdócimo,

145, Alto da XV

Funcionamento: das 7h30 às 18h30, de

segunda a sexta-feira; sábado das 8 às

18 h. Informações: 0800-6454-555.Hemobanco - Rua Capitão Souza Franco,

290 - Informações: 3023-5545.

O número de pessoas com mais de60 anos presas nas cadeias portugue-sas aumentou 26% nos últimos 10 anose, atualmente, há 199 presos com maisde 65 anos a viver nas prisões. Poden-do, às vezes sãoeles próprios que re-cusam sair e regres-sar a casa.

O aumento donúmero de detidoscom mais de 60 anosem Portugal - 472 a1 de dezembro des-te ano, contra 432 nofinal de 2011, o que corresponde a cer-ca de 3,1% do total de reclusos - foi on-tem revelado pelo sub-diretor geral dereinserção e serviços prisionais, JorgeAzevedo, num encontro em Lisboa so-bre envelhecimento em meio prisional.Das 199 pessoas com mais de 65 anos,a maioria ingressou no sistema pela pri-meira vez já em idade avançada e porcrimes graves como homicídios (98 ca-sos) e violação (28).

O código de execução de penas pre-vê que, nalgumas circunstâncias, quan-do o detido atinge 70 anos pode pediruma modificação da execução da pena,regressando a casa ou a um estabeleci-mento de saúde ou de acolhimento ade-quado. Mas muitos, por vergonha, faltade recursos ou quebra dos laços famili-ares acabam por preferir ficar na prisão,admitiu, ao JN, o sub-diretor geral, reve-lando que há pelo menos um reclusocom mais de 90 anos a viver na cadeia.

Jorge Azevedo garante que o siste-

Portugal: Aumenta prisões de idososma tem vindo a desenvolver respostasespecíficas e adequadas a este tipo depopulação, que muitas vezes apresen-ta à entrada debilidades físicas e psico-lógicas que requerem atenção e trata-

mento médico ade-quado. "Quando háproblemas de de-mência ou debilida-des físicas são inter-nados no hospitalprisional de Caxiasou em Santa Cruz doBispo", diz, lembran-do que estas pesso-

as têm as doenças típicas da idade,como as demências e os problemascardiovasculares.

Jorge Leiria Lopes, psiquiatra clí-nico que trabalha para a Direção Ge-ral dos Serviços Prisionais, explicouque muitos crimes que envolvem ido-sos devem-se a actos impulsivos ereactivos e a situações de conflitos oude honra, como os casos de disputade terras ou de cursos de água entrevizinhos ou a ciúmes patológicos. Mui-tas vezes associados a consumo deálcool ou doença mental.

"Estas pessoas devem merecer umaespecial atenção desde o início. É fre-quente apresentarem condições de mai-or fragilidade, baixa auto-estima e umaforte componente de vergonha, angús-tia e depressão. A entrada na prisão évivida como um choque", diz, explican-do que muitas vezes acabam por per-der os laços com a família e "a prisãotorna-se a sua casa, o seu refúgio".

Page 9: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2012

9

Especializada e motores, regulagem

de motores, revisões completas,

injeção eletrônica.

Troca de óleo, amortecedores, freios,

suspenção, alternadores,

motor de partida, baterias.

Agende o Chek Up gratuito de 50 itens

JB RACING - MECÂNICA GERAL

Rua Mariano Gardolinski,150 - Santa Cândida

9624-0535

O Governo do Estado projetou inves-tir R$ 1 bilhão nas áreas de saúde e edu-cação utilizando parte do empréstimo deUS$ 350 milhões (cerca de R$ 730 mi-lhões) solicitado ao Banco Mundial. Ainstituição já havia aprovado a forma dedestinação dos recursos. O bloqueio im-posto ao projeto pelo senador RobertoRequião, durante votação da proposta noSenado Federal nesta semana, vai preju-dicar a aplicação do dinheiro.

Segundo o governador Beto Richa, to-dos os procedimentos necessários para aaprovação do financiamento foram cum-pridos pelo Estado, após meses de avalia-ção criteriosa da proposta por diversosórgãos de controle. “Chega a ser irônicoque justamente um senador do seu Estadoobstrua a liberação de recursos que sãotão importantes para a melhoria da quali-dade de vida dos paranaenses”, disse.

O financiamento vai apoiar o ProjetoMultissetorial para o Desenvolvimento doParaná, que envolve aproximadamenteR$ 2 bilhões. Deste valor, R$ 1,3 bilhãosão próprios do Estado. Segundo Richa,a proposta prevê que para cada R$ 1,00liberado pelo banco internacional o go-verno investirá outros R$ 2,00 comocontrapartida em ações nas áreas de saú-de, educação, agricultura, meio ambien-te e gestão pública.

Para acessar a linha de crédito, o Es-tado utilizará a modalidade SWAPs(Sector-Wide Approaches). Por este sis-tema, os recursos são liberados a partirdo cumprimento de metas e resultados es-tabelecidos pela instituição financeira. OEstado investe e o banco reembolsa par-te do realizado.

As negociações com o banco foramconcluídas após um ano de intenso tra-balho. Depois disso, a proposta do Paranápassou por outras instâncias federais deavaliação. Houve plena aprovação de ór-gãos como a Secretaria do Tesouro Naci-onal (STN), da Comissão de Financia-mentos Externos do Ministério do Pla-nejamento, Ministério da Fazenda, Ban-co Central, Casa Civil e da presidênciada República.

SAÚDE - Na área de saúde estão pro-

Bloqueio de empréstimo atrasa

investimentos em saúde e educação

gramados investimentos de cerca de R$730 milhões. No valor global estão in-cluídos R$ 360 milhões para reforçar asestruturas da Rede Mãe Paranaense, umsistema de assistência médica que prevêatender 70 mil gestantes e reduzir as ta-xas de mortalidade materno-infantil.

O compromisso do governo é ofere-cer no mínimo sete consultas e 17 exa-mes durante o pré-natal. Também seráfeita uma classificação de risco das ges-tantes e das crianças para que a mãe te-nha acesso a um ambulatório especializa-do em caso de necessidade. Ela tambémvai saber, desde os primeiros atendimen-tos, em qual hospital será realizado oparto.

Outra iniciativa que fica prejudicadasem os recursos do Banco Mundial é ofortalecimento da rede de urgência eemergência do Estado com o reforço doatendimento pré-hospitalar em todas asRegiões de Saúde do Estado até 2014.

Entre os projetos em andamento estãoa construção e ampliação de unidades bá-sicas de saúde, compra de equipamentospara hospitais de referência e de novasambulâncias para reforçar o Serviço Mó-vel de Urgência (Samu), além dacontratação e qualificação de pessoal paraatuar na área de emergências médicas.

EDUCAÇÃO – Na área de educa-ção várias medidas foram iniciadas peloGoverno do Estado na expectativa de res-

sarcimento de parte dos investimentospelo Banco Mundial. Entre as ações es-tão reformas e readequações em 800 es-colas. Destas, 340 receberão investimen-tos com recursos internacionais.

No total, os recursos projetados paraesta ação chegam a R$ 265 milhões. “Ini-ciamos um forte programa para recupe-rar as escolas estaduais que deixaram dereceber obras. O financiamento vai nosajudar a fazer muito mais”, afirma o vice-governador e secretário da Educação,Flávio Arns.

Outra iniciativa que conta com recur-sos externos é o Sistema de Avaliação daEducação Básica do Paraná, desenvolvidopara medir a aprendizagem dos estudantese para subsidiar os professores na práticadocente, facilitando a formulação e omonitoramento de políticas educacionais.

O programa já está em funcionamen-to, com recursos do Estado. Neste ano,houve uma prova, envolvendo 250 milestudantes. Em 2013, serão feitas duasavaliações. O financiamento do BancoMundial vai arcar com um terço dos cus-tos. Além disso, o Estado conta com oempréstimo para ampliar o programa deformação e qualificação de docentes darede estadual de ensino.

AGRICULTURA – O governo es-tadual também projetou investir R$ 130milhões no programa DesenvolvimentoEconômico Territorial – Pró-Rural, con-

tando o apoio do Banco Mundial. O ob-jetivo é atender 30 mil famílias e aumen-tar a competitividade dos pequenos pro-dutores rurais. O programa abrangerá oitoterritórios e 131 municípios com baixoÍndice de Desenvolvimento Humano(IDH).

Outros 32 mil produtores serão bene-ficiados com programa Gestão do Solo eÁgua em Microbacias, cujo foco são áre-as com agricultura altamente intensifica-da e que sofrem com problemas associa-dos a erosão e água. “O objetivo é me-lhorar a sustentabilidade ambiental daagricultura no Estado”, informa o secre-tário da Agricultura e do Abastecimento,Norberto Ortigara.

O programa, que terá R$ 90 milhões,será implementado em 400 microbacias,abrangendo cerca de dois milhões de hec-tares de terra. A prioridade é atender re-giões com problemas de erosão, uso in-tensivo de agrotóxicos e de alta pressãosobre os recursos hídricos e dabiodiversidade. Beneficiar diretamentecerca de 32 mil produtores rurais.

MEIO AMBIENTE - O financia-mento internacional também vai contri-buir para o projeto de Modernização doSistema de Licenciamento Ambiental. Amedida vai revisar os procedimentos atu-ais e capacitar instituições ambientais es-taduais. O novo sistema irá assegurar queas responsabilidades para o cumprimen-to da legislação ambiental sejam devida-mente definidas e monitoradas e que osdados sejam armazenados e atualizados.

O governo estadual também pretendereforçar o sistema de Gestão de Riscoscom a implantação de um sistema degovernança e investimentos para ampli-ar a capacidade de resposta do Estado emcasos de desastres naturais.

O programa apoiará o desenvolvimen-to de cenários de riscos de inundações edeslizamentos em áreas metropolitanas;um sistema de previsão e estimativa dechuva; a integração de sistemas de infor-mação, o estabelecimento de uma sala desituação para monitorar eventos; a aqui-sição de um radar meteorológico, e esta-ções hidrometeorológicas.

Page 10: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2012

10

Maridode aluguel

Pequenos reparos em

eletricidade, hidráulica

básica e pinturas

Consulte 8457-6128

BAR DO GAÚCHO

13 anos de bom atendimento"ambiente familiar está aqui"

das 9 às 23 horas, de 2ª a Domingo

R. Odacir Schilipak, 218Bairro Santa Cândida

É uma organização internacionalsediada no Japão, na cidade deTakayama, Distrito de Gifu. EmCuritiba: Rua Padre GermanoMayer,1642 - bairro Cristo Rei.

Sukyo diz respeito às “leisuniversais que Deus estabele-ceu, na época da Criação, paraque todas as coisas do univer-so pudessem prosperar eterna-mente”, e Mahikari significa“Verdadeira Luz”, a Luz deDeus que purifica a parte espi-ritual de todas as coisas. ASukyo Mahikari acredita que,pela experiência de receber aVerdadeira Luz, pode tornar-semuito mais fácil a uma pessoadespertar para a existência deDeus e para os Seus princípiosuniversais.

Como em qualquer outravia espiritual, a via da SukyoMahikari é um caminho muitopessoal para Deus. A SukyoMahikari acredita que, à medi-da que as pessoas forem culti-vando uma mais profunda compre-ensão das leis universais, elas terãoo desejo de trabalhar em conjunto afim de estabelecer na Terra uma ci-vilização em que os valores espiri-tuais tenham prioridade sobre osvalores materiais e onde a paz e aharmonia existam para todos.

Como estamos na alvorada da ci-vilização espiritualista, chegou omomento de vivermos em conformi-dade com o princípio de ‘’o espírito

Conheça os benefícios do Sukio Mahikarié o principal, a mente obedece e ocorpo acompanha’’. Até agora, ahumanidade vivia segundo a teoriade que a mente e o sentimento eramos principais e de que o corpo lhesera subordinado; e, devido a isso, a

máxima disciplina que se conheceufoi a do treinamento mental, porém,somente com esse tipo de treinamen-to da mente, pois ela e o sentimentoestão muito conectados ao corpo. Ouseja, o aprimoramento mental rece-be grande influência do corpo físi-co por existir uma estreita relaçãodo corpo físico com os cinco senti-dos.

Deus está conduzindo o PlanoDivino em direção à concretizaçãoda civilização espiritualista, a civi-lização vertical; logo, é preciso darprioridade ao espírito. O espírito(centelha divina) controla o corpoespiritual e as células espirituais docérebro; por essa razão, é preciso re-alizar transformação a partir do es-pírito. Se considerarem a mente e osentimento como os principais, aca-barão recebendo a influência do cor-

po físico. Ao aprender a moral, a fi-losofia, as teorias religiosas, umapessoa consegue controlar sua mentee seu sentimento?Não! Os sentimen-tos acabam manipulando livremen-te o individuo. Por isso, vejo o quão

importante é a purificaçãodo espírito.

Foi por essa razão que,embora até agora tenhampraticado uma elevada féreligiosa e feito exercíciosmentais, acabaram geran-do uma civilização frag-mentada, que não conse-gue evitar o derramamen-to de sangue. Essa é a civi-lização atual, pautada pe-los ismos, pelo confrontoe frgmantação, cuja vítimaé a própria humanidade. Asguerras de hoje não sãomais os conflitos permiti-dos por Deus para o De-senvolvimento da civiliza-ção material; acabaram setornado batalhas de ódioentre seres humanos domi-

nados por ideologias e pensamentosparciais, de discriminação.

Com a transição ocorrida no Pla-no Divino, Deus irá transformar estacivilização numa civilizaçãoespiritualista. Por isso, precisamabandonar completamente as ideiasque conduzem a fragmentação.

Além disso, a humanidade precisase unificar, tendo como centro oGrande Deus SU, Criador do Céu eda Terra.

Há somente um único planetaTerra. E a humanidade que surgiuneste planeta é, na origem, única,conforme diz o ensinamento: “ATerra é uma só; a origem da huma-nidade uma só”. Como o Deus Paida Humanidade é único, os sereshumanos que surgiram Dele são, ver-dadeiramente, irmãos de sangue.Somos irmãos espirituais, somostambém irmão fisicamente. Então oato de nos conflitarmos, de nos con-frontarmos, é um fenômeno total-mente antinatural. Por essa razão,defendo que devemos nos unificarsob a verdade de que a nossa origemé única.

(Ensinamento deSukuinushisama)

"A arte Mahikari tem como prá-tica principal transmitir através daimposição da mão, a energia positi-va proveniente do Universo, trazen-do através da prática a purificaçãodo aspecto espiritual, emocional efísico."

SOKUO MAHIKARITodas as terças feiras das 14 as

20 horas. Rua AlbertoPotier,114,Bairro Boa Vista Salão daAMOCC

Page 11: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2012

11

O passageiro vê a linda aeromoça,todasexy, e pergunta:- Qual o seu nome?A aeromoça responde:- Mercedes, Senhor!O passageiro:- O sobrenome, por acaso, é Benz?Com aquele sorriso maravilhoso elaresponde:- Exatamente, Senhor!E o passageiro novamente:- Lindo nome. Alguma relação com ocarro?E a aeromoça com o mesmo sorrisoenvolvente responde:- O mesmo preço, Senhor!!!

NA SEXTA NÃO DÁUm casal vai a um psicólogo. Logo quechegam ao consultório, o terapeutapergunta qual é o motivo da consulta.A mulher tira uma lista bem grande edetalhada de todos os problemas quetiveram em 25 anos de casados: É...pouca atenção, falta de intimidade, vazio,solidão, não me sinto amada e desejada...por aí vai.Finalmente, o psicólogo se levanta,aproxima-se da mulher, pede que elatambém se levante, abraça e a beija compaixão, enquanto o marido os observa,impressionado.A mulher fica muda e se senta meioatordoada.O terapeuta vira para o marido e diz:- Isto é o que sua mulher precisa pelomenos 3 vezes por semana! Vocêconsegue?O marido pensa um pouco e responde:- Bom, eu posso trazê-la segunda equarta, mas, às sextas, eu jogo bola!

Criação do meu paiO fazendeiro chega na beira do rio comsua criação de vacas e pergunta para oJoãozinho que está em cima da cerca:- Esse rio é fundo menino?O Joãozinho responde:- Não, a criação do meu pai passa com aágua no peito...Então o fazendeiro passa sua criação e lápelo meio do rio todas as vacas seafogam. Desesperado ele pergunta para omenino:- Caracas! Seu pai cria o quê, molequefilho da puta?- Pato.

Outra do JoãozinhoA professora (muito gostosa) entra nobanheiro atrás do Joãozinho, e pega o menino com a mão na massa(depenando o sabiá):- Joãozinho!! O que é isso, menino? E ele diz:- Professora! Que susto! A senhora nãomorre tão cedo. Estava pensando nasenhora.

O jovem ginecologistaUm jovem ginecologista, recém-formado,atende uma garota de fechar o comércio.Ele pede para ela se despir, mas perde acabeça e abandona a ética profissionalimediatamente quando a vê nua sobre a

cama ginecológica.Vendo que ela era tímida e meio bobinha,ele não resiste e passa a mão sobreaquela pele lisa e sensual.Para ter certeza de que poderia ir emfrente, ele pergunta:- Você entende o que estou fazendo? A moça responde:- O senhor está fazendo um testedermatológico? - Exatamente, diz o médico.Depois ele acaricia aqueles seios duros eempinados.E novamente pergunta:- Você entende o que estou fazendo? - O senhor está verificando se eu tenhoalgum tumor no seio?O médico mente mais uma vez: - Exato!Não resistindo, vendo aquelas pernas, ele

abaixa as calças e manda ver. Terminadoo ato, ele volta a perguntar:- E agora, você entendeu o que eu fiz?- Sim, doutor. O senhor contraiu Aids, queé o motivo pelo qual estou aqui. A PULGA Uma pulga está tomando sol na praia,toda bronzeada, embaixo de um guarda-sol. Nisto, chega outra pulga, branca emorta de frio. A primeira lhe pergunta: - Oque aconteceu? - É que eu quis vir à praia tomar umsolzinho e então subi no bigode de ummotoqueiro que vinha pra cá. Aconteceque o cara veio a 200 km/h eu quasecongelei de frio! A pulga bronzeada responde: - Pô, você tem que fazer como eu:esconda-se no banheiro feminino e

quando entrar uma garota esconda-se nacalcinha dela, naqueles pelinhos macios,você viaja quentinha e segura! No fim de semana seguinte, voltam aencontrar-se na praia: a primeira,bronzeadíssima e a segunda branca emorta de frio. - E agora, o que aconteceu? Não fez comoeu disse? - Claro que fiz. Escondi-me no banheiro equando a garota entrou e baixou acalcinha, eu me acomodei ali muitíssimobem e dormi. - Então, por que você está assim? - Não faço a menor idéia. Quando acordeiestava de novo a 200 km/h no bigode domotoqueiro!

FILOSOFIAAlô você que gosta de beijar o seucachorro na boca: 5 minutos atrás eleestava lambendo o próprio pênis.

Sou tão azarado que se eu rodar a baiana,ela vomita em mim.

Domingo é um dia surpreendente. Pormais que você não tenha expectativas, eleconsegue te decepcionar.

Não tenho tudo que amo, mas ummuambeiro ficou de trazer tudo lá doParaguai pra mim.

Na farmácia: Você tem calmante? Tem?Então toma um, porque isso aqui é umassalto!

Pedi para minha namorada pegar no meugrandão... Ela pegou no meu nariz!

Um elefante incomoda muita gente, mascalcinha (ou cueca) enfiada na bundaincomoda muito mais.

Sou tão sincera, que quando meu maridodiz que é bom de cama eu discordo e digo:“Seus amigos são melhores!”

Lógico que a pulseira do equilíbriofunciona... para selecionar quem é trouxade quem não é.

Não basta ser gordo, tem que sair procarnaval fantasiado de bebê.

Sabe aqueles dias que você acha dinheiroperdido na rua? Pois é, nem eu.

Malandro é o tal do Chico, que todo mêsfica uma semana com a sua mulher.

Falar de mim é fácil, quero ver é pagar asminhas contas.

Tem gente que fala tanta merda quedeveria escovar os dentes com papelhigiênico.

Filho, sai já do computador! Ah mãe, vai amerda! O que você disse? Já tô saindo!

Tenho uma amiga tão safada que se elatomar banho de ducha quente, já começaa dar um cheiro de canja no ar!

Page 12: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2012

12

Querendo ganhar dinheiro, umamulher casada que mora emBlumenau, interior de SantaCatarina, resolveu virar garota deprograma. Para tentar conseguirclientes ela publicou anúncio nojornal, com nome e celular dife-rente, para o marido não descon-fiar. A primeira ligação ocorreujustamente no horário de trabalhodo marido, motivo para ela pularde alegria e correr para os braçosdo primeiro cliente, já pensando nagrana que iria ganhar.

Mas o primeiro cliente foi jus-tamente o marido, que viu o anún-cio nos Classificados do jornal etelefonou, sem saber que se trata-va da sua esposa.

O encontro foi marcado em umgalpão abandonado. O cliente foiexigente pedindo para que a garo-ta entrasse no local seminua.Quando a mulher chegou ao local,que tirou parte da roupa e entrou

A história conta que São Pantaleão,peranbulava vestido comtrapilhos por um vilarejo na Itália, num dia 29 de dezembro.

Com fome, bateu à porta de uma casa e pediu comida.E um casal o recebeu com desconfiança.mas mesmo assim o

convidou para sentar-se à mesa.Como eram pobres e os tempos eram difíceis eles só tinham

nhoque para comer, que dividiram com o Santo, sete nhoques paracada um. São Pantaleão comeu, agradeceu por ter sido recebido poreles e se foi.

Para surpresa do casal , depois de São Pataleão se retirou damesa, o casal encontrou em baixo dos pratos, moedas de ouro.

A partir daí, tornou-se tradiçãoque, em todo o dia 29 deve-secomer nhoque para atrairfortuna, não esquecendode colocar uma notade qualquer valor sobo prato, podendo serdólar, real ou qualqueroutra moedaestrangeira.

Em seguida fique depé e concentre-se parainiciar o ritual.

No prato, separe sete nhoques e coma um a um.Para cada nhoque faça um pedido diferente ou peça 7 vezes o

mesmo pedido que tanto deseja. Depois sente-se e saboreie o restantedo prato.

O dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado em suacarteira ou faça um patuá até o próximo dia 29, para garantir afartura.

Outros dizem que deve ser dado a alguém que necessite. Fica acritério de cada um.

Brasilianas MassasRua Padre João Wislinski, 567 - Santa Cândida - Fone 3151-4401,

próximo a Igreja Santa Cândida

Como surgiu o nhoque da sorteMulher casada iria fazer o primeiro

programa como prostituta mas deu

errado porque o cliente era o marido

no galpão, viu que o cliente era oseu marido e começou a confusão.

O marido – quase traído – cor-reu atrás da sua esposa, com umpedaço de ferro na mão, mas elafoi mais rápida, pulou várias cer-cas, e conseguiu escapar.

Ao conversar com a repórter, amulher lamentou o episódio admi-tindo ser muito azarenta, e disseque não serve sequer para ser ga-rota de programa. “Outra vez ten-tei conseguir um amante pelaInternet mas o cara era o meu pai.Nunca tive sorte na vida”, contoua nossa repórter.