GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2013

16

description

Jornal com cirulação gratuita nos bairros da região Norte de Curitiba e em Colombo

Transcript of GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2013

Page 1: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2013
Page 2: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2013

2

Diretor: Adilson da Costa Moreira - Fones 8433-7462 e 3328-0176

Dep. comercial: Sharon Simão Zunino

Rua Canadá, 2108 - Ap. 32 - Bloco A3 - Bacacheri - Curitiba

E-mail: [email protected] Tiragem: 10.000 exemplares

www.gazetasantacandida.com.br / www.gazetasantacandida.blogspot.com

As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do jornal.

Já foi liberada para o tráfegoa nova ponte de madeira sobreo Rio Bacacheri, na Rua JoséZaramella, no bairro Boa Vista.Atendendo a uma reivindicaçãodos moradores da região, a Pre-feitura investiu em torno de R$40 mil para implantar a nova pas-sagem, o que trará mais seguran-ça para o tráfego de veículos epedestres.

A obra foi entregue rapida-mente, em cerca de 20 dias, gra-ças à atuação de uma equipe es-pecializada neste tipo de cons-trução, designada pela Secreta-ria Municipal de Obras (Smop).

“Era uma obra necessária,pois a ponte antiga estava muitodeteriorada, e oferecia perigopara motoristas e pedestres”, dizo diretor do Departamento de

Nova ponte de madeira traz maissegurança para moradores do Boa Vista

Pontes e Drenagens, Wilson Ma-chado.

O segurança Daniel Borbamora próximo à ponte e passadiariamente de bicicleta pelo lo-cal. Ele conta que a mudançamelhora principalmente a mobi-lidade dos moradores. “É prati-camente a nossa única possibi-lidade para chegar ao colégio eao mercado aqui da região. Sema ponte precisávamos dar umavolta muito grande para ter aces-so a esses serviços”. SegundoBorba, antes de a nova ponte serconstruída, a segurança dos mo-radores estava comprometida:“Tivemos casos de enchente emesmo com a ponte em péssi-mo estado as pessoas passavamde carro, correndo o risco de elacair de vez”.

Neste semestre, o Departa-mento de Pontes e Drenagensfez intervenções em 59 pontes epassarelas da cidade. Foram ins-taladas quatro pontes de madei-ra novas; outras oito passarampor reformas, assim como 42passarelas de madeira, três me-tálicas e uma ponte de concreto.

“Tivemos algumas dificulda-des no início do ano, pois aindanão tínhamos nossas equipes de

manutenção formadas. Agora,temos 27 equipes próprias atu-ando. Com isso, conseguimosdeslanchar o trabalho, que seráainda mais intenso no ano quevem”, observou o diretor.

Além da manutenção e cons-trução de pontes, o departamen-to fez, entre outros serviços, alimpeza e desassoreamento de26 quilômetros de rios, córregose canais de drenagem.

Desejamos um

Feliz Natal e

Boas Festas

aos amigos e

colaboradores.

EXPEDIENTE

Page 3: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2013

3

Uma antiga casa de madeira, noestilo polonês, de 60 metros quadra-dos, na rua Padre João Wislinki, bair-ro Santa Cândida, foi consumida pe-las chamas. Ainda não se sabe as cau-sas do incêndio que destruiu uma dasmais antigas e belas casas que fazemparte da história do bairro.

A casa de madeira tornou-se, en-tão, tradicional no bairro Santa Cân-dida desde os tempos da Coloniza-ção Polonesa. Construída sobre pe-quenos pilares para evitar a umidade,esse tipo de casa possuía arcabouçoformado por barrotes e vigas nosquais são pregadas tábuas verticais(evita acúmulo de umidade) com jun-ções vedadas por ripas. A divisão in-terna original era simples, constandoda sala, quartos e uma cozinha. Osótão, geralmente habitável, surgiuem função da forte inclinação dos te-lhados - tradição transplantada dos

Crianças e moradores do Conjunto Vênus no bairro Bacacheri, já aguar-davam o Papai Noel na quadra esportiva para os festejos anunciados pelaAssociação Amove.

Com a chegada do “bom velhinho” as crianças comemoraram com co-midas, refrigerantes e brincadeiras na cama elástica, escorregador dentreoutros brinquedos.

A entrada do Papai Noel foi acompanhada da presidente da Amove,Loredana Ducci Olesko, que organizou mais esta atividade com o apoiodos demais membros da diretoria.

O Papai Noel chegou maiscedo no Conjunto Vênus

Incêndio destrói tradicionalcasa polonesa no Santa Cândida

países europeus.A racionalidade e funcionalidade

dessas habitações, associadas a umbaixo custo de construção, garanti-ram a sua preferência por uma exten-sa faixa da população. Acrescida deespaços e ornamentos peculiares àsfamílias que as constroem, as casasde madeira passaram a ser expressãoarquitetônica de uma tradição cultu-ral européia.

Pelas ruas do bairro a maioria dascasas nesse estilo foram derrubadas,vencidas pela especulação imobiliá-ria e pelo alargamento das ruas e ave-nidas.

As poucas casas que restam deve-riam ser preservadas para contar ahistória do nosso bairro para as gera-ções futuras. Talvez transformar al-gumas em museus, bibliotecas ou se-des de associações fosse uma das so-luções mais viáveis.

Quem anuncia, sai na frente da concorrência.Anuncie aqui: 8433.7462

Page 4: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2013

4

A Associação dos Moradores eAmigos Jardim Cruzeiro do Sul soli-citou melhorias nas margens do rioBuda, e reconstrucão da ponte commanilhamento, evitando o desmoro-namento e estragos das casas da ruaAleixo Schuga esquina com a ruaIzidoro Mário Paul. A Associaçãoencaminhou à Prefeitura Municipal ooficio nº 170 desde o dia 15 de mar-ço de 2013, com o protocolo nº 04/0123642013, e até agora está aguar-dando providências.

“ Os moradores esperavam queteriam como presente de Natal a re-construção da ponte, mas foi adiadopara depois do carnaval de 2014, e a

Ponte danificada é risco de mortepara pedestres e motoristas

previsão é de que vai continuar sen-do de madeira”, disse a moradora pro-fessora Maria José dos Anjos. Estejornal já noticiou este fato alertandopara a queda de um poste naquelelocal. A moradora Nadir afirma quehá risco de algum veiculo cair da pon-te que se encontra deteriorada.

Praça Oswaldo Santos

Na praça Oswaldo Santos, entreas ruas ruas: Máximo João Kop e ruaHermes Marques, a senhora Arlete,Presidenta da Associação reivindicalimpeza e colocação de areia no par-quinho.

A primeira etapa da obra da maisnova área verde da cidade, o Parquedas Várzeas do Atuba, no bairro SantaCândida, ficou pronta nesta semana.Com área aproximada de 152 milmetros quadrados, o local possui bos-que com muitas espécies nativas.Construido o Portal, estar, e o par-quinho com registro em pedra fun-damental: “Aqui, onde o Rio Atubase espraia e cria terras férteis, o por-tal dá acesso a um pedaço preserva-do de natureza. Ao longo deste Rio-Parque, onde se instalou a primeira‘vilinha’ Curitibana, se implanta oconceito de rio e suas várzeas comosistema natural de proteção contraenchentes, da biodiverdisidade e qua-lidade das águas.”

O parque está localizado na esqui-na das ruas Guilherme Weigert eApolonio de Tiana, no Jardim Alian-ça, bairro Santa Cândida. Desde osábado, o espaço conta com área delazer, portal de madeira, paisagismoe bancos.

“O objetivo principal do novo par-que, além de opção de lazer para acomunidade, é assegurar a preserva-ção, melhoria e recuperação da qua-

Inaugurado o Parque das Várzeasdo Atuba no bairro Santa Cândida

lidade ambiental da área e das mar-gens do Rio Atuba e seus afluentes”,explica o secretário municipal doMeio Ambiente, Renato Lima.

A estudante Kelly Silmara Soaresde Souza, que mora bem perto do novoparque, aprovou a novidade. “Gostomuito de ir aos parques da cidade, maspara chegar nos dois mais próximosda minha casa, que são o Bacacheri eo Atuba, preciso pegar ônibus”, co-menta. “Agora poderei vir a pé”.

Kelly diz que toda a sua família fi-cou satisfeita com a notícia da con-clusão da primeira etapa do parque.Além de um novo espaço de lazer, elaacredita que a região ganhe mais se-gurança com o novo equipamento. “Aminha mãe gosta de fazer caminha-das nos parques e agora poderá viraqui para se exercitar”.

O atleta e empresário LuzTadeu,disse estar surpreendido comessa ideia de preservação, “ frequen-to o parque Bacacheri e Atuba quesão ou pouco mais distantes e esteserá mais uma opção, as nascentes emuitas arvores nativas alem dos pi-nheiros serão preservados”

Page 5: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2013

5

Anuncie aqui

Quem anuncia,vende mais!8433-7462

www.santacandida.blogspot.com

DO SANTA CÂNDIDA

Jovem de 18 anos é mor-to após discussão dentro deônibus

Uma discussão entre passa-geiros da linha de ônibus Ola-ria, no bairro Santa Cândida,terminou em morte na tarde deontem, em Curitiba. Segundoinformações da Polícia Militar e

Nesta quarta-feira o governadorBeto Richa lançou a Rede 399 –Internet para Todos, programa quetem como objetivo estimular a insta-lação de internet banda larga em to-dos os municípios do Paraná.

Por meio de incentivos, como aisenção de impostos e financiamentosa juros baixos, o governo pretende in-centivar a modernização da gestão pú-blica nas prefeituras e levar internet dequalidade à maior parte dos cidadãos.

O programa foi desenvolvido pelaSecretaria para Assuntos Estratégi-

Richa lança programa paralevar Internet Banda Larga

a todos os municípioscos, em parceria com a Celepar –Companhia de Tecnologia da Infor-mação e Comunicação do Paraná.Com a Rede 399 o governo preten-de disseminar o uso de internet ban-da larga nas cidades paranaenses.

Hoje, a fibra óptica da Copel estápresente nos 399 municípios do Es-tado, com pelo menos um ponto deligação. A ideia é que provedores lo-cais – ou Serviços de ComunicaçãoMultimídia Locais (SCM) –, incenti-vados pelas próprias prefeituras, am-pliem o serviço.

Santa Cândida tem duas mortes por motivos fúteisda Delegacia de Homicídios,dois jovens teriam começado abater boca dentro do ônibus atéque um deles sacou uma armae disparou várias vezes contrao outro. O assassinato foi re-gistrado às 16 horas, na RuaBuda. Pedro Vinicius Nunes, 18

anos, não resistiu aosferimentos e morreu no local.Apesar de o ônibus estar cheio,nenhum outro passageiro se

feriu. Após ouvir os tiros, o mo-torista parou o ônibus e o res-ponsável pelos disparos conse-guiu fugir. Até o momento, elenão foi identificado.

Discução de Motorista eciclista termina com tragédia

Na tarde do dia 06 de De-

zembro no bairro Santa Cân-dida. Segundo testemunhas, adiscussão teve início depois

que um veículo Pegeout fe-

chou um cicl ista na ruaFernando de Noronha.

Um dos moradores da região,que presenciou o incidente dis-se que, nesse momento, o ci-

clista bateu com o pé na portado carro. “Então, o motoristadesceu do Pegeout, furioso, e

eles começaram a discutir. Emseguida, ele esfaqueou o rapazque estava de bicicleta”. Após a

briga, ele saiu do local e foi di-

reto para o 5º Distrito Policial,no Bacacheri, para se entregar.

O ciclista Marco Alexandre da

Cruz Rocha, de 30 anos, não re-sistiu aos ferimentos e morreu.“Ele era nosso conhecido. Nãopode ser verdade o que acon-teceu, a vida da gente simples-

mente não vale nada”, desaba-

fou o morador.O corpo da vítima foi enca-

minhada para o Instituto Médi-co Legal. Policiais que atende-ram a ocorrência confirmaram

a informação de que o autor do

crime, identificado como Ed-son Luiz Correia, de 35 anos,

se entregou após a ocorrência.

De acordo com a polícia, a de-legacia já possuía vários Bo-

letins de Ocorrência (B.O)

registrados com o nome delepor envolvimento em brigas de

trânsito – em alguns ele figu-

rou como vítima e em outroscomo agressor.

Page 6: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2013

6

O morador de rua RafaelVieira deverá passar cinco anospreso porque carregava um fras-co de desinfetante Pinho Sol eoutro de água sanitária durantemanifestação no centro do Riode Janeiro no dia 20 de junho.

O juiz Guilherme Shilling PolloDuarte acatou a denúncia do Mi-nistério Público, que o acusavade “porte de aparato incendiárioou explosivo”. “A utilização domaterial incendiário, no bojo detamanha aglomeração de pesso-as, é capaz de comprometer ecriar risco considerável àincolumidade dos demais parti-cipantes”, diz o juiz em sua deci-são, sobre o perigo dos dois fras-cos plásticos.

O laudo do esquadrãoantibomba da Polícia Civil ates-tou que Vieira carregava produ-tos de limpeza. “[As substânciastêm] ínfima possibilidade de fun-cionar como coquetel molotov”,dizia o laudo feito pouco mais deum mês após a detenção. Mes-mo assim, o Ministério Públicoseguiu entendimento de que setratava de “material incendiário”e enquadrou Vieira no inciso IIIdo artigo 16 do estatuto do de-sarmamento, que proíbe carre-gar ou usar “artefato explosivoou incendiário, sem autorização

Morador de rua é condenado a 5 anosde prisão por “porte de água sanitária”

ou em desacordo com determi-nação legal ou regulamentar.”

Na sua decisão, Shilling citao depoimento do policial civilEduardo Nogueira Vieitos emque ele explica porque Vieira erasuspeito: “Havia muita gente narua, mas o réu era o único comfrascos na mão”.

Prisão

Vieira foi detido ao sair deuma loja abandonada no cen-tro do Rio de Janeiro, que es-tava com suas portas arromba-das antes da sua chegada. Elefoi visto com os dois frascosque, segundo o depoimentodos policiais, eram “artefatossemelhante ao coquetelmolotov”.

Os protestos tinham se mul-tiplicado pelo país na semanada prisão de Vieira. Depois deuma noite de dura repressãoem São Paulo, na quinta-feiraanterior, as manifestações semassificaram e ganharam oapoio até da grande imprensa,que antes clamava por “or-dem”. Assim como a maioria daimprensa, o juiz também utilizou

a diferenciação entre bons emaus manifestantes. “O fatoocorreu enquanto centenas demilhares de pessoas reuniam-se, pacificamente, para reivin-dicar a melhoria dos serviçospúblicos.

Naquele mesmo episódioverificou-se a presença da mi-noria, quase inexpressiva – secomparada com o restante demanifestantes – imbuída únicae exclusivamente na realizaçãode atos de vandalismo, tenden-tes a descreditar e desmerecerum debate democrático.”

Segundo a defesa, não ha-via panos na boca das garra-fas (como de costume nasbombas incendiárias), ao con-trário do escrito no laudo, e osrecipientes de plástico jamaisserviriam como molotov, já quenão se estilhaçam ao quebrarno chão (argumento que tam-bém consta no laudo).

Negro, morador de rua ecatador de latinhas, Vieira é oprimeiro condenado dos pro-testos de junho no Estado. Com26 anos de idade, Vieira já ha-via sido preso duas vezes porroubo, em 2006 e 2008, e cum-priu as penas completas. Ain-da cabem recursos a instânci-as superiores, e a defesa nãose pronunciou sobre o caso. Omorador de rua deverá continu-ar preso no complexo presidiá-rio de Japeri, município na re-gião metropolitana do Rio, de-vido ao pedido de prisãocautelar feito pelo mesmo juiz.

Piero Locatelli, CartaCapital

Page 7: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2013

7

Conheça a si mesma e seque sem

esforço! Assim, você pode mudar de

hábitos e comer os alimentos ideais

para emagrecer.

Se você vive de dieta e nãoconsegue emagrecer, é melhor dar umpouco mais de atenção à suapersonalidade. Foi o que descobriu oneurologista norte-americano DanielAmen. No livro  The Amen

Solution: The Brain Healthy Wayto Lose Weight and Keep It Off (emtradução livre, “A solução de Amen:o caminho saudável do cérebro paraperder peso e não recuperá-lo”), eledefinequatro tipos de “comedores”:compulsivo, impulsivo, emotivo eansioso. Amen não sugere umcardápio, mas indica os alimentosideais para cada tipo de perfil.

No mesmo livro, o neurologistaafirma ainda que praticar atividadesfísicas regularmente também éimportante para ajudar a equilibrar ostraços mais marcantes de cadapersonalidade. Descubra qual é a suae elimine de vez a gordurinha extra.

Melhore o humor!A nutricionista Ariane Machado

Pereira, da DNA Nutri, reforça ateoria do neurologista Daniel Amende que a personalidade tem grandeinfluência na dieta a ser seguida porcada pessoa.

“Os alimentos certos, inseridos emum plano de alimentação saudável,podem equilibrar osneurotransmissores responsáveis pelasensação de bem-estar que atuamdiretamente nas oscilações dehumor”, esclarece Ariane.

TIPO 1. Pensa em  comida o tempo

inteiroVocê é COMPULSIVA e se

preocupa com comida a todo instante.

Mudança decomportamento: Em vez de focarseu desejo na comida, procure outroalvo! Comece a ler os rótulos dosalimentos e escolha opções maissaudáveis. Invista em exercíciosfísicos que lhe deem prazer e use essesentimento a seu favor.

Descubra como a suapersonalidade interfere

no seu pesoO que é melhor comer? Evite

muita proteína (como carnes),porque o nutriente aumenta acompulsão. Opte por alimentos ricosem triptofano, substância queaumenta o nível de serotonina e a

sensação de bem-estar. Éencontrada em alimentos como mel,banana,  ovo, uva, brócoli e feijão-branco.

TIPO 2.Come tudo o que vê pela frenteVocê é do tipo IMPULSIVA e

não consegue seguir uma dieta por causa da falta de controle.

Mudança de comporta-mento: Encha a geladeira comalimentos saudáveis. Evite comprarsalgadinhos, chocolates ecomidinhas que só vão detonar suameta de perder peso.

O que é melhor comer? Evitecarboidratos complexos (arrozbranco e pão), pois a saciedade queeles provocam dura pouco. Comaproteína e alimentos ricos emtirosina. Isso eleva a produção dedopamina (neurotransmissor ligadoà sensação de prazer) e controla oapetite. Invista em carnes magras,feijão-preto, castanhas, leite e chá-verde.

TIPO 3.Desconta a frustração na

comidaVocê é uma pessoa EMOTIVA.

Busca aconchego e felicidade nacomida, mas sente culpa depois decomer.

Mudança de comportamen-to: Quando você começar a se sentirestressada, frustrada ou triste, emvez de atacar a geladeira, tentemelhorar seu humor usando outrostipos de recursos. Ligue para asamigas ou saia para dar uma volta.Procure atividades que nãoengordem e sejam capazes de lhe darprazer.

O que é melhor comer? Prefiraalimentos com poderes calmantes.Aumente o consumo de ômega-3

(presente no salmão e na sardinha),grãos (sementes de linhaça e chia),verduras escuras e azeite.

TIPO 4. Precisa mastigar o tempo todoEsse é o caso da

mulher ANSIOSA. Se você sofrecom tensões musculares, rói asunhas, tem dores de cabeçafrequentes e vive mascandochicletes ou guloseimas, faz partedesse grupo.

Mudança de comportamen-to: Respire fundo várias vezes aodia. Procure fazer atividadesrelaxantes, como meditação. Só váao mercado com uma lista decompras em mãos.

O que é melhor comer? Evitedietas muito restritivas, porque vãodeixá-la mais ansiosa, e bebidas comcafeína. Invista em espinafre, aveiae lentilha, pois são ricos em taurinae vitamina B6, que estimulam aliberação de neurotransmissoresredutores de estresse.

 4 Razões científicas para você

sorrirSabe aquele ditado que diz:

“Sorrir é o melhor remédio”? Ele fazmuito sentido no universo científico,uma vez que o sorriso ajuda areduzir o estresse, traz benefícios aocorpo e à mente, e alterapositivamente o estado emocionalque melhora o bem-estar.

Estudos sobre a Ciência dosSorrisos indicam que uma boa dosediária de sorrisos faz muito bem àsaúde e pode ser o melhor remédiopara você e sua família. Por isso,listamos 4 razões para você sorrir,sempre:

O sorriso faz bem à mente e aocorpo

Especialistas afirmam queo sorriso traz benefícios à mente eao corpo, auxiliam o bomfuncionamento dos músculos faciaise abdominais, além dos sistemasrespiratórios, cardiovasculares eimunológicos.

O sorriso ajuda a eliminartensões:

O sorriso é, comprovadamente,uma das maneiras mais eficientes dese comunicar. De acordo com umapesquisa realizada em 2007 peloIBGE (Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística), acomunicação entre os sereshumanos acontece 93% de formanão verbal e somente 7% verbal. Oestudo mostrou ainda que, ao sorrir,aproximadamente 17 músculos sãotrabalhados ao mesmo tempo,relaxando o corpo de tensões.

Sorrir melhora a qualidade devida

Segundo a psicóloga Ana Lúciada Silva, do Departamento dePacientes Graves do Hospital AlbertEinsten, o riso é benéfico durante otratamento de doenças mais graves,pois altera o estado emocional quecausa bem-estar e melhoraa qualidade de vida.

Sorrir aumenta a atividade noorganismo

Um es tudo d ivu lgado em2006 pela Escola de Medicina daUniversidade Loma Linda, naCalifórnia (EUA), aponta que oriso aumenta a produção e aa t iv idade no organismo dascélulas NK (do inglês, natural

k i l l ers ) , r esponsáve is pordes t ru i r v í rus e a té tumorespresentes no organismo. E mais:o sorriso vem sendo utilizadocomo recurso de humanizaçãono cuidado de pacientes emhospitais do mundo todo.

Page 8: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2013

8

Durante o evento foram apresentadasduas grandes novidades: a Rede399, progra-ma de cidades digitais do Governo doParaná, e o Sistema UNI, ferramenta daRede Cidade Digital para promoção do diá-logo entre prefeituras e prestadores de ser-viço

Curitiba sediou, na última quinta-feira(28), o I Congresso Paranaense de CidadesDigitais, evento inédito que trouxe discus-sões, experiências e novidades de governosmunicipais, estadual, federal e empresas daárea sobre projetos de Tecnologia da Infor-mação e Comunicação (TIC) para gestãopública dos municípios. Foram cerca de 350participantes, entre prefeitos, vereadores,técnicos de TI, analistas de sistemas, servi-dores públicos, empresários e acadêmicos,representando mais de 60 cidades, de seisestados diferentes.

“Foi um evento de enorme importânciapara o Estado do Paraná, porque juntou, nummesmo ambiente, os principais atores res-ponsáveis pela condução de políticas e deiniciativas voltadas a cidades digitais”, co-menta José Marinho, diretor da Rede Cida-de Digital, organizadora do congresso, emparceria com o Instituto Brasileiro da Qua-lidade e Produtividade (IBQP).

Políticas PúblicasQuem abriu as atividades, no painel Po-

líticas Públicas de Cidades Digitais, dividi-do em duas partes, foi a secretária de Inclu-são Digital do Ministério das Comunicações,Lygia Pupatto, que falou sobre os desafiospara construção de cidades digitais e os pro-jetos do Governo Federal para auxílio dosmunicípios. “Exclusão digital segue a mes-ma linha da exclusão social, e Cidade Digi-tal é muito maior do que sinal de internet

I Congresso Paranaense de Cidades Digitaisgratuita”, ponderou a secretária, destacandoa importância da articulação entre governos,setores produtivos e sociedade civil no pro-cesso de construção de cidades digitais.

Reforçando esta explicação, o diretor-presidente do Serviço Federal deProcessamento de Dados (Serpro), MarcosMazoni, apresentou os serviços de Nuvemda instituição para as necessidades dos mu-nicípios, como servidores físicos e virtuais,banco de dados e aplicativos de governo ele-trônico. Mazoni defendeu a nuvem comoplataforma de inovação e que os governosprecisam adaptar seus serviços nessatecnologia.

Bernardo Lopes Correa da Costa, coor-denador de Outorgas da Agência Nacionalde Telecomunicações – Anatel no PR e SCesteve representando a instituição no Con-gresso para esclarecer dúvidas a respeito doslicenciamentos para criação de redes edisponibilização de sinal internet gratuita.

“Os serviços de telecomunicações, via deregra, só podem ser executados medianteautorização expedida pela Anatel, a qual ématerializada nas licenças de funcionamen-to de estação emitidas pela Agência. Ou seja,a exceção de sistemas de radiação restrita,em nenhuma outra hipótese a prefeitura deveoperar equipamentos de telecomunicaçõessem a prévia autorização expedida pela Agên-cia e sem a posse das licenças de funciona-mento de suas estações”, explicou Costa.

O panorama atual de licenciamento deserviços de telecomunicações feitos pela aAnatel para as prefeituras, que podem ocor-rer de duas formas: 1) Se a própria prefeitu-ra implantar a rede de telecomunicações,com infraestrutura própria, para prestar oserviço de telecomunicações para osmunícipes, deverá obter na Anatel a autori-

zação para explorar o Serviço Limitado Pri-vado (SLP); 2) Se a prefeitura desejar con-tratar empresa para prestar serviço de tele-comunicações aos munícipes, essa empresadeverá possuir autorização da Anatel paraexplorar o Serviço de ComunicaçãoMultimídia (SCM).

“Uma infraestrutura de telecomunica-ções é um patrimônio do qual o município eseus cidadãos poderão usufruir durantesmuitos anos, ou mesmo décadas. Contudo,para gerar os benefícios que dela são espe-rados, o sistema deve ser bem planejado,implantado e, principalmente, mantido econservado de maneira correta e adequada.Neste sentido, é de suma importância a pre-feitura possuir assessorias, próprias ou con-tratadas, que sejam competentes e conhece-doras nas áreas de engenharia de telecomu-nicações e de direito público, e que possamauxiliá-la em todas as etapas do processo,as quais incluem também os trâmites juntoà Anatel quanto à obtenção e manutençãodas licenças e quanto ao atendimento da le-gislação específica do setor de telecomuni-cações”, finalizou.

Programa Rede399O secretário Especial para Assuntos Es-

tratégicos do Governo do Estado, EdsonCasagrande, apresentou o “Rede399”, pro-grama que visa desenvolver e interligar re-des, alcançando todos os municípiosparanaenses. “Nosso propósito e também umdesafio com o Rede399 é de propagar a fi-bra óptica nos municípios, uma única fibrapara vários canais, e não fazer uma estrutu-ra para cada canal de comunicação, o quegera poluição”, explicou. Outro aspecto re-levante do programa, destacado pelo secre-tário, é a redução de custos. “Proporciona-remos que mais empresas atuem nas locali-dades, aumentando a concorrência”, com-pletou.

O diretor-presidente da Celepar, JacsonCarvalho Leite, destacou, na segunda partedo painel Políticas Públicas de Cidades Di-gitais, a abrangência da entidade, presenteem todos os municípios paranaenses. Alémde falar sobre os produtos, disponibilizadospor meio da “Loja Celepar”, Leite revelouas próximas etapas que deverão beneficiaros projetos de cidades digitais nos municí-pios. “Estamos construindo uma nuvem noParaná, envolvendo a Copel, Celepar e ogoverno com uma camada da nuvem

disponibilizada para os municípios.”No painel O Futuro das Cidades Digi-

tais - Planejamento e Execução, o ProfessorDr. Denis Alcides Rezende (PUC PR eDePaul University - Chicago) destacou aimportância do planejamento estratégico,diferenciado do plano de governo, para exe-cução de iniciativas de cidades digitais. “Pla-no de governo é diferente de planejamentoestratégico. O plano de governo apenas tra-duz as intenções do governante”, explicou.

O professor também confrontou pro-jetos de serviços e informações públicasde cidades brasileiras com o de Chicago,nos Estados Unidos. “Chicago tem o 4ºmelhor projeto de cidade digital dos Es-tados Unidos, mas é porque tem um pla-no de TI da cidade. Um único projeto quese mantem há muito tempo e é atualiza-do frequentemente. São 28 iniciativasbaseadas em apenas 4 estratégias. Não éo número de serviços que faz a diferença,é a qualidade do serviço”, observou.

A parceria público-privada (PPP) e anecessidade da participação cidadão forampontos destacados, na sequência do pai-nel, pelo Professor Dr. Leonardo Mendes(Unicamp).

Mendes defendeu a relevante atuaçãodo cidadão no desenvolvimento de políti-cas de TIC. “O Governo é apenas um doselementos da sociedade e não é o maisimportante, apesar de fundamental. O ci-dadão é o mais importante. Quem tem quediscutir e definir o que é cidade inteligen-te é o cidadão”, considerou.

Com o tema Estratégia de Curitiba rumoà Smart City, o Secretário da Informação eTecnologia de Curitiba, Paulo Miranda,destacou características peculiares da capi-tal paranaense e definiu uma visão sobre ascidades inteligentes. Miranda apontou ca-racterísticas que norteiam o objetivo de tor-nar a cidade uma Smart City. “A implanta-ção, desenvolvimento de cidade inteligen-te está embasado em uma base robusta quepossibilita que isso seja viabilizado, reunin-do infraestrutura técnica; modernização eadequação na gestão; referenciamentoterritorial e geoprocessamento; e adminis-tração eletrônica”, destacou.

O I Congresso Paranaense de Cida-des Digitais teve patrocínio ouro da Fo-mento Paraná, ICI e Itaipu Binacional, epatrocínio prata da Viga Netstore,Furukawa e Smart Bee.

Page 9: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2013

9

Page 10: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2013

10

C O L U N A D A D R A . N O E M I

Algumas dúvidas básicas e frequen-tes do trabalhador.

Como solicitar sua aposentadoria?O Sistema do Instituto Nacional de

Seguridade Socila bra-sileiro conta com qua-tro tipos diferentes deaposentadoria (por ida-de, tempo de contribui-ção, invalidez e especi-al). Por isso, primeirovocê deve visitar o siteda Previdência ou ligarpara o 135 e verificar osrequisitos do benefício que se enquadrano seu caso. No caso da aposentadoria poridade, só são aceitas mulheres com maisde 60 anos e homens a partir dos 65 anos.

A por invalidez é concedida somenteapós perícia médica para pessoas queestão em auxílio-doença, cujo problemade saúde não tem solução ecomprovadamente impede que tenha con-dições de voltar a trabalhar.

A especial vale para qualquer pessoaque tenha trabalhado permanentemente,por pelo menos 15 anos, em condiçõesprejudiciais à saúde e a por contribuiçãoexige que o homem tenha mais de 35 anosde contribuição para a Previdência e amulher, pelo menos 30 anos. No site doINSS, você confere todos os requisitospara cada tipo de aposentadoria e qual otrâmite dos documentos até a concessãodo benefício.

Caso complicações com saúde, quemdeve pedir o auxílio-doença: você ou aempresa?

Em caso de doença ou cirurgia, a em-presa paga 15 dias para o funcionário queapresenta o atestado médico confirman-

Atendimento Jurídico* Aposentadoria especial * por idade / invalidez /por tempo de

contribuição. Auxílios: Acidente/Doença / Reclusão

Pensões: Por morte / Especial(Talidomida)

Salário Familia, Salário- Maternidade

- Assistência social - bpc- loas

Fones 3357-3905 / 96773734 e 84835733

O Pico ParanáO ponto mais alto da região sul do

país encontra-se a pouco mais de 50 kmde Curitiba. Tem o nome de Pico Paraná.Com mais de 1800m de altitude o PPcomo é popularmente conhecido teve seucume alcançado pela primeira vez e apóssete tentativas, em13 de julho de 1941pela dupla Stamme Mysing, integran-tes da equipe lidera-da pelo explorador egeólogo ReinhardMaack que comseus equipamentosde medição compro-vou ser esta a mon-tanha mais alta doestado e do sul doBrasil, lugar antesocupado pelo Mon-te Olimpo no Con-junto Marumbi.

A trilha para seatingir o cume, parte da "Fazenda PicoParaná" , é aconselhável um mínimo deexperiência em montanhismo (caminha-da) e um bom condicionamento físico. Otempo para se chegar ao topo da monta-

nha pode variar entre 4 e 8 horas de ca-minhada ininterruptas variando de acor-do com o preparo físico de cada um.

Aqui vale lembrar que atingir o cumede uma montanha é apenas metade dopercurso restando ainda o caminho devolta. Existem duas possibilidades deacampamento no PP, uma é o acampa-mento base no "pè" da montanha e a ou-tra é o acampamento 2 com aproxima-

APOSENTADORIA , AUXÍLIO-DOENÇA E SALÁRIO MATERNIDADE

do a necessidade de afastamento do tra-balho. Caso o prazo seja maior que 15dias, você deve esperar esse prazo paradar entrada no auxílio-doença pelo INSS.

Em geral, as próprias empresas pre-enchem o requerimentodo benefício e auxiliamo funcionário no pro-cesso de agendamentoda perícia. Caso issonão aconteça, bastavocê ou alguém da suafamília acessar o site daPrevidência após o ven-cimento do prazo de 15

dias, dar entrada no processo e marcar aperícia para liberação do benefício. Paraempregados domésticos, as regras são umpouco diferentes: desde o primeiro dia deatestado, você deve procurar o INSS parapedir o auxílio-doença.

E salário-maternidade, como solicito?Para funcionárias com carteira assi-

nada, quem faz o pagamento dos quatromeses de salário-maternidade é a empre-sa empregadora, que posteriormente é re-embolsada pelo INSS. Nesse caso, o pro-cesso é todo feito diretamente na empre-sa, onde a funcionária deve entregar oatestado emitido por um médico obstetraou a certidão de nascimento da criança.

Para as demais categorias, como au-tônomas e empregadas domésticas, o be-nefício deve ser pedido diretamente noINSS. O mesmo vale para mães adoti-vas, que, mesmo que tenham carteira as-sinada, devem pedir o salário-maternida-de pelo site ou telefone da Previdência.

Noemi T. Vianna Marchiori

Fones: (41) 3357-3905, 9677-3734 e8483-5733 - Curitiba

COLUNA PÉ NA TRILHAdamente a uma hora do cume. Não éaconselhável acampar no cume devido aalta probabilidade de temporais acompa-nhados de raios.

Para aqueles que atingem o cume todoo esforço é recompensado, com a mara-vilhosa vista da

Serra do mar, com sua exuberante

Mata Atlântica, do litoral paranaense,com as baías de Antonina e Paranaguá emais ao longe a cidade de Curitiba

O Pico Paraná situado dentro de umaárea de conservação sendo proibido qual-quer tipo de fogueira, desmatamento ou

qualquer outro dano ànatureza.

Da Fazenda PicoA Fazenda de aces-

so a trilha do PP ofere-ce aos seus visitantesalém de estacionamen-to seguro para os veícu-los, uma ótima área decamping cortada porum riacho, duas lindascachoeiras e é claro acasa de apoio que umatípica "casinha de sitio"com chuveiro elétrico,

tomadas para recarregar pilhas e lanter-nas alem de um delicioso "pastel frito nahora". A casa tornou-se um local de en-contro dos aventureiros que entre umpastel e outro dividem suas histórias re-cheadas de aventuras.

O simpático casal de proprietários,Dilson e Viviane está sempre dispostos aauxiliar os visitantes com instruções so-bre a trilha, melhores opções de horári-os, cuidados necessários durante a cami-nhada e é claro alertando sempre para orespeito e zelo com a natureza.

Para aqueles que desejam conhecer atrilha e não possuem muita experiência éaconselhável a contratação de um guiapara instruí-los dos equipamentos neces-sários, melhores dias e horários para su-bida e é claro conduzi-los até o cume.Informações: Clever 9859-4013

Lembre-se: A natureza viveria melhorsem o homem, mas o homem não podeviver sem a natureza.

Clever Zunino

Page 11: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2013

11

GAZETA DO SANTA CÂNDIDAAtingindo a maioria dos bairros da nossa região.

Anuncie8433-74623328-0176

O quiabo é amado ou odiado por mui-tos por causa da característica de ser bem"pegajoso".

Mas é justamente graças à sua "baba"que o quiabo tem muitas propriedadesmedicinais é bom para a visão, trata úl-cera estomacal, atua contra a asma, nor-maliza o colesterol, evita o câncer de có-lon, combate a prisão de ventre.

Outro grande benefício do quiabo é ocontrole do diabetes e do colesterol.

Sem exagero, podemos dizer que oquiabo é o melhor remédio natural parao diabetes.

E o segredo é a mucilagem liberadapelo quiabo, conhecida popularmentecomo "baba".

Nela há uma grande concentração defibras que ajudam a baixar os níveis deglicose no sangue a partir do intestino.

Recentemente, estudantes ganharamum prêmio de R$ 30.000 do programaCaldeirão do Huck, da Rede Globo, aoprovarem que a água do quiabo con-trola o diabetes.

Em uma certa rua do bairro...

RECEITA DE ÁGUA DE QUIABOCOMBATE DIABETES E COLESTEROL

E em estudo de 2011 publicado noJournal of Pharmacy and Bio-alliedScience, os pesquisadores confirmaramque o quiabo era uma potencial fonte al-ternativa para o tratamento do diabetes,pois reduziu o nível de açúcar no sanguede forma significativa em animais testa-dos em laboratório.

RECEITA DA ÁGUA DE QUIABO- 4 quiabos- 200 ml de água.Corte os quatro quiabos no meio, des-

cartando as pontas, e ponha-os num copod'água.

Tampe o copo.Deixe de molho durante a noite.Na manhã seguinte, retire os quiabos

e beba a água.De preferência, tome essa água em

jejum e espere meia hora para comer oubeber qualquer outra coisa.

Beba um copo por dia e depois deuma semana avalie sua taxa de glicoseno sangue.

Como sempre acontece quandoalguém famoso morre, o líder sul-africano ganhou manchetes elogiosas emveículos de todo o mundo, como bemmerece. Mas a maioria dos jornais,especialmente os brasileiros, fizeram detudo para esconder quemrealmente era NelsonMandela: um líderrevolucionário deesquerda, pró Cuba eP a l e s t i n a ,antiimperialista e críticodas ações americanas eisraelenses pelo mundo.Ele pegou em armas paralutar contra o racismo ejamais perdoou seusinimigos - como afirmaa imprensa. Afinal, setem uma coisa que agrande imprensa faz bemé maquiar a realidade deacordo com seus interesses escusos.

Vejamos as frases:Sobre a invasão americana ao

Iraque“Se há um país no mundo que

cometeu atrocidades inomináveis nomundo, é os Estados Unidos. Eles não seimportam com seres humanos.”(fonte: CBSNews)

Sobre Israel“Israel deveria desistir de todas as

áreas que roubou dos árabes em 1967, eem especial Israel deveria desistircompletamente das Colinas de Golã, doSul do Líbano e da Cisjordânia.”(fonte: JWeekly.com)

Sobre a invasão americana aoIraque

“Tudo que o sr. Bush quer é o óleoiraquiano.” (fonte: CBSNews)

7 frases de Mandela que vocênão verá na grande imprensa

Sobre Fidel Castro e a revoluçãocubana

“Desde o princípio, a RevoluçãoCubana também foi uma fonte deinspiração para todas as pessoas amantesda liberdade. Nós admiramos os

sacrifícios do povocubano em manter suaindependência esoberania em face àcampanha imperialistaorquestrada paradestruir o ganhoimpressionante daRevolução Cubana.Vida longa àRevolução Cubana!Longa Vida aocamarada FidelC a s t r o . ”(fonte: lanic.utexas.edu)

Sobre MuammarKadafi

“É nosso dever apoiar nosso líder-irmão… principalmente levando-se emconta as sanções que não atingem apenasele, mas também a população líbia emgeral… nossos irmãos e irmãsafricanos.” (fonte: The Final Call)

Sobre a preparação dos EstadosUnidos para invadir o Iraque em 2002

“A atitude dos Estados Unidos é umaameaça à paz mundial”(fonte: Newsweek)

Sobre o estado palestino“As Nações Unidas tomaram uma

medida forte contra o apartheid e, aolongo dos anos, um consensointernacional foi construído, o que ajudoua acabar com esse sistema. Mas nóssabemos muito bem que nossa liberdadeé incompleta sem que haja liberdade paraos palestinos.” (fonte: CBSNews)

Page 12: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2013

12

Page 13: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2013

13

Seja no Natal, aniversário ou umadata comemorativa, há motivação de daruma lembrança. E para muitos, é épocade panetone, iguarias ou vinho e outrosprodutos que digeridos encontram odestino finalizado na privada. Neste épo-ca temos a oportunidade de presentearcom livros ofertados a preços bem po-pulares. Além de alimento ao intelecto,o conhecimento será disponível a mui-tos amigos na espera docompartilhamento.

“O livro é um amigo imediato, comele viajamos sem cessar. Além do hori-zonte, além do mar... com este amigopoderemos relatar uma vida de amor oude tristeza para sempre marcada no nos-so coração”.

A rapper Karol Conka foiapontada pelo jornal inglês TheGuardian como a artista que re-presenta Curitiba, numa listadestinada a mostrar a boa qua-lidade da música brasileira emcada cidade sede da Copa doMundo 2014. No texto, publica-do esta semana, o jornal procurarevelar um Brasil além dos clichêsdo Carnaval e longe do samba,bossa nova e funk, os gêneros doPaís mais populares do internaci-onalmente e que, segundo o jor-nalista Lewis Robinson, autor damatéria, são ritmos “firmemen-te associados à cidade maravi-lhosa, o Rio de Janeiro".

“Foi um boa surpresa”, disseKarol, lembrando como é difíciluma voz de Curitiba ter destaqueinternacional. “Este momento é devalorização da nossa terra e sóveio confirmar o interesse de eu-ropeus pelo meu trabalho”.

Noembalo

da Copa,jornalinglês

divulgarapper

curitibana

Karol se prepara para fazerem 2014 uma turnê na Euro-pa, além de lançar novossingles, divulgar o disco BatukFreak e trabalhar muito. Sobrea Copa do Mundo, ela lembraque recentemente a música"Boa Noite" virou trilha sono-ra do mundialmente famosogame Fifa 14, um simulador defutebol; além de ter tocado noSun Life Stadium, em Miami,no intervalo da partida entreBrasil e Honduras. “Tambémempresto minha voz à faixa"Bota", produzida pelo grupoportuguês Buraka Som Siste-ma para a propaganda de umalinha de chuteiras", conta.

A relação publicada peloGuardian inclui também OsMutantes, escolhidos para repre-sentar São Paulo, SataniqueSamba Trio (Brasília), NaçãoZumbi (Recife), Lucas Santtana(Bahia), Elis Regina (Porto Ale-gre), Os Acossados (Manaus),Khrystal (Manaus), Jorge BenJor (Rio de Janeiro), CidadãoInstigado (Fortaleza), Graveola(Belo Horizonte) e MacacoBong (Cuiabá).

Quem é Karol ConcaA curitibana Karoline dos

Santos Oliveira, nascida no pri-meiro dia de janeiro de 1987,mais conhecida como Karol

Conka, é uma rapper, cantora ecompositora. É considerada umadas principais representantes dorap feminino dos últimos tem-pos no País. Começou a rimarainda no colégio. Depois de al-gumas parcerias, encontrou noprodutor Nave (o mesmo deEmicida, Kamau, Marcelo D2,entre outros), o som que casouperfeitamente com a sua propos-ta de fazer um rap com sonori-dade universal, aliando batidaspesadas a timbres orgânicos.

Antes de lançar seu álbum deestréia, seus três clipes oficiaisjá somavam mais de 1,5 milhãode visualizações no Youtube. Oreconhecimento veio em indica-

ções (Aposta VMB em 2011) econvites para participação espe-cial em show dos RacionaisMCs, além de dividir o palcocom Marcelo D2, Emicida eKamau e gravar uma músicacom Luiz Melodia. Este ano,faturou o Prêmio Multishow nacategoria Artista Revelação.

“Ela trabalhou muito paraser reconhecida”, diz a mãe, AnaMaria dos Santos de Oliveira,que é servidora pública munici-pal e a maior fã de Karol. “Ficoemocionada porque sou testemu-nha da luta e da força de vonta-de desta menina”, diz Ana, queestá comemorando a inclusão dafilha na lista do jornal inglês.

Sugestão de presente para este NatalCanção de NatalCharles Dickens mostra

nesta obra com clareza queuma sociedade preocupadaapenas com dinheiro, semsolidariedade, sem afeto, sópode acabar mal.

“Viver exclusivamentepara acumular dinheiro? Nãogastar em absolutamentenada? Óbvio a qualquer sen-timento? Acredite, esta é aperfeita descrição do perso-nagem Srooge.

Aproveitando o cenário denatal, ele contrapõe perso-nagens inocentes e bons, comScrooge egoísta e avarento,

o qual representa a socieda-de inglesa da época.

Com grande maestria esensibilidade, usando os três“fantasmas” do passado, dopresente e do futuro, ele es-creve um conto que sensibi-liza corações para conduzira história, e consegue a re-denção de Scrooge.

“Chore, ria, reflita e divir-ta-se neste conto inigualávelsobre o ser humano.”

Você encontra na livrariado Chain, na rua:GeneralCarneiro,441, centro.

Page 14: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2013

14

Page 15: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2013

15

No final da missa dominical opadre perguntou aos fiéis na igreja:- Quantos de vocês conseguiramperdoar seus inimigos?A maioria levantou a mão, menosuma velhinha.O padre perguntou:- A senhora não está disposta aperdoar seus inimigos, donaMariazinha?- Eu não tenho inimigos, respon-deu a velhinha.- Quantos anos a senhora tem?- Tenho 98 anos.- Que maravilha. Uma pessoa com98 anos e não tem inimigos. Elamerece uma salva de palmas!(todos aplaudem).- Conte para todos nós como sevive 98 anos sem ter um inimigo?A doce velhinha se levanta, vai atéo altar e diz, solene, para o públicoemocionado:- Porque já morreram todos,aqueles filhos das putas.-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-As 20 frases mais ditasantes de morrer1-Atira se for homem!2-Atravessa correndo que dá.3-Ah, não se preocupe, o que nãomata, engorda.4-Fica tranquilo que este alicate éisolado.5-Sabe qual a chance de issoacontecer? Uma em um milhão.6-Essa camisa do Palmeiras não éminha não... eu sou corinthianocomo vocês...7-Adoro essas ruas pois são supertranquilas.8-Tem certeza que não temperigo?9-Meu sonho sempre foi saltar depara-quedas. E neste instante vourealizá-lo. E eu mesmo o dobrei!10-Aqui é o PT-965 decolando emseu primeiro vôo solo.11-Confie em mim.12-Aqui é o piloto. Vamos passarpor uma ligeira turbulência.13-Capacete? Imagina, tá calor.14-Eu sempre mudei atemperatura do chuveiro com eleligado. Não ia ser hoje que algumacoisa iria acontecer.15-Deixa comigo.16-Desce desse ônibus e meencara de frente, sua bicha!17-Você é grande mas não é dois!18-Vamos lá que não tem erro.19-Tá comigo, tá com Deus!20- Não está estragado não, táuma delícia!

PERGUNTAS DIFÍCEISSão Pedro, na triagem celeste,perguntou ao argentino:- O que é mole, mas na mão dasmulheres fica duro?O argentino pensou e disse:- Esmalte.- Muito bem, pode entrar - disse SãoPedro.Perguntou ao italiano:- Onde as mulheres têm o cabelo maisenrolado?O italiano respondeu:- Na África.- Certo. Pode entrar.Para o alemão:- O que as mulheres têm, com 6 letras,começa por B, termina com A, e não saida cabeça dos homens?O alemão respondeu:- A Beleza.- Certo. Pode entrar.Para o francês:- O que as mulheres têm no meio daspernas?O francês respondeu:- O Joelho.- Muito Bem. Pode entrar também.E perguntou ao venezuelano:- O que é que a mulher casada tem maislarga do que a solteira?O venezuelano respondeu:- A cama.- Ótimo. Pode entrar.E ao espanhol:- O que é redondo, tem duas letras, umfuro no meio, começa com C; quem dáfica feliz e quem ganha fica mais felizainda?O espanhol respondeu:- CD.- Certo! Entre também.O brasileiro virou-se e foi saindo defininho... São Pedro o chamou:- Você não vai querer responder a suapergunta?O brasileiro respondeu:- Sem chance! Errei todas asanteriores... Para que lado fica oinferno?-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-Assim é a vida....Mulher: Você bebe?Homem: SimMulher: Quanto por dia?Homem: 3 uísquesMulher: Quanto paga p/ uísque?Homem: Cerca de R$ 10,00Mulher: Há quanto tempo você bebe?Homem: 20 anosMulher: Um uísque custa R$ 10,00 evocê bebe 3 por dia, R$ 900,00 por mêse R$ 10.800,00 por ano, certo?Homem: CorretoMulher: Se em um ano você gasta R$10.800,00 sem contar a inflação em 20anos você gastou R$ 216.000,00,correto?Homem: CorretoMulher: Você sabia que esse dinheiroaplicado e corrigido com juros compos-tos durante 20 anos você poderiacomprar uma Ferrari?Homem: Você bebe?Mulher: NãoHomem: Então, cadê a sua Ferrari?

Page 16: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2013

16

As Igrejas de Curitibaem exposição no

Museu de Arte SacraO Museu de Arte Sacra da

Arquidiocese de Curitiba (Masac)está recebendo a exposição coletiva“Fachadas de Igrejas”. Com curadoriade Carlos Zemek e a participação dasartistas Neiva Passuelo, Celia Dunkere Vanice Ferreira, a mostra trazdiferentes olhares de tracionaisinstituições religiosas de Curitiba.

Carlos Zemek – premiado com aMedalha ao Mérito Artístico eCultural e Brasão das Artes, na cidadede São Paulo, por curadoriainovadora – teve no trabalho de CeliaDunker e seus alunos a pintura dasIgrejas nas telas. São eles: FabianoSilva, Generosa Maistro Nolli, ElenCoutinho de Oliveira, Ione SalamaiaPinheiro, Izabel da Silva, FernandoGonçalves Guedes, Elza da Gama,Lucicleide de Sena e Celia Maria dosSantos Rosa. A instalação “Buscandoa Luz” ficou por conta de VaniceFerreira, enquanto Neiva Passuelo,com participações em exposições naEspanha, Portugal, Itália, Argentinae Estados Unidos, foi a grandeconvidada especial.

As igrejas retratadas nas obras sãoCatedral Metropolitana de Curitiba,Igreja da Ordem, Santuário NossaSenhora de Lourdes, Santuário deSanta Teresinha do Menino Jesus,Torre do Santuário de Santa Teresinhado Menino Jesus, Igreja São Vicentede Paula, Igreja de São José CapãoRaso, Igreja do Rosário, Igreja NossaSenhora do Perpétuo Socorro,Paróquia do Cristo Rei, Paróquia doDivino Espírito Santo, ParóquiaImaculada Conceição (visão noturna),Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora,Paróquia de São Marcos e ParóquiaSenhor Bom Jesus do Portão.

A exposição “Fachadas de Igrejas”pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9 às 12h e das 13 às 18h;sábados, domingos e feriados das 9hàs 14h, até o dia 09 de março de 2014.O Museu de Arte Sacra fica na RuaClaudino dos Santos, ao lado daIgreja da Ordem, no Centro Histórico.A entrada é gratuita.

Curitiba Spacewww.curitibaspace.com

Participe da sua cidade!

O mais difícil neste mundo é adotar o ânimoe atitude de um guerreiro.  De nada serveficar triste, queixar-se, sentir-se injustiçado,e aceitar que alguém está nos fazendo algonegativo.  Ninguém está fazendo nada,muito menos a um guerreiro.Não importa como fomos criados.  O quedetermina nosso modo de agir é a maneiracomo administramos a nossa vontade.  Umhomem é a soma de todas as suasvontades, que determinam sua maneira deviver e morrer.  A VONTADE é algo que seadquire mas para isso é necessário lutar avida inteira.Desde o instante em que nascemos, aspessoas nos dizem que o mundo é assim,ou assado, desta ou daquela maneira.  Énatural que durante um certo períodoterminemos por acreditar naquilo que nosdizem.  Mas logo precisamos deixar estesconceitos de lado, e descobrir nossa própriamaneira de ver a realidade.A humildade de um guerreiro não é amesma humildade de um homem servil.  Oguerreiro não abaixa a cabeça paraninguém, mas tampouco permite quealguém se incline diante dele.  O homemservil, por outro lado, se ajoelha diante dequalquer pessoa que considere maispoderosa, e exige que as pessoas sob seucomando tenham o mesmo comportamentodiante dele.O mal das palavras é que elas nos fazemnos sentir com se estivéssemos iluminados,

MENSAGEM PARA 2014 - VOCÊ É UM GUERREIROcompreendendo tudo.  Mas, quando nosviramos e enfrentamos o mundo, vemos quea realidade é completamente diferentedaquilo que discutimos ou escutamos.  Porcausa disso, um guerreiro procura agir, enão perde seu tempo em conversas inúteis. Através da ação, ele descobre o significadodo que se passa no seu dia - a - dia, tomadecisões criativas e originais.O homem comum pensa que se entregar  àssuas dúvidas e às suas preocupações é umsinal de sensibilidade, de espiritualidade. Agindo assim, fica distante do verdadeirosentido da vida, pois sua razão diminuta oconverte no santo ou no monstro queimagina ser, e antes que se dê conta, estápreso na armadilha que criou para simesmo.  Este tipo de gente adora quealguémlhes diga o que deve fazer, mas gosta maisainda de não seguir os bons conselhos sópara aborrecer a alma generosa que, emdado momento, preocupou-se com ele.Só o guerreiro pode suportar o caminho doconhecimento.Um guerreiro não se queixa nem se lamentade nada, não acha que os desafios sãobons ou maus.  Os desafios sãosimplesmente desafios.  O mundo éinsondável e misterioso, e assim somostodos nós.  A arte do guerreiro consiste emequilibrar o terror de ser humano, com amaravilha de ser humano. Carlos Castañeda