Geo 9º Ano Constrastes Desenvolvimento Habitação

9
Habita Habita ç ç ão ão Por classes sociais: Por classes sociais: Geografia 9º Ano TEMA: CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO

Transcript of Geo 9º Ano Constrastes Desenvolvimento Habitação

Page 1: Geo 9º Ano Constrastes Desenvolvimento Habitação

HabitaHabitaççãoãoPor classes sociais:Por classes sociais:

Geografia 9º AnoTEMA:

CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO

Page 2: Geo 9º Ano Constrastes Desenvolvimento Habitação

TIPOLOGIA DAS DIFERENTES ÁREAS RESIDENCIAIS

Segregação espacial:

– áreas mais ou menos homogéneas, mas com grandes diferenças entre si, condicionadas essencialmente pelas características socio-económicas da população urbana.

Page 3: Geo 9º Ano Constrastes Desenvolvimento Habitação

CLASSES MAIS FAVORECIDAS (I)

Áreas dotadas de boa acessibilidade;Boas vistas e espaços verdes à volta;Próximos das áreas centrais e afastadas de áreas industriais;Outras áreas de periferia que ganharam prestígio, próximas do campo ou do mar, como fuga ao stress e à poluição;Edifícios de boa e requintada construção com espaços exteriores igualmente cuidados;Habitações unifamiliares, com jardins e piscina ou condomínios fechados de luxo, com equipamentos e serviços de luxo, de grande estatudo social;Serviços de proximidade e comércio sofisticado;Valor da renda locativa muito elevado.

Page 4: Geo 9º Ano Constrastes Desenvolvimento Habitação

CLASSES MAIS FAVORECIDAS (II)

Novo espaço habitacional de luxo;Aproveitamento de antigas unidades fabris;Habitações em “open space”, espaçosas e com muita luz;Destinadas à classe social alta, são normalmente escolhidos por artistas;Na origem, estão associados à ideia de comunidade.

LOFTS

Page 5: Geo 9º Ano Constrastes Desenvolvimento Habitação

CLASSES MÉDIAS

Ocupam a maior parte das áreas residenciais do espaço urbano;Têm menor qualidade arquitectónica e são uniformes, sendo de dimensão mais reduzida;Localizam-se predominantemente na periferia onde os custos do solo são menores;Tendência para aquisição de casa própria devido ao fraco dinamismo do mercado de arrendamento;Ocupados essencialmente por famílias mais jovens;Tendência para troca dos apartamentos por moradias nos arredores das áreas suburbanas, em localidades tradicionalmente rurais mas com boa acessibilidade, devido à banalização do uso do automóvel.

Page 6: Geo 9º Ano Constrastes Desenvolvimento Habitação

CLASSES DE MENORES RECURSOS1. Bairros de habitação social

Bairros camarários ou sociais, construídos pelas autarquias ou Poder Central;Grande homogeneidade arquitectónica, com apartamentos pequenos, de construção simples e económica;Implantação dispersa na cidade, muitas vezes periférica;Incluem serviços de assistência social e de segurança, infantários e ocupação dos tempos livres para os mais jovens;Hoje há aposta de construção de bairros mais pequenos e dispersos para facilitar a integração social.

Page 7: Geo 9º Ano Constrastes Desenvolvimento Habitação

2. Prédios antigos e degradados

Ocupação de áreas mais antigas da cidade;Grupo social constituído por idosos e população imigrante;Ocupam os últimos pisos de edifícios bastante degradados, com pagamento de rendas muito baixas e que condicionam a sua recuperação;Há, nos últimos anos, uma grande aposta na recuperação de alguns edifícios, embora existam ainda muitos em risco permanente de derrocada.

Page 8: Geo 9º Ano Constrastes Desenvolvimento Habitação

3. Bairros de lataLocalizam-se em solos expectantes;Não possuem água canalizada, nem rede de esgotos, sendo a electricidade retirada ilegalmente;A população apresenta elevadas TA;Encontram-se mal alimentadas;Vivem em condições precárias de higiene, sendo mais susceptíveis à contracção de doenças;Prolifera a miséria, prostituição e toxicodependência;Os que trabalham exercem profissões menos prestigiadas e pior remuneradas.

Page 9: Geo 9º Ano Constrastes Desenvolvimento Habitação

4. Bairros clandestinos

Construídos ilegalmente em terrenos sem projecto de urbanização e que, durante anos não tiveram qualquer tipo de infraestrutura;Actualmente já se encontram legalizados;Apresentam uma grande heterogeneidade social e arquitectónica.