GEOGRAFIA DO BRASIL 3 - cursinhodapoli.net.br · 3. (Unesp) Para o geógrafo Aziz Nacib Ab’Saber,...

5
RICARDO AZOURY/PULSAR IMAGENS GEOGRAFIA DO BRASIL 3 GB3_atena_2016_P3.indd 1 3/18/16 4:22 PM

Transcript of GEOGRAFIA DO BRASIL 3 - cursinhodapoli.net.br · 3. (Unesp) Para o geógrafo Aziz Nacib Ab’Saber,...

Page 1: GEOGRAFIA DO BRASIL 3 - cursinhodapoli.net.br · 3. (Unesp) Para o geógrafo Aziz Nacib Ab’Saber, o do-mínio morfoclimático e fitogeográfico pode ser en-tendido como um conjunto

811-

3RI

CA

RDO

AZO

URY

/PU

LSA

R IM

AG

ENS

GEOGRAFIA DO BRASIL 3

GB3_atena_2016_P3.indd 1 3/18/16 4:22 PM

Page 2: GEOGRAFIA DO BRASIL 3 - cursinhodapoli.net.br · 3. (Unesp) Para o geógrafo Aziz Nacib Ab’Saber, o do-mínio morfoclimático e fitogeográfico pode ser en-tendido como um conjunto

POLISABER 11

aulas 8 e 9 GEOGRAFIA DO BRASIL

811-

3

1. (Fuvest) Observe o mapa abaixo.

Caminhos das Minas à Bahia – século XVIII

CAPITANIA DOESPÍRITO SANTO

OCEANOATLÂNTICO

CAPITANIA DORIO DE JANEIRO

CAPITANIA DE SÃO PAULOE MINAS DE OURO

CAPITANIA DEPORTO SEGURO

CAPITANIADE ILHÉUS

CAPITANIA DA BAHIADE TODOS OS SANTOS

Vila Rica

Sabará

JaguaraSanta Luzia

JequitibaMaquiné

Brejo do Salgado

Malhada

Tranqueira

MontesAltos

Faz. da Jaíba

BrejoGrange

Montes Claros

Rio

São

Fran

cisc

o

Campo da Graça

Extrema

Faz. do Pau a Pique

Boa Vista Cachoeira

Faz. do Gado

Salvador

Rio Jequitinhonha

Caetité

Curralinho

Rio de Contas

Barra doRio das Velhas

Localidades (nomes antigos)

Caminho da Bahia pelo Rio São Francisco

Caminho da Bahia (itinerário de Jõao Gonçalves do Prado)

Rios principais

180 km

Com base no mapa e em seus conhecimentos, assi-nale a alternativa correta.

a) O rio São Francisco foi caminho natural para a ex-pansão da cana-de-açúcar e do algodão da Zona da Mata, na Bahia, até a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro.

b) A ocupação territorial de parte significativa dessa região foi marcada por duas características geo-morfológicas: a serra do Espinhaço e o vale do rio São Francisco.

c) Essa região caracterizava-se, nesse período, por pai-sagens onde predominavam as minas e os currais, mas no século XIX a mineração sobrepujou as outras atividades econômicas dessas capitanias.

d) O caminho pelo rio São Francisco foi estabelecido pelas bandeiras paulistas para penetração na re-gião aurífera da Chapada dos Parecis e posterior pagamento do “quinto” na sede da capitania, em Salvador.

e) As bandeiras que partiam da Capitania da Bahia de Todos os Santos para a Capitania de São Paulo e Mi-nas de Ouro propiciaram o surgimento de localidades com economia baseada na agricultura monocultora de exportação.

2. (Fuvest) O Brasil possui cerca de 7 500 km de litoral, ao longo dos quais encontramos distintas paisa-gens naturais, pouco ou muito transformadas pelo homem. Com base nas imagens e em seus conhe-cimentos, assinale a alternativa que contém infor-mações corretas sobre a paisagem a que elas se referem.

a)

Essa paisagem, resultante de derramamentos vulcânicos em eras geológicas recen-tes, restringe-se, no Brasil, a poucos trechos do litoral da região Sudeste.

b)

Na ausência de cobertura vegetal, essas formações decorrentes de ação eólica constituem paisagens que se modificam constantemente, estando presentes no litoral e também no interior do Brasil.

c)

Paisagem comum nas orlas litorâneas da região Sul, em que se destaca o coqueiro, espécie arbórea nativa dessa região, utilizada de forma or-namental em outras regiões litorâneas do país.

d)

Esse tipo de morro-testemu-nho constitui uma forma de relevo tabular, sem cobertura vegetal, formando uma paisa-gem comum, sobretudo em praias do Sudeste e do Norte do Brasil.

e)

Ora mais largas, ora mais es-treitas, paisagens desse tipo resultam da erosão de partí-culas argilosas decorrente da ação das ondas do mar. No Brasil, estão ausentes apenas da região Norte.

EXERCÍCIOS

GB3_atena_2016_P3.indd 11 3/18/16 4:22 PM

Page 3: GEOGRAFIA DO BRASIL 3 - cursinhodapoli.net.br · 3. (Unesp) Para o geógrafo Aziz Nacib Ab’Saber, o do-mínio morfoclimático e fitogeográfico pode ser en-tendido como um conjunto

GEOGRAFIA DO BRASIL aulas 8 e 9

12 POLISABER

811-

3

3. (Unesp) Para o geógrafo Aziz Nacib Ab’Saber, o do-mínio morfoclimático e fitogeográfico pode ser en-tendido como um conjunto espacial extenso, com coerente grupo de feições do relevo, tipos de solo, formas de vegetação e condições climático-hidro-lógicas.

Domínios morfoclimáticos brasileiros: áreas nucleares, 1965

Amazônico Cerrado

Araucária Pradarias

Mares de Morros

Caatingas

Faixas de transição

660 km

Fonte: AB’SABER, Aziz Nacib. Os domínios da natureza no Brasil: Potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê editorial, 2003. (adaptado)

São características do domínio morfoclimático dos Mares de Morros

a) relevo com morros residuais; solos litólicos; vegeta-ção formada por cactáceas, bromeliáceas e árvores; clima semiárido.

b) relevo com topografia mamelonar; solos latossólicos; floresta latifoliada tropical; climas tropical e subtro-pical úmido.

c) relevo de chapadas e extensos chapadões; solos latossólicos; vegetação com arbustos de troncos e galhos retorcidos; clima tropical.

d) relevo de planaltos ondulados; manchas de terra roxa; vegetação de pinhais altos, esguios e imponen-tes; clima temperado úmido de altitude.

e) relevo baixo com suaves ondulações; terrenos basál-ticos; vegetação herbácea; clima subtropical.

JORD

AN

A D

E A

ND

RAD

E PI

MEN

TEL

4. (Enem)

Diagrama das regiões de intemperismo para as condições brasileiras

400 800 1200 1600 2000 2400 28000

5

10

15

20

25

30

35

precipitação média anual (mm)

1. M

uito

Fra

co

2. Fraco

3. Moderado

4. Forte

tem

per

atu

ra (

°C)

Adaptado de Peltier, 1950.

Mapa das regiões de intemperismo do Brasil, baseado no diagrama acima

FONTES, M. P. F. Intemperismo de rochas e minerais. In: KER, J. C. et al. (Org.). Pedologia: fundamentos. Viçosa (MG): SBCS, 2012. (adaptado)

De acordo com as figuras, a intensidade de intem-perismo de grau muito fraco é característica de qual tipo climático?

a) Tropical. b) Litorâneo. c) Equatorial. d) Semiárido. e) Subtropical.

GB3_atena_2016_P3.indd 12 3/18/16 4:22 PM

Page 4: GEOGRAFIA DO BRASIL 3 - cursinhodapoli.net.br · 3. (Unesp) Para o geógrafo Aziz Nacib Ab’Saber, o do-mínio morfoclimático e fitogeográfico pode ser en-tendido como um conjunto

GEOGRAFIA DO BRASIL aulas 10 e 11

32 POLISABER

811-

3

1. (Enem)

Algumas regiões do Brasil passam por uma crise de água por causa da seca. Mas uma região de Minas Gerais está enfrentando a falta de água no campo tanto em tempo de chuva como na seca. As veredas estão secando no norte e no noroeste mineiro. Ano após ano, elas vêm perdendo a capacidade de ser a caixa-d’água do grande sertão de Minas.

VIEIRA. C. Degradação do solo causa perda de fontes de água de famílias de MG.

Disponível em: http://g1.globo.com.Acesso em: 1 nov. 2014.

As veredas têm um papel fundamental no equilíbrio hidrológico dos cursos de água no ambiente do Cerrado, pois a) colaboram para a formação de vegetação xerófila. b) formam os leques aluviais nas planícies das bacias. c) fornecem sumidouro para as águas de recarga da bacia. d) contribuem para o aprofundamento dos talvegues à jusante. e) constituem um sistema represador da água na chapada.

2. (Enem)

A convecção na Região Amazônica é um importante mecanismo da atmosfera tropical e sua variação, em termos de intensidade e posição, tem um papel importante na determinação do tempo e do clima dessa região. A nebulosidade e o regime de precipitação determinam o clima amazônico.

FISCH, G.; MARENGO, J. A.; NOBRE, C. A. “Uma revisão geral sobre o clima da Amazônia”. Acta Amazônica, v. 28, n. 2, 1998. Adaptado.

O mecanismo climático regional descrito está associado à característica do espaço físico de a) resfriamento da umidade da superfície. b) variação da amplitude de temperatura. c) dispersão dos ventos contra-alísios. d) existência de barreiras de relevo. e) convergência de fluxos de ar.

3. (Fuvest)

As perspectivas ficaram mais pessimistas porque a seca atual do Sistema Cantareira é mais crítica que a de 1953, até então a pior da história e que servia de parâmetro para os técnicos dos governos estadual e federal.

O Estado de S. Paulo, 17/03/2014. Adaptado.

Acerca da crise hídrica apontada no texto acima e vivida pela cidade de São Paulo e pela Região Metropolitana, é correto afirmar que a situação apresentada é de natureza, entre outras,

a) geográfica e geopolítica, dado que a grave crise no abastecimento experimentada por essa região levou à impor-tação de água de outros estados, assim como de países do Cone Sul.

b) social e demográfica, já que políticas públicas de incentivo às migrações, na última década, promoveram o cres-cimento desordenado da população em áreas que seriam destinadas a represas e outros reservatórios de água.

c) climática e pedológica, pois as altas temperaturas durante o ano provocaram a formação de chuva ácida e a con-sequente laterização dos solos.

d) econômica e jurídica, levando-se em conta a flexibilidade da legislação vigente em relação a desmatamentos em áreas de nascente para implantação de atividades industriais e agrícolas.

e) ecológica e política, posto que a reposição de água dos reservatórios depende de fatores naturais, assim como do planejamento governamental sobre o uso desse recurso.

EXERCÍCIOS

GB3_atena_2016_P3.indd 32 3/18/16 4:23 PM

Page 5: GEOGRAFIA DO BRASIL 3 - cursinhodapoli.net.br · 3. (Unesp) Para o geógrafo Aziz Nacib Ab’Saber, o do-mínio morfoclimático e fitogeográfico pode ser en-tendido como um conjunto

POLISABER 33

aulas 10 e 11 GEOGRAFIA DO BRASIL

811-

3

4. (Unesp) Analise os climogramas dos principais tipos climáticos do Brasil e as fotos que retratam as formações vegetais correspondentes.

300mm ºC mm ºC mm ºC mm ºC mm ºC mm ºC

200

100

30

20

10

J F M A M J J A S O N D J F M A M J J A S O N D J F M A M J J A S O N D J F M A M J J A S O N D J F M A M J J A S O N D J F M A M J J A S O N D0

SÃO GRABRIEL DA CACHOEIRA (AM)

1

300

200

100

30

20

10

0 0

MACEIÓ (AL)

2

300

200

100

30

20

10

0 0

CUIABÁ (MT)

3

300

200

100

30

20

10

0 0

CABACEIRAS (PB)

4

300

200

100

30

20

10

0 0

POÇOS DE CALDAS (MG)

5

300

200

100

30

20

10

0 0

PORTO ALEGRE (RS)

6

Precipitação (mm) Temperatura (°C)

A B C D E F

a) Identifique o climograma e a respectiva foto que representa a vegetação do cerrado.b) Mencione duas características da formação vegetal do cerrado e uma característica do clima no qual ela ocorre.

ESTUDO ORIENTADO

Caro(a) aluno(a),A seguir você encontrará alguns exercícios para verificar seu aprendizado e observar como os vestibulares abordam

as temáticas das aulas. Na seção Roda de leitura você poderá aprender um pouco mais sobre um fenômeno que intriga a humanidade: o “El Niño”. Experimente também as sugestões de Navegar, Ver e ouvir e Pesquisar e ler para ampliar seu repertório geográfico. E na seção Ágora, leia uma intrigante entrevista sobre o aquecimento global com o pesquisador e professor Luiz Carlos Molion. Divirta-se!

EXERCÍCIO

1. (Unesp) Leia.

O fenômeno dos “rios voadores”

“Rios voadores” são cursos de água atmosféricos, invisíveis, que passam por cima de nossas cabeças transportando umidade e vapor de água da bacia Amazônica para outras regiões do Brasil. A floresta Amazônica funciona como uma bomba-d’água. Ela “puxa” para dentro do continente umidade evaporada do oceano Atlântico que, ao seguir terra adentro,

ILU

STRA

ÇÕ

ES: A

VITS

GB3_atena_2016_P3.indd 33 3/18/16 4:23 PM