Gerenciamento de Projeto_6jan

9
GERENCIAMENTO DE PROJETO – D2 – MBA/UAITEC-MG 01 - A equipe de desenvolvimento de projetos do Grupo Mahle resolveu buscar formas de separar os projetos em tipos diferentes, com objetivo de dar o devido foco àqueles mais importantes. De acordo com o que foi visto na aula 1 responda, no espaço apropriado, a maneira como vocês fariam a divisão dos projetos da Mahle por tipos, melhorando assim o desempenho da organização. Orientações: Dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: parte teórica; segundo e terceiro: apresentar a forma como você resolveria o problema da empresa; quarto: considerações finais. Resposta: A literatura sugere a necessidade de dar foco diferentes para diferentes projetos. A percepção dos tipos, origem e objetivos diferenciados dos projetos levou à empresa a percepção da necessidade de optar por uma abordagem voltada para seguintes aspectos do problema em questão: (1) Primeiro a gerenciamento de ideias (selecionar as ideias em potencial para desenvolvimento de novos projetos), isso permitiria empresa tomar decisões antes de iniciar o projeto, (2) Funil tecnológico com vista à divisão dos projetos por características; área técnica e foco dentre outras, (3) Gestão de portfolios de projetos (divisão dos projetos por tipos de produtos). Dessa forma a empresa conseguiria destinar recursos por projetos e suas diferentes perspectivas de mercado, conduzindo assim a gestão mais balanceada e com mais foco. Conclui-se que devido a o grau de incerteza ao qual a empresa estava sujeito, mas diante da perspectiva de implementar a inovação tecnológica e processo de geração de novo produtos. A empresa adotou a gestão de projetos por incubação e isso demostrar que a mesma se inseriu no processo de evolução no que tange ao gerenciamento de projetos e recursos financeiros da empresa.

description

Gerenciamento de projeto

Transcript of Gerenciamento de Projeto_6jan

Page 1: Gerenciamento de Projeto_6jan

GERENCIAMENTO DE PROJETO – D2 – MBA/UAITEC-MG

01 - A equipe de desenvolvimento de projetos do Grupo Mahle resolveu buscar formas de separar os projetos em tipos diferentes, com objetivo de dar o devido foco àqueles mais importantes. De acordo com o que foi visto na aula 1 responda, no espaço apropriado, a maneira como vocês fariam a divisão dos projetos da Mahle por tipos, melhorando assim o desempenho da organização. Orientações: Dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: parte teórica; segundo e terceiro: apresentar a forma como você resolveria o problema da empresa; quarto: considerações finais.

Resposta:

A literatura sugere a necessidade de dar foco diferentes para diferentes projetos. A percepção dos tipos, origem e objetivos diferenciados dos projetos levou à empresa a percepção da necessidade de optar por uma abordagem voltada para seguintes aspectos do problema em questão: (1) Primeiro a gerenciamento de ideias (selecionar as ideias em potencial para desenvolvimento de novos projetos), isso permitiria empresa tomar decisões antes de iniciar o projeto, (2) Funil tecnológico com vista à divisão dos projetos por características; área técnica e foco dentre outras, (3) Gestão de portfolios de projetos (divisão dos projetos por tipos de produtos). Dessa forma a empresa conseguiria destinar recursos por projetos e suas diferentes perspectivas de mercado, conduzindo assim a gestão mais balanceada e com mais foco. Conclui-se que devido a o grau de incerteza ao qual a empresa estava sujeito, mas diante da perspectiva de implementar a inovação tecnológica e processo de geração de novo produtos. A empresa adotou a gestão de projetos por incubação e isso demostrar que a mesma se inseriu no processo de evolução no que tange ao gerenciamento de projetos e recursos financeiros da empresa.

2 - Os gestores da SMAR se depararam com a necessidade de definir a melhor maneira de montar uma estrutura organizacional para fazer a gestão do projeto de inovação social junto ao SESI. Dentre os tipos de estruturas organizacionais analisados na aula 2, qual você escolheria para o Projeto Calculando para Crescer? Justifique a sua escolha. Orientações: Dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: Parte teórica; Segundo e terceiro: Apresentar a forma como você resolveria o problema da empresa; Quarto: Considerações finais.

Resposta:

Conforme sugerido na explanação da aula, a estrutura organizacional das empresas envolvidas exige uma certa complexidade, então temos várias partes envolvidas (stekeholdrs). Portanto e pertinente a definição e gestão de tarefas/ações, estratégias e processo de comunicação e necessário definir estratégias de engajamento dos envolvidos. Melhor opção para gerenciar

Page 2: Gerenciamento de Projeto_6jan

projeto seria a estruturas matriciais ou estruturas organizacionais. Essa estrutura permite aborda melhor a complexidade inerente às ações, favorece ao uso mais eficiente dos recursos (tecnológicos e comunicacionais), equipes bem definidas e autônomas. As estruturas matriciais (leve ou pesada) mesclam bem e resulta em ações otimizadas de estruturas projetizadas e funcionais. Conforme explanação em aula não existe uma estrutura ideal. Tendo em vista essa abordagem a opção que melhor que atenderia ao projeto em questão. Conforme objetivo de crescer com risco calculados, uma vez que temos duas entidades envolvidas (SMAR e SESI), e neste tipo de estrutura o gerente de projetos e os demais gerentes dirigem e tomam decisões conjuntamente. O uso das competências e em síntese converte em ações/resultado/desempenho, entregar valor. E necessário replicar essa sinergia juntamente com a outras empresas envolvidas nesse projeto.

3 - Com base nas aulas até agora assistidas e nas leituras realizadas, responda: 1) Qual instrumento você utilizaria para convencer o comitê? 2) Quais informações você colocaria nesse instrumento para convencer o comitê diretor a escolher seu projeto de desenvolvimento de novo componente de motor? 3) Como seriam apresentadas essas informações? Orientações: Dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: Parte teórica; Segundo e terceiro: Apresentar a forma como você resolveria o problema da empresa; Quarto: Considerações finais.

Resposta:

Conforme explanação do conteúdo em aula assistidas nas leituras subsidiadas. O instrumento utilizado para convencer o comitê seria a criação de um documento (plano de projeto) com um escopo do produto, especificação técnica que venha a descrever o conjunto de ações/tarefas e o desempenho desejado do produto final. As informações disponibilizadas nessa etapa de construção do instrumento, seria de cunho técnico e especificas, pois assim poderemos manter alta as expectativas referentes ao resultado final. As informações seriam apresentadas através de descrição do produto em si, objetivo e leitura técnica que seja.

4- Em 2006, foi aplicada uma sistemática para auxiliar a gestão de projetos de desenvolvimento de novos produtos na Mahle. O Objetivo era que os projetos tivessem uma estrutura básica semelhante para ajudar os stakeholders a entenderem em que estágio de desenvolvimento estavam os projetos e quais os momentos necessários de tomada de decisão.Sendo assim, como você proporia a divisão das etapas macro de um desenvolvimento de um novo produto? Orientações: Dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: Parte teórica; Segundo e terceiro: Apresentar a forma como você resolveria o problema da empresa; Quarto: Considerações finais.

Resposta:

Page 3: Gerenciamento de Projeto_6jan

A Estrutura Analítica de Projeto - EAP ou termo em inglês Work Breakdown structure - WBS, que refere-se a uma ferramenta de estruturação e visualização das etapas de um projeto. Essas ferramentas permitem a decomposição do escopo do projeto, descrição das tarefas, atividades ou ações para uma melhor execução pela equipe o que também auxilia os gerente de projeto na delegação das ações. A EAP/WBS é concebida logo após a elaboração e aprovação do termo de abertura do projeto, isso ocorre na fase de planejamento. Tendo em vista o desenvolvimento de novos produtos é interessante à empresa Mahle adota a seguintes posicionamentos na divisão das etapas desse projeto:

5 - A TAM identificou que precisava ser mais eficiente com o seu consumo de combustível sem comprometer a segurança operacional. Tendo em vista o contexto apresentado e o problema vivenciado naquele momento, como você atuaria? Opção A: Destacaria mais tempo para as pessoas atuais continuarem implementando o projeto? Opção B: Contrataria um time especifico para centralizar as ações? Além disso, como definir quantas pessoas para resolver esse problema? Dados da quantidade de horas necessárias para cada frente: Operações - 8.000 horas; Manutenção - 6.000 horas; GSE - 8.000 horas.

Resposta:

Para resolver o problema apresentado destacaria mais tempo para as pessoas atuais continuarem implementando o projeto. É preciso saber quais são os recursos disponíveis (homem/hora) e duração da atividade , dominando a atribuição de horas e a classificação dos tipos de atividades.

6 - Tendo em vista o contexto apresentado e o problema vivenciado pela TAM naquele momento, como você atuaria para a definição dos níveis de complexidade das entregas? Lembrando que o nível de complexidade é fundamental para o trabalho de estimativas. Opções: Utilizar dados históricos; Reuniões com especialistas dos diversos setores da companhia; Buscar o conhecimento com especialistas de outras empresas do mercado; Planning poker; Não utilizar nenhum método de estimativa. Orientações: Dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: Parte teórica; Segundo e terceiro: Apresentar a forma como você resolveria o problema da empresa; Quarto: Considerações finais.

Resposta:

Recomenda-se a utilização da técnica de estimativa análoga, que usa as informação histórica e a opinião especializada.

Page 4: Gerenciamento de Projeto_6jan

7 -A partir do contexto e da WBS do projeto da indústria química apresentados por Marisa Padovani, identifique e detalhe as relações de dependência entre as atividades de implantação de projeto, identificando também os principais marcos. Orientações: Dividir em 3 ou 4 parágrafos - primeiro: parte teórica; segundo e terceiro: apresentar a forma como você resolveria o problema da empresa; quarto: considerações finais.

Resposta:

Para obter um resultado satisfatório na implantação do projeto foi necessário inicialmente, a construção de um organograma da equipe detalhando as funções de cada indivíduo. Logo depois, o próximo processo temos as especificações arbitrárias e mandatórias, do qual temos que especificar e identificar as precedências em cada um dos casos. As precedências arbitrárias são aquelas menos rígidas no que se refere ao sequenciamento. É possível escolher entre qual realizar primeiro; a relação de precedência não é tão rígida. Já nas precedências mandatórias isso não é possível, obrigatoriamente uma atividade “B” deverá ser desenvolvida após a conclusão de uma atividade “B”. Deve-se ressaltar que todo processo na construção do projeto se baseará na relação de dependência “finish-to-start” onde a atividade “A” deve terminar antes que a atividade “B” possa começar.

8- A empresa SMAR trabalha com linhas de produtos distintas que envolvem tecnologias de ponta e inovação. Nessas categorias existem dificuldades de estimativa dos prazos das atividades e também as diferentes linhas de produtos exigem metodologias diferentes de trabalho, dificultando a gestão dos projetos. No contexto apresentado, qual seria a melhor forma de manter uma metodologia uniforme de planejamento para facilitar a gestão de desenvolvimento de produtos? Orientações: Dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: Parte teórica; Segundo e terceiro: Apresentar a forma como você resolveria o problema da empresa; Quarto: Considerações finais.

Resposta:

SMAR desenvolve Equipamentos Industriais para automação, muitos deles equipamentos eletrônicose equipamentos de alta precisão, onde são envolvidos mais de 130 funcionários dentre eles Engenheiros e Cientistas da Computação, dividas em três grandes áreas Mecânica, Eletrônica e Computação. Diante de tal situação são encontradas linhas de produção diferentes e por consequência uma só metodologia de Gestão de Projetos não atende as necessidades da SMAR. Algumas das produções são possíveis estimar prazos, porém outras que envolvem tecnologias de ponta e desenvolvimentos científicos, nestes casos não são possíveis estimar prazos. Diante do cenário a junção de métodos para gerencia dos projetos envolvidos na SMAR é o melhor caminho. Para melhor comunicação e melhor entendimento dos interessados e envolvidos nos projetos o Método GANTT atende a expectativa, uma vez, que a estrutura do projeto é claramente definida e melhor entendimento, porém para os projetos mais complexos e sem estimativa de tempo, a melhor alternativa é o PERT, uma vez

Page 5: Gerenciamento de Projeto_6jan

que possibilita trabalhar com estimativas. Então utilizando o Método de GANTT e o Método de PERT, atendemos aos Stakeholders e aos Gerentes de Projetos.

9 - Dado o contexto apresentado da empresa InterCement, de que forma você levantaria os riscos do projeto, considerando que os recursos estão espalhados por quatro países? Escolha uma das opções abaixo e justifique: Opção A: reunir todo mundo em um único local físico por 1 semana; Opção B: conduzir a análise de riscos a distância, com reuniões virtuais e troca de informações através de meios eletrônicos. Orientações: Dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: parte teórica; segundo e terceiro: apresentar a forma como você resolveria o problema da empresa; quarto: considerações finais.

Resposta:

Os Riscos de projeto são um conjunto de eventos que podem ocorrer soba forma de ameaças ou de oportunidades que, caso se concretizem, influenciam o objetivo do projeto, negativamente ou positivamente. Os principais processos de Gestão de Riscos a serem executados são: planejamento de gerência de riscos, identificação de riscos, análise qualitativa e quantitativa de riscos, planejamento de resposta de risco, plano de monitoramento e plano de controle de risco. A solução escolhida para levantar os riscos do projeto da empresa InterCement é a opção B. O gerente de projeto seria responsável por agendar uma reunião virtual entre todos os stakeholders. Durante essa reunião eles seriam informados sobre os objetivos do projeto bem como solicitado umlevantamento dos riscos por parte de todos os envolvidos. O gerente de projeto analisaria o levantamento de risco de todos os stakeholders e encaminharia os aprovados para que fosse realizada uma análise qualitativa e quantitativa também por parte dos mesmos stakeholders. Encerrando, recolhendo e analisando a análise qualitativa e quantitativa de todos os integrantes do projeto, o gerente de projeto apresentaria os resultados para todos stakeholders. Ao optar pela reunião virtual e contato por mensagens a empresa evitou que outros projetos tivessem atrasos com o deslocamento além da redução de custos com deslocamento porém o ponto negativo foi que próprio projeto teve um atraso maior pois as reuniões não poderiam durar muito tempo.

10- Considerando que, em geral, a literatura recomenda uma avaliação mais qualitativa do portfólio, a partir do que foi apresentado pelo Gerente de Inovação da empresa MAHLE, que tipo de critérios qualitativos você proporia para a avaliação valorativa de projetos de desenvolvimento de novo produto? Orientações: Dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: Parte teórica; Segundo e terceiro: Apresentar a forma como você resolveria o problema da empresa; Quarto: Considerações finais.

Resposta:

Page 6: Gerenciamento de Projeto_6jan

Considerando que, em geral, a literatura recomenda uma avaliação mais qualitativa do portfólio, a partir do que foi apresentado pelo Gerente de Inovação da empresa MAHLE, que tipo de critérios qualitativos você proporia para a avaliação valorativa de projetos de desenvolvimento de novo produto? O critério para avaliação de um projeto não pode ser subjetivo e por isso é importante que se criem padrões para avaliação do mesmo. Vários critérios são utilizados pelas empresas para analisar o valor agregado ao produto em determinada fase do projeto, que podem ser a medição do valor agregado, o percentual completo, a avaliação contínua e os marcos importantes. No caso da empresa Mahle, optou-se por um mix de critérios que pudessem medir o valor agregado a um projeto em comparação aos outros. Utilizou-se o alinhamento estratégico, a viabilidade técnica do novo conceito que mediria o grau de dificuldade em implementar este novo conceito, a viabilidade comercial, para entender seu potencial de entrada no mercado, a atratividade tecnológica que mediria quanto desta tecnologia pode ser aplicada a novos componentes, possibilidades de patenteamento, que daria exclusividade de uso por parte da companhia, a atratividade comercial frente ao mercado que a companhia já atua e o potencial benefício para o cliente que aponta o quanto o novo produto pode resolver do problema do cliente. É muito importante que se estabeleçam mecanismos de controle sobre os projetos para que se possa corrigir eventuais desvios que venham a ocorrer e desta forma minimizar riscos e custos para a empresa.

11- Dado o case apresentado pelo Prof. Guilherme da empresa Smar, o que vocês escolheriam? Tecnologia já dominada: SDCD ou Tecnologia inédita: Foundation Fieldbus. O que levaram em consideração para fazer essa escolha? Qual(is) ferramenta(s) vocês utilizariam para fazer gestão deste novo projeto? Orientações: Dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: Parte teórica; Segundo e terceiro: Apresentar a forma como você resolveria o problema da empresa; Quarto: Considerações finais.

Resposta:

Para o caso apresentado a tecnologia escolhida para a empresa Smar seria a Foundation Fields. Para essa tecnologia será levado em consideração alguns fatores como: criação de uma classe de processo de fabricação e novas especificações para a implementação da mesma. Um bom planejamento será adotado e a criação de novas estratégias para que o projeto seja concluído com êxito. Uma equipe será disponibilizada para avaliar os riscos e aplicar os conhecimentos adquiridos em outros projetos. Nesse processo, será adotado um ambiente dinâmico, orientado pela visão e valor do escopo inicial, de custo, tempo do projeto. Com esses princípios, vamos agregar ao projeto velocidade, flexibilidade e desempenho além de agregar valor ao cliente. Foi possível concluir ao final do projeto que as perspectivas foram atendidas e a organização conseguiu alcançar os objetivos.