Gestão de Saúde Populacional · “Há uma necessidade de ... tanto em relação ao aumento de...

3
24 HEALTHCARE Management 31 JULHO | AGOSTO 2014 healthcaremanagement.com.br A Quando o gasto com o bem-estar do colaborador passa a ser investimento A preocupação constante das empresas quanto ao aumento dos custos com assis- tência à saúde, além da necessidade de bus- car a sustentabilidade financeira do setor fez com que, em setembro de 2012, fosse lança- da para a sociedade a Aliança para a Saúde Populacional (ASAP). A iniciativa foi encabeçada por um grupo de grandes empregadores que desejavam disseminar conhecimentos, compartilhar práticas e engajar empresas, prestadores de serviços e operadoras de planos de saúde em prol da Gestão de Saúde Populacional – GSP. Tal conceito traz valor a qualidade de vida da população, ou seja, ganha-se nos serviços da saúde e bem-estar do cidadão, e não mais nas enfermidades. “Há uma necessidade de padronizar as ini- ciativas nessa área, definindo metodologias, métricas e indicadores para mensuração dos resultados alcançados, tanto em relação ao aumento de produtividade e impacto econô- mico-financeiro nos custos das empresas, como quanto à satisfação dos trabalhadores com as medidas adotadas”, afirma Marília Ehl Barbosa, Superintendente Executiva da ASAP. Diante deste cenário, a ASAP visa incenti- var o envolvimento e a responsabilidade pes- soal de todos os públicos participantes, en- Gestão de Saúde Populacional Gente e Gestão corajando a melhoria no cuidado com a saúde e o compar- tilhamento de infor- mações. “É papel da Aliança estimu- lar as iniciativas que são projetadas para ajudar os indivíduos saudáveis a permane- cerem saudáveis e os portadores de doen- ças crônicas a partici- parem de programas que contribuam para um acompanhamento eficiente e suas con- dições, promoven- do o seu constante bem-estar.” Com essa filosofia, a empresa terá diver- sos benefícios em seu negócio, como a di- minuição da taxa de turnover e absenteís- mo, além de ter uma maior motivação e produtividade de seus colaboradores, apri- morando, consequen- temente, os resulta- dos das empresas. Outros fatores como a complexi- dade do cenário da Saúde Suplementar no Brasil, as mudan- ças demográficas e epidemiológicas, além do envelheci- mento populacional também desafiam as empresas, exigindo o comprometimento tanto das organiza- ções empresariais, como das pessoas. “Por isso estamos promovendo ativi- dades de estímulo à Gestão de Saúde nas corporações privadas, através da divulgação e elaboração de con- teúdo técnico para o desenvolvimento de ações de GSP.”

Transcript of Gestão de Saúde Populacional · “Há uma necessidade de ... tanto em relação ao aumento de...

24 HEALTHCARE Management 31 JULHO | AGOSTO 2014 healthcaremanagement.com.br

AQuando o gasto com o bem-estar do colaborador passa a ser investimento

A preocupação constante das empresas quanto ao aumento dos custos com assis-tência à saúde, além da necessidade de bus-car a sustentabilidade fi nanceira do setor fez com que, em setembro de 2012, fosse lança-da para a sociedade a Aliança para a Saúde Populacional (ASAP).

A iniciativa foi encabeçada por um grupo de grandes empregadores que desejavam disseminar conhecimentos, compartilhar práticas e engajar empresas, prestadores de serviços e operadoras de planos de saúde em prol da Gestão de Saúde Populacional – GSP. Tal conceito traz valor a qualidade de vida da população, ou seja, ganha-se nos serviços da saúde e bem-estar do cidadão, e não mais nas enfermidades.

“Há uma necessidade de padronizar as ini-ciativas nessa área, defi nindo metodologias, métricas e indicadores para mensuração dos resultados alcançados, tanto em relação ao aumento de produtividade e impacto econô-mico-fi nanceiro nos custos das empresas, como quanto à satisfação dos trabalhadores com as medidas adotadas”, afi rma Marília Ehl Barbosa, Superintendente Executiva da ASAP.

Diante deste cenário, a ASAP visa incenti-var o envolvimento e a responsabilidade pes-soal de todos os públicos participantes, en-

Gestão de Saúde Populacional

Gente e Gestão

corajando a melhoria no cuidado com a saúde e o compar-tilhamento de infor-mações. “É papel da Aliança estimu-lar as iniciativas que são projetadas para ajudar os indivíduos saudáveis a permane-cerem saudáveis e os portadores de doen-ças crônicas a partici-parem de programas que contribuam para um acompanhamento efi ciente e suas con-dições, promoven-do o seu constante bem-estar.”

Com essa fi losofi a, a empresa terá diver-sos benefícios em seu negócio, como a di-minuição da taxa de turnover e absenteís-mo, além de ter uma maior motivação e produtividade de seus

colaboradores, apri-morando, consequen-temente, os resulta-dos das empresas.

Outros fatores como a complexi-dade do cenário da Saúde Suplementar no Brasil, as mudan-ças demográfi cas e epidemiológicas, além do envelheci-mento populacional também desafi am as empresas, exigindo o comprometimento tanto das organiza-ções empresariais, como das pessoas.

“Por isso estamos promovendo ativi-dades de estímulo à Gestão de Saúde nas corporações privadas, através da divulgação e elaboração de con-teúdo técnico para o desenvolvimento de ações de GSP.”

HEALTHCARE Management 31 JULHO | AGOSTO 2014 healthcaremanagement.com.br 25

Para tanto, a Aliança realiza diversos con-gressos e fóruns internacionais, além de pesquisas para avaliar o grau de maturida-de do mercado brasileiro em GSP. Também foi feito um acordo com a Population Heatlh Alliance (PHA), reconhecida internacional-mente por sua atuação na cadeia de valor de GSP, tornando possível a transferência de conhecimento para as empresas asso-ciadas no Brasil.

Além disso, foi lançado dois cadernos ba-seados no Outcomes Guidelines Report, da Population Health Alliance: “Mais Saúde – Panorama da Saúde Populacional” e “Refe-rências em Gestão de Saúde Populacional – Gestão de Doenças Crônicas”.

Atualmente, a ASAP vem se dedicando

na negociação de parcerias com asso-ciações de recursos humanos no Brasil, e, principalmente, uma parceria com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), para referen-ciar os estudos e projetos da Alian-ça. Outros materiais como o caderno 3, cujo tema central será Wellness, tam-bém está sendo de-senvolvido.

É fundamental a união de esforços para impulsionar os princípios da assistência à saúde e buscar o êxito da transformação do sistema. Mas, principalmente, estimular as empresas e governos a contribuírem de maneira mais posi-tiva para a saúde dos seus trabalhadores.

Marília Ehl Barbosa, Superintendente Executiva da ASAP

““““

26 HEALTHCARE Management 31 JULHO | AGOSTO 2014 healthcaremanagement.com.brnagement.com.br

Gente e Gestão

União

Segundo Marília, o principal desafi o ain-da é investir de maneira mais efi ciente e em iniciativas que tragam impactos favo-ráveis para as empresas, principalmente no que diz respeito aos gastos com assis-tência à saúde, segunda maior despesa das empresas.

“Fazer com que as organizações atuem fortemente na prevenção de riscos de do-enças e na mudança de comportamento dos seus colaboradores também é uma grande tarefa.”

Para isso, Marília afi rma que um avanço só será possível com a reunião de todos os atores da cadeia de valor do setor, e também com as organizações que preci-sam ter os seus trabalhadores saudáveis e produzindo a sua plena capacidade mental e física.

“Apesar da consciência da importância de se fazer Gestão de Saúde por parte de empresas, ainda estamos muito distante do ideal. Segundo pesquisa desenvolvi-da pela ASAP, com gestores de Recursos Humanos de instituições brasileiras e de empresas que atuam no Brasil, o grau de maturidade do setor corporativo brasilei-ro em relação à gestão da saúde dos seus funcionários ainda é baixo.”

O estudo obteve respostas de 97 empre-sas, sendo 73% brasileiras, 51% de peque-no porte, 35% de médio porte e 14% de grande porte. Os entrevistados demons-traram que, em geral, é dada grande im-portância à gestão dos gastos com a do-ença. “A percepção sobre a importância de se fazer Gestão de Saúde Populacional também é grande, mas a prática nas em-presas ainda está muito distante da neces-sidade levantada.”

Atualmente, a ASAP re-presenta 36 empresas as-sociadas que buscam dis-cutir e aprimorar a Gestão de Saúde das Populações, com foco no envelheci-mento ativo e na sustenta-bilidade econômica do se-tor de saúde suplementar.

H