Glossário de termos informáticos e afins

57

Click here to load reader

description

 

Transcript of Glossário de termos informáticos e afins

Page 1: Glossário de termos informáticos e afins

GLOSSÁRIO DE TERMOS INFORMÁTICOS E AFINS

Roberto Andrade Jr.

Page 2: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

2

GLOSSÁRIO DE TERMOS INFORMÁTICOS E AFINS

A

a href Comando utilizado em linguagem HTML para inserir um link em uma página web.

Abilene Principal backbone da Internet 2. Lançado em 1999, opera em uma rede fibra óptica com mais 21 km de extensão. Desenvolvida pelo UCAID garante as instituições integrantes da Internet 2, conexões a uma velocidade de 2,4 Gbps.

Access Code [Ing.] V. Código de Acesso.

Access Provider

[Ing.] V. Provedor de Acesso e ISP.

Account [Ing.] V. Conta.

Acelerador de Download

Programa que eleva a velocidade de transferência de arquivos na Internet. Possibilita, em caso de queda na conexão, reiniciar a operação do trecho interrompido, sem que se perca o que já foi transferido. Permite programar o horário e o site de onde se pretende baixar o arquivo. O programa disca para o provedor de acesso, conecta-se ao site e faz a transferência. Quando a operação estiver concluída, desfaz a conexão e desliga o computador. Os programas mais conhecidos são GetRight, Go!zilla, Mass Downloader e o Rapidown. O mesmo que gerenciador de download.

Acesso Dedicado

Modalidade de acesso à Internet, na qual o computador do usuário, predominantemente uma empresa, mantém-se permanentemente conectado à rede. Cf. Acesso discado.

Acesso Discado Modalidade de acesso à Internet, predominantemente destinado à pessoa física, na qual o computador do usuário mantém-se conectado temporariamente à rede. Cf. Acesso dedicado.

Acesso Remoto Ingresso, por meio de uma rede, aos dados de um computador fisicamente distante da máquina do usuário.

Acesso Restrito Área, em um site, cujo conteúdo é exclusivo a usuários previamente cadastrados. O acesso se faz por meio de uma senha.

ACK [Ing. Forma reduzida para acknowledgement] (Confirmação). Código de comunicação enviado por uma unidade receptora à uma estação transmissora, com o objetivo de confirmar que está pronta para receber um pacote de dados ou que o pacote enviado chegou sem erros. Cf. Nak.

Acrobat V.Adobe Acrobrat.

Active-X Linguagem de programação criada pela Microsoft, no início da década dos 90, que permite a inclusão de elementos multimídia em páginas Web, aumentando sua interatividade.

ADA

Linguagem de programação, desenvolvida no final da década dos 70, pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos para aplicações militares. O nome é uma homenagem a Augusta Ada Byron (1815-1854), que desenvolveu um conjunto de instruções para o computador analítico inventado, em 1835, por Charles Babbage (1792-1871). Ada, a condessa de Lovelace – filha do poeta inglês George Noel Gordon, Lord Byron (1788-1824)– é considerada a primeira programadora da história da computação.

Ad-aware Software desenvolvido pela Lavasof, que varre o disco rígido do computador removendo programas spywares.

ADC [Ing. Sigla para Analog to Digital Converter]. (Conversor Analógico-Digital). Placa de circuito que pode gravar sons.

Add-in [Ing.] (Adicionar em) V. Add-on.

Add-on [Ing.] (Adicionar em) Designação genérica para dispositivos (placas de expansão, chip, etc.) instalados em um computador para aumentar seus recursos. Por extensão, é aplicado também, a programas que ampliam os recursos dos browsers. O mesmo que Add-in.

Address [Ing.].V. Endereço.

Address IP V. Endereço IP.

Administrador de Rede

Profissional responsável pela infra-estrutura e funcionamento de uma rede de computadores.

ADO [Ing. Sigla para Active-X Data Objects]. Interface criada pela Microsoft para acessar bancos de dados relacionais.

Adobe Acrobat

Software desenvolvido pela Adobe Systems, que permite a conversão de arquivos formatados nos mais diversos aplicativos, para o padrão Adobe Portable Document Format (PDF), mantendo a aparência original do documento (cores, fontes, imagens e leiaute), permitindo sua leitura em qualquer sistema operacional. Para visualizar e imprimir um arquivo PDF, é necessário um programa específico: o Adobe Reader. Extensão .pdf.

Page 3: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

3

Adobe Reader Programa desenvolvido pela Adobe Systems para leitura e impressão de arquivos de extensão .pdf.

ADSL

[Ing. Sigla para Asymmetric Digital Subscriber Line] (Linha Digital Assimétrica para Assinantes). Tecnolgia que viabiliza a transmissão de dados inclusive vídeo, em alta velocidade, por linha telfônica comum. Esse sistema utiliza-se de velocidades assimétricas. No sentido do provedor para o usuário (downstream) atinge de 1,5 a 9 Mbps e no inverso (upstream), varia de 16 a 640 Kbps.

Adware

[Ing. Ad (anúncio) + ware (utensílio)] Programa que vem oculto a um outro, baixado da Internet, sem que o usuário tenha conhecimento. Uma vez instalado, sempre que o computador estiver conectado à rede, passa a exibir anúncios interativos. A proteção contra essa intrusão se dá por meio de firewalls ou software removedores de anúncios. V. Ad-aware, ZoneAlarm.

Agente No conceito de Web semântica, programa capaz identificar o exato significado de uma palavra e suas relações lógicas com as demais.

Aiff [Ing. Sigla para Audio Interchange File Format] (Formato de Arquivo para Troca de Áudio). Padrão para arquivo de áudio em formato mono e estéreo, desenvolvido pela Apple para plataforma Macintosh, também utilizado em máquinas Silicon Graphics. Extensão.aiff.

Álgebra Booleana

Variação da álgebra fundamental desenvolvida no séc. XIX pelo matemático inglês George Boole (1815-1864), cujas variáveis assumem apenas dois únicos valores opostos, permitindo determinar se proposições lógicas são verdadeiras ou falsas. Graças à essa característica binária, passou a ser utilizada em computação. É também empregada nos sites de buscas, que se valem de operadores lógicos AND (E), OR (OU) e NOT (NÃO) para encontrar a informação solicitada.

Alias [Ing.] (Pseudônimo) 1. Nome alternativo usado para encaminhar mensagens de correio eletrônico 2. Identificação alternativa para um arquivo ou conjunto de dados.

Align (Alinhar) Comando de linguagem HTML que define o alinhamento de títulos e textos em uma página web.

alink Comando utilizado em linguagem HTML para determinar a cor que uma palavra ou frase definidos como links assumirão assim que acionados pelo apontador do mouse. Cf. vlink.

Altnet

Software inserido pela Brilliant Digital Entertainment, empresa norte-americana especializada em publicidade on-line, no programa KaZaA, para compartilhamento de arquivos MP3, com o objetivo de criar uma gigantesca rede paralela de computação distribuída. Esse programa se instala no computador do internauta, no instante em que ele faz o download do KazaA. Na maioria das vezes, isso ocorre sem o seu conhecimento, mas com seu consentimento, já que sua existência vem descrita nos termos de instalação do serviço de compartilhamento: um longo texto quase de nove páginas e, que por isso mesmo, raramente é lido.

Ambiente O mesmo que sistema operacional.

Amiga

Sistema operacional, desenvolvido, em 1983, por uma equipe técnica liderada por Jay Miner, ex-projetista de chips da Atari, fabricante de videogames. Multitarefa, de alta qualidade gráfica e sonora, já incorporando um mouse e um rápido processador, foi lançado em julho de1985 pela canadense Commodore Eletronics. Em apenas sete anos de existência, alcançou a marca de 4 milhões de unidades vendidas. Seu sucesso comercial, no entanto, não foi suficiente para impedir a falência de seu fabricante, em abril de 1994. No ano seguinte a empresa foi comprada pela alemã Escom, por US$ 5 milhões, que retomou a produção do Amiga. Em 1996 é vez da Escon falir. Essas circunstâncias que impediram a consolidação comercial do Amiga não foram suficientes para abalar uma legião de fãs desse sistema operacional, que ansiosamente aguardam seu retorno pelas mãos da Gateway 2000, fabricante americano de PCs, que desde 1997 detém seus direitos de fabricação.

Amigável V.Interface amigável.

AMPS [Sigla em inglês para Advanced Mobile Phone System] (Sistema de Telefonia Móvel Avançado) Padrão analógico para telefonia móvel, em que cada assinante ocupa um par de canais de radiofreqüencia, um para transmissão e o outro para recepção.

Analógico Sinal elétrico ou forma de onda, cuja amplitude e freqüência variam continuamente. Cf. Digital.

Anchor [Ing.] V. Âncora.

Âncora [Do inglês, Anchor].Tag que em um documento HTML define uma seção e serve como alvo a um hiperlink.

Anonymous Expressão usada como login em servidores FTP anônimo.

ANSI [Ing. Sigla para American National Standards Institute]. Instituto norte-americano, não governamental, sem fins lucrativos, filiado à ISO e patrocinado por entidades privadas, responsável pelo desenvolvimento de normas técnicas.

Antivírus Programa que varre o dísco rígido do computador ou um disquete, para identificar a presença de vírus e eliminá-lo.

AOL 4.0 Programa de navegação pela Internet, específico para assinantes do provedor de acesso American OnLine.

Page 4: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

4

AOL 6.0 Versão mais recente do programa de navegação pela Internet, específico para assinantes do provedor de acesso American OnLine.

Apache

Servidor para Internet, de domínio público, desenvolvido, por um grupo de voluntários, em 1995, a partir de um outro servidor existente no NCSA. O nome é um trocadilho, com a similaridade fonética da expressão “a patchy server” (“um servidor remendado”, em inglês). Isto porque, seu programa foi sendo aperfeiçoado pela contribuição (patches/remendos) de diversos colaboradores, que por meio de uma lista de discussão, fizeram correções e adicionaram-lhe recursos. O Apache hospeda hoje mais da metade de todos os sites existentes na Internet.

Aplicativo Programa executável destinado a auxiliar o usuário na realização de determinadas tarefas num computador, como por exemplo, os processadores de textos (Word) e planilhas (Excel).

Apontador do mouse

Ícone no formato de pequena seta ou barra vertical, esta delimitada por outras duas horizontais dispostas em suas extremidades, que se desloca na tela do monitor acompanhando os movimentos do mouse. Serve para indicar o local de uma ação a ser executada pelo acionamento desse periférico.

Applet Trecho de programação em linguagem Java inserido entre as tags em documentos HTML.

Archie [Der. de archive, em inglês, arquivo]. Ferramenta de busca de arquivos públicos armazenados em servidores FTP anônimos.

Área de Sombra

Designação dada, em telefonia móvel, em um local dentro de uma área de serviço, à propagação das ondas de rádio que é bloqueada por obstáculos físicos como montanhas, edifícios, viadutos, etc.

Área de trabalho

V. 1. Desktop.

ARJ Programa para compactação de arquivos, em ambiente DOS, desenvolvido por Robert Jung. Extensão: .arj.

Arpa

[Ing. Sigla para Advanced Research Project Agency] (Agência de Projetos de Pesquisa Avançados). Órgão do Departamento de Defesa dos EUA criado no final da década dos 50, no auge da guerra fria, com o objetivo de desenvolver projetos, que garantissem ao país a condição de superpotência tecnológica. Em 1965, a Arpa inicia os estudos para a criação de uma rede de telecomunicações, descentralizada, baseada em computadores e, que não pudesse ser destruída por nenhum ataque localizado. Esta rede (Arpanet) que, primordialmente, interligou instituições militares, incorporou, em meados dos anos 70, um consórcio formado pelas Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA) e em Santa Barbara (UCSB), o Stanford Research Institute (SRI) e a Universidade do Utah, em Salt Lake City, foi o embrião da Internet.

Arpanet V. Arpa.

Arquitetura Estrutura e organização lógica de um computador.

Arquitetura de Rede

Conjunto de protocolos que estabelece a comunicação entre computadores interligados em uma rede.

Arquivo [Do inglês, Archive]. Conjunto de dados relacionados, na forma de textos, gráficos e imagens, que contém informação organizada e estruturada. Cada arquivo criado e armazenado em disco, deve ter um nome único, ao qual segue-se sua extensão precedida por um ponto.

Arrab Termo empregado, para representar o caracter gráfico, barra invertida "\", quando estiver sendo ditado.

Arroba Nome em português do sinal gráfico @, adotado por Ray Tomlison, inventor do programa de correio eletrônico, para diferenciar, num endereço eletrônico, os nomes do usuário e do provedor. Em inglês o símbolo @, recebe o nome de at (em).

Arte ASCII [Do inglês, Art Ascii]. Desenhos digitados feitos exclusivamente com caracteres gráficos (letras, números sinais de pontuação e acentuação, etc.).V. Ascii.

Article [Ing.] V. Artigo.

Artigo [Do inglês, Article].Toda mensagem enviada para os grupos de discussão.

ASCII

[Ing. Sigla para American Standard Code for Information Interchange] (Código Padrão Americano para Intercâmbio de Informações). Sistema de codificação, criado em 1986, que atribui valores numéricos a 256 caracteres gráficos: letras (maiúsculas e minúsculas), sinais de pontuação e acentuação, algarismos, etc., com o objetivo de uniformizar a transmissão de dados entre os distintos sistemas de computadores. Pronuncia-se asqui.

ASCII Art [Ing. ].V. Arte Ascii.

ASP

[Ing. Sigla para Active Server Page].Tecnologia desenvolvida pela Microsoft, que contém comandos para scripts e tags HTML, que rodam no servidor e, por isso, independe do navegador e do sistema operacional de que o usuário dispõe. Uma das vantagens de se ter num website scripts processados pelo servidor, é o fato do usuário não poder visualizar o código fonte do script original.

Page 5: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

5

Assembler Compilador que converte programas escritos em linguagens assembly em linguagem de máquina.

Assembly Linguagem programação de baixo nível, em que cada instrução é escrita por meio de abreviaturas e códigos mnemônicos.

Assinatura Acordo, mediante pagamento, pelo qual se adquire o direito de receber um serviço durante um determinado tempo.

Assinatura digital

Conjunto de instruções matemáticas baseadas na criptografia, que permite conferir autenticidade, privacidade e inviolabilidade aos documentos digitais e transações comercias efetuadas pela Internet.

Assinatura eletrônica

V. Assinatura digital.

Assunto [Do inglês Attachment] Campo destinado a descrição sucinta do assunto tratado em uma mensagem de correio eletrônico.

ASX Sigla para designar arquivos em áudio e vídeo gerados pelo programa Windows Media Player.

Atachado [Neo. a partir do termo attached, que, em inglês significa anexado]. Arquivo que segue anexado a um e-mail.

Atalho [Do ingês shortcut] Ícone colocado na área de trabalho de um computador, que quando acionado pelo apontador do mouse, permite o acesso imediato ao programa que representa.

ATM

[Ing. Sigla para Assynchronous Transfer Mode] (Modo de Transferência Assíncrono). Tecnologia que integra a transmissão de dados (voz e vídeo), por meio de fibras óticas ou satélite, com taxas de transferência de até 2,4 GBps. Baseia-se no envio da informação dividida em pequenas unidades de tamanho fixo (53 bytes) e formato padronizado denominadas células. V. Utopia Nível 4.

ATSC

[Ing. Sigla para Advanced Television System Comité] Padrão norte-americano, de transmissão digital para televisão. Desenvolvido para operar com largura de banda de 6 MHz, utiliza-se da técnica de modulação 8-VSBI (Vestigial Side Band) e do sistema de áudio Dolby AC3 . Suas maiores restrições são: apresentar problemas de recepção em áreas com obstáculos físicos, como edifícios e montanhas e privilegiar a qualidade de imagem em relação a interatividade. Esse sistema foi adotado também pelo Canadá, Argentina, Taiwan e Coréia do Sul.

Attached [Ing.] V. Atachado.

Attachment [Ing.] V. Assunto.

Atualizar [Do inglês, Reload] (Recarregar). Recurso dos programas de navegação pela Internet que, quando acionado, recarrega a página Web que está sendo exibida no momento.

AUP [Ing.Sigla para Acceptable Use Policy] (Política Aceitável de Uso). Conjunto de regras de boa conduta para uso correto da Internet e seus serviços, propostas aos clientes por um fornecedor de acesso à rede.

Authentication [Ing.] (Autenticação) Recurso que obriga um visitante a se identificar, digitando em campos apropriados seu nome ou username sempre que este acessar um site na Internet ou uma Intranet.

Authoring Program

Programas destinados a criação de documentos multimídia para distribuição em CD-Rom, disquete ou pela Internet.

Autoridade certificadora

Entidade idônea autorizada a emitir, renovar e cancelar certificados digitais. É responsável pela administração das chaves públicas.

AVI [Ing. Sigla para Audio Video Interleaved] (Entrelaçamento de Áudio e Vídeo) Formato de arquivo audiovisual desenvolvido pela Microsoft, para plataforma Windows. Extensão .avi.

Away [Ing.] (Ausente) Termo utilizado por um usuário de uma rede IRC para indicar que, embora em conexão, está ocupado com outras tarefas. Em geral, essa expressão vem em seguida ao seu nickname.

AWeb II Programa de navegação pela Internet, desenvolvido pela AmiTrix Develompment Inc. para o sistema operacional Amiga.

B

B2B [Ing. Forma reduzida, baseada na fonética da expressão, Business to Business]. Comércio entre empresas pela Internet.

B2C [Forma abreviada em inglês, baseada na fonética da expressão Business to Consumer]. Comércio eletrônico entre empresa e consumidor (predominantemente pessoa física).

B4 [Ing. Forma abrevida, baseada na fonética da expressão Before (Antes)]. Expressão comumente utilizada em salas de bate-papo.

Back Door [Ing.] (Porta dos fundos) Falha de segurança propositadamente deixada, com a intenção de permitir um futuro

Page 6: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

6

acesso ilegal ao sistema.

Back Orifice [Ing.] (Orifício traseiro). Pequeno programa (120 Kb, em média) enviado via e-mail sem que o destinatário saiba. Uma vez executado, apaga seus rastros do sistema, passando a servir remotamente, as requisições de quem o enviou, sempre que o computador hospedeiro estiver conectado à rede. Permite, entre outras, examinar tudo o que se passa num computador ou rede em que se instalou, copiar senhas, informações confidenciais, navegar pela árvore de diretórios, rodar programas, monitorar o teclado, registrando todas as letras digitadas.

Back Rub Nome dado ao protótipo do mecanismo de busca Google desenvolvido por Larry Page e Sergey Brin.

Back up [Ing.] (Prova). V. Becape.

Backbone [Ing.] (Espinha dorsal). Rede de alta velocidade formada por linhas de comunicação e hardware de transmissão e recepção, a qual se conectam todos os provedores de acesso à Internet. No Brasil esse serviço é vendido pela Embratel, Global One e Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

Background [Ing.] (Fundo). 1. Área sobre o qual são apresentados textos e imagens em uma página Web. 2. Atributo utilizado em linguagem HTML, para definir o fundo de uma página. Definido, em geral, por um arquivo de extensão, gif ou jpg., é inserido entre as tags .

Baixar V. Download.

Ban [Ing.] Forma reduzida para o verbo To Banish (Banir) Comando efetuado pelo IRCop, em uma rede IRC, para expulsar definitivamente alguém que esteja incomodando. Cf. Kick.

Banco de Dados

Conjunto de informações armazenadas e ordenadas para consulta imediata por meio de uma palavra-chave.

Banco de Dados Distribuído

Modalidade de banco de dados, em que as informações estão armazenas em locais distintos numa rede de computadores.

Banco de Dados Relacional

Modelo de banco de dados cujas informações são armazenadas no formato de tabelas inter-relacionáveis por campos-chaves.

Band [Ing.] V. Banda.

Banda [Do inglês, Band]. Faixa contínua de freqüência delimitada no espectro magnético, utilizada para transmissão de dados em telecomunicações. O mesmo que faixa.

Banda A Designação para as faixas de freqüência destinadas à telefonia celular. No sentido da ERB para o celular abrange os seguintes intervalos: 869 MHz (A) a 870 MHZ; 870 MHz a 880 (A”) e 890 MHz a 891,5 (A”). No sentido inverso compreende intervalos entre: 824 MHZ a 825 MHz (A”); 825 MHz a 835 MHz (A”) e 845 MHz a 846, 5 MHz (A”).

Banda B Designação para as faixas de freqüência destinadas à telefonia celular. No sentido da ERB para o celular abrange os seguintes intervalos: 880 MHz a 890 MHz (B); 891 MHz a 894 MHz (B'). No sentido inverso compreende intervalos entre: 835 MHz a 845 MHz (B) e 846,5 MHz a 849 MHz (B').

Banda C Designação para a faixa de freqüência destinadas à telefonia celular que opera entre 1.820 Mhz e 1.835 MHz. Na comunicação via satélite é composta por duas faixas: de 3,7 Ghz a 4,2 GHz para recepção e de 5,925 GHz a 6,425 Ghz na transmissão.

Banda D Designação para a faixa de freqüência destinadas à telefonia celular que opera entre 1.805 MHz e 1.820 MHz.

Banda E Designação para a faixa de freqüência destinadas à telefonia celular que opera entre 1.835 MHz e 1.850 Mhz.

Bandwidth [Ing.]. V. Largura de banda.

Banner [Ing.] (Bandeira). Seção retangular em páginas da Web destinada a mensagens publicitárias.

Barra de Ferramentas

Recursos gráfico de diversos programas, que exibe, geralmente na parte superior da tela do computador, um conjunto de botões de acesso a diversas ferramentas de trabalho.

Barra de Menu [Do inglês Menu Bar] Faixa retangular, normalmente apresentada na área superior da janela de um aplicativo, na qual é possível selecionar um entre diversos menus.

Barra de Rolagem

[Do inglês Scroll Bar] Barras localizadas ao longo da parte inferior e no lado direito da janela de um documento, que quando acionadas, pelo toque do apontador do mouse, em qualquer parte de sua extensão ou em botões existentes em suas extremidades, permitem deslocar esse mesmo documento nos sentidos horizontal ou vertical.

Page 7: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

7

Barra de Status

[Ing. Status Bar] Barra localizada na parte inferior da janela de diversos programas, que apresenta informações sobre esse mesmo programa, como por exemplo, número da página e, no casos dos browsers, mensagens diversas para o internauta.

Barra de Título [Do inglês Title Bar] Área superior da janela de um documento ou aplicativo que exibe o nome desse mesmo documento ou aplicativo.

Baseband [Ing.] (Banda Base) Método de transmissão de dados digitais, que utiliza toda a largura da banda para uma única transmissão. Cf. Broadband.

BASIC [Ing. Acrôn. Beginner’s All-purpse Symbolic Instruction Code] (Código Simbólico de Instrução para Principiantes) Linguagem de programação de alto nível, desenvolvida, em meados da década dos 60, no Darmouth Collegge, por John Kemeny e Thomas Kurtz. É considerada uma das linguagens mais fáceis de ser aprendida.

Batch [Ing.] (Lote) Grupo de arquivos ou conjunto de dados processados como uma única unidade.

Bate-Papo O mesmo que bate-papo online e bate-papo virtual. V. Chat.

Baud Rate [Do antropônimo Jean Maurice Emile Baudot (1845-1903), engenheiro francês que inventou um sistema de impressão por telegrafia]. Unidade de medida da velocidade de transmissão elétrica de dados em uma linha de comunicação. É utilizada para medir velocidade

BBS [Ing. Sigla para Bulletin Board System]. Centro de troca de informações entre usuários interessados em um assunto específico, que oferece recursos de bate-papo, correio eletrônico e troca de arquivos. O acesso a uma BBS se dá por meio de computadores equipados com modem e conectados via linha telefônica.

BCC [Ing. Sigla para Blind Courtesy Copy] (Cópia de cortesia invisível) Recurso comum à maioria dos programas de correio eletrônico, que permite o envio de uma mesma mensagem para diversas pessoas, sem que os endereços dos destinatários apareçam no documento. Cf. CC.

Becape [Do inglês, back up].Cópia de um documento, programa ou disco com objetivo de arquivar ou salvaguardar as informações contidas, caso o original venha se perder.

Beta coordinator

[Ing.] Profissional encarregado de liderar um grupo responsável pelos testes de checagem, desempenho, consistência e navegabilidade de um website, antes que este esteja disponível na rede.

Big Blue [Ing.] Nome pelo qual também é conhecida a International Business Machines (IBM). O apelido originou-se da cor azul utilizada pela empresa em seus computadores de grande porte e, que também faz parte de seu logotipo.

BIOS [Ing. Acrôn. Basic Input Output System] (Sistema Básico de Entrada e Saída). Conjunto de instruções que inicializam o computador assim que o equipamento é ligado.

Bit [Ing. Acrôn.Bi(nary) (Digi)t] (Dígito binário). Unidade mínima de informação possível de ser interpretada e armazenada pelo computador. Um bit pode assumir, apenas um de dois valores: 1(um) ou 0(zero).

Bit de paridade Bit extra adicionado a um grupo de bits, com o propósito específico de detectar falhas na transmissão.

Bitmap Representação digital de uma imagem, por um conjunto de bits, em que cada bit corresponde a um pixel (um ponto).

BITNET [Ing. Acrôn. B(ecause) I(t’s) T(ime) Net(work)] (Porque é tempo de rede). Rede remota, para fins educacionais, que interliga computadores em milhares de universidades nos Estados Unidos, Europa e Japão. Criada na década dos 80, é administrada pelo Corporation for Research and Educational Networking (CREN).

Blog [Ing.] Corruptela de weblog.

Blue Ribbon Campaign

[Ing.] (Campanha do Laço azul) Campanha iniciada nos Estados Unidos, em 1996, com o objetivo de assegurar a total liberdade de expressão na Internet.

Blue-ray-Disc [Ing.] (Disco de raio azul) DVD, com capacidade para 27 Gb, suficientes para armazenar 13 horas de imagens em vídeo, em cada face. Esse novo formato encontra-se em desenvolvimento por um fórum composto por nove fabricantes: Pionner, Sony, Hitachi, Matsushita, Sharp (japonesas), Philips (holandesa) Thomsom (francesa), Samsung e LG (ambas coreanas).

Page 8: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

8

Bluetooth [Ing.] (Dente azul). Protocolo que permite a conexão a curta distância, (10 m) sem fios ou cabos, entre aparelhos eletrônicos (celulares, computadores, PADs e outros equipamentos para transmissão de voz e dados) e destes com Internet. Baseia-se no uso de um chipset, que estabelece a conexão com outro equipamento, desde que este possua a mesma tecnologia. A transmissão de dados entre aparelhos dotados dessa tecnologia é de 1 Mbps. O nome é uma homenagem a Harald Bluetooth que, no século X, unificou os reinos nórdicos da Dinamarca e da Noruega.

Bluetooth 1.0 Primeira especificação da tecnologia Bluetooth lançanda em 26 de julho de 1999, pelo Bluetooth Special Interest Group.

Bluetooth SIG [Ing.Sigla para Special Interest Group Bluetooth] (Grupo Especial de Interessados no Bluetooth). Entidade fundada, em maio de 1998, pela Ericsson, IBM Corporation, Intel Corporation, Nokia e Toshiba Corporation, com o objetivo de especificar e padronizar a tecnologia Bluetooth e que hoje reúne mais de 1.800 empresas. V. Bluetooh e Promoter.

Board [Ing.] (Conselho). Conjunto de executivos que compõem o conselho diretivo de uma empresa.

Body [Ing.] (Corpo). 1.Tag utilizada na construção de páginas HTML que delimita o corpo de um documento. 2. Conteúdo de uma mensagem de correio eletrônico, separadamente do cabeçalho.

Bookmark Ferramenta presente nos navegadores, que permite ao usuário armazenar URLs (endereços) de sites para posterior acesso. No Internet Explorer recebe o nome de Favorite, na versão em inglês e Favoritos, na versão em português.

Bot [Ing.] Forma reduzida da palavra robot. Programa utilizado em redes IRC para proteger e manter um canal em ordem, principalmente na ausência de um operador. Geralmente, opera 24 h por dia, podendo ser programado para advertir ou banir usuários, cujo comportamento seja inadequado, enviar mensagens e impedir a ocorrência de floods.

Botão [Do inglês button] Elemento gráfico, presente em caixas de diálgos ou em um site, que quando acionado pelo apontador do mouse ou pela tecla enter, executa uma determinada função dentro de um programa.

Botão de Rádio Diz-se do tipo de botão que permite uma única escolha em um lista de opções. Visualmente é representado por um círculo branco que quando selecionado passa a exibir, em seu interior um outro círculo menor e mais escuro. É muito utilizado em caixas de diálogos ou em páginas web.

Botão Fechar [Do inglês Close button] Botão localizado no canto superior direito na janela de diversos programas, que quando acionado fecha a janela e encerra esse mesmo programa. É representado por um X.

Botão Maximizar

[Do inglês Maximize Button] Botão localizado no canto superior direito da janela restaurada ou minimizada de diversos programas, que quando acionado expande essa mesma janela minimizada de modo que volte a ocupar toda a tela. É representado por um quadrado.

Botão Minimizar

[Do inglês Minimize button] Botão localizado no canto superior direito na janela de diversos programas, que quando acionado oculta essa mesma janela. O programa ou documento permanecem abertos quando sua janela é minimizada. É representado por um traço.

Botão Restaurar

[Do inglês. Restore Button] Botão localizado no canto superior direito da janela maximizada ou minimizada de diversos programas, que quando acionado restaura essa mesma janela de modo que essa ocupe parte da tela. É representado por dois quadrados justapostos.

Bounce [Ing.] (Ricochete). Diz-se da mensagem de correio eletrônico devolvida ao emitente, por falha na entrega, causada por endereço inexistente ou equivocado.

BPS [Sigla para bits per second] (bits por segundo). Unidade de medida para a velocidade do fluxo de informação digital.

Bridge [Ing.] (Ponte). Dispositivo que conecta segmentos de redes permitindo a transmissão de dados entre elas.

Broadband [Ing.] (Banda Larga) Método de transmissão capaz de enviar simultaneamente diversos tipos de sinais, cada qual modulado em sua própria freqüência. Cf. Baseband.

Broadcast [Ing.] (Radiodifusão). Difusão de sinais em que um mesmo conteúdo é transmitido para todos os receptores. O termo foi tomado emprestado às telecomunicações pela Internet, para designar o envio de uma mesma mensagem a todos os membros de um grupo.

Brownout [Ing.] Situação em que o fluxo de eletricidade é reduzido por um considerável período de tempo.

Browser [Ing.] (Folhear). V. Navegador.

BTW [Ing.] Forma reduzida para By The Way, utilizada em salas de bate-papo, textos de correio eletrônico ou em grupos de discussão. Equivale a “Por falar nisso.”

Page 9: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

9

Buffer Área reservada na memória de um computador para armazenamento temporário de dados que aguardam seu processamento.

Bug [Ing.] (Inseto). Erro na lógica de um programa que o impede de funcionar corretamente.

Bug do Milênio Faltando definição.

Bullet [Ing. ] (Bala de revólver) Símbolo tipográfico, de formato variado – geralmente um círculo, um losango, um quadrado preenchidos ou vazados ou ainda um asterisco – usado para destacar um bloco de texto.

Bus Conjunto de vários fios paralelos responsáveis pelas conexões na CPU, na memória e nos demais dispositivos de entrada e saída de um computador. Um bus envia dados nas duas direções, entre os dispositivos a que está conectado num sistema. Sua a velocidade de transmissão de dados é medida em MegaHertz (MHz).

Bus Network [Ing.] V. Topologia em barramento.

Business Angels

[Ing.] Empresários ou altos executivos de grandes companhias que aplicam parte de seu capital no financiamento de projetos voltados para a Internet, como uma forma alternativa de investimento.Cf. Incubadora.

Butterfly Grid Versão comercial de computação de grade, especialmente desenvolvida para jogos em rede. Resultado de uma parceria entre as norte-americanas IBM e Butterfly, é capaz de suportar mais de 1 milhão de jogadores simultaneamente

Button [Ing] V. Botão.

Byte [Ing. Acrôn. B(inar)y te(rm)] (Termo Binário). 1 Conjunto de oito bits. Cada byte corresponde a um caracter gráfico (letra, número, sinal de pontuação, acentuação, etc.). 2. Unidade de quantidade de informações usado na especificação da capacidade de memória de computadores, tamanho de arquivos, etc, geralmente na forma seus múltiplos: kilobyte, megabyte e gigabyte.

C

C Linguagem de programação desenvolvida no início da década dos 70, por Dennis Ritchie, nos Laboratórios Bell. O nome deriva de sua antecessora ser chamada de linguagem B.

C++ Linguagem de programação desenvolvida no início da década dos 70, por Bjarne Stroustrup, nos Laboratórios Bell a partir de sua antecessora a linguagem C.

CA Sigla em inglês para Certification Authority.

Cable Modem [Ing.] (Modem a cabo). Modalidade de modem que permite a conexão, entre um computador e a TV por assinatura para acesso à Internet. Ao contrário dos modems convencionais que se utilizam de linhas .

Cache [Fran.] (Esconder). 1. Recurso que permite aos navegadores armazenarem no disco rígido do computador, em arquivos temporários, as últimas páginas visitadas para que sejam visualizadas mais rapidamnte num posterior acesso. 2. Pequena área da memória de um computador, que mantém armazenados os dados mais recentes, carregados pela memória RAM , para que sejam acessados mais rapidamente.

CAD [Ing. Sigla para Computer-Aided Design (Projeto auxiliado pelo computador). Programa ou estação de trabalho empregados em projetos de Engenharia, Arquitetura e Design. Seus aplicativos geram objetos em duas ou três dimensões.

Caixa de Diálogo

[Do inglês dialogue box]. Janela por meio da qual um programa solicita ao usuário informações para que possa executar uma determinada ação.

Caixa de Ferramentas

Janela constituída por um conjunto de botões, que quando acionados pelo apontador do mouse, põe em curso diversas ferramentas de trabalho.

Caixa de Guias Caixa de diálogo dividida em duas ou mais seções nominadas, acessíveis pelo acionar do apontador do mouse.

Camada Designação de cada um dos sete níveis do padrão OSI estabelecido pelo ISO para a comunicação de dados entre computadores ligados em rede. Cada camada tem função e protocolos específicos. 1ª) Física. Refere-se a todos os componente físicos de uma rede (hardware). Estabelece as regras para a colocação e retirada dos dados convertidos em sinais elétricos ou ópticos, em um meio físico. 2ª) Enlace. Responde pela confiabilidade da transmissão de pacotes de dados de um nó a outro. 3ª) Rede. Além de atribuir um endereço às máquinas, responde pelo roteamento de dados ao longo de todo o seu percurso. Seu protocolo é o IP. 4ª) Transporte. Monitora a integridade dos dados transmitidos. Seu protocolo é o TCP. 5ª) Sessão. Estabelece e conclui a conexão entre duas estações ou redes. Está baseada no protocolo RCP. 6ª) Apresentação. Faz a decodificação de dados criptografados e/ou a conversão de arquivos com formatos diferentes. Seu protocolo é o XDR. 7ª)

Page 10: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

10

Aplicação. Localiza as diversas aplicações de rede como os programas de navegação, transferências de arquivos, correio eletrônico, etc. V. OSI e ISO.

Canal 1. Designação para o caminho ou meio pelo qual podem trafegar dados. 2. Denominação, em uma rede IRC, para cada espaço virtual destinado a troca de mensagens entre seus usuários.

CAO [Ing.Sigla para Chief Administration Officer].Corresponde ao cargo de diretor administrativo numa empresa.

Carrier [Ing.] (Mensageiro, portador) V. operadora.

Cartões Virtuais

Cartões ilustrados, geralmente dotados de recursos de som ou interativos, alusivos à datas comemorativas ou a situações específicas enviados pela Internet.

Case-sensitive Denominação dada aos aplicativos, linguagens de programação, mecanismos de busca, ou identificação de senhas que fazem distinção entre as letras maiúsculas e minúsculas

Cavalo-de- -Tróia

[Do inglês Trojan Horse]. Programa enviado anexo a um e-mail, que se apresenta sob a inofensiva aparência de jogo, protetor de tela, figura ou outro aplicativo qualquer, que quando executado permite ao remetente o acesso remoto, por meio de protocolo TCP/IP, ao computador, onde se instalou, sempre que este estiver conectado à rede.

CC [Ing. Sigla para Carbon Copy] (Cópia de cortesia) Recurso comum à maioria dos programas de correio eletrônico, que permite o envio de uma mesma mensagem para diversas pessoas, mas ao contrário do modo BCC, o endereço dos destinatários aparece no documento

CCITT [Fran. Sigla para Comité Consultatif Internationale de Telegraphie et Telephonie] (Comitê Consultivo Internacional de Telegrafia e Telefonia). Entidade encarregada de definir padrões de telecomunicações, como por exemplo, V.21, V.22 e X.25. Extinta em 1993, suas atribuições passaram para a Telecommunications Standards Section (Setor de Padrões para Telecomunicações ) da International Telecomunication Union (ITU).

CD Forma abreviada em inglês para Compact Disc.

CDMA [Sigla em inglês para Code Division Multiple Access] (Acesso Múltiplo por Divisão de Código) Padrão digital para telefonia móvel, no qual todo os assinantes transmitem e recebem a informação simultaneamente por um mesmo canal. Cada usuário é distinguido do outro por um código binário exclusivo.

CD-R [Forma abreviada em inglês para Compact Disc Recordable] (Disco Compacto gravável) Suporte óptico para armazenamento de dados digitais (texto, imagens, áudio e vídeo), cujo conteúdo uma vez gravado não pode ser alterado ou removido.

CD-ROM [Ing. Acrôn. Compact Disc Read Only Memory] (Disco Compacto com Memória Somente para Leitura) Suporte para armazenamento óptico para dados digitais (texto, imagens, áudio e vídeo) desenvolvido a partir do Compact Disc. Sua capacidade de armazenamento de dados é de 650 Mb. Seu conteúdo, gravado uma vez não pode ser alterado.

CD-RW [Forma abrevada em inglês para Compact Disc Rewritlabe) (Disco Compacto regravável) Suporte óptico para armazenamento de dados digitais (texto, imagens, áudio e vídeo), cujo conteúdo pode ser alterado ou regravado inúmeras vezes.

Cello Programa de navegação pela Internet, desenvolvido por Thomas R. Bruce, na Legal Information Instituto at Cornell Law School, dos Estados Unidos.

Center [Ing.] Comando de linguagem HTML que define a centralização de títulos e textos em uma página web.

CEO [Ing.Sigla para Chief Executive Officer] Corresponde ao cargo de diretor executivo e em algumas empresas a presidente ou diretor-geral. É o principal porta-voz de uma diretoria.

CERN [Fran. Sigla para Conseil Européen pour la Reaserche Nucléaire] (Centro Europeu para Pesquisa Nuclear). Centro de pesquisas nuclear, com sede em Genebra, Suíça, onde se originou a World Wide Web, pelas mãos de Tim Berners-Lee em 1989.

CERT [Ing.Sigla para Computer Emergency Response Team]. Organismo criado em 1988 pela Darpa, com o objetivo tratar questões de segurança em redes, em especial na Internet. V. Darpa.

Certificado Digital

Conjunto de dados fornecido pela autoridade certificadora, que garante autenticidade, privacidade e inviolabilidade à comunicação em rede, conferindo, por isso, validade jurídica aos documentos e transações comercias realizadas pela Internet. Compõe-se de um par de chaves complementares, usado durante a criptografia dos dados. Instalado no browser e no programa de correio eletrônico do proprietário do certificado digital, contém as seguintes informações: chave pública, nome e endereço de e-mail do titular do certificado, data de validade da chave pública, identificação e assinatura digital da autoridade certificadora e número de série do certificado.

Certification Authority

[Ing] V. Autoridade Certificadora.

Page 11: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

11

CFO [Ing. Sigla para Chief Financial Officer]. Corresponde ao cargo de diretor financeiro em uma empresa.

CG [Sigla para Comitê Gestor]. Forma reduzida para referir-se ao Comitê Gestor da Internet no Brasil.

CGI [Ing. Sigla para Commom Gateway Interface] (Interface Comum de Gateway). Protocolo de comunicação que visa conferir mais interatividade entre o navegador instalado no computador do usuário e o servidor. São normalmente utilizados em mecanismos de busca, pesquisas, consulta à base de dados, cadastro de clientes, votação, contadores, livro de visitas, entre outros.

Chain Letter [Ing. (Carta Corrente).Correspondência enviada para um grande número de destinatários, com objetivo de ser excessivamente divulgada. Seu conteúdo, geralmente, traz mensagem de cunho místico, propostas de enriquecimento fácil, pedidos de ajuda para pessoas necessitadas ou histórias absurdas. O mesmo que corrente. V. Spam.

Chat [Ing.] (Bate-papo). Programa que possibilita conversa em tempo real pelo computador entre internautas, por meio de linhas digitadas que podem aparecer ou não na tela de todos os usuários.

Chatterbot [Ing. Neologismo formado pelas palavras Chat (bate-papo) + Bot ( forma abreviada para robot)] Designação para robôs dotados de inteligência artificial que lhes permite manter um diálogo com as pessoas. Utiliza-se de um processador semântico que identifica o assunto e o compara com os padrões de sua base de conhecimento. Esses robôs são utilizados em muitos sites para prestar informações ao internauta, ou simplesmente entretê-lo com um bate-papo.

Chave Privada Integrante do par de chaves assimétricas utilizada para criar a assinatura digital e com o qual se decifra um documento eletrônico previamente cifrado com a correspondente chave pública. Protegida por uma senha é intransferível, exclusiva e conhecida unicamente pelo proprietário do certificado digital, permanece armazenada no disco rígido do computador.

Chave Pública Integrante do par de chaves assimétricas usado para verificar uma assinatura digital ou cifrar um documento eletrônico que só poderá ser decifrado pela chave privada correspondente. De uso geral e irrestrito, permanece armazenada num computador da rede, sendo acessível a quem pretende enviar algum documento ao proprietário da chave privada a qual está associada.

Check Box [Ing.] (Caixa de seleção) Recurso comum às caixas de diálogos usado para ativar ou desativar mais de uma função em um programa. Visualmente é representado por um quadrado branco, que quando selecionado apresenta uma marcação em seu interior.

Checkpoint restart

[Ing.] (Reinicio em ponto de verificação) .Recurso de determinados programas de transferência de dados, que permite, em caso de interrupção na conexão, retomar a transmissão do ponto em que foi interrompida, em vez de retomá-la do seu início.

Chip [Ing.] (lasca) Forma reduzida para microchip.

Chipset Designação genérica dada ao conjunto de circuitos de apoio ao processador, presente na placa-mãe de um computador.

CHRO [Ing. Sigla para Chief Human Resources Officer].Corresponde ao cargo de diretor de Recursos Humanos em uma empresa.

Chrome Nome provisório de um novo navegador em desenvolvimento pela Microsoft, para substituir o Internet Explorer, muito mais veloz, com recursos de 3D e qualidade de áudio e vídeo próximos da televisão.

C-HTML [Sigla em inglês para Compact HTML] (HTML Compacto) Linguagem derivada do HTML para criação de páginas web para telefonia móvel e cujo conteúdo pode ser acessado pela Internet convencional.

Churn [Ing.].Termo que designa a rotatividade dos usuários dos serviços de uma empresa. Por extensão, passou a ser utilizado para medir quantidade de assinantes de provedores de acesso à Internet, operadoras de telecomunicações e tevês por assinatura.

Ciberálbum [Neo.] Designação de uma modalidade de serviço, oferecida por determinados sites, que permite o armazenamento de imagens digitalizadas. O usuário cadastrado envia, pelo correio eletrônico, seus arquivos de extensões .gif ou .jpg contendo fotografias, desenhos, ilustrações ou pinturas, podendo, depois, remetê-las a amigos ou parentes, substitui-las, montar uma exposição ou simplesmente colecioná-las, visualizando-as sempre que desejar.

Ciberfilme Produção filmográfica concebida e produzida para exibição na Internet. Utiliza-se de todos os recursos e possibilidades que essa mídia oferece, em particular a interatividade, facultando ao espectador, por exemplo, optar por diferentes rumos e finais para a história.

Ciberspaço [Do inglês Cyberspace]. Termo cunhado pelo escritor Willian Gibson em sua obra “Neuromancer”, numa analogia a espaço sideral. Designa o mundo virtual onde trafegam todas as informações veiculadas pela Internet.

CIO 1. [Ing.Sigla para Chief Information Resources Officer]. Corresponde ao cargo de diretor de Tecnologia da Informação em uma empresa. 2. [Ing.Sigla para Chief Internet Officer]. Corresponde ao cargo de diretor de

Page 12: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

12

Internet ou de e-business em uma empresa.

Circuito Caminho fechado pelo qual passa uma corrente elétrica. Designa, de maneira geral o conjunto de componentes eletroeletrônicos interligados para execução de uma tarefa.

Circuito integrado

Circuito composto por componentes eletrônico miniaturizados (resistores e transistores) aplicados sobre uma pastilha de silício ou outro material semicondutor.

CKO [Ing. Sigla para Chief Knowledgment Officer].Corresponde ao cargo de gestor de conhecimento em uma empresa.

Clicar Ato de apertar ou soltar os botões do mouse.

Clickstream [Ing.] (Fluxo de cliques). Trajetória percorrida por um internauta em um site ou deste para outros.

Clicktrough [Ing.]. Ato de clicar um banner ou outro anúncio que leve o internauta a um outro site.

Clicktrough Rate

[Ing.] ( Taxa de Clicktrough). Índice que mede o número de resposta a uma propaganda em um site.

Client [Ing.] (Cliente).V. Cliente.

Cliente [Do inglês, Client]. Qualquer computador que acesse e utilize os recursos de um servidor, seja em uma rede local ou na Internet.

Cliente IRC Termo que designa os diversos programas IRC. Ex. mIRC, Pirch e Virc.

Clique Onomatopéia que expressa um estalido seco, semelhante ao produzido toda vez que um dos botões do mouse é acionado.

Clonagem Técnica ilegal, que consiste em copiar, por meio de um scanner de freqüência ou um receptor de rádio de alta freqüência, os números da linha e de registro de um telefone celular (ESN), para, depois aplicá-los em um outro aparelho, que passa a enviar para a operadora os mesmos códigos do original. As ligações feitas a partir desse telefone, serão debitadas na conta do proprietário do aparelho clonado. Em geral a clonagem ocorre quando um telefone celular digital (CDMA) passa a operar no modo analógico (TDMA), cujos sinais de transmissão mais potentes, são captados mais facilmente.

Close button [Ing.] V.Botão Fechar.

Closed Node Denominação do símbolo, composto por um círculo com interior vazio, que identifica, entre os warchalkers, a existência de uma rede sem fio fechada.

CMO [Ing. Sigla para Chief Marketing Officer] Corresponde ao cargo de diretor de Marketing em uma empresa.

CMYK [Abreviação em inglês para C(yan), M(agenta),Y(ellow) e (Blac)K.] (Cyan, Magenta, Amarelo e Preto). Sistema de reprodução gráfica de imagens em quadricromia, por meio da combinação das cores cyan, magenta, amarelo e preto. A letra “K” é usada para representar o black, porque o “B” poderia ser confundido com blue.

CNO [Ing. Sigla inglês para Chief Networking Officer].Corresponde ao cargo de diretor de redes em uma empresa.

Codasyl [Ing. Acrôn. Conference on Data Systems Language] Organização fundada, no final da década dos 50, pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos para o desenvolvimento de linguagens de gerenciamento de dados.

Code Red [Ing.] (Código vermelho). Worm(2) que atinge somente os servidores de internet deixando-os inativos. O processo de infecção baseia-se no método DoS, aproveitando-se de uma falha de um programa da Microsoft, chamado Internet Information Service e dos sistemas operacionais Windows 2000 e Windows NT.

Codec [Ing. Acrôn. Co(der)/dec(oder)] (Codificador/decodificador). Dispositivo que transforma sinais analógicos de áudio e vídeo para o sistema digital e vice-versa.

Código Binário Linguagem composta pela combinação dos dígitos zero e um, usada para representar as instruções dos computadores.

Código de Acesso

[Do inglês, Access Code]. Código secreto, que restringe o acesso a arquivos, sistemas de computador, redes e sites da Web. O mesmo que senha.

Código de Máquina

V. Linguagem de Máquina.

Código de status HTTP

[Do inglês HTTP Status Code] Sistema de três dígitos enviado pelo servidor HTTP para informar o resultado de uma solicitação de dados. Definido pelo W3C, é dividido em cinco categorias: caráter informativo, indicando que a solicitação de acesso está ocorrendo normalmente (100 e 101) ; de sucesso, informando que a solicitação de acesso foi concluída satisfatoriamente (200, 201, 202, 203 e 204); de redirecionamento, indicando que outras ações deverão ser tomadas, para que a solicitação seja atendida (300, 301, 302, 303, 304, 305, 306 e 307); de erro no cliente, significando que a solicitação de acesso não pode ser atendida, devido a um erro por parte do usuário, (400, 401, 402, 403, 404, 405, 406, 407, 408, 409 e 410), de erro no servidor, indicando que o

Page 13: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

13

problema está no servidor, em que o site está hospedado (500, 501, 502, 503, 504 e 505).

Código Malicioso

[Do inglês Malicious Code] Script inserido, em programas, com o objetivo de invadir sistemas ou mesmo, computadores individuais e executar uma série de ações, sem que o invasor perceba.

Código-fonte [Do inglês Source code] Conjunto de instruções, escritas em linguagem de programação de alto nível, que necessita ser compiladas ou interpretadas pelo computador para que possa ser executada. O acesso ao código-fonte permite modificar o programa, a quem domine linguagens de programação.

Comando Instrução determinada em um programa de computador.

Comércio Eletrônico

[Do inglês, e-commerce].Transações comerciais envolvendo bens ou serviços, entre pessoas físicas e jurídicas efetivadas por meio da Internet.

Comité Consultatif Internationale de Telegraphie et Telephonie

V. CCITT.

Comitê Gestor da Internet no Brasil

Entidade criada pela Portaria Interministerial Número 147, de 31 de maio de 1995, dos Ministérios das Comunicações e da Ciência e Tecnologia, com o objetivo de coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços Internet no País. É responsável pela coordenação e a atribuição de endereços Internet, o registro de nomes de domínios, e a interconexão de backbones.

Compact Disc [Ing.] (Disco Compacto) Suporte para armazenamento óptico para dados digitais em áudio, desenvolvido, em conjunto pela Sony japonesa e Philips holandesa, em 1982. Trata-se de um disco de material plástico (policarbonato), com 12cm de diâmetro, coberto, em uma das faces, por uma fina camada de alumínio, sobre a qual os bits são prensados, formando um trilha espiral. A leitura dos dados é feita por um feixe de raio laser de espessura microscópica. A Nona Sinfonia para Orquestra e Coral, composta por Ludwig von Beethoven, em 1824, cuja duração é de 72 minutos, foi escolhida pela Sony, para padronizar seu tamanho.

Compactador Programa que reduz o tamanho de um arquivo. Ex. Winzip.

Compactar Recurso utilizado por um programa compactador.

Compilador Programa que converte o conjunto de instruções escritas de linguagem de programação de alto nível, para que possa ser executado pelo computador. Ex. Assembler.

Compressão Técnica que consiste em reduzir o tamanho dos dados em um arquivo, com o objetivo de economizar espaço em um disco ou reduzir o tempo de transmissão de dados. Essa operação é feita por meio de um programa específico, por exemplo WinZip. O mesmo que compactador.

Computação de grade

[Do inglês Grid Computing] Modelo de rede paralela, baseada na tecnologia P2P, para aproveitamento da capacidade ociosa de centenas de milhões de computadores domésticos e corporativos. Para isso, os microcomputadores dos voluntários permaneceriam conectados à Internet, integrando a grid computer, quando ociosos. Na teoria, esse supercomputador virtual seria utilizado para aplicações que exigem gigantesca capacidade de processamento e elevado tráfego de dados, como pesquisas científicas, por exemplo. Esse modelo prevê a figura de um administrador responsável pelo gerenciamento do que cada computador irá processar. O mesmo que computação distribuída.

Computação Distribuída

V. Computação de grade.

Computador Toda máquina capaz de receber, armazenar e processar dados, de modo organizado e previamente programado e devolvê-los com a resposta para uma tarefa específica.

Computador pessoal

Microcomputador para uso individual.

Computer Emergency Response Team

V. CERT.

Comutação de Pacotes

Técnica de transmissão que consiste em dividir a informação em pequenos blocos, denominados pacotes. O objetivo desse expediente é, em caso de falha durante a transmissão, que apenas uma parte da informação seja afetada e não o todo. Cada pacote leva o endereço de origem e destino, percorrendo a rede por caminhos distintos até chegar ao seu objetivo. Cabe à estação receptora ordenar os pacotes na seqüência correta e reconstituir o arquivo ou sinal enviado.

Connect Time [Ing.]. V. Tempo de Conexão.

Conseil Européen pour

V. CERN.

Page 14: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

14

la Reaserche Nucléaire

Conta [Do inglês, Account]. Registro utilizado por um fornecedor de serviços on-line para identificar um assinante ou cliente.

Conteúdo Conjunto das informações, serviços ou entretenimento que um site pode oferecer a seus visitantes.

Convergência Termo utilizado para designar a reunião de diversas tecnologias em um único equipamento.

COO [Ing.Sigla para Chief Operation Officer].Corresponde ao cargo de diretor de operações em uma empresa.

Cookie Pequeno programa que os sites, normalmente, implantam no computador dos internautas, para obter informações, como: navegador utilizado, freqüência das visitas, seus movimentos pelas diversas páginas, ações e preferências. O objetivo é coletar dados sobre o usuário, de modo a personalizar e agilizar acessos futuros. Do ponto de vista ético, seu uso é condenável, porque, raramente, o internauta é comunicado sobre o envio desse dispositivo. Alguns navegadores já dispõem de um recurso que avisa sobre a tentativa da remessa de cookies, oferecendo a opção de rejeitá-los.

Correio eletrônico

[Do inglês, e-mail] Programa que permite a troca de mensagens pela Internet, criado, em 1971, por Ray Tomlison.

Cost per Action [Ing.] (Custo por Ação). V.Custo por Ação.

Cost per Sale [Ing.] (Custo por Venda).V. Custo por Venda.

Cost per Thousand

[Ing.] (Custo por Mil). V. Custo por Mil.

Costumizar [Angl.] Personalizar, ajustar um software de modo a atender as necessidades do usuário.

Country Manager

[Ing.] Cargo que corresponde a gerente de escritório. Profissional que responde pela empresa em um outro país.

CPU [Ing. Sigla para Central Processing Unit] (Unidade Central de Processamento).Dispositivo interno do computador responsável pelo processamento, controle, interpretação e execução das instruções provenientes de um programa.

Cracker [Ing. Substantivo do agente do verbo to crack, rachar]. Afccionado por informática, profundo conhecedor de linguagens de programação, que se dedica à compreensão mais íntima do funcionamento de sistemas operacionais e a desvendar códigos de acesso a outros computadores. Ao contrário do hacker, utiliza seus conhecimentos para quebrar senhas de acesso a redes, provedores, programas e computadores com fins criminosos. Cf. Hacker.

Criptografia [Gr. Kryptos = oculto; graphe = escrita] (Escrita oculta). Sistema de codificação e decodificação de dados, por meio de algoritmos matemáticos, usado com objetivo de garantir o sigilo do registro de informações pessoais e financeiras na Internet.

CRM [Ing. Sigla para Customer Relationship Management] (Gerenciamento das Relações com o Cliente). Software que gerencia as relações entre clientes e fornecedores. Mantém históricos de compras, hábitos, preferências, avalia os resultados de ações de marketing e nível de satisfação, com o objetivo de fidelizar clientes.

CRO [Ing.Sigla para Chief Resource Officer].Corresponde ao cargo de diretor de recursos em uma empresa.

Crosspost [Ing.] (Correio Cruzado) Troca de artigos entre newsgroups.

Crosstalk [Ing.] (Linha cruzada) Medida da interferência causada pelo campo magnético, que se forma em torno de um condutor, sempre que esse é percorrido, por uma corrente elétrica.

CRT [Sigla em inglês para Cathode-ray Tube] (Tubo de raios catódicos) Modelo de monitor utilizado pela grande maioria dos computadores pessoais, que utiliza-se do mesmo sistema de formação de imagem dos aparelhos de televisão. Um canhão emite feixes de elétrons formando três pontos nas cores azul, verde e vermelho sobre uma tela revestida por uma camada de fósforo. É pela combinação desses pontos que a imagem em cores se forma. V. LCD e tela de plasma.

Cslip [Ing. Forma reduzida para Compressed Slip] (Slip Compactado) Versão do protocolo Slip que se utiliza do recursos de compressão de dados, com o objetivo de obter maior velocidade na transmissão.

CSS [Ing. Sigla para Cascading Style Sheets] (Folhas de Estilo Encadeadas). Linguagem padronizada pelo World Wide Web Consortium (W3C), desenvolvida para estabelecer instruções detalhadas à definição de estilos em parágrafos, fontes, bordas, cor ou imagens de fundo, etc. em uma página web. Sua vantagem é reduzir o tempo de criação e alteração de páginas. Os diferentes estilos de formatação, que se pretende aplicar às páginas HTML são inscritos num único documento de extensão .css e depois redirecionados para as demais, de modo que todas tenham o mesmo padrão.

CTO [Ing. Sigla para Chief Technology Officer]. Corresponde ao cargo de diretor de tecnologia em uma empresa.

Page 15: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

15

CTS [Sigla em inglês para Clear To Send] (Livre, desimpedido para enviar) Sinal, enviado do modem para o computador, com o objetivo de avisar que transmissão pode ser iniciada. Cf.DTR e RTM.

Cursor Sinal na forma de uma pequena barra vertical piscante, que indica o local em que caracteres digitados no teclado surgirão na tela.

CU-SeeMe [Ing. Forma reduzida baseada na fonética da expressão See You - See Me] (Vejo - Me Veja). Programa de videoconferência, desenvolvido pela Universidade de Cornell (EUA), que permite a transmissão de vídeo e áudio, em tempo real, pela Internet, possibilitando a comunicação de duas pessoas geograficamente distantes. Para tanto, é preciso que os interlocutores tenham conectado em seus computadores uma câmara Quikcam. V Reflector.

Custo por Ação [Do inglês Cost per Action]. Valor pago por um anunciante, para cada ação bem sucedida, promovida por um site, no qual, ele veicula uma campanha publicitária ou promocional. Ex.: venda de produtos ou serviços, direcionamento para um outro site, download de um programa etc.

Custo por Mil [Do inglês, Cost per Thousand]. Valor pago por um anunciante, para cada mil pessoas que serão expostas a um anúncio.

Custo por Venda

[Do inglês, Cost per Sale]. Valor pago por um anunciante, para cada venda resultante do direcionamento de um internauta para seu site, a partir de outro site, no qual ele veicula uma campanha publicitária ou promocional.

Cybercafe Bar ou café que oferece em seu espaço computadores para acesso à Internet.

Cyberpunk Designação dada ao movimento literário de ficção científica desenvolvido nos Estados Unidos e Europa, no início da década dos 80. A narrativa é centrada no confronto homem x máquina, em um ambiente sociocultural corrompido pela alta tecnologia e o corporativismo. O sistema dominante é, em geral representado por governos opressores, corporações comerciais ou religiões fundamentalistas. A criação do termo é atribuída à Gardner Dozois, um dos editores da revista de ficção científica Isaac Asimov.

Cyberspace V. Ciberespaço.

Cybersquatting [Ing.] Prática, usualmente de má fé, que consiste em registrar domínios relativos a grandes empresas ou pessoas famosas. O objetivo é obter ganho financeiro, com a venda posterior desse domínio para aquelas pessoas ou proprietário legal da marca (empresa).

D

Dado [Lat. Datum) Representação uma informação, instrução, ou conceito, de modo que possa ser armazenada e processado por um computador.

Daemon [Ing. Acrôn Disk And Execution] Monitor (de execução de disco). Programa que executa funções de faxina ou manutenção em um computador. Ativado apenas quando necessário para atender solicitações de outros programas para execução de determinadas tarefas. Pronuncia-se dímon.

DARPA [Ing. Sigla para Defense Advanced Research Projects Agency] Nome pelo qual a Arpa passou a ser designada a partir da década dos 70. V. Arpa.

Data Mart [Ing.] Conjunto de dados referentes a um departamento, que alimenta a datawarehouse em uma empresa.

Data master [Ing.] Profissional responsável pelo gerenciamento de um banco de dados em um site.

Data Sheet [Ing.] (Folha de detalhes) Conjunto de especificações relativo a um equipamento, definido pelo fabricante.

Database [Ing] V. Banco de dados.

Datamining [Ing.] (Mineração de dados). Ferramenta de busca, que utiliza de técnicas de Estatística e dos recursos da Inteligência Artificial, para encontrar informações armazenadas em grandes bancos de dados. V. Inteligência artificial.

Datawarehouse Banco que armazena dados históricos (data mart) de todos os setores de uma empresa e os transforma em informações, que podem ser utilizadas como suporte no processo de tomada de decisões.

DCD [Sigla em inglês para Data Carrier Detected] Sinal utilizado em comunicação serial, para indicar que modem está pronto para iniciar uma transmissão.

DCE [Ing. Sigla para Data Communication Equipament] (Equipamento de Comunicação de Dados). Todo o aparelho que estabelece, mantém e encerra uma conexão para transmissão de dados. Ex. Modem.

DDoS [Ing. Sigla para Distributed Denial of Service] (Distribuído por DoS). Ataque efetivado pela união de crackers utilizando-se um grande número de computadores.V.DoS.

Debug [Ing.] Trabalho de pesquisa e correção de erros (bugs) de lógica e sintaxe em um programa. V. Depurar e Bug.

Decoder [Ing.] (Decodificador). Programa para conversão de arquivos MP3 para o formato wav. Cf. Encoder.

Page 16: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

16

Defacement [Ing.] (Desfiguramento) Ato praticado por defacers, que consiste em descaracterizar, normalmente, a página de rosto (home page) de um site. As alterações mais comuns são deixá-la em branco, inserir desenhos ou mensagens.

Defacer [Ing.] (Desfigurador) Hacker que desfigura a home page de um site, deixando-a em branco ou pichando frases sem sentido ou de protesto. V. Defacement.

Demodulação Conversão do sinal analógico para o digital. Cf. Modulação, V. Modem.

Depurar Tarefa de pesquisar, encontrar e eliminar erros em um programa. A expressão deriva do inglês debug. V. Bug.

Descanso de tela

V. Protetor de tela.

Desencriptar Gerar novamente uma mensagem original a partir do texto criptografado. O mesmo que desencriptografar . Cf. Encriptar.

Desencripto-grafar

O mesmo que desencriptar.

Desktop [Ing.] (Topo da mesa) 1. Tela principal de um sistema operacional que apresenta, por meio de ícones, seus programas e documentos mais importantes ou mais utilizados. Sua função é facilitar o trabalho do usuário, deixando-os à mão (ou a um simples clique do mouse), a exemplo de uma mesa de trabalho, em que se encontram as ferramentas de uso mais freqüente.O mesmo que área de trabalho. 2. Designação comum para os computadores pessoais de mesa.

Desktop Computer

Ver Desktop (2).

Dialogue Box V. Caixa de diálogo.

Dial-up V. Acesso discado.

Diário Digital V. Weblog.

Digerati Neo. Termo criado pela publicação norte-americana, Wired Magazine, para designar a elite pensante do mundo digital. Reúne filósofos, sociólogos, antropólogos, jornalistas, psicanalistas, escritores, músicos, cientistas e teóricos que dedicam grande parte do seu tempo ao estudo do impacto da Internet sobre a humanidade. O termo é uma fusão das palavras: digital e literati, que em Latin significa homens letrados.

Digital Diz-se de todo o dispositivo que gera, armazena e transmite dados codificados pelo sistema binário. Os dados são numericamente representados pelos algarismos um e zero. Em relação ao sistema analógico, permite maior velocidade e melhor qualidade na transmissão de dados.

Digitalização Processo de conversão dos sistemas analógico para o digital.

Digitalizar Processo de conversão de uma informação ou sinal analógico para o digital.

Diretório Compartimentação lógica destinada a organizar os diversos arquivos de programas em uma unidade de armazenamento de dados de um computador (disco rígido, disquete ou CD). Nos sistemas operacionais do Windows e do Macintosh, os diretórios são representados por pastas.

Disco flexível [Do inglês Floppy Disk] Suporte para armazenamento magnético de dados digitais que podem ser alterados ou removidos. Compõe-se de um disco de plástico flexível, revestido com material magnético e acondicionado em uma caixa plástica quadrada. Sua capacidade de armazenamento é 1,44Mb. É também identificado pela espessura de seu disco de gravação que pode ser de 3,5 ou 5,25 polegadas (esse último, obsoleto). O mesmo que disquete.

Disco rígido [Do inglês Hard disk] Suporte não removível e interno ao computador, para armazenamento magnético, de alta capacidade de dados digitais. Compõe-se de um conjunto de discos delgados, superpostos, revestidos de material magnético. É o componente onde estão armazenadas cópias do sistema operacional, programas, aplicativos, documentos e arquivos. Esse conteúdo é passível de alteração ou remoção.

Disco Virtual Serviço que oferece ao assinante um espaço exclusivo na memória de um servidor.

Disquete Designação geral para os discos flexíveis.

DMZ [Sigla em inglês para Demilitarized Zone] (Zona desmilitarizada) Função de determinados programas de firewall que permite criar áreas isoladas de livre acesso à Internet, em redes externas e internas.

Documento Todo o trabalho executado em um computador e gravado em qualquer meio de armazenamento, disco rígido, disquete, CD-Rom, de modo que possa ser recuperado posteriormente. O mesmo que arquivo.

Domain [Ing.] V. Domínio.

Domínio Endereço de um site na Internet. Consiste numa seqüência de nomes ou palavras separadas por pontos. Ex. estesite.com.br . O mesmo que URL.

Page 17: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

17

DoS [Ing. Sigla para Denial of Service] (Negação de serviço). Método utilizado por crackers para tirar um site da Internet. Aproveita-se de uma deficiência do protocolo TCP, que para estabelecer a conexão entre dois computadores, requer o envio de três mensagens: a solicitação da conexão; sua confirmação e a tréplica, em que é pedido o início da transmissão. A solicitação de comunicação é enviada para um endereço de resposta falso. O servidor envia a confirmação de recebimento do pedido de conexão para esse endereço e fica paralisado aguardando a resposta. Como milhares de pedidos idênticos são feitos simultaneamente, a máquina tem esgotada sua capacidade e pára de funcionar. V. DdoS.

DOS [Sigla em inglês para Disk Operating Systems] Designação genérica para os sistemas operacionais carregados a partir de uma unidade de disco, quando o computador é inicializado. Desprovido de interface gráfica, atende a comandos digitados pelo operador. Foi gradativamente substituído, nos PCs, a partir do surgimento dos sistemas operacionais de interface gráfica e amigável como o Windows.

Download [Ing. down = baixo + load = carregar] (Descarregar). Ato de transferir cópias de um arquivo ou programa de um site ou de uma página da Web do servidor para o computador do usuário. O mesmo que baixar. Cf. Upload.

Downstream Fluxo de dados, nas conexões de alta velocidade, do provedor de acesso para o usuário. Cf. Upstream.

dpi [Ing.Forma reduzida para dot per inch] (Pontos por polegadas). Medida de resolução de uma tela de computador. A qualidade da imagem é diretamente proporcional a quantidade de pontos por polegada.

Drive [Ing.] (Acionador) Unidade periférica eletromagnética, geralmente instalada na CPU, que permite a gravação e leitura de dados em disquetes ou em CDs e CD-ROMs. Para cada um desse suportes de armazenamento de dados há um drive distinto.

DSP [Ing. Sigla para Digital Signal Processing] (Processamento Digital de Sinal). Técnica utilizada para ampliar a qualidade e a confiabilidade das transmissões de dados no formato digital.

DTE [Ing. Sigla para Data Terminal Equipament] (Equipamento Terminal de Dados). Todo o dispositivo capaz de transmitir, informações em formato digital, por intermédio de cabos ou linhas de comunicação. Ex. computador.

DTR [Sigla em inglês para Data Terminal Ready] Sinal utilizado em comunicação serial para indicar que modem está pronto para receber uma transmissão. Cf. CTS e RTM.

Duplex Canal de comunicação capaz de carregar um sinal em ambos os sentidos. V. full-duplex e half-duplex.

DVB [Ing. Sigla para Digital Video Broadcasting] Padrão europeu de transmissão digital para televisão digital. Desenvolvido para operar com duas faixas de canal ( 7 MHz e 8 MHz), utiliza a técnica de modulação COFDM2 (Codec Orthogonal Frequency Divison Multiplexing) e como sistema de aúdio o MPEG3. Possui capacidade para recepção móvel, privilegia a multiplicidade de canais e a interatividade. Flexível, permite que as taxas de bits enviados sejam alteradas de modo a superar os obstáculos físicos ao longo da transmissão. Está presente na União Européia, Austrália e Nova Zelândia.

DVD [Ing. Sigla para Digital Video Disk] (Disco Digital para Vídeo) Suporte para armazenamento óptico de imagem e som, desenvolvido a partir do CD, cuja capacidade é de 4,7 Gb, suficiente para armazenar 2h15 de imagens em vídeo.

DVD+RW [Sigla em inglês para Digital Video Disk Rewritlabe] (Disco Digital para Vídeo Regravável) Padrão de DVD gravável e regravável, desenvolvido pela DVD Alliance, um grupo de empresas, entre as quais Sony Hp, Philips e Yamaha.

DVD-RAM [Sigla em inglês para Digital Video Disk Read Only Memory (Disco Digital para Vídeo com Memória Somente para Leitura) Suporte para armazenamento de dados digitais em áudio e vídeo, desenvolvido por um grupo que reúne empresas como Toshiba, LaCie, Matsushita, Time Warner e Hitachi.

DVD-RW [Sigla em inglês para Digital Video Disk Recordable ReWritlabe (Disco Digital para Vídeo Gravável e Regravável) Padrão de DVD gravável e regravável desenvolvido pela Pionner.

DW Pro Programa para ouvir músicas arquivadas no formato MP3.

DWH [Ing. Sigla para Data Web House]. Software que armazena e cruza dados sobre o internauta, como idade, sexo, estado civil, hábitos e prefrências de consumo, frequência e valor médio de compras, horário de acesso, tempo de permanência na Internet ou em determinado site. O objetivo é traçar seu traçar o perfil de compras e dirigir-lhe promoções personalizadas, entre outras ações de marketing.

E

E- Forma abreviada para electronic, eletrônico, em inglês, empregada para designar os diversos serviços oferecidos pela Internet. Ex. e-commerce, e-mail, e-learning, etc.

E1 Denominação dada ao padrão digital de transmissão e recepção de dados ou voz, adotado na Europa. Sua velocidade de tráfego é de 2,04 Mbps, podendo ser divida em 32 canais de 64Kbps. V. E3.

Page 18: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

18

E3 Denominação dada ao padrão digital de transmissão e recepção de dados ou voz em alta velocidade, adotado na Europa. Possui capacidade para transportar até 16 sinais E1 a 34,3 Mbps.

Easter egg [Ing.] (Ovo de Páscoa) Prática comum a muitos programadores, que por diversão, escondem intencionalmente surpresas, geralmente na forma de animações, brincadeiras, nomes de pessoas, etc., nos programas que desenvolvem. Para encontrá-las é preciso digitar palavras específicas e usar uma combinação de comandos do teclados e abertura de menus. Diferentemente dos vírus, worms, cavalos de Tróia, não tem propósito nocivo.

E-book [Forma abreviada em inglês para E(lectronic) Book] (Livro Eletrônico).Toda a publicação digital lida por meio de um computador, palmtop ou e-book reader. Para ler um e-book nos computadores comuns é necessário o software Adobe Acrobat Reader 4.0 ou superior. O conteúdo editorial é baixado da Internet, em sites especializados.

E-book Reader [Ing.] (Leitor para Livro Eletrônico). Aparelho portátil com tela de cristal líquido. Apresenta recursos variados como: pesquisar por palavra, marcar trechos, fazer anotações, ampliar as dimensões da letra para facilitar a leitura que também pode dar-se no escuro. O conteúdo editorial é baixado da Internet, em sites especializados. De pequenas dimensões, o e-book reader se distingue dos computadores convencionais pela ausência de teclado e periféricos. Dependendo do modelo pode armazenar de 4 a 5 mil páginas de texto e imagens. Os mais conhecidos são o Rocket e o Softbook, respectivamente, fabricados pela Nuvomedia e pela Softbook Press.

E-business [Ing. Forma reduzida para para Eletronic business] (Negócio Eletrônico) Termo usado para designar o conjunto das operações comerciais realizadas pela Internet. V. B2B, B2C, G2B, G2C e G2G.

Echelon Gigantesco sistema de espionagem capaz de interpretar e analisar cerca de 3 bilhões de ligações telefônicas e 90% do tráfego na Internet, cuja existência, não comprovada, é alvo de intensa polêmica entre os especialistas em telecomunicações.

E-commerce [Ing. Forma reduzida para Electronic commerce] V. Comércio eletrônico.

E-company [IngForma reduzida para Electronic company] (Companhia Eletrônica). Termo usado para designar empresas que vendem produtos ou serviços pela Internet.

EDI [Ing. Sigla para Electronic Data Interchange] (Troca Eletrônica de Dados). Programa para troca de informações e documentos de natureza comercial, como pedidos de compra e faturas, entre duas empresas, utilizando-se meios eletrônicos para sua transmissão e recepção, em especial a Internet.

Editor de texto Aplicativo destinado a criar arquivos de textos. Ex. Word e Notepad no sistema operacional Windows e McWrite para o Apple. O mesmo que processador de texto.

EFF [Ing. Sigla para Electronic Frontier Foundation]. Organização sem fins lucrativos, fundada em julho de 1990, nos Estados Unidos, cujo objetivo é proteger os direitos civis, a privacidade e a liberdade de expressão à medida que emergem novas tecnologias de comunicação, como a Internet, por exemplo.

E-gov [Ing. Forma reduzida para Eletronic governement] (Governo Eletrônico) Termo usado parar designar o conjunto dos serviços oferecidos pelo governo e órgãos governamentais aos cidadãos, das relações inter-governos e das operações comerciais fornecedores pela Internet. V. G2B, G2C e G2G.

E-learning [Forma abreviada em inglês, para E(lectronic) learning] (Aprendizado Eletrônico). Modalidade de serviço, oferecido pela Internet, que permite o ensino à distância. O aprendizado pode dar-se de dois modos: síncrono e assíncrono. No primeiro, as aulas acontecem em tempo real. Áudio e Vídeo são transmitidos pela tecnologia do streaming. No segundo, o acesso às aulas se dá na medida da conveniência dos alunos, e o contato com o professor e demais colegas é feito pelo correio eletrônico.

ELM [Ing. Acrôn. El(ectronic) M(ail)] (Correio Eletrônico).Programa para leitura e composição de mensagens de correio eletrônico.

E-mail [Ing. Forma reduzida para E(lectronic) Mail] V. Correio Eletrônico.

E-Marketplace [Ing. Neo. formado pela junção de E (forma reduzida para Eletronic), market (mercado) e place (lugar). Site destinado à realização de transações comerciais entre empresas.

Emoticons [Ing. Acrôn. Emoti (onal) (I)con] (Ícones de emoções). Arranjo de caracteres gráficos (letras, números, sinais de pontuação, de acentuação, etc.) usado em salas bate-papo e mensagens de correio eletrônico, que representam emoções, atributos físicos, personalidade, por meio de expressões faciais ou acessórios, objetos, animais etc. Para percebê-los, as vezes, é preciso inclinar a cabeça um pouco para a esquerda. Ex. :- ) feliz.

Encoder [Ing.] (Codificador). Programa para conversão de arquivos sonoros de extensão wav para o formato MP3. Cf. Decoder.

Encriptar Processo de codificação de dados baseado na criptografia, com o objetivo de torná-los ininteligíveis a outros. O mesmo que criptografar. Cf. Desencriptar. V. Criptografia.

Endereço [Do inglês, Adress]. 1. Número que específica um local na memória de um sistema. 2. Endereço de um site. O mesmo que URL.

Page 19: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

19

Endereço IP Endereço numérico de um site, formado por um grupo de números separados por pontos, ex. 173.341.123. 4.

Engenharia Social

Método alternativo, utilizado por hackers e crackers para obter, pela conversa informal e aparentemente despretensiosa – por meio de telefonemas, envio de mensagens por correio eletrônico, em salas de bate-papo ou pessoalmente – informações que lhe permitam invadir um sistema corporativo, como por exemplo, senhas, hábitos administradores de rede, etc.

Enhanced TV [Ing.] (TV Realçada). Tecnologia de integração entre Internet e televisão que permite ao internauta/telespectador participar, em tempo real, de programas de televisão, por meio do computador. Seu nível de interação possibilita ao usuário, por exemplo, se corresponder com o locutor durante uma transmissão esportiva para opinar sobre atuação de seu time.

Eniac [Ing. Acrôn. Eletronic Numerical Integartor And Calculator] Computador desenvolvido, entre 1942 e 1946, na Universidade da Pensilvânia (EUA), por J. Presper Eckert e John Mauchly, para Departamento de Defesa norte-americano. Possuía 18 mil válvulas, media cerca de 200 m² e pesava 30 toneladas. É considerado o primeiro computador digital eletrônico de alta velocidade.

E-paper [Ing. Neo. formado pela junção de E (forma reduzida para Eletronic) e paper (Papel eletrônico) Lâmina de plástico flexível, semelhante a utilizada em retroprojetores, que reúne as vantagens da folha de papel convencional as do meio digital. Leve, portátil, dobrável, inquebrável, pode ser lida em qualquer lugar e de qualquer ângulo. Seu conteúdo, textos e imagens, podem ser gravados, alterados e atualizados, periodicamente ou em tempo real, pela Internet ou por ondas de rádio, podendo ser reaproveitado até 5 milhões de vezes. Foi inventado por Nicholas Sheridon, cientista Palo Alto Research Center (Parc), da Xerox, Califórnia (EUA). Seu desenvolvimento ficou a cargo de uma equipe do Massachussets Institute of Tecnology (MIT), comandada pelo professor Joseph Jacobson. A tecnologia que viabilizou o e-paper foi batizada de gyricon. As lâminas de plástico flexível armazenam milhões de milhares de microscópicas esferas bicolores, que flutuam em cavidades repletas de um líquido especial e conectadas por uma malha de fio finíssimos. Submetidas à tensão de um impulso eletro-eletrônico, essas microesferas alteram sua posição, mantendo exposta a face branca se o sinal for positivo ou preta, se negativo. As diferentes combinações de cores, definem a formação dos caracteres e imagens. O conteúdo do documento só é modificado se uma nova carga elétrica for aplicada. Com o desenvolvimento dessa tecnologia espera-se, que em breve seja possível ter um e-paper com texto e imagens em cores. A Xerox e a 3M já firmaram um acordo para fabricá-lo em escala comercial.

E-Procurement Modalidade do B2B, normalmente voltada para compra de suprimentos de informática, material de escritório, copa ou limpeza.

ERB [Sigla para Estação Rádio-Base] Designação para as antenas que fazem a conexão, por ondas de rádio, com os telefones celulares.

ERP [Ing. Sigla para Enterprise Resource Planning] (Planejamento de Recursos da Empresa). Software capaz de integrar, controlar e padronizar os módulos de fabricação, contabilidade, recursos humanos, logística, entre outros, de uma empresa.

ESN [Sigla em inglês para Eletronic Serial Number]. Código numérico que identifica os telefone celulares.

Estação de trabalho

V. Workstation.

Estação móvel Designação técnica para o telefone celular.

E-text [Ing.Forma reduzida para Electronic text] (Texto eletrônico). Qualquer texto disponível em mídia eletrônica que pode ser transferido por download para o computador do usuário.

Ethernet Padrão para conexão de redes locais, desenvolvido pelo Palo Alto Research Center (PARC) da Xerox Corporation, nos EUA.

Eudora Programa de correio eletrônico desenvolvido por Steve Dorner, na Universidade de Illinois (EUA), baseado no Post Office Protocol (POP).

Ewallet [Ing. Neo. formado pela junção de E (forma reduzida para Eletronic) e Wallet(carteira)] (Carteira Eletrônica) Software para armazenar senhas e informações pessoais, distribuído pela norte-americana Gator, empresa privada de publicidade on-line. Esse programa destina-se a auxiliar internautas no processo de compras on-line, facilitando o preenchimento de senhas e informações de endereçamento para entrega da mercadoria adquirida. Integra uma tecnologia que permite a exibição de um anúncio pop-up de uma empresa sobre as páginas Web de outras, muitas vezes concorrentes, sempre que o usuário navegá-las. Isso é possível, graças a um spyware embutido no programa que monitora os hábitos de navegação do usuário. Tais informações são usadas para selecionar os anúncios, que supostamente lhe interessariam. Essa prática considerada publicidade predatória, gerou uma ação coletiva, movida pelos jornais The New York Times, Washigton Post e Wall Street Journal, contra os criadores desse software.

E-workplace [Ing. Neo. formado pela junção de E (forma reduzida para Eletronic), Work (trabalho) e Place (lugar) Modelo de organização empresarial ainda em desenvolvimento, caracterizado pelo máximo uso dos recursos oferecidos pela Internet e telefonia móvel, de modo que os postos de trabalho passem a ser o local em que os funcionários

Page 20: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

20

se encontram e não mais a sede da empresa. Para o empregador representará uma substancial redução de custos operacionais, administrativos, mobiliário, material de escritório etc. e ao empregado, que pode trabalhar em casa, a redução nos gastos com transporte, alimentação e maior proximidade da família.

Exabyte [De Exa + Byte] Múltiplo do byte. Equivale a 260 ou 1.152.921.504.606.846.976 bytes.

Exploit Designação para programas que exploram vulnerabilidades em um sistema operacional.

Extensão Conjunto de três ou quatro letras que identificam um arquivo para que possa ser executado pelo computador. Por convenção toda extensão é precedida de um ponto. Ex. .doc, .html, etc

Extranet Sistema de comunicação, entre computadores de uma mesma empresa, ou entre computadores de uma empresa e seus fornecedores, que utiliza a tecnologia da Internet para troca de dados, com a finalidade de estabelecer transações comerciais.

E-Zine [Ing. Neo. formado pela junção de E (forma reduzida para Electronic) e zine (forma reduzida para magazine (revista)] (Revista Eletrônica). Designação geral para as revistas publicadas na Internet.

F

F2F [Ing. Forma abrevida, baseada na fonética da expressão Face to Face] (Face a Face).Termo comumente utilizado em salas bate-papo.

FAPESP [Sigla para Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo]. Entidade responsável pelo registro e manutenção dos domínios.br

FAQ [Ing. Sigla para Frequently Asked Questions] (Perguntas Mais Freqüentes). Área de um site ou sala de discussão em que estão listadas respostas às perguntas mais comuns em relação a um assunto específico ou serviço.

Favoritos V. Bookmark.

FDDI [Ing. Sigla para Fiber Distribued Data Interface] Padrão desenvolvido pelo ANSI para transmissão de alta velocidade (até 100 Mbps), por meio de fibra óptica.

Ferramenta de Busca

V. Site de busca.

Fibra óptica Filamento, cilíndrico, transparente, flexível de reduzidíssimo diâmetro, (próximo ao do fio de cabelo), que utiliza a luz como meio para transmitir, sem interferências, dados a altíssimas velocidades, da ordem de Gbps. Sua estrutura é composta por núcleo de material dielétrico (isolador de eletricidade), em geral a sílica, envolto por uma camada de mesmo material, porém com índice de refração superior.

FidoNet Uma das muitas redes mundiais de BBSs. Baseada no uso do protocolo Fido lançado em 1984 por Tom Jennings, que interliga computadores pessoais, por meio de linhas telefônicas.

File [ Ing.] V. Arquivo.

Filtro de pacotes

Modalidade de firewall que examina o cabeçalho de cada pacote IP liberando ou impedindo seu acesso, com base nas regras estabelecidas pelo administrador da rede.

Finger [Ing.] Programa que permite obter informações sobre qualquer pessoa que possua um endereço eletrônico na Internet. Para garantir a privacidade, nem todos os sistemas permitem o uso desse serviço.

Firewall [Ing.] (Parede corta fogo). Dispositivo de segurança que monitora o tráfego de informação entre uma rede de computadores e a Internet, impedindo o acesso de usuários não autorizados ou entrada de dados sem a prévia permissão. Baseia-se num servidor proxy para o qual toda a comunicação externa é direcionada antes de chegar à rede. Visa, principalmente, proteger um sistema da invasão de hackers e crackers.

Flame [Ing.] (Labareda). Resposta de natureza ofensiva a um artigo enviado por correio eletrônico.

Flame Bait [Ing.] (Isca Flamejante). Comentário feito com o intuito de provocar flames. V. Flame.

Flame War [Ing.] (Guerra de Labaredas). Conjunto de flames e contra-flames. V. Flame.

Flaming [Ing.] Ato de enviar flames. V. Flame.

Flash Software desenvolvido pela Macromedia para a criação de páginas Web e seus componentes gráficos interativos como botões, banners, etc.

Flood [Ing.] (Inundação) Diz-se, em uma rede IRC, da repetição desnecessária de uma mensagem ou da remessa de um texto excessivamente longo, enviados em um curto espaço de tempo. Essa prática, inconveniente que fere a netiqueta, pode sobrecarregar o servidor, provocando um lag ou até mesmo um netslip.

Floppy disk [Ing.] V. Disco flexível.

Page 21: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

21

Follow-up [Ing.] (Acompanhamento). Resposta a um artigo de um grupo de notícias em continuidade ao tema em discussão.

FOMA [Sigla em inglês para Freedom of Mobile Multimedia Access] Denominação sob a qual a NTTDoCoMo, do Japão iniciou, em outubro de 2001 a operação comercial do serviço de telefonia móvel 3G.

Font [Ing.] (Fonte). Tag utilizada em linguagem HTML para especificar a tipologia, tamanho e cor dos caracteres gráficos de um texto.

Formatar 1.Determinar a apresentação dos elementos na tela do computador ou de um documento a ser impresso. 2. Dividir um disco rígido ou disquete, em setores e trilhas, de modo a permitir o correto armazenamento de dados. Ao formatar um disco, todas as informações anteriores são definitivamente apagadas.

Formato Organização dos dados em um arquivo. É identificado por sua extensão.

Fortran [Ing. Acrôn. Formula Translation] (Tradução de fórmula). Primeira linguagem de programação de alto nível, para computador, a permitir cálculo científico. Desenvolvida pela IBM entre 1954 e 1958, por uma equipe liderada por John Backus.

Fórum O mesmo que grupo de discussão.

Frame [Ing.] (Moldura). Recurso da linguagem HTML, definido pelo comando <frame>, que permite dividir uma página em quadros cada qual podendo conter documentos distintos e independentes (links, imagens, textos, botões, etc.). Os frames só podem ser quadrados ou retangulares e sua disposição varia de acordo com a criatividade do criador. Totalmente ajustáveis, permitem dividir uma página em quantas partes forem necessárias.

Frame Relay [Ing.] Protocolo de transmissão de informação digital em alta velocidade (até 1,5 Mbps), pelo qual os dados são enviados sob a forma de pacotes de tamanhos variáveis, denominados frames. Suas principais vantagens são:·baixo custo de transmissão, maior flexibilidade e eficiência no uso da largura de banda e alta confiabilidade na conexão.

Frameset [Ing. Justaposição das palavras Frame (moldura) e Set (série, conjunto)]. Comando de linguagem HTML que define o número de seções em que um frame será divido.

Free Riders [Ing.] (Andarilhos Livres).Termo cunhado por Eyatn Adar e Bernardo Huberman, pesquisadores do Xerox Palo Alto Research Center (Parc), para referir-se aos usuários do Gnutella, que fazem uso do programa apenas para baixar o que buscam, ignorando os pedidos de outros usuários para compartilhar arquivos.

Free Software Foundation

Organização, sem fins lucrativos, fundada por Richard Stallman, cujo objetivo é acabar com as restrições ao uso, cópia, alteração e distribuição de softwares para fins não comerciais. É responsável pelo desenvolvimento e distribuição do GNU.

Freedom of Mobile Multimedia Access

V. FOMA.

Freeware [Do inglês Free = livre + (soft) ware] (Software gratuito). Programa de computador distribuído gratuitamente por seu autor, para livre utilização de qualquer usuário. Cf. Shareware.

FrontPage Programa desenvolvido pela Microsoft para criação de sites.

FTP [Ing. Sigla para File Transfer Protocol] (Protocolo para Transferência de Arquivos). Protocolo para transmitir ou receber arquivos pela Internet. Quando se deseja, por exemplo, hospedar um site na Internet, a transferência dos arquivos do computador local para o provedor se dá por meio desse protocolo.

FTP Anônimo. Servidor baseado no protocolo FTP que possibilita o acesso público aos seus arquivos, sem que se faça necessário ter uma conta. No momento da conexão, utiliza-se apenas da expressão anonymous como login. Alguns servidores pedem apenas que o usuário apresente seu endereço eletrônico.

Full-duplex Modalidade de transmissão de dados, no padrão Ethernet, em que a informação ocorre nos dois sentidos simultaneamente. Cf. Half-duplex.

G

G2B [Ing. Forma reduzida, baseada na fonética da expressão, Government to Business ] Designação dada às transações comerciais entre governos, órgãos governamentais e seus fornecedores pela Internet. V. E-gov, G2C e G2G.

G2C [Ing. Forma reduzida, baseada na fonética da expressão, Government to Citzent](governo paar o Cidadão) Designação dada as relações entre governos, órgão governamentais e os cidadãos, pela Internet. V. E-gov, G2B e G2G.

Page 22: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

22

G2G [Ing. Forma reduzida, baseada na fonética da expressão, Government to Government](Governo para governo) Designação dada às transações comerciais efetuado por governos e órgão governamentais pela Internet. V. E-gov, G2B e G2C.

Gateway [Ing.] (Portão). 1 Computador dedicado, que interliga duas ou mais redes de computadores que utilizam protocolos de comunicação internos distintos compatibilizando-os. 2 Computador que interliga uma rede local à Internet. 3 Computador que interliga duas redes de mesmo nível e idêntica tecnologia, porém sob administrações distintas.

Gbps [Forma reduzida para Gigabits per second] (Giga bits por segundo) Unidade de medida para a velocidade do fluxo de informação digital. Equivale a um bilhão de bytes por segundo.

Geek Indivíduo que se dedica intensamente a atividades intelectuais complexas. Por extensão é usado para identificar um experto em informática ou Internet.

Gerenciador de Download

V. Acelerador de Download.

GIF [Ing. Sigla para Graphics Interchange Format] (Formato de Intercâmbio Gráfico). Arquivo para imagens, desenvolvido pela Compuserv. Compacto, minimiza o tempo de transferência por meio de linhas telefônicas, o que o torna num dos formatos ideais para utilização na Internet. Este formato comporta um máximo de 256 cores, por isso, não é recomendado para armazenar imagens fotográficas. Extensão .gif. Cf. JPEG.

Gigabit Ethernet

Tecnologia de rede do padrão Ethernet cuja velocidade de transmissão é de até 1 Gbps.

Gigabyte [De Giga + byte]. Múltiplo do byte igual a 230 ou 1.073.741.824 bytes. Com freqüência é usado como equivalente a um bilhão de bytes. Simb. GB.

GNU Sistema operacional multitarefa e multiusuário, compatível com o Unix, distribuído pela Free Software Foundation

GNU/Linux Sistema operacional baseado no Unix.

Gnutella Programa desenvolvido por programadores da Nullsoft, uma divisão da American On line (AOL), que localiza e faz o download de diversos tipos de arquivos, inclusive os de MP3, diretamente para o computador do usuário. Sua versão beta foi retirada do ar, em menos de 24 horas depois de ser lançada na noite de 14 de março de 2000, pela própria AOL. A essa altura milhares de programadores já haviam baixado o programa, cujo código fonte era aberto, e a partir daí, criaram novas versões, disponibilizadas em diversos sites. Diferencia-se do Napster, porque ao contrário deste, o compartilhamento dos arquivos é descentralizado.Cf. Napster.

Google Mecanismo de busca criado em 1998, por Sergey Brin e Larry Page. Transformou-se, em pouco tempo, no mais abrangente e inteligente buscador da Web. A razão de seu sucesso se deve à velocidade de resposta raramente superior a um segundo e, principalmente, ao critério de busca, baseado num indicador chamado Page Rank, que permite listar nos primeiros lugares os resultados mais relevantes, evitando que o usuário perca tempo consultando sites cujo conteúdo não lhe interessa. Presente em 26 países, iniciou suas atividades no Brasil em 1999.

Gopher Sistema de busca e recuperação de informações distribuídas em diversos bancos de dados espalhados pela Internet, desenvolvido pela Universidade de Minnesota (EUA). Consiste em um conjunto de computadores (servidores gopher) interligados à Internet contendo arquivos que podem ser acessados por meio de programas específicos, chamados gopher client. É utilizado, basicamente, em âmbito universitário. V. Veronica.

Gopherspace Termo utilizado para designar o conjunto de servidores gopher.

Green Team Nome pelo qual ficou conhecida a equipe de pesquisadores da Sun Microsystens responsável pelo desenvolvimento da linguagem Java. Seus integrantes eram: Al Frazier, Joe Palrang, Mike Sheridan, Ed Frank, Don Jackson, Faye Baxter, Patrick Naughton, Chris Warth, James Gosling, Bob Weisblatt, David Lavallee e Jon Payne. V. Java.

Grid Computing

[Ing.] Computação de grade.

GRPS [Sigla em inglês para General Packet Radio Services] Protocolo que permite a comutação de pacotes para a transmissão de dados, nos telefones celulares padrão GSM, melhorando o acesso à Internet.

Grupo de discussão

Comunidade virtual voltada à discussão de um tema específico, por meio de correio eletrônico. Podem ou não ser moderados. No primeiro caso, as contribuições passam por um moderador, encarregado de analisar o conteúdo, para verificar se pertence ou não ao tema ou evitar repetições e, posteriormente enviá-las na íntegra ou compiladas aos integrantes

GSM [Sigla em inglês para Global System for Mobile Communications] (Sistema Global para Comunicações Móveis). Padrão digital para telefonia móvel adotado na Europa, baseado na tecnologia TDMA.

Page 23: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

23

Gyricon [Acron. Gyrus (girar em grego) + Icon (ícone)] Tecnologia desenvolvida pela equipe do Massachussets Institute of Tecnology (MIT), comandada pelo professor Joseph Jacobson, que possibilitou o surgimento do e-paper.

H

Hacker [Ing. Substantivo do agente do verbo to hack, abrir caminho com golpes cortantes]. Aficionado por informática, profundo conhecedor de linguagens de programação, que se dedica à compreensão mais íntima do funcionamento de sistemas operacionais e a desvendar códigos de acesso a outros computadores. O hacker não gosta de ser confundido com um cracker, pois ao contrário deste, não invade sistemas com fins criminosos, mas para ampliar seus conhecimentos ou pela satisfação de detectar suas possíveis falhas de segurança. Cf. Cracker.

Hacker Ético Denominação atribuída aos hackers contratados por grandes companhias para testar a vulnerabilidade em suas redes, analisar falhas e apontar soluções. Cf. Cracker.

Half-duplex Modalidade de transmissão de dados, no padrão Ethernet, em que a informação é enviada nos dois sentidos, mas não de forma simultânea. Cf. Full-duplex.

Handheld Computador pessoal, portátil, de reduzidas dimensões, que literalmente cabe na palma da mão, daí o nome. Entre outros recursos oferece processador de textos, acesso à Internet e correio eletrônico. Alimentado por baterias, possui tela plana de cristal líquido e uma caneta óptica substitui o mouse e o teclado. É muito utilizado por equipes de vendas para emitir pedidos e acessar dados dos clientes. Embora não possua grande capacidade de memória de armazenamento, permitem sua expansão por periféricos, por meio de cartões PCMCIA.

Hard Disk [Ing] V. Disco rígido.

Hardware [Ing.] (Ferragens). Parte física de um computador e de seus periféricos.

HD [Ing. forma abreviada para Hard disk] V. Disco rígido.

HDTV [Ing. Sigla para High Definition Television] (Televisão de Alta definição) Aparelho de televisão, em que a imagem é formada por cerca de 2, 5 milhões de pontos, proporcionando por isso uma alta qualidade de nitidez .Nas tevês convencionais a imagem é composta por, aproximadamente 250 mil pontos. V. Televisão Digital.

Head [Ing.] (Cabeça) Tag utilizada em linguagem HTML para delimitar a área referente ao cabeçalho de uma página. Primeira seção em um documento HTML é definida pelas marcas <head> </head>.

Hertz Unidade de medida para freqüência de ondas eletromagnéticas. O nome é uma homenagem a Heinrich Rudolf Hertz (1857-1894), físico alemão que comprovou na prática sua existência. A unidade é expressa em ciclos por segundo e abreviada como Hz.

Hiperlink [Neo. formado pela junção das palavras hiper(texto) + link]. (Hipervínculo) Palavra, expressão ou imagem que permitem o acesso imediato à outra parte de um mesmo, ou outro documento, bastando ser acionado pelo ponteiro do mouse. Num hipertexto, um link, na forma de palavra ou expressão, vem sublinhado ou grafado em cor distinta da utilizada para o resto do texto. V. Hyperlink. Link.

Hipermídia [Acrôn.a partir do termo inglês Hypermedia] Hiper(texto) + Mídia.Conjunto de informações veiculadas por meio de textos, gráficos, sons, imagens, vídeos etc. com acessos a trecho de um mesmo ou outro documento próprios do hipertexto.

Hipertexto [Acrôn. formado pela junção das palavras Hiperlink + texto]. Modo de apresentação de informações escritas, que utiliza-se de hiperlinks para acessar trechos de um mesmo, ou outro documento.

Hit [Ing.] Modo para medir os acessos a um site. Não é considerado, no entanto, um indicador confiável na comparação entre sites, porque se conta um hit para cada elemento gráfico que uma página apresenta. Assim, uma página com quatro elementos gráficos (imagens, banners, etc), registrará cinco hits (um pelo acesso à página e mais quatro relativos a cada elemento), ao passo que, numa página sem elementos gráficos, contar-se-á apenas um.

Hoax [Ing.] (Peça, brincadeira). Qualquer boato ou notícia de natureza fantasiosa enviados por correio eletrônico.

Home Bank [Ing.] (Banco em casa). Diz-se da instituição bancária quando oferece serviços online para transações financeiras via Internet ou rede privada.

Home Broker [Ing.] (Corretor em casa) Canal que interliga corretoras à bolsa de valores, permitindo ao investidor enviar, pela Internet, ordens de compra e venda de ações.

Home LAN [Ing. (LAN Doméstica) Designação para uma rede de computadores de uso residencial. V. LAN.

Homepage [Ing.] (Página original). Página de entrada ou de abertura de um site, escrita em linguagem HTML. Contém uma apresentação geral, um menu e hiperlinks para as principais seções de seu conteúdo. Impropriamente é usada como sinônimo de site. Cf. Site.

Honeypot [Ing.] (Pote de mel) Armadilha destinada à atrair intrusos que tentam invadir um sistema. Consiste em configurar um computador de modo a deixá-lo vulnerável a invasões. Um programa especial instalado monitora

Page 24: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

24

as ações do invasor apontando os pontos falhos do sistema que ele tenta explorar. As informações colhidas podem ajudar a identificar o intruso.

Horse Trojan [Ing.] V. Cavalo de Tróia.

Host [Ing.] (Hospedeiro). Computador central de que controla e armazena programas e dados utilizados por outros computadores conectados a uma rede. O mesmo que servidor.

Hot Site Ferramenta de marketing para Internet que consiste em manter um website no ar, por um período de tempo determinado, para a promoção de produtos e serviços, composto, em geral, por uma a quatro páginas.

HotJava Navegador desenvolvido pela Sun Microsystems. Foi o primeiro a suportar appletes Java e o responsável pela popularização da linguagem Java.

HREF [Ing. Acrôn. H(ypertext) Ref(erence)] (Referência para Hipertexto). Tag utilizada em linguagem HTML que indica o endereço para o qual remete um link.

HTML [Ing.Sigla para Hypertext Markup Language] (Linguagem de Marcação de Hipertexto). Linguagem padrão para criação de páginas em um site. Derivada da linguagem SGML (Standard Generalied Markup Language) consiste num conjunto de códigos, denominados tags ou marcas, inseridos entre parenteses angulares < > e que determinam a função de cada elemento da página. Sua extensão é .html ou .htm. Está última, válida apenas para o MS-DOS e Windows 3x, porque ambos não reconhecem extensões de arquivos com mais de três letras.

HTTP [Ing. Sigla para Hyper Text Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Hipertexto). Protocolo básico para o trânsito de dados e informações na Internet.

HTTP Status Code

V. Código de status HTTP.

Hub Dispositivo utilizado para conectar os equipamentos numa rede local. As conexões ficam concentradas num único ponto, e cada equipamento com um segmento próprio. Sua principal vantagem é facilitar o gerenciamento da rede. Na eventualidade de um problema, em uma das máquinas ou nos cabos, o defeito fica restrito a um único segmento da rede, facilitando sua identificação e solução.

Hyperlink [Ing. Acrôn. formado pela junção de Hyper(text) + link]. V. Hiperlink.

Hypermedia [Ing. Acrôn. formado pela junção de Hyper(text) + media] V. Hipermídia.

Hypertext [Ing. Acrôn. formado pela junção de Hyperlink + text]. V. Hipertexto.

Hz Forma abreviada para Hertz.

I

IAB Sigla em inglês para Internet Architeture Board.

ICANN [Ing. Sigla para Internet Corporation for Assigned Names and Numbers]. Entidade que coordena a atribuição de nomes de domínios, endereços IP e outras funções técnicas da Internet, em nível mundial.

Icon [Ing.]. V.Ícone.

Ícone Figura de pequenas dimensões, que quando acionada pelo apontador do mouse executa o programa ou arquivo que representa.

ICQ [Ing. Forma reduzida, baseada na fonética da expresão I seek you] (Eu procuro você). Programa para bate-papo virtual, que avisa ao usuário em tempo real, quando seus interlocutores estão conectados à rede. Além do bate-papo dispõe dos recursos de correio eletrônico e troca de arquivos. Executado em segundo plano permite o uso de outras aplicações.

ID [Forma reduzida para Identificação]. Sequência de caracteres (números e/ou letras) que identificam um usuário em um site, eventualmente pode ser conjugado a uma senha, para que se tenha acesso a outras informações.

IDC Sigla em inglês para Internet Data Center.

IDS Sigla em inglês para Instrusion Detection System.

IE [Ing.] Forma reduzida para Internet Explorer.

IEEE [Sigla em inglês para Institute of Electrical and Electronic Engineers ] (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos) Entidade técnico-profissional, fundada em 1884, no Estados Unidos, responsável pela definição de padrões mundiais para dispositivos elétrico e eletrônicos. Dirigida por um conselho de diretores e um comitê executivo, compõe-se de dez regiões, 36 sociedades técnicas, 4 conselhos técnicos, cerca de 1.200 divisões e 300 seções. Reúne mais de 300 mil associados, entre engenheiros, cientistas, pesquisadores e demais profissionais, em 150 países.

Page 25: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

25

IEEE 802 Conjunto de padrões definidos pelo IEEE para redes locais (LAN).

IEEE 802.11a Especificação técnica emitida pelo IEEE para WLANs com uma taxas de transmissão de dados de até 54 Mbps, operando numa largura de banda de 5 GHz. Sua distância máxima de conexão fica em torno de 20 m. É incompatível com a especificação IEEE 20802.11b.

IEEE 802.11b Especificação técnica emitida pelo IEEE para WLANs com uma taxas de transmissão de dados de até 11Mbps, operando em uma largura de banda de 2,4 GHz. É incompatível com a especificação IEEE 802.11a.

IEEE 802.11e Especificação técnica, ainda em desenvolvimento, para redes sem fio, que permitirá melhor gerenciamento de banda e conexão com menos interferência.

IEEE 802.11g Especificação técnica, ainda em desenvolvimento, para redes sem fio, que deve operar na faixa de 22 Mbs e será compatível com especificação IEEE 802.11b. Também conhecida como WI-FI 2.0.

IEEE 802.11i Especificação técnica, ainda em desenvolvimento, para redes sem fio, que deverá oferecer um elevado grau de segurança na transmissão dos dados.

IESG Sigla em inglês para Internet Engineering Steering Group.

IETF Sigla em inglês para Internet Engineering Task.

Image Map [Ing.] (Mapa de Imagem). Recurso da linguagem HTML que permite definir links em áreas distintas em uma imagem. Quando acionadas com o apontador do mouse, essas áreas direcionam o usuário para diferentes documentos no mesmo site ou em outros.

Imagem clicável Imagem que possui a função de link, permitindo o acesso imediato à outra parte de um mesmo, ou outro documento, bastando ser acionada pelo apontador do mouse.

IMAP [Sigla em inglês para Internet Message Acess Protocol] (Protocolo de Acesso a Mensagens na Internet) Protocolo desenvolvido pela Universidade de Stanford (EUA), na década dos 80, que permite o acesso remoto aos e-mails, diretamente no servidor do provedor de correio eletrônico. Versátil, possibilita a leitura de cabeçalhos e conteúdo, para que o titular da conta decida se a mensagens será ou não transferida para o seu computador. Mesmo depois da transferência, as mensagens permanecem no servidor até que o usuário decida removê-las. Outra vantagem desse protocolo é a criação de pastas no servidor para melhor organização das mensagens.

IMHO [Ing. Acrôn. I(n) M(y) H(umble) O(pinion)]. (Em Minha Modesta Opinião). Forma abreviada, utilizada em uma sala de discussão, para se manifestar, respeitosamente, o desejo de expressar uma opinão.

IMO [Ing. Acrôn. I(n) M(y) O(pinion)] (Em minha Opinião). Forma abreviada utilizada em uma sala de discussão para se manifestar o desejo de expressar uma opinião.

i-Mode Tecnologia para telefonia móvel, desenvolvida pela empresa japonesa NTT DoCoMo, lançada comercialmente em fevereiro de 1999. Os aparelhos celulares contêm tela colorida e oferecem acesso à Internet, serviço de correio eletrônico, notícias, agenda, chat, jogos. Utiliza-se uma versão simplificada da linguagem HTML (versões 2.0, 3.2 e 4.0), em lugar do padrão WML adotado pelo padrão WAP. Sua velocidade de transmissão é de 9,6 Kbps.

Importar Trazer arquivos de um programa, computador, rede ou sistema para outro.

Inbox [Ing.] Caixa de entrada nos programas de correios eletrônicos, onde as mensagens recebidas ficam armazenadas.

Incubadora Organização que financia projetos, em geral de base tecnológica, desde que sejam inovadores e economicamente exeqüíveis, viabilizando a crianção de uma nova empresa. Oferece apoio completo, da definição do projeto à sua implantação, desenvolvimento, até o estágio em que a empresa possa valer-se por si mesma.

Informads Modalidade de anúncio para páginas Web, contendo apenas textos.

Informática [Fr. Informatique Neo. formado pela junção das palavras Informer (informar) + Mathématique (matemática) + Électronique (eletrônica)] Termo criado por Philippe Dreyfus, em 1962 para designar a ciência que estuda o processamento da informação pelo computador.

Infovia [Neo.]. Via de informação. Modo de se referir à rede de computadores que compõe a Internet.

Input [Ing.] Designação para a informação enviada para processamento em um computador. Cf. Output.

Instrusion Detection System

[Ing.] (Sistema de Detecção de Intrusão). Designação para softwares que monitoram o tráfego de dados por uma rede, em busca de informações que passem desapercebidas pelo firewall.

Inteligência Artificial

Ramo da Informática que se dedica a projetar e programar máquinas capazes de reproduzir habilidades e condutas humanas, como visão, poder de decisão, análise e solução de problemas.

Page 26: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

26

Interatividade Capacidade de um sistema operacional ou programa de permitir interação num processo.

Interativo Diz-se dos sistemas e programas que permitem ao usuário a intereção ao longo do processo, fornecendo novos dados à medida que se obtenha resultado.

Interface Ponto de contato e interação entre o computador e o usuário.

Interface amigável Diz-se de programas e sistemas operacionais que permitem uma fácil interação com o usuário. O mesmo que amigável.

Interface gráfica Meio de interação entre o usuário e o computador, predominantemente baseada no uso de imagens, ícones, janelas, botões e demais recursos gráficos.

International Organization for Standardization

V. ISO.

International Telecommunications Union

V. ITU.

Internauta [Neo.]. Designação dada a qualquer pessoa que navegue pela Internet. O termo é uma analogia a astronauta.

Internet Conjunto de redes de computadores, que se comunicam, por meio dos protocolos TCP/IP. Entre outros serviços, oferece a cópia de arquivos, correio eletrônico, participação em grupos de discussão e, o principal deles, o acesso à World Wide Web (WWW). O mesmo que rede mundial de computadores. Erroneamente, a Internet é usada como sinônimo de World Wide Web. Cf. WWW.

Internet 2 Versão de Internet para fins exclusivamente acadêmicos, governamentais e de pesquisa, que está sendo desenvolvida conjuntamente por mais de uma centena de universidades norte-americanas.

Internet Activities Board

Antiga denominação do Internet Architeture Board.

Internet Architeture Board

Órgão fundado em 1983 como Internet Activities Board, e integrado em 1992 à Internet Society. Coordena dois grupos de pesquisadores voluntários, IETF e IRTF responsáveis pela pesquisa e desenvolvimento na operação da Internet. É também identificado pela sigla IAB.

Internet Corporation for Assigned Names and Numbers

V. ICANN.

Internet Data Center

[Ing.] (Internet Data Center). Designação para empresas que oferecem serviços de terceirização de operações que envolvem a Internet. Suas instalações contam com toda infra-estrutura necessária, como computadores, sistema de armazenamento de dados, conexões de alta velocidade, etc.

Internet Engineering Steering Group

[ Ing.] Grupo pertencente à Internet Society que em conjunto com a Internet Architeture Board analisa os padrões propostos pelo Internet Engineering Task Force.

Internet Engineering Task Force

Grupo de pesquisadores voluntários pertencentes ao Internet Architeture Board, responsável pelo desenvolvimento de novos protocolos e aplicativos para o funcionamento da Internet.

Internet Explorer Programa de navegação pela Internet, desenvolvido pela Microsoft, lançado em outubro de 1995.

Internet Network Information Center

Órgão do Departamento de Comércio do Governo dos Estados Unidos responsável pelo registro de domínios, endereços IP e distribuição de informação sobre a Internet. Criado em 1993, reúne entidades e empresas como a National Science Foudation (NSF), a AT&T, a General Atomics e a Network Solutions Inc.

Internet Network Information Center

Órgão do Departamento de Comércio do Governo dos Estados Unidos responsável pelo registro de domínios, endereços IP e distribuição de informação sobre a Internet. Criado em 1993, reúne entidades e empresas como a National Science Foudation (NSF), a AT&T, a General Atomics e a Network Solutions Inc.

Internet Research Steering Group

Grupo pertencente à Internet Society que em conjunto com a Internet Architeture Board analisa os padrões propostos pelo Internet Research Task Force.

Internet Research Task Force

Grupo de pesquisadores voluntários pertencentes ao Internet Architeture Board, encarregado de desenvolver pesquisas relativas ao funcionamento da Internet.

Internet Service Provider

[Ing.] (Provedor de Acesso à Internet) V. Provedor de acesso.

Internet Society Organização Intencional sediada na Virgínia (EUA), composta por entidades governamentais, empresas,

Page 27: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

27

fundações e pessoas físicas, cujo objetivo é promover o uso, o desenvolvimento da Internet. É também identificada pela forma reduzida ISOC.

InterNic [Ing. Acrôn. Inter(net) N(etwok) I(nformation) C(enter)]. Órgão do Departamento de Comércio do Governo dos Estados Unidos, responsável pelo registro de domínios com terminação .com, .org e .net . Criado em 1993, reúne entidades e empresas como a National Science Foudation (NSF), a AT&T, a General Atomics e a Network Solutions Inc.

Interoperabilidade Capacidade de diferentes sistemas de comunicar e compartilhar dados entre si.

Intersticial Ad [Ing.] V. Propaganda Intersticial.

Intranet Rede corporativa que se utiliza da tecnologia e infra-estrutura para transferência de dados da Internet. O acesso às páginas só é possível aos funcionários da empresa e sempre por meio de senha.

IP [Ing.Sigla para Internet Protocol] (Protocolo Internet). Protocolo responsável pela identificação de computadores e redes e o correto direcionamento das mensagem entre ambos durante acesso à Internet.

IPO [Ing. Sigla para Initial Public Offereing] (Oferta Pública Inicial). Termo usado para definir a data de lançamento das ações de uma empresa na bolsa de valores.

IPX [Ing. Sigla para Internetwork Packet Exchange] (Intercâmbio de Pacote de Intercomunicação). Protocolo responsável pelo controle do endereçamento e roteamento dos dados em redes NetWare.

IPX/SPX Conjunto de protocolos utilizados em redes NetWare. Correspondem, em função, aos protocolo IP/TCP.

IRC [Ing.Sigla para Internet Relay Chat] Serviço de comunicação, por escrito, desenvolvido em 1988 pelo finlandês Jarkko Oikarinen, que permite o bate-papo em tempo real, entre um irrestrito número de pessoas, de modo que cada uma delas possa ler o que as demais escreveram. Para utilizá-lo, é necessário um programa específico, chamado cliente IRC (ex. mIRC, pIRCh , vIRC, etc.), que viabiliza o acesso aos servidores IRC, que por sua vez mantêm canais com temas específicos para debates.

IRCop [Ing. Forma reduzida para Operator IRC] (Operador IRC ) Indivíduo responsável manutenção da segurança e bom funcionamento de um servidor IRC.

IRSG Sigla em inglês para Internet Research Steering Group.

IRTF Sigla em inglês para Internet Research Task Force.

ISDB [Ing. Sigla para Integrated Service Digital Broadcasting] Padrão japonês de transmissão para televisão digital. Em desenvolvimento pelo Japanese Digital Broadcasting Experts Group. Versátil utiliza um sistema de segmentação espectral que permite oferecer serviço de rádio, SDTV, HDTV, TV Móvel e a recepção móvel em automóveis, telefones celulares e palmtop. Não sofre interferência de obstáculos físicos ao longo da transmissão.

ISDN [Ing. Sigla para Integrated Services Digital Network] V. RDSI

ISO [Ing. Sigla para International Organization for Standardization]. (Organização Internacional para Padronização). Entidade internacional composta por órgãos de diversos países, cujo objetivo é estabelecer para as nações membros, padrões industriais de aceitação mundial.

ISOC Ing. Acrôn. Internet Society.

ISP [Ing. Sigla para Internet Service Provider] (Provedor de Serviços à Internet). Forma de se referenciar qualquer empresa que forneça serviço de acesso à Internet. O mesmo que provedor.

ITU [Ing.Sigla para International Telecommunications Union] (União Internacional das Telecomunicações). Órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável por estabelecer padrões mundiais em telecomunicações.

J

Janela 1.Quadro que apresenta, na tela do computador, informações ou perguntas para o usuário.2. Área, na tela do computador, onde programas e aplicativos, quando executados são visualizados pelo usuário.

Janela pop-up [Do inglês pop-up window] Pequena janela, geralmente com conteúdo publicitário, eventualmente com recursos multimídia, que se abre imediatamente sobre uma página solicitada.

Java Linguagem compilada, baseada na linguagem C, desenvolvida pela Sun Microsystems, em 1995, que permite desenvolver programas independentes do sistema operacional. Muito utilizada para construção de sites.O nome é uma homenagem à Ilha de Java, produtora de café, uma das bebidas mais consumidas pelos profissionais que desenvolveram esta linguagem.

JavaScript Linguagem baseada em scripts, desenvolvida pela Netscape Communications e pela Sun Microsystems, que combinada ao HTML permite conferir mais dinamismo e interatividade às páginas de um site. Permite a inclusão

Page 28: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

28

de recursos como animações, imagens clicáveis independentes, inserção da data com o dia da semana ou horário, texto na barra de status, exibir uma caixa de texto com mensagens para o visitante, etc.

JPEG [Ing. Sigla para Joint Photographic Expert Groups]. Formato de arquivo desenvolvido para imagens true colors, por isso é ideal para armazenar fotografias. Compacto, minimiza o tempo de transmissão por linhas telefônicas, o que o torna num dos formatos mais utilizados para utilização na Internet. Extensão .jpg.

Junk Mail [Ing.] (Correspondência Lixo). Mensagens de correio eletrônico não solicitado, geralmente de conteúdo publicitário. O mesmo que spam.

K

KaZaA V. KaZaA Media Desktop.

KaZaA Media Desktop

Programa desenvolvido pelo sueco Niklas Zennstrom, que permite o compartilhamento, pela Internet de arquivos, como jogos, músicas no formato MP3, vídeos, etc.

Kbps [Ing. Forma reduzida para Kilobits per second]. Unidade de medida para a velocidade do fluxo de informação digital. Equivale a mil bytes por segundo.

Kermit Protocolo de comunicação desenvolvido na Universidade de Columbia (EUA), em 1981, que permite a transferência de arquivos entre dois computadores. O nome é uma homenagem ao personagem Kermit the Frog (o sapo Kako, no Brasil) do seriado de TV Muppets.

Kernel Núcleo de um sistema operacional. Local onde estão as rotinas de instruções básicas para operação de um computador.

Keyboard [Ing.] (teclado) V. Teclado.

Keyword [Ing.] V. Palavra-Chave.

Kick [Ing.] (Chute) Comando efetuado pelo IRCop, em uma rede IRC, para afastar temporariamente alguém que esteja incomodando. Cf. Ban.

Kill [Ing.] (Matar) Termo utilizado para designar a desconexão compulsória de um usuário de rede IRC, por mau comportamento.

Kilobyte Múltiplo do byte, igual a 210 ou 1.024 bytes. Com freqüência é usado como equivalente a um mil de bytes. Simb. KB.

L

Lag [Ing.] (Retardo) Demora no envio e/ou recebimento de dados em uma rede.

Lamer Forma pejorativa, no jargão dos hackers, para designar o indivíduo que se passa por hacker, sem, no entanto, possuir qualquer conhecimento mais profundo de informática.

LAN [Ing. Sigla para Local Area Network] (Rede Local). Rede restrita a um espaço físico, normalmente escritório ou empresa, que interliga computadores e seus periféricos.

LAN House [Ing.] Estabelecimento comercial que loca o uso de computadores para jogos virtuais de última geração. Os jogos, normalmente, de conteúdo violento, são disputados simultaneamente, em tempo real, por diversos participantes, cada qual controlando os movimentos de um personagem que confronta com outros. Esse conceito, que surgiu na Coréia em 1996, baseia-se no uso uma rede local (LAN).

Laptop [Ing. Lap (colo) + Top (topo) ] Computador pessoal, portátil, de pequenas dimensões, projetado para ser utilizado em viagens (acomoda-se no colo, daí o nome). Alimentado por baterias, possui tela plana de cristal líquido, pequeno teclado, mouse do tipo track ball. Permite a conexão com outros periféricos e, mesmo, com um monitor e teclado externos, transformando-se num computador de mesa.

Largura de Banda

[Do inglês, bandwidth]. Designa a quantidade de informação passível de ser transmitida por unidade de tempo, em um meio de comunicação por, fio, fibra ótica ou onda de rádio. É medida em bits e seus múltiplos. No caso de canais analógicos a unidade de medida é o Hertz.

Larva Designação para um postulante a hacker, cujo nível de conhecimento lhe permite desenvolver técnicas próprias de invasão, ainda que pouco sofisticadas.

Last Mile [Ing.] (Última milha). Termo que designa o trecho final em uma conexão de dados.

Latência Tempo necessário para uma unidade de informação percorrer um meio de comunicação. Em telecomunicações é o intervalo de tempo entre a transmissão e a recepção de uma mensagem.

Page 29: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

29

LCD [Sigla em inglês para Liquid Crystal Display] (Tela de cristal líquido) Modalidade de tela para monitores, composta por duas lâminas de vidro, entre os quais há uma camada de cristal líquido. Um trio de transistores ligado a cada ponto da tela, um para cada cor, polariza o cristal líquido permitindo a passagem de luz. A imagem se forma pela combinação de pontos que permitem ou não passagem de luz. V. CRT e tela de plasma.

Leilão Eletrônico

Leilão feito pela Internet. Os produtos colocados à venda ficam disponíveis, com um valor mínimo para a oferta, durante um determinado período, ao longo do qual os interessados devem efetivar seus lances pela Internet.

Leitor Off-line [Do inglês Off-Line Reader] Programa que faz o download de páginas da Web, mensagens do correio eletrônico armazenando-os no disco rígido do computador, permitido ao usuário, posteriormente, acessar esse conteúdo sem que precise estar conectado a Internet.

Linguagem Conjunto organizado, coerente de instruções e regras, pelo qual se expressam as ações executáveis por um computador. Baseadas numa sintaxe própria, dividem-se em duas categorias: linguagens de alto nível e de baixo nível.

Linguagem Compilada

Linguagem de programação, que necessita de um programa especial para ser executada em um computador, gerando um arquivo de extensão .exe. O processo de compilação oculta, por completo, o código fonte do programa.V. Compilador.

Linguagem de alto nível

Linguagem de programação, mais próxima da humana, que utiliza-se de palavras-chaves (predominantemente em inglês) para descrever as instruções que devem ser executadas por um computador. Ex. Basic e Fortran.

Linguagem de baixo nível

Diz-se do conjunto de instruções estão muito mais próximas aos da linguagem de máquina e mais distantes da lógica e da linguagem humanas.

Linguagem de Máquina

Compilação entre a linguagem Assembly e outra qualquer de alto nível. É composta pela combinação dos dígitos 1 (um) e 0 (zero) dispostos em blocos de oito unidades. O nome, linguagem de máquina, deve-se ao fato de ser a única capaz de ser “compreendida” diretamente pelos computadores. As demais linguagens de programação, em particular as de alto nível, são representações estruturadas do idioma humano de modo a permitir que o indivíduo possa fazer um computador executar tarefas específicas.

Linguagem de Programação

Conjunto de instruções utilizadas para compor uma programa.

Link [Ing.] (Vínculo). Forma reduzida de Hyperlink. V.Hiperlink.

Linux Sistema operacional, multitarefa, para computadores pessoais (PCs) desenvolvido pelo finlânes Linus Torvalds, em 1991. Disponibilizado gratuitamente na Internet, passou a receber a colaboração de outros programadores, o que tem contribuído para seu aperfeiçoamento.

Livescript Nome original da linguagem JavaScript.

L-Mode Modalidade de acesso à Internet, por meio de linha telefônica convencional sem necessidade de computador, oferecida pela Nippon Telegraph and Telephone, maior operadora de telecomunicações do Japão. O acesso se dá com a ajuda de telefones equipados com tela de cristal líquido.

Log [Ing.] (Registro) Arquivo utilizado para registro de informações como solicitações de uma máquina ou sistema, dados sobre os visitantes de um site ou ainda os diálogos entre os usuários em uma rede IRC.

Log off Comando de desconexão em uma rede de comunicação. Cf. Log on.

Log on Comando de conexão em uma rede de comunicação. Cf. Log off.

Login Código com o qual um usuário se identifica para acessar o servidor de uma rede. O mesmo que Logon.

Logoff Processo de encerramento de uma seção em uma rede de comunicação após o log off.

Logon V. Login.

Logout O mesmo que logoff.

Looser Forma pejorativa, no jargão dos hackers, para designar o indivíduo que se preocupa, apenas, em aprender o conhecimento básico para utilizar um computador.

Lurk [Ing.] (Insensível, indiferente) Modalidade de participação em grupo de discussão ou conferência on-line, em que a pessoa restringe-se apenas a ouvir.

Lurker [Ing.] (Insensível, indiferente) Indivíduo que participa apenas como ouvinte em grupo de discussão ou conferência on-line, sem contribuir a troca de informações.

Lynx Programa de navegação pela Internet desenvolvido plataformas UNIX, que ao contrário dos browsers convencionais não possui recursos gráficos, limitando-se a exibir somente textos.

M

Page 30: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

30

Macintosh Sistema operacional desenvolvido pela Apple Computer.O nome foi tirado de uma famosa variedade de maçã norte-americana, chamada McIntosh. A letra “a” acrescida ao Mc, foi proposital, pois marca McIntosh havia sido registrada por uma empresa de equipamentos de som. Pronuncia-se maquintosh.

MacPPP [Ing.Forma reduzida para Macintosh Point to Point Protocol] (Protocolo Ponto a Ponto para Macintosh). Protocolo utilizado pelo sistema operacional Macintosh, para conexão com a Internet, por meio de linha telefônica.

Mailbomb [Ing.] 1. Excesso de mensagens enviadas a uma caixa postal, a ponto de congestionar o tráfego do provedor. 2. Mensagem enviada a uma caixa postal que, em conseqüência, de sua grande extensão acaba por travar o computador.

Mailing list [Ing] (Lista de Correspondência). 1. Lista de endereços de correio eletrônico para envio de correspondência. 2. Sistema automatizado que permite o envio, simultâneo de correspondência, com o mesmo conteúdo, para diversos endereços agrupados em um único nome. Quando o usuário inscreve este nome no campo To (Para), do programa de correio eletrônico, a mensagem é enviada aos demais integrantes dessa lista.

Mailto [Ing.] (Correspondência para). Atributo de protocolo para o HREF de um hiperlink, em um documento HTML, que permite, a quem esteja navegando um site, o envio de mensagem de correio eletrônico.

Mainframe Designação dada aos antigos computadores de grandes porte e desempenho.

Malicious Code [Ing] . V. Código Malicioso.

MAN [Ing. Sigla para Metropolitan Area Network] (Rede Metropolitana). Rede de computadores que abrange uma cidade ou região metropolitana. Normalmente resulta da conexão de diversas LANs. Cf. Lan e Wan.

Man In the Middle [Ing.] (Homem no meio) Modalidade de ataque a redes corporativas sem fio que consiste em interceptar toda a informação trocada entre o cliente e o servidor , com o objetivo principal de capturar o ID e senha do usuário, para depois empregá-los para invadir a rede. É também identificada pela forma reduzida Mitm.

Marginheight [Ing. Justaposição das palavras Margin (margem) e Weight (valor)] Comando de linguagem HTML que configura em pixels, a margem vertical em uma página web.

Marginwidth [Ing. Justaposição das palavras Margin (margem) e Width (largura)] Comando de linguagem HTML que configura em pixels, a margem horizontal em uma página web.

Markup Language [Ing.] (Linguagem de Marcas). Forma generalizada de referir-se às linguagens de marcação empregadas para a composição de páginas de um site. Ex. HTML e SGML.

Marquee Tag de linguagem HTML, aceito apenas pelo Internet Explorer, que permite a um elemento inscrito entre as marcas

movimentar-se ao longo de uma página em um site.

Maximize button [Ing.] V. Botão Maximizar.

Mbps [Forma reduzida para Megabits per second] (Mega bits por segundo). Unidade de medida para a velocidade do fluxo de informação digital. Equivale a um milhão de bytes por segundo.

M-commerce [Ing. Forma reduzida para mobile commerce] (Comércio móvel). Modalidade de comércio eletrônico realizada, por meio de dispositivos móveis (sem fio), como o telefone celular, com acesso à Internet.

Mecanismo de Busca

Site que funciona como um grande catálogo de endereços da Internet, permitindo que usuários pesquisem os mais diversos temas, por meio de palavras chaves. Ex. Cadê, Yahoo! e AltaVista. V. Site de Busca.

Megabyte [De Mega+ byte] Múltiplo do byte. Equivale a 220 ou 1.048.576 bytes.

Memória Capacidade de um computador de armazenar e processar dados e programas.

Memória RAM V. RAM.

Memória ROM V. ROM.

Memória Volátil Diz da memória que mantém a informação apenas enquanto o computador está ligado. Ex. RAM.

Page 31: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

31

Menu Lista de opções de comandos pertencentes a um programa ou a uma página da Web.

Menu Bar [Ing.] V. Barra de Menu.

Menu pop-up [Do inglês pop-up menu] Lista de opções de comandos pertencentes a um programa ou a uma página Web que surge em qualquer área da tela, desaparecendo assim que o usuário seleciona um dos itens.

Messenger Programa de correio eletrônico lançado pela Netscape Communication, junto com o Navigator 4.0.

Metabuscador Serviço que pesquisa em diversos sites de buscas apresentando os resultado em uma tela só. A exemplo dos programas de busca atuam por meio de palavras chaves. Ex. Google

Microchip [Junção das palavras micro (pequeno em grego + chip (lasca em inglês)]. Pastilha feita de material semicondutor, normalmente o silício, sobre a qual são implantados circuitos integrados. Desenvolvido pela norte-americana Intel, 1971, possibilitou a miniaturização e barateamento dos equipamentos eletrônicos.

Microcomputador Computador de pequeno porte, cuja central de processamento (CPU) utiliza-se de um microprocessador.

Microsoft Empresa líder mundial em softwares para computadores pessoais e empresariais, fundada, em 1975, por Willian (Bill) H. Gates III e Paul Allen.

MIDI [Ing. Sigla para Musical Instrument Digital Interface] (Interface Digital para Instrumento Musical). Protocolo para troca de informações entre instrumentos musicais eletrônicos. Definido em 1983, é resultado de um acordo tecnológico, entre os principais fabricantes de sintetizadores, norte-americanos e japoneses, face à necessidade de um padrão de comunicação compatível para sintetizadores, instrumentos musicais eletrônicos e computadores. Esta tecnologia permite a criação de arquivos sonoros (extensão .mid) que, embora compactos, têm a desvantagem de não armazenar a voz humana.

Mídia Qualquer meio de comunicação utilizado para veicular mensagens de conteúdo promocional ou publicitário.

Mídia Digital Qualquer meio de comunicação baseado em tecnologia digital. Ex. Internet.

MIME [Ing. Sigla para Multipurpose Internet Mail Extension] .Recurso que amplia o protocolo SMTP, permitindo o envio de som, vídeos e imagens pelo correio eletrônico, dispensando a conversão prévia para o formato ASCII.

Minimize button [Ing.] V. Botão minimizar.

MIPS [Sigla em inglês para Million Instructions Per Second] (Milhões de Instruções por Segundo). Denominação para indicar o número de instruções que um chip realiza por segundo.

Mirror Site V. Site espelho.

Mitm Forma abreviada para Man In the Middle.

Modem [Ing. acrôn. Mo(dulation) Dem(odulation)] (Moduladação/Demodulação). Dispositivo sob a forma de periférico ou placa de circuito interna ao computador, que permite a comunicação entre computadores, por meio de linha telefônica. Seu princípio de funcionamento se baseia na modulação (conversão dos dados digitais do computador para freqüências de áudio do sistema telefônico) e vice-versa (demodulação).

Moderador Indivíduo encarregado de analisar o conteúdo das mensagem que chegam a um grupo de discussão para verificar se pertence ou não ao tema ou evitar repetições e, posteriormente, enviá-las na íntegra ou compiladas aos integrantes do grupo.

Modulação Conversão do sinal digital para o analógico. Cf. Demodulação, V. Modem.

Morpheus Programa lançado pela Streamcast para o compartilhamento, pela Internet, de arquivos, como jogos, músicas no formato MP3, vídeos, etc. É concorrente do KazaA.

Mosaic Primeiro navegador popular, que permitiu a visualização de texto e imagem numa mesma página da Web. Distribuído como freeware, foi desenvolvido pelo NCSA em 1993.

Mosaic NCSA V. Mosaic.

Motherborad [Ing.] V. Placa-mãe.

Page 32: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

32

Mouse [Ing.] (Rato) Periférico que controla os movimentos do cursor na tela do computador, permitindo a abertura de programas e de menus e a seleção e execução de diversas funções por meio de um clique, entre outras funções. É composto por uma pequena caixa plástica, com dois ou três botões, dependendo do modelo, e um dispositivo de detecção mutidirecional acionado por um esfera localizada em sua parte inferior. Foi inventado pelo norte-americano Douglas Engelbart, engenheiro e técnico em radares, nascido em 1925, no estado do Oregon. Apresentado publicamente, pela primeira vez em 1968 na Fall Joint Computer Conference, em São Francisco (EUA), o mouse só passou a ser usado na década dos 80. O primeiro computador a utilizá-lo foi o Xerox Star. Sua popularização, entretanto, deu-se quando foi incorporado ao Apple Lisa (1983). Passaram-se três décadas de sua invenção até que, Engelbart tivesse o reconhecimento por sua criação. Ele recebeu o prêmio Lemelson-Mit, no valor de US$ 500 mil. Na época de sua invenção foram-lhe pagos apenas U$ 10 mil pela venda da patente.

Mouse Pad [Ing. Pad (almofalda)] Superfície, geralmente de material plástico, sobre a qual o mouse desliza.

MP3 [Ing.Forma reduzida para MPEG 1 Layer III]. Tecnologia que permite a compressão de arquivos sonoros, com qualidade digital, muito próxima de um CD. Sua capacidade de compactação pode chegar à relação 12 para um, sem prejuízo da qualidade sonora. Para ouvir músicas arquivadas no formato MP3 é necessário um programa específico chamado MP3 Player. Ex. WinAmp e DW Pro.

MP4 [Ing. Forma reduzida para MPEG Layer 4]. Tecnologia que permite a compactação de dados digitais de vídeo e áudio, em 10% do tamanho do original, sem prejuízo da qualidade de som e imagem.

MPEG [Sigla em inglês para Moving Picture Experts Group] (Grupo de Especialistas de Imagens em Movimento) Padrão de compressão de dados para vídeo digital em formato de arquivo desenvolvido por um grupo de trabalho pertencente ao ISO, em conjunto com a International Electrotechnical Comission (IEC). O elevado grau de compactação é possível, porque, em vez de todos os quadros, essa técnica permite armazenar apenas a mudança de um quadro para outro. O resultado dessa perda é, entretanto, imperceptível. Sua extensão é .mpeg ou .mpg. Pronuncia-se emepegue. V. MPEG 1 e MPEG 2.

MPEG 1 Versão do padrão MPEG para vídeo, cuja resolução é de 352 por 240 pixels e 30 quadros por segundo.

MPEG 2 Versão do padrão MPEG, cuja resolução é de 720 por 480 e 1280 por 720 pixels e 60 quadros por segundo.

MPmam Aparelho portátil de pequena dimensão, semelhante a um walkman, utilizado para ouvir música gravada em arquivos MP3 fora do computador.

MS DOS [Sigla em inglês para Microsoft Disk Operating Systems] Sistema operacional desenvolvido pela Microsoft, por encomenda da IBM para equipar seu computador pessoal lançado em 1981.

Multimídia Designação para as diversas formas de apresentação de uma informação em um único sistema, como textos, imagens, sons, animações, vídeos, etc.

Multiplexação Processo que consiste em combinar diversos tipos de sinais analógicos e digitais para transmissão de dados em uma única conexão de alta velocidade.

Multitarefa [Do inglês Multitasking) Diz do sistema opercaional capaz de executar dois ou mais programas, ou instruções simultaneamente. Ex. Windows e Linux.

Multitasking V. Multitarefa.

N

Nak [Ing. Forma reduzida para Negative acknowledgement] Código de comunicação enviado por uma unidade receptora à uma estação transmissora, para informar que não houve sucesso na transmissão. Cf. Ack.

Napster Programa que possibilita o compartilhamento gratuito de arquivos musicais no formato MP3 pela Internet. Desenvolvido por Shawn Fanning, um jovem de 19 anos, estudante da Northeastern University (EUA), em 1999. Chegou a ter mais de 60 milhões de usuários em todo o mundo, tornou-se alvo de intensa polêmica, acusado pela indústria fonográfica mundial, de promover a pirataria na Rede, pois não permite que se tenha qualquer controle sobre os direitos autorais. Em julho de 2001 teve suas atividades suspensas, resultado de

Page 33: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

33

uma ação judicial movida pelas gravadoras. O período de paralisação, trouxe-lhe grandes prejuízos, não superados, mesmo quando passou a cobrar pelo compartilhamento de arquivos. A falência foi evitada, com sua venda, em maio de 2002, por US$ 8 milhões, para o grupo alemão Bertelsmann, proprietário da gravadora BMG. Cf. Rapster.

Nasdaq [Ing. Sigla para National Association of Securities Dealers Automated Quotation] (Cotação Automatizada da Associação Nacional de Vendedores de Títulos). Bolsa de valores, em que são negociadas as ações das empresas de Internet, informática e biotecnologia, que compõem a chamada Nova Economia. Sediada em Nova York, tem um pregão automatizado, realizado por uma rede de computadores, que nada lembra os ambientes frenéticos das bolsas tradicionais. Seu índice é Nasdaq Composite Index.

Nasdaq Composite Index

Principal índice da Nasdaq. Representa os ativos das empresas listadas nesta bolsa. Esse valor é resultado da multiplicação do total de ações de uma empresa pelo seu preço de fechamento. Assim cada ativo influencia o índice na proporção de seu valor de mercado.

National Center for Supercomputing Applications

V. NCSA.

National Science Foundation

V. NSF.

Navegabilidade Uma das mais importantes qualidades de um site. Consiste em proporcionar ao internauta, por meio de um design objetivo, uma navegação, eficiente e ágil de modo que ele encontre facilmente a informação desejada.

Navegador Programa utilizado para navegar pela Internet, daí ser chamado também de navegador. Os mais conhecidos são o Internet Explorer (IE) da Microsoft e o Navigator da Netscape. O mesmo que Browser.

Navegar Metáfora utilizada para expressar o ato de procurar informação na Internet. Daí os programas específicos para esse fim (browsers), serem chamados também de navegadores.

NCSA [Ing. Sigla para National Center for Supercomputing Applications] (Centro Nacional de Aplicações em Supercomputadores). Instituto de pesquisa avançada, sediado na Universidade de Illinois (EUA), onde foi desenvolvido o Mosaic, primeiro programa para navegação na Internet. V. Mosaic.

Net [Ing. Forma reduzida para Network]. V. Rede.

Netiqueta [Neo. formado pela junção das palavras Net + Etiqueta]. Conjunto de normas de comportamento para o bom relacionamento pela Internet.

Netizen [Ing. Acrôn. Net (rede) + Citizen (cidadão)] (Cidadão da rede). Termo criado por Louis Rosseto, fundador da revista Wired para designar o indivíduo que mantém uma participação ativa em grupos de discussão ou conferências on-line.

Netscape Comunications

Empresa de software fabricante do browser Navigator. Foi fundada em 1994 por Jim Clark (também fundador da Silicon Graphics) e Marc Andreessen (um dos programadores responsáveis pela criação do navegador Mosaic).

Netscape Navigator

Programa desenvolvido pela Netscape Corporation, para navegar pela Internet, baseado no Mosaic da NCSA. Lançado em 1995 é, ao lado do Internet Explorer da Microsoft, um dos navegadores mais populares da Web.

Netsplit [Ing.] (Divisão de rede) Em uma rede IRC, diz-se quando há uma quebra na conexão entre dois servidores.

Nettiquete [Ing. Neo. formado pela junção das palavras Net + Ettiquete]. V. Netiqueta.

NetWare Sistema operacional de rede local desenvolvido pela Novell.

Network [Ing.]. V.Rede.

Newbie [Ing.] Termo para referir-se, de forma pejorativa, ao usuário que entra numa BBS solicitando informações disponíveis nos FAQs. Por extensão passou a designar indivíduo que perturba a conversa entre os usuários em uma sala de bate-papo.

Newsgroup [Ing.] (Grupo de Notícias). Como se dividem os grupos de discussão, segundo sua área de interesse.

Nickname [Ing.] (Apelido). Pseudônimo que um indivíduo utiliza ao entrar numa sala de bate-papo.

NNTP [Sigla em inglês para Network News Transport Protocol]. Protocolo que controla o envio de mensagens em grupos de discussão.

Nó Cada um dos computadores conectados a uma rede.

Nobo Programa que detecta tentativas do uso de back orifice. Quando o computador em que está instalado recebe uma mensagem de correio eletrônico com um back orifice, ele identifica os dados do remetente, como o

Page 34: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

34

endereço IP e número da máquina recusando a remessa e respondendo com uma mensagem padrão.

Noresize [Ing. Justaposição das palavras No (não) Size (tamanho) intermediadas pelo prefixo re, que indica mudança de estado]. Comando de linguagem HTML que torna estáticas linhas divisórias em uma página web, impedindo que o usuário possa alterá-las.

NOYB [Ing. Acrôn. None Of You Business] (Não é de sua conta). Forma reduzida utilizada em mensagens de correio eletrônico e salas de bate-papo para responder a uma manifestação considerada invasiva.

NSF [Ing. Sigla para National Science Foundation]. Órgão do governo norte-americano criado para financiar pesquisas científicas, como o NSFnet, primeiro backbone da Internet.

NTT DoCoMo [Ing. Acrôn. None Of You Business] (Não é de sua conta). V. NOYB.

O

OCR [Ing. Sigla para Optical Character Recognition] (Reconhecimento óptico de caracteres) Designação geral para os softwares que permitem a leitura de textos digitalizados por um scanner, transformando-os em documentos de extensão .txt.

Off-line [Ing.] (Fora de linha). Diz-se do periférico que esteja desconectado de um computador ou de um computador em relação à rede. Cf. On-line.

Off-Line Navigator

[Ing.] (Navegador off-line) V. OLR.

OLR [Sigla em inglês para Off-Line Reader] (Leitor off-line) Programa que permite fazer a transferência de correspondência eletrônica, páginas da web, artigos de newsgroup, etc. gravando seus conteúdos em uma área do disco rígido, para posterior leitura, de modo que o usuário possa acessá-nas sem precisar estar conectado à Internet. O mesmo que off-line navigator.

Onion Skin [Ing.] (Casca de cebola) Recurso disponível em alguns aplicativos gráficos, que permite visualizar todos os estágios de uma animação, por meio de linhas suaves que precedem o objeto animado.

On-line [Ing. On, significando posição, em; ou continuidade + Line, linha] (Em linha, linha contínua). Termo utilizado para designar quando um computador está conectado à uma rede ou qualquer tipo de comunicação entre computadores. Cf. Off-line.

Open Node Denominação do símbolo, composto por dois parêntesis opostos ) ( que identifica, entre os warchalkers, a existência de uma rede sem fio aberta.

Operadora Designação para empresa que fornece serviços de telefonia fixa ou móvel, comunicação de voz ou dados. O mesmo que carrier.

Organizador Pessoal

V.PDA.

OS [Ing. Sigla para Operating System] V. Sistema Operacional.

OSI [Ing. Sigla para Open Systems Interconnection] (Sistema Aberto de Interconexão). Padrão de comunicação para computadores ligados em rede, baseado no sistema de camadas, estabelecido, pelo International Standards Organization (ISO), em 1974, com o objetivo de garantir a compatibilidade entre sistemas operacionais distintos. V. Camada e ISO.

Outlook Express

Programa de correio eletrônico desenvolvido pela Microsoft.

Output [Ing.] Resultado do processamento de uma informação enviada a um computador .Cf.Input.

Overclock [Ing.] Técnica que consiste em alterar as configurações da placa-mãe e do processador para que operem a uma freqüência acima da especificada pelo fabricante, a fim de aumentar a capacidade de um microcomputador.

P

P2P [Ing.] Forma reduzida para Peer-to-Peer.

Pacote Subconjunto ordenado de sinais de dados transmitidos por uma rede.

Page Rank [Ing.] (Escala Page) Indicador de relevância da qualidade de informação de uma página Web, que relaciona a quantidade de links que esta recebe ao prestígio e a autoridade do site de onde partiram esses mesmo links. O termo é um trocadilho entre o sobrenome Larry Page, que, em parceria com Sergey Brin, desenvolveu o mecanismo de busca Google em 1998.

Page 35: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

35

Page view [Ing.] (Página vista). Expressão que designa o número de vezes que uma determinada página, incluindo todos os seus elementos (textos, imagens etc.) é acessada em um site. Com freqüência esta medida é utilizada pelo meio publicitário, para informar a um anunciante quantas vezes seu banner foi, ou poderá ser visto, pelos visitantes que acessam um site.

Página de rosto

O mesmo que home page.

Página WEB Página de um site.

Palavra- Chave [Do inglês, Keyword]. Palavra ou expressão utilizada em ferramentas de busca ou base de dados para localizar um tema.

Palm Top Organizador pessoal desenvolvido por Jeff Hawkins e lançado pela Palm Computing, hoje Palm Inc., em 1996, inicialmente com o nome de Pilot. Sucesso comercial, tornou-se sinônimo de computadores de mão.

Palo Alto Research Center

Centro de pesquisas criado, em 1970, pela Xerox Corporation, nos EUA, responsável por alguns dos grande avanços da Informática como a ethernet, p.e. É conhecido pela sigla Parc.

Par de chaves Conjunto formado por uma chave pública e outra privada correspondentes. Uma mensagem cifrada só pode ser lida por quem possui a chave privada associada à chave pública que foi usada para cifrar a mensagem. Cada usuário possui seu par. Assim, para acessar o conteúdo de um documento cifrado, o destinatário utilizará sua chave privada, correspondente à chave pública usada pelo emitente para criptografar a mensagem.

Paralelo [Do inglês, parallel]. Na transmissão de dados, diz-se quando a informação é enviada em grupos de bits, por cabos distintos, um para cada bit. Cf. Serial.

Parallel [Ing.] (Paralelo) Na transmissão de dados, designa o envio de grupos de bits, por diversos canais, um para cada grupo.

PARC [Ing. Sigla para Palo Alto Research Center] (Centro de Pesquisa Palo Alto). Centro de pesquisas criado, em 1970, pela Xerox Corporation, nos EUA, responsável por alguns dos grande avanços da Informática como o mouse e a ethernet.

Parental Control

[Ing.] (Controle Paterno). Programas que impedem o acesso, por parte das crianças a sites, cujo conteúdo é considerado inadequado pelos pais. Utiliza-se de palavras chaves que são inseridas num campo apropriado. Ex. a palavra sexo, impede o acesso a qualquer site que tenha esse termo, em seu conteúdo.

Password [Ing.] (Palavra de Acesso). V.Senha.

Patch [Ing.] (Remendo) Em programação de computadores diz-se da correção de uma deficiência no desempenho de uma rotina ou programa já existentes.

Path [Ing.] (Passo, caminho, atalho). 1. Em uma rede de computadores, o percurso entre dois nós. 2. Em programação, a seqüência de instruções que o computador deve seguir para executar uma rotina.

PC Forma abreviada, em inglês para Personal Computer (Computador pessoal).

PC Card [Ing. Forma abreviada para Personal Computer Card] (Cartão para Computador pessoal). Circuito de expansão para computadores de mão e notebooks no formato de cartão.Trata-se de um dispositivo removível com as dimensões padronizadas 5,4 x 8,6 cm, 68 pinos e slots de 8 e16 bits. Existem três tipos de cartões que se diferenciam pela espessura e destino: Tipo I, com 3,3 mm utilizados em PDAs; Tipo II, com 5,5mm, para fax e modem e o Tipo III, com 10,5 mm, para dispositivos de comunicação de rádio.

PCMCIA [Ing. Sigla para Personal Computer Memory Card International Association] (Associação Internacional de Cartões de Memória de Computadores Pessoais). Entidade responsável por definir padrões e regras de comercialização dos PC Cards.

PDA [Sigla em inglês para Personal Digital Assistant] (Assistente Digital Pessoal). Computador de dimensões reduzidas, em geral cabe na palma da mão, projetado para executar funções relativas à organização pessoal como agenda de compromissos, calendário, calculadora, etc. A maioria dos modelos utiliza uma caneta óptica para entrada de dados. Os modelos mais avançados oferecem recursos multimídia e acesso à Internet. O mesmo que organizador pessoal.

PDF [Sigla em inglês para Portable Document Format] V. Adobe Acrobat.

Peer Networks [Ing.] V. PIR.

Peer-to-Peer [Ing.] (Entre pares). Tecnologia que permite a conexão direta entre computadores, que se revezam nas condições de cliente e servidor, dispensando assim um servidor central. O mesmo que P2P.

Periférico Todo o dispositivo que se pode conectar à CPU de um computador, como por exemplo, monitor, mouse, teclado, caixa de som, impressora, câmara digital, etc.

Page 36: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

36

Petabyte Múltiplo do byte. Equivale a 250 ou 1.125.899.906.842.624 bytes.

Phreaker [Ing.] Especialista em sistemas de telefonia que utiliza-se de seus profundos conhecimentos para fins não profissionais, como obter ligações locais ou interurbanas sem pagá-las, instalação de escutas, gerenciamento de centrais telefônicas para o redirecionando de ligações etc.

PINE [Ing. Acrôn. Pine Is Not Elm ou Program for Internet News and E-mail] (Pine não é Elm ou Programa para Notícias e Correio Eletrônico na Internet). Programa para leitura de correio eletrônico criado em 1989 na Universidade de Washington (EUA) como uma versão aprimorada do Elm. V. Elm.

Ping [Ing. Sigla para Packet Internet Groupe]. Pequeno programa utilizado para avaliar o alcance de uma rede ou se uma determinada ligação está ou não ativa, ou ainda, o tempo que uma mensagem necessita para ir de ponto a outro. Baseia-se no envio de pacotes de informação (geralmente com 64 bytes) para um ponto que responde remetendo outro pacote equivalente.

PIR [Sigla para Ponto de Interconexão de Redes]. Pontos previstos para interconexão de redes de mesmo nível, com o objetivo de assegurar um eficiente e organizado roteamento entre redes. O mesmo que peer networks.

Pixel [Ing. Acrôn. Der. de Picture Element Pix (plural de pic, abrev. de picutere el(ment)] (Elemento de imagem). 1 Menor unidade de representação de uma imagem em um monitor. Cada pixel representa uma única cor e da combinação de cada um, é possível visualizar qualquer cor. 2 Unidade de dimensão de imagem numa página Web, e também o grau de resolução de uma imagem digitalizada.

PKI [Sigla em inglês para Public Key Infrastrusture] (Infra-estrutura de Chave Pública). Sistema baseado nas técnicas de criptografia, desenvolvido em 1976, pelos cientistas norte-americanos Whitfield Diffie e Martin Hellman, que se utiliza de um par de chaves correspondentes, uma pública e outra privada. A primeira empregada para cifrar a mensagem e a outra para decifrá-la. O conteúdo de uma mensagem cifrada só pode ser lido por quem possui a chave privada associada àquela chave pública que foi usada para cifrar a mensagem.

Placa de expansão

Placa de circuito impresso que adicionada, por meio de slots, ao computador permite expandir seus recursos e funções. V. Placa de som e placa de vídeo.

Placa de som Placa de expansão que interliga um computador a uma rede.

Placa de vídeo Placa de expansão que permite recursos de vídeo de um computador.

Placa-mãe [Do inglês motherborad]. Placa de circuito impresso em que se encontram os principias componentes de um computador, como o processador e a memória principal.

Plataforma Designação para sistemas operacionais. Ex. Windows, Macintosh, etc.

Plug in [Ing.] (Fazer a conexão). Pequeno programa auto-executável, que acoplado ao navegador permite ao usuário visualizar e ouvir arquivos de vídeo e som.

Pontocom [Neo.]. Forma genérica de referir-se às empresas comercias presentes, por meio de um site, na Internet. O termo é uma alusão ao domínio de primeiro nível (.com) que integra a URL (endereço) dessas empresas.

POP [Ing. Sigla para Post Office Protocol]. Protocolo para envio e recebimento de correspondência eletrônica.

Pop up Menu V. Menu pop-up.

POP3 Versão mais recente do protocolo POP.

Pop-up Window

[Ing.] (Janela pop-up). Pequena janela, geralmente de conteúdo publicitário, eventualmente com recursos multimídia, que se abre imediatamente sobre uma página solicitada.

Port [Ing.] V. Porta.

Porta [Do inglês port] (Porto, ancoradouro). Ponto de conexão entre dois ou mais computadores em uma rede ou de um computador com seus periféricos.

Portabilidade Característica de uma linguagem de programação, que permite sua execução em distintos sistemas operacionais .

Portal Site que oferece vínculos organizados por temas a outros sites ou serviços.

Portável Diz-se do software que pode ser executado em diversos sistemas operacionais.

Pós-pago Modalidade de pagamento do serviço de telefonia móvel em que o usuário além da assinatura paga uma taxa mensal de acordo com o número de ligações e tempo de duração de cada uma. Cf. Pré-pago.

Postmaster [Ing.] (Agente postal) Profissional responsável pela manutenção e solução de problemas relativos ao serviços de e-mails em um servidor de correio eletrônico.

Pré-pago Modalidade de pagamento do serviço de telefonia móvel em que o usuário adquire antecipadamente por meio de cartões ou por terminais de recarga, créditos para usar o telefone. Cf. Pós-pago.

Page 37: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

37

Processador Circuito integrado que executa as funções de processamento aritmético e lógico e o controle da execução de um programa.

Processador de Texto

V. Editor de texto.

Programa Conjunto ordenado de instruções escrito em linguagem específica, que deve ser executada por um computador. Ex. sistemas operacionais, aplicativos, jogos, etc. O mesmo que software.

Promoter Grupo pertencente ao Bluetooth SIG, criado em 1º de dezembro de 1999, composto pela 3Com Corporation, Lucent Technologies, Microsoft Corporation e Motorola Inc., que tem, entre outras atribuições, criar e manter um fórum para aperfeiçoamento da tecnologia Bluetooth.

Prompt [Ing.] (Pronto, preparado). 1. Em sistemas operacionais baseados em comando, um ou mais símbolos, que indicam o local, a partir do qual, o usuário deve digitar uma instrução. No MS-DOS, por exemplo, é uma letra que representa a unidade de disco, seguida do sinal “maior que”, ex. C>. 2. Mensagem breve que surge na tela do computador, indicando que um programa aguarda a entrada de dados por parte do usuário.

Propaganda Intersticial

Peça publicitária que toma toda a tela ou no formato de uma janela que surge inesperadamente na frente de uma página Web em um site.

Protetor de tela

Utilitário que entra em ação, a partir de um tempo predeterminado, quando o computador ligado está inativo, exibindo na tela uma sucessão de imagens em movimento. É desativado sempre que o mouse ou teclado são tocados. Esse recurso remonta aos primeiros microcomputadores, cujos monitores monocromáticos, de fósforo verde, tinham áreas da tela danificada pela exposição contínua a uma mesma imagem. Os monitores modernos não têm mais esses problemas, mas os protetores de tela caíram no gosto do usuário sendo usados até hoje. O mesmo que descanso de tela ou screen saver.

Protocolo Conjunto de regras e convenções padronizadas que devem ser obedecidas a fim de permitir a troca de dados entre computadores ligados em rede.

Provedor de Acesso

[Do inglês, Acess Provider].Empresa que fornece serviços para conexão com a Internet pago ou gratuito, e-mail, hospedagem de sites pessoais etc. O mesmo que Access Provider.

Proxy [Ing.] (Procuração). V. Servidor proxy.

Proxy Server V. Servidor Proxy.

Q

QoS [Forma abreviada em inglês para Quality of Service] (Qualidade do serviço) Índice que mede a velocidade, erros e a qualidade no envio de dados, com o objetivo de melhorar a performance da transmissão.

Query [Ing.] (Consulta). Designação dada a uma solicitação de pesquisa em um banco de dados.

QuickTime [Ing.]. Programa desenvolvido pela Aplle Computer para visualização e audição de diversos formatos de mídia digital.

Quit [Ing.Ver. To Quit] (Sair) Comando que finaliza o uso de um programa.

Quotting [Ing.] Regra de netiqueta para mensagens de correio eletrônico, que consiste em reproduzir parte ou a íntegra de um texto, enviado anteriormente, por e-mail. O objetivo é evitar ao destinatário o trabalho de procurá-lo em seus arquivos.

QWERTY Padrão para disposição das letras no teclado das máquinas de escrever, desenvolvido, em 1872, pelo inventor norte-americano Christopher Latham Sholes (1819-1890). As seis primeiras letras, da esquerda para a direita, na fila superior do teclado são q, w, e, r, t, y, daí o nome. O objetivo desse arranjo foi o de diminuir a velocidade de digitação, a fim de que as hastes referentes às letras mais utilizadas na língua inglesa, não subissem juntas provocando o travamento das teclas.

R

Radio Comando de linguagem HTML que define a criação, em um formulário, de um conjunto de botões de radio.

RAM [Ing. Sigla para Random Acces Memory] (Memória de Acesso Randômico) Área da memória de um computador, cujo conteúdo pode ser lido e gravado. Armazena temporariamente dados e instruções de que o processador necessita para execução de tarefas. É responsável pelos cálculos, busca de dados e execução de programas e aplicativos. Seu conteúdo é apagado sempre que o computador é desligado. Quanto maior for a memória RAM maior será a velocidade de processamento do computador. Cf. ROM.

Rapster Programa desenvolvido por um grupo de jovens programadores brasileiros, chamado Overcast Family, que

Page 38: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

38

permite o compartilhamento de arquivos musicais no formato MP3, pela Internet para computadores Macintosh. Em relação ao Napster possui a vantagem de permitir, em caso de queda na conexão, que a transferência do arquivo recomece do ponto em que parou. Cf. Napster.

RDF [Sigla em inglês para Resource Description Framework] Padrão criado pelo W3C para definir significado semântico de tags escritas em XML. V. Web semântica.

RDSI [Sigla para Rede Digital de Serviços Integrados). Tecnologia que permite às operadoras de telefonia fixa a transmissão simultânea de dados, voz e vídeos. Este serviço pode se dar em dois níveis. Um deles, denominado básico, utiliza-se de dois canais com velocidades de transmissão de 64 kbps cada, e um terceiro de 16 kbps para finalização e controle. Quando combinados os dois primeiros, permitem o envio de dados a 128 kbps. Outro nível, chamado de primário, é composto por 23 canais (padrão norte americano) ou 30 (padrão europeu) e o terceiro de 64 kbps. Nos dois últimos casos, a transmissão de dados ocorre a velocidades de 1,4 gbps e 1,9 gbps, respectivamente.

Rede Conjunto de computadores interligados, de modo a permitir aos seus usuários, o compartilhamento de seus programas e arquivos. Uma rede pode ser permanente, quando a conexão é feita por cabo ou temporária, quando por linha telefônica.

Rede Corporativa

Rede de computadores pertencente a uma empresa.

Rede Local V. LAN.

Rede sem fio Configuração para a rede em que a conexão como os demais computadores e periféricos é feita por meio de ondas eletromagnéticas dispensando o uso de cabos. V. Wi-Fi

Reflector Tecnologia, que agregada ao programa CU-SeeM, permite a videoconferência, em tempo real, pela Internet, entre várias pessoas geograficamente distantes . V CU-SeeMe.

Reload [Ing.] (Recarregar). V. Atualizar.

Reply [Ing.] (Réplica, resposta)] Comando, nos programas de correio eletrônico, para enviar uma resposta ao remetente no corpo da mesma mensagem por ele remetida.

Reset [Ing.] (Recompor). Comando utilizado para reiniciar um computador.

Resistor Componente de circuito eletrônico concebido para oferecer um grau predeterminado de resistência à passagem de corrente elétrica.

Resolução Qualidade da imagem em um monitor de computador. É determinada pelo número de pixels por polegadas exibidos vertical e horizontalmente na tela. Quanto maior for a resolução melhor será a imagem. Os modelos de monitores CRT e LCD oferecem uma resolução de 786.432 pontos, sendo 1.024 por linha e 786 por coluna.

Restore Button [Ing.] V. Botão restaurar.

RFC [Sigla em inglês para Request For Comments] (Requisição para Comentários). Normas padronizadas pelo Internet Architeture Board, que descrevem protocolos, serviços, recomendações operacionais referentes à operações na Internet.

RGB [Sigla em inglês para Red, Green and Blue] (Vermelho, Verde e Azul). Método para geração de imagens em monitores coloridos, baseado na variação da intensidade do vermelho, verde e azul, cuja combinação resulta nas demais cores.

Ring Network [Ing.]. V. Topologia em anel.

Ringtones Tons musicais que substituem a campainha a tradicional nos telefones celulares.

Ripper Programas que copiam digitalmente arquivos de som de um CD para o disco rígido de um computador, sem prejuízo da qualidade sonora, convertendo a extensão para o formato wav.

Roaming [Ing. Verbo To Roam] (Perambular) Sistema que permite ao assinante do serviço de telefonia móvel (celular) utilizar seu aparelho quando estiver fora da área de abrangência da operadora.

ROM [Ing. Sigla para Read Only Memory ] (Memória Somente para Leitura). Área da memória de um computador, cujo conteúdo pode ser lido, mas não modificado. Contém as informações necessárias para fazer o computador entrar em operação assim que é ligado e para ler um disquete ou CD-ROM. Cf. RAM.

Roteador [Do inglês, Router].1. Dispositivo que acelera o tráfego de mensagens em uma rede de comunicação. 2. Em uma rede de computadores, seleciona a rota mais eficiente disponível no momento, para a transmissão de dados. 3. Em redes locais interconectadas, atua como um link, permitindo a troca de informação entre ambas.

Router [Ing.] (Roteador). V. Roteador.

RTFM [Ing. Sigla Para Read The Friendely Manual] (Leia o Amigo do Manual). Resposta comum a consultas obvias em grupos de notícias, solicitando a leitura do manual de instruções. Há ainda duas outras versões distintas para o

Page 39: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

39

significado da letra F, nessa sigla. Flaming (brilhante) e Fucking (Maldito).

RTM [Ing. Sigla Para Read The Manual] (Leia o Manual). Resposta comum a consultas óbvias em grupos de notícias, solicitando que se consulte o manual de instruções.

RTS [Sigla em inglês para Request To Send] (Requisição para envio). Sinal utilizado em comunicação serial, enviado por um modem a outro, informando a existência da dados a serem transmitidos. Cf. CTS e DTR.

S

Sala de Bate-papo

Espaço virtual na Internet que reúne pessoas, comumente identificadas por nicknames, para trocar, em tempo real, mensagens escritas sobre os mais diversos assuntos. V. Chat.

Sala de discussão

Espaço virtual na Internet que reúne pessoas para discutir sobre um tema específico. V. Newsgroup.

Scanner Periférico usado para digitalizar imagens e textos impressos.

Screen Saver [Ing.] V. Protetor de tela.

Script Conjunto de comandos e parâmetros escritos numa determinada linguagem de programação para a execução automática de tarefas.

Script Kid [Ing.] Designação dada ao indivíduo que, mesmo sem grande conhecimento técnico, tenta invadir sistemas utilizando-se de scripts e programas como os sniffers.

Scrolling [Ing.] V. Barra de Rolagem.

SDH [Sigla em inglês para Synchronous Divison Hierarchy] (Divisão hierárquica síncrona) Padrão internacional de multiplexação para transmissão de dados em áudio e vídeo em alta velocidade (até 10 Gbps), desenvolvido por um grupo de estudos do CCITT, a partir de 1984, com o objetivo de permitir a conexão entre máquinas de diferentes fabricantes.

Search Engine [Ing. ]. O mesmo que mecanismo de busca.

Semantic Web [Ing.] V. Web semântica.

Semicondutor Designação dada a substâncias, cuja capacidade de conduzir a corrente elétrica situa-se no meio termo entre boa e má. P.e. Silício.

Senha Palavra usada por um usuário na seqüência de um login para acessar o servidor de uma rede. V. Password

Senha frágil Designação para senhas óbvias como data de nascimento, casamento, números de telefone ou seqüências como 1, 2, 3 ou A, B, C, que por isso mesmo, pode ser facilmente descoberta por hackers ou crackers.

Serial [Ing] (Em série). Na transmissão de dados, diz-se quando a informação é enviada bit por bit. Cf. Paralelo.

Servidor Computador central, em uma rede, responsável pela administração e fornecimento de programas e informações aos demais computadores a ele conectados. O mesmo que host.

Servidor Proxy Servidor que intermedeia o tráfego entre o servidor principal e o cliente, controlando acessos. Um servidor proxy otimiza o desempenho da rede, pois armazena páginas freqüentes em cache. Pode ainda filtrar solicitações de acesso. Tem como principal objetivo, proteger a rede contra ataques externos. V. Firewall.

Set Top Box [Ing.] Decodificador que converte sinais digitais em analógicos, permitindo que televisores convencionais possam transmitir imagem e som, com qualidade digital.

Seti [Sigla em inglês para Search for Extraterrestrial Intelligence). Projeto desenvolvido pela Universidade de Berkley, na Califórnia (EUA), que utiliza o conceito de computação de grade para analisar sinais de um radiotelescópio em busca de vida extraterrestre. O projeto conta com a participação de cerca de 2 milhões de colaboradores que disponibilizam seus computadores. O Seti utiliza um software que funciona como uma tela de proteção, quando essas máquinas se mantêm ociosas. Graças a essa condição, consegue manter a média diária de 12 trilhões de cálculos matemáticos.

SGML [Sigla em inglês para Standard Generalized Markup Language]. Sistema que especifica o conjunto de regras para criação de linguagem de marcação, desenvolvido e padronizado pelo ISO em 1986.

Shareware [Do inglês Share = parte + (soft)ware]. Parte de um programa de computador distribuído gratuitamente por seu autor. Alguns têm prazo limitado de uso, outros não. Para obtê-los integralmente o usuário deverá enviar um pagamento a seu autor.Cf.Freeware.

Shell [Ing.] (Concha) Parte de um software responsável pela comunicação entre o usuário e o sistema operacional.

Shockwave Programa que permite visualizar arquivos de multimídia interativa em páginas da Web.

Shortcut V. Atalho.

Page 40: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

40

Shortcut Key V. Tecla de atalho.

Silício Elemento químico de número atômico 14, largamente utilizado pela indústria eletrônica, para fabricação de chips, devido as suas qualidades como semicondutor. É, depois do oxigênio, o elemento mais abundante na Terra.

Silicon Valley V. Vale do Silício.

Sircam Worm que vem anexado a uma mensagem de correio eletrônico, geralmente com uma mensagem em inglês ou espanhol, iniciada por “Hi ! how are you ?” ou “Hola, como estás?”. Ao contaminar um computador, replica-se enviando mensagens infectadas para todos os endereços eletrônicos armazenados no Outlook. Em sua ação nociva, apaga dados do disco rígido: sistema operacional e arquivos.

Sistema Operacional

Programa que gerencia as funções básicas de um computador, armazenamento e recuperação de informações. Ex. Windows, da Microsoft, Macinstosh da Apple e Linux.

Site [Ing.] (Sítio). Conjunto de documentos escritos em linguagem HTML, pertencentes a um mesmo endereço (URL), disponível na Internet. Erroneamente é empregado como sinônimo de homepage. Cf. Homepage.

Site de Busca Site que funciona como um grande catálogo de endereços da Internet, oferecendo aos seus usuários o serviço de pesquisa para os mais diversos temas, por meio de palavras chaves. O mesmo que mecanismo de busca ou ferramenta de busca. Ex. Cadê, Yahoo! e AltaVista. Cf. Metabuscador.

Site espelho [Do inglês, Mirror Site].Duplicata de um site. Cada cópia é hospedada em provedores distintos, dividindo acessos com o site original. O objetivo deste recurso é tornar os acessos mais rápidos e reduzir o tempo de transferência de arquivos para os usuários.

SLIP [Ing. Sigla para Serial Line Internet Protocol]. Protocolo para transmissão de pacotes de dados TCP/IP, que permite o acesso discado à Internet de uma estação de trabalho ou computador pessoal, por meio de modem e linha telefônica.

Slot [Ing.] (Ranhura, fenda). Soquete que permite a conexão de placas de expansão nos computadores.

Smart Phone [Ing.] (Telefone Inteligente). Telefone celular, que opera no padrão GSM, desenvolvido para receber mensagens de correio eletrônico, fax e telas de Intranet.

Smiley [Ing.] (Sorridente). V. Emoticons.

SMS [Ing. Sigla para Short Message Service] (Serviço de Mensagens Curtas). Tecnologia que permite o envio de mensagens escritas, com um máximo de 160 caracteres, por meio de telefones celulares.

SMTP [Sigla em inglês para Simple Mail Transfer Protocol]. Protocolo integrante do TC/IP utilizado para o envio de correio eletrônico.

SNA [Sigla em inglês para Systems Network Architeture] (Sistema de Arquitetura de Rede). Conjunto de protocolos de redes, desenvolvido pela IBM em 1974, para permitir que seus diferentes modelos de computadores trocassem e processassem dados.

Snail Mail [Ing.] (Correio caracol). Termo, de natureza irônica, utilizado pelos usuários da Internet para referir-se ao correio convencional devido à sua lentidão se comparado à velocidade do correio eletrônico.

Sniffer [Ing. Ver. To Sniff (Farejar)] (Farejador). Programa que monitora o fluxo de dados numa rede.

SO [Sigla para Sistema Operacional] V. Sistema Operacional.

SOAP [Sigla em inglês para Simple Object Acces Protocol] (Protocolo Simples de Acesso a Objeto). Protocolo baseado na linguagem XML, que permite a troca de mensagens num sistema Web Service.

Software [Ing. Soft = suave ware = utensílio]. Termo cunhado por analogia a hardware. Conjunto de instruções, programas e dados a eles associados, empregados durante a utilização do computador. O mesmo que programa ou aplicativo.

Sonet [Ing. Syncrhonous Optical Network] (Rede Óptica Síncrona). Padrão de transmissão de dados, por fibra óptica, a velocidades entre 51 Mbps a 2,4 Gps.

Source code [Ing.] V. Código fonte.

Spam Mensagem não solicitada enviada por correio eletrônico a um grande número de destinatários, contendo correntes, publicidade, material pornográfico, propostas de enriquecimento fácil, pedidos de ajuda para pessoas necessitadas, histórias absurdas etc.

Spammer Indivíduo que envia spams.

Spamming Ato de enviar spams.

Spider [Ing.] (Aranha). Programa automatizado, que pesquisa o conteúdo dos sites na Intenet com o objetivo de catalogar informações para os mecanismos de busca.

Page 41: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

41

Spoofing [Ing. Spoof ] (Enganar). Técnica sofisticada utilizada por hackers e crackers que os permite acessar sistemas controlados passando-se por pessoa autorizada a fazê-lo.

SPX [Ing. Sigla para Sequenced Packet Exchange] (Intercâmbio Seqüencial de Pacote). Protocolo que assegura o correto recebimento dos dados em redes NetWare.

Spyware [Ing. Spy (espião) + ware (utensílio)] Programa que vem oculto a um outro baixado da Internet, sem que o usuário tenha conhecimento. Uma vez instalado, sempre que o computador estiver conectado à rede, passa a exibir anúncios pop-up, além de enviar ao remetente informações sobre os hábitos de navegação do usuário. Para livrar-se de qualquer acusação de ilegalidade, os criadores de programas que levam oculto um spyware, comunicam sua inclusão, no contrato de uso. No entanto, contam com o fato de que esses contratos, não raro são extensos, e por isso mesmo, são freqüentemente ignorados pelo usuário. A proteção contra essa intrusão se dá por meio de firewalls ou softwares removedores de espiões. V. Adware, ZoneAlarm e Ad-aware.

SSL [Sigla em inglês para Secure Socket Layer]. Protocolo desenvolvido pela Netscape para assegurar a transmissão de dados, em transações comercias na Internet.

Star Network [Ing.] V. Topologia em estrela.

Startup Screen [Ing.] V. Tela de Abertura.

Status [Lat.] (Modo de estar, estado). Termo usado para referir-se à condição, situação, em um determinado momento de um programa, um sistema operacional, canal de comunicação, rede de computadores, servidor, etc.

Status Bar [Ing.] V. Barra de Status.

Streaming [Ing.] (Fluxo contínuo). Tecnologia para envio de áudio e vídeo pela Internet, permitindo ao usuário ver e ouvir o conteúdo, a medida que o arquivo é transferido. Possibilita, entre outras, a transmissão ao vivo de programas de rádio ou televisão. Para utiliza-los é necessário programas específicos como Real Player e Windows Media Player, produzidos pela Real Networks e Microsoft, respectivamente.

Stuffit Programa para compactação de arquivos para sistema operacional Macintosh. Extensão .sit.

Style Sheet Arquivo com comandos CSS. Sua extensão é: .css.

Sumit [Ing.] (Submter). Comando de linguagem HTML que define a criação, em uma página web, de um botão, que quando acionado, permite o envio de dados para um website.

Surfar O mesmo que navegar na Internet.

Sysadmin [Ing. Acrôn. System Administrator ] (Administrador de Sistema). Profissional responsável pela administração do uso de uma rede de computadores. Figuram entre funções, atribuir contas e senhas para os usuários, determinar os espaços disponíveis no disco rígido e definir os níveis de acesso ao sistema.

Sysop [Ing. acrôn. Sys(tems) Op(erator)] (Operador de Sistema). Profissional responsável pela manutenção e operação de um BBS ou provedor de acesso à Internet.

T

T1 Conexão telefônica para transmissão de dados a uma velocidade de 1,544 Mbps, composta por 24 canais de 64 Kbps cada.

T3 Conexão telefônica para transmissão de dados a uma velocidade de 45 Mbps. Composta de 672 canais de 64 Kbps cada.

Tabbed Browsing

[Ing.] (Aba de navegação). Recurso do Netscape 7, que permite organizar várias páginas em uma única janela do browser.

Tag [Ing.] (Etiqueta). Comando de formatação de linguagem HTML. É indicada entre parênteses angulares: < >.

Tarifa Flat Modalidade de cobrança pelo acesso à Internet, em que o usuário paga uma taxa única mensal pelo uso da linha telefônica, independentemente do tempo de conexão.

Task Force [Ing.] (Força Tarefa). Designação dada aos grupos de pesquisadores voluntários do Internet Architeture Board.

Taxa de refresh Número de vezes, por segundo, que um canhão de elétrons, num monitor CRT, atualiza a imagem na tela. Sua unidade é o Hertz.

T-banking [Forma reduzida em inglês para Television banking]. Designação para o conjunto de operações bancárias, feitas por meio da televisão interativa.

T-commerce [Forma reduzida em inglês para Televison commerce] (Comérico pela televisão). Designação para o conjunto de transações comercias, feitas por meio da televisão interativa.

TCP/IP [Ing. Sigla para Transmission Control Protocol/ Internet Protocol] (Protocolo de Controle de Transmissão/Protocolo Internet). Conjunto de protocolos utilizados para o gerenciamento do tráfego de informações pela Internet. Controla a divisão da informação em pacotes, seu direcionamento pela rede, do

Page 42: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

42

emissor ao destinatário, quando então é recomposta.

TDMA [Sigla em inglês para Time Division Multiple Access] (Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo). Padrão digital para telefonia móvel, no qual cada canal de radiofreqüência é compartilhado por três usuários. O sinal digitalizado de cada um é compactado de 64 Kbps para 8 Kbps e depois transmitido em intervalos de tempo diferentes.

Tecla de atalho [Do ingês shortcut key]. Combinação de teclas usada para executar uma determinada função, sem que se precise recorrer à barra de ferramentas. Ex. No Word, Ctrl + C substitui o comando para cópia. No Explorer e no Navigator, Ctrl + N, substitui o comando para abrir uma nova janela.

Teclado Periférico, em que se encontram-se os principais comandos pelos quais se operam um computador. Está dividido em quatro partes: a) teclado alfanumérico, com letras e números; como em uma máquina de escrever; b) teclado numérico, como em uma calculadora; c) teclado de controle, cujas teclas (F1, Home, Alt e Shift, por exemplo.) usadas isoladamente ou em conjunto com outras executam funções especificas; d) teclado de direção, cujas teclas possuem setas indicando do sentido de direção do cursor.

Tecnologia da Informação

Designação para o conjunto de tecnologias empregadas no processo da informação.

Tela de Abertura

[Do inglês Startup Screen]. Imagem gráfica exibida na tela do computador assim que um programa é inicializado. Normalmente traz informações sobre a versão do software, número de série, copyright, logotipo do fabricante e identificação do usuário.

Tela de plasma Modelo de monitor para computadores em cada ponto da imagem é formado por três microcápsulas, uma para cada cor (azul, verde e vermelho) preenchidas por uma mistura de gases e envoltas por uma camada de fósforo. Os estímulos elétricos emitidos por um conjunto de eletrodos transformam os gases em plasma, emitindo uma luz ultravioleta que faz com que o fósforo brilhe formando a imagem. V. CRT e LDC.

Teleconferência Reunião de pessoas realizada por telefone ou rede de computadores. Neste último caso, os participantes podem compartilhar programas e arquivos.

Telefonia Fixa Designação para o sistema convencional de telefonia, em que os aparelhos fixos são interligados à central por um par de fios.

Telefonia Móvel Designação para o sistema de telefonia, em que os aparelhos portáteis (celulares) são interligados à central por ondas de rádio em lugar de fios.

Televisão Digital

Padrão de transmissão para televisão, em que os dados são enviados pelo sistema digital, proporcionando alta qualidade de imagem e som estéreo e sem interferências. Entre outras vantagens, permite uso de recursos interativos, como escolher o ângulo de visão, gravação de programas para posterior exibição, acesso à internet, correio eletrônico e etc.

Telnet Protocolo pertencente ao TCP/IP, que permite o acesso remoto via Internet a um outro computador. Por meio de um login e uma senha, o usuário pode utilizar-se dos programas e banco de dados desse computador.

Tempo de Conexão

[Do inglês, Connect Time]. Período de tempo durante o qual uma pessoa permanece conectada à Internet

Tempo Real Designação para o sistema de telefonia, em que os aparelhos portáteis (celulares) são interligados à central por ondas de rádio em lugar de fios.

Terabyte Múltiplo do byte. Equivale a 240 ou 1.099. 511.627. 776 bytes.

Thread [Ing.] (Fio, linha) Conjunto de respostas e mensagens relativas a um determinado assunto, em grupo de discussão.

Thumbnail [Ing.] (Lit. unha do polegar, Fig. breve descrição) Reprodução diminuta de uma imagem, que funciona como um link, exibindo, quando acionada pelo apontador do mouse, a mesma imagem, mas em tamanho original. Sua função é tornar a navegação mais rápida, pois uma imagem miniaturizada é carregada muito mais velozmente.

TIFF [Ing. Sigla para Tagged Image File Format ] (Formato de Arquivo de Imagem Rotulado). Formato de arquivo que permite armazenar imagens em alta resolução sem perda da sua qualidade. Extensão .tiff

Title [Ing.] (Título) Tag utilizada em linguagem HTML para indicar o título de um documento, apresentado na barra superior do browser. É definida pelo par , que por sua vez, é delimitado pelas tags <head></head>.

Title Bar [Ing.] V. Barra de Títulos.

TMK [Ing. Sigla para To My Knowledge]. Forma abreviada usada em mensagens de correio eletrônico e em grupos de discussão, que significa para meu conhecimento.

To [Ing.] (Para) Campo destinado a descrição do destinatário em uma mensagem de correio eletrônico.

Topologia Designação para os diversos modos de dispor e interligar as partes que compõem um sistema.

Page 43: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

43

Topologia de rede

Disposição dos computadores, cabos e outros componentes em uma rede local. A forma como estes são conectados, afeta o modo como o sistema operacional gerencia os computadores clientes, o fluxo de dados na rede e o nível de tolerância a falhas.

Topologia em Anel

Configuração de rede local, na qual os computadores são interligados formando um circuito fechado. À medida que os dados circulam pelo o anel, cada nó verifica o endereço de destino a eles associados. Quando há coincidência, a mensagem é aceita. Caso contrário, é regerada e enviada para o nó subseqüente e assim por diante.

Topologia em Árvore

Configuração de rede local, em que uma máquina é conectada a outras duas ou mais e estas a outras, e assim sucessivamente.

Topologia em Barramento

Configuração de rede local, na qual todos os nós estão conectados a uma linha principal de comunicação. Nesta disposição cada nó monitora as atividades de linha. As mensagens são detectadas por todos os nós, mas aceitas apenas, aqueles a que se destinam.

Topologia em Estrela

Configuração de rede local, na qual cada máquina se une por meio de um cabo a um computador central. Apesar de ser mais cara, esta disposição é mais rápida e segura. Na eventualidade de um problema, em um dos computadores ou cabo, apenas o respectivo segmento é comprometido.

Topologia Híbrida

V. Topologia mista.

Topologia Mista Configuração de rede local, que reúne duas ou mais topologias distintas. O mesmo que topologia híbrida.

Touch Screen [Ing.] (Tela sensível ao toque ). Tecnologia que dispensa o uso do mouse. Os comandos são executados por meio de toques na tela do computador.

Track ball [Ing. Track (rastro, caminho) Ball (bola)]. Periférico, com a mesma função de mouse, em que uma esfera, acionada pelos dedos da mão, controla os movimentos do cursor na tela do computador.

Tráfego Trânsito de dados em uma rede de computadores.

Transferência Ato de transferir arquivos de um disquete para o disco rígido de um computador e vice-versa ou entre dois computadores ligados em rede conectados ou não à Internet.

Transistor [Ing. Acrôn. Transfer + Resistor] Componente de circuito eletrônico constituído por material semicondutor, que controla o fluxo de corrente. Foi desenvolvido, em 1947 nos laboratórios Bell Telephone, nos EUA. Em relação as antigas válvulas as quais substituiu, tem como vantagens o baixo consumo de energia e o fato de não esquentar. Devido também a sua reduzida dimensão, promoveu uma verdadeira revolução na indústria eletrônica, permitindo o surgimento de uma nova geração de equipamentos de menor porte, incluindo os computadores.

Trap door [Ing] (Porta armadilha) V. Back Door.

Tree Network [Ing.] V. Topologia em árvore.

True Colors [Ing.] (Cores Reais) Sistema que utiliza 24 bits para representar a cor de cada pixel, permitindo a codificação de mais de 16 milhões de cores, o suficiente para abranger praticamente toda a capacidade humana de distingui-las.

Tunneling [Ing.] Túnel virtual, criado por meio de firewalls, numa Rede Privativa Virtual. V. VPN.

Tutorial Manual de instruções, em forma de um programa, que ensina a trabalhar com um software.

TV Interativa Tecnologia, em desenvolvido, que permitirá ao telespectador, o acesso, por meio de menus ou controle remoto, a serviços como comércio eletrônico (t-commerce), e-mail, navegar pela Internet, diretamente de um aparelho de televisão.

U

UCAID [Sigla em inglês para University Corporation for Advanced Internet Developement)] Consórcio responsável pela administração da Internet 2.

UDDI [Sigla em inglês para Universal Description Discovery and Integration Services] Aplicativo organizado na forma de diretório, que funciona como um catálogo, em que as empresas integradas a um sistema Web Service registrem os serviços que oferecem para que outras possam utilizá-los.

UDU [Sigla em inglês para Unatteded Delivery Unit] (Unidade de Entrega Desacompanhada) Protótipo em desenvolvimento pela Electrolux, para uma caixa de entrega em domicílio de produtos comprados pela Internet, mesmo quando o morador estiver ausente. Trata-se de um contêiner, com capacidade para 200 l, projetado para ficar do lado de fora da residência. É dividido em três compartimentos, um para produtos secos e outros dois, com temperatura controlada, para acondicionar alimentos congelados e resfriados. Ao fazer o pedido, o usuário envia simultaneamente para o varejista e para sua UDU, um código único de abertura. Após a entrega,

Page 44: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

44

quando a porta é fechada, esse código é automaticamente apagado e o comprador recebe um aviso de entrega pelo telefone celular.

Unix Sistema operacional, multiusuário e multitarefa, desenvolvido, no início da década dos 70, por Ken Thompson e Dennis Ritchie, no Bell Laboratories da AT&T. Escrito na linguagem C, podia ser executado em diversos sistemas operacionais. Embora fosse flexível, exigia do usuário possuisse bons conhecimentos em computação. Quando surgiu, foi distribuído gratuitamente, o que permitindo inúmeras versões.

Unzip Ato de descompactar um arquivo de extensão .zip

Upgrade [Ing.] (Elevação).Termo que designa a versão mais nova de um programa.

Upload [Ing. Up = para cima + load = carregar]. Ato de transferir para um computador remoto cópias de um arquivo ou programa. Cf. Download.

Upstream Fluxo de dados, nas conexões de alta velocidade, do usuário para o provedor de acesso. Cf .Downstream.

URL [Ing. Sigla para Uniform Resource Locator] (Localizador de Recurso Uniforme). Padrão de endereçamento na Internet. Especifica o protocolo a ser utilizado para acessar o recurso (http, ftp, gopher, etc.); o servidor no qual o recursos está hospedado, nome da empresa ou instituição a qual o site pertence; o país de origem. O mesmo que endereço. Ex. http//www.nossosite.com.br

Usenet [Ing. Acrôn. Use( r ) Net(work)].Rede mundial de computadores, que reúne milhares de grupos de discussão, nomeados e classificados hierarquicamente por temas.

Username [Ing.] (Nome do usuário). Nome escolhido por um usuário de um serviço oferecido por um site.

Usuário Indivíduo que utiliza um computador, rede de computadores ou os serviços de um site, neste dois últimos casos, identificados por meio de um login ou senha.

Utilitário Programa auxiliar utilizado para tarefas específicas. Ex. compactador de arquivos.

Utopia Nível 4 Mais recente especificação para a tecnologia ATM que eleva sua taxa de transferência para 10 Gbps. V. ATM.

UUCP [Sigla em inglês para Unix to Unix CoPy] Originalmente um conjunto de programas que facilita a transmissão de informações entre computadores com sistema operacional Unix, que com o tempo passou a ser utilizado em outras plataformas.

Uudecode Programa Unix que codifica em binários, arquivos com textos e imagens, a fim de torná-los apropriados ao envio por correio eletrônico. Cf. Uuencode.

Uuencode Programa Unix que decodifica arquivos binários em arquivos de textos e imagens, a fim de torná-los apropriados ao envio por correio eletrônico. Cf. Uudecode.

V

V.21 Norma para padronização e funcionamento de modems de 300 bps empregados em linhas discadas em transmissão full-duplex, estabelecida pelo Comité Consultatif Internationale de Telegraphie et Telephonie (CCITT).

V.22 Norma para padronização e funcionamento de modems de 2.400 bps, empregados em linhas discadas e privadas, em transmissão full-duplex, estabelecida pelo Comité Consultatif Internationale de Telegraphie et Telephonie (CCITT).

Vale do Silício [Ing] (Silicon Valley). Região da Califórnia (EUA) também conhecida como Santa Clara Valley, que alcançou fama mundial por concentrar fabricantes de computadores e centros de desenvolvimento e pesquisas de Eletrônica e de Informática.

Veronica [Ing. Acrôn. Very Easy Rodent-Oriented Netwide Index to Computadorized Archives]. Ferramenta de busca utilizada pelos servidores gopher.

Versão Beta Versão de um hardware ou software, distribuído gratuitamente para ser testado por uma pessoa, uma equipe ou empresa, com o objetivo de avaliar seu desempenho.

Viewer [Ing.] (Visualizador) Designação geral para os programas que permitem visualizar um arquivo gravado num determinado formato.

Vírus Programa desenvolvido com intenção nociva, que inserido em um computador, pode causar queda da sua performance, destruição de arquivos e disco rígido, ocupar espaço livre de memória, entre outros danos. As formas mais comuns de contaminação são os disquetes e arquivos enviados por correio eletrônico. Ex. Melissa.

Visitante Designação que se dá a qualquer indivíduo que acesse um determinado site. O mesmo que internauta.

vlink Comando utilizado em linguagem HTML para determinar a cor que uma palavra ou frase definidos como links assumirão depois de acionados pelo apontador do mouse. Cf. alink.

Page 45: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

45

VMA [Ing. Sigla para Windows Media Audio]. Formato de arquivo sonoro desenvolvido pela Microsoft, para concorrer com o MP3. Em relação a este, além de ocupar metade do espaço, oferece melhor qualidade de som.

VoIP Designação para a ligações telefônica ou por outras redes, via Internet, baseadas no padrão IP. O mesmo que Voz sobre IP.

Voz sobre IP V. VoIP.

VPN [Ing. Sigla para Virtual Private Network] (Rede Privativa Virtual). Rede particular, que se utiliza da infra-estrutura de uma rede pública de telecomunicações, como a Internet, por exemplo, para a transmissão de informações confidenciais. Os dados transmitidos são encriptados. Sua implementação se dá por meio de firewalls instaladas entre as redes particulares e a Internet, formando túneis virtuais, pelos quais trafegam as informações, protegendo-as do acesso de usuários não autorizados. Este tipo de rede é predominantemente empregada no âmbito corporativo, conectando a matriz à suas filiais espalhadas em diferentes cidades ou países.

VQF Padrão de compressão para arquivos de áudio, desenvolvido pela Yamaha para competir com o formato MP3. Em relação a este, é 30% menor, porém necessita de um tempo maior para ser gerado.

VRML [Ing. Sigla para Virtual Reality Modeling Language] (Linguagem Modelo para Realidade Virtual). Linguagem de programação que combinada com o HTML possibilita a criação de ambientes tridimensionais interativos, permitindo, por exemplo, que o usuário se movimente pelo seu interior. Foi criada em 1994 por Mark Pesce e Tony Parisi. Visualizar páginas VRML, na Internet, requer um navegador compatível, como o WebSpace, da Silicon Graphics, ou um plug-in VRML para o Internet Explorer ou o Navigator. Os arquivos VRML apresentam a extensão.wrl.

W

W3C [Ing. Sigla para World Wide Web Consortium]. Consórcio formado por instituições comerciais e educacionais, com o objetivo de definir padrões para as respectivas áreas relacionadas à WWW.

WAIS [Ing. Sigla para Wide Area Information Serve] (Servidor de Informações em Área Expandida). Sistema de busca de informação distribuída.

WAN [Ing. Sigla para Wide Area Network] (Rede de Longa Distância). Rede de computadores que abrange extensas áreas geográficas, como um estado, país ou continente. Cf. LAN.

Wannabe No jargão dos hackers, o hacker principiante.

WAP [Ing. Sigla para Wireless Application Protocol] (Protocolo de Aplicação sem Fio). Protocolo que permite o acesso à Internet por meio de telefones celulares.

War Dialing [Ing.] Método utilizado por hackers e crackers para encontrar redes desprovidas de proteção contra invasão. Baseia-se no uso de um modem, que disca seqüencialmente para diversos números de telefone, numa determinada região, armazenando informações sempre que um outro modem for identificado na ponta oposta da linha. Cf. War driving.

War Driving [Ing.] Método utilizado por hackers e crackers para rastear redes sem fio, desprovidas de qualquer tipo de proteção contra invasões. Para isso, saem às ruas a bordo de um automóvel, munidos de um cartão PCMCIA, um notebook provido de um software capaz de rastear e detectar redes sem fio, geralmente baixado gratuitamente da Internet e uma antena artesanal. O detalhe curioso é que muitos hackers utilizam como antena, uma lata das famosas batatinhas Pringles, que metálica e devido ao seu formato cilíndrico atua como um direcionador de sinais. O termo é uma adaptação de war dialing.

Warchalker Praticante de war driving que se utiliza do expediente do warchalking.

Warchalking [Ing.] (Guerra de giz) Recurso empregado por hackers e crackers para marcar, com giz, em postes, muros ou calçadas, símbolos padrões que informam, aos seus companheiros a existência, na localidade, de uma rede sem fio e sua condição (aberta, fechada ou protegida). As marcas são feitas com giz, para que possam ser atualizadas. A idéia de usar giz partiu do webdesigner inglês Matt Jones, inspirada no expediente semelhante usado, na época da grande depressão nos Estados Unidos, pelos mendigos, para indicar estabelecimentos em que poderiam ou não encontrar ajuda ou local para dormir.

Wav Formato de arquivo sonoro desenvolvido em conjunto pela Microsoft e IBM para plataforma Windows. Ao contrário dos arquivos de extensão Midi, registra voz, porém ocupa muito espaço. Um minuto de áudio nesse formato exige mais de 1MB.

Web [Ing.] (Teia). Forma reduzida de se referir à WWW.

Web Beacon [Ing.] V. Web Bug.

Web Bug [Ing.] Imagem em formato gif incorporada à uma página web ou em mensagens de correio eletrônico, que traz embutida um código HTML, que coletar informações sobre os hábitos de navegação dos internautas como:

Page 46: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

46

endereço IP do computador, seu tempo de permanência em uma página; data e hora marcadas no registro do Windows, tipo de navegador utilizado e quais cookies estão instalados na máquina. De reduzidíssima dimensão, geralmente um pixel, é imperceptível, muitos sites usam imagens invisíveis, cuja cor é semelhante a usada para compor o fundo da página em que encontram. O mesmo que Web beacon.

Web Card [Ing.] V. Cartões virtuais.

Web Semântica [Ing.] (Semântica da Web) Conceito concebido pelo físico inglês Tom Berners-Lee, o criador da World Wide Web, cuja proposta, ainda em desenvolvimento, por um grupo de pesquisadores do W3C, por ele liderado, é estruturar todo o conteúdo disponível na Internet. Essa estruturação será baseada num conjunto de regras, que permitirá a localização eficiente e precisa da informação desejada. Por mais sofisticados que sejam os mecanismos de buscas, atualmente existentes, todos, sem exceção, oferecem para cada solicitação um grande número de páginas, que, em sua maioria, não atendem às necessidades do usuário. Esse é, então, obrigado a verificar uma a uma, até encontrar exatamente o que procura. A Web semântica se propõe objetivar essa busca, de modo que o conteúdo exato seja encontrado em uma única consulta. Esse conceito baseia-se na inserção, em cada arquivo da Web, de tags personalizadas, definidas pela linguagem XML e, com isso, indexar toda a informação disponível de forma precisa. A localização exata da informação que se busca estará a cargo de agentes. O conceito de Web semântica prevê ainda o uso de RDF, um padrão de descrição, composto por trios de informação, em que cada unidade terá função própria, como sujeito, verbo e objeto, em uma frase. Para cada diferente significado de uma palavra e sua função numa frase será criada uma identificação (URI). O maior desafio da Web semântica é a padronização dessas URIs. Para isso prevê-se o uso de ontologias, que fornecerão aos agentes o vocabulário necessário para identificar de modo preciso a informação que se busca.

Web Service [Ing.] (Serviço Web) Aplicação lógica, programável que torna compatíveis entre si os mais diferentes aplicativos, independentemente do sistema operacional, permitindo a comunicação e intercâmbio de dados entre diferentes redes corporativas. A interoperabilidade entre redes distintas é possível pelo uso de padrões como o XML para a troca de mensagens e o SOAP para recebimento e envio dessas mensagens. Ainda em desenvolvimento, essa tecnologia promete uma drástica redução de custos na comunicação e troca de informação entre as empresas.

Webcam Câmera, que conectada ao computador, permite captar e enviar imagens em tempo real, pela Internet.

Webcrawler Ferramenta utilizada por sites de busca, que pesquisa endereços e palavras-chaves em sites pela Internet, afim de dispô-los a seus usuários.

Webdesigner Profissional responsável pela concepção visual de um site. Cabe a ele assegurar navegabilidade às páginas Web.

Weblog [Ing. Acrôn. Web (Teia) + log (Registro)] Serviço desenvolvido pelo norte-americano Evan Williams, proprietário da Pyra Labs. Baseia-se num software chamado blogger, que permite transformar um site num diário digital, para o registro de relatos de do cotidiano de seu proprietário. Essa modalidade de website caiu rapidamente no gosto dos usuários da Internet, devido, principalmente, a sua facilidade de criação e atualização de seu conteúdo, mesmo para quem não domina a linguagem HTML. Por conta desse sucesso, está se transformando num canal de expressão individual na Web, deixando de ser usado apenas como um diário, para oferecer conteúdos especializados nos mais diversos assuntos. O mesmo que blog.

Webmail Serviço de correio eletrônico que pode ser utilizado em qualquer computador com acesso à Internet.

Webmaster [Ing.] (Webmestre).Profissional que administra um website. São suas atribuições a criação e atualização das páginas, supervisão dos programas e equipamentos, respostas às mensagens de correio eletrônico dos usuários, etc.

Webmistress [Ing.]. Fem. de webmaster.

Website O mesmo que site.

Webweaver [Ing.] (Webtecelão).O mesmo que webmaster.

Webwriter Profissional que redige textos para mídia digital. Ex. Internet.

WECA [Sigla em inglês para Wireless Ethernet Compatibility Alliance] Organização sem fins lucrativos, criada em 1999, nos Estados Unidos, encarregada de emitir certificação para equipamentos compatíveis com a especificação IEEE 802.11b e promover o Wi-Fi como padrão para rede local sem fio.

WEP [Sigla em inglês para Wired Equivalente Privacy]. Protocolo de segurança utilizado pelas redes sem fio.

Wep Node Denominação do símbolo, composto pela letra w inscrita em um círculo, que identifica, entre os warchakers, a existência de uma rede sem fio aberta, protegida pela criptografia Wep.

Whois 1.Serviço mantido pela Internet Registration Service (InterNIC) que fornece o endereço (postal e eletrônico) de pessoas e organizações, instituiçöes e redes cadastradas na Internet. 2. [Ing. Who is] (Quem é). Em uma rede IRC é o comando empregado para obter informações sobre algum usuário.

Wi-Fi [Sigla em inglês para Wireless Fidelity ] (Fidelidade sem Fio) Certificação concedida pelo WECA para equipamentos baseados no padrão IEEE 802.11b.

Page 47: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

47

WI-FI 2.0 V. IEEE 802.11g.

Wi-FI 5 Certified

[Ing. Wireless Fidelity 5 Certified ] (Certificado para Fidelidade sem Fio 5) Certificado emitido pelo WECA para equipamentos compatíveis com a especificação IEEE 802.11a. O nome deve-se ao fato dessa especificação operar numa largura de banda de 5 GHz.

WinAmp Programa desenvolvido pela Nullsoft, uma divisão da American On line (AOL), para ouvir músicas arquivadas no formato MP3.

Windows [Ing.] (Janela). Sistema operacional, multitarefa desenvolvido pela Microsoft Corporation, a partir de 1983. Apresenta um ambiente de trabalho em que os aplicativos são dispostos na forma de janelas; daí o nome.

Windows Media Player

Programa desenvolvido pela Microsoft que, entre outros recursos, permite pesquisar e fazer download da Web de arquivos de áudio e vídeo e depois reproduzi-los, tocar e gravar CDs além de sintonizar emissoras de rádio via Internet.

WinZip Um dos mais famosos programas de compactação de arquivo. Extensão .zip.

Wireless [Ing.] (Sem Fio). Termo que designa sistemas de telecomunicações em que os sinais são transmitidos por ondas eletromagnéticas, dispensando o uso de fios.

Wizard [Ing.] (Mago). 1. Diz-se de um programador altamente capacitado e criativo ou de um usuário de computador muito hábil. 2. Ferramenta de ajuda dentro de um programa. 3. Assistente que facilita certas tarefas de um programa.

WLAN [Sigla em inglês para Wireless Local Network Area] (Rede Local Sem Fio) Tecnologia que permite a implantação de uma rede local (LAN), sem uso de fios ou cabos, empregando ondas de rádio de alta freqüência para comunicação e transmissão de dados.

WML [Ing. Sigla para Wirelles Markup Language] (Linguagem de Marcação para Aplicações sem Fio). Versão simplificada da linguagem HTML, utilizada para criação de páginas Web exibidas em telefones celulares.

Workstation [Ing.] (Estação de trabalho) 1. Computador que integra uma rede. 2. Computador independente, de elevada capacidade de resolução gráfica e de processamento utilizado para projetos de engenharia, arquitetura, design e publicidade. Ex. CAD.

World Wide Web

[Ing.] (Teia de Alcance Mundial) Conjunto interligado de documentos escritos em linguagem HTML armazenados em servidores HTTP ao redor do mundo. Foi concebida pelo físico inglês Tom Berners-Lee em 1989.

World Wide Web Consortium

V. W3C.

Worm 1. [Ing. Acrôn.W(rite) O(nce) R(ead) M(any)]. Modalidade de disco cuja informações gravadas não podem ser apagadas ou alteradas. Graças a essa característica e sua grande capacidade de armazenamento de dados é utilizado como arquivo morto e registro de informações históricas. 2. [Ing.] (Verme). Programa nocivo, normalmente enviado por e-mail, que se propaga dentro de um computador ou rede produzindo cópias de si mesmo. Multiplica-se com tal rapidez, a ponto de travar o computador em que se encontra instalado.

WSDL [Sigla em inglês para Web Service Description Language] (Linguagem de Descrição de Webservices) Formato de linguagem baseada em XML, padronizado pelo W3C, que define um conjunto de regras para o envio de mensagens, num sistema Web Service.

WS-I [Sigla em inglês para Web Services Interoperability Organization] (Organização para Interoperabilidade Web Services] Consórcio fundado pela Microsoft e IBM em fevereiro de 2002 e que reúne mais de 100 empresas, com o objetivo de assegurar a uma interoperabilidade entre os equipamentos num sistema Web Service.

WSIWYG [Ing. Sigla para What You See Is Whatt You Get] (O Que Você Vê É o Que Você Obtém). Forma genérica de referir-se aos editores de linguagem HTML, surgidos a partir de 1996, que permitem ao usuário, à medida, em que vai criando uma página, visualizá-la como será exibida no navegador. Ex. Dreamweaver e FrontPage.

WWW [Ing. Sigla para World Wide Web] (Teia de Alcance Mundial).Conjunto interligado de documentos escritos em linguagem HTML armazenados em servidores HTTP ao redor do mundo.

X

X.25 Padrão internacional de comunicação definido pelo Comité Consultatif Internationale de Telegraphie et Telephonie (CCITT), utilizado pelos operadores de telecomunicações na Europa.

XML [Ing. Sigla para Extensive Mark up Language]. Versão reduzida da Standard Generalized Markup Language (SGML) que permite a criação de tags personalizadas de modo a facilitar a organização e apresentação das informações contidas numa página Web.

Xmodem Protocolo para transferência de dados, em que a informação é enviada em pacotes de 128 bytes. Utiliza-se do

Page 48: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

48

modo de transmissão half-duplex. Sua limitação é permitir o envio de um único arquivo por comando. Cf. Ymodem e Zmodem.

Y

Yahoo ! Um dos primeiros e mais prestigiados mecanismos de busca da Web. Começou como um hobby de dois estudantes, candidatos ao curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Stanford (EUA), David Filo e Jerry Yang, que em 1994 começaram a catalogar links para que não perdessem tempo em novas buscas. No ano seguinte, aceitaram o convite para hospedá-lo nos servidores da Netscape, a partir de então alcançou um crescimento vertiginoso. Transformou-se tempos depois, em uma empresa, a Yahoo Corporation, com sede na Califórnia (EUA). Financiada com a renda da publicidade, oferece uma gama de serviços para um público superior a 200 milhões de pessoas/mês, em todo o mundo.

Yanoff List [Ing.] (Lista de Yanoff). Serviço disponível na Internet, que traz endereços de milhares de sites, catalogados por categorias como arte, comércio, culinária, esportes, literaura, e links para servidores gophers, FTPs, etc. Sua criação e organização são atribuídas a Scott Yanoff.

Yellow Pages [Ing.] (Páginas Amarelas). O mesmo que mecanismo de busca. O nome é uma alusão à famosa publicação que traz números telefônicos.

YHBT [Ing. Forma abreviada para You Have Been Trolled] (Você levou um trote). Expressão utilizada em correio-eletrônico ou salas de bate-papo para indicar que o destinatário foi alvo de uma brincadeira.

YHL [Ing. Forma abreviada para You Have Lost] (Você perdeu). Expressão utilizada em correio eletrônico ou salas de bate-papo.

Ymodem Aperfeiçoamento do protocolo Xmodem, com capacidade para transmissão de dados em pacotes de 1 Kb e envio simultâneo de diversos arquivos (batch). Utiliza-se do modo de transmissão half-duplex. Cf. Xmodem e Zmodem.

Yottabyte Múltiplo do byte. Equivale a 280 ou 1.208. 925. 819. 581. 336. 886. 706. 176 bytes.

Z

Zen Mail [Ing.] (Correio Zen) Designação para correio eletrônico que chega sem mensagem.

Zettabyte Múltiplo do byte. Equivale a 1.180.591.620.684.899.303.424 bytes.

Zip Forma genérica de referir-se a um arquivo compactado no formato zip. V. WinZip.

Zipar [Neo.] Expressão criada a partir da extensão .zip do programa de compactação Winzip. Significa o ato de compactar um arquivo.

Zmodem Aperfeiçoamento do protocolo Xmodem, com capacidade para transmissão de dados em pacotes de 128 bytes a 1 Kb e o envio simultâneo de diversos arquivos (batch). Este protocolo possui o recurso checkpoint restart, que permite, em caso de interrupção na conexão, retomar a transmissão do ponto em que foi interrompida. Utiliza-se do modo de transmissão full-duplex. Cf. Xmodem eYmodem.

ZoneAlarm Software desenvolvido pela Zone Labs, disponível para download nas versões gratuita e paga, essa última com recursos adicionais, que impedem a instalação de spywares, avisando ao usuário quando um programa tenta enviar ou receber dados e oferecendo a opção de bloquear ou aprovar cada tentativa.

VERBETES NUMÉRICOS E SIMBÓLICOS

@ Sinal gráfico que designa a palavra arroba.

100 Código de status para o protocolo HTTP, categoria informativo. Indica continuidade da operação.

101 Código de status para o protocolo HTTP, categoria informativo. Indica que mudança automática de protocolo.

200 Código de status para o protocolo HTTP, categoria de sucesso. Indica que solicitação foi atendida com êxito.

201 Código de status para o protocolo HTTP, categoria de sucesso. Comando Post enviado com sucesso.

202 Código de status para o protocolo HTTP, categoria de sucesso. Indica que a URL solicitada exige outros dados, uma senha, por exemplo, para ser acessada.

203 Código de status para o protocolo HTTP, categoria de sucesso. Indica que as informações retornadas são parciais.

204 Código de status para o protocolo HTTP, categoria de sucesso. Indica que a solicitação foi recebida mas ainda não há resposta, porque, o servidor está sobrecarregado.

Page 49: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

49

301 Código de status para o protocolo HTTP, categoria de redirecionamento. Os dados solicitados têm uma nova localização, devendo-se, portanto, utilizar uma nova URL.

302 Código de status para o protocolo HTTP, categoria de redirecionamento. Os dados solicitados estão temporariamente em outra localização.

305 Código de status para o protocolo HTTP, categoria de redirecionamento. O recursos solicitado deve ser acessado, por meio proxy indicado no campo de localização.

3G Forma reduzida para referir-se à terceira geração de telefones móveis (sem fio) capazes de oferecer recursos como transmissão de voz, dados e vídeo.

400 Bad Request

Código de status HTTP que indica haver erro na digitação do endereço da URL solicitada.

401 Unauthorized

Código de status HTTP informando que a senha digitada para acessaar a URL está incorreta.

402 Payment Required

Código de status HTTP que indica o acesso à URL solicitada requer um pagamento.

403 Forbiden Código de status HTTP para indicar que a solicitação não pode ser atendida, porque a URL solicitada pertence a um site de acesso restrito.

404 Not Found Código de status HTTP. Informando que a URL solicitada não foi encontrada porque o web site em questão, não se encontra mais nesse servidor ou porque o endereço digitado está incorreto.

500 Internal Serve Error

Código de status para o protocolo HTTP, categoria de erro no servidor. Foi encontrada uma condição inesperada que impede o atendimento da solicitação.

501 Not Implemented

Código de status para o protocolo HTTP, categoria de erro no servidor. O servirdor não suporta a função requerida.

502 Bad Gateway

Código de status para o protocolo HTTP, categoria de erro no servidor. O servidor acusa erro ao identificar um gateway.

503 Out of Resource

Código de status para o protocolo HTTP, categoria de erro no servidor. O servidor está temporariamente indisponível, entre outros motivos: provedor fora do ar ou gateway com problemas.

504 Gateway Time-out

Código de status para o protocolo HTTP, categoria de erro no servidor. O tempo de resposta expirou.

505 Version not Suported

Código de status para o protocolo HTTP, categoria de erro no servidor. Versão HTTP não suportada.

DOMÍNIOS DE PAÍSES - SUFIXOS

Classificação por sufixo. Classificação por país.

Sufixo País Sufixo País

.ac Ascensão .af Afeganistão

.ad Andorra .zm África do Sul

.ae Emirados Árabes Unidos .al Albânia

.af Afeganistão .de Alemanha

.ag Antígua e Barbuda .ad Andorra

.ai Anguilla .ao Angola

.al Albânia .ai Anguilla

.am Armênia .aq Antartica

.an Antilhas Holandesas .ag Antígua e Barbuda

.ao Angola .an Antilhas Holandesas

.aq Antartica .sa Arábia Saudita

.ar Argentina .dz Argélia

.as Samoa Ocidental .ar Argentina

.at Áustria .am Armênia

.au Austrália .aw Aruba

Page 50: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

50

.aw Aruba .ac Ascensão

.az Azerbaijão .au Austrália

.ba Bósnia-Herzegóvina .at Áustria

.bb Barbados .az Azerbaijão

.bd Bangladesch .bs Bahamas

.be Bélgica .bh Bahrain

.bf Burkina Fasso .bd Bangladesch

.bg Bulgária .bb Barbados

.bh Bahrain .by Belarus

.bi Burundi .be Bélgica

.bj Benin .bz Belize

.bm Bermudas .bj Benin

.bn Brunei .bm Bermudas

.bo Bolívia .bo Bolívia

.br Brasil .cv Boné Verde

.bs Bahamas .ba Bósnia-Herzegóvina

.bt Butão .bw Botsuana

.bv Ilha Bouvet .br Brasil

.bw Botsuana .bn Brunei

.by Belarus .bg Bulgária

.bz Belize .bf Burkina Fasso

.ca Canadá .bi Burundi

.cc Ilhas Cocos .bt Butão

.cd República de Pessoas Democráticas do

Congo .cm Camarões

.cf República Centro Africana .kh Camboja

.cg República do Congo .ca Canadá

.ch Suíça .kz Cazaquistão

.ci Costa do Marfim .td Chade

.ck Ilhas Cook .cl Chile

.cl Chile .cn China

.cm Camarões .cy Chipre

.cn China .va Cidade do Vaticano

.co Colômbia .sg Cingapura

.cr Costa Rica .co Colômbia

.cu Cuba .kp Coréia do Norte

.cv Boné Verde .kr Coréia do Sul

.cx Ilha Natal .ci Costa do Marfim

.cy Chipre .cr Costa Rica

.cz República Tcheca .hr Croácia

.de Alemanha .cu Cuba

.dj Djibuti .dk Dinamarca

.dk Dinamarca .dj Djibuti

.dm Dominica .dm Dominica

.do República Dominicana .eg Egito

.dz Argélia .sv El Salvador

.ec Equador .ae Emirados Árabes Unidos

Page 51: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

51

.ee Estônia .ec Equador

.eg Egito .er Eritréia

.eh Saara Ocidental .sk Eslováquia

.er Eritréia .si Eslovêna

.es Espanha .es Espanha

.et Etiópia .us Estados Unidos

.fi Finlândia .ee Estônia

.fj Fiji .et Etiópia

.fk Ilhas Falkland (Malvinas) .fj Fiji

.fm Micronésia .ph Filipinas

.fo Ilhas de Faeroes .fi Finlândia

.fr França .fr França

.ga Gabão .ga Gabão

.gd Granada .gm Gâmbia

.ge Geórgia .gh Gana

.gf Guiana Francesa .ge Geórgia

.gg Guernsey .gs Geórgia

.gh Gana .gi Gibraltar

.gi Gibraltar .gd Granada

.gl Groelândia .gr Grécia

.gm Gâmbia .gl Groelândia

.gn Guiné .gp Guadalupe

.gp Guadalupe .gu Guam

.gq Guiné Equatorial .gt Guatemala

.gr Grécia .gg Guernsey

.gs Geórgia .gy Guiana

.gt Guatemala .gf Guiana Francesa

.gu Guam .gn Guiné

.gw Guiné-Bissau .gq Guiné Equatorial

.gy Guiana .gw Guiné-Bissau

.hk Hong Kong .ht Haiti

.hm Ilhas MacDonald .nl Holanda

.hn Honduras .hn Honduras

.hr Croácia .hk Hong Kong

.ht Haiti .hu Hungria

.hu Hungria .yt Iêmen

.id Indonésia .bv Ilha Bouvet

.ie Irlanda .im Ilha de Man

.il Israel .cx Ilha Natal

.im Ilha de Man .nf Ilha Norfolk

.in Índia .pn Ilha Pitcairn

.io Oceano Índico Britânico .re Ilha Reunião

.iq Iraque .vg Ilhas

.ir Irã .ky Ilhas Cayman

.is Islândia .cc Ilhas Cocos

.it Itália .km Ilhas Comares

.je Jersey .ck Ilhas Cook

Page 52: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

52

.jm Jamaica .fo Ilhas de Faeroes

.jo Jordânia .vn Ilhas de Virgens (EUA)

.jp Japão .fk Ilhas Falkland (Malvinas)

.ke Quênia .hm Ilhas MacDonald

.kg Quirguistão .mp Ilhas Marianas do Norte

.kh Camboja .mh Ilhas Marshall

.ki Kiribati .um Ilhas Periféricas da América

.km Ilhas Comares .sb Ilhas Salomão

.kn São Cristóvão e Névis .sc Ilhas Seychelles

.kp Coréia do Norte .tk Ilhas Tokelau

.kr Coréia do Sul .tc Ilhas Turks e Caicos

.kw Kuait .ws Ilhas Wallis e Futuna

.ky Ilhas Cayman .in Índia

.kz Cazaquistão .id Indonésia

.la Laos .ir Irã

.lb Líbano .iq Iraque

.lc Santa Lúcia .ie Irlanda

.li Liechtenstein .is Islândia

.lk Sri Lanka .il Israel

.lr Libéria .it Itália

.ls Lesoto .za Iugoslávia

.lt Lituânia .jm Jamaica

.lu Luxemburgo .jp Japão

.lv Letônia .je Jersey

.ly Líbia .jo Jordânia

.m Myanma .ki Kiribati

.m Malaui .kw Kuait

.ma Marrocos .la Laos

.mc Mônaco .ls Lesoto

.md Moldova .lv Letônia

.mg Madagascar .lb Líbano

.mh Ilhas Marshall .lr Libéria

.mk Macedônia .ly Líbia

.ml Mali .li Liechtenstein

.mn Mongólia .lt Lituânia

.mo Macau .lu Luxemburgo

.mp Ilhas Marianas do Norte .mo Macau

.mq Martinica .mk Macedônia

.mr Mauritânia .mg Madagascar

.ms Montserrat .my Malásia

.mt Malta .m Malaui

.mu Maurício .mv Maldivas

.mv Maldivas .ml Mali

.mx México .mt Malta

.my Malásia .ma Marrocos

.mz Moçambique .mq Martinica

.na Namíbia .mu Maurício

Page 53: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

53

.nc Nova Caledônia .mr Mauritânia

.ne Níger .yu Mayotte

.nf Ilha Norfolk .mx México

.ng Nigéria .fm Micronésia

.ni Nicarágua .mz Moçambique

.nl Holanda .md Moldova

.no Noruega .mc Mônaco

.np Nepal .mn Mongólia

.nr Nauru .ms Montserrat

.nu Niue .m Myanma

.nz Nova Zelândia .na Namíbia

.om Omã .nr Nauru

.pa Panamá .np Nepal

.pe Peru .ni Nicarágua

.pf Polinésia Francesa .ne Níger

.pg Papua-Nova Guiné .ng Nigéria

.ph Filipinas .nu Niue

.pk Paquistão .no Noruega

.pl Polônia .nc Nova Caledônia

.pm St. Pierre e Miquelon .nz Nova Zelândia

.pn Ilha Pitcairn .io Oceano Índico Britânico

.pr Porto Rico .om Omã

.ps Palestina .pw Palau

.pt Portugal .ps Palestina

.pw Palau .pa Panamá

.py Paraguai .pg Papua-Nova Guiné

.qa Qatar .pk Paquistão

.re Ilha Reunião .py Paraguai

.ro Romênia .pe Peru

.ru Rússia .pf Polinésia Francesa

.rw Ruanda .pl Polônia

.sa Arábia Saudita .pr Porto Rico

.sb Ilhas Salomão .pt Portugal

.sc Ilhas Seychelles .qa Qatar

.sd Sudão .ke Quênia

.se Suécia .kg Quirguistão

.sg Cingapura .uk Reino Unido

.sh Santa Helena .cf República Centro Africana

.si Eslovêna

.cd República de Pessoas

Democráticas do Congo

.sj Svalbard .cg República do Congo

.sk Eslováquia .do República Dominicana

.sl Serra Leoa .cz República Tcheca

.sm San Marino .ro Romênia

.sn Senegal .rw Ruanda

.so Somália .ru Rússia

.sr Suriname .eh Saara Ocidental

Page 54: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

54

.st São Tomé e Príncipe .as Samoa Ocidental

.sv El Salvador .ye Samoa Ocidental

.sy Síria .sm San Marino

.sz Suzailândia .sh Santa Helena

.tc Ilhas Turks e Caicos .lc Santa Lúcia

.td Chade .kn São Cristóvão e Névis

.tf Territórios Franceses .st São Tomé e Príncipe

.tg Togo .vc São Vicent e Granadinas

.th Tailândia .sn Senegal

.tj Tadjiquistão .sl Serra Leoa

.tk Ilhas Tokelau .sy Síria

.tm Turcomenistão .so Somália

.tn Tunísia .lk Sri Lanka

.to Tonga .pm St. Pierre e Miquelon

.tp Timor Leste .sd Sudão

.tr Turquia .se Suécia

.tt Trinidad e Tobago .ch Suíça

.tv Tuvalu .sr Suriname

.tw Taiwan .sz Suzailândia

.tz Tanzânia .sj Svalbard

.ua Ucrânia .tj Tadjiquistão

.ug Uganda .th Tailândia

.uk Reino Unido .tw Taiwan

.um Ilhas Periféricas da América .tz Tanzânia

.us Estados Unidos .tf Territórios Franceses

.uy Uruguai .tp Timor Leste

.uz Uzbequistão .tg Togo

.va Cidade do Vaticano .to Tonga

.vc São Vicent e Granadinas .tt Trinidad e Tobago

.ve Venezuela .tn Tunísia

.vg Ilhas .tm Turcomenistão

.vi Virgens (Reino Unido) .tr Turquia

.vn Ilhas de Virgens (EUA) .tv Tuvalu

.vu Vietnã .ua Ucrânia

.wf Vanuatu .ug Uganda

.ws Ilhas Wallis e Futuna .uy Uruguai

.ye Samoa Ocidental .uz Uzbequistão

.yt Iêmen .wf Vanuatu

.yu Mayotte .ve Venezuela

.za Iugoslávia .vu Vietnã

.zm África do Sul .vi Virgens (Reino Unido)

.zr Zâmbia .zw Zaire

.zw Zaire .zr Zâmbia

.zw Zimbábue .zw Zimbábue

DOMÍNIO DE PRIMEIRO NÍVEL - DPN

Page 55: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

55

DPNs para Instituições - Pessoas jurídicas

AM.BR Empresas de radiodifusão sonora

ART.BR Artes: música, pintura, folclore

EDU.BR Entidades de ensino superior

COM.BR Comércio em geral

ESP.BR Esporte em geral

FAR.BR Farmácias e drogarias

FM.BR Empresas de radiodifusão sonora

G12.BR Entidades de ensino de primeiro e segundo grau

GOV.BR Entidades do governo federal

IMB.BR Imobiliárias

IND.BR Industrias

INF.BR Meios de informação (rádios, jornais, bibliotecas, etc..)

MIL.BR Forças Armadas Brasileiras

NET.BR Detentores de autorização para o serviço de Rede e Circuito Especializado

da Anatel e/ou detentores de um Sistema Autônomo conectado a Internet conforme o RFC1930

ORG.BR Entidades não governamentais sem fins lucrativos

PSI.BR Provedores de serviço Internet

REC.BR Atividades de entretenimento, diversão, jogos, etc...

SRV.BR Empresas prestadoras de serviços

TMP.BR Eventos temporários, como feiras e exposições

TUR.BR Entidades da área de turismo

TV.BR Empresas de radiodifusão de sons e imagens

ETC.BR Entidades que não se enquadram nas outras categorias

DPNs para Profissionais Liberais - Pessoas físicas

ADM.BR Administradores

ADV.BR Advogados

ARQ.BR Arquitetos

ATO.BR Atores

BIO.BR Biólogos

BMD.BR Biomédicos

CIM.BR Corretores

CNG.BR Cenógrafos

CNT.BR Contadores

ECN.BR Economistas

ENG.BR Engenheiros

ETI.BR Especialista em Tecnologia da Informaçã

FND.BR Fonoaudiólogos

FOT.BR Fotógrafos

Page 56: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

56

FST.BR Fisioterapeutas

GGF.BR Geógrafos

JOR.BR Jornalistas

LEL.BR Leiloeiros

MAT.BR Matemáticos e Estatísticos

MED.BR Médicos

MUS.BR Músicos

NOT.BR Notários

NTR.BR Nutricionistas

ODO.BR Dentistas

PPG.BR Publicitários e profissionais da área de propaganda e marketing

PRO.BR Professores

PSC.BR Psicólogos

QSL.BR Rádio amadores

SLG.BR Sociólogos

TRD.BR Tradutores

VET.BR Veterinários

ZLG.BR Zoólogos

DPN para Pessoas Físicas - Pessoas físicas

NOM.BR Pessoas Físicas

EMOTICONS

Emoticon Significado Emoticon Significado

[]'s Abraços :-| Hmmmph!

:-(#) Aparelho dentário :-0 Impressionado

(:-O Assustado de chapéu :-/ Indeciso

:-)' Babando :-" Lábios franzidos

:-)> Barbudo :-T Lábios selados

B-) Batman :-9 Lambendo os lábios

:-x Beijinho :-& Língua presa

:-# Beijo (1) §ô¿ô§ Lord Inglês ou Judeu

:-* Beijo (2) :-| Macaco

:-X Beijo (3) %+( Machucado

:-V Berro (:-x Mandando beijo

:-{ Bigode (1) (:-... Mensagem de partir o coração

:-#) Bigode (2) :-p Mostrando a língua

I-O Bocejando :-)) Muito feliz

(:-) Calvo :-c Muito infeliz

(-: Canhoto :-(( Muito triste

<¦-) Chinês (1) :+) Narigudo

<|-) Chinês (2) :^) Nariz deslocado

:-O Chocado :^) Nariz quebrado

:'''-( Chorando muito R-) Óculos quebrados

:'-( Chorando :-o Oh,não!!

X-) Com vergonha ou tímido .-) Olho fechado

:-P Dando língua 8-} Olho gordo

Page 57: Glossário de termos informáticos e afins

__________________________________________________________________________________________________________________ Glossário de Termos Informáticos e Afins www.robertoandrade.com.br

57

d:-) De boné ?-) Olho roxo

d:-P De boné, dando língua {;V Pato

|-( De madrugada <:-) Pergunta estúpida

:-e Desapontado ;-) Piscando

i-) Detetive :8) Porco

:-¶) Dor de dente (-) Precisando de um corte de cabelo

|-) Dormindo =:-) Punk

*-) Drogado :-C Queixo caído

5:-) Elvis Presley :-t Rabugento

@}-- Enviando uma rosa para alguém :*) Resfriado

_,,,^._.^,,,_ Espiando por cima do muro |-] Robocop

_m (o_o) m_ Espiando por cima do muro O:-) Santo

B-) Estou feliz e de óculos |:-) Sombrancelhas espessas

:-/ Estou perplexa >:-) Sorriso diabólico

X-) Estrábico :-7 Sorriso irônico

:-V Falando (:-( Triste (1)

:-) Feliz :-( Triste ou com raiva

/:-) Francês :-( Triste (2)

:-i Fumante (1) :-} Usando batom

:-Q Fumante (2) d:-) Usando boné

:-? Fumante de cachimbo Cl:-) Usando chapéu coco

:-j Fumante sorrindo [:-) Usando headfones

:-II Furioso 8-) Usando óculos (1)

:-D Gargalhando (1) ::-) Usando óculos (2)

:-)))) Gargalhando (2) ]:-) Vaca

8:) Gorila :-} + :-) = (_)> Vamos tomar um chopinho

:-6 Gosto azedo :-[ Vampiro (1)

:-)X Gravata borboleta :-|< Vampiro (2)

:-*) Gripe (1) :-< Vampiro (3)

:-,) Gripe (2) :-)= Vampiro(4)

:-@ Gritando :-|| Zangado

COMENTÁRIOS FINAIS Espero que você tenha aprendido lições importantes com esse material. Guarde está apostila em seu computador, para ser usada posteriormente como guia de referência rápida em suas possíveis dúvidas. Boa sorte no concurso! Para maiores informações, críticas e sugestões entre em contato pelo e-mail:

[email protected] Obrigado!