grupo 1 - provaweb.unifoa.edu.br/portal_ensino/sav/provas/21-12-2008/con... · 2009-08-31 · 12) A...

14
1 BIOLOGIA 1) Num estudo sobre os efeitos do aumento do CO 2 presente no ar inspirado de um determinado local por um indivíduo sobre a quantidade média de ar inspirado e sobre a freqüência média de inspirações por minuto foram traçados os dois gráficos: a) A elevação da concentração de CO 2 no ar inspirado leva a uma elevação na quantidade de ar inspirado e também a uma elevação da freqüência de inspirações. b) A diminuição da concentração de CO 2 no ar inspirado leva a um equilíbrio na quantidade de ar inspirado e não provoca variação na freqüência respiratória. c) A elevação da concentração de CO 2 no ar inspirado leva a uma variação na quantidade de ar inspirado e não provoca variação na freqüência de inspirações. d) A elevação da quantidade de ar inspirado e a elevação na freqüência de inspirações independem da quantidade de CO 2 presente no ar inspirado. e) A elevação da concentração de CO 2 no ar inspirado provoca queda na ventilação pulmonar, o que torna menos eficiente o aproveitamento de O 2 . 2) “Em 1786, o médico italiano Aloísio Galvani ao tocar com um bisturi a perna de uma rã morta e dissecada que estava próxima a um gerador eletrostático, notou que a perna do animal sofria fortes contrações. Fez experiências com pernas de rã em face de descargas atmosféricas e observou as mesmas contrações. Com base na experiência de Galvani um professor de Biologia anestesiou por baixa temperatura uma rã. Após a ”anestesia” o professor introduziu um bastão de vidro na musculatura de uma das patas e expôs o nervo aplicando-lhe estímulos elétricos. Como resposta ocorreu contração na pata estimulada. Após a experiência o professor esquematizou o desenho abaixo no quadro e fez as seguintes afirmativas”: I. O sentido da propagação do impulso é de Y para X, passando pelas estruturas: Y dendritos do neurônio II corpo celular e axônio do neurônio II dendritos do neurônio I corpo celular e axônio do neurônio I X. II. Na sinapse, houve liberação de neurotransmissores inibitórios pelo neurônio II na fenda sináptica que foram reconhecidos pelos receptores de membrana plasmática do neurônio I, que recebeu o impulso nervoso através deste mensageiro químico.

Transcript of grupo 1 - provaweb.unifoa.edu.br/portal_ensino/sav/provas/21-12-2008/con... · 2009-08-31 · 12) A...

Page 1: grupo 1 - provaweb.unifoa.edu.br/portal_ensino/sav/provas/21-12-2008/con... · 2009-08-31 · 12) A respeito dos fatores que influenciam na velocidade das reações, apenas é correto

1

BIOLOGIA

1) Num estudo sobre os efeitos do aumento do CO2 presente no ar inspirado de um determinado local por um indivíduo sobre a quantidade média de ar inspirado e sobre a freqüência média de inspirações por minuto foram traçados os dois gráficos:

a) A elevação da concentração de CO2 no ar inspirado leva a uma elevação na quantidade de ar inspirado e também a uma elevação da freqüência de inspirações.

b) A diminuição da concentração de CO2 no ar inspirado leva a um equilíbrio na quantidade de ar inspirado e não provoca variação na freqüência respiratória.

c) A elevação da concentração de CO2 no ar inspirado leva a uma variação na quantidade de ar inspirado e não provoca variação na freqüência de inspirações.

d) A elevação da quantidade de ar inspirado e a elevação na freqüência de inspirações independem da quantidade de CO2 presente no ar inspirado.

e) A elevação da concentração de CO2 no ar inspirado provoca queda na ventilação pulmonar, o que torna menos eficiente o aproveitamento de O2.

2) “Em 1786, o médico italiano Aloísio Galvani ao tocar com um bisturi a perna de uma rã morta e

dissecada que estava próxima a um gerador eletrostático, notou que a perna do animal sofria fortes contrações. Fez experiências com pernas de rã em face de descargas atmosféricas e observou as mesmas contrações. Com base na experiência de Galvani um professor de Biologia anestesiou por baixa temperatura uma rã. Após a ”anestesia” o professor introduziu um bastão de vidro na musculatura de uma das patas e expôs o nervo aplicando-lhe estímulos elétricos. Como resposta ocorreu contração na pata estimulada. Após a experiência o professor esquematizou o desenho abaixo no quadro e fez as seguintes afirmativas”:

I. O sentido da propagação do impulso é de Y para X, passando pelas estruturas: Y → dendritos do neurônio II → corpo celular e axônio do neurônio II → dendritos do neurônio I → corpo celular e axônio do neurônio I → X.

II. Na sinapse, houve liberação de neurotransmissores inibitórios pelo neurônio II na fenda sináptica que foram reconhecidos pelos receptores de membrana plasmática do neurônio I, que recebeu o impulso nervoso através deste mensageiro químico.

Page 2: grupo 1 - provaweb.unifoa.edu.br/portal_ensino/sav/provas/21-12-2008/con... · 2009-08-31 · 12) A respeito dos fatores que influenciam na velocidade das reações, apenas é correto

2

III. Na porção terminal do axônio do neurônio que transmite o impulso nervoso ocorre a liberação de vesículas de secreção de neurotransmissores, e a região receptora apresenta receptores de membrana que se ligam aos neurotransmissores.

Diante das afirmativas feitas pelo professor, pode-se dizer que houve erro:

a) Somente na afirmativa I. b) Somente na afirmativa III. c) Somente na afirmativa II. d) Nas afirmativas I e II. e) Nas afirmativas II e III.

3) “Para elucidar um crime foi realizado o DNA fingerprint ou impressão digital genética de sete suspeitos.

A seqüência de fragmentos de DNA que está demonstrada na figura acima foi realizada com leucócitos presentes em uma mancha de sangue encontrada no local do crime. De acordo com a análise dos DNAs, o criminoso é o: a) Suspeito 1 b) Suspeito 2 c) Suspeito 4 d) Suspeito 3 e) Suspeito 6

4) Duas variedades da espécie geneticamente modificada, uma resistente a herbicidas e a outra, a insetos, foram liberadas pelo Conselho Nacional de Biossegurança, órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. No Brasil, onde o cultivo de transgênicos mais cresceu no ano de 2007 o milho virou o grande produto transgênico, ultrapassando a soja. Diante do exposto, vários argumentos contra e a favor sobre o plantio dos transgênicos são feitos: I. O plantio dos trangênicos pode causar

contaminação da variedade local das plantas pela variedade geneticamente modificada;

II. Os transgênicos reduziriam a necessidade do uso de pesticidas e herbicidas, diminuindo o emprego de tratores e aviões para pulverização das plantas, evitando a emissão de toneladas de CO2.

III. Podem apresentar resistência contra agentes do meio ambiente, possibilitando sua produção em maior escala.

IV. Empobrecem o solo por consumirem muito mais nutrientes.

São verdadeiras: a) Somente as afirmativas I e II. b) Somente as afirmativas II e III. c) Somente as afirmativas I e III. d) As afirmativas I, II, III e IV. e) Somente as afirmativas I, II e III.

5) “Foram encontrados mais de cem anões na

região pesquisada em Itabaianinha. Na proporção de um para cada grupo de 300 moradores. Um recorde mundial. Com o mapa genético de toda a comunidade, os cientistas brasileiros começaram a desvendar os mistérios da cidade dos anões. Eles são adultos em miniatura. Sofrem de uma única carência: baixíssima produção do hormônio do crescimento (STH). A prova é que crianças tratadas desde cedo com o hormônio conseguem desenvolver seu potencial de crescimento como qualquer pessoa. Ainda serão adultos baixinhos, mas nunca mais anões, como os parentes. A decisão de dar aos anões hormônio do crescimento foi tomada há oito anos. Quinze crianças e adolescentes começaram o tratamento. E o grupo nunca aumentou porque não nasceram mais anões na cidade. A triagem genética revelou com precisão o grau de parentesco na comunidade – e os casais passaram a tomar muito mais cuidado na hora de planejar filhos. Foi uma revolução! Antes da pesquisa, era um pequeno povo que, por ter vergonha de si mesmo, não se relacionava com iguais. "A ciência não só foi pesquisando, mas também aproximando as pessoas e fazendo

Page 3: grupo 1 - provaweb.unifoa.edu.br/portal_ensino/sav/provas/21-12-2008/con... · 2009-08-31 · 12) A respeito dos fatores que influenciam na velocidade das reações, apenas é correto

3

com que nasçam daí sentimentos de união, de fraternidade e de amor. Então, a ciência também é um cupido. Virei o padrinho", diz o endocrinologista Manuel Hermínio Oliveira, da Universidade Federal de Sergipe (UFSE)”. Conforme relato acima, o STH é um hormônio que:

a) Estimula a lipólise e a absorção de cálcio

e inibe a síntese protéica. b) Estimula a lipólise, a absorção de cálcio e

a síntese protéica. c) Inibe a lipólise, a absorção de cálcio e a

síntese protéica. d) Inibe a lipólise e estimula a absorção de

cálcio e a síntese protéica. e) Estimula a lipólise e inibe a absorção de

cálcio e a síntese protéica.

6) “O agente causador da AIDS, um retrovírus denominado HIV se aloja nos linfócitos T, do tipo

CD4, causando problemas irreversíveis às defesas do organismo levando indivíduos a morrer por pneumonia, por alguns tipos raros de câncer ou por infecções chamadas oportunistas. Enquanto em pessoas não-infectadas o número de linfócitos T CD4 varia entre 600 e 1200/mm3

de sangue, pessoas infectadas podem ter valores bem mais baixos, resultantes da destruição de células. O gráfico abaixo indica as quantidades de células CD4 e de vírus no sangue de um paciente que não recebeu tratamento algum no período de uma infecção pelo HIV”.

O gráfico está demonstrando que: a) A sintomatologia típica da doença apareceu quando ocorreu a necessidade de células CD4 e as

mesmas caíram abaixo de 200 por mL de sangue. b) Não existe relação entre a quantidade de vírus e a quantidade de células CD4 no sangue do

paciente infectado pelo HIV. c) A quantidade de vírus aumentou sempre que ocorreu aumento de células CD4, onde eles se

reproduzem. d) A partir do momento da infecção, a quantidade de vírus aumentou continuamente até a morte do

paciente. e) No estágio inicial da infecção, o sistema imunológico foi estimulado, o que provocou um aumento

na quantidade de células CD4.

Page 4: grupo 1 - provaweb.unifoa.edu.br/portal_ensino/sav/provas/21-12-2008/con... · 2009-08-31 · 12) A respeito dos fatores que influenciam na velocidade das reações, apenas é correto

4

7) As charges abaixo se referem à capacidade de diferenciação das células tronco:

A alternativa que diferencia as células tronco adultas das células tronco embrionárias é aquela que diz que: a) Nas células adultas a capacidade de

transformação é bem maior. Todos os tecidos do corpo podem ser gerados.

b) As células adultas podem ser encontradas em diversas partes do corpo, mas as menos utilizadas são as do cordão umbilical, da placenta e medula óssea.

c) As células embrionárias têm alta capacidade de mutação, podem se transformar em praticamente qualquer célula do corpo, com exceção da placenta.

d) As células adultas quando inseridas no corpo humano sofrem rejeição.

e) As células tronco embrionárias são as células tronco presentes na massa celular interna do embrião, até o estágio de mórula.

8) O Aedes aegypti é vetor transmissor da

dengue. Uma pesquisa feita em São Luís – MA, de 2000 a 2002, mapeou os tipos de reservatório onde esse mosquito era encontrado. A tabela abaixo mostra parte dos dados coletados nessa pesquisa.

POPULAÇÃO de A. aegypti TIPOS DE

RESERVATÓRIOS 2000 2001 2002

pneu 895 1.658 974

tambor/tanque/depósito de barro

6.855 46.444 32.787

vaso de planta 456 3.191 1.399

material de construção/peça de carro

271 436 276

garrafa/lata/plástico 675 2.100 1.059

poço/cisterna 44 428 275

caixa d’água 248 1.689 1.014

recipiente natural, armadilha, piscina e outros

615 2.658 1.178

TOTAL 10.059 58.604 38.962

Caderno Saúde Pública , vol. 20, n.º 5,Rio de Janeiro, out./2004 (com adaptações).

De acordo com essa pesquisa, o alvo inicial para a redução mais rápida dos focos do mosquito vetor da dengue nesse município deveria ser constituído por: a) pneus e caixas d’água. b) vasos de plantas, poços e cisternas. c) materiais de construção e peças de carro. d) tambores, tanques e depósitos de barro. e) garrafas, latas e plásticos.

9) Considerando o esquema abaixo, podemos

afirmar que os desenvolvimentos I, II, III e IV são, respectivamente:

Page 5: grupo 1 - provaweb.unifoa.edu.br/portal_ensino/sav/provas/21-12-2008/con... · 2009-08-31 · 12) A respeito dos fatores que influenciam na velocidade das reações, apenas é correto

5

a) I = anfioxo ; II = anfíbio ; III = ave ; IV =

mamífero. b) I = ave ; II = anfioxo ; III = anfíbio ; IV =

mamífero. c) I = anfíbio ; II = anfioxo ; III = ave ; IV =

mamífero. d) I = mamífero ; II = anfíbio ; III = anfioxo ;

IV = ave. e) I = anfioxo ; II = anfíbio ; III = mamífero ;

IV = ave.

10) “A nova lei de trânsito adotou tolerância zero à bebida. A discussão opõe a mão pesada do Estado a

um monte de cadáveres”

Os acidentes de trânsito, no Brasil, em sua maior parte, são causados por erro do motorista. Em boa parte deles, o motivo é o fato de dirigir após o consumo de bebida alcoólica. A ingestão de uma lata de cerveja provoca uma concentração de aproximadamente 0,3 g/L de álcool no sangue. A tabela abaixo mostra os efeitos sobre o corpo humano provocados por bebidas alcoólicas em função de níveis de concentração de álcool no sangue:

CONCENTRAÇÃO DE ÁLCOOL NO SANGUE EM g/L

EFEITOS

3,5 – 5,0 Coma e possível morte

2,7 – 4,0 Estupor, apatia, vômitos e desequilíbrio ao andar

1,8 – 3,0 Confusão mental e perda da coordenação motora

0,9 – 2,5 Excitação, perda de julgamento crítico, queda de sensibilidade e das reações motoras.

0,3 – 1,2 Euforia suave, sociabilidade acentuada e queda de atenção.

0,1 – 0,5 Sem influência aparente, ainda que com alterações clínicas.

Uma pessoa que tenha tomado três latas de cerveja provavelmente apresenta:

a) aparente normalidade, mas com alterações clínicas. b) queda de atenção, de sensibilidade e das reações motoras. c) confusão mental e falta de coordenação motora. d) disfunção digestiva e desequilíbrio ao andar. e) estupor e risco de parada respiratória.

Page 6: grupo 1 - provaweb.unifoa.edu.br/portal_ensino/sav/provas/21-12-2008/con... · 2009-08-31 · 12) A respeito dos fatores que influenciam na velocidade das reações, apenas é correto

6

QUÍMICA 11) Número de oxidação de um elemento num

composto qualquer é a carga que esse passa a ter quando os pares eletrônicos covalentes de união, em torno dele, são atribuídos, teoricamente, aos elementos mais eletronegativos. Os números de oxidação do elemento nitrogênio nas substâncias hidrazina, amônia e hidroxilamina são, respectivamente:

a) -2; -3 e -1. b) -1; -3 e -2. c) -1; -2 e -3. d) +1;-3 e -1. e) +3;-2 e -3.

12) A respeito dos fatores que influenciam na

velocidade das reações, apenas é correto afirmar que:

a) A velocidade de uma reação depende da

energia cinética das moléculas, a qual triplica quando se dobra a energia de ativação.

b) A velocidade de uma reação diminui quando a superfície de contato aumenta devido ao maior número de colisões.

c) O aumento da temperatura não afeta o valor da energia de ativação mas apenas aumenta o número de moléculas capazes de reagir.

d) O aumento da temperatura afeta o valor da energia de ativação, diminuindo o número de moléculas capazes de reagir.

e) A velocidade de uma reação depende da energia cinética das moléculas, a qual dobra quando se triplica a energia de ativação.

13) Em Sistemas de Tratamento de Resíduos

Líquidos Industriais, freqüentemente são utilizados microorganismos para a degradação de matéria orgânica. Nesse tipo de tratamento pode ser utilizada como fonte de nutriente para tais microorganismos, a uréia. A relação de dosagem de uréia deve obedecer a proporção 100:5, que é a relação entre matéria orgânica e nitrogênio (100 partes de matéria orgânica para 5 partes de nitrogênio). Uma análise de um resíduo líquido industrial revelou um teor de 560 kg de matéria orgânica. Para o tratamento adequado desse tal resíduo será necessário dosar a seguinte quantidade de uréia:

a) 56 kg. b) 28 kg. c) 32 kg. d) 60 kg. e) 11200 kg.

14) Uma amostra de 0,1 m3 de ar em uma região

muito poluída devido à queima de combustíveis fósseis obteve 11,2 Litros de gás carbônico, nas CNTP. O número de átomos combinados (carbono + oxigênio), nessa amostra é:

a) 6,0 x 1023. b) 9,0 x 1023. c) 4,5 x 1023. d) 3,0 x 1023. e) 12,0 x 1023.

15) Uma sonda de alta profundidade é

introduzida na camada que antecede um grande bolsão de petróleo e gás, a fim de identificar a presença de íons tiossulfato, antimonito e hipobromito. A representação correta de tais ânions, respectivamente, é:

a) S2O8

2- ; SbO33- e BrO3

-. b) CNS - ; SbO2

2- e BrO3-.

c) S2O32- ; SbO4

3- e BrO22-.

d) CNS - ; Sb2O3 - e BrO -.

e) S2O32- ; SbO3

3- e BrO -.

16) A análise de um carboidrato apresentou

40,00 % de Carbono, 6,72 % de Hidrogênio e 53,28 % de Oxigênio. Sabendo que a massa molecular do tal carboidrato é de 180, a sua fórmula molecular é:

a) C3H5O. b) C6H12O6. c) C4H5O2. d) CH2O. e) C2H4O2.

17) Em um determinado parque verificou-se que

crianças haviam sido intoxicadas por contato com amônia líquida contendo sódio, a qual havia sido descartada de forma irresponsável por determinada empresa. A confirmação do motivo da intoxicação (contato com amônia líquida contendo sódio) somente foi possível borbulhando gás acetileno na amostra de amônia líquida contendo sódio, pois ocorreu o deslocamento de hidrogênio e a formação de outro produto da reação denominado:

Page 7: grupo 1 - provaweb.unifoa.edu.br/portal_ensino/sav/provas/21-12-2008/con... · 2009-08-31 · 12) A respeito dos fatores que influenciam na velocidade das reações, apenas é correto

7

a) Acetato de metila. b) Acetilato de amônio. c) Hidróxido de amônia. d) Acetileto de sódio. e) Nitrato de sódio.

18) Numa produção de álcool desidratado

proveniente de cana-de-açúcar é utilizado como matéria-prima o 2-metil-ciclohexanol em ácido fosfórico a 85%, à temperatura de 165 oC. Os produtos da desidratação desse álcool, nas condições descritas, são:

a) trans-2-buteno, cis-2-buteno e água. b) 2,3-dimetil-ciclohexeno, 1-metil-hexeno e

água. c) 1-metil-ciclohexeno, 3-metil-ciclohexeno e

água. d) trans-ciclohexeno, cis-ciclohexeno e

água. e) 3-metil-hexeno, 2-metil-hexeno, 1-metil-

hexeno e água. 19) A presença de óleo combustível em um

ecossistema aquático pode levar a mortandade de peixes e outros danos ambientais irreversíveis. Sobre a constituição de um determinado óleo combustível derramado em um rio e que ocupa toda a superfície do mesmo, é correto afirmar que:

a) Trata-se de uma mistura de aminas e

amidas . b) Trata-se de uma mistura de ácidos

carboxílicos e álcoois. c) Trata-se de uma mistura de ésteres e

éteres. d) Trata-se de uma mistura de

hidrocarbonetos ricos em alcenos e alcinos.

e) Trata-se de uma mistura de hidrocarbonetos ricos em alcanos.

20) Uma indústria química utiliza três reatores

onde ocorrem a hidrogenação de 1-buteno (reator no 1), a hidrogenação do cis-2-buteno (reator no 2) e a hidrogenação do trans-2-buteno (reator no 3). Os três reatores permitem, segundo a estabilidade relativa dos alquenos utilizados, a conversão em um mesmo produto que é:

a) Butano. b) Isopentano. c) Octano. d) Heptano. e) Hexano.

Page 8: grupo 1 - provaweb.unifoa.edu.br/portal_ensino/sav/provas/21-12-2008/con... · 2009-08-31 · 12) A respeito dos fatores que influenciam na velocidade das reações, apenas é correto

8

Page 9: grupo 1 - provaweb.unifoa.edu.br/portal_ensino/sav/provas/21-12-2008/con... · 2009-08-31 · 12) A respeito dos fatores que influenciam na velocidade das reações, apenas é correto

9

FÍSICA 21) Uma bateria mantém uma ddp em um fio de

cobre no qual é estabelecida uma corrente contínua e constante. Substituindo-se esse fio por outro, também de cobre, do mesmo comprimento, mas de diâmetro duas vezes maior, e considerando-se que a ddp aplicada pela bateria não se altera, como se desenvolve a corrente?

a) Permanece constante. b) Reduz-se a metade. c) Quadruplica. d) Triplica. e) Duplica.

22) Duas esferas condutoras idênticas,

carregadas com cargas +Q e -3Q, estão inicialmente separadas por uma distância ”d” e atraem-se com uma força elétrica de intensidade (módulo) F. Se as esferas são postas em contato e, em seguida, levadas de volta as suas posições originais, a nova força de ação mútua entre as esferas será:

a) maior que F e de repulsão. b) menor que F e de repulsão. c) menor que F e de atração. d) igual a F e de repulsão. e) maior que F e de atração.

23) Com relação ao movimento ondulatório, a

afirmativa falsa é:

a) uma onda transporta energia e quantidade de movimento.

b) a freqüência da onda não varia, quando ela muda de meio.

c) o comprimento da onda mantém-se constante no mesmo meio.

d) a velocidade da onda não depende do meio de propagação.

e) O comprimento da onda é a distância percorrida no tempo de um período.

24) Considere-se uma quantidade de calor ”Q”

que é transferida ao corpo A de massa M. A mesma quantidade de calor é transferida ao corpo B de massa 2M verificando-se que A e B sofrem o mesmo aumento de temperatura. A partir do enunciado proposto, pode-se considerar que:

a) os calores específicos de A e B são iguais. b) o calor específico de A e a metade do de

B. c) nada se pode concluir sobre os calores

específicos dos corpos em questão. d) o calor específico de A é o dobro do de B. e) Só se pode concluir que o calor específico

de A é menor que o calor específico de B. 25) O peso de um sólido medido por um

dispositivo dinamométrico é de 4,5 N. Quando mergulhamos completamente esse sólido em um recipiente com água, sem tocar o fundo do recipiente, o dinamômetro assinala 3,0 N. Considerando o encaminhamento proposto, podemos deduzir que a densidade desse sólido equivale a:

a) 2,0 b) 3,0 c) 1,5 d) 5,0 e) 3,5

26) Um corpo de massa 10 kg está parado sobre

um plano horizontal sem atrito. Sobre o corpo age uma força F = 60 N, paralela ao plano. Depois de percorrer 300m sobre a ação dessa força, a energia cinética do corpo será:

a) 2.400 J b) 3.500 J c) 6.000 J d) 4.500 J e) 18.000 J

27) Um passageiro de massa m encontra-se no

interior de um elevador que desce verticalmente, com aceleração ”a” no sentido da descida. A intensidade da força que o piso do elevador exerce no passageiro vale:

a) m(g - a) b) mg c) m(g + a) / 2 d) m(g + a) e) m(g – a) / 2

Page 10: grupo 1 - provaweb.unifoa.edu.br/portal_ensino/sav/provas/21-12-2008/con... · 2009-08-31 · 12) A respeito dos fatores que influenciam na velocidade das reações, apenas é correto

10

28) Um automóvel, saindo do repouso, mantém uma aceleração constante de 2,0 m/s2, indo no mesmo sentido de outro que se move com velocidade constante de 6,0 m/s. Sabendo que esse se encontra a 16 m do primeiro no instante da partida, podemos deduzir que o encontro dos móveis se dá após:

a) 7,0 s b) 8,0 s c) 2,0 s d) 24 s e) 36 s

29) Uma motocicleta, partindo do repouso,

assume movimento com aceleração constante de 1 m/s2 , durante 5 segundos. Desliga-se o motor e devido ao atrito, a motocicleta volta ao repouso com retardamento constante de 0,5 m/s2. A duração total do movimento do corpo é:

a) 15 segundos. b) 20 segundos. c) 5 segundos. d) 10 segundos. e) 27 segundos.

30) Um ônibus sai da rodoviária de uma cidade,

em percurso retilíneo, com velocidade constante de 50 km / h. Quanto tempo depois de sua partida deverá sair, da mesma estação, um segundo ônibus com velocidade constante de 75 km / h para alcançá-lo a 120 km da cidade de origem:

a) 48 min b) 96 min c) 24 min d) 144 min e) 288 min

Page 11: grupo 1 - provaweb.unifoa.edu.br/portal_ensino/sav/provas/21-12-2008/con... · 2009-08-31 · 12) A respeito dos fatores que influenciam na velocidade das reações, apenas é correto

11

MATEMÁTICA 31) Observe as informações contidas nas tabelas

abaixo:

Cidade: Volta Redonda-RJ

Características População 255653

Área 182,32 km2

Bioma Mata Atlântica

Frota Municipal de Veículos Automóvel 58697

Caminhão 1956

Caminhão trator 186

Caminhonete 2638

Micro-ônibus 224

Motocicleta 7898

Motoneta 830

Ônibus 532

Trator de rodas 1

Fonte: IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - 2007

Se, em média, cada família, em Volta Redonda, é formada por 4 pessoas, podemos dizer que na cidade de Volta Redonda – RJ, a média de veículo por família é, aproximadamente, de:

a) 0,285 veículo por família

b) 0,274 veículo por família

c) 1,096 veículo por família

d) 1,142 veículo por família

e) 0,993 veículo por família

Leia o texto abaixo e responda as questões 32 e 33.

Um artista está desenvolvendo uma obra que terá o formato da figura a seguir. Essa obra será confeccionada em chapa plana de aço com 1 cm de espessura. Sabe-se que há empresas que produzem chapas na espessura desejada.

Dados: R1 = 0,15 m R2 = 0,25 m H = 0,9 m O1, O2 = centros dos semi-círculos Densidade média do aço: 7,86 g/cm³ π = 3.14

32) Podemos concluir que a quantidade de chapa a ser comprada pelo artista, em m2, é de aproximadamente:

a) 0,98 m2

b) 0,78 m2

c) 0,49 m2

d) 0,22 m2

e) 4.22 m2

33) A massa dessa obra, em quilograma, será de, aproximadamente: a) 77,02 kg

b) 331,69 kg

c) 38,51 kg

d) 17,29 kg

e) 61,3 kg

Page 12: grupo 1 - provaweb.unifoa.edu.br/portal_ensino/sav/provas/21-12-2008/con... · 2009-08-31 · 12) A respeito dos fatores que influenciam na velocidade das reações, apenas é correto

12

34) Em 1798, Thomas Malthus, no trabalho "An Essay on the Principle of Population" formulou um modelo para descrever a população presente em um ambiente em função do tempo. Considerou N = N(t) o número de indivíduos em certa população no instante t. Tomou as hipóteses que os nascimentos e mortes naquele ambiente eram proporcionais à população presente e a variação do tempo conhecida entre os dois períodos. Chegou à seguinte equação para descrever a população presente em um

instante t: kteNtN 0)( = onde No é a

população presente no instante inicial t=0 e k é uma constante obtida com a espécie de população. Um estudante de biologia, pesquisando sobre determinada bactéria, notou que num instante inicial a população de bactéria era igual a 128, e após 8 horas a população passou a ser de 2048 bactérias. Dado 693,02log =e .

Então podemos dizer, dentre as alternativas abaixo, a que contém o valor da constante k para a bactéria que o estudante pesquisou é: a) 0,6930 m2

b) 0,1732 m2

c) 0,3465 m2

d) 0,1155 m2

e) 0,2310 m2

35) O Prefeito de uma grande cidade brasileira

resolveu construir uma unidade de atendimento aos cidadãos da 3a idade. Os enfermeiros a serem contratados serão classificados em júnior, pleno e sênior, de acordo com tempo de experiência e prática. Sabe-se que, em duas horas de trabalho, um enfermeiro júnior, em média, mede pressão de até 3 pacientes e consegue conectar 1 paciente à máquina para auxílio respiratório e não realiza exames de eletrocardiograma; o enfermeiro pleno, em média, mede pressão de até 5 pacientes, conecta até 3 pacientes à maquina para auxílio respiratório e realiza o exame de eletrocardiograma em até 2 pacientes; já o enfermeiro sênior, em média, mede pressão de até 2 pacientes, conecta até 5 pacientes à máquina para auxílio

respiratório e realiza o exame de eletrocardiograma em até 4 pacientes. Se nessa unidade de atendimento a Secretaria Municipal de Saúde, a partir de dados levantados por pesquisas realizadas em hospitais da região, pretende atender, em média, a cada duas horas de trabalho, 22 pacientes que precisem medir pressão, 20 pacientes que necessitem de auxílio de máquinas para respirar e 14 pacientes com problemas cardíacos que necessitem de exame eletrocardiograma, podemos concluir que número de enfermeiros júnior, pleno e sênior, respectivamente é:

a) 1, 3, 2

b) 3, 1, 4

c) 3, 4, 1

d) 2, 1, 3

e) 5, 1, 2

36) Num hospital, recém construído, há 16

médicos em 16 salas não identificadas, de apenas três especialidades: pediatra, angiologista e neurologista. Sabe-se que o número de médicos pediatras excede o número de médicos angiologistas em 2 unidades e o número de médicos angiologistas é igual ao triplo do número de médicos neurologistas. Nessas condições, qual a probabilidade de um enfermeiro, que desconhece as ocupações das salas pelos médicos, conduzir um paciente com problemas neurológicos à sala correta ocupada por um médico neurologista?

a) 41

b) 81

c) 161

d) 21

e) 61

Page 13: grupo 1 - provaweb.unifoa.edu.br/portal_ensino/sav/provas/21-12-2008/con... · 2009-08-31 · 12) A respeito dos fatores que influenciam na velocidade das reações, apenas é correto

13

37) Uma nutricionista preparou um plano alimentar para seu paciente de acordo com as tabelas abaixo.

Quantidade de vitaminas por alimento

Vitamina A

Vitamina B

Vitamina C

Alimento I 5 3 0

Alimento II 3 4 2

Alimento II 1 1 5

Porções Diárias

Alimento I 2

Alimento II 3

Alimento II 1

Com base nas informações contidas nas tabelas acima, podemos afirmar que a matriz que representa a quantidade de vitaminas separadas por tipo A, B e C, consumida pelo paciente diariamente é: a) ( )102019

b) ( )72716

c) ( )111920

d) ( )72016

e) ( )161120

38) Segundo IBGE, em 1990 a população brasileira era de 145.000.000 de habitantes (aproximadamente) e em 2000 era de 160.000.000 de habitantes (aproximadamente). Supondo que as populações de 1991, 1992, 1993,... 2010 formem uma progressão geométrica, pode-se calcular a razão dessa progressão (taxa de crescimento demográfico) e estimar a população num determinado ano. Portanto a população, aproximadamente, em 2010, em milhões de habitantes, será de:

a) 2932

160

b)

2

3219

160

c) 2932

145

d)

2

2932

145

e)

2

2932

5,152

39) Um médico analisou seu paciente num período pós-operatório, medindo a pressão do paciente em

intervalos de 10 min. Com essas informações elaborou o gráfico abaixo:

Page 14: grupo 1 - provaweb.unifoa.edu.br/portal_ensino/sav/provas/21-12-2008/con... · 2009-08-31 · 12) A respeito dos fatores que influenciam na velocidade das reações, apenas é correto

14

Sabe-se que aos 40 minutos o paciente teve um aumento da pressão e o médico aplicou uma injeção com medicamento que fez com que a pressão reduzisse. Quanto tempo após a aplicação dessa injeção a pressão do paciente voltou para 140 mmHg? a) 7 minutos e 10 segundos

b) 6 minutos e 20 segundos

c) 7 minutos e 30 segundos

d) 7 minutos e 50 segundos

e) 6 minutos e 50 segundos

40) Os médicos pediatras recomendam: “para os bebês não se asfixiarem com vômitos, suas c amas

devem ser inclinadas, aproximadamente, num ângulo d e 30 graus, e não devem utilizar travesseiro ”. João, pai precavido, resolve solicitar ao marceneiro que construa uma cama segundo as especificações médicas. Veja ilustração abaixo que representa o desenho que João levou ao marceneiro.

Dados: CD = 1,6 m (comprimento) BD = 1,0 m (largura) Inclinação = 300

Qual o valor de y, distância de A até B, que representa o comprimento da peça utilizada pelo marceneiro para fixar a cama na inclinação desejada?

a) 415 m

b) 4110 m

c) 1041

m

d) 418,0 m

e) 541

m