Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

49
Guia de Ações em Estratégias Digitais Digital Integrada Digital Comunicação

description

marketing digital

Transcript of Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

Page 1: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

Guia de Ações em Estratégias Digitais

DigitalIntegradaDigitalComunicação

Page 2: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

Sumáriopág 0201

pág 0402

pág 0603

pág 1304

pág 2205

pág 2506

pág 3807

Introdução

Posicionamento

Posicionamento OFF

Posicionamento ON

Objetivo

Estratégia

Tática

pág 4108

pág 4309

pág 4610

Cronograma

Mensuração

Planilha

Page 3: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

Introdução

01

Page 4: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

03

INTRODUÇÃO

Tarcisio MarchioratoHá mais de 13 anos atuando como sócio-gerente de agências de comunicação, busco estar sempre antenado com as novas técnicas e tendências do mercado digital para realizar projetos que tornem meus clientes referências do seu segmento, criando identidade e presença digital, saindo do patamar de ser apenas mais um resultado em buscadores. Formação em Marketing pela FGV-SP, Publicidade e Propaganda pelo Centro Europeu, Certificado pela Faculdade Impacta de Tecnologia FIT-SP e Uni Buscapé Company como Profissional de E-Commerce, Certificação Google GAP - Google Advertising Profissional e Certificado como Consultor da Metodologia 8Ps de Marketing Digital. Assessorar meu cliente a atingir e superar sua meta no ambiente digital. Este é meu objetivo como Planner Digital e Profissional de Comunicação Digital Integrada.

Trajeto Digital

Este Material Reúne Informações e Ferramentas Essenciais no Planejamento de Marketing Digital

Com o intuito de auxiliar e demonstrar o trabalho do Planner Digital e como montar um planejamento de Marketing Digital, minimizando seu tempo e maximizando seu conhecimento, sendo um guia para seu Planejamento Estratégico em Marketing Digital. Este é um método criado pelo Professor Thiago Martins.

Na medida em que tratamos de um tema que ao mesmo tempo é novo de existência, mas já consolidado, e da velocidade das mudanças que ocorrem neste mercado, demonstramos que o Marketing Digital está em constante renovação.

Hoje no Brasil temos excelentes Profissionais e Agências de Marketing Digital

O objetivo do Projeto Trajeto Digital, é levar até você materiais educativos de qualidade e informação sobre os melhores profissionais e empreendedores digitais. Suas dicas, técnicas e táticas, que auxiliarão você em seu trajeto no ambiente digital.

www.trajetodigital.com

Page 5: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

Posicionamento

02

Page 6: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

05

POSICIONAMENTO Empresa

Entende-se por posicionamento a forma que a empresa se porta no mercado, é a posição relativa que ocupam marcas, produtos e serviços nas mentes dos seus respectivos consumidores.

Ocupar os melhores posicionamentos de Mercado é uma das tarefas fundamentais em qualquer esforço de marketing.

Para entendermos profundamente é necessário estudarmos um brief completo, levantando informações que nos oferecerão subsídios para um estudo mais aprofundado.

Como a empresa está posicionada? Qual são seus diferenciais?

Com certeza o empresário acredita que já sabe, todavia a proposta é de realmente colocar no papel todas as informações para que todos os envolvidos tenham ciência do que estão tratando.

Nesta Proposta a Etapa de Posicionamento é Dividida em Duas Partes:

- Que está ligado diretamente ao posicionamento da empresa no mercado atual, estrutura, equipe, SAC, estoque, equipamentos, concorrentes...

- Como a marca está posicionada na internet, nos buscadores, seus concorrentes, críticas e elogios, estrutura de canais com o site, blog, redes sociais, conteúdo, etc...

01 - Posicionamento OFF

02 - Posicionamento ON

www.trajetodigital.com

Page 7: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

03Posicionamento

OFF

Page 8: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

07

POSICIONAMENTO

Posicionamento OFF

OFF

De maneira generalizada, a maioria das empresas que estão ou querem entrar na web já possuem pelo menos alguma estrutura off-line, não importa se é um home office ou uma rede de lojas de varejo.

Sendo assim, mesmo que a empresa for apenas um empreendimento digital ou startup, deve-se preencher esta etapa, uma vez que mesmo assim deverá ter alguma estrutura física.

Nesta etapa é importante destacarmos como é a empresa off-line, ou seja, como é a sua estrutura, organograma, mercado, estoque, entre outros aspectos que influenciam diretamente na organização e na funcionalidade dela.

Mesmo que a empresa não faça vendas ou atendimentos off-line o planejamento deve possuir esta etapa.

No posicionamento off-line o planner digital deve salientar os seguintes tópicos:

Nome fantasia, mas pode ser a Razão Social, caso ainda não tenha o nome fantasia da empresa.

Há quanto tempo a empresa existe?

Nome da Empresa/Marca;

Tempo de Existência;

www.trajetodigital.com

Page 9: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

08

POSICIONAMENTO OFF

Categoria da Empresa;

Tipos de Produtos/Serviços;

Preço Médio do Produto/Serviço;

Como os Clientes Definem a Marca (imagem);

Qual categoria ela está enquadrada? Ex.: assessoria, educação, indústria, ONG, etc...

Esta é uma etapa importante, pois deverá ser descrito todos os tipos de produtos e serviços que a empresa vende ou presta. No caso de venda de produtos descrever os tipos, diferenças, tamanhos, cores, etc; no caso de prestação de serviços: quais serviços são prestados, garantias, prazos, etc.

O ideal é descrever a tabela de preços. A dica é em colocar um preço médio dos produtos, caso a empresa ofereça uma linha muito extensa ou planos de descontos.

Esta questão pode parecer ampla, mas na realidade deve-se responder a seguinte questão: Como os clientes definem a empresa em poucas palavras? Ex.: qualidade superior, pontualidade, tradição, preço...

Vale apena pontuar que em muitos casos as palavras são clichês, ou seja, ao definir o atendimento como imagem, além de ser uma palavra com várias interpretações (atendimento pelo nome, à domicílio, personalizado...) é algo que o cliente já espera: um bom atendimento, assim não seria um bom diferencial. O mesmo acontece quanto à qualidade dos produtos, ou seja, ninguém vai à uma loja e espera ser mal atendido com produtos de má qualidade.

www.trajetodigital.com

Page 10: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

09

POSICIONAMENTO OFF

Principais Concorrentes;

Principal Diferencial da Empresa em Relação aos Concorrentes;

Entende-se por concorrentes outras marcas, empresas ou profissionais que vendem um produto igual ou parecido com o da empresa. A pergunta que deverá ser respondida é: Quando o cliente não compra aqui, ele compra onde?

Lembre-se que também existem dois tipos de concorrentes, osConcorrentes Diretos (que são os que têm um produto/serviço muito parecido com o seu, ex.: Coca-Cola X Pepsi); e os Concorrentes Indiretos (outras marcas que têm produtos similares ou até diferentes, mas que influenciam na compra do produto para o cliente, ex.: Coca-Cola X Suco de Laranja.]

Neste ponto a pergunta que deverá ser refletida é: Qual característica, meu produto/serviço possui que os concorrentes não possuem?

Aqui, por exemplo, poderá aparecer como respostas:

Marca consolidada; tempo de garantia; forma de pagamento facilitada; entrega à domicílio; ambiente climatizado; localização privilegiada; entre outros.

www.trajetodigital.com

Page 11: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

10

POSICIONAMENTO OFF

Mercados que Atua (região, estados, cidades, etc.);

Quantidade Aproximada de Clientes (ativos e inativos);

Investimentos Anteriores em Propaganda

Perfil do seu Cliente

Pensando geograficamente, qual a área de atuação da empresa? Onde estão os clientes?

Caso a empresa já exista, qual a quantidade de clientes? Quantos ativos (que compram regularmente) e inativos (que já compraram mas não compram mais?)

(São o meios utilizados para análise de retornos percebidos);Vale atentar para o histórico de comunicação da empresa. A marca já anunciou? Quais meios? Qual deles sentiu algum retorno do investimento?

(Sexo, Idade, Classe Social, Profissão, Interesses, etc.);Qual o perfil do cliente/consumidor da marca? Em alguns casos pode-se separar em: comprador e consumidor (Ex.: Danoninho, quem compra é a mãe, todavia quem consome são os filhos; Prestação de serviços em marketing digital, quem compra, na maioria dos casos, não são os donos da empresa, mas sim um profissional do marketing ou do TI da empresa). Importante deixar bem definido como é o perfil do cliente, por exemplo: Homens e Mulheres, com idade entre 25 à 35 anos, moradores da região Sul do Brasil, classe B e C, com formação superior, que buscam economia e comodidade na hora de fazer compras.

- Nesta fase é importante criar as bayers personas, as personificações dos clientes ideais. Separadas por tipo de idade, sexo, poder aquisitivo... Assim a comunicação será segmentada.

DICA

www.trajetodigital.com

Page 12: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

11

POSICIONAMENTO OFF

Influência Cultural do Produto/Serviço;

Como a Compra do Serviço/Produto é Feita?

Atitude do Público em Relação ao Produto;

Objetivo da Empresa;

Em alguns casos o produto/serviço irá sofrer algum tipo de influência cultural, como datas comemorativas, férias escolares, tempo chuvoso ou estações do ano. Alguns exemplos: Cacau Show tem uma procura maior em épocas como Páscoa e Natal; a procura de uma vida mais saudável ou de uma academia é maior conforme o Verão se aproxima; Escolas de idioma têm uma procura maior no início e meio do ano letivo;

Se um cliente for comprar o produto neste momento, qual seriam os passos? A venda é realizada através de representantes, na própria loja, pela internet... O pagamento é à vista, pode ser parcelado... é pronta-entrega, tem prazo de entrega ou de fabricação... quem decide a compra é o consumidor, departamento de compras ou parentes.

Dos produtos e serviços citados anteriormente, qual são os mais procurados, a periodicidade de procura, preferências e problemas frequentes.

Onde a empresa quer chegar? Ex.: aumento de 20% nas vendas,reposicionarmos a marca no mercado como uma empresa de confiança, lançamento da marca, de preferência ser específico, ou seja, tangilibizar ao máximo o objetivo;

www.trajetodigital.com

Page 13: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

12

POSICIONAMENTO OFF

Verba;

Feito o brief off-line chega a hora de levantarmos as informações de como a marca está na internet.

Entende-se por verba a quantia monetária que a empresa está disposta a investir na campanha, ela deve ser pensada em um preço global que deverá ser utilizada durante a campanha digital. Geralmente este valor é uma porcentagem da verba de marketing.]

Observações, sugestões, ideias, critérios ou regras importantes a serem mencionados; (Em determinados casos existem algumas regras, costumes, preferências por cores ou formatos, ex.: medicamentos e serviços da saúde possuem regras específicas.)

Esta primeira parte auxiliará o planner digital em suas estratégias e toda a equipe que estiver envolvida no projeto atualmente e até posteriormente.

Sendo assim é crucial que as informações sejam verídicas e o preenchimento do brief mais completo possível.

www.trajetodigital.com

Page 14: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

04Posicionamento

ON

Page 15: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

14

POSICIONAMENTO

Posicionamento ON

ON

Da mesma maneira que analisamos como é a empresa off-line, iremos identificar e avaliar como a marca é on-line.

Mesmo que a empresa ou marca ainda não esteja na rede, devemos fazer um levantamento de como o público, concorrentes e a marca está inserida no ambiente virtual.

Para conseguir levantar estes dados existem vários métodos e ferramentas que nos auxiliarão no planejamento estratégico.

Vale a pena lembrar que ainda estamos na fase de Posicionamento, ou seja, apenas levantando informações pertinentes que auxiliaram nas próximas etapas de planejamento e estratégia.

No levantamento do posicionamento on-line, o planner digital deve analisar os seguintes tópicos:

A partir do brief off, temos uma direção de como é nosso público-alvo (idade, sexo, região, poder aquisitivo...).Assim, descobrir quem é e como se comporta na rede este público-alvo é crucial no planejamento. Conseguimos descobrir fazendo uma pesquisa em perfis e levantando interesses e preferências dos consumidores (compartilham quais informações? fazem críticas? interagem com outras marcas? participam de sorteios e/ou promoções? etc.).

Público-Alvo On:

www.trajetodigital.com

Page 16: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

15

POSICIONAMENTO ON

Profissionais em pesquisa de marketing, fazem este levantamento através de uma amostra, ou seja, não é preciso pesquisar todo o público, como é o caso de um Censo, mas é levantado apenas uma amostra (número menor) de indivíduos que se encaixam no perfil desejado.

Com base no exemplo dado anteriormente de público alvo (homens e mulheres, idade entre 25 à 35 anos, com ensino superior completo), buscamos perfis parecidos no Facebook.

Além de analisar a timeline (o que os usuários postam e compartilham), no perfil pessoal existe uma área em que conseguimos ter informações como: Sobre o perfil, Fotos, Amigos e uma aba “Mais”.

A aba “Mais” onde estão as informações mais valiosas! Ali encontra-se todos os gostos e preferência do público (páginas que curte, grupos que interage, músicas que escuta, livros que leu, etc.).

Fazendo uma varredura em uma pequena amostra de perfis já é possível conseguir informações de como o público-alvo se comporta na rede, quais são seus gostos e preferências.

Lembrando que, assim na pesquisa de marketing, quanto mais perfis levantamos, menor é a margem de erro da nossa pesquisa, esse tipo de levantamento fica mais fácil de ser aplicado caso a marca já tenha uma página criada, então a pesquisa é feita dentro dos perfis dos usuários que curtem a página.

www.trajetodigital.com

Page 17: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

16

POSICIONAMENTO ON

Como é o Website

I - Layout

II - Navegação

Possuir um website é um bom começo para qualquer marca, mesmo porque esta plataforma irá auxiliar na formação da imagem da empresa, fortalecimento no posicionamento e um aumento de vendas. Esta etapa deverá ser escrita como um relatório minucioso e analítico. É comum uma nova e pequena empresa ser confundida com uma de grande porte através de seu website.

O inverso também acontece, grande e tradicionais empresas perdem negócios pois o seu website não transmite seriedade e profissionalismo. Este tipo de interpretação acontece diariamente e é um bom exemplo de como devemos cuidar de um Website Corporativo.

O website deve ser analisado criteriosamente, pois é lá que o usuário poderá obter mais informações da empresa e dos produtos. Para ajudar nesta análise, algumas características que deverão ser pontuadas:

– possui um bom visual (peso e equilíbrio), é intuitivo, o menu de navegação é bem localizado no layout? É um site responsivo? (Os sites responsivos são aqueles que se adaptam às telas de todos os dispositivos, abrem em um Smartphone até uma Tv Digital).

– as informações são fáceis de ser encontradas e acessadas? As categorias estão bem divididas? Os produtos estão visíveis? O contato está visível? O site possui mapa?

www.trajetodigital.com

Page 18: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

17

POSICIONAMENTO ON

III - Área de Contato

IV - Serviço Online

Ferramentas

– acredite: existem sites que não possuem área de contato ou mesmo o campo de informações básicas (telefone, por exemplo), funcionalidades, blog, etc.

– possui algum serviço online como: manuais, chat online, campo para captura de e-mails, jogos ou até comércio eletrônico?Ter um serviço dentro do website traz uma grande diferença, pois aumentam a chances do usuário continuar navegando como também aumentam as chances de vendas.

Matt Kersley - http://mattkersley.com/responsive !Verifica se o site é responsivo. No caso ao lado, da marca infantil Joy, o site é visualizado em várias resoluções, sendo assim concluímos que se trata de um site responsivo.!

Google Browser Size: http://browsersize.googlelabs.com !Ferramenta do Google que nos auxilia a entender como é visto nosso site em várias resoluções de desktop. A partir de cada resolução uma parte do site pode ser vista em 99% dos browsers ou áreas que menos da metade poderão visualizar.!

Google Webmaster Tools:h5ps://www.google.com/webmasters/toolsFerramenta completa onde o Google efetua uma analise criteriosa do site, e ajuda muito a posicionar seu site nos buscadores.

www.trajetodigital.com

Page 19: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

18

POSICIONAMENTO ON

Mecanismos de Busca:

Pesquisar a Marca.

Pesquisar Palavras-chave.

Nesta na etapa onde deverá descobrir como a marca está nos principais buscadores (Google, Bing, Yahoo, etc.). É importante frisar que na maioria dos sites, grande parte das visitas de novos usuários chegam através destes buscadores.

Outro dado importante de saber é que a maioria dos usuários não passam da terceira página quando fazem uma busca, aí a importância de estar na primeira página dos buscadores.

Então como saber se a empresa está bem posicionada? Deve-se aplicar 3 passos práticos (descritos abaixo) para descobrir e analisar como a marca está nos buscadores:

I - Pesquisar inicialmente o nome da empresa nos principais buscadores e anotar os resultados:

Acessar o Google e digitar o nome da “Marca”, clicar no botão Pesquisar e anotar qual página do buscador está localizada;

Buscar termos e palavras-chaves que poderiam estar relacionadas com a marca ou produto, por exemplo: para uma marca de confecção pode-se também pesquisar por “vestidos”, “calça jeans”, “moda feminina Curitiba”, entre outras. Deve-se sempre buscar palavras chaves que estão ligados diretamente ao produto/marca/serviço, se a empresa não está bem posicionada nos buscadores, isto será um problema que devemos solucionar nas próximas etapas do planejamento;

www.trajetodigital.com

Page 20: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

19

POSICIONAMENTO ON

Identificar Concorrentes.

II - Relatório Trends.

III – Críticas e Elogios.

Ao fazermos a pesquisa por palavras chaves, começamos a identificar nossos concorrentes online, ou seja, ao pesquisar “Moda feminina em Curitiba” aparecem os seguintes resultados;

Caso a empresa estiver descrita na primeira página: ótimo. Uma certeza é que as marcas que apareceram na busca acima terão uma procura maior entre as mulheres curitibanas. Nesta busca rápida já é possível identificar 3 concorrentes online.

Analisar as mesmas palavras-chaves na ferramenta Google Trends (http://www.google.com/trends ): por esta ferramenta do Google é possível, além de descobrir tendências de palavras-chave, e uma análise com meus concorrentes.

Por esta ferramenta também é possível visualizar geograficamente onde a pesquisa é mais realizada e também palavras-chaves relacionadas.

Analisar críticas e ou elogios de outras páginas/blogs sobre a marca: em alguns casos, principalmente quando a marca já é bem conhecida, é interessante buscar em sites e blogs e descobrir reclamações ou até sugestões. O mais famoso é o Reclame Aqui, mas é possível também localizar algumas críticas no Foursquare.

www.trajetodigital.com

Page 21: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

20

POSICIONAMENTO ON

Redes Sociais:

I – Descobrir como está minha marca nas redes sociais. O planner digital deverá procurar e analisar os perfil em redes sociais que a marca possui. O primeiro passo é localizar e quantificar (algumas vezes poderá encontrar mais de um perfil ou páginas fake da marca), em um segundo momento é importante analisar qual é a interação do perfil, quantidade de posts, seguidores, curtidas, compartilhamentos, etc. Cada rede social possui uma característica e um objetivo (algumas de imagens e vídeo, já outras apenas de textos).

II – Descobrir como estão os concorrentes off nas redes sociais. Importante procurarmos nas redes sociais os concorrentes citados no Posicionamento Off e responder: eles possuem perfis? Em quais redes sociais? Como é a interação e a influência destes nas redes?

III - Identificar e analisar como são os perfil dos concorrentes on-line. Feito com os concorrentes off-line, agora iremos fazer o mesmo com os concorrentes on (aqueles identificados na busca orgânica dos buscadores). Importante analisar no mínimo estas redes sociais: Facebook, Twitter, Foursquare, Google+, Instagram, entre outras que você acredita ser importante, como exemplo LinkedIn ou Pinterest.

IV - Comparativo aos concorrentes. Neste momento, com todas as informações já levantadas do posicionamento on, chega a hora de montar um Quadro Resumo, que auxiliará o planner visualizar as informações de uma forma ampla.

www.trajetodigital.com

Page 22: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

21

POSICIONAMENTO ON

Quadro Resumo do posicionamento on pode ser feito em uma planilha de Excel, onde o planner deverá avaliar com uma nota de 0 a 10 quão bom a marca e seus concorrentes estão em cada quesito (onde 0 é péssimo e 10 excelente).

Ao fim é possível somar e avaliar o como nossa marca está online em comparação aos outros players de acordo com sua avaliação.

Existe uma ferramenta muito interessante que auxilia no comparativo e gera relatórios sobre o website da marca e também dos seus concorrentes.

SimilarWeb (www.similarweb.com). Nele é possível prever seu global rank, acessos, informações dos usuários, palavras-chave, entre outras informações relevantes.

Ao passarmos pelas etapas de Posicionamento Off e On é possível entender e visualizar a marca.

É identificável os pontos fortes e fracos da empresa e, assim, entender quais pontos deverão ser melhorados e/ ou usados como estratégias.

Assim, começam as etapas mais estratégicas do Planejamento de Marketing Digital:

Objetivo, Estratégias, Táticas, Cronograma e Mensuração.

www.trajetodigital.com

Page 23: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

Objetivo

05

Page 24: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

23

OBJETIVO

ObjetivoO planejamento não é um planejamento se não possui um

objetivo de onde se quer chegar.

Planejar é elaborar um plano de ações na busca de um objetivo.Yanaze (2010) nos diferencia o objetivo de comunicação (intangível) de meta (quantificação do objetivo). Utilizando-se de uma metáfora: nas férias queremos fazer uma viagem, o que se define primeiramente é o destino, ou seja, o nosso objetivo, e esta é resposta que deverá ser respondida: Ir à Paris!

Definido onde queremos chegar traçaremos metas, as quais nos ajudarão na conquista do objetivo da nossa viagem, por exemplo, buscar três orçamentos em agências de viagens ainda neste mês, tirar o passaporte no seguinte, etc.

Objetivo e Metas são bem fáceis de ser confundidas, pois estão ligadas. O importante é saber que o objetivo é onde espera-se chegar num amplo contexto, já as metas são pontos mensuráveis que nos auxiliarão no objetivo geral. “Saber definir metas coerentemente traz credibilidade ao profissional” (YANAZE, 2010, p. 86)

A partir disso, definiremos em nosso planejamento:

- Um objetivo que dificilmente conseguiremos medir com precisão, mas mesmo assim é muito importante. Poderá ser vários objetivos a serem alcançados que poderá ser traçado tanto pela marca quanto pelo planner digital.

OBJETIVO

www.trajetodigital.com

Page 25: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

24

OBJETIVO

Por exemplo: Fazer com que o blog seja referência de informações para o consumidor, ou, posicionar a marca como inovação e comprometimento, entre outros).

(A partir de cada objetivo proposto, deverão ser traçadas as metas. A meta é um objetivo que podemos mensurar numericamente, por exemplo:

Atingir 10.000 likes na fanpage, aumentar 50% o número de visitas no site em seis meses, posicionar o site na primeira página dos buscadores em três meses).

Tendo traçado objetivos e metas onde a marca deverá chegar, é importante pensar estrategicamente em quais

ações deverão ser realizadas para concretizá-los.

META

www.trajetodigital.com

Page 26: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

Estratégia

06

Page 27: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

26

ESTRATÉGIA

EstratégiaO advento da internet dá ao internauta o controle do que ele quer, ou seja, diferente das mídias tradicionais (tv, rádio, jornal, etc.) o consumidor decide por si só quais os canais, sites e conteúdos que quer acessar e, da maneira, tempo e horário que melhor lhe convém.

Por muitos anos a comunicação foi “unilateral”, as marcas falavam e o consumidor escutava. Quando a comunicação passou a ser bilateral, este quadro mudou, agora o consumidor “manda” e começa a ficar intolerante às intromissões publicitárias (SUPERTI, 2010).

Nessa nova realidade o consumidor é impactado pelas marcas através de redes sociais, redes de relacionamento, blogs, e-branding, entre outros (LAS CASAS, 2010). A missão do planner digital é encontrar o consumidor na rede e impactá-lo de uma forma sutil e sem intromissão.

Torres (2010) sugere que as empresas usem ao menos sete estratégias digitais (Marketing de Conteúdo, Mídias Sociais, Viral, E-Mail Marketing, Publicidade OnLine, Pesquisa OnLine e Monitoramento) e devido ao acelerado aumento dos dispositivos móveis é importante acrescentar mais uma estratégia: O Mobile Marketing.

É aconselhável elaborar ações para todas as 8 estratégias de Marketing Digital:

www.trajetodigital.com

Page 28: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

27

ESTRATÉGIA

1.Marketing de Conteúdo.

Para o sucesso desta estratégia devemos pensar no público certo, na hora certa com o conteúdo correto.

Estar bem posicionado nos buscadores aumenta as chances do cliente encontrar a marca na rede. A geração de conteúdo, além de tornar nossa marca relevante na internet, ajuda a divulgar o produto/serviço de uma forma sutil.

A criação de um blog torna-se altamente recomendada para uma empresa gerar conteúdo. Nele o planner digital não deve focar-se apenas em produtos ou serviços, mas sim em informações e artigos relevantes.

Na prática: quanto mais conteúdos gerarmos e mais informações jogarmos na rede, maiores as chances do cliente nos localizar. Assim, a marca deve, primeiramente pensar no conteúdo do seu site, com informações completas e relevantes.

A partir daí é possível a criação de um Blog ou Área de notícias, para que os buscadores aumentem a relevância do website e, por consequência, o aproximem cada vez mais às primeiras páginas, além de instigar o internauta a voltar ao website com periodicidade.

Porém, é importante entender que o conteúdo gerado deve ser de interesse do público-alvo, por exemplo, mulheres donas de casas podem gostar de receitas, dicas de saúde e bem-estar.

A etapa do posicionamento, onde é estudado o comportamento do consumidor na rede, auxiliará para identificar os temas de interesse.

www.trajetodigital.com

Page 29: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

28

ESTRATÉGIA

2.Marketing nas Mídias Sociais.

Ferramentas

Para atrair mais atenção e cativar o consumidor online, as marcas devem pensar em ações que visem criar relacionamento entre a marca e o público-alvo.

Na prática: Levy (1999) já identifica uma comunidade virtual como um grupo de internautas que se agrupam virtualmente por interesses em comuns.

Ou seja, existem várias redes sociais atualmente e redes sociais de nichos, cada uma tem seu objetivo e seu perfil de usuário, algumas são apenas de textos, outras de vídeos, imagens, existe até rede social apenas para postar “Look do Dia”.

Estar presente nas redes sociais é estar próximo do consumidor, por isso deve-se pensar em qual rede social o público-alvo se encontra.

Em uma pequena pesquisa na internet ou até mesmo entrevistando pessoas do perfil desejado é possível identificar quais redes sociais os mesmos mais utilizam.

Klout - http://klout.com - mensura o quão influente é nas redes sociais.

Bufferapp - https://bufferapp.com - ferramenta que auxilia em programar, gerenciar e organizar postagens e redes sociais.

www.trajetodigital.com

Page 30: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

29

ESTRATÉGIA

Hootsuite - https://hootsuite.com - painel de gerenciamento das redes sociais.

How Sociable - http://www.howsociable.com - mede a visibilidade da marca na web através de várias redes sociais.

Postcron - http://www.postcron.com - para programar posts nas redes sociais.

Scup - http://www.scup.com/pt - monitoramento, interação e análise. Ótimo para gerenciar a marca nas redes sociais.

Social Mention - http://socialmention.com - pesquisa o que usuários falam da marca nas redes sociais, blogs, buscadores, etc.

Statigram - http://statigr.am - gerenciamento e monitoramento para Instagram.

Pagemodo - http://pagemodo.com - criação e administração de Fan Pages.

Twitradar - http://twitradar.com - ferramenta para monitoramento para Twitter.

Twitter Counter - http://twittercounter.com - estatística de seguidores do Twitter.

MarketMeSuite - http://marketmesuite.com - acompanha e gerencia redes sociais, além de buscar e interagir com perfis e influenciadores potenciais.

www.trajetodigital.com

Page 31: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

30

ESTRATÉGIA

3.Marketing Viral.

4.E-mail Marketing.

É o conjunto de ações de marketing digital que visam criar repercussão para sua mensagem, o chamado buzz (boca a boca): de uma para milhares ou milhões de pessoas. É uma poderosa ferramenta que permite atingir muitas pessoas na Internet e propagar sua mensagem.

Na prática: um viral funciona quando a mensagem causa uma epifania no internauta, ou seja, quando o usuário vê uma mensagem (seja imagem ou vídeo) que mexa com algo em que acredita ou admira. Caso a mensagem o “toque” ele compartilhará esta mesma mensagem criando assim o buzz.

Assim, é possível criar um vídeo, imagem, aplicativo ou game com o intuito de viralizá-lo na rede.

Não é uma tarefa fácil, mas caso acerte conseguirá uma grande divulgação para a marca de forma espontânea e, consequentemente, um maior engajamento do usuário.

É extremamente necessária a utilização do e-mail marketing nas estratégias digitais, a utilização basicamente como o marketing direto, visa estabelecer um contato direto com o consumidor, passando sua mensagem através de um banco de e-mails.

A lista pode ser de clientes que a empresa já possui, dos contatos pessoais, capturadas por intermédio de um conteúdo disponibilizado...

www.trajetodigital.com

Page 32: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

31

ESTRATÉGIA

Por muito tempo o e-mail marketing foi mal visto, tanto pelas marcas e profissionais de marketing, quanto pelos usuários, pois, por ser um meio relativamente barato.

Na prática: atualmente o e-mail marketing traz grandes vantagens se for utilizado de forma estratégica e, em alguns casos, é o tipo de ação que pode gerar grande retorno financeiro: com a geração de Leads (usuários qualificados e identificados).

Utilização de Newsletter com informações novas (que podem ser os posts do blog) e eventualmente promoções ou comunicados de novos produtos/serviços, também pode ser aplicada para atingir o objetivo proposto.

Outro ponto importante é instalar o link de Opt-out, caso o usuário queira se descadastrar da lista em qualquer momento.

GetResponse - http://www.getresponse.com – Ferramenta robusta que cria e monitora landpages e envio de e-mail marketing e conteúdos para os Leads.

e-Goi - http://www.e-goi.com.br/pt_br - cria e monitora landpages e envio de conteúdos para os Leads.

Klickmail - https://www.klickmail.com.br - cria campo para criação de lista de contatos e envio de e-mails.

Mailchimp - http://mailchimp.com - ferramenta online para envio de e-mail marketing.

Ferramentas

www.trajetodigital.com

Page 33: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

32

ESTRATÉGIA

5.Publicidade Online.

A publicidade online envolve várias mídias e tecnologias como banners, banners interativos, podcasts, vídeos, widgets e jogos online. Além disso, a distribuição, pode viralizar ou gerar mídia espontânea, (nem sempre você estará pagando pela publicação).

Devemos analisar, principalmente, que o público de cada mídia é diferente e, nem sempre, bem estabelecido ou fácil de determinar.

Na prática: é importante entender onde seu público-alvo está localizado geograficamente, pois dependendo do canal, pode-se comunicar com apenas com uma cidade (portais regionais) ou até o mundo todo (portais internacionais).

Assim, pode-se contar com divulgação em banners de grandes portais ou portais regionais. Entende-se por publicidade online também posts promovidos em blogs ou em redes sociais.

O mais usual é trabalhar com o FacebookAds, Google Adwords, Youtube e LinkedinAds.

Outra ação importante é a aplicar em estratégias de ReMarketing em publicidade digital (ideal para aqueles que trabalham com e-commerce e info-produtores) entre outras.

www.trajetodigital.com

Page 34: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

33

ESTRATÉGIA

6.Pesquisa Online.

Não podemos esquecer também do Youtube que hoje é o segundo maior buscador, só perdendo para o Google, por

esse motivo a importância do vídeo marketing nas Estratégias de Posicionamento e Conteúdo.

Atualmente a grande maioria dos consumidores afirmam que pesquisam na internet sobre um produto antes de realizar uma compra, essas pesquisas são feitas em buscadores como Google, Bing e Yahoo.

É importante que o link do website esteja entre os primeiros nos buscadores, assim quando o consumidor pesquisar sobre nosso produto aumentam as chances de cair no Website da marca.

Ferramentas como S.E.M. (do inglês, Search Engine Marketing) e S.E.O (do inglês, Search Engine Optimization) auxiliam para melhorar o PageRank (posicionamento nos buscadores) da marca na web.

Na prática: as ferramentas de S.E.M. são ações geralmente pagas utilizadas para melhor ranquear o website (Google Adwords é um exemplo). Ao utilizar o Google Adwords é importante planejar bem a campanha. Planejar horários e palavras chaves são cruciais para o sucesso de uma campanha.

Já quando fala-se em S.E.O., entende-se da utilização de estratégias e ferramentas para que o website entre de forma orgânica e natural nas primeiras páginas dos buscadores (adaptar seu site sendo Robot Friendly, por exemplo).

www.trajetodigital.com

Page 35: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

34

ESTRATÉGIA

Ferramentas

Wookrank - http://www.woorank.com - ajuda a avaliar quão bem ranqueado um website pode estar.

SemRush - http://www.semrush.com - pesquisa por palavras-chaves que mais trazem tráfego para um site. Apresenta inclusive CPC médio.

Marketsamurai - http://www.marketsamurai.com - pesquisa palavras-chaves para determinados nichos.

Google AdWords - http://google.com.br/adwords - criar e gerenciar campanhas no Google.

Site Maps - http://www.sitemaps.org - criação do Mapa do Site.

PowToon - http://www.powtoon.com - cria animações em vídeo com muita facilidade.

www.trajetodigital.com

Page 36: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

35

ESTRATÉGIA

7. Mobile Marketing.

É cada vez maior o número de dispositivos móveis que acessam a internet. Entende-se por dispositivos móveis os aparelhos eletrônicos móveis, como exemplo, smartphones, notebook e tablets. No Brasil já é maior o número de dispositivos móveis do que de desktop, ou seja, as pessoas preferem usar tablets e notebooks ao invés do computador convencional.

Por um lado a população tem um maior acesso à estes tipos de aparelhos, por outro a Internet móvel não segue o mesmo ritmo, a maioria das cidades ainda não possuem acesso 4G! Todavia cresce o número de estabelecimentos e residências com rede WiFi.

Fato incontestável é que a mobilidade chegou e ainda tem muito em que crescer. Baseado nisso o profissional da área de marketing digital deve, desde já, prepara-se com ferramentas e estratégias para estas novas plataformas de comunicação.

Na prática: Uma marca pode fazer sua divulgação da forma tradicional, como o envio de SMS para seus clientes anunciando promoções ou eventos, como também trabalhar com novas tecnologias (QrCode, Apps, Realidade Aumentada, entre outros).Como já dito anteriormente, possuir um site responsivo é um primeiro passo para estar preparado para a mobilidade. Atualmente grandes marcas têm utilizado Aplicativos e até Games para divulgarem sua marca nos dispositivos.

No livro #Mobilize (CAVALINE; XAVIER; SOCHACZEWSKI, 2010) é possível entender profundamente a importância, estratégias e exemplos de Mobile Marketing.

www.trajetodigital.com

Page 37: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

36

ESTRATÉGIA

Ferramentas

QrCode - http://info.abril.com.br/noticias/blogs/como-se-faz/blog-info-como-se-faz/como-criar-qr-code

- Tutorial que ensina como criar QrCodes e também encurtar URL's.

QrCode Generator - http://br.qr-code-generator.com - Criador gratuito de QrCode.

Bitly - https://bitly.com - Encurtador de URL's.

Como - http://www.como.com - Criação de aplicativos móveis sem entender de programação.

Game Salad - http://gamesalad.com/ - plataforma para criação de aplicativos de games.

Construct 2 - https://www.scirra.com/ - outra plataforma para criação de aplicativos de games.

www.trajetodigital.com

Page 38: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

37

ESTRATÉGIA

8. Monitoramento.

Como saber se atingimos o objetivo?

Por fim, é importante definir como será feito o monitoramento das plataformas digitais de nossa campanha.

Selecionar as ferramentas e controlar crises torna-se fundamental para um bom planejamento.

É um trabalho constante em monitorar tanto a marca quanto dos concorrentes e usuários.

Na prática: diariamente é possível montar relatórios e identificar quais plataformas e campanhas estão tendo maior resultado e até quais tipos de conteúdo e horários têm maior sucesso em postagens.

É para isso que serve o monitoramento. Discutiremos a fundo esta estratégia em um próximo item.

www.trajetodigital.com

Page 39: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

Tática

07

Page 40: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

39

TÁTICAS

TáticasA partir da definição de quais estratégias digitais serão utilizadas (Viral, S.E.O, conteúdo, etc.) o planner digital deve descriminar e pontuar quais as táticas que serão adotadas para cada uma destas estratégias.

Sei onde quero chegar, sei qual ferramenta vou usar, então quais serão minhas ações práticas na rede?

Assim ao pontuar em cada estratégia com um objetivo (etapa anterior) deve-se estruturar e escrever quais ações deverão ser aplicadas em cada uma das 8 estratégias: como será seu desenvolvimento, conteúdo e etc. (Ex.: criar um vídeo de marketing viral que falará sobre animais e divulgado para os principais blogs do segmento; ou criar um concurso cultural nas redes sociais; entre outras).

Lembrando que são apenas ideias e, como a internet apresenta novidades diariamente, é importante não se prender apenas as que estão neste material, pois são apenas exemplos:

A pergunta que deve ser respondida é:

A seguir uma lista de algumas ideias de táticas para cada um dos 8 pontos que poderão ser utilizadas no

Planejamento de Marketing Digital.

www.trajetodigital.com

Page 41: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

40

TÁTICASMarketing de Conteúdo: Rever textos e informações do website/ Criar e alimentar um blog / Participar de ações e conteúdos em outras plataformas (como portais, blogs, fóruns, grupos) / entre outras.

Marketing nas Mídias Sociais: Definir personas / Criação, alimentação e monitoramento de perfis / Definir calendário de posts / Promoções e concursos culturais / Interação com os usuários / entre outras.

Marketing Viral: Criar vídeo e estratégias de lançamento / Elaborar campanha com imagens de impacto / Organizar ação embutida na comunicação ou produto da marca / entre outras.

E-Mail Marketing: Gerar lista e leads / Criar newsletter / Criar autoresponder / Desenvolver promoções específicas / entre outras.

Publicidade OnLine: Anúncios em portais (Rede Display / Google AdWords / FacebookAds /Campanha no Youtube / LinkedinAds / Posts patrocinados / Remarketing / entre outras.

Pesquisa OnLine: Cadastrar website nos principais buscadores / Pesquisar e utilizar palavras chave / Website formato Robot Friendly / Configurar Google Alerts / entre outras.

Mobile Marketing: Desenvolver aplicativos de serviço / Advergames (jogo da marca) / In Game Advertinsing (anúncio dentro de jogos) / Site/blog Responsivo / entre outras.

Monitoramento: Analisar relatórios diários / Levantar melhores posts, conteúdos relevantes e horários de postagens / Testes AB / Comparar relatórios mensalmente / entre outras.

www.trajetodigital.com

Page 42: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

Cronograma

08

Page 43: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

42

CRONOGRAMA

CronogramaSer organizado é uma das peças chave do planejamento.

Baseado nisso a confecção de um cronograma de ações deve ser realizada.

O ideal é separar as ações em um macro cronograma (ações mensais por exemplo) e semanalmente aplicar e atualizar o mesmo.

É importante pensar de modo lógico, como por exemplo, não há motivo utilizarmos Links Patrocinados se o site não estará no ar!

Uma dica importante é aproveitar sazonalidades bem como datas comemorativas do varejo já conhecidas, como: Dia das Mães, Dia dos Namorados, Páscoa, Natal...

Há também como utilizar as que não são tão conhecidas, mas possuem alguma relação com seu produto, por exemplo, meu cliente é uma panificadora ou pizzaria é possível criar ações para o Dia do Café, dia da Pizza...

Ao final deste material você poderá baixar uma planilha para te auxiliar em seu Planejamento de Marketing Digital.

www.trajetodigital.com

Page 44: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

Mensuração

09

Page 45: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

44

MENSURAÇÃO

MensuraçãoUm dos pontos fortes das campanhas digitais é a possibilidade de poder quantificar o retorno sob o investimento (conhecido como ROI de comunicação).

Na mídia convencional o número de impactos e retorno é feito através de pesquisas de audiência, porém a internet é um dos únicos meios em que podemos mensurar exatamente o retorno de uma campanha.

Todavia para que possa ser mensurada deve-se eleger ainda no planejamento quais serão as ferramentas utilizadas para mensurar este retorno.

Na internet encontramos várias ferramentas que nos auxiliarão a obter relatórios que nos comprovarão os resultados da campanha e se conseguimos atingir nosso objetivo.

A mais utilizada é o Google Analytics, onde deve ser instalada no site assim que publicado, mais uma vez deixando claro a importância de escolher desde já qual serão as ferramentas utilizadas.

Quantas pessoas entraram em minha lista? Quanto impacto minha campanha patrocinada alcançou? Qual é o perfil do internauta que acessa minhas redes? Quanto tempo fica no meu blog? Como ele me encontra na internet? Quantas pessoas viram meu vídeo? São alguns dados que poderemos levantar durante e depois da aplicação das nossas estratégias.

www.trajetodigital.com

Page 46: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

45

MENSURAÇÃO

MensuraçãoComo já dito, existem diversas ferramentas que auxiliam na mensuração do resultado, algumas pagas e outras gratuitas. O planner digital deve escolher quais ferramentas utilizará para mensurar todos os seus canais (Redes Sociais, Blogs, AdWord, Facebook, Youtube, Website, etc.).

Google Analytics - http://www.google.com/intl/pt-BR/analytics -gerenciamento e relatório completo do Google para monitorar visitas.

Screaming Frog SEO - http://www.screamingfrog.co.uk/seo-spider - ferramenta para testar o SEO do site.

Woopra - https://www.woopra.com - gerenciamento e relatório completo de estatísticas.

Facebook Insights - https://www.facebook.com/FacebookI nsights - estatísticas e relatórios para páginas de Facebook.

Logio - http://www.logio.com.br - ferramenta de monitoramento de mídias sociais.

Crazy Egg - http://www.crazyegg.com - ferramenta de mapa de calor, para gerenciar a navegação do usuário.

Ferramentas

www.trajetodigital.com

Page 47: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

Planilha

10

Page 48: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

47

PLANILHA

Como na internet tudo se transforma muito rápido, informação e conhecimento lapidando cada vez mais a inteligência coletiva, é importante que o profissional da área de Marketing Digital esteja sempre atualizado com informações, notícias e novidades.

Para se manter informado, conectado, atualizado, fique de olho no Site do Trajeto Digital e nossos materiais:

TrajetoDigital.com

Para te Auxiliar em seu Planejamento e tudo o que foi visto neste material,

Baixe e Utilize a Planilha Disponibilizada. Amplie, Modifique, Insira sua Marca...

Clique Aqui e Baixe a Planilha

DigitalIntegradaDigitalComunicação

Page 49: Guia-de-Ações-em-Estratégias-Digitais

GUIAS TRAJETO DIGITAL

DigitalIntegradaDigitalComunicação

« GUIA COM 364 FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL

E E-COMMERCE »

« GUIA DE COMO MONTARUM E-COMMERCE DE SUCESSO »