Guia Maritimo

1
Alterar o tamanho da letra: 08/12/2008 Segundo especialista, momento é propício para pequenas e médias empresas Em época de escassez de crédito, pequenas e médias empresas estão conseguindo financiamento de bancos. A afirmação é do o especialista em captação de recursos para projetos de investimentos, Guilherme Aguiar. Segundo ele, a captação de recursos pode ser encarada de duas formas nesse momento. "Na verdade, é necessário entender que existem duas formas de financiamento das empresas. Uma é o do dia-a-dia, do crédito para produzir e exportar, honrar os contratos para financiamento das exportações. Esse realmente está muito restritivo, porque o risco é evidente. Os bancos estão com medo de aumentar muito o risco", argumenta. E continua: "Agora, existe um outro tipo de situação que é a das empresas que não precisam desse crédito, mas de investimentos, de novos equipamentos para crescer, como por exemplo, ampliar o prédio industrial para aumentar as vendas. Esse tipo de negócio está mais crítico do que antes da crise, mas para as empresas que têm bons planos e bons projetos, há financiamento e investidores interessados", afirmou Aguiar em entrevista ao Guia Marítimo. Segundo ele, segmentos como o de energia são um bom exemplo de empreendimentos para os quais existem investidores. "Pequenas centrais elétricas, usinas de energia alternativa, para esse tipo de segmento de pequenos investidores existe financiamento. Estive recentemente na Europa, em reunião com investidores, e eles continuam investindo, apesar de diminuir um pouco os valores. Hoje, os projetos se limitam a valores de US$ 200 milhões, típicos para médias e pequenas empresas". «« voltar para o índice de matérias Imprimir - Envie esta notícia para um amigo - 1 de 1 19/1/2009 16:02

description

Segundo especialista, momento é propício para pequenas e médias empresas Em época de escassez de crédito, pequenas e médias empresas estão conseguindo financiamento de bancos. A afirmação é do o especialista em captação de recursos para projetos de investimentos, Guilherme Aguiar. Segundo ele, a captação de recursos pode ser encarada de duas formas nesse momento. 08/12/2008 Alterar o tamanho da letra:

Transcript of Guia Maritimo

Alterar o tamanho da letra:

08/12/2008

Segundo especialista, momento é propício para pequenas e médias empresasEm época de escassez de crédito, pequenas e médias empresas estão conseguindo financiamentode bancos. A afirmação é do o especialista em captação de recursos para projetos deinvestimentos, Guilherme Aguiar. Segundo ele, a captação de recursos pode ser encarada de duasformas nesse momento.

"Na verdade, é necessário entender que existem duas formas de financiamento das empresas. Umaé o do dia-a-dia, do crédito para produzir e exportar, honrar os contratos para financiamento dasexportações. Esse realmente está muito restritivo, porque o risco é evidente. Os bancos estão commedo de aumentar muito o risco", argumenta.

E continua: "Agora, existe um outro tipo de situação que é a das empresas que não precisam dessecrédito, mas de investimentos, de novos equipamentos para crescer, como por exemplo, ampliar oprédio industrial para aumentar as vendas. Esse tipo de negócio está mais crítico do que antes dacrise, mas para as empresas que têm bons planos e bons projetos, há financiamento e investidoresinteressados", afirmou Aguiar em entrevista ao Guia Marítimo.

Segundo ele, segmentos como o de energia são um bom exemplo de empreendimentos para osquais existem investidores. "Pequenas centrais elétricas, usinas de energia alternativa, para essetipo de segmento de pequenos investidores existe financiamento. Estive recentemente na Europa,em reunião com investidores, e eles continuam investindo, apesar de diminuir um pouco os valores.Hoje, os projetos se limitam a valores de US$ 200 milhões, típicos para médias e pequenasempresas".

«« voltar para o índice de matériasImprimir - Envie esta notícia para um amigo -

Guia Maritimo http://www.guiamaritimo.com.br/nota.php?id=191#

1 de 1 19/1/2009 16:02