H.

15
Cultura, Arte e Religião Trabalho Realizado por: Daniela Silva Nº8 Sofia Dias Nº27 Ano/Turma: 8ºA Disciplina: História Ano letivo: 2011/2012 1

Transcript of H.

Page 1: H.

1

Cultura, Arte e Religião

Trabalho Realizado por: Daniela Silva Nº8 Sofia Dias Nº27 Ano/Turma: 8ºA Disciplina: HistóriaAno letivo: 2011/2012

Page 2: H.

2

ÍndiceCapa………….…………………………………………………………..Pág.1Índice…………………………………………………………………….Pág.2Introdução…………………………………………………………....Pág.3Cultura…………..……………………………………….……....Pág.4 e 5Religião………………………………………………………………....Pág.6 Arte………………..……………………………....Pág.7 , 8, 9, 10 e 11Imagens….....………………………………………………..….....Pág.10 Conclusão………………………………………………………......Pág.11Fontes Bibliográficas………..……….………….……….…....Pág.12

Page 3: H.

3

IntroduçãoNeste trabalho vamos falar sobre a cultura, a arte e a religião na Idade Média.Dentro do conteúdo da cultura vamos falar sobre a cultura monástica, cultura cortesã e a cultura popular.Dentro do conteúdo da arte vamos falar sobre a arte românica e o românico em Portugal e a arte gótica também em Portugal.Dentro do conteúdo da religião vamos falar sobre as ordens mendicantes e a criação da Universidade.

Esperemos que gostem!

Page 4: H.

4

Cultura Cultura monástica: A cultura monástica caracteriza os monges, pois foram eles que desenvolveram a cultura religiosa e erudita (erudita significa que tem ensino diverso obtido sobretudo pela leitura), que foi representada principalmente nos mosteiros. Nos mosteiros os monges empenhavam-se na cópia de livros de autores greco-romanos, muçulmanos e cristãos, pois estas obras eram enfeitadas com iluminuras (pintura a cores) expressivas daquela época. As escolas monásticas situavam-se á beira das sés, aí a língua ensinada era o latim e o estudo era sobre os princípios cristãos.

Cultura popular: A cultura popular evoluiu nos campos e nas cidades foi transmitida pelos jograis (pessoa que, na Idade Média, tocava vários instrumentos e cantava versos seus ou pertencentes a outra pessoa, sendo pago para tal) nas romarias e feiras.

Page 5: H.

5

Cultura Cultura cortesã: A cultura cortesã desenvolveu-se nas cortes do rei, nos castelos e nos palácios, nesses sítios observava-se espetáculos de jograis, pois a poesia trovadoresca e a literatura medieval tinha um lugar importante, nos espetáculos de poesia trovadoresca, relatava-se:

• Poesia Culta – que eram canções de amor;• Poesia popular – que eram canções de maldizer de crítica social, e também canções de amigo onde se demonstrava a saudade e o amor de um ser.

Na literatura medieval citava-se textos em prosa:• Romances de cavalaria;• Livros de linguagens – genealogias (árvore genealógica dos antepassados) de famílias nobres;• Crónicas (narrações históricas).

Page 6: H.

6

Religião Ordens mendicantes: As ordens mendicantes foram fundadas no séc. XIII com a renovação da igreja:

• Ordem dos Franciscanos – fundada por S. Francisco de Assis, em 1209;• Ordem de Dominicanos – fundada por S. Domingos de Gusmão, em 1215.

As ordens religiosas alimentavam-se do seu trabalho e de esmolas. Alguns dos monges ensinavam nas universidades tornando-se famosos, em Portugal o membro mais célebre foi Santo António de Lisboa. Criação das Universidades: As universidades surgiram por a Europa entre os séc. XII e XIII dominadas de estudos gerais, pois as universidades eram necessárias para serem frequentadas pelos filhos dos burgueses.

Page 7: H.

7

Arte Arte Românica: A arte românica nasceu na Europa Ocidental entre os séc. XI e XII, na estruturação de igrejas, mosteiros e abadias(mosteiro governado por um abade). A arte românica tem características próprias:

• Planta em cruz latina – têm três naves, uma central e duas laterais, cortadas por um transepto (corpo transversal de uma igreja, que se estende para um e outro lado da nave, formando uma cruz);

Page 8: H.

8

Arte•Abóbada de berço – cobertura em pedra e em semicírculos;

•Arcos de volta perfeita – são portais e estão no interior das naves;

Page 9: H.

9

Arte•Paredes grossas - são feitas em granito com pequenas aberturas;

• Colunas resistentes no espaço interior arquivoltas, tímpanos e capitéis são esculturas decoradas com figuras simbólica.

Page 10: H.

10

ArteAs construções românicas em Portugal estão ligadas á Reconquista Cristã. As construções religiosas apresentam-se em dois tipos:

• Edifícios grandiosos como as sés;• Pequenas igrejas rurais.

A arte românica foi aplicada na construção de fins militares, como castelos e civis.A arte gótica: A arte gótica predominou em França no séc. XII. A arte gótica trata-se de uma arte urbana e de catedrais que representa o poder da burguesia . A pintura gótica aparece nos vitrais das catedrais e na iluminuras. As principais características da arte gótica:

•Arcos em ogiva;

Page 11: H.

11

Arte•Edifícios com verticalidade e luz intensa;

•Fachas e portais decoradas com esculturas religiosas.

Em Portugal , a arte gótica surge na arquitetura religiosa. O Mosteiro da Batalha e o Mosteiro de Alcobaça são considerados os monumentos mais importantes do gótico português, ambos foram classificados como herança mundial, incluindo-se o primeiro no gótico flamejante, este também, está representado nos elementos decorativos e nas pedras tumulares.

Page 12: H.

12

Imagens

Arte

Arte Religião

Arte Religião

Page 13: H.

13

Conclusão

Nós gostamos de fazer este trabalho, pois adquirimos muitos conhecimentos importantes relacionados com a Religião, a Arte e a Cultura, que nos vão fornecer conceitos para mais tarde aplicar-mos nas fichas de avaliação e de trabalho, mas também para os anos seguintes.

Page 14: H.

14

Fontes Bibliográficas

Livro do 7ºAno – Viva á História! – Parte 2

Page 15: H.

15

FIM