HistFisVersão_01.pdf

5
1 / 5 História da Física    4216 1° semestre de 2015 Prof. João José Caluzi Carga horária: 4 horas semanais    6ª feira das 19 às 23 horas História da Física EMENTA: O pensamento cosmológico nas civilizações antigas. O pensamento cosmológico grego, dos pré- socráticos a Aristóteles. As concepções sobre a natureza da ciência. Física e astronomia nos períodos antigo e medieval. A revolução copernican a. Mecânica e óptica no século XVII. PROGRAMA: 1. A passagem do mito à filosofia e à ciência: a origem do universo - a Mitos cosmogônicos antigos; pensamento grego; surgimento de teorias científicas sobre a origem do universo 2. Conceitos de ciência: do conhecimento grego ao método experimental - b  A busca do imutável no pensamento grego; teoria platônica do conhecimento; a ciência segundo Aristóteles; o modelo dedutivo de Euclides; pensamento medieval; o método indutivo de Bacon; o método experiment al moderno. 3. A natureza da matéria    a5 pré-socráticos; Platão; Aristóteles; atomistas; pensamento moderno 4. Evolução da astronomia - c  Astronomia grega; sistema geocêntrico; discussões medievais; o sistema heliocêntrico de Copérnico; as leis de Kepler; a defesa de Copérnico (Bruno e Galileo); a gravitação newtoniana 5. Evolução da mecânica - f Mecânica aristotélica; estática e hidrostática de Arquimedes; mecânica medieval; evolução da mecânica no século XVII (Galileo, Descartes, Huygens, Newton) 6. Evolução do eletromagnetismo - i  William Gilbert e a diferenciação entre fenômenos elétricos e magnéticos; Stephen Gray e os experimentos de eletrostática; Benjamin Franklin e a teoria do fluido único de eletricidade; Du Fay e a eletricidade vítrea e resinosa; Coulomb e a balança de torção; O experimento de Oersted. 7. Desenvolvimento da óptica - h  A óptica na Antiguidade; desenvolvimento da óptica geométrica; a natureza da luz, da  Antigüidade até o século XVII; óptica de Descartes, Hoo ke, Newton e Hu ygens  AVALIAÇÃO:  A avaliação da disciplina será baseada em duas provas. As duas notas terão o mesmo peso. O aproveitamento semest ral A será calculado por: A = (P1 + P2 )/2 O alun o que obtiver A 5,0 será aprovado, dispensado do período de recuperação, e terá nota f inal Nf = A REGIME ESPECIAL DE RECUPERAÇÃO: Será concedida a recuperação somente ao aluno que, além da frequência mínima de 70%, tiver obtido nota entre 3,0 e 4,9 no decorrer do semestre. Será aplicada uma única avaliação, sob a forma de prova

Transcript of HistFisVersão_01.pdf

Page 1: HistFisVersão_01.pdf

7/23/2019 HistFisVersão_01.pdf

http://slidepdf.com/reader/full/histfisversao01pdf 1/5

1 / 5 

História da Física –  42161° semestre de 2015Prof. João José CaluziCarga horária: 4 horas semanais  –  6ª feira das 19 às 23 horas

História da Física

EMENTA:O pensamento cosmológico nas civilizações antigas. O pensamento cosmológico grego, dos pré-socráticos a Aristóteles. As concepções sobre a natureza da ciência. Física e astronomia nos períodosantigo e medieval. A revolução copernicana. Mecânica e óptica no século XVII.

PROGRAMA:1. A passagem do mito à filosofia e à ciência: a origem do universo - a

Mitos cosmogônicos antigos; pensamento grego; surgimento de teorias científicas sobre aorigem do universo

2. Conceitos de ciência: do conhecimento grego ao método experimental - b A busca do imutável no pensamento grego; teoria platônica do conhecimento; a ciênciasegundo Aristóteles; o modelo dedutivo de Euclides; pensamento medieval; o método indutivode Bacon; o método experimental moderno.

3. A natureza da matéria  –  a5pré-socráticos; Platão; Aristóteles; atomistas; pensamento moderno

4. Evolução da astronomia - c Astronomia grega; sistema geocêntrico; discussões medievais; o sistema heliocêntrico de

Copérnico; as leis de Kepler; a defesa de Copérnico (Bruno e Galileo); a gravitação newtoniana5. Evolução da mecânica - fMecânica aristotélica; estática e hidrostática de Arquimedes; mecânica medieval; evolução damecânica no século XVII (Galileo, Descartes, Huygens, Newton)

6. Evolução do eletromagnetismo - i William Gilbert e a diferenciação entre fenômenos elétricos e magnéticos; Stephen Gray e osexperimentos de eletrostática; Benjamin Franklin e a teoria do fluido único de eletricidade; DuFay e a eletricidade vítrea e resinosa; Coulomb e a balança de torção; O experimento deOersted.

7. Desenvolvimento da óptica - h

 A óptica na Antiguidade; desenvolvimento da óptica geométrica; a natureza da luz, da Antigüidade até o século XVII; óptica de Descartes, Hooke, Newton e Huygens

 AVALIAÇÃO: A avaliação da disciplina será baseada em duas provas. As duas notas terão o mesmo peso. Oaproveitamento semestral A será calculado por: A = (P1 + P2 )/2

O aluno que obtiver A 5,0 será aprovado, dispensado do período de recuperação, e terá nota final Nf= A

REGIME ESPECIAL DE RECUPERAÇÃO:Será concedida a recuperação somente ao aluno que, além da frequência mínima de 70%, tiver obtidonota entre 3,0 e 4,9 no decorrer do semestre. Será aplicada uma única avaliação, sob a forma de prova

Page 2: HistFisVersão_01.pdf

7/23/2019 HistFisVersão_01.pdf

http://slidepdf.com/reader/full/histfisversao01pdf 2/5

2 / 5 

escrita, individual, contemplando o conteúdo do semestre. O aluno que obtiver nota igual ou superior a5,0 será considerado aprovado.

PROVAS: Primeira prova: 03 Julho de 2015.Segunda prova: 28 Agosto de 2015.Período de recuperação: 05/092015

BIBLIOGRAFIA  Para o estudo da disciplina, pode-se utilizar:  Notas de aula;  Textos traduzidos (encaminhado por email);  Livros complementares, indicados abaixo.

1. OBRAS EM PORTUGUÊSHá poucos livros e artigos em português sobre história da física. Alguns são muito fracos e nem

serão citados aqui.

1.1 Obras gerais  TATON, René (ed.). História geral das ciências . São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1959-1974. 12

 vols. (é uma obra geral, cobrindo todos os períodos e assuntos; é superficial)RONAN, Colin A. História ilustrada da ciência. Rio de Janeiro: Zahar, 1987. 4 vols. (outra obra geral,

porém mais superficial do que a do Taton)KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas . São Paulo: Perspectiva, 1978. (discute o processogeral de evolução da ciência; não é muito útil para o presente curso)

1.2 Textos primáriosDeve-se, sempre que possível, tentar ler obras dos pesquisadores de cada época, para captar

melhor suas idéias e argumentos. Há poucos textos históricos associados à Física traduzidos para oportuguês. Alguns deles são:Coleção "Os Pensadores". São Paulo: Abril Cultural. Ver especialmente os volumes referentes aos filósofos

pré-socráticos, Aristóteles, Epicuro e Lucrécio, Francis Bacon, Galileu, Descartes, Newton e

Leibniz.COPÉRNICO, Nicolau. Commentariolus - Pequeno comentário de Nicolau Copérnico sobre suas próprias hipóteses

acerca dos movimentos celestes. Introdução, tradução e notas de Roberto A. Martins. 2ª edição. São Paulo:Livraria da Física, 2003.

 ___, As revoluções dos orbes celestes.  Trad. de A. Dias Gomes, Gabriel Domingues. Lisboa : FundaçãoCalouste Gulbenkian, 1996

657 p. : il.DESCARTES, René. Princípios da filosofia . Lisboa: Edições 70, 1997.GALILEI, Galileu. Duas novas ciências. Trad. Pablo Mariconda. São Paulo: Instituto Italiano de Cultura e

Nova Stella, s.d.GALILEI, Galileu. Ciência e fé . Ed. Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento. São Paulo: Instituto CulturalÍtalo-Brasileiro e Nova Stella, 1988.

Page 3: HistFisVersão_01.pdf

7/23/2019 HistFisVersão_01.pdf

http://slidepdf.com/reader/full/histfisversao01pdf 3/5

3 / 5 

GALILEI, Galileu. Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo ptolomaico e copernicano. Tradução,introdução e notas de Pablo Rubén Mariconda. - São Paulo : Discurso Editorial : FAPESP, 2001882 p. : il.

HUYGENS, Christiaan. Tratado sobre a luz. Trad. Roberto de A. Martins. Publicado em: Cadernos deHistória e Filosofia da Ciência  (suplemento 4), 1986.

NEWTON, Isaac. Óptica . Trad. André K. T. Assis. São Paulo: EDUSP, 1996.NEWTON, Isaac. Princípios matemáticos da filosofia natural. São Paulo: USP e Nova Stella, 1990.

1.3 Textos secundáriosMARTINS, Roberto de Andrade. O universo: teorias sobre sua origem e evolução.  São Paulo: Moderna, 1994.

(história das cosmogonias)FARRINGTON, Benjamin. A ciência grega . São Paulo: Ibrasa, 1961.DUHEM, Pierre. Salvar os fenômenos, de Pierre Duhem. Trad. R. A. Martins. Cadernos de História e Filosofia da

Ciência  (suplemento 3), 1984. (astronomia, até Galileo)KOYRÉ, Alexandre. Estudos de história do pensamento científico. Rio: Forense Universitária, 1991.BANFI, Antonio. Galileu . Lisboa: Edições 70, 1986. IFCHBUTTERFIELD, Herbert. As origens da ciência moderna. Lisboa: Edições 70, 1992.NASCIMENTO, Carlos Arthur. De Tomás de Aquino a Galileu. Campinas: UNICAMP, 1995.COHEN, B. I. O nascimento de uma nova física: de Copérnico a Newton . São Paulo: Edart, 1967.HALL, A. Rupert. A revolução na ciência, 1500-1750. Lisboa: Edições 70, 1992. 

Há também muitos livros sobre história da filosofia, em português, que abrangem temasrelevantes.

 Alguns artigos sobre temas abordados no curso:MARTINS, Roberto de Andrade. A influência de Aristóteles na obra astrológica de Ptolomeu (o

Tetrabiblos  ). Trans/Form/Ação 18: 51-78, 1995.MARTINS, Roberto de Andrade. Em busca do nada: considerações sobre os argumentos a favor do vácuo ou do éter. Trans/Form/Ação 16: 7-27, 1993.

MARTINS, Roberto de Andrade. Galileo e o princípio da relatividade. Cadernos de História e Filosofia daCiência  (9): 69-86, 1986.

MARTINS, Roberto de Andrade. Galileo e a rotação da Terra. Caderno Catarinense de Ensino de Física  11 (3): 196-211, 1994.

MARTINS, Roberto de Andrade. Huygens e a gravitação newtoniana. Cadernos de História e Filosofia daCiência  [série 2] 1 (2): 151-84, 1989.

2. OBRAS EM OUTROS IDIOMASPela falta de obras em português, é importante recorrer a obras em outros idiomas. Estão

indicados abaixo alguns livros encontráveis na UNICAMP, especialmente em inglês.

2.1 Textos primáriosHá uma coleção de obras de pensadores importantes, da Antigüidade até o final do século XIX,

em inglês, que contém algumas obras relevantes para o curso:Great Books of the Western World . Chicago: Encyclopaedia Britannica, 1952. 54 vols. . (vol. 7 - Platão; vol.

8 e 9 - Aristóteles; vol. 11 - Euclides e Arquimedes; vol. 12 - Lucrécio; vol. 16 - Ptolomeu,

Copérnico e Kepler; vol. 28 - Gilbert e Galileo; vol. 30 - Francis Bacon; vol. 33 - Pascal; vol. 34 -Newton e Huygens)Existem algumas obras que contêm coleções de textos curtos de diversos pensadores:

Page 4: HistFisVersão_01.pdf

7/23/2019 HistFisVersão_01.pdf

http://slidepdf.com/reader/full/histfisversao01pdf 4/5

4 / 5 

 WIENER, Philip P. & NOLAND, Aaron (eds.). Roots of scientific thought . New York: Basic Books, 1957.IFCH 

GRANT, E. A source book in medieval science . Cambridge, MA: Harvard University Press, 1974. As obras abaixo contêm textos dos pré-socráticos e explicações sobre os mesmos:

KIRK, G. S., RAVEN, J. E. & SCHOFIELD, M. The presocratic philosophers. A critical history with a selection

of texts. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.BARNES, Jonathan. The presocratic philosophers. London: Routledge, 1993.

 WILBUR, J. B. & ALLEN, H. J. (eds.). The world of the early Greek philosophers. Buffalo: Prometheus,1979.

FREEMAN, K. Ancilla to the pre-socratic philosophers . Cambridge, MA: Harvard University Press, 1970.Existem muitas traduções dos autores gregos e romanos, para inglês e francês. As traduções das

obras de Aristóteles para o inglês estão em duas coleções: a Loeb Classical Library   e a série de traduçõeseditada por Ross. Alguns textos primários do período moderno:GALILEI, Galileo. Opere . Firenze: Salani, 1964. 5 vols. (em italiano)GALILEI, Galileo. Dialogue concerning the two chief world systems. Berkeley: University of California Press,

1967.GALILEI, Galileo. Dialogues concerning two new sciences . New York: Dover, 1954.DESCARTES, René. Oeuvres de Descartes . Ed. Charles Adams, Paul Tannery. Paris: J. Vrin, 1964-1974.

11 vols. (em francês e latim)NEWTON, Isaac. Opticks . New York: Dover, 1979.

 WHITESIDE, D. T. (ed.). The mathematical papers of Isaac Newton . Cambridge: Cambridge UniversityPress, 1974. (o volume VI contém os trabalhos de Newton sobre mecânica)

2.2 Textos secundários 

SARTON, George.  A history of science . New York: Norton, 1952-1959. 2 vols. (ciência grega ehelenística)GUTHRIE, W. K. C. A history of Greek philosophy . Cambridge: Cambridge University Press, 1988. 6 vols.HEATH, Thomas. Aristarchus of Samos . New York: Dover, 1981. (astronomia antiga)DREYER, J. L. E. A history of astronomy from Thales to Kepler . New York: Dover, 1953.BERRY, Arthur. A short history of astronomy . New York: Dover, 1961.MOODY, Ernest A. Studies in medieval philosophy, science and logic. Berkely: University of California Press,

1975.CROMBIE, A. C. Robert Grosseteste and the origins of experimental science . Oxford: Clarendon Press, 1971.DUHEM, Pierre. Medieval cosmology . Chicago: Chicago University Press, 1985.

CLAGETT, Marshall. Science of mechanics in the middle ages . Madison: University of Wisconsin Press, 1979.DUGAS, René. A history of mechanics . New York: Dover, 1988.MACH, Ernst. The science of mechanics . La Salle: Open Court, 1960..MADDEN, Edward H. (ed.). Theories of scientific method . Seattle: University of Washington Press, 1966.

 WOLF, A. A history of science, technology and philosophy in the 16th and 17th centuries . London: Allen & Unwin,1950.

 WALLACE, William A. Prelude to Galileo.  Dordrecht: Reidel, 1981. (discute autores anteriores e daépoca de Galileo)

KUHN, Thomas S. The Copernican revolution . Cambridge, MA: Harvard University Press, 1985.

(astronomia, da Antigüidade até Galileo)GINGERICH, Owen (ed.). The nature of scientific discovery . Washington: Smithsonian Institution Press,1975. (apesar do título, o assunto principal do livro é Copérnico)

Page 5: HistFisVersão_01.pdf

7/23/2019 HistFisVersão_01.pdf

http://slidepdf.com/reader/full/histfisversao01pdf 5/5

5 / 5 

HALL, A. Rupert. From Galileo to Newton . New York: Dover, 1981.SEEGER, Raymond J. Galileo Galilei . Oxford: Pergamon Press, 1966.COHEN, I. Bernard. The Newtonian revolution . Cambridge: Cambridge University Press, 1985.COHEN, I. B. Introduction of Newton's Principia . Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978.