Histórico do curso

3

Click here to load reader

Transcript of Histórico do curso

Page 1: Histórico do curso

HISTÓRICO DO CURSO

a) Curso de Extensão em Mecânica Automotiva;

Em 1996, surgiam no Curso Técnico em Mecânica (CTM), sob a Coordenação Administrativa do professor Solimar Fonseca, da Supervisora Escolar, Maria Leoni Sauter Hennemann, e da Orientadora Educacional, Marilise Barbara Fornari Poeta, e professores que atuavam no Curso, ideias relacionadas à implantação de um novo curso na Fundação Liberato, mais especificamente na Área Automotiva.

Reuniões, discussões, contatos com outras instituições embasaram a construção de um projeto que teve a contribuição especial do professor Telmo Pedro Agnes, na sua elaboração inicial. Definido o projeto, iniciou-se uma árdua caminhada no sentido de colocá-lo em prática. Concessionárias GM foram visitadas e uma série de 20 reuniões de divulgação foram apresentadas em Gravataí e à comunidade de Novo Hamburgo, Canoas e Porto Alegre.

No final de 1997, a Coordenação Administrativa passou para o professor Pedro Rafael Naud de Moura, em conseqüência da transferência do professor Solimar Mário Miranda Fonseca para a Presidência da República, no Distrito Federal, em Brasília.

No projeto inicial, estavam previstos dois módulos, sendo que o pré-requisito para o ingresso ao curso seria o de possuir Curso Técnico de nível médio nas áreas de Mecânica, Eletrotécnica, Eletrônica, Mecatrônica e similares.

Em março de 1998, constatou-se que a proposta original precisaria sofrer modificações, tendo em vista que o Escritório Regional da GM, de Porto Alegre, representado pelos Srs. Eng°s Mecânicos Longino Morawski e Wilson Augustin, este, gerente pós-vendas da Concessionária GM-Sinoscar, de Novo Hamburgo, e representante do

Page 2: Histórico do curso

Clube de Concessionárias GM, do Rio Grande do Sul, já havia concordado com a idéia de formar mão-de-obra em parceria Escola/Concessionárias GM e General Motors do Brasil/São Paulo. Porém, diante do pequeno número de profissionais técnicos atuando nas concessionárias, a parceria seria inviabilizada porque a primeira turma seria formada unicamente por funcionários das Concessionárias GM conveniadas.

Nessa época, por portaria, foram indicados para a Coordenação Administrativa do Curso o Professor Pedro Rafael Naud de Moura, na Coordenação Técnica o Prof. José Breno da Cruz e Maria Leoni Sauter Hennemann para a Coordenação Pedagógica. O projeto foi reestruturado e sofreu o acréscimo do Módulo I, de nivelamento, com as disciplinas de Língua Portuguesa, Física, Matemática, Eletricidade, Química, Desenho e Informática visando com isso viabilizar a parceria.

As tratativas continuaram e, finalmente, em julho de 1998, foi assinado o protocolo de intenções para concret ização da parcer ia Liberato/Concessionárias GM. Em agosto, iniciou-se a primeira turma, do Módulo I, contando com 26 alunos das Concessionárias Sinoscar, de Novo Hamburgo e Sapiranga, Sinosvale, de São Leopoldo, Brozauto, de Canoas, CGA, Dico e Jardine, de Porto Alegre.

Paralelamente à tramitação da assinatura do protocolo de intenções entre a Fundação Liberato e a General Motors do Brasil, a Coordenação Pedagógica, juntamente com a Orientadora Educacional, Marilise Barbara Poeta Fornari, e com os professores pioneiros, Pedro Augusto Flores dos Santos, Angela Maria Lehnen, Solange Bianco B o r g e s R o m e i r o , J e f f e r s o n L u í s d a S i l v a , A r i D a r c i Schmachtenberg, Celestino Inácio Schneider e José Breno da Cruz, trabalharam na organização curricular do Módulo I.

Muitas reuniões foram realizadas e as visitas às Concessionárias ocorreram para a coleta de subsídios, visando traçar o perfil do profissional na área automotiva. Finalmente estava concluída a parte

Page 3: Histórico do curso

referente a elaboração dos conteúdos do Módulo I.Depois da coleta de muitos dados e subsídios, ficou decidido que

deveríamos ousar e inovar dentro da Instituição Fundação Liberato, através de uma prática pedagógica moderna.