HISTÓRIA 8º ANO PROF. ARTEMISON MONTANHO PETTY …- A crise econômica em que o Brasil se...

22
HISTÓRIA PROF. ARTEMISON MONTANHO PROF.ª PETTY RIBEIRO 8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Transcript of HISTÓRIA 8º ANO PROF. ARTEMISON MONTANHO PETTY …- A crise econômica em que o Brasil se...

HISTÓRIA PROF. ARTEMISON MONTANHO

PROF.ª PETTY RIBEIRO8º ANOENSINO FUNDAMENTAL

Unidade IVNatureza - Sociedade: questões ambientais

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 20.2

ConteúdoAbolição e República

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

HabilidadeEntender o processo de proclamação da República e a influência do pensamento positivista.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

Abolição e República:

A República é Proclamada- O sistema monárquico brasileiro encontrava-se desgastado e era questionado por vários setores da população brasileira.

- Os membros da Igreja Católica Brasileira também estavam descontentes com o governo de Dom Pedro II, pois havia muita interferência real nos assuntos religiosos.

AULA

5

- A monarquia era um sistema enfraquecido no contexto mundial do final do século XIX.

- Havia também um grande descontentamento dos fazendeiros conservadores.

AULA

6

AULA

7

- Os setores progressistas do Brasil eram contrários a uma série de situações mantidas pelo regime monárquico, tais como: voto censitário, falta de justiça social, miséria, ensino público para poucos, elevado índice de analfabetismo.

AULA

8

- A crise econômica em que o Brasil se encontrava também influenciou na Proclamação da República, pois fez com que aumentasse o descontentamento da população brasileira.- Como ocorreu em diversos outros países vizinhos, o Brasil era a partir de 1889 uma República Presidencialista e Federativa.Este ato foi exercido por militares que foram seus dois primeiros presidentes: Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. O perfil da República no Brasil seria durante muitos anos parecido com uma Instituição Militar.

AULA

9

AULA

10

AULA

11Marechal Deodoro da Fonseca

AULA

12Floriano Peixoto

Observando o que você aprendeu nesta aula, descreva algumas das causas que levaram à proclamação da República no Brasil:

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

13

Abolição e República:O Positivismo

AULA

14

O positivismo foi uma corrente filosófica que surgiu na França no século XIX e que ganhou força no Brasil no final deste século. Militares, profissionais liberais e intelectuais defendiam os ideais positivistas.

AULA

15

A partir da segunda metade do século XIX, as ideias de Auguste Comte permearam as mentalidades de muitos mestres e estudantes militares, políticos, escritores, filósofos e historiadores. Vários brasileiros adotaram, ou melhor, se converteram ao positivismo, dentre eles o professor de matemática da Escola Militar do Rio de Janeiro Benjamin Constant, o mais influente de todos.

AULA

16

Auguste Comte

Tais influências estimularam movimentos de caráter republicano e abolicionista, em oposição à monarquia e ao escravismo dominante no Brasil.Estes ideais eram favoráveis ao regime republicano e, portanto, contrários à Monarquia. A inscrição “Ordem e Progresso” na bandeira brasileira, criada após a Proclamação da República, reflete a importância do Positivismo no processo republicano brasileiro.

AULA

17

Houve no Brasil dois tipos de positivismo: um “positivismo ortodoxo”, mais conhecido, ligado à Religião da Humanidade e apoiado por Pierre Laffitte, discípulo de Comte, e um “positivismo heterodoxo”, que se aproximava mais dos estudos primeiros de Augusto Comte que criaram a disciplina da Sociologia e apoiado por outro discípulo de Comte.

AULA

18

AULA

19

AULA

20

Explique com suas palavras e utilizando anotações da aula, quais foram as influências do positivismo no processo de proclamação da República.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

21

Observem a imagem e descrevam a figura central.

DESAFIO DO DIA

22Charge fazendo crítica a D. Pedro