Hoje Macau 19 OUT 2011 #2475

16
PUB JOSÉ DRUMMOND O ABC DA ARTE CONTEMPORÂNEA DA CHINA EM LÍNGUA PORTUGUESA • Página 10 TEMPO POUCO NUBLADO MIN 22 MAX 28 HUMIDADE 40-85% CÂMBIOS EURO 11.0 BAHT 0.2 YUAN 1.2 AGÊNCIA COMERCIAL PICO 28721006 PUB MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ QUARTA-FEIRA 19 DE OUTUBRO DE 2011 ANO XI Nº 2475 PUB Ter para ler Au Kam San pede audição da secretária para a Administração e Justiça Florinda Chan ao palco O caso das campas perpétuas não está esquecido, especialmente para o deputado Au Kam San, que até fazia parte da Câmara Provisória na altura em que as sepulturas foram atribuídas. O democrata quer que Florinda Chan, secretária para a Administração e Justiça, seja inquirida publicamente sobre o caso. Ontem, no regresso das férias da Assembleia Legislativa, foi dia de fazer contas ao Orçamento da RAEM, acusar a CTM de altos preços e má qualidade dos serviços e pedir maior atenção do Governo aos assuntos sociais. > PÁGINAS 4 E 5 Passadeiras POLÍCIA FECHA O CERCO A MOTORISTAS QUE NÃO PARAM • Página 6 Empregadas domésticas MIGRANTES QUEIXAM-SE DE SALÁRIOS MISERÁVEIS • Página 7

description

Edição do Hoje Macau de 19 de Outubro de 2011 • Ano X • N.º 2475

Transcript of Hoje Macau 19 OUT 2011 #2475

Page 1: Hoje  Macau 19 OUT 2011 #2475

PUB

JOSÉ DRUMMOND

O ABC DA ARTE CONTEMPORÂNEA DA CHINAEM LÍNGUA PORTUGUESA

• Página 10

TEMPO POUCO NUBLADO MIN 22 MAX 28 HUMIDADE 40-85% • CÂMBIOS EURO 11.0 BAHT 0.2 YUAN 1.2

AGÊNCIA COMERCIAL PICO • 28721006

PUB

MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ • QUARTA-FEIRA 19 DE OUTUBRO DE 2011 • ANO XI • Nº 2475

PUB

Ter para ler

Au Kam San pede audição da secretária para a Administração e Justiça

Florinda Chan ao palcoO caso das campas perpétuas não está esquecido, especialmente para o deputado Au Kam San, que até fazia parte da Câmara Provisória na altura em que as sepulturas foram atribuídas. O democrata quer que Florinda Chan, secretária para a Administração e Justiça, seja inquirida publicamente sobre o caso. Ontem, no regresso das férias da Assembleia Legislativa, foi dia de fazer contas ao Orçamento da RAEM, acusar a CTM de altos preços e má qualidade dos serviços e pedir maior atenção do Governo aos assuntos sociais. > PÁGINAS 4 E 5

Passadeiras

POLÍCIA FECHAO CERCO A MOTORISTAS

QUE NÃO PARAM • Página 6

Empregadas domésticas

MIGRANTESQUEIXAM-SE DE

SALÁRIOS MISERÁVEIS• Página 7

Page 2: Hoje  Macau 19 OUT 2011 #2475

QUARTA-FEIRA 19.10.2011

2www.hojemacau.com.mo ACTUAL

Imolação de tibetanos degrada budismo, diz monge

A primeira mulher da listaUMA monja ti-betana imolou--se pelo fogo, na província de

Sichuan, onde nos últimos oito meses foram registadas várias imolações, e tentati-vas frustradas, de monges budistas, anunciou ontem a organização Free Tibet. A monja, de 20 anos, foi a primeira mulher a imolar-se pelo fogo.

A imolação ocorreu na cidade de Aba, na província de Sichuan, onde fica loca-lizado o mosteiro de Kirti onde têm sido desencade-ados vários protestos. De acordo com a organização, antes de morrer, a monja apelou ao regresso do líder espiritual dos tibetanos exi-lado na Índia e à liberdade religiosa.

DEGRADAÇÃOA onda de imolações de monges tibetanos budistas no sudoeste da China é uma forma de extremismo que degrada a religião, disse o

TAIWAN cogita assinar um acordo de paz com

a China dentro de dez anos, desde que o povo taiwanês concorde e haja suficiente confiança mútua, disse o presidente Ma Ying-jeou nesta segunda-feira.

Taiwan e China sepa-raram-se em 1949, quando nacionalistas chineses refu-giaram-se na ilha depois de fugir da revolução comu-nista. A China ainda hoje considera Taiwan como uma “província rebelde,” e não descarta o uso da força para recuperá-la.

Houve uma reaproxi-mação depois da posse de

Ma, em 2008, mas ainda há tensões militares, e o presi-dente taiwanês, candidato à reeleição em Janeiro, sofre pressão para adoptar uma posição mais rígida frente a Pequim.

“Sob as condições de um alto nível de consenso entre o povo de Taiwan e de suficiente confiança entre os dois lados, consideraríamos um tratado de paz com a China dentro de dez anos”, disse Ma a jornalistas.

O Governo diz que a actual aproximação com a China continental é eco-nomicamente benéfica e contribui para a paz. Já a

oposição afirma que essa política dá influência de-mais a Pequim e seria o primeiro passo para uma reunificação.

Na semana passada, durante as celebrações do centenário da rebelião que derrubou o regime imperial chinês, o Governo chinês alertou Taiwan a não declarar oficialmente a independência e defendeu a “reunificação por meios pacíficos”.

Ma por sua vez pediu à China que adopte a de-mocracia e a liberdade, e “encare a existência” de Taiwan.

O Wal-Mart Stores Inc. anunciou que o director-

-presidente das suas operações na China e a vice-presidente sénior de recursos humanos naquele país deixaram a empresa, que está a sofrer desafios reguladores sem precedentes num importante mercado de crescimento.

Ed Chan, que era di-rector-executivo e director--presidente da Wal-Mart da China desde 2006, saiu da empresa na segunda-feira por motivos pessoais, disse um comunicado da empresa. Clara Wong, vice-presidente sénior de recursos humanos da Wal-Mart da China, tam-bém deixou a empresa.

Scott Price, director-exe-cutivo e diretor-presidente da Wal-Mart da Ásia, foi escolhido para presidente interino do Wal-Mart da China. Price vai acumular os seus cargos na divisão da Ásia, disse Anthony Rose, um porta-voz do Wal-Mart.

A troca no topo é a mais recente de mudanças na di-

PIB DA CHINA CRESCE AO RITMO MAIS LENTO EM DOIS ANOSA segunda maior economia do mundo cresceu menos que o esperado no terceiro trimestre. O PIB da China cresceu 9,1% no terceiro trimestre, face ao mesmo período de 2010, o ritmo mais lento desde 2009, reforçando os receios de que a retoma mundial está a abrandar à medida que se agrava a crise de dívida na Europa. O número, revelado ontem pelo Gabinete Nacional de Estatísticas da China, decepcionou os economistas sondados pela Bloomberg, que esperam um crescimento do PIB chinês de 9,3%, e surge depois de uma expansão de 9,5% no segundo trimestre do ano.

TAIWAN QUER ACORDO DE PAZ COM A CHINA

Dez anos para baixar armasWAL-MART ENFRENTA PROBLEMAS NAS OPERAÇÕES CHINESAS

O escândalo do porco

monge de uma organiza-ção apoiada pelo Governo chinês. Nove jovens em áreas de etnia tibetana na

de Pequim, que tacha o líder espiritual, o Dalai Lama, de um violento separatista.

“A recente onda de

tentativas de imolação de monges provocou o espanto e a repulsa do público, fazendo com que as pessoas gradualmente percam a fé”, disse Gyalton, vice-presidente da Asso-ciação Budista Provincial de Sichuan. “O budismo tibetano destaca a bene-volência e o cuidado, e é um sistema completo de fé e valores sublimes como resultado de sua oposição à superstição cega”, disse o monge, que é chamado de Buda Vivo. Gyalton disse que o suicídio por qualquer razão vai contra a natureza humana e é um desvio dos preceitos do budismo.

Na semana passada, a China criticou o Dalai Lama por não denunciar a onda

de imolações, descrevendo a sua postura como uma violação dos princípios budistas. O último homem a atear fogo ao próprio corpo no sábado era um monge de 19 anos do mosteiro Kirti na província de Sichuan, disse um activista tibetano exilado e o grupo Free Tibet, com sede em Londres. A polícia extinguiu as chamas e agrediu homem, disse o activista, acrescentando que ele não morreu durante o protesto, mas que o seu paradeiro era ignorado.

Em Agosto a China deteve três monges pelo envolvimento na imolação, em Março, de outro monge chamado Phuntsog, o que provocou uma represália e a prisão por um mês de cerca de 300 monges tibetanos. A China controla o Tibete des-de que tropas comunistas entraram na região em 1950. O país alega que o Governo Central levou desenvolvi-mento necessário à região pobre e atrasada.

recção da operação chinesa do Wal-Mart. Em Maio, o director financeiro e o di-rector operacional na China pediram demissão.

Na semana passada, a empresa americana, que tem sede em Bentonville, Arkan-sas, informou que dois funcionários do Wal-Mart foram presos e 35 outros foram detidos na metrópole chinesa de Chongqing devi-do a alegações do governo municipal de que a rede rotulou fraudulentamente a carne de porco comum como sendo um tipo mais caro de carne de porco orgânica.

Um porta-voz do gover-no de Chongqing citou um relatório no jornal oficial da cidade que dizia que, dos 35 acusados, 25 ainda estavam em detenção, o que significa que as autoridades terão que libertá-los ou acusá-los formalmente nos próximos dias. Sete outras pessoas es-tavam em prisão domiciliar e três haviam sido libertadas mediante fiança.

O Wal-Mart já informou que está a cooperar com as in-vestigações em curso. A rede fechou temporariamente 13 das suas lojas em Chongqing depois de o Governo ordenar que elas fossem fechadas por 15 dias e multou o Wal-Mart em 3,65 milhões de yuans. Autoridades de Chongqing alegaram que a empresa vendia carne de porco ro-tulada enganosamente há dois anos.

O Wal-Mart anunciou em Março que teve um fa-turamento de 7500 milhões no ano passado nas 328 lojas na China então em operação, número que subiu para qua-se 350 este ano.

província de Sichuan atea-ram fogo ao próprio corpo desde Março, em protesto contra controlos religiosos

Page 3: Hoje  Macau 19 OUT 2011 #2475

QUARTA-FEIRA 19.10.2011

3www.hojemacau.com.mo

O argumento é típico de um melodrama à Hollywood.

Uma carrinha atropela uma menina de 12 anos, uma dúzia de pessoas assistem a tudo, mas finge que não viu nada. Yue Yue grita de agonia, o sangue espalha-se pela rua movimen-tada no centro de Foshan, os carros desviam-se da rapariga e ninguém lhe estende a mão.

A rapariga volta então a ser atropelada, desta vez por um ca-mião. Câmaras de videovigilân-cia da rua estão a filmar tudo. As pessoas olham, mas seguem em frente. Passaram-se sete minutos até que uma mulher finalmente pára e socorre a rapariga.

O destino da criança, que está internada com morte ce-rebral, mostra uma faceta da nova China: cada um por si. As imagens foram transmitidas em noticiários da China e o

O AVISO DE QUEM SABEA China não vai conseguir escapar a uma aterragem forçada, o que deverá acontecer em 2013 ou 2014. O economista-estrela Nouriel Roubini considera ainda que as declarações de responsáveis chineses de que vão apoiar a Europa a ultrapassar a crise da dívida não passam de “conversa fiada”. A perspectiva de uma “aterragem suave” é uma “missão impossível”, disse o economista conhecido pelas previsões sobre a bolha imobiliária e a crise financeira da década passada, argumentando que o sobre-investimento “sempre” conduziu aterragens forçadas. Os responsáveis políticos vão “fazer tudo o que for possível” para manter o crescimento acima de 8%, mas não o deverão conseguir, acrescentou. A economia chinesa terá provavelmente abrandado para uma taxa anual de crescimento de 9,3% no terceiro trimestre, depois dos 9,5% registados no trimestre anterior. Roubini também avisa que existe uma elevada probabilidade de a recessão se espalhar às economias avançadas uma vez que o falhanço em controlar a crise d dívida da Europa choca com as perspectivas de recuperação dos EUA. Sobre a crise da dívida soberana, Roubini deixa um aviso aos políticos europeus. A Europa não deve contar muito com a ajuda da China, diz o economista, sublinhando que a declarações de responsáveis chineses nesse sentido não passam de “conversa fiada”.

Num tal contexto que estranheza pode despertar a ideia de uma parceria do Pacífico, envolvendo uma potência solidamente firmada e uma outra que se vem afirmando? A grande dificuldade seria a de acomodar os interesses de um e outro país e de os ajustar às ambições de outros actores da zona, designadamente o Japão e outros que no espaço do Mar do Sul da China alimentam disputas nas quais, em todas elas, entra a própria China. Peng Zhonglian, P. 15

TRANSEUNTES IGNORAM CRIANÇA ATROPELADA EM FOSHAN

Cada um por sivídeo posteriormente divul-gado no site chinês Youku teve mais de 2 milhões de visitas e milhares de comentários indig-nados. Um médico do hospital público de Foshan confirmou que a rapariga está às portas da morte. Está agora em coma profundo e, se voltar, vai viver em estado vegetativo.

A relutância generalizada de ajudar estranhos na rua está a abrir um forte debate na China. Alguns transeuntes dizem-se assustados em es-tender a mão a qualquer um, depois de casos de vítimas que acusaram os bons samaritanos de terem-lhe provocado os fe-rimentos e terem sido punidos em tribunal. Outros, no entan-to, falam de uma nova moram em baixa – ajudar para quê?

A mulher que parou para ajudar Yue Yue trabalha na

recolha de lixo do mercado próximo onde o acidente se deu. Quando estava a ver o que se passava com a criança, mui-tas pessoas disseram-lhe para meter-se nos seus negócios. A boa samaritana andou de loja em loja a perguntar pela mãe da criança, sem que ninguém estivesse disposto a dar-lhe informações.

Muitos chineses expres-saram fúria com as imagens e consideram que os que não pararam para ajudar a criança nem sequer são humanos. “O que aconteceu com o povo chinês?”, questiona um dos espectadores. Muitos frisaram que teve de ser uma lixeira – que pertence à categoria dos mais pobres e dos menos edu-cados da sociedade chinesa – a fazer o que ninguém ousou fazer. Outros questionaram o que faria se estivesse a passar naquele exacto momento no local. “Arriscarias toda a poupança da sua família para ajudar alguém? E se fosses acusado de estar envolvido no acidente, como já aconteceu? Não tens medo de ires parar à prisão por uma boa acção? Ser uma boa alma na China hoje é um risco”, escreveu um jovem na Internet.

Segundo a imprensa chi-nesa, os dois motoristas que atropelaram Yue Yue estão agora detidos à espera de julgamento.

PUB

1. Faz-se público que, nos termos do n.º1 do artigo 130º do Regulamento da Actividade Hoteleira e Similar aprovado pela Portaria n.º83/96/M, de 1 de Abril, a renovação da licença dos estabelecimentos hoteleiros e similares deve ser efectuada junto da Direcção dos Serviços de Turismo no próximo mês de Outubro, nomeadamente:

i) Hotel ii) Pensão iii) Restaurante iv) Bar v) Sala de Dança

2. Prazo, Local e Horário Prazo: Outubro de 2011 (com excepção de sábados, domingos e feriados). Local: Direcção dos Serviços de Turismo, sita na Alameda Dr. Carlos Assumpção n.ºs 335-341, Edifício “Hot Line”, 18º andar, Macau. Horário: 2ªs feira às 5ªs feiras, das 09H00 às 17H45 (sem interrupção); 6ªs feiras, das 09H00 às 17H30 (sem interrupção).

3. Procedimentos para a renovação das licenças Documentos a entregar: i) Impresso referente à renovação da licença devidamente preenchido; o impresso já enviado a todos os estabelecimentos; o mesmo pode ser obtido na página electrónica da DST: • http://industry.macautourism.gov.mo/license/renewal ii) Fotocópia legível da licença; iii) Original do preçário actualizado; iv) Caso o titular da licença seja pessoa colectiva, deve ser apresentado o original ou fotocópia legível da Certidão da Conservatória dos Registos Comercial e de Bens Móveis referente ao registo da sociedade, emitida há menos de 3 meses; v) Caso o impresso mencionado no ponto i) seja assinado por pessoa nomeada pelo titular da licença, deve ser apresentado o original da procuração. vi) Fotocópialegíveldodocumentodeidentificaçãodotitularouderepresentantelegaldasociedade.

Documentos a exibir: OriginaldodocumentodeidentificaçãodapessoaquesedeslocaàDSTparaapresentaçãodopedidode renovação da licença.

4. Taxa de renovação

Nota:i) São aceitáveis notas e cheques em patacas ou por via de cartão de crédito (VISA ou MASTER CARD).

Em caso de pagamento em cheque, o mesmo deve ser emitido a favor da “Direcção dos Serviços de Turismo”. O montante expresso no cheque deve coincidir com o montante do pagamento devido; a data de emissão do cheque quando anterior à do pagamento não pode ser superior a três dias.

ii) Ao abrigo do artigo 131º da Portaria n.º 83/96/M, de 1 de Abril, a renovação da licença fora do prazo estipuladoficasujeitaaumataxaigualaodobrodataxaderenovação(mantendo-seinalteráveloimposto de selo).

Para mais informações poderá ser contactada a Divisão de Licenciamento durante as horas de expediente, através do telefone: 8397-1312, 8397-1313; por fax 2833-0518 ou por email: [email protected].

Direcção dos Serviços de Turismo, aos 26 de Agosto de 2011.

O Director dos Serviços, Substituto Manuel Gonçalves Pires Júnior

AVISORENOVAÇÃO DA LICENÇA

Classificação Taxa de renovação(MOP)

Imposto de selo (10%)(MOP)

Total(MOP)

Hotéisde5estrelasqualificadosdeluxo $12,500.00 $1,250.00 $13,750.00Hotéis e complexos turísticos de 5 estrelas $11,250.00 $1,125.00 $12,375.00Hotéis, complexos turísticos e hotéis-apartamentos de 4 estrelas $10,000.00 $1,000.00 $11,000.00

Hotéis e hotéis-apartamento de 3 estrelas $8,750.00 $875.00 $9,625.00Hotéis de 2 estrelas $7,500.00 $750.00 $8,250.00Pensões de 3 estrelas $6,250.00 $625.00 $6,875.00Pensões de 2 estrelas $5,000.00 $500.00 $5,500.00Estabelecimentos similares de luxo $6,250.00 $625.00 $6,875.00Estabelecimentos similares de 1ª e 2ª classe $3,750.00 $375.00 $4,125.00

Page 4: Hoje  Macau 19 OUT 2011 #2475

QUARTA-FEIRA 19.10.2011

4www.hojemacau.com.mo POLÍTICA

O que se diz na Assembleia

OS jovens, a habitação económica e a mão-

-de-obra importada. Foram maioritariamente estes os temas que ontem ocuparam o período de antes da ordem do dia na Assembleia Legis-lativa (AL).

Ho Sio Kam mostrou-se preocupada com os recen-tes aumentos nos casos de delinquência juvenil, princi-palmente no que diz respeito ao envolvimento dos mais novos no crime organizado. Mais 15,1% de jovens envol-veram-se em actos ilícitos no primeiro semestre do ano, com a violência nas escolas,

Joana [email protected]

FOI o primeiro plenário da Assembleia Legislativa (AL) depois das férias e Au Kam San aproveitou-o para tecer

duras críticas a Florinda Chan. O deputado da ala democrata afirma que, como responsável tutelar da ex-câmara municipal de Macau

FLORINDA CHAN DEBAIXO DE FOGOAs críticas à secretária para a Administração e Justiça não partiram apenas de Au Kam San. Também Ng Kuok Cheong acusou Florinda Chan de ser a responsável pela estagnação da reforma jurídica e pelo facto das “propostas de lei estarem, uma após outra, de cumprir os prazos fixados”. A revisão da Lei de Terras e a Alteração à Lei sobre Declaração de Rendimentos e Interesses Patrimoniais são alguns dos exemplos que o deputado dá e que deveriam ter chegado já à fase da votação em plenário. O democrata afirma que Florinda Chan coordena de forma errada o processo legislativo e acusa a secretária de perder muito tempo com estudos sobre a reforma e as próprias propostas de lei.

• “Macau precisa não só de agarrar novas oportunidades mas também de reforçar a consciência e ter atenção a eventuais crises, elevando a competividade”

SIO CHI WAI

• “Como medida a curto prazo deve aumentar-se a pensão para idosos, de acordo com o índice de subsistência e até ao montante das 3000 patacas”

MELINDA CHAN

• “Deve rentabilizar-se a função do Conselho de Consumidores, através de inquéritos ao mercado, divulgando diária ou mensalmente os preços dos produtos nos média”

UNG CHOI KUN

DEPUTADOS QUEREM MAIS ATENÇÃO DO GOVERNO AOS PROBLEMAS DA SOCIEDADE

Os assuntos do costumeo abuso de drogas e o sexo remunerado e os gangues a marcarem posição.

A deputada quer, por isso, que o Governo aperfeiçoe as políticas sobre os jovens, reforce comunicações entre serviços públicos, combata as seitas e crie instalações co-munitárias. A proliferação do jogo pelas áreas comunitárias é outras das preocupações da deputada, que pede mais planeamento no desenvolvi-mento deste sector.

A habitação económica não ficou de fora de um plenário da AL. Os depu-tados voltaram a referir a

necessidade de se abrirem novos concursos para os can-didatos o mais rapidamente possível. Sio Chi Wai disse mesmo que só um novo re-gisto de requerimentos para este tipo de habitação permi-tirá que o Governo perceba quais as necessidades reais da população. A abertura de concurso está suspensa há já sete anos.

O preço das novas frac-ções do Edifício da Tranquili-dade esteve em foco, com os deputados a criticarem no-vamente o aumento do valor médio por pé quadrado face ao aprovado anteriormente

na AL – de 1256 para mais de 2000 patacas.

Se Ho Iat Seng, Kou Hoi In, Cheang Chi Keong e Fong Chi Keong defenderam ontem que, em Macau, a importação de mão de obra não afecta os trabalhadores do território, Lam Heong Sang não concor-da. Para este deputado, há a hipótese de que o número de trabalhadores estrangeiros seja “superior” às necessida-des efectivas do mercado. Lam Heong Sang pede, por isso, ao Governo que explique como pode ser assegurado o direito ao emprego dos trabalhadores ilegais.

Já Ho Iat Seng, que fa-lou em nome de mais três deputados, considera, pelo contrário, que o Governo deve reforçar as políticas

para a formação de mais recursos humanos, que são escassos, e mesmo alargar as restrições à importação de mão de obra. - J.F.

Foram documentos que desapareceram e responsabilidades que ainda não foram tomadas. E isso está a inquietar Au Kam San. O deputado não quis deixar morrer o assunto das sepulturas e voltou ontem a questionar o Governo e a acusar Florinda Chan de ter retirado do IACM do-cumentos importantes para o caso. O democrata fez mesmo um pedido de audição

AL | Deputado pede audição sobre caso das campas perpétuas

Envolvimento de Florinda“afecta imparcialidade”

aquando da distribuição das campas, a secretária para a Administração e Justiça é uma das titulares que tem de assumir responsabilidades.

Mas a nomeação de Florinda Chan pelo Chefe do Executivo como principal designada para acompanhar o caso não deixa Au Kam San descansado. É que, aponta o deputado, Florinda Chan terá tirado documentos do Instituto para os Assuntos Cívicos e Muni-cipais (IACM), na altura câmara municipal. “Alegando a razão de ter de dar acompanhamento a uma reclamação destinada ao Chefe do Executivo, [Florinda Chan] retirou do IACM, com três meses de an-tecedência, todos os documentos originais relativos ao caso”, frisa Au Kam San.

O deputado acusa a secretária de compadrio e recorda que, desde o início do caso, ela está envolvida

directamente. “A secretária deveria ter declarado o seu impedimen-to, só que não o fez. Antes pelo contrário, recorreu ao seu cargo para retirar todos os documentos originais que estavam na posse do IACM.”

Ainda que, após um ofício os documentos tenham sido devol-vidos, foram apenas fotocópias as que chegaram às mãos do

IACM. “Usar o poder para reter documentos afecta a investigação e (...) transforma uma ilegalidade administrativa num acto criminal”, aponta Au Kam San.

Apesar do relatório confirmar que todos os actos já prescreveram, as declarações do gabinete de Flo-rinda Chan através do comunicado remontam apenas ao ano passado. Au Kam San pergunta, por isso, “se

nada pode ser feito de acordo com o Código de Processo Penal”. O deputado refere-se a um artigo que menciona a punição para quem fizer constar falsamente documento que possa ser utilizado judicialmente.

Quando o relatório do Comissa-riado contra a Corrupção (CCAC) foi tornado público, a secretária afir-mou que não tinha conhecimento do caso e, por isso, não teria de assumir responsabilidades. No entanto, em Outubro do ano passado, uma nota do Gabinete da própria secretária afirma que as campas foram con-cedidas pelo presidente da então câmara municipal e que Florinda Chan tinha pleno conhecimento do assunto. “Ela é uma das envolvidas e é responsável pela apreciação do caso, uma ordem que contraria manifestamente o actual regime de impedimentos e afecta a imparciali-dade”, acusa Au Kam San.

Para o deputado, o Governo deve dar início a investigação sobre o assunto. Mas o democrata não fica por aqui e pede uma audição aos trabalhadores responsáveis pelo arquivo e aos actuais e antigos trabalhadores do IACM e da ex--câmara municipal.

Page 5: Hoje  Macau 19 OUT 2011 #2475

QUARTA-FEIRA 19.10.2011

5www.hojemacau.com.mo

LEONEL Alves, Tsui Wai Kwan e Vong Hin Fai pedem mais

auto-disciplina dos deputados no que diz respeito “à divulgação ir-responsável de informações falsas”. Os três deputados focaram atenção em Au Kam San devido aos recentes comentários do democrata relacio-nados com o caso de um polícia que não permitiu a um jornalista tirar fotografias ao trânsito.

Au Kam San frisou a necessidade de se investigar mais a fundo os comportamentos das autoridades e questionou a transparência e eficá-cia da Comissão de Fiscalização da Disciplina das Forças e Serviços de Segurança de Macau. O deputado afirmou mesmo que a comissão censura as queixas dos cidadãos e as utiliza como retaliação.

Leonel Alves, Tsui Wai Kwan e Vong Hin Fai juntaram as vozes, ontem, no período antes da ordem do dia da Assembleia Legislativa (AL) para questionarem Au Kam San sobre como e quando tomará

A faltarem dois meses para a liberalização do mercado

das telecomunicações, Chan Meng Kam criticou os serviços da Companhia de Telecomu-nicações de Macau (CTM), por serem mais caros e terem uma qualidade inferior compara-tivamente a regiões vizinhas.

O deputado acusa a empresa de “zelar apenas pelos interes-ses empresariais” e relembra que o monopólio afecta os ser-viços de telecomunicações, es-pecialmente os de telefone fixo, que têm vindo a ser explorados em regime de exclusividade.

Em termos do serviço fixo, as tarifas da CTM “são ain-da muito mais elevadas do que as praticadas em Hong Kong”, quando “por exemplo, a internet de banda larga com capacidade de 100 megas, tanto para ‘upload’ como para ‘download’, custa 169 dólares de Hong Kong por mês, e em

Macau uma capacidade de 15 megas para ‘download’ e de um mega para ‘upload’ custa 282 patacas mensais”.

Segundo o deputado, “o monopólio: a exploração exclu-siva do serviço de banda larga no domicílio, que impossibilita a redução das tarifas por falta de concorrência, e o elevado preço do serviço de circuitos alugados, que torna difícil a redução das tarifas do serviço móvel”.

Dado que os novos operado-res necessitam ainda de tempo para a abertura de concursos para a construção das instala-ções, “alguns residentes” ques-tionam-se se o Executivo “está mesmo preparado” para abrir o mercado de telecomunicações. “O Governo, os dirigentes e a CTM devem, responder rapi-damente às queixas e exigências dos residentes”, diz Chan Meng Kam.

Joana [email protected]

O ano passado a RAEM arrecadou uma receita ordinária de quase 89 mil milhões de patacas, um

aumento de 37% face a 2009, sobre-tudo devido aos impostos directos sobre o jogo – que arrecadaram sozinhos 64.460 milhões de patacas. As contribuições para o desenvol-vimento urbanístico e promoção turística provenientes dos contratos de concessão para a exploração do

CTM NÃO ESCAPA CRÍTICAS

Serviço pobre e caro

ESPECIAISE MAISLUCRATIVOSA Caixa Económica Postal, a Direcção dos Serviços de Correios, o Fundo de Pensões, a Autoridade Monetária , o Fundo de Garantia Automóvel e Marítimo e a Fundação Macau são as seis entidades que fazem parte do pacote “especial” e cujas contas são feitas à parte. O ano passado, estes organismos contribuíram com sete mil milhões de patacas e provocaram apenas 2400 milhões de despesas - menos 34,6%. O saldo positivo das seis entidades somou-se em 4,9 mil milhões de patacas. O Governo não fez bem as contas aquando da previsão do orçamento: os seis organismos excederam em cinco mil milhões de patacas o estipulado.

UNG CHOI KUN E A AIR MACAU Recentes acontecimentos com voos da Air Macau levaram Ung Choi Kun a pedir mais atenção do Governo. O deputado teceu fortes críticas à companhia aérea devido aos aumentos nos preços dos bilhetes a cidadãos depois de estes se terem deparado com espaço insuficiente no avião, mesmo com bilhete na mão. Também outros aumentos foram sentidos depois de já feitas as reservas. No caso em que os cidadãos não tinham espaço suficiente no avião para Taiwan os bilhetes aumentaram de 2500 para 3500 patacas. Já nos outros casos de reservas os bilhetes para Pequim, que custariam supostamente 3900 patacas, passaram para 4600 patacas e de 6100 para as 7000 patacas. Os cidadãos dizem preferir mesmo ir a Zhuhai apanhar o avião para outros locais do continente.

DEPUTADOS ACUSAM DEMOCRATA DE INFORMAÇÕES FALSAS

Acusações dentro do mesmo espaço

O ano passado gerou receitas “satisfatórias” para a RAEM, com as despesas a ficarem abaixo do previsto. O secretário para a Economia e Finanças apresentou ontem a Execução do Orçamento de 2010 de acordo com as novas regras. Para os deputados, a taxa de execução orçamental foi insuficiente e deveria ser justificada

Saldo positivo no final de 2010, mas é preciso melhor execução orçamental

Dinheiro cresce nos cofres

jogo renderam mais de 3000 milhões de patacas.

As receitas dos organismos autónomos reflectiram-se em 7479 milhões de patacas, mais 151 milhões de patacas do que no ano anterior a 2010. As despesas da RAEM também aumentaram em 14,7%, com os gas-tos do Executivo a situarem-se em 40 mil milhões de patacas. Quase 34 mil milhões de patacas foram gastas em “despesas de funcionamento”, justificou Francis Tam, enquanto as despesas ligadas ao PIDDA ascen-deram às 4978 milhões de patacas.

Os serviços da Administração Pública e investigação ocuparam 26,3% das despesas, seguidas dos transportes (20,5%), ordenamento físico e ambiente (21,2%), turismo (17,8%) e educação, com um peso de 15,5% nas despesas do Executivo.

Foi a primeira vez desde que está em vigor o “Regime de Admi-nistração Financeira Pública” que o Executivo apresentou a execução do orçamento dividida em duas partes: conta ordenada integrada do Governo e contas agregadas dos organismos especiais – que englobam seis organismos públicos considerados “especiais” pela sua autonomia (ver caixa).

MELHORIA NA EXECUÇÃOO Plano de Investimentos e Despesas do Desenvolvimento da Administra-ção (PIDDA) mereceu o elogio de Ho Sio Kam pela subida apresentada. Face a 2009, o PIDDA aumentou em 30,4%, com o desenvolvimento a fazer-se sentir nos Serviços Económi-cos, Educação e Segurança Pública.

Ainda assim, para os deputados

há que justificar a baixa de execução do orçamento em alguns serviços da Administração.

Paul Chan Wai Chi relembrou que mais de 40% das receitas são provenientes do sector do jogo, algo que pode atrapalhar, diz o deputado, a concentração noutros assuntos. “Por ter dinheiro, [o Governo] con-seguiria ter mais acções e projectos, mas quando as finanças estão bem e a situação económica é folgada, não há a preocupação em promover a di-versidade económica para que não se dependa do imposto do jogo”, frisou.

Ng Kuok Cheong aproveitou ainda a presença de Francis Tam para defender que o relatório se concentra apenas nas receitas e despesas, “ig-norando o que deve ser melhorado no decurso da execução orçamental”.

Até ao final do ano passado, os sal-dos acumulados dos anos anteriores ascenderam a cerca de 140 mil milhões de patacas. Nas contas do Governo, as receitas foram em muito superiores às despesas, pelo que Macau fechou o ano de 2010 com saldo positivo em 50 mil milhões de patacas.

as devidas responsabilidades por, dizem, “acusações precipitadas que não correspondem à verdade”.

Os três deputados acusam Au Kam San de querer tirar proveitos políticos do caso e de ter mudado o tema para acusar a Comissão de Disciplina das Forças de Segurança. Dando como exemplo o caso de uma senhora que se dizia perseguido desde uma primeira detenção por distribuir panfletos de publicidade a casas de prostituição, os afirmam

que as autoridades actuaram de acordo com a lei e dizem que não é por uma queixa à comissão que os cidadãos que infrinjam a lei deixem de ser punidos. “O deputado co-meçou logo por caracterizar o acto como vingança sem conhecer bem o que teria acontecido, criando clima de receio”, dizem.

Au Kam San terá, acusam, des-respeitado os residentes e a própria AL devido com acusações inverídi-cas sobre a comissão. – J.F.

ASSEMBLEIA APROVA REGIME DE GARANTIA DE DEPÓSITOS O Regime de Garantia de Depósitos assegura o reembolso dos depósitos até 500 mil patacas em caso de falências do bancos. A proposta foi apresentada na semana passada e aprovada ontem na AL. Apesar de concordarem, os deputados pediram ao Governo mais detalhes sobre como será fiscalizada a actividade das entidades bancárias, de forma a garantir aos cidadãos que não sejam convencidos a investir em produtos, de forma a que não tenham de ficar salvaguardados pela garantia de depósito.

Page 6: Hoje  Macau 19 OUT 2011 #2475

QUARTA-FEIRA 19.10.2011

6www.hojemacau.com.mo SOCIEDADE

SUJEITO DETINHA 62 MIL PATACASEM DIFERENTES SUBSTÂNCIAS ILÍCITASKetamina, metanfetaminas e outras drogas faziam parte do leque de substâncias proibidas que estavam na posse de um indivíduo detido pela Polícia Judiciária (PJ). As autoridades avaliam o preço de mercado de todo o lote apreendido em 62 mil patacas. As pistas que levaram à detenção do sujeito chegaram à PJ na tarde de segunda-feira, através de uma denúncia de que um homem estaria a praticar o tráfico de drogas. Agentes da Judiciária foram destacados para a Rua de São José, perto da morada do suspeito. Por volta das 18h desse mesmo dia, a PJ descobriu o indivíduo e apreendeu no acto 22 gramas de pó de ketamina, droga usada para fins de anestesia, muitas vezes consumida por causar efeitos psicotrópicos. Os agentes fizeram então uma busca ao apartamento do suspeito, onde acabaram por encontrar de tudo – 22 pacotinhos de cocaína de mais de oito gramas; nove saquinhos com pó de ketamina pesando mais de 56 gramas; algumas metanfetaminas (drogas estimulantes) e outras substâncias proibidas. “Tudo junto, estamos a falar em mais de 62 mil patacas no mercado negro”, estima a PJ. O suspeito, um residente local de 27 anos, alegou trabalhar como motorista de camião. Perante a alegada falta de cooperação do indivíduo, a PJ avança que está ainda a investigar a origem das drogas e os alvos de venda. – V.L.

Lia [email protected]

A partir de amanhã e até domingo, a Feira Internacional de Macau (MIF

na sigla inglesa) volta a Macau pelo 16.º ano consecutivo. Este ano sob o tema “Co-operação – Chave para Oportunidades de Negócio” - no Centro de Convenções do Venetian. Nesta edição está prevista a par-ticipação de mais 850 expositores – locais, do Interior da China e do estrangeiro – com mais de 1650 stands, representando um au-mento de 18% em relação ao ano anterior. A novidade para este ano é ainda a estreia de países como o Vietname, Coreia do Sul, Índia, Paquistão e Peru. Também o Nepal e o Quénia participam pela primeira vez.

Inscritos estão já mais de 3700 convida-dos e empresários, provenientes de cerca de 60 países e regiões e 350 delegações, num aumento de 12 pontos percentuais, avançou ontem Jackson Chang, presidente

do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM).

O certame apresenta-se assim maior em espaço e adesão, nomeadamente estrangei-ra, “o que demonstra plenamente o prestígio e a capacidade da MIF no estabelecimento de redes internacionais, assumindo a sua função de promoção do investimento”, referiu o responsável do IPIM.

Para a edição de 2011 foram ainda introduzidas uma série de novas medidas quanto ao conteúdo e serviços profissio-nais da feira, com o objectivo de promover mais activamente a cooperação e o desen-volvimento regional.

No decorrer do certame serão reali-zados 47 fóruns, seminários e sessões de apresentação. O destaque feito por Jackson Chang foi para o “Fórum para o Comér-cio e Investimento Internacionais 2011”, no qual representantes e empresários do Interior da China, Macau e dos países de Língua Portuguesa vão dar palestras

sobre a cooperação regional com vista ao desenvolvimento mútuo.

A procura de novos negócios e bolsas de contactos são outras das habituais prioridades do evento. Para o MIF 2011 já foram recolhidas mais de 2200 bolsas de contactos e marcadas mil sessões, que visam aproximar delegações e empresas.

Outra novidade é instalação de balcões de compra para os hotéis de primeira categoria de Macau. Além do reforço de negócios e investimentos, haverá uma aposta nas indústrias criativas, com zonas de apresentação de actividades culturais e artísticas, bem como desfiles de moda, afirmando marcas locais.

A presença lusófona não vai faltar, em parceria com o IPIM, o Secretariado do Fórum Permanente de Macau terá ins-talado um pavilhão dos países de língua portuguesa e espera-se a vinda de 140 autoridades dos sete países que constituem a comunidade da lusofonia.

Gonçalo Lobo [email protected]

A polícia de trânsito está a apertar com as multas e prome-te ser ainda pior.

Ontem, durante a apresen-tação da nova Campanha de Sensibilização Rodoviária, as autoridades confirmaram que estão mais activas nos bairros antigos e que, finalmente, estão de olho nas passadeiras para punir os motoristas que não param para os peões.

“O combate às infracções têm sido feito. Estamos mui-to concentrados no nosso trabalho e os agentes têm ordens para não facilitar”, afirmou Cheong Ieng Son, chefe do Comissariado de Controlo de Tráfego do De-partamento de Trânsito do

A QUESTÃO DA DUPLA MATRÍCULAO Governo está a analisar como pode resolver o problema dos veículos pesados de passageiros e mercadorias que têm matrícula dupla. Recentemente a polícia descobriu que tem havido casos de matrículas falsas. Para o subdirector da DSAT, Chiang Ngoc Vai, a questão está a ser acompanhada. “Para quem estiver a transgredir, a lei é clara. Existe uma multa de 5000 a 20 mil patacas que pode ser aplicada. Se a pessoa for reincidente pode ser punida com seis meses de prisão”, explicou. Mas como é que se processa a atribuição de dupla matrícula? Para os habitantes de Macau não há problema. Aliás esta questão tem vindo a ser levantada depois de veículos pesados da China terem chegado ao território com matrículas falsas. “É preciso uma autorização especial. Existe uma licença especifica para este efeito”, finalizou.

FEIRA INTERNACIONAL DE MACAU COM RECORDE DE PARTICIPAÇÃO

Mais e mais negócios

Desrespeito das regras de trânsito na agenda do CPSP

Passadeiras sagradasCorpo de Polícia de Segu-rança Pública (CPSP).

O responsável adiantou na próxima semana serão divulgados novos dados das ocorrências e relembrou que agora, mais do que nun-ca, a legislação é para ser cumprida. “Muitas pessoas têm-se queixado de que os condutores não param nas passadeiras e a polícia tem reforçado a atenção nessa situação. A legislação é clara quanto a isso e a passadeira é dos peões. Vamos também sensibilizar a população

para alterar o seu modo de condução”, assegurou.

O Código da Estrada entrou em vigor em 2007 e as autoridades pensam que o documento é muito claro para quem quer fazer cumprir a legislação. Contudo “haverá sempre necessidade de fazer trabalhos complementares”, porque quem não cumprir “será castigado”. “As multas estão aí para isso”, afirmou.

A Campanha de Sensi-bilização Rodoviária deste ano terá início no domingo com o tema “A segurança rodoviária começa por si” e espera fazer com que “todos os cidadãos tenham o dever de dar o seu contributo para criar um ambiente de trânsito seguro e livre”. “Queremos a colaboração de todos os cidadãos. Todos devem res-peitar as regras de trânsito”, lembrou o subdirector da Direcção dos Serviços para os Assuntos de Tráfego (DSAT), Chiang Ngoc Vai.

“As pessoas têm de sa-ber viver em harmonia. A sinalização é para cumprir

e o CPSP vai continuar, cada vez mais, a multar os infractores”, disse Chiang.

Como em outros anos, a Campanha de Sensibilização Rodoviária servirá para uma maior interacção entre a polícia e os cidadãos. Paralelamente, as autoridades irão promover espectáculos, jogos, exposi-MULTA É PARA CONTINUAR

Muitos habitantes dos bairros antigos têm vindo a queixar-se de um aumento “abusivo” no número de multas de estacionamento por parte do CPSP. O subdirector dos Serviços para os Assuntos de Tráfego (DSAT), Chiang Ngoc Vai, referiu que o Executivo “tem criado gradualmente infra-estruturas para os habitantes dos bairros antigos estacionarem os seus veículos”, como é o caso do estacionamento da Rua do Pereira, entre outros. Apesar de garantir esforços na criação de mais lugares de estacionamento, os habitantes dos bairros antigos têm de deixar de ser “comodistas”. “Toda as pessoas gostam de deixar o seu carro ou a sua moto na porta de casa mas isso nem sempre é possível. As pessoas vão ter de se sacrificar e procurar melhores opções”, reiterou Chiang que acrescentou: “A CPSP vai continuar a multar.”

REOLIAN SOZINHAAbordada a questão do abastecimento da Reolian, o subdirector dos Serviços para os Assuntos de Tráfego (DSAT), Chiang Ngoc Vai, foi peremptório na resposta. Para a DSAT não há qualquer tipo de dúvida. A responsabilidade do abastecimento dos autocarros é da Reolian. “A empresa está a fazer um requerimento para resolver a questão. Tudo está nas mãos da Reolian.”

ções temáticas e sorteios com prémios monetários para os melhores condutores. “O CPSP vai fazer uma palestra com o intuito de reforçar a sensibiliza-ção da segurança rodoviária”, referiu o responsável da polícia Cheong Ieng Son.

Outra nota prende-se com a promoção permanente das

informações de segurança rodoviária. “Está de volta a actividade dos Postos de Informação da Segurança Ro-doviária Móvel onde, a partir de dia 30 de Outubro, faremos actividades promocionais so-bre segurança rodoviária em diversas zonas da RAEM”, afirmou Chiang Ngoc Vai.

Page 7: Hoje  Macau 19 OUT 2011 #2475

QUARTA-FEIRA 19.10.2011

7www.hojemacau.com.mo

AS autoridades suspeitam de que muitas trabalhadoras

imigrantes que entram em Ma-cau com visto para trabalhar em actividades domésticas estão a largar esses empregos com pouco tempo de serviço para procurar oportunidades noutras activida-des mais rentáveis. As emprega-das domésticas não concordam com a acusação, mas reclamam dos salários muito baixos que são pagos nos trabalhos do lar.

De acordo com os números da Polícia Judiciária (PJ), 468 traba-lhadoras importadas rescindiram recentemente os seus contratos de trabalho como empregadas domésticas para procurarem ou-tros empregos, passados apenas 10 dias ou menos de permanência em Macau. As suspeitas são de que muitas já vêm com o plano traçado de aceitar o trabalho doméstico apenas como forma de entrar no território, para de-pois tratar logo de arranjar uma ocupação mais bem remunerada. Muitas fazem de propósito para serem despedidas e poderem assim mudar de emprego – tese das autoridades a que foi feita menção no último Macau Fórum, no domingo passado, de acordo com o jornal “Ou Mun”

A acusação é considerada ridícula pelas imigrantes. Ayu, uma empregada doméstica ori-ginária da Indonésia, explicou que as trabalhadoras imigrantes vinham para Macau para ajudar as suas famílias nos países de origem e que nenhuma gostava de ser despedida. Até porque, garantiu, era muito difícil en-contrar um novo emprego em apenas 10 dias. O salário médio pago a uma mulher-a-dias, no entanto, é muito baixo para uma trabalhadora importada, em con-traste com as altas e abusivas co-missões cobradas pelas agências de recrutamento, sem qualquer critério ou padrão. Em nome das empregadas domésticas em

Virginia [email protected]

AS fases 5 e 6 do Venetian devem abrir as portas até 2013, e Governo já tinha avisado e agora reitera: o número total de mesas de jogo em Macau tem de ficar abaixo das 5500.

Francis Tam Pak Yuen, secretário para a Economia e Finanças, considera que, mesmo com a abertura das novas fases do maior casino do mundo, não será necessário mexer nesse limite.

A partir das 5500 mesas de limite máximo em 2013, nos 10 anos seguintes o aumento será controlado, não devendo exceder anualmente os 3%. Além das 400 mesas atribuídas este ano ao recém-aberto Galaxy, não haverá mais concessões a outros casinos até ao fim do ano. “Apesar de o Governo continuar a receber candidaturas de recintos de jogo, a sociedade chegou ao consenso de que as mesas de jogo não deviam conti-nuar a aumentar indefinidamente e que era necessário haver as devidas limitações”, lembra Tam.

As receitas de jogo nos casinos de Macau estão quase a atingir 70,2 mil milhões de patacas, o que representa um crescimento de 7% comparativamente à temporada transacta, de acordo com relatório da Direcção de Inspecção e Coordenação de Jogos (DICJ). Para tal, terá contribuído o aumento do número de mesas de jogo activas, que se aproximam do limite

de 5500 estabelecido pelo Governo até ao ano de 2013.Os casinos de Macau todos juntos somam já 5379

mesas de jogo, mas Davis K. C. Fong, director do Instituto para o Estudo do Jogo Comercial, explicou ao Hoje Macau que esse número poderia variar: “O número de mesas de jogo tem mudanças sazonais e, com a abertura do novo casino Galaxy, o número de mesas está a aumentar”. O académico considera que “é possível manter o número dentro das 5500 mesas de jogo até 2013”. De acordo com informação divulgada pela DICJ, houve um aumento de mais de 200 mesas do segundo para o terceiro trimestres. “O aumento e o decréscimo de mesas de jogo é sazonal e é normal haver uma subida sempre que abrem novos recintos”, explicou, acrescentando haver ainda “uma quota de 200 mesas para atingir as 5500”.

As fases 5 e 6 do Venetian estão programadas para abrir antes de 2013, mas “pode haver transferências internas de recursos entre casinos sempre que abre um novo”, observa Fong. “Seja como for, há apenas um casino para abrir antes de 2013, pelo que, basicamente, o número de mesas pode estar sob controlo”, acres-centa, explicando que num determinado ano em que haja a abertura de casinos, é normal que o aumento do número de mesas seja superior a 3%, mas como não há muitos recintos de jogo a abrir todos os anos, a percentagem de aumento pode ser sempre mantida sob controlo.

EMPREGADAS DOMÉSTICASQUEIXAM-SE DE SALÁRIOS MINÚSCULOS

Esfregonas em ristegeral, Ayu deixou um apelo ao Governo: estabeleçam-se normas e regulamentos para fiscalizar essas empresas de importação de serviços.

O principal problema do mercado de trabalhadoras do-mésticas é que o Governo não está a seguir a legislação nem a aplicar a lei de forma estrita, acusou a deputada da Assem-bleia Legislativa (AL) Kwan Tsui Hang. Essa situação, explicou, permite que estrangeiros entrem em Macau com visto de turista e tentem arranjar trabalho durante o seu período permitido de per-manência. Para os trabalhadores originários da China Continental, em contraste, é necessário obter um passaporte especial para que possam vir trabalhar para Macau. “O Governo tem abandalhado a administração com dois pesos e duas medidas que criam nume-rosos problemas”, considera a deputada.

Com dificuldades em arranjar e manter empregadas domésticas a longo prazo, a população tem pressionado o Governo a dar “luz verde” à importação de mais trabalhadoras da China Continental, mas as condições do mercado de Macau são cada vez menos atractivas para estas. Actualmente, o salário mínimo para uma trabalhadora do-méstica da China Continental estabelecido pelo Governo é de 2500 patacas por mês, embora de acordo com algumas agências de recrutamento os salários das empregadas oriundas do Sudeste da Ásia tenham aumentado para entre as 2800 e as 3000 patacas por mês (a que acresce um subsídio de 500 patacas no caso das que não dormem na casa dos patrões). Para uma trabalhadora domésti-ca da China Continental, devido à actual taxa de conversão do yuan, vir trabalhar para Macau significa logo um corte de 20% no salário. Além disso, os salários para essas profissionais nas gran-des cidades da China atingem já os 2000 yuans (2455 patacas), sendo que as que ainda possuem conhecimentos de língua inglesa podem ganhar mais de 3000 yuans (3682 patacas). Por isso, para atrair uma trabalhadora da China Continental para Macau, seria necessário oferecer nunca menos do que 4000 patacas. - V.L.

Governo insiste no limite de mesas de jogo até 2013

Pôr um pé no travão

Número de mesas de jogos e máquinas entre 2006-2011

MODALIDADES 2006 2007 2008 2009 2010 2011

Mesas de Jogos 2762 4375 4017 4770 4791 4853 5237 5379

Máquinas de Jogos 6546 13.267 11.856 14.363 14.050 13.787 15.098 15.900

1.º Trim. 2.º Trim. 3.º Trim.

MEDICAMENTO CONTRA HIPERTENSÃO RETIRADO DO MERCADOOs Serviços de Saúde (SS) detectaram que o medicamento anti-hipertensivo “Enapril-5 Tablets” fabricado pelo Intas Pharmaceuticals Ltd, na Índia, com o lote n.º L07101, apresentava uma quantidade de substâncias que excedia o padrão estabelecido na farmacopeia. De acordo com os registos, o lote de medicamentos são fornecidos principalmente às clínicas privadas em Macau. Os Serviços de Saúde solicitaram aos importadores e exportadores do lote de medicamentos em causa a sua recolha e, às clínicas, a suspensão do fornecimento dos mesmos aos utentes

Page 8: Hoje  Macau 19 OUT 2011 #2475

QUARTA-FEIRA 19.10.2011

8www.hojemacau.com.mo vida

A seca extrema na re-gião amazónica de Julho a Setembro do ano passado causou

a redução da área de floresta e a liberação de 1,8 mil milhões de toneladas de dióxido de car-bono para a atmosfera - mais do que a emissão anual de CO2 da Índia no mesmo ano.

A partir de imagens de saté-lite indicando o quão verde es-tava a floresta, combinadas com simulações computacionais do ciclo do carbono, Christopher Potter, analista do Centro de Pesquisa Ames, da Nasa, apre-sentou um cenário preocupante para o ecossistema da região. No estudo publicado na revis-ta científica “Environmental Research Letters”, Potter e colaboradores mostraram que essa foi a pior seca da história recente da floresta amazónica.

Os efeitos dessa falta de chuva, segundo os investi-gadores, são “basicamente equivalentes aos efeitos com-binados do corte das árvores e dos incêndios”.

Por volta de 40% da área desflorestada da Amazónia teve pouca chuva no período. O nível da água do rio Negro no porto de Manaus foi o mais

UMA doença misteriosa, pro-vocada possivelmente por

um vírus, está a matar dezenas de focas-aneladas na costa do Alasca.

Os animais doentes têm chegado à praia na costa do Ártico desde Julho e o número de vítimas aumentou ao longo dos meses seguintes, afirmaram os biólogos do Departamento de Controlo da Vida Selvagem.

DESCOBERTOS VESTÍGIOS DA EXISTÊNCIA DE FRANGOS COM 8000 ANOSUm grupo de arqueólogos encontrou, no norte da China, restos fósseis de animais que, ao que tudo indica, serão frangos domésticos com cerca de 8000 anos. O mais antigo descoberto até agora datava cerca de 4000 anos. Foram desenterrados 116 fósseis pelos arqueólogos, que incluem outros animais: cães, tartarugas, peixes e moluscos. Estes fósseis foram retirados da “sepultura” neolítica de Cishan, localizada na província de Hebei. Alguns dos ossos descobertos pertencem a frangos, que segundo o director do Instituto Municipal de Restos Culturais e Arqueologia de Handan, Qiao Dengyan, são “ligeiramente maiores que os de frangos selvagens, mas menores que os domésticos da actualidade”.

O governo americano pediu à empresa Cray Inc. que crie o computador mais

rápido do mundo, baptizado de Titan, que será usado nas pesquisas sobre as energias do futuro, informou a empresa.

Num comunicado divulgado na pas-sada semana, a Cray Inc. anunciou ter assinado um acordo com o Governo para melhorar a performance do actual super-computador do Departamento de Energia, o Jaguar, que passará a chamar-se Titan.

O supercomputador, que fica loca-lizado no Laboratório Nacional de Oak Ridge, Tennessee, do DOE, será equipado com os chips mais recentes das fabricantes californianas AMD e Nvidia.

Sabia que...

COMPUTADOR MAIS RÁPIDO DO MUNDO VAI PESQUISAR ENERGIAS DO FUTURO

O combate do TitanDOENÇA MISTERIOSA PROVOCA A MORTE DE DEZENAS DE FOCAS NO ALASCA

A enfermidade desconhecida

A performance do Titan será de 2,3 quatrilhões de cálculos matemáticos por segundo, ou 2,3 petaflops. O petaflop é uma medida da velocidade de processa-mento de um computador que equivale a um quatrilhão de operações por segundo.

A capacidade máxima do supercom-putador será de 10 a 20 petaflops, e deve começar a funcionar em 2013. Com essa velocidade, será “mais de duas vezes mais rápido e três vezes mais eficiente em termos de energia do que o computador mais rápido actualmente, localizado no Japão”, afirmou a Nvidia.

“Todas as disciplinas científicas pode-rão beneficiar-se desse aumento significa-tivo da potência de cálculo, abrindo cami-nho para novas descobertas”, assinalou o director de informática do laboratório, Jeff Nichols, citado no comunicado.

“O Titan será usado numa variedade de importantes projectos de pesquisa, incluindo o desenvolvimento de bio-combustíveis comercialmente viáveis, motores mais limpos, energia nuclear mais segura e energia solar mais eficiente”, acrescentou o funcionário.

Segundo o laboratório, a potente máquina será destinada aos biocombus-tíveis, à biomassa, à forma de consumir mais combustíveis poluindo menos, ao desenvolvimento de novos materiais para células fotovoltaicas e a prolongar a vida útil das centrais nucleares.

Um pica-pau dá mais de cem bicadas por minuto numa árvore, para procurar formigas? Chega a comer mais de mil por dia.

Cerca de cem estavam perto de Barrow, a comunidade mais a norte do país. Metade deles mor-reu, disseram os biólogos locais.

Noutras áreas do município, os moradores afirmaram terem visto 146 focas-aneladas arras-tando-se pelas praias, muitas delas doentes.

As focas-aneladas raramente chegam até a praia e passam a maior parte do ano na água ou em

Seca amazónica gerouemissão recorde com CO2que superou a Índia

Floresta venenosa

baixo já registado em cem anos de acompanhamento.

A diminuição do aprisio-namento de CO2 atmosférico pelas plantas e o aumento de sua liberação na decomposi-ção das que morreram foram

as consequências ecológicas abordadas no estudo.

As áreas mais afectadas foram as porções florestais da Colômbia, do Equador, do Acre e do oeste do Amazonas. Por um lado, os autores dizem que parte disso pode ser re-cuperada lentamente a partir da chegada de chuvas, assim como ocorreu com a seca de 2005, a maior até então.

Por outro lado, segundo as previsões dos modelos, esse aumento de secas severas, em parte fruto do desmatamento e das mudanças climáticas, pode sair do controlo e levar a Amazónia ao colapso.

O aumento de secas severas, em parte fruto do desmatamento e das mudanças climáticas, pode sair do controlo e levar a Amazónia ao colapso

Page 9: Hoje  Macau 19 OUT 2011 #2475

QUARTA-FEIRA 19.10.2011

9www.hojemacau.com.mo

A companhia Air France e o fabricante aeronáutico Airbus

realizaram na passada quinta-feira um voo comercial entre Toulouse e Paris movido a uma mistura de biocombustíveis que permitiu re-duzir para metade as emissões de dióxido de carbono (CO2).

A experiência foi apresentada como o voo com a menor emissão de gases poluentes do mundo. O trajecto foi feito por um Airbus A321 no qual metade do combustível foi obtido com azeites usados. Além disso, o peso de diversos equipamentos, como dos assentos e de materiais usados na cabine, foram reduzidos.

Foram aperfeiçoados os pro-cedimentos nos aeroportos de saída e chegada, nas operações de decolagem e aterragem e durante o voo, com o objectivo de economizar combustível.

Ao querosene foram acres-centados 50% de uma espécie de

biocarburante elaborado por hidro-tratamento. No final, a emissão de CO2 por passageiro e quilómetro ficou em 54 gramas, metade do consumido normalmente.

Para minimizar ainda mais o uso de combustível, a energia usada para a climatização em terra foi feita com geradores eléctricos. Após pousar na pista do aeroporto, a aeronave desligou um dos seus motores.

A busca durante todo o trajecto de uma velocidade óptima ainda permitiu reduzir em 10% o com-bustível usado. Com as medidas, a companhia espera economizar 1.700 toneladas de combustível.

A Air France assinalou em co-municado que está a realizar “uma política ambiciosa para melhorar a eficácia energética dos seus aviões”. Nesse sentido, indicou que a idade média da sua frota é de 8,9 anos para as aeronaves de trajectos longos e de 9,5 anos para percursos menores.

SUECO CONDENADO POR CAPTURAR CERCADE 13 MIL PÁSSAROSUm sueco foi condenado a um ano e meio de prisão devido a crimes de caça ilegal, após ter sido descoberto que capturou cerca de 13 mil pássaros, com a desculpa de que apenas os queria proteger do Inverno. Pierre Johansson, sueco de 39 anos, utilizou redes e armadilhas ilegais para capturar os animais. Apesar de não os ter mantido a todos, as autoridades descobriram centenas de pássaros presos no interior da casa de Johansson. Entre os pássaros descobertos pelas autoridades estavam corujas, falcões, águias, pardais, faisões e pica-paus, que o sueco prendia dentro de jaulas.

DESTROÇOS DO TSUNAMI NO JAPÃO ENCONTRADOS A 3000 QUILÓMETROS DE DISTÂNCIAUm pequeno barco de pesca e diversos destroços foram arrastados pelo tsunami de 11 de Março no Japão ao longo de mais de 3000 quilómetros de distância, anunciou um instituto de investigação norte-americano. “Um navio escola russo, o ‘STS Pallada’ encontrou um conjunto de destroços causados pelo tsunami, durante a sua viagem de regresso entre Honolulu (Havai, Estados Unidos) e Vladivostock (Rússia)”, segundo o Centro Internacional de Investigação sobre o Pacífico, da Universidade do Havai. “Pouco depois das ilhas Midway, o ‘Pallada’ recolheu um número surpreendente de objectos” à deriva, nomeadamente uma pequena embarcação de pesca registada em Fukushima, província japonesa atingida pelo tsunami e por uma crise numa central nuclear. O barco estava a 3100 quilómetros do Japão.

CIDADE REDUZ 95%DAS EMISSÕES DE CO2Güssing, na Áustria, mudou a sua história nos últimos anos. Antes desconhecida e com problemas de desemprego, imigrantes e fuga de jovens para outras localidades europeias, esse município com 4000 habitantes passou a ser referência em energia verde na Europa. A cidade tornou-se a única da União Europeia a reduzir, desde 1995, mais de 95% de suas emissões de CO2 (dióxido de carbono). Os benefícios não são apenas ambientais. Güssing passou a receber 30 mil turistas por ano e também criou novos campos de emprego de alta qualificação, além de atrair investidores.

DESCOBERTOS VESTÍGIOS DA EXISTÊNCIA DE FRANGOS COM 8000 ANOSUm grupo de arqueólogos encontrou, no norte da China, restos fósseis de animais que, ao que tudo indica, serão frangos domésticos com cerca de 8000 anos. O mais antigo descoberto até agora datava cerca de 4000 anos. Foram desenterrados 116 fósseis pelos arqueólogos, que incluem outros animais: cães, tartarugas, peixes e moluscos. Estes fósseis foram retirados da “sepultura” neolítica de Cishan, localizada na província de Hebei. Alguns dos ossos descobertos pertencem a frangos, que segundo o director do Instituto Municipal de Restos Culturais e Arqueologia de Handan, Qiao Dengyan, são “ligeiramente maiores que os de frangos selvagens, mas menores que os domésticos da actualidade”.

Clickecológico

NÃO IMPORTA O TAMANHO DO MEU AMIGO

• O Museu Nacional de História Natural Smithsonian, em Washington (EUA), está a exibir uma série de fotos vencedoras do concurso anual Windland Smith Rice International Awards, da revista “Nature’s Best Photography”, que escolhe as melhores imagens da vida selvagem ao redor do mundo. A imagem do gorila a admirar um patinho no zoológico do Bronx, em Nova Iorque, venceu na categoria “Zoológicos e aquários”.

AIR FRANCE TESTA VOOCOM METADE DAS EMISSÕES DE CO2

Não é só o bacalhau que pede azeite

DOENÇA MISTERIOSA PROVOCA A MORTE DE DEZENAS DE FOCAS NO ALASCA

A enfermidade desconhecidaCerca de cem estavam perto

de Barrow, a comunidade mais a norte do país. Metade deles mor-reu, disseram os biólogos locais.

Noutras áreas do município, os moradores afirmaram terem visto 146 focas-aneladas arras-tando-se pelas praias, muitas delas doentes.

As focas-aneladas raramente chegam até a praia e passam a maior parte do ano na água ou em

pedaços de gelo, de acordo com o Noaa (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional).

Biólogos disseram acreditar que a doença seja causada por um vírus. Os sintomas incluem lesões com sangue nas barbatanas traseiras, pele irritada ao redor do nariz e dos olhos e perda de pelo.

O surto misterioso pode não estar limitado às focas--aneladas. Algumas morsas fo-

ram encontradas mortas na costa noroeste do Alasca com lesões similares. Caçadores também relataram ter encontrado lesões de pele noutra espécie de foca.

Não ficou claro se as lesões encontradas nas morsas eram decorrentes da mesma doença das focas-aneladas, disse Bruce Woods, porta-voz do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA. “Neste momento, estamos no escuro”, afirmou.

As locações remotas e outras dificuldades de logística tornam impossível providenciar atendi-mento veterinário aos animais que estão doentes na praia, disse o biólogo Jason Herreman. “As focas encontradas mortas são recolhidas para análise. As focas que estão doentes, mas permane-cem vivas, são deixadas para que se recuperem sozinhas”, disse, acrescentando que os animais estão a ser enviados a diversos laboratórios de Anchorage e de outros locais.

Page 10: Hoje  Macau 19 OUT 2011 #2475

QUARTA-FEIRA 19.10.2011

10www.hojemacau.com.mo CULTURA

PUB

Carlos [email protected]

VAMOS pre-cisar de mais uns 10 ou 20 anos para ter

uma opinião mais concreta sobre o que se está passar na China”, no domínio da arte contemporânea. É este o sentimento de José Drummond, autor do livro “Arte Nova. China” que foi, ontem, apresentado ao público na Casa Garden e que contou, na audiência,

AVISOCONCURSO PÚBLICO N.º 36/P/2011

Faz-se público que, por despacho do Ex.mo Senhor Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, de 12 de Outubro de 2011, se encontra aberto o Concurso Público para «Prestação de Serviços de Manutenção e de Reparação dos Sistemas de Ar-Condicionado do Centro Hospitalar Conde de São Januário», cujo Programa do Concurso e o Caderno de Encargos encontram à disposição dos interessados desde o dia 19 de Outubro de 2011, todos os dias úteis, das 9,00 às 13,00 horas e das 14,30 às 17,30 horas, na Divisão de Aprovisionamento e Economato sita na Cave 1 do Centro Hospitalar Conde de S. Januário, onde serão prestados esclarecimentos relativos ao concurso, estando os interessados sujeitos ao pagamento do custo das respectivas fotocópias ou ainda mediante a transferência gratuita de ficheiros pela internet no website dos S.S. (www.ssm.gov.mo). Os concorrentes deverão comparecer na sala “Museu” situada no r/c do Edifício da Administração dos Serviços de Saúde junto do CHCSJ no dia 24 de Outubro de 2011 às 15,00 horas para uma reunião de esclarecimentos ou dúvidas referentes ao presente concurso público seguida duma visita aos locais a que se destinam a respectiva prestação de serviços. As propostas serão entregues na Secção de Expediente Geral destes Serviços, situada no r/c do Centro Hospitalar Conde de São Januário e o respectivo prazo de entrega das propostas termina às 17,45 horas do dia 15 de Novembro de 2011. O acto público deste concurso terá lugar no dia 16 de Novembro de 2011, pelas 10,00 horas, na sala do “Museu” situada no r/c do Edifício da Administração dos Serviços de Saúde junto do C.H.C.S.J. A admissão a concurso depende da prestação de uma caução provisória no valor de $240 000,00 (duzentas e quarenta mil patacas) a favor dos Serviços de Saúde, mediante depósito, em numerário ou em cheque, na Secção de Tesouraria destes Serviços ou através da Garantia Bancária/Seguro-Caução de valor equivalente. Serviços de Saúde, aos 13 de Outubro de 2011 O Director dos Serviços, Lei Chin Ion

Apresentação ontem na Casa Garden do livro de José Drummond “Arte Nova. China”

A China n’est pas une pipe

com cerca de três dezenas de pessoas.

O autor ao lado do editor da Livros do Meio, Carlos Morais José, de Ana Paula Cleto, delegada da Funda-ção Oriente, e de Amélia António, presidente da Casa de Portugal, instituições que apoiaram esta edição, expli-cou a concepção do livro, discorreu sobre as obras e os 17 artistas que constam deste volume e avançou sobre as condições materiais de produção, e em especial, sobre as dificuldades com

que os artistas hoje em dia se debatem.

“É preciso não esquecer que a arte contemporânea chinesa tem 30 anos e que durante os anos 80 houve um enorme vazio. Os artis-tas não tinham nenhuma informação sobre o que se passava [no mundo]. Havia talvez um ou outro livro de Picasso ou de Andy Wahrol”, disse Drummond. Não havia Internet nem che-gava nada de fora. Foi daqui que a arte chinesa partiu, deste vazio inicial para 30 anos depois se impor como uma das, comercialmente mais dinâmicas no mundo com investimentos milioná-rios por parte de colecciona-dores e galerias ocidentais. Significa isso que a arte, na China, está ao serviço do mercado?, pergunta feita do público. “Pode haver alguns artistas que estão. Mas isso não é só na China, tudo e em todo o lado é comercializá-vel”, frisou o autor antes de chamar a atenção para o que se passa em Macau quando se tentam lançar indústrias culturais.

A esse propósito, a con-versa depois da apresenta-ção do livro divergiu para o que se passa, actualmente, em Pequim, e para a comu-nidade artística e comercial ali residente. “Na sequência

da abertura de várias gale-rias no final dos anos 90a, e com o desaparecimento do grupo do East Village, surge o [bairro cultural] 798 que, a princípio, aparece com um lado mais transgressor”, mas que com o passar dos anos e “com a subida das rendas, acaba por ser ocupa-do por quem tem dinheiro para investir em arte, ou seja, as grandes galerias internacionais”, confirman-do, segundo Drummond, a ideia de que o ímpeto transgressor dos primeiros anos da arte contemporânea chinesa acabou diluída pelo mercado.

Na plateia houve ainda quem manifestasse a von-tade de ver, em Macau, as obras e os artistas que, por enquanto, estão apenas neste volume da Livros do Meio. Drummond sorriu e devolveu a bola às institui-ções locais e portuguesas, algumas delas com repre-sentantes presentes no auditório da Casa Garden, como Rui Rocha, director do Instituto Português do Oriente, ou o cônsul portu-guês Manuel Cansado de Carvalho.

Mas o autor não quis também deixar de criticar a sensibilidade do Executivo actual, e a de o de há 10 anos, em tudo o que significasse cultura. “Estranhei sempre que o Museu de Arte, quan-do aqui estiveram expostas algumas das obras que estão representadas neste livro, ou outras obras de artistas chineses contemporâneos, nunca tivesse manifestado a intenção ou interesse de as adquirir” a valores bem mais modestos dos que actualmente apresentam no mercado mundial.

DISPOSTOS A TUDOA conversa regressou à questão das instituições na sequência de uma pergunta do cônsul português sobre a intenção do editor disponi-bilizar o actual volume no mercado de língua portu-guesa. Carlos Morais José

não hesitou na resposta. “Estamos dispostos a tudo” e a todas “as propostas in-decentes que nos fizerem”, sorriu. E explicou que “não é fácil” entrar nos mercados de língua portuguesa.

“A nossa estratégia ago-ra é estabelecer parcerias com editoras locais, quer no Brasil quer em Portugal assumindo nós todas as despesas. Vamos tentar”, disse. A ideia é enviar uma quantidade substantiva de livros “em jeito de colecção” para esses mercados. “Até ao fim do ano, pretendemos publicar as Obras Comple-tas de Confúcio, com o apoio do Instituto Confúcio de Lisboa e de São Paulo.” Um projecto que em Portugal, teme Morais José, possa ser

abalado pelo sentimento de distância cultural e geo-gráfica sempre associado à China, mas o editor insiste em valorizar o conhecimen-to deste país, para além dos negócios. “É importante dar a conhecer também as artes, as letras, as ideias”.

Logo no início da apre-sentação deste livro, Morais José já tinha sublinhado a importância deste volume para a comunidade de lín-gua portuguesa de Macau saber o que, neste domínio da arte contemporânea, está a acontecer no conti-nente. Mas não só. O livro também é relevante para a aproximação cultural entre a comunidade de língua portuguesa e a chinesa. “Um pequeno passo”, disse.

Significa que a arte, na China, está ao serviço do mercado?, pergunta feita do público. “Pode haver alguns artistas que estão. Mas isso não é só na China, tudo e em todo o lado é comercializável”, respondeu Drummond

“AN

TÓNI

O FA

LCÃO

Page 11: Hoje  Macau 19 OUT 2011 #2475

QUARTA-FEIRA 19.10.2011

11www.hojemacau.com.mo

VITALIY Versace voltou aos filmes de baixo orçamen-to, realizados em

vídeo e de aparência ama-dora. Nos sites de cinema, os internautas não têm dúvidas em qualificar os filmes deste russo radicado nos EUA como maus – ou pior. E nin-guém lhe tinha dado grande importância, até agora, que o realizador decidiu recriar o massacre de Utoya.

O trailer de Utoya Island foi publicado no YouTube a 24 de Setembro, dois meses após os ataques que vitimaram 69 pessoas naquela ilha norue-guesa. Versace acompanhou os desenvolvimentos pela televisão e, diz, “visualizou o caos” na sua cabeça. Não se demorou em pormenores: preparou a rodagem, reuniu o elenco e a equipa técnica e avançou, sem argumento que servisse de base de trabalho.

O improviso serviu apenas um propósito: não perder tempo. “Os actores moveram-se com base na minha direcção. Criámos no estúdio, com a história na minha cabeça, só com o enredo, sem argumento”, explicou Vitaliy Versace, em declarações ao The Vindi-cator, diário centenário do estado norte-americano de

MAIS de 40 anos depois, os dois primeiros álbuns de Carlos Paredes, “Guitarra

Portuguesa” e “Movimento Perpétuo” vão ser reeditados a nível internacional em vinil a 7 de Novembro pela editora Drag City Records. Apesar de incluírem as versões remasterizadas das gravações do guitarrista, as capas serão reproduções fiéis das originais, o que exigiu um esforço adicional à editora independente norte-americana.

“Tivemos alguns problemas em obter as fotografias originais”, disse à agência Lusa o responsável pela editora da Europa, Fred Somsen, que coordenou este projecto. Para o Movimento Perpétuo, de 1971, as fotografias foram encontradas nos arquivos da Valentim

de Carvalho, em Portugal, mas para o disco de estreia mais antigo, datado de 1967, foi mais difícil.

“Tivemos de comprar uma cópia original do ‘Guitarra Portuguesa’ na Internet e digi-talizar com a melhor qualidade possível”, contou. Tudo porque o objectivo foi respeitar as primeiras edições destes álbuns, que se tor-naram uma raridade e são difíceis de comprar.

Nas capas estarão autocolantes com uma apresentação bilingue em inglês e português ao Homem dos Mil Dedos. Mas todos os encartes serão também no português original e incluem um texto bilingue do compositor Alain Oulman, que saiu com a Guitarra Portuguesa.

MAIOR EXPOSIÇÃO COM OBRAS DE PICASSO ACONTECE NA CHINAA maior exposição de obras de Pablo Picasso já organizada na China foi inaugurada na noite de ontem, em Xangai, onde são apresentadas 48 pinturas do artista durante três meses. As obras, que procedem essencialmente do Museu Picasso de Paris, fechado por mais de dois anos por trabalhos de restauração, são apresentadas no Pavilhão China da Expo 2010. Além das pinturas, também são apresentados ao público chinês sete esculturas e outros sete desenhos de um dos fundadores do cubismo. A exposição cobre a longa carreira artística de Picasso, desde uma obra criada quando tinha 14 anos a outra pintada pouco antes de sua morte, em 1973.

Realizador russo filma massacre de Utoya e gera desconforto na Noruega

Improviso de quem não sabe o que faz

PUB

CARLOS PAREDES REEDITADO INTERNACIONALMENTE

E 40 anos depois...

Ohio, onde o realizador vive. A rodagem demorou apenas alguns dias, no mês passado.

Esta urgência provocou, no entanto, o repúdio de muitos noruegueses, que recriminam a irreflexão com que Versace fez o filme. Online, o Facebook serve de megafone à revolta, mas não só. No YouTube, o trailer de Utoya Island foi denunciado por vários utilizadores e é agora antecedido pela se-guinte mensagem: “O conte-údo seguinte foi identificado pela comunidade YouTube como sendo potencialmente ofensivo ou impróprio. Fica ao critério do espectador”.

Os 70 segundos do vídeo publicado na rede – que mostram Anders Breivik, a personagem, a chegar à ilha e a disparar sobre os jovens trabalhistas que ali estavam acampados a 22 de Julho – foram suficientes para abalar os noruegueses que denunciam o filme, com o argumento de que é de-masiado cedo para filmar o massacre de Utoya. Versace, claro, discorda: “Nunca é cedo demais para um pro-dutor fazer um filme”.

“É importante encon-trar uma forma de contar o que aconteceu [na ilha de Utoya], considera Adrian

Pracon, sobrevivente do ataque. “Mas vendo-o feito desta forma é simplesmente repugnante”, disse à estação de televisão norueguesa, NRK, que o Mediaite cita. O jovem entende que o filme de Versace é “difícil, doloroso e desnecessário”.

O realizador acusa os no-ruegueses de terem lançado uma campanha online contra o filme, sublinhando que a controvérsia servirá apenas para aumentar a probabili-dade de Utoya Island ser o que, para uma produção do género, pode considerar-se um sucesso comercial. Até esta segunda-feira, o trailer já foi visto quase 268 mil vezes no YouTube. Muitos dos comentários negativos ao vídeo são de portugueses.

A indignação com sede na Noruega levou a polícia

daquele país a endereçar uma carta a Vitaliy Versace, onde pedia ao realizador que retirasse o vídeo do ar, apesar de este não violar qualquer lei. “A minha resposta é não”, afirmou o realizador, peremptoriamente. “Investi muito dinheiro e tempo [nes-

te filme]”, justificou. A estreia está prevista para o início de Dezembro, algures no nor-deste de Ohio, segundo o The Vindicator. Neste momento, está em fase de edição.

Na página de Vitaliy Versace no Facebook, en-contra-se um álbum de 200

fotografias tiradas durante a rodagem. Nas informa-ções adicionais, refere-se os estúdios da Universal em Hollywood como o sítio onde foram tiradas – o que pode acabar com as dúvidas sobre o local onde as filmagens decorreram.

O aspecto amador que o filme apresenta não des-mente o local. Isto porque Vitaliy Versace tem títulos de relevo no currículo enquanto produtor: Coeurs, de Alain Resnais, Persépolis, de Vin-cent Paronnaud e Marjane Satrapi, o documentário I Am Because We Are, de Nathan Rissman (escrito por Madon-na), ou Everybody’s Fine, de Kirk Jones e co-escrito por Giuseppe Tornatore.

Page 12: Hoje  Macau 19 OUT 2011 #2475

PUB.QUARTA-FEIRA 19.10.2011

www.hojemacau.com.mo

12

Page 13: Hoje  Macau 19 OUT 2011 #2475

[ ] CinemaCineteatro | PUB

[f]utilidadesQUARTA-FEIRA 19.10.2011www.hojemacau.com.mo

13

HORIZONTAIS: 1-Contente, saciada. 2-Mancha, mácula. Tirase donde estava. 3-Pessoa que sobressai por seus méritos. Grande ave galinácea (pl.). O lado do navio virado para o vento (Náut.). 4-Conquistam. Corta, apara. 5-Abertura exterior do recto (Anat.). Tira para fora à força. 6-Instituto Superior Técnico (abrev.). De modo diferente do que devia ser. Nelas. 7-Tumores hemorroidais. Mamífero roedor da América do Sul. 8-Sofrer, magoar. Retirem-se. 9-Exprime choque do corpos (Interj.). Enxugar. Sem companhia. 10-Graúda. Veste superior de certas religiosas. 11-Que faz as coisas pela calada.VERTICAIS: 1-Espiolhais. Produto mais ou menos fluido, contendo micróbios, que se forma nas feridas infectadas. 2-O que soa aos ouvidos (pl.). Oferecido. 3-Ausência (Pref.). Empréstimo que dever ser retribuído no mesmo género, quantidade e qualidade. Argonio (s.q.). 4-Encontras pela frente. Vislumbras. 5-Da mesma maneira. Nome dado em Itália (Toscana) aos terrenos pantanosos e insalubres, situados à beira-mar. 6-Soror. Extraise da água do mar. Catalão (abrev.). 7-Relativo à fauce. Cure. 8-Testualmente. Quebrei, reparti. 9-Vogal (pl.). Remediai (Fig.). Agente (Suf.). 10-Coisa que aperta e não deixa os movimentos muito livres (Fig.). Fedores (Bras.). 11-Criado grave. Empregamos.

[Tele]visãowww.macaucabletv.com

16:55 Meydan FEI Nations Cup 201117:55 Laureus Spirit Of Sport 18:25 (LIVE) AFC Champions League 2011 - Semifinal Suwon Samsung Bluewings vs. Al Sadd20:30 Le Mans Series 2011 21:30 (LIVE) Score Tonight 22:00 World of Gymnastics 2011 22:30 Ace 2011 23:00 Sbk Superbike World Championship 2011 - Race00:00 Engine Block 2011 00:30 Score Tonight 01:00 (LIVE) AFC Champions League 2011 - Semifinal Al lttihad vs. Jeonbuk Hyundai Motors

STAR MOVIES 4012:50 Who’S Your Caddy14:25 Gigli16:25 The Clearing18:05 The Silence Of The Lambs20:10 Predators22:05 The Walking Dead23:00 Cabin Fever 2: Spring Fever00:25 Bewitched

HBO 4112:00 The Losers13:45 The Jerk15:30 The Goonies17:30 The Bounty Hunter19:30 Goodfellas22:00 The Social Network00:00 The King Of Fighters

CINEMAX 4212:30 Ronin14:30 Ordinary Decent Criminal16:00 The Revenge Of Frankenstein17:30 The Wild Bunch20:00 Hollywood Buzz20:30 Critters 2: The Main Course22:00 Friday The 13Th Part Ii23:25 Friday The 13Th Part Iii

MGM 4312:30 Tokyo Pop14:15 Exposed16:00 Rockula17:30 Warriors from Hell19:15 Article 9921:00 Desperate Moves22:45 Laws of Gravity00:30 New York Mounted

DISCOVERY CHANNEL 5013:00 Mythbusters14:00 World’s Deadliest Town15:00 Lost Tapes15:30 Destroyed In Seconds16:00 I Was Bitten17:00 River Monsters18:00 How It’s Made18:30 How Do They Do It?19:00 Deconstructed19:30 Factory Made20:00 Construction Intervention21:00 Rising: Rebuilding Ground Zero22:00 Surviving Disaster

(MCTV 55) Biography Channel23:00 HOARDERS

TDM13:01 TDM News - Repetição13:30 Jornal das 24h18:30 That 70\’s Show (Que Loucura de Família)19:00 TDM Entrevista (Repetição)19:30 Amanhecer20:30 Telejornal21:00 Montra do Lilau21:30 Brothers and Sisters (Irmãos e Irmãs)22:15 Passione23:00 TDM News23:30 Resumo Liga dos Campeões23:45 Vale Abraão03:00 RTPi DIRECTO

INFORMAÇÃO TDM

RTPi 8214:00 Telejornal Madeira 14:30 A Hora de Baco15:00 Magazine Venezuela Contacto15:30 Ingrediente Secreto16:00 Bom Dia Portugal 17:00 Quem Quer Ser Milionário – Alta Pressão 17:45 Resistirei18:30 Trio d’Ataque20:00 Jornal Da Tarde 21:15 O Preço Certo22:00 Magazine Venezuela Contacto22:30 Hora de Baco23:00 Portugal no Coração

TVB PEARL 8306:00 Bloomberg West07:00 First Up07:30 NBC Nightly News08:00 Putonghua E-News08:30 ETV10:30 Inside the Stock Exchange11:00 Market Update11:30 Inside the Stock Exchange11:32 Market Update12:00 Inside the Stock Exchange12:02 Market Update12:30 Inside the Stock Exchange12:35 Market Update13:00 CCTV News - LIVE14:00 Market Update14:40 Inside the Stock Exchange14:43 Market Update15:58 Inside the Stock Exchange16:00 Oscar’s Oasis16:30 Geronimo Stilton17:00 Wild Animal Baby Explorers17:30 Me & My Monsters18:00 Putonghua News18:10 Putonghua Financial Bulletin18:15 Putonghua Weather Report18:20 Financial Report18:30 FIFA Football World19:00 Hong Kong Connectiom19:30 News At Seven-Thirty19:50 Weather Report19:55 Earth Live20:00 A World of Luxury20:30 Medium21:30 Dolce Vita22:00 Modern Family22:30 Marketplace22:35 The Good Wife23:30 The CEO Connection 23:35 World Market Update23:40 News Roundup 23:55 Earth Live 00:00 The Vampire Diaries01:40 Global Ideas02:00 Bloomberg Television05:00 TVBS News05:30 CCTV News

ESPN 3013:00 (Delay) PGA Grand Slam Of Golf 2011 1st Round 16:00 Euro Beach Soccer League Superfinal Spain vs. Romania17:00 Izod Indycar Series World Championship At Las Vegas19:00 (Delay) Baseball Tonight International 2011 19:30 (LIVE) Sportscenter Asia 20:00 Chang World of Football 20:30 Stihl Timbersports Series 21:00 Euro Beach Soccer League Superfinal Turkey vs. France22:00 Sportscenter Asia 22:30 PGA Grand Slam Of Golf 2011 1st Round

STAR SPORTS 31 12:00 Rugby World Cup 2011 Semifinals #2 Australia vs. New Zealand14:00 V8 Supercars Championship 2011-Highlights 16:00 Max Power 2011/12

23:00 Best of River Monsters00:00 Rising: Rebuilding Ground Zero

NATIONAL GEOGRAPHIC CHANNEL 5113:00 Earth Tripping14:00 By Any Means15:00 Swamp Men16:00 Dog Whisperer17:00 World’s Deadliest Animals18:00 Inside19:00 Seconds From Disaster20:00 Megastructures21:00 Test your Brain!22:00 My Dog Ate What?00:00 Test your Brain

ANIMAL PLANET 5213:00 Nick Baker’s Weird Creatures II14:00 Tsunami15:00 Botswana’s Wild Kingdom16:00 Buggin’ With Ruud17:00 Monsters Inside Me18:00 Raw Nature19:00 World’s Ugliest Dog Competition20:00 Nick Baker’s Weird Creatures II21:00 In Search Of The Giant Anaconda22:00 Botswana’s Wild Kingdom23:00 Monsters Inside Me00:00 Raw Nature

HISTORY CHANNEL 5413:00 Modern Marvels14:00 Ancient Aliens16:00 Greatest Tank Battles17:00 Hidden Cities18:00 Modern Marvels19:00 Life After People20:00 The Kennedys22:00 The Roman Empire In The First Century23:00 Ancients Behaving Badly00:00 How The Earth Was Made

BIOGRAPHY CHANNEL 5513:00 Intervention14:00 Hoarders15:00 Gene Simmons: Family Jewels17:00 Flip This House18:00 Sell This House18:30 Caesars 24/719:00 Hoarders20:00 Gene Simmons: Family Jewels21:00 Child of Our Time22:00 One Born Every Minute23:00 Hoarders00:00 Intervention

AXN 6212:20 CSI: Miami13:10 Ncis: Los Angeles14:00 The Amazing Race14:55 Justified15:45 CSI: Miami16:35 Leverage17:25 Ncis: Los Angeles18:15 CSI: Ny19:10 Wipeout20:05 Cash Cab Asia21:05 Ncis: Los Angeles 22:00 CSI: Miami22:55 CSI: Ny 23:50 CSI: Miami00:45 CSI: Ny

STAR WORLD 6312:10 Junior MasterChef Australia13:05 Hell’s Kitchen14:00 The Real Housewives of Beverly Hills14:55 Melissa & Joey15:25 Ghost Whisperer17:15 Australia’s Next Top Model18:10 Junior MasterChef Australia19:05 How I Met Your Mother19:30 Melissa & Joey20:00 Hell’s Kitchen20:55 The Real Housewives of Beverly Hills21:50 Greek22:45 Junior MasterChef Australia23:40 How I Met Your Mother00:05 The Real Housewives of Beverly Hills

Su doku

[ ] Cru

zadas

REGRAS |Insira algarismos nos quadrados de forma a que cada linha, coluna e caixa de 3X3 contenha os dígitos de 1 a 9 sem repetição

SOLUÇÃO DO PROBLEMADO DIA ANTERIOR

HORIZONTAIS: 1-SATISFEITA. 2-C. NODOA. SAI. 3-AS. PERUS. LO. 4-TOMAM. CISA. 5-ANUS. SACA. U. 6-IST. MAL. NAS. 7-S. UVAL. PACA. 8-DOER. SAIAM. 9-PA. SECAR. SO. 10-UDA. MANTO. S. 11-SORRATEIRO.VERTICAIS: 1-CATAIS. PUS. 2-S. SONS. DADO. 3-AN. MUTUO. AR. 4-TOPAS. VES. R. 5-IDEM. MAREMA. 6-SOL. CAT. 7-FAUCAL. SANE. 8-E. SIC. PARTI. 9-IS. SANAI. OR. 10-TALA. ACAS. O. 11-AIO. USAMOS.

SOLUÇÕES DO PROBLEMA

Informação Macau Cable TV

SALA 1REAL STEEL [B] Um filme de: Shawn LevyCom: Huge Jackman14.30, 16.45

JOHNNY ENGLISH REBORN [B] Um filme de: Oliver ParkerCom: Rowan Atkinson, Dominic West19.30, 21.30

SALA 2REAL STEEL [B] Um filme de: Shawn LevyCom: Huge Jackman19.30, 21.45

SALA 3ABDUCTION [B] Um filme de: John SingletonCom: Taylor Lautner, Lily Collins16.30, 18.15, 20.00, 21.45

Page 14: Hoje  Macau 19 OUT 2011 #2475

OPINIÃOQUARTA-FEIRA 19.10.2011

14www.hojemacau.com.mo

Roberto Giannetti da Fonseca* In O Estado de S.Paulo

URANTE a crise de 2008 e até fins de 2009, o governo chinês manteve sua moeda, o yuan, relativamente

estável diante do dólar, apesar de seu imen-so superávit em contas correntes e de uma acumulação de reservas internacionais que atualmente excede US$ 3,2 trilhões. Essa estratégia cambial intervencionista vem sendo fortemente questionada no mercado internacional, mesmo que de forma discreta, seja diretamente por certos países como os Estados Unidos e o Brasil, seja pelo conjunto de países integrantes do Grupo dos 20 (G-20).

Afinal, a recusa da China em permitir uma flutuação de sua moeda conspira não só contra seu reconhecimento como economia de mercado, mas também contra o ajuste da economia mundial nesta conjuntura de crise monetária e fiscal dos países desenvolvidos. E põe em risco milhares de indústrias e milhões de empregos ao redor do mundo, vítimas de concorrência desleal por parte das exportações chinesas, subsidiadas por um câmbio artificialmente desvalorizado.

Nos últimos 12 meses se observa, no en-tanto, uma mudança na estratégia cambial do governo chinês, como poderemos ver, mais em razão de seus próprios interesses do que como resposta às críticas de terceiros países ou de instituições multilaterais.

O fato é que o yuan se valorizou 6% em relação ao dólar desde julho de 2010 para cá. Essa valorização da moeda chinesa provoca, vis-à-vis os Estados Unidos, uma redução da competitividade de suas exportações e, de outro lado, aumenta suas importações.

Certamente, essa medida não agrada aos produtores chineses nem concorre com o objetivo prioritário das autoridades do governo central em Beijing de criar cerca de 25 milhões de empregos por ano, de forma a absorver novos jovens entrantes no mercado de trabalho e a maciça migração rural para os grandes centros urbanos e industriais.

Então por que estariam as autoridades chinesas dispostas a permitir, como parece, uma valorização mais rápida do yuan em relação ao dólar do que a ocorrida durante os anos passados?

Vários motivos podem em parte explicar essa nova postura cambial da China.

Em primeiro lugar, a preocupação com seu trilionário portfólio de títulos estrangeiros de-nominados principalmente em dólar e em euro, no momento em que aumenta no horizonte o risco de uma forte desvalorização em ambas as moedas e de consequente inflação nos Estados Unidos e na Europa. Quanto maior o superávit comercial da China, maior a sua acumulação de reservas externas e maior a sua exposição

Quais os limites da guerra cambial?

Aqui há gato

ao risco de títulos soberanos em outras moedas com relativo valor declinante. Isso gera uma perda implícita de poder de compra de suas reservas externas, o que, sem dúvida, aflige hoje em dia as autoridades chinesas.

Outro fato que deve estar pesando na decisão cambial chinesa é a inflação crescente em seu mercado doméstico. Caso a valorização do yuan prossiga adiante, se reduzirá gradu-almente o custo de produtos importados para empresas e consumidores chineses.

Note-se que a China importa anualmente cerca de US$ 1,4 trilhão, ou seja, aproxima-damente 25% de seu Produto Interno Bruto (PIB), o que torna este efeito cambial mais relevante no controle da inflação.

Cabe destacar que não podemos circuns-crever a observação de paridade cambial do yuan apenas com o dólar norte-americano, especialmente tendo em vista o fato de que desde 2009 o dólar se desvalorizou em rela-ção a quase todas as moedas importantes do mundo. Em relação ao euro, por exemplo, a moeda norte-americana declinou cerca de 10% nos últimos 12 meses, o que implica que o yuan se tornou 4% mais desvalorizado em relação ao euro no mesmo período.

As moedas do Brasil, Canadá, África do Sul, Suíça, Austrália, entre outras, todas apresentaram forte valorização em relação ao yuan nos últimos anos. Ou seja, o movi-mento do yuan chinês não foi suficientemente forte para anular ou nem sequer reduzir sua artificial desvalorização em relação às prin-cipais moedas mundiais. Seria de esperar que, diante deste cenário, as autoridades chinesas permitissem uma valorização mais acentuada do yuan não só em relação ao dólar, mas também em relação às outras moedas mundiais, inclusive o nosso agravado real.

Ocorre que essa consciência de buscar um melhor equilíbrio cambial e competitivo entre as nações está longe de ser um consenso mundial, e muito menos dentro da própria China. Daí se verifica que, às vésperas de uma nova reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do G-20, se agrava a chamada guerra cambial.

A conservadora Suíça impõe uma nova política de bandas cambiais; os Estados Uni-dos ameaçam novas rodadas de emissão de moeda (QE3) que devem ser seguidas pela União Europeia às voltas com o inexorável calote da dívida da Grécia; e aqui, no Brasil, o governo federal vê-se praticamente obrigado a aplicar medidas de intervenção no mercado futuro de câmbio.

Quanto à China, suspeita-se cada vez mais da atuação direta de seu banco central, por meio de hedge funds internacionais, nos mercados derivativos aqui, no Brasil, e em ou-tros países-alvos, com o objetivo de valorizar relativamente as suas moedas, tornando mais competitivos os produtos chineses nos seus respectivos mercados e a valorização gradual do yuan diante do dólar, menos gravosa nos demais mercados ao redor do mundo.

Essa é a face mais escandalosa e absurda da guerra cambial, fruto da excessiva desregula-mentação e da falta de controles dos mercados de derivativos, que veio a permitir que alguns países possam especular sorrateiramente contra a moeda dos outros, camuflados atrás de renomados bancos internacionais, e com intenções não de lucro especulativo, como faria um especulador privado, mas de manipulação do valor das moedas de forma a favorecer seus exportadores para aquele específico mercado importador.

Enquanto isso, o FMI e a Organização Mundial do Comércio (OMC) permanecem ineficazes e omissos diante dessa anarquia cambial a que assistimos com crescente preocupação.

Nesta guerra cambial ainda vão acontecer muitas atitudes desleais e agressivas contra o real, e não podemos ficar ingenuamente indefesos a esses ataques especulativos, quanto mais sabendo que eles estão sendo promovidos intencionalmente por outros países ditos “parceiros”.

*Economista e empresário, director de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação das

Indústrias do Estado de São Paulo (Brasil)

D

E EU É QUE SOU ESTÚPIDO?Quando se pergunta a um universitário de Macau quem foi Bob Marley e a resposta quase unânime que se ouve é que foi um presidente britânico, pode-se dizer que a coisa está feia por aqui. O “show” de horrores do desconhecimento generalizado continua. E Adolf Hitler? Silêncio total. Quarenta estudantes entre os 19 e os 25 anos e nenhum arriscou. Londres? Fica perto da Austrália. Colômbia? É agora um país africano. O índice de estupidificação da juventude crescida em Macau é alarmante. As “meninas” falam das suas Hello Kittys e dos seus Bob Esponjas. Os rapazes gostam de falar de carros e de jogos para o iPhone. Na terra da fantasia, onde os jovens têm tudo do bom e do melhor, e de mão beijada, não interessa saber nada sobre nada. A vida é curta e deve ser bem vivida - se for às compras e nos karaokes, perfeito. “Para quê ocupar espaço na cabeça com cenas estúpidas?”, questionou uma estudante, de 20 anos, que daqui a dois anos vai ter um canudo de uma licenciatura e vai andar toda empinada a ser chamada de doutora. Doutora da estupidez, doutora de anos de má formação que não se corrige quando se entra numa instituição do ensino superior de Macau. O sistema educativo da RAEM está podre. E cheira mal. O que conta é mostrar os números. Os dados oficiais dizem que não há analfabetismo. Mas ninguém nega que a ignorância é um mal que já virou um bem generalizado. São esses os seres que vão governar Macau daqui a algumas décadas? Até uma amiba - aquele protozoário de meio milímetro formado por uma única célula - deverá sair-se melhor a guiar-nos.

Pu Yi

Page 15: Hoje  Macau 19 OUT 2011 #2475

crón ica s ín icaPeng Zhonglian

QUARTA-FEIRA 19.10.2011

15www.hojemacau.com.mo

Propriedade Fábrica de Notícias, Lda Director Carlos Morais José Editor Vanessa Amaro Redacção Gonçalo Lobo Pinheiro; Joana Freitas; Lia Coelho; Rodrigo de Matos; Virginia Leung Colaboradores António Falcão; Carlos M. Cordeiro; Carlos Picassinos; José Manuel Simões; Marco Carvalho; Maria João Belchior (Pequim); Rui Cascais; Sérgio Fonseca Colunistas Arnaldo Gonçalves; Boi Luxo; Correia Marques; Gilberto Lopes; Hélder Fernando; Jorge Rodrigues Simão; José I. Duarte, José Pereira Coutinho, Marinho de Bastos; Paul Chan Wai Chi; Pedro Correia Cartoonista Steph Grafismo Catarina Lau; Paulo Borges Ilustração Rui Rasquinho Agências Lusa; Xinhua Fotografia António Falcão, Gonçalo Lobo Pinheiro; António Mil-Homens; Lusa; GCS; Xinhua Secretária de redacção e Publicidade Laurentina Silva ([email protected]) Assistente de marketing Vincent Vong Impressão Tipografia Welfare Morada Calçada de Santo Agostinho, n.º 19, Centro Comercial Nam Yue, 6.º andar A, Macau Telefone 28752401 Fax 28752405 e-mail [email protected] Sítio www.hojemacau.com.mo

Ciclone

“When Premier Zhou Enlai and I agreed on the communiqué that announced the secret visit, he said: “This will shake the world”. What a culmination if, forty years later, the United States and China could merge their efforts not to shake the world, but to build it”.

Henry Kissinger, On China, 2011

com este parágrafo que Henry Kissinger termina o seu último livro, sobre a China, testemunho

do seu fascínio por este país, com o qual teve alguns dos seus sucessos diplomáticos mais marcantes, o primeiro dos quais em Julho de 1971, quando pela primeira vez, secreta-mente, se encontrou com Zhou Enlai, para preparar a visita do presidente americano Richard Nixon. Com tão impressionantes ligações a este país não surpreendem, por isso, os termos em que formula o desejo de uma parceria estratégica entre a China e os Estados Unidos, que transcenderiam as relações bilaterais, numa comunidade de in-teresses que seria a parceria do Pacífico, algo que se aproximaria da parceria do Atlântico, a que de resto faz expressa referência.

O que me levou a lembrar tais palavras foram acontecimentos bem recentes, que ilus-tram as dificuldades com que os dois países se defrontam, não obstante a intensidade do respectivo relacionamento, para seguir esse caminho, tão desejado por Henry Kissinger.

Só para referir os últimos escolhos basta lembrar o que ocorreu no passado mês de Setembro com a projectada venda a Taiwan de 66 aviões F16, do último modelo, negócio que por pressão da China se converteu em mera actualização dos modelos já na posse das autoridades de Taiwan; ou, já no decurso do corrente mês, com os protestos chineses relativamente à intenção do Congresso americano de forçar a uma revalorização do yuan. E se os problemas fossem de apenas um à razão de cada mês, a situação nem seria má de todo.

Os desejos de uma parceria sino-ame-ricana não constituem nada de inédito. Era esse o projecto para o pós-guerra, não fosse a derrota que empurrou o velho aliado americano, Chiang Kai-shek, para Taiwan, abrindo o caminho para um outro parceiro que na altura da guerra era o aliado menos provável: o Japão. Nada de surpreendente. Na Europa aconteceu o mesmo relativamente à Alemanha, que só não ganhou o estatuto de parceiro privilegiado dos Estados Unidos na

O fascínio americano pela história e pela cultura chinesas, pelo carácter do seu povo e apego a valores que, nos Estados Unidos e ocidente em geral, agora despertam apenas nostalgia. Fascínio chinês pela riqueza, economia, ciência, tecnologia e ensino americanos, que fazem dos Estados Unidos a escola das suas elites

Parcerias

É

Europa, dada a sólida relação americana com o Reino Unido, cimentada por um passado comum e um sangrento esforço conjunto na guerra contra o nazi-fascismo.

A relação sino-americana tem sido desde sempre complexa, oscilando entre a hostili-dade e a admiração.

Se os Estados Unidos, ainda no século XIX, pressionaram a China a cedências que minaram a sua soberania, tiveram também o mérito de sempre vincarem a necessidade de manutenção da sua integridade territorial. Se é certo que em momentos de conflito esti-veram no coro todas as potências coloniais, fazendo à China exigências desproporciona-das, verdade é também que aplicaram parte significativa das indemnizações exigidas à China neste país, designadamente em projectos educativos. Tendo sido ferozes adversários dos comunistas, foi todavia um jornalista americano, Edgar Snow, quem fez a maior e mais benévola propaganda do partido comunista chinês. Foram fieis aliados de Chiang Kai-shek e dos nacionalistas mas, simultaneamente, foram também os seus crí-ticos mais temidos. Combateram-se, directa e indirectamente, na Coreia e no Vietname,

mas foram apesar da guerra aliados na con-tenção da expansão soviética na Indochina, facto que iria abrir as portas ao restabeleci-mento das relações entre os dois países. Têm alimentado divergências nas suas relações comerciais, principalmente devido ao baixo valor do yuan, artificialmente mantido por Beijing, mas são parceiros mutuamente in-dispensáveis no relacionamento económico.

A tudo isto acresce o mútuo fascínio.

O fascínio americano pela história e pela cultura chinesas, pelo carácter do seu povo e apego a valores que, nos Estados Unidos e ocidente em geral, agora despertam apenas nostalgia. Fascínio chinês pela riqueza, eco-nomia, ciência, tecnologia e ensino america-nos, que fazem dos Estados Unidos a escola das suas elites.

Num tal contexto que estranheza pode despertar a ideia de uma parceria do Pací-fico, envolvendo uma potência solidamente firmada e uma outra que se vem afirmando?

A grande dificuldade seria a de acomo-dar os interesses de um e outro país e de os ajustar às ambições de outros actores da zona, designadamente o Japão e outros que no espaço do Mar do Sul da China alimentam disputas nas quais, em todas elas, entra a própria China.

Há ainda que ter em conta que a política americana no Pacífico foi pautada por um conjunto de iniciativas anti-China, com des-taque para um vasto conjunto de pactos entre os Estados Unidos e diversos países da zona, celebrados ao longo dos anos cinquenta, do século passado. Intensificou-se o atrito em finais da mesma década, com iniciativas bélicas da China que pareciam prenunciar uma invasão de Taiwan. Agudizou-se ainda mais com o golpe que derrubou Sukarno na Indonésia, acompanhado de uma política manifestamente anti-chinesa. Todas estas situações, exigindo uma nova leitura à luz da realidade geoestratégica do pós-Guerra Fria, ainda assim são testemunhos de uma política de contenção face a uma potência continental que ao longo das últimas déca-das foi ganhando vocação marítima, para desassossego de alguns dos seus vizinhos.

Anos de desconfiança mútua não aju-dam a alimentar esse desejo de parceria, que de alguma forma coarctaria a China no seu propósito de generosa criação de uma multiplicidade de parcerias estratégicas, condizente com uma política de dispersão de centros de poder.

Mas há ainda uma outra dificuldade. A concretização do desejo de Henry Kissinger faria dos Estados Unidos o “pivot” de duas grandes parcerias: a parceria do Atlântico e a parceria do Pacífico.

Os Estados Unidos seriam então... o “país do meio”!!!

Humm…Não nos parece que a China esteja dis-

posta a mudar de nome.

Os israelitas desta vez foram judiados. Pois trocaram um valioso judeu, por 1000 palestinianos desvalorizados. Não é negócio que se faça. Por Fernando

Page 16: Hoje  Macau 19 OUT 2011 #2475

QUARTA-FEIRA 19.10.2011www.hojemacau.com.mo

PORTUGAL DÉFICE EM RISCO MESMO COM NOVO ORÇAMENTOMesmo depois da apresentação do orçamento rectificativo para este ano, a Comissão Europeia admitiu que Portugal poderá não cumprir a meta de 5,9% do PIB fixada para o défice orçamental, atribuindo as culpas sobretudo à derrapagem das contas na Madeira. De acordo com o relatório do Orçamento do Estado para 2012, que o Governo entregou esta segunda-feira na Assembleia da República, os trabalhadores do sector público e os pensionistas com remunerações superiores a mil euros vão sofrer “a eliminação temporária” dos seus subsídios de férias e Natal, medida que se estende até 2013. As despesas com pessoal representam 25% da despesa primária, numa óptica de contas nacionais.

EUA SUSAN SARADOM CHAMOU NAZI AO PAPAA intérprete de “Thelma & Louise” referiu-se ao Papa como “nazi” quando comentou que enviou ao Sumo Pontífice uma cópia do livro “Pena de Morte”, em que foi baseado o filme que protagonizou com Sean Penn em 1995 e que lhe valeu um Óscar. Quanto questionada sobre a que Papa tinha enviado o livro, Sarandon respondeu: “Ao último (João Paulo II), “não a este nazi que temos agora”. A Liga Anti-Difamação (ADL) já solicitou um pedido de desculpas à actriz.

SUÍÇA BODE “FASCISTA” DE PARTIDO RAPTADOZottel, o bode que é a mascote do Partido do Povo da Suíça, foi raptado por um grupo autodenominado “Acção Antifascista”. O “rapto” deu-se perto de Zurique, na Suíça, no último sábado. E o grupo “Açcão Antifascista” já assumiu ter levado o animal. “Agora também temos um bode expiatório”, ironizou o grupo na Internet. Zottel, de 10 anos de idade, tornou-se mascote do Partido do Povo da Suíça nas eleições de 2007, pois de acordo com os seus responsáveis teria dado sorte ao partido. A polícia de Zurique já abriu uma investigação para tentar encontrar o animal.

FC PORTO VENCE CAMPEONATO DE HÓQUEI EM LINHA

Dois anos depois de ter recebido a edição inaugural do Campeonato de Hóquei em Linha da RAEM, o Pavilhão do Colégio D. Bosco voltou a acolher a competição. A edição de 2011 da prova foi disputada pelo FC Porto, o Lusitânia Sport Clube e pela formação da Casa de Portugal. Desta feita, foi a Casa do Futebol Clube do Porto em Macau quem se despediu do evento com motivos para sorrir.Os dragões do território fizeram o pleno e venceram as quatro partidas disputadas no âmbito da competição, não dando hipóteses à restante concorrência. Com uma vitória, um empate e duas derrotas, a Casa de Portugal terminou a prova na segunda posição e empurrou o Lusitânia para último lugar do Campeonato. A formação presidida por Frederico Cordeiro não conseguiu repetir o sucesso obtido nas quadras de hóquei em campo e terminou a prova com um único ponto, resultante do empate conseguido no braço-de-ferro com a Casa de Portugal.Disputado por atletas sem qualquer experiência no hóquei patinado tradicional, a edição de 2011 do Campeonato de Hóquei em Linha da Associação de Patinagem de Macau serviu sobretudo para que os atletas que integram a selecção do território preparassem a participação no Torneio Internacional de Inline Hockey de Hong Kong. A prova da antiga colónia britânica disputa-se entre 23 e 27 de Novembro e é antecedido por uma outra competição, destinada a formações júniores. A exemplo do que sucedeu em edições anteriores, o evento deve reunir algumas das melhores equipas do mundo.A Taça de Hóquei em Linha de Hong Kong disputa-se este ano pela 11ª vez. Nas restantes dez ocasiões, o certame atraiu à RAEHK formações oriundas de países como o Canadá, o Reino Unido, Taiwan, Coreia do Sul e até Nigéria.A participação no certame de Hong Kong é a grande prova de fogo da selecção de hóquei em linha do território no que toca à preparação da edição de 2012 do Campeonato Asiático da modalidade. A prova deve decorrer no início do próximo ano na China e a formação orientada por Hélder Ricardo e Augusto Ramos quer sobretudo poder mostrar que o hóquei em patins de Macau pode ainda afirmar-se na modalidade. Os responsáveis pelo grupo de trabalho do território não esperam facilidades nos campeonatos mas contam ainda assim com a inspiração e a eficácia ofensiva de jogadores como Adam So melhor marcador do Campeonato. – M.C.

Mais 5% de processos penais no biénio 2010/2011

Crime a subir

car toonpor Steff

A LIBERTAÇÃO

Gonçalo Lobo [email protected]

O ano judicial 2010/2011 foi marcado por um aumen-to de 5% nos processos penais em comparação

com o biénio anterior. De acordo com dados divulgados ontem pelo Ministério Público (MP) foram au-tuados 11.343 processos penais face aos 10.807 do ano judicial anterior.

A tendência é para continuar a subir. O MP revelou que cri-mes como furto, roubo, tráfico e consumo de drogas, jogo ilegal, agiotagem ou dano patrimonial sofreram um considerável aumen-to. Novidade está no aumento dos chamados “crimes modernos” como os crimes contra os direitos da propriedade intelectual, crimes organizados, branqueamento de capitais, entre outros.

O MP dedica especial atenção ao aumento de 17% do número de processos penais relativos aos crimes organizados e sociedades secretas. No âmbito dos crimes or-ganizados, a maioria dos processos refere-se aos crimes de tráfico de pessoas e de controlo e exploração da prostituição, enquanto uma minoria diz respeito aos crimes relacionados com as sociedades secretas e a agiotagem.

CAPITAL MAIS BRANCOAumentaram 57% em relação a 2009/2010 os crimes relacionados com branqueamento de capitais. O MP assume que estes crimes estão muito relacionados com as actividades dos casinos e são crimes transfronteiriços.

O alerta está dado. As situações de crimes organizados e de crimes transfronteiriços de branqueamen-to de capitais estão a tornar-se cada vez mais frequentes e mais complexos pelo que, “os órgãos executores da lei devem perma-necer alertados na sua actuação”.

ARQUIVO DIMINUIO MP deduziu um total de 2538 acusações contra 3180 crimes du-rante o ano judicial que agora fin-dou. Os dados revelam que foram arquivados 7449 processos-crime, representando uma redução de 12%, face aos 8475 processos ar-quivados no ano judicial anterior.

O número dos processos ar-quivados tem vindo a baixar anualmente. Desde 2007, já foram arquivados os processos menos graves em que se referiam a factos pouco esclarecidos, ou que não tiveram provas suficientes ou que os ofendidos desistiram do procedimento.

Para o MP, “o arquivamento atempado favorece a qualidade da acusação, levando à resolução atempada dos conflitos sociais e economizar os recursos humanos dos órgãos judiciais”.

Uma nota para os processos relativos à cooperaçãoo judicial internacional e regional. O MP tramitou um total de 84 processos penais e cíveis, o que representou um aumento de 29% comparando com os 65 processos do ano anterior.

MAIS ACUSAÇÕES, MAIS RECURSOSForam concluídos 74 recursos durante o biénio 2010/2011. Este

valor também aumentou 16% relativamente ao ano judicial anterior. De notar que a maioria foram recursos nos âmbitos penal e administrativo.

Os processos no Tribunal Judi-cial de Base também aumentaram. O MP autuou 1273 processos, o que representou um aumento de 18% comparando com os 1077 pro-cessos registados em 2009/2010. Neste particular incluem-se os processos cíveis como os processos relativos aos direitos paternais e também os processos referentes aos acidentes do trabalho e do-enças profissionais, reconciliação em processos laborais e investi-gação de conflitos sobre contratos laborais assim como os processos administrativos.

O MP também tramitou 315 processos de execução das custas judiciais, 66 processos de inven-tário obrigatório e deduzidos 35 recursos. Apresentou, igualmente, 324 pareceres sobre a contestação e prestou 3675 consultas jurídicas aos cidadãos.

O Tribunal Administrativo também teve um aumento de processos. O MP tramitou um total de 118 recursos contenciosos admi-nistrativos e recursos contenciosos fiscais. Este aumento representou o triplo do número registado no biénio 2009/2010.

TAMBÉM CABEAO GOVERNOAtenção, refere o MP. O número de processos relativos ao Governo também aumentou. “É preciso reforçar a tomada de medidas no sentido de assegurar a adminis-tração de acordo com a lei”, pode ler-se no comunicado do MP.

O Gabinete do Procurador apresentou 59 pareceres e relató-rios jurídicos ao Chefe do Executi-vo, à Assembleia Legislativa e aos órgãos do Governo, assistiu aos 110 actos de concursos públicos, prestou 927 consultas jurídicas e tramitou 14 queixas.