Hoje Macau 8 FEV 2012 #2544

24
INVASÃO BEM-VINDA Governo chinês gosta da Turma da Mónica PÁGINA 10 BANCA PORTUGUESA Pansy Ho em órgão estratégico do BCP ÚLTIMA DISCUSSÃO DOS AUMENTOS Função pública e Governo chegam a acordo PÁGINA 3 XI JINPING E A AMÉRICA Futuro líder da China agrada aos EUA PÁGINA 8 TEMPO MUITO NUBLADO MIN 11 MAX 15 HUMIDADE 65-90% • CÂMBIOS EURO 10.4 BAHT 0.2 YUAN 1.2 AGÊNCIA COMERCIAL PICO 28721006 PUB PUB MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ QUARTA-FEIRA 8 DE FEVEREIRO DE 2012 ANO XI Nº 2545 PUB Ter para ler Durante várias horas, na tarde de segunda-feira, os utilizadores da CTM ficaram sem conseguir comunicar por telemóvel. Dois dias depois, o director-executivo da empresa veio a terreno justificar-se... e ofereceu 30 milhões de patacas aos clientes. PÁGINA 5 Depois do apagão nas comunicações, empresa abre os bolsos para recuperar imagem CTM dá milhões aos clientes

description

Edição do Hoje Macau de 8 de Fevereiro de 2012 • Ano X • N.º 2543

Transcript of Hoje Macau 8 FEV 2012 #2544

Page 1: Hoje Macau 8 FEV 2012 #2544

INVASÃO BEM-VINDA

Governo chinês gosta da Turma da Mónica

PÁGINA 10

BANCA PORTUGUESA

Pansy Ho emórgão estratégico do BCP

ÚLTIMA

DISCUSSÃO DOS AUMENTOS

Função públicae Governo chegam a acordo

PÁGINA 3

XI JINPING E A AMÉRICA

Futuro líderda China agrada aos EUA

PÁGINA 8

TEMPO MUITO NUBLADO MIN 11 MAX 15 HUMIDADE 65-90% • CÂMBIOS EURO 10.4 BAHT 0.2 YUAN 1.2

AGÊNCIA COMERCIAL PICO • 28721006

PUB

PUB

MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ • QUARTA-FEIRA 8 DE FEVEREIRO DE 2012 • ANO XI • Nº 2545

PUB

Ter para ler

Durante várias horas, na tarde de segunda-feira, os utilizadores da CTM ficaram sem conseguir comunicar por telemóvel. Dois dias depois,o director-executivo da empresa veio a terreno justificar-se... e ofereceu 30 milhões de patacas aos clientes. PÁGINA 5

Depois do apagão nas comunicações,empresa abre os bolsos para recuperar imagem

CTM dá milhõesaos clientes

Page 2: Hoje Macau 8 FEV 2012 #2544

2 publicidade quarta-feira 8.2.2012www.hojemacau.com.mo

Page 3: Hoje Macau 8 FEV 2012 #2544

3políticaquarta-feira 8.2.2012 www.hojemacau.com.mo

NÃO era bem o que pretendiam as associações do sector, mas já es-

tão concluídas duas propostas para o aumento dos ordenados da função pública. José Chu, director dos Serviços de Ad-ministração e Função Pública (SAFP) disse ontem que irão ser apresentados “o mais breve possível ao Executivo” dois valores, que se encaixam nos 5,8% de aumento. “A comissão vai apresentar duas propostas ao Governo, uma de 3,50 patacas e outra de 4 patacas.”

Os aumentos são encaixa-dos no índice salarial dos tra-balhadores da função pública, que varia consoante a função. Os valores ontem avançados basearam-se em dados sobre a

Joana [email protected]

AS câmaras de videovi-gilância nos espaços públicos vão ter um período mais limitado

de fixação no mesmo local. “A versão inicial não impunha limi-tes, mas agora o sistema vai ter um prazo de dois anos para o seu funcionamento”, diz Cheang Chi Keong. O presidente da 3ª. Co-missão Permanente da Assembleia Legislativa (AL) explicou ontem que, após esse prazo, o local e o próprio sistema iriam ser avaliados, de forma a perceber a sua utilida-de. Isso irá decidir se o sistema se mantém.

O regime de videovigilância foi aprovado na generalidade em Julho de 2010 na AL. A comissão dirigida por Cheang Chi Keong ficou encar-regue da análise na especialidade, um processo marcado por algumas dúvidas. Por exemplo, a definição concreta de espaço público.

Os deputados pediam mais clareza no conceito e ontem, de-pois de uma nova versão ter sido apresentada, isso ficou esclarecido.

Aumentos para a função pública já têm duas propostas possíveis

Igualar a taxa de inflaçãoinflação dos últimos dois anos da Direcção dos Serviços de Estatística e Censos e na situ-ação financeira do Governo. “As duas propostas satisfazem o problema da inflação”, as-segura José Chu. A inflação situou-se exactamente nos 5,8% em 2011.

As propostas vão ser en-tregues ao aval de Chui Sai On, Chefe do Executivo. Os números são apenas avança-dos para este ano. “Não dis-cutimos os próximos anos, no futuro não significa que haja este aumento.”

O subdirector dos SAFP,

Eddie Kou, diz mesmo que, por enquanto, não há “meca-nismos científicos” para se saber como serão feitos os ajustamentos salariais.

Nos próximos estudos, além dos factores já ponde-rados, como a inflação, situ-ação financeira do Governo e situação dos mercados privados, vai ainda ser tida em conta a função e respon-sabilidade do trabalhador.

CEDÊNCIAS Inicialmente, os represen-tantes da função pública que integram a Comissão

de Deliberação de Remu-nerações da Função Pública – indicada para apresentar as propostas – pediram aumen-tos entre os 6,8% e os 7%.

Apesar de José Chu não mencionar se os represen-tantes dos funcionários con-cordaram com as propostas, José Pereira Coutinho disse ao Hoje Macau que aceitou a segunda solução apresentada pelo director dos SAFP. “De-pois de duas horas e meia, che-gámos às 4 patacas”, explicou o presidente da Associação dos Trabalhadores da Função Pública.

Confrontando com a recente análise de Albano Martins – que indicava um aumento necessário de 10% para que os funcionários conseguissem recuperar o poder de compra -, José Chu escusou-se a comentar, dizendo “desconhecer essas informações”, avançadas pela imprensa portuguesa.

NAS MÃOS DO EXECUTIVOJosé Chu diz que o Governo não tem opção planeada para os aumentos da fun-ção pública, mas descarta a responsabilidade final para

o Executivo. “Compete à comissão apresentar as propostas, mas a decisão é do Governo.”

Por isso, a data concreta para o aumento dos ordena-dos não está ainda acertada, até porque falta ao Executivo debruçar-se sobre as duas propostas e analisar a mais conveniente. Se haverá retroactivos a Janeiro deste ano, José Chu também não sabe. “Isso cabe ao Chefe do Executivo decidir.”

Caso seja aceite uma das propostas, as despesas do Governo vão aumentar anu-almente: entre 700 milhões de patacas (para o aumento de MOP 3,50) e 800 milhões de patacas, caso o aumento no indíce salarial seja de quatro patacas. -J.F.

Regime de videovigilância com novas alterações quase na AL

Câmaras com prazo de validade

Som e fiscalização com dúvidas

“Os espaços públicos estão defi-nidos como locais ou equipamen-tos afectos à RAEM ou a cargo das entidades públicas, geridos pelo Governo e providenciados à população”, explicou Cheang Chi Keong. As vias públicas e estabelecimentos públicos são também caracterizados como es-paço público. Em todos poderão ser instaladas as câmaras, desde que com autorização do Executivo e depois de parecer do Gabinete de Protecção dos Dados Pessoais.

Os casinos ficam de fora, por não serem afectos à Administração.

SEM PRAZO PARA SEREM PROVASegundo a versão inicial da proposta, caso as autoridades recolhessem gravações de rele-vância criminal estas poderiam ser utilizadas dentro de três dias. Essa medida entrava em conflito com o Código de Processo Penal (CPP), que prevê que esta acção seja feita “o quanto antes”, para que não se perca a oportunidade de capturar os autores do crime. “Agora, nesta versão, para trans-ferir os registos ao Ministério Público o articulado diz que deve

ser feito o ‘quanto antes’, o que cai no âmbito do CPP.”

PARA BREVEOs próprios membros do Governo, em Outubro do ano passado, ad-mitiram que a lei poderia restringir direitos e o objectivo primordial seria atingir o equilíbrio. Ontem, Cheang Chi Keong mostrou-se confiante face a esta intenção, até porque o parecer final está já a ser elaborado. “As forças de segurança estão à espera do diploma, temos de o concluir o quanto antes.”

A nova versão que foi apre-sentada ontem é apenas “uma versão de trabalho” e não é nada definitivo, mas o Governo poderá entregar uma proposta alternativa, que subirá ao plenário assim que possível. A nova versão do texto, explica o presidente da comissão, serviu para clarificar o articulado, evitar zonas cinzentas e facilitar o trabalho às autoridades.

A reunião de ontem contou não só com os membros da co-missão, como com o secretário para a Segurança, Cheong Kuok Va, e com os presidente e vice--presidente da AL.

A captação de som nas gravações continua a ser um conceito pouco explicado. Segundo a lei, imagens e vozes têm valor probatório em tribunal, mas a captação de som, “por norma”, está proibida. Em casos “estritamente necessários”, como “em situações de elevado risco ou calamidade”, pode ser feita. A questão que levanta dúvidas prende-se com saber quando haverá uma dessas situações de calamidade

onde possa ser utilizada a gravação de som. Cheang Chi Keong explica que, sempre que for necessário utilizar a captação de vozes ou som, essa terá de ser feita “mediante autorização”. Se o Governo será fiscalizado para que não obtenha som sem autorização nas gravações, o presidente da comissão limita-se a dizer que há regime sancionatório para quem não cumpra a lei. “O regime jurídico salvaguarda esta questão.”

Page 4: Hoje Macau 8 FEV 2012 #2544

4 sociedade quarta-feira 8.2.2012www.hojemacau.com.mo

NO ano passado foram constituídas no terri-tório mais de três mil sociedades, com um

capital social que ascende a MOP 983 milhões, o que representa um aumento de 13,8% e de 94,1%, respectivamente. Dados divulga-dos pelo Serviço de Estatística e Censos mostram que a maioria das empresas desta natureza criadas no território pertence ao ramo do comércio por grosso e retalho, com números que se situam nas 1.228 sociedades. Na área do aluguer de serviços prestados às empresas, foram criadas 567 entidades, en-quanto 440 entidades de negócio pertencem ao ramo imobiliário.

Das 3.405 sociedades criadas em 2011, mais de duas mil são compostas por sócios de Macau. 388 possuem sócios oriundos do território e de outras regiões.

Só nos últimos quatro meses de 2011, foram criadas 876 socieda-des, com um capital investido na ordem dos MOP 104 milhões, cujos aumentos se situaram nos 18,9% e 36,7%, respectivamente. 116 pertenciam ao ramo da construção.

Um panorama que também sofreu aumentos foi o do fim das sociedades. Foram dissolvidas o

Cinco pessoas acusadas de tráfico de drogaTrês homens e uma mulher do continente, de nome Leong, assim como uma mulher de Hong Kong, foram acusados pelo Ministério Público (MP) de tráfico e consumo de droga. O caso remonta a Julho do ano passado, quando a policia interceptou dois dos arguidos numa rua da Taipa, na posse de 0.774 gramas de droga. Posteriormente as autoridades voltaram a encontrar estupefacientes numa residência e num quarto de hotel utilizado pelos acusados, com idades entre 27 e 36 anos. A droga apreendida teria como destino a venda e o consumo próprio. Na altura da apreensão, Leong encontrava-se ilegal em Macau, para além de ser detentora de um bilhete de residente falso. Outro dos arguidos do continente também estava ilegal. Depois da investigação, o delegado do Procurador titular do processo considerou existir “fortes indícios” de tráfico e consumo de droga, tendo o caso já sido entregue a tribunal para a marcação do agendamento.

CHONG Sio Kin, Presidente da Associação Geral do Sector

Imobiliário de Macau, revelou que, tal como se esperava, as habitações de luxo irão aumentar os seus preços durante este ano. Contudo, referiu também que as casas de média e pequena dimensão

estão num patamar completamente diferente, prevendo mesmo que os valores destas unidades sofram descidas de aproximadamente 5%

O dirigente apresentou também cinco sugestões ao Governo, no sentido de apoiar os inquilinos que se debatem com as subidas

de preços dos imóveis, tanto na compra como no aluger. Por exemplo, construir mais parques de estacionamento, promover o desenvolvimento do Mercado da saúde e estimular uma evolução positiva, em geral, do mercado imobiliário. – V.L.

Não há planos de revisão do prémio de concessão de terrasA revisão do prémio de concessão de terras está temporariamente suspensa. Quem o diz é o director dos Serviços de Solos, Obras Públicas e Transportes (DSSOPT) assegurando que, para já, não há nenhuma direcção planeada quanto ao valor final do prémio. As críticas surgiram quando os deputados vieram a público afirmar que há terrenos privados a serrem vendidos a preços exorbitantes. Para já o Governo pretende analisar o funcionamento do mercado antes de tomar uma posição final sobre o assunto. Carion ressalvou que a sociedade sugeriu uma aproximação do prémio de concessão de terras com o preço do leilão de terras. A DSSOPT irá estudar, portanto, a comparação de métodos e realizar uma pesquisa profunda no decorrer deste ano. “É uma questão urgente que terá de ser resolvida com alterações de procedimentos nos próximos meses”, finalizou o director da DSSOPT. – V.L.

Maioria é do ramo de comércio por grosso e retalho

Constituídas mais sociedades em 2011

Preços da habitação de pequena e média dimensão

Descidas podem chegar aos 5%

ano passado 511 empresas, um aumento de 3,9% face a 2010. O capital social destas situou-se nas 306 milhões de patacas, uma subida 41,6%. No quarto trimestre do ano passado foram dissolvidas 137 empresas.

Mais de duas mil sociedades situaram-se no escalão das empre-sas com um capital social inferior a MOP 50 mil, o que representa 69,8% do total. Já 72 pertencem ao escalão das que estão abaixo de MOP 1 milhão. 80% detinha o estatuto de sociedade por quotas.

MAIS CAPITAL DO DELTA DO RIO DAS PÉROLASEmbora se tenha registado um au-mento do capital social com origem em Macau, na ordem das 198,1% face a 2010, os maiores aumentos vieram da região do Delta do Rio das Pérolas. Isto porque o dinheiro das sociedades constituídas com origem nas nove províncias desta zona chegou às MOP 53 milhões. Só de Guangdong foram aplicadas MOP 38 milhões.

O capital das sociedades do continente chegou às MOP 135 milhões, enquanto as empresas de Hong Kong atingiram as MOP 67 milhões.

ANTÓ

NIO

FALC

ÃO

Page 5: Hoje Macau 8 FEV 2012 #2544

5sociedadequarta-feira 8.2.2012 www.hojemacau.com.mo

O relatório preliminar sobre o apagão da CTM foi ontem entregue ao Governo, que só decide quais as sanções a aplicar depois de nova análise do caso. Para já, a empresa decidiu dar descontos aos clientes no fim do mês.

Andreia Sofia [email protected]

DOIS dias depois da falha geral de comunicações ocorrida em Macau, a CTM encontrou uma

maneira de compensar os clien-tes que na tarde de segunda-feira ficaram sem ligações móveis e de Internet - foi ontem avançado em conferência de imprensa um plano de descontos no valor de MOP 30

Depois do apagão, é preciso apagar as más impressões

CTM dá 30 milhões em descontos

Quem é esse fornecedor é que permanece um segredo. Explica-ções, só por Poon. “A plataforma IP é recente e a estrutura é dinâmica em termos de cobertura de rede. A CTM tem um plano abrangente de revisão dos elementos de rede e da arquitectura dos nossos sistemas.” Tal plano inclui um novo sistema de backup, que deverá ser imple-mentado em meados deste ano. “Acreditamos que a estrutura do nosso sistema funciona, esta é uma medida de prevenção e já estava incluída nos planos de expansão da empresa.”

InadmissívelCheang Chi Keong diz que é inadmissível que a CTM não tenha um plano de contigência para casos como o de segunda-feira, até porque “as queixas têm sido muitas da parte do sector empresarial”. O deputado e representante dos empresários falava ontem à margem de uma reunião da Assembleia Legislativa. Cheang Chi Keong considera que a empresa deveria contar não só os lucros, mas a responsabilidade social. “A falha foi demasiado prolongada e o serviço estava mal preparado para dar respostas.” A falha da CTM terá afectado as máquinas de pagamento automático das lojas, disse o deputado. – J.F.

“Problema afectou imagem da RAEM”Quem também recebeu reclamações dos cidadãos “sem interrupção” foi José Pereira Coutinho. Em comunicado, o deputado afirmou que o “apagão” mostrou “a ineficiente supervisão do Governo”, tendo sido “um problema que afectou a imagem da RAEM”. Coutinho não deixou de fazer mais críticas à empresa. “A CTM é uma companhia de telecomunicações onde os serviços são os mais caros da Ásia. Porém, os serviços fornecidos são cada vez piores e as queixas mais numerosas.” Para tal, o deputado referiu que “a CTM e o Governo devem fazer uma revisão global e abrangente”, sem esquecer a responsabilização da empresa e indemnização dos clientes.

milhões, que serão aplicados nas facturas de todos os clientes já no fim do mês. Assim, quem possuir um cartão pré-pago terá direito a mi-nutos grátis, enquanto os clientes do sistema 3G contam com reduções na ordem dos 25%. As reduções para a internet situam-se nos 15%.

Os descontos serão feitos de forma automática e, segundo o director-executivo da CTM, os clientes não necessitam de fazer qualquer inscrição. “As promoções não são uma medida de indemniza-ção, mas focam a importância dos serviços”, afirmou Vandy Poon.

Entregue o relatório preliminar à Direcção dos Serviços de Regula-ção de Telecomunicações (DSTR), vão agora ser analisadas as conse-quências para a CTM, depois de um problema que afectou todos os clientes e que gerou cerca de seis mil queixas. Vandy Poon garantiu aos jornalistas que o relatório mais detalhado será entregue daqui a três semanas.

Segundo Lawrence Keong, da DSTR, não está posta de parte a imposição de sanções à empresa de telecomunicações. “Com o

relatório preliminar não podemos tomar uma decisão concreta, vamos estudar esta questão. No caso de terem violado algumas obrigações, julgo que vai haver penalizações. Só depois disso conseguimos saber o que pode-mos impor.”

Depois da ausência de Vandy Poon na conferência desta segun-da-feira, o director-executivo da CTM marcou presença no en-contro de ontem com jornalistas, reforçando que a empresa já fez o que estava ao seu alcance. “Não me encontrava em Macau quando aconteceu a falha e lamentamos o que aconteceu. A CTM responsabi-liza-se por todos os inconvenientes

e problemas trazidos aos clientes e cidadãos de Macau.”

NOVO SISTEMADE BACKUP A CAMINHOA falha de software que se registou ontem foi ultrapassada por volta das 22h30, sendo que ainda não são conhecidas as causas concretas do apagão. “Seria imaturo da minha par-te apontar quaisquer causas”, adianta Vandy Poon. “O que fizemos ontem foi remover algumas aplicações que causaram uma quebra no sistema. Quando isolámos essas aplicações a situação ficou estável. Já estamos a trabalhar com o fornecedor do sistema. Os analistas vão estar na CTM nos próximos 10 dias.”

Page 6: Hoje Macau 8 FEV 2012 #2544

6 publicidade quarta-feira 8.2.2012www.hojemacau.com.mo

DIRECÇÃO DOS SERVIÇOS DE SOLOS, OBRAS PÚBLICAS E TRANSPORTESAnúncio

Faz-se saber que em relação ao concurso público para a execução da “EMPREITADA DAS NOVAS INSTALAÇÕES NO 13º ANDAR DO FIT (GASPF)”, publicado no Boletim Oficial da Região Administrativa Especial de Macau, nº 3, II Série, de 18 de Janeiro de 2012, foram prestados esclarecimentos, nos termos do artigo 2º do programa do concurso, e foi feita aclaração complementar conforme necessidades, pela entidade que realiza o concurso e juntos ao processo do concurso. Os referidos esclarecimentos e aclaração complementar encontram-se disponíveis para consulta durante o horário de expediente no Departamento de Edificações Públicas da DSSOPT, sita na Estrada de D. Maria II, nºs 33, 17º andar, Macau.Direcção dos Serviços de Solos, Obras Públicas e Transportes, ao 1 de Fevereiro de 2012.O Director dos Serviços, Jaime Roberto Carion

Page 7: Hoje Macau 8 FEV 2012 #2544

7publicidadequarta-feira 8.2.2012 www.hojemacau.com.mo

NOTIFICAÇÃO EDITAL (Reparação coerciva)

Raimundo Vizeu Bento, Chefe do Departamento de Inspecção do Trabalho, manda que se proceda, nos termos do n.º 3 do artigo 9.º e do artigo 11.º do Regulamento Administrativo n.º 26/2008 – Normas de funcionamento das acções inspectivas do trabalho conjugados com o artigo 58.º, n.º 2 do artigo 72.º e n.º 2 do artigo 136.º do Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 57/99/M, de 11 de Outubro, à notificação do transgressor do Auto n.º 3/0708/2012, de 6 de Janeiro de 2012, empregador CHAN KUAI SANG, para no prazo de 15 (quinze) dias, a contar do 1.º dia útil seguinte à da publicação dos presentes éditos, proceder ao pagamento da multa aplicada no aludido auto, no valor de Mop$5.000,00 (cinco mil patacas), por prática da transgressão laboral prevista no artigo 77.º e punida na alínea 5) do n.º 3 do artigo 85.º da Lei n.º 7/2008 – Lei das relações de trabalho, de 18 de Agosto, bem como, no mesmo prazo, proceder ao pagamento das quantias em dívida ao trabalhador CHAO SANG KEONG, no valor de Mop$10.000,00 (dez mil patacas), devendo ainda, nos 5 (cinco) dias subsequentes ao do termo do atrás citado prazo, fazer prova do pagamento efectuado.

A cópia do auto, a notificação, o mapa de apuramento das quantias em dívida ao referido trabalhador e a guia de depósito deverão ser levantados, dentro das horas normais de expediente, no Departamento de Inspecção do Trabalho, sita na Avenida do Dr. Francisco Vieira Machado, n.os 221-279, Edifício “Advance Plaza”, 1.º andar, Macau, sendo facultada a consulta do processo em causa, instruído por estes Serviços.

Decorridos os prazos, sem que tenha sido dado cumprimento à presente notificação, seguir-se-á a tramitação judicial, com a remessa do auto ao Juízo.

Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais – Departamento de Inspecção do Trabalho, aos 31 de Janeiro de 2012.

O Chefe do Departamento,

Raimundo Vizeu Bento

EDITAL

Edital no :3/E/2012Processo no :1428/BC/2010/F, 760/BC/2011/FAssunto :Demolição da obra não autorizada pela infracção às respectivas disposições do Regulamento de Segurança Contra Incêndios (RSCI)Locais :Estrada de Coelho do Amaral no 83, Edf. Si Hou, fracção 4o andar A, Macau. Estrada de Coelho do Amaral no 83, Edf. Si Hou, fracções 1o andar A e 3o andar A, Macau.

Chan Pou Ha, subdirectora da Direcção dos Serviços de Solos, Obras Públicas e Transportes, no uso das competências delegadas pela alínea 7) do no 1 do Despacho no 09/SOTDIR/2009, publicado no Boletim Oficial da RAEM no 16, II série, de 22 de Abril de 2009, faz saber por este meio aos donos das obras ou aos seus mandatários e aos utentes dos locais acima indicados, cujas identidades se desconhecem, o seguinte:1 Processo no 1428/BC/2010/F. Local da obra: Estrada de Coelho do Amaral no 83, Edf. Si Hou, fracção 4o andar A, Macau. O agente de fiscalização desta DSSOPT deslocou-se ao local acima indicado e verificou a realização de obra sem licença cuja descrição e situação é a seguinte:

1.2 De acordo com o no 1 do artigo 95o do RSCI, foi realizada, no seguimento de notificação por edital publicado nos jornais em língua chinesa e portuguesa de 04/07/2011, a audiência escrita dos interessados, mas estes não apresentaram a resposta no prazo indicado e não foram carreados para o procedimento elementos ou argumentos de facto e de direito que pudessem conduzir à alteração do sentido da decisão de ordenar a demolição da obra não autorizada acima indicada.

2 Processo no 760/BC/2011/F. Local da obra: Estrada de Coelho do Amaral no 83, Edf. Si Hou, fracções 1o andar A e 3o andar A, Macau. O agente de fiscalização desta DSSOPT deslocou-se ao local acima indicado e verificou a realização de obra sem licença cuja descrição e situação é a seguinte:

2.3 De acordo com o no 1 do artigo 95o do RSCI, foi realizada, no seguimento de notificação por edital publicado nos jornais em língua chinesa e portuguesa de 04/07/2011, a audiência escrita dos interessados, mas estes não apresentaram a resposta no prazo indicado e não foram carreados para o procedimento elementos ou argumentos de facto e de direito que pudessem conduzir à alteração do sentido da decisão de ordenar a demolição da obra não autorizada acima indicada.

3 Sendo as janelas e varandas do edifício consideradas como ponto de penetração para realização de operações de salvamento de pessoas e de combate a incêndios, não podendo ser obstruído com elementos fixos (gaiolas, gradeamentos, etc.), de acordo com o disposto no nº 12 do artigo 8º 4 Nestas circunstâncias, de acordo com o no 1 do artigo 88o do RSCI e no uso das competências delegadas

pela alínea 7) do no 1 do Despacho no 09/SOTDIR/2009, publicado no Boletim Oficial da RAEM no 16, II Série, de 22 de Abril de 2009, e por meu despacho de 30/01/2012 exarado sobre a informação no 6084/DURDEP/2011 (processo no 1428/BC/2010/F) e a informação no 6086/DURDEP/2011 (processo no 760/BC/2011/F), ordeno aos donos da obra ou seus mandatários que procedam, por sua iniciativa, no prazo de 8 (oito) dias contados a partir da data de publicação do presente edital, à demolição das obras acima indicadas e à reposição dos locais afectados, bem como aos interessados e aos utentes que procedam à remoção de todos os materiais e equipamentos nele existentes e à desocupação dos locais afectados, devendo, para o efeito e com antecedência, apresentar na Divisão de Fiscalização do Departamento de Urbanização desta DSSOPT, a declaração de responsabilidade do construtor responsável por essa demolição, bem como a apólice de seguro contra acidentes de trabalho e doenças profissionais. Após a conclusão dos referidos trabalhos deverá ser comunicado o facto à DSSOPT para efeitos de vistoria.

5 Findo o prazo da demolição e da desocupação não será aceite qualquer pedido de demolição da obra acima mencionada. De acordo com o no 2 do artigo 139o do Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei no 57/99/M, de 11 de Outubro, notifica-se ainda que nos termos dos nos 1 e 2 do artigo 89o do RSCI, a DSSOPT, em conjunto com outros serviços públicos e com a colaboração do Corpo de Polícia de Segurança Pública, procederá a partir do termo do prazo atrás referido à execução dos trabalhos acima referidos, a expensas do infractor. Além disso, tendo o prazo da demolição e da desocupação voluntárias expirado, a DSSOPT dará início aos trabalhos da demolição e da desocupação, não podendo ser cancelados os referidos trabalhos uma vez iniciados. Por fim, os materiais e equipamen-tos deixados no local acima indicado serão depositados no local indicado à guarda de um depositário a nomear pela Administração. Findo o prazo de 15 (quinze) dias a contar da data do depósito e caso os bens não tenham sido levantados, consideram-se os mesmos abandonados e perdidos a favor do governo da RAEM, por força da aplicação do artigo 30o do Decreto-Lei no 6/93/M, de 15 de Fevereiro.

6 As obras acima indicadas infringem o disposto no RSCI, pelo que, os infractores são sancionáveis com a respectiva multa. Além disso, de acordo com o no 4 do artigo 87o do mesmo regulamento, em caso de pejamento dos caminhos de evacuação, será solidariamente responsável a entidade que presta os serviços de administração ou segurança do edifício.

7 Nos termos do no 1 do artigo 97o do RSCI e das competências delegadas pelos nos 1 e 4 da Ordem Executiva no 124/2009, publicada no Boletim Oficial da RAEM, Número Extraordinário, I Série, de 20 de Dezembro de 2009, da decisão referida no ponto 4 do presente edital cabe recurso hierárquico necessário para o Secretário para os Transportes e Obras Públicas, a interpor no prazo de 8 (oito) dias contados a partir da data de publicação do presente edital.

Aos 30 de Janeiro de 2012 A Subdirectora dos Serviços Enga Chan Pou Ha

Fracção Andar Obra Infracção ao RSCI e motivo da demolição Sanção

1.1 A 4

1.1.1 Instalação de pala metálica junto à janela da fracção na parede exterior do edifício.

Infracção ao nº 12 do artigo 8º, obstrução do acesso aos pontos de penetração no edifício.

Nos termos do no 7 do artigo 87o do mesmo regulamento, é sancionável com multa de $2 000,00 a $20 000.00 patacas.

Fracção Andar Obra Infracção ao RSCI e motivo da demolição Sanção

2.1 A 1

2.1.1 Insta lação de gradeamento metálico junto à fracção na parede exterior do edifício.

Infracção ao nº 12 do artigo 8º, obstrução do acesso aos pontos de penetração no edifício.

Nos termos do no 7 do artigo 87o do mesmo regulamento, é sancionável com multa de $2 000,00 a $20 000.00 patacas.

2.2 A 3

2.2.1 Insta lação de gradeamento metálico junto à fracção na parede exterior do edifício.

Infracção ao nº 12 do artigo 8º, obstrução do acesso aos pontos de penetração no edifício.

Nos termos do no 7 do artigo 87o do mesmo regulamento, é sancionável com multa de $2 000,00 a $20 000.00 patacas.

8 Fevereiro, 2012

A CTM expressa as suas sinceras desculpas aos residentes de Macau

No dia 6 de Fevereiro, na parte da tarde, um problema de software com a plataforma IP da CTM provocou que uma parte significativa dos circuitos de dados de alta velocidade, dos serviços móveis 3G e de internet tivessem sido afectados. Após imediatos trabalhos de recuperação pela equipa técnica da CTM, todos os serviços voltaram ao normal pelas 22:30 h.

A CTM gostaria de expressar as suas sinceras desculpas aos utilizadores afectados, assegurando que continuará a devotar todos os esforços no melhoramento das redes de forma a garantir que de futuro não voltarão a ocorrer incidents semelhantes.

Companhia de Telecomunicações de Macau

N.º 15/2012

Page 8: Hoje Macau 8 FEV 2012 #2544

8 nacional quarta-feira 8.2.2012www.hojemacau.com.mo

UMA pequena cidade nas margens do Rio Missis-sippi há muito tempo que se gaba de ter tido o

escritor Mark Twain como um dos seus residentes, em 1854. Agora, os moradores descobriram que têm outro motivo para se congratular: Muscatine desempenhou um pe-queno, porém memorável, papel na ascensão de Xi Jinping, o homem que deve vir a ser o próximo líder da China.

Há 27 anos, Xi, na altura um promissor funcionário público numa região criadora de porcos da China, liderou uma delegação de especialistas em alimentação animal numa viagem ao Estado de Iowa. Visitou quintas e o Rotary Club e assistiu a um jogo de ba-sebol. Passou também duas noites na casa de um casal de Muscatine, onde dormiu cercado de brinque-dos Star Trek no quarto dos filhos do casal. Esta terá sido a sua pri-meira viagem ao estrangeiro.

A 15 de Fevereiro irá de novo aos EUA e, um dia após visitar a Casa Branca pela primeira vez, Xi, hoje vice-presidente da China, planeia voltar a Muscatine e tomar chá com as pessoas que conheceu em 1985. A viagem de volta ao coração da América parece mostrar o que mais o distingue do actual líder chinês, Hu Jintao: um estilo confiante e pessoal e uma serena familiaridade com os Estados Unidos.

VISITA REGULARAo longo dos anos, Xi, agora com 58 anos e uma filha a estudar em Harvard, tem efectuado viagens periódicas aos EUA. Encontra-se regularmente com autoridades e empresários americanos, incluindo Henry Paulson, ex-secretário do Tesouro. Quando o vice-presidente Joe Biden visitou a China em Agos-to, Xi acompanhou-o à província de Sichuan, e jantou com ele num restaurante local.

A China está à beira de uma mu-dança política que só acontece uma vez a cada dez anos. Em Outubro ou Novembro, Hu Jintao e outros seis dos principais dirigentes chineses irão reformar-se. A próxima geração de líderes do Partido Comunista, liderada por Xi, tomará posse num período em que o crescimento chinês está a abrandar e a pressão pública para que o país enfrente os problemas sociais, económicos e ambientais aumenta.

A personalidade e relativa po-pularidade de Xi fazem crescer as esperanças de alguns sectores, tanto dentro como fora da China, de que retomará o tipo de reformas que marcaram os anos 90. Os EUA, por seu lado, estão ansiosos por ver se a ascensão de Xi a líder do Partido Comunista e a presidente levarão a mudanças na diplomacia combativa dos últimos anos. Xi é o membro mais proeminente do grupo co-nhecido na China como “jovens príncipes”, os filhos de conhecidos

Um líder para mudaras relações China-EUA

A promessalíderes revolucionários, muitos dos quais cresceram juntos. O seu pai, Xi Zhongxun, foi um dos que aju-dou a levar as forças comunistas à vitória. Expulso em 1962, foi depois politicamente reabilitado e ajudou a conduzir as reformas económicas até morrer, em 2002.

JOGO DAS DIFERENÇASEstas origens distinguem Xi do homem que ele deve substituir.

Hu, cujo pai era gerente de uma loja de chá, teve que subir na hie-rarquia do partido. Uma vez no poder, Hu cercou-se de pessoas de origem semelhante, entre eles o vice-primeiro ministro Li Keqiang, o seu preferido para a sucessão.

Xi é uma figura-chave entre os jovens príncipes. “O seu pai era uma figura popular”, diz Zheng Yongnian, uma especialista em política chinesa na Universidade

Nacional de Singapura. “Isso torna-o mais confiante e, a nível pessoal, tem um maior conheci-mento do Ocidente. Está convicto de que pode consolidar o poder muito mais rapidamente do que Hu o fez.”

Xi terá uma familiaridade maior com o Ocidente do que seus predecessores, incluindo Deng, que estudou em França nos anos 20 e fez uma visita histórica aos EUA em 1979, depois das relações diplomáticas serem restabelecidas. Hu, tal como Xi, fez a sua primeira viagem ao exterior em 1985, mas foi à Coreia do Norte, e não visitou os EUA até pouco antes de assumir o poder, em 2002.

Paulson, que se encontrou com Xi pela última vez em De-zembro, descreveu-o como um “líder forte e confiante”, com habilidade para comunicar e um conhecimento dos EUA que tem vindo a crescer desde sua primeira visita ao Iowa.

Depois de se encontrar com Xi pela terceira vez no ano passado, Henry Kissinger, ex-secretário de Estado dos EUA, mostrou-se impressionado. “É mais assertivo que Hu Jintao. Quando entra na sala, percebemos que existe ali uma presença de destaque.”

AS ORIGENSO pai de Xi era reconhecido dentro do partido como um dos líderes mais capazes e eloquentes. Depois de ajudar os comunistas a chegar ao poder, foi vice-primeiro minis-tro, até ser expulso do partido em 1962, por apoiar a publicação de um livro considerado uma crítica ao presidente Mao Tse-Tung. Após a sua reabilitação, em 1978, pro-pôs e supervisionou a criação da primeira zona económica especial da China, na província de Cantão, um passo importante na ascensão da China como uma potência de manufactura.

O pai de Xi era um político re-lativamente liberal. Defendeu um líder reformista do partido que foi destituído em 1987 e conde-nou a repressão aos protestos da Praça da Paz Celestial em 1989, de acordo com algumas pessoas próximas da elite do partido. A sua atribulada carreira política causou alguma turbulência na criação dos filhos. Xi Jinping tinha apenas 9 anos quando o seu pai foi colocado em prisão domiciliar, que se estendeu pela maioria dos 16 anos seguintes.

Aos 15 anos, Xi estava entre os milhões de estudantes enviados para trabalhar no campo durante a Revolução Cultural. Foi mandado para a província de Shaanxi, no norte da China, onde o seu pai era famoso por ter ajudado a liderar os comunistas em 1930.

Numa entrevista a uma revis-ta publicada pelo governo, em 1996, Xi disse que, durante a sua juventude, “passou por muito

mais privações do que a maioria das pessoas” por causa das suas origens, e contou a outro repórter que foi preso três vezes.

PERSISTÊNCIAMesmo assim, inscreveu-se repe-tidamente para entrar no Partido Comunista enquanto estava no campo. Depois de ser rejeitado nove vezes por causa do seu pai, foi finalmente aceite em 1974. A sua matrícula na prestigiada Uni-versidade Tsinghua, em Pequim, foi rejeitada duas vezes e só aceite depois do pai interceder, dizendo que os seus problemas políticos não deveriam prejudicar a educação do filho.

Quando Xi se formou, em 1979, em química orgânica, o seu pai já tinha voltado à elite do partido e Xi foi secretário particular de um dos antigos companheiros de luta do pai, Geng Biao, um vice-primeiro ministro e ministro da Defesa. Este emprego daria a Xi contactos du-radouros nas forças armadas, algo que nem Hu nem o seu predecessor, Jiang Zemin, tinham.

Em 1982, foi trabalhar como vice-líder do Partido Comunista, no distrito de Zhengding, uma região de suinicultura, no norte do país. Foi aí que conheceu Terry E. Branstad, então governador de Iowa, que visitou Hebei em 1984. No ano seguinte, Xi chefiou a viagem de uma delegação de ali-mentação animal ao Iowa.

MULHER É CANTORAPosteriormente foi líder em Fujian e Zhejiang, duas das províncias economicamente mais dinâmicas da China, onde provou ser um administrador competente. Ao contrário de Hu, que foi escolhido a dedo por Deng como futuro líder, Xi emergiu de forma inesperada como potencial sucessor em 2007, numa votação informal do partido. Quando Xi assumir a liderança, a sua princi-pal tarefa será manter a unidade e promover o consenso entre os membros da elite do partido.

Ainda não se sabe se Xi será mais incisivo que Hu ao lidar com os interesses burocráticos e corporativos que se opõem às reformas, ou com os generais que ditaram a diplomacia da China nos últimos anos.

Muitos chineses consideram--no uma figura mais simpática que Hu, graças em parte ao seu sorriso fácil, ao charme da mulher, a famosa cantora Peng Liyuan, e a uma simplicidade que os seus amigos atribuem aos anos passados no campo.

O vice-presidente chinês visita os EUA, a Irlanda e a Turquia entre 13 e 22 deste mês, anunciou ontem pelo ministério chinês dos Negócios Estrangeiros. A visita aos EUA deve servir, entre outras coisas, para mostrar os benefícios do comércio entre os dois países.

Page 9: Hoje Macau 8 FEV 2012 #2544

9nacionalquarta-feira 8.2.2012 www.hojemacau.com.mo

Maria João [email protected]

QUANDO falta cerca de um mês para a abertura da Assembleia Nacional Popu-

lar, o governo central come-ça a divulgar as primeiras previsões para o crescimento económico de 2012. Previs-to para estar entre os 8% e os 9%, o produto nacional bruto da China deve continuar a ter o mais alto crescimento entre os países em desen-volvimento. Contrariando a tendência mundial de reces-são económica, a economia chinesa deverá continuar a crescer, apesar de este ano se prever um dos mais bai-xos crescimentos da última

SE os olhos do presente estão voltados para o eixo Síria-Irão, os do futuro

deveriam focar-se no Sudeste Asiático, onde nas próximas décadas se deve con-cretizar a disputa pela hegemonia mundial. O peso específico da China já alcançou a massa crítica suficiente para atrair a aten-ção militar internacional, espoletando a corrida ao armamento mais intensa desde a queda do Muro de Berlim.

As primeiras semanas de 2012 eviden-ciaram essa dinâmica. Na Conferência de Segurança de Munique, muito do que foi debatido centrou-se, precisamente, neste fenómeno.

Diante de dezenas de ministros europeus em Munique , os secretários de Estado, Hillary Clinton, e Defesa, Leon Panetta, dos Estados Unidos esforçaram-se para reforçar a nova es-tratégia militar anunciada em Janeiro. A mensagem era clara: “a necessidade de reorientar os esforços para a região Ásia-Pacífico”.

FMI Crise na Europa é o principal perigo para China

União Europeia Cimeiraa 14 de Fevereiro em Pequim

Interior continua a crescer

O desenvolvimento para além da costadécada. O espaço para novos investimentos continua a ser vital para um modelo, divulgado pelo governo central, que quer apostar no consumo interno.

A política de deslocalizar o investimento das cidades costeiras para as zonas mais interiores começa a dar fru-tos e, segundo dados divul-gados na imprensa chinesa, o crescimento a dois dígitos fica este ano reservado para as economias de províncias como a Mongólia Interior, Guizhou e a cidade de Chongqing.

As previsões para ci-dades como Pequim e Xangai apontam para um crescimento de cerca de 8%, enquanto que a Mon-gólia Interior deve chegar

aos 15%, Guizhou deverá crescer em 14% e Chon-gqing em 13,5%.

Embora muito do in-vestimento continue a estar nas regiões costeiras, desde 2008 que o governo tem vindo a incentivar a abertura

de empresas em províncias menos desenvolvidas.

Guangdong e Zhejiang, províncias conhecidas pelo grande número de fábricas, devem este ano ter cresci-mentos mais baixos do que por exemplo a Mongólia

Interior, onde o investimento na exploração do carvão tem vindo a atrair empresários.

AJUSTAMENTOSPara Pequim é fundamental que o crescimento deste ano se foque mais em ajustamen-tos do que apenas no valor do produto nacional bruto. A disparidade entre uma China rural empobrecida e a China urbana aparece no topo das preocupações nos estudos realizados para 2012.

A mensagem para o ano corrente pretende ser que depois de vários anos de desenvolvimento acelerado, a China tem agora de regres-sar a um padrão normal de crescimento.

As primeiras análises mostram que em 28 provín-

Investimentochinês gera corrida

ao armamentono Sudeste Asiático

Às armas!O ministro das Relações Exteriores da

Austrália, Kevin Rudd, encarregou-se de explicar a dimensão do problema. “Pela primeira vez em dois séculos, a principal potência económica do mundo será um país não democrático. E, ainda que não se fale muito disso, essa potência será também a detentora do maior investi-mento militar.”

FACTURA MILITARA China aumentou as despesas militares em 189% entre 2001 e 2010, segundo

os dados do Instituto Internacional de Estudos para a Paz, de Estocolmo.

Em todo caso, a questão é que a corrida não se limita à realidade entre Washington e Pequim, e acaba por impulsionar os vizi-nhos, como evidencia o anúncio, há alguns dias, de que a Índia, que aumentou as suas despesas militares em 54%, e seleccionou um fabricante francês para um contrato de compra de 126 aviões de combate.

Como a Índia, a Coreia do Sul au-mentou os gastos militares em 45%, e a Austrália em 49%.

O futuro promete ser muito mais contundente. A Austrália planeia gastar mais de MOP 2 triliões em armamento nos próximos 20 anos e praticamente todos os países da região têm nos planos grandes gastos para conter o predomínio chinês.

Analistas do sector estimam que as nações asiáticas vão adquirir 11 submari-nos nas próximas décadas. Até a pequena Singapura figura entre os dez principais importadores de armas do mundo.

cias, e excluindo Macau e Hong Kong, o crescimento deve superar os dez por cento em 19 destas províncias. Os dados preliminares ainda não adiantam quais serão as indústrias chave para cada uma das províncias.

Num ano que se adivinha difícil para quase todo o mun-do, segundo o FMI, a China deve ter um crescimento en-tre 8,2% e 9%o. Uma mesma análise feita pela Goldman Sachs aponta para 8,6% e pela Academia Chinesa de Ciências Sociais prevê um crescimento de 8,9%. Nú-meros mais tímidos do que em anos anteriores, mas que continuam a mostrar que uma economia assente nos inves-timentos nacionais ainda tem espaço para crescer.

• Um agravamento da crise económica na Europa é o principal perigo para a China, cuja economia con-tinua a depender da procura mundial, lê-se num relatório do FMI de segunda-feira. “A economia mundial está num estado precário e os riscos foram incre-mentados substancial-mente. O maior risco é a intensificação da espiral negativa entre as pres-sões pelo financiamento dos estados e os bancos

na zona do euro. Caso o risco de volatilidade fi-nanceira proveniente da Europa se materialize, o crescimento da China estará comprometido.”

O FMI aposta num crescimento para a China de 8,3% este ano. “A debilidade das perspectivas externas realça a importância de acelerar as transfor-mações da economia chinesa, para reduzir a sua vulnerabilidade aos caprichos da procura mundial.”

• A XIV Cimeira anual China-União Europeia vai realizar-se no próxi-mo dia 14 em Pequim, anunciou ontem um porta-voz ministério dos Negócios Estrangeiros chinês.

A reunião, com a pre-sença dos presidentes da Comissão e do Conselho Europeu, José Manuel Barroso e Herman van Rompuy, respectiva-mente - irá debater a crise da dívida soberana na zona euro e a coope-ração entre a China e a

UE, disse o porta-voz, Liu Weimin. Além do primeiro-ministro chi-nês, Wen Jiabao, os líderes europeus vão encontrar-se com o Pre-sidente Hu Jintao. “Os líderes debaterão as formas de a China e a União Europeia enfren-tarem em conjunto os desafios no contexto da crise da dívida soberana europeia, aprofundarem parcerias e estimularem mutuamente o desenvol-vimento nos respectivos países.”

Page 10: Hoje Macau 8 FEV 2012 #2544

10 nacional quarta-feira 8.2.2012www.hojemacau.com.mo

O livro “Turma da Mónica em Contos Clássicos”, publicado em Maio de 2011 pela Sun Ya Publi-

cações, editora baseada em Hong Kong, foi agraciado com o Prémio Bin Xing de Literatura Infantil de 2011. As ilustrações são baseadas em contos clássicos da literatura infantil, como A Bela Adormecida, Capuchinho Vermelho e Cinderela.

O sucesso da Turma da Mó-nica na China garantiu, além do prémio, uma recomendação do 4º Fórum Chinês de Literatura Infanto-juvenil, que adicionou o livro do autor brasileiro Maurício

de Sousa à lista de leitura indicada nas escolas do país.

“Este prémio é muito impor-tante porque mostra que para as crianças não existem barreiras e que todas podem divertir-se e aprender com os personagens infantis que criei há mais de 50 anos”, diz Maurício de Sousa.

O prémio Bin Xing é uma homenagem dada a obras infantis, tendo como referência a autora de sucesso de livros para crianças Bin Xing (1900-1999). A ligação do escritor brasileiro com a China começou em 2007, quando os de-senhos da famosa banda desenhada

foram dobrados e emitidos no Canal Online de Educação da China. No ano seguinte, Sousa visitou até ao país como representante do governo brasileiro, para divulgar a vitória do Brasil para acolher os Jogos Olímpicos de 2016.

“Na ocasião, dei várias palestras em escolas pelo país. As crianças chinesas são adoráveis, amistosas e sentem-se felizes no contacto com autores que contam histórias sobre o mundo delas – o maravilhoso mundo da criança.”

Para o autor, escrever a pensar em crianças chinesas é o mesmo que escrever para as brasileiras.

“Crianças são crianças! Elas gos-tam das mesmas coisas. Acredito que deve ser por isso que a Mónica faz sucesso onde quer que vá.”

PEDAGOGIA DIVERTIDAOs livros infantis educativos es-tão na lista dos mais vendidos no gigante asiático. Segundo o jornal oficial People’s Daily, quase 20% das obras publicadas anualmente na China são dirigidas ao público infantil. Os livros infantis edu-cativos, continuam a ser os mais vendidos, resultado do empenho na educação como garantia de melhores empregos no país. A

relação entre os livros educati-vos e de histórias, contudo, está a diminuir - em 2000, nove em cada dez livros publicados eram de conteúdo educacional. Hoje, quatro entre dez livros publicados são de histórias.

As ideias de Maurício de Sousa para o mercado chinês não acabaram com os livros. “Temos um projecto em andamento de elaboração de ilustrações com a Turma da Mónica para uma série de cartazes sobre Etiqueta para Crianças de acordo com o modelo educacional da China, para divul-gação em escolas.”

O Citigroup recebeu au-torização para emitir

cartões de crédito na China, a primeira vez que tal acontece com um banco não asiático. O Citigroup, com agências em 13 cidades chinesas, deve iniciar as operações com os cartões ainda este ano.

“Esta autorização repre-senta um passo significativo na expansão dos negócios do Citigroup na China, que é para nós um mercado prio-ritário”, disse o presidente-

-executivo do Citiggroup Ásia-Pacífico, Stephen Bird.

O Banco tinha apro-ximadamente 16 milhões de cartões na Ásia no final de 2011, de acordo com a instituição financeira. Cerca de 40 bancos estrangeiros têm agências na China, com negócios anexados ao yuan, desde 2007.

O Bank of East Asia, de Hong Kong, é, até agora, o único banco estrangeiro com operações de cartão crédito na China continental.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estran-

geiros chinês, Liu Weimin, confirmou ontem, em Pe-quim, que a embaixada do país na Líbia foi invadida por manifestantes. A China manifestou a sua preocu-pação com o incidente e já contactou com as autorida-des da Líbia.

Liu, disse numa con-ferência de imprensa que, conforme o estipulado pela Convenção sobre Relações Diplomáticas de

Viena, os funcionários e os materiais das instituições diplomáticas têm que ser protegidos. A China apelou às autoridades líbias que adoptem medidas eficazes para evitar a repetição do incidente e garantirem a segurança do pessoal e das instituições chineses.

Liu revelou que a Líbia, entretanto, enviou um pedi-do de desculpas à China e prometeu reforçar a segu-rança da embaixada chinesa no país.

SEGUNDO um relató-rio publicado pelo site

do Ministério do Comér-cio da China, as transac-ções entre a China e a Ásia subiram em 2011 cerca de 21,5% em comparação com o ano anterior. Os números apresentados re-presentam 52,3% do total do comércio exterior do país, sendo que os países e regiões asiáticas ocu-pam cinco lugares, entre os dez maiores parceiros comerciais da China.

Em 2011, face à situação desfavorável da desace-leração da recuperação mundial, a cooperação económica e comercial entre a China e a Ásia continuou a crescer rapi-damente. Os investimen-tos dos países e regiões da Ásia na China registaram grande aumento, tendo os investimentos directos da Ásia utilizados pela China subido 15,4% em comparação com o ano anterior.

Banda desenhada da Turma da Mónica ganha prémio

Do Brasil para as escolas chinesas

Citigroup autorizadoa emitir cartões de crédito

Estreia de foraChina confirmou

invasão de embaixada

Susto na LíbiaMetade dos dez maiores parceiros vêm da Ásia

Entre vizinhos

Page 11: Hoje Macau 8 FEV 2012 #2544

11regiãoquarta-feira 8.2.2012 www.hojemacau.com.mo

O director da faculdade de Comunicação da Universidade Baptista de Hong Kong, Zhao

Xinshu, renunciou ao cargo após um escândalo relacionado com a divulgação antecipada dos resul-tados de uma sondagem sobre as eleições do chefe do Executivo.

De acordo com a edição de ontem do jornal “South China Morning Post”, existem muitas questões que continuam sem resposta, como aponta um rela-tório de 12 páginas, elaborado por um painel de especialistas e matemáticos da universidade, incumbidos de conferir os resul-tados da pesquisa.

Uma delas prende-se com a razão que terá levado o “conse-lheiro” de comunicações da cam-panha eleitoral de Henry Tang Ying-yen - um dos principais candidatos - a contactar o centro de investigação da faculdade para perguntar sobre os resultados da sondagem antes de esta ter sido oficialmente divulgada.

Zhao Xinshu divulgou os resultados da sondagem sobre as eleições para o cargo de chefe do Executivo - com uma amostra de 836 pessoas - que permitiram concluir que Henry Tang tinha conseguido esbater a diferença relativamente a Leung Chun--ying para 6,5%.

Contudo, os resultados finais da sondagem, com um total de 1.005 inquiridos, indicaram que Leung Chun-ying detinha em termos de popularidade uma

Sequestrados no Sudão serão libertadosO corpo de um chinês desaparecido durante um ataque dos rebeldes ao local onde trabalhava no Sudão foi encontrado e os outros 29 sequestrados serão libertados em breve, revela a imprensa estatal chinesa. A China foi informada da recuperação pelas autoridades do Sudão do corpo do seu cidadão desaparecido a 28 de Janeiro na sequência de um ataque ao local onde trabalhava na construção de estradas, refere um despacho da agência noticiosa oficial Xinhua. Outros 17 trabalhadores chineses conseguiram escapar e 29 foram sequestrados. A Xinhua cita a imprensa do Sudão, segundo a qual os 29 chineses sequestrados serão libertados nos próximos dias.

Cinco desaparecidos em colapso de túnelCinco pessoas estão desaparecidas na sequência do colapso de um túnel submarino que estava a ser construído numa das maiores refinarias do Japão, informaram as autoridades japonesas. Seis trabalhadores encontravam-se no túnel em construção quando este desabou e apenas um dos operários conseguiu escapar. O acidente ocorreu numa refinaria que pertence a uma sociedade da companhia petrolífera JX Holdings. As autoridades enviaram mergulhadores para Kurashiki, a cerca de 550 quilómetros a oeste de Tóquio, onde ocorreu o acidente.

Lucro líquido da Toyota desce mais de 57%Os lucros líquidos do fabricante japonês de automóveis Toyota Motor caíram 57,5% entre Abril e Dezembro, os primeiros nove meses do ano fiscal nipónico, para cerca de MOP 16 mil milhões, anunciou a empresa. O grupo atribui estes resultados aos efeitos do sismo de Março do ano passado e à valorização do iene e reviu em alta a sua previsão de lucros líquidos para este exercício fiscal, que termina a 31 de Março, para cerca de 20 mil milhões de patacas, mais 11,1% do que o estimado em Dezembro. A Toyota explicou que esta revisão tem em conta “os progressos nos esforços para melhorar a rentabilidade”.

O ministro da Eco-nomia de Timor-

-Leste, João Gonçalves, fez um balanço positivo do Fórum Inclusivo para o Crescimento, que ter-minou ontem em Díli, sublinhando que se con-seguiram identificar as áreas que o país precisa de desenvolver.

“O balanço é bastante positivo. Conseguimos reunir aqui todos os agen-tes que fazem parte do desenvolvimento econó-mico do país. Reunimos o sector privado, com vários empresários presentes, o sector cooperativo e os

Demitiu-se por divulgação antecipada de resultados de sondagem

Desculpem, vou andando

Fórum em Timor-Leste identifica áreas a apostar

Desenvolvimento com direcção

para ele continuar como director da faculdade perante a actual situação”, disse o responsável.

OUTRAS SAÍDASZhao Xinshu também apresen-tou a sua demissão do cargo de director do HongCOMM Survey Lab - que realizou a sondagem -, apesar de continuar a fazer parte do corpo docente da Universida-de Baptista de Hong Kong.

Fonte citada pelo “South China Morning Post” indica que Zhao Xinshu foi autorizado a permanecer até ao final do seu contrato que termina em Agosto, de modo a que possa sair de uma forma mais honrosa.

O relatório entretanto feito culpa Zhao Xinshu por ter ini-ciado a sondagem de uma forma muito apressada, acusando-o de ignorar as preocupações dos colegas e de falta de sensibilidade política. Contudo, não há provas de qualquer tipo de interferência política ou apoio financeiro por parte de terceiros.

O documento recomenda uma melhor administração do centro de pesquisa da faculdade, mas não sugere penalizações para o antigo número um.

O presidente da Universidade Baptista de Hong Kong, Albert Chan Sun-chi, afirmou que agora cabe aos docentes decidirem se uma outra sondagem sobre a popularidade dos candidatos a Chefe do Executivo deve ser realizada antes das eleições marcadas para o próximo mês.

parceiros de desenvol-vimento, interessados no desenvolvimento do sector privado”.

João Gonçalves fala-va no final da sessão de encerramento do Fórum Inclusivo para o Cres-

cimento que teve como objectivo estimular o empreendedorismo e o crescimento económico de Timor-Leste. “Através da partilha de informa-ções de experiências conseguimos identificar

também algumas áre-as em que Timor-Leste ainda precisa de se de-senvolver, desde a prepa-ração de enquadramento legal, como políticas de crescimento económico inclusivo, e preparação de recursos humanos”, salientou o ministro da Economia.

EMPRESÁRIOSSegundo João Gonçalves, o Governo vai agora pre-parar um plano de acção, tendo em conta as áreas a desenvolver, mas também é preciso os empresários terem consciência que têm

de trabalhar em conjunto com as autoridades na preparação e implemen-tação de mecanismos. “É importante que os empre-sários tenham consciência e espírito de que são o par-ceiro de desenvolvimento de que o Governo precisa e trabalhar junto com o Governo.”

O Fórum Inclusivo para o Crescimento foi organizado em conjunto pelo Governo e pelo Programa da ONU para o Desenvolvimento e serviu também para assinalar o Ano Internacional das Cooperativas.

vantagem de 8,9% sobre o prin-cipal rival.

O presidente da Universidade Baptista de Hong Kong, Albert Chan Sun-chi, afirmou que tanto ele como a instituição de ensino aceitaram o relatório que sugere que o incidente resultou de um

“juízo erróneo” por parte do director da faculdade. O docente garantiu desconhecer o que levou à “fuga” de informação a que o campo do candidato Henry Tang teve acesso.

“Aceitei a sua demissão por-que reconheço que é muito difícil

Page 12: Hoje Macau 8 FEV 2012 #2544

12 quarta-feira 8.2.2012www.hojemacau.com.moentrevista

Cedric Rigaud confiante nos seus especialistas em autocarros amigos do ambiente

“A Reolian está apta a dar assistência ao Governo”Virginia [email protected]

O HojeMacau entrevistou o Director Geral da Re-olian Transportes Públi-cos, Co. Cedric Rigaud,

que abordou algumas das questões relacionadas com o sector e o seu desenvolvimento futuro. Cedric Rigaud salientou que a Reolian já propôs à Direcção dos Serviços para os Assuntos de Tráfego (DSAT) a criação de uma “Linha Expresso” de modo a aliviar os problemas de

trânsito e a diversificar os passa-geiros, mas que ainda não obteve respostas da DSAT. O director da Reolian declarou estar a ter perdas no negócio devido à inflação e ao aumento dos custos de operação, acreditando que o mesmo se deve estar a passar com as outras duas empresas de autocarros. Salientou ainda, existirem muitas tensões no mercado de motoristas, e que a Reo-lian tem apenas o pessoal suficiente para cumprir os serviços habituais. Cedric Rigaud denunciou as dificul-dades para contratar mais pessoal :

“Não há motoristas no mercado”, afirmou.

Questionado sobre se a equipa de motoristas da Reolian estava completa, reafirmou as tensões e a falta mão de obra do sector. “Com os esforços que temos vindo a de-senvolver desde Agosto, temos agora pessoal que assegura os serviços nor-mais”, salientando ser muito difícil de momento contratar mais alguém.

Se quiséssemos recrutar mais motoristas teríamos de os ir buscar à Transmac ou à TCM, ou a outras empresas, o que não é uma boa práti-

ca, declarou. “ Não pretendemos rou-bar motoristas às outras operadoras”, disse, desejando que houvesse mais gente nova com carta de condução que pudesse ser recrutada.

Apesar disso, Cedric Rigaud salienta que, em colaboração com a DSAT, já recrutou 60 condutores, vindos dos seus cursos. “De um modo geral, somos quem tem mais gente a trabalhar, mas também com menos experiência de condução, o que quer dizer que temos de investir em estágios, que podem levar entre 6 a 8 semanas, antes dos motoristas te-

“De um modo geral, somos quem tem mais gente a trabalhar, mas também com menos experiência de condução, o que quer dizer que temos de investir em estágios, que podem levar entre 6 a 8 semanas, antes dos motoristas terem licença da DSAL para conduzir um autocarro”

Page 13: Hoje Macau 8 FEV 2012 #2544

13quarta-feira 8.2.2012 www.hojemacau.com.mo entrevista

Cedric Rigaud confiante nos seus especialistas em autocarros amigos do ambiente

“A Reolian está apta a dar assistência ao Governo”rem licença da DSAL para conduzir um autocarro”, disse, queixando-se dos custos que tal investimento acar-reta. Mesmo quando os motoristas já estão aptos a conduzir, ainda têm de aprender a lidar com o público, com os preços dos bilhetes, etc., afirmou, confessando que talvez venha a precisar de contratar mais dez ou vinte motoristas, no futuro.

Quanto à questão da construção do Metro, e a consequente neces-sidade de mais condutores, Cedric Rigaud declarou que “o aumento dos serviços de transportes públicos

devem proporcionar mais conforto a quem os utiliza”, e não se mostrou preocupado com a existência do Metro no futuro. Se olharmos para o trânsito nos dias de hoje, verifica-mos que há carros a mais e que os autocarros andam sempre cheios. O lançamento do Metro só deve trazer mais conforto e melhores condições aos transportes públicos e ao trânsito da cidade, declarou.

No entanto, para o director da Reolian a questão central para manter os motoristas é salarial. A empresa, segundo Cedric Rigaud, está a ofe-

recer salários bastante competitivos, declarando que um condutor com 1 ano de experiência pode ganhar MOP 18. 992 por mês, com alguns subsídios incluídos, o que classificou como um salário bastante atractivo.

QUEM PROCURA SEMPRE ALCANÇASobre a questão das outras duas empresas terem postos de abaste-cimento próprios, Cedric Rigaud, respondeu que a empresa tem “um plano de contingência para usar pos-tos de abastecimentos públicos, mas claro que não é uma situação que nos agrade. Causa problemas às pessoas que vivem na zona, problemas aos motoristas e problemas de segurança no abastecimento nocturno. Conti-nuamos à procura de alternativas”.

O director da Reolian declarou ainda que “a companhia tem espe-cialistas em autocarros amigos do ambiente, e está apta a dar assistência ao Governo nas linhas piloto expe-rimentais da Taipa” e acrescentou que “se a DSAT estiver de acordo, nós temos o conhecimento e po-demos implementar a experiência com autocarros em Macau para ver como corre”. Acrescentou que pode dar assistência à DSAT, mas que até agora não recebeu quaisquer indica-ções do Governo.

MELHORAR É O CAMINHOO director confessou que “existe um problema de imagem, por causa dos acontecimentos em Agosto”. “Somos um alvo fácil de criticar. Os problemas de trânsito em Macau são sempre da Reolian, mas a culpa não é nossa, mas sim do sistema de transportes públicos”, afirmou, confirmando as insuficiências dos serviços em Agosto. No entanto, disse que “desde essa altura que há um melhoramento em todos os aspectos, com menos acidentes, embora tenham existido alguns recentemente, mas que de uma ma-neira geral o número de acidentes desceu. Temos sempre tendência para melhorar”.

QUEIXAS A BAIXARCendric Rigaud declarou que o nú-mero de queixas tem vindo a baixar consideravelmente, sendo agora 3 vezes menor do que era em Agosto e Setembro. Das 8 mil chamadas recebidas 53% eram relativas a queixas, sendo as restante relativas a informações, ou perdas de objectos. Mas os dados não enganam. Em Agosto havia 2.130 queixas, número que baixou para 463 em Dezembro passado.

Rigaud sublinhou ainda que a empresa realizou almoços e janta-res de Novo Ano, onde premiou os melhores condutores. Com estas ac-ções a Reolian pretendeu fortalecer o espírito de equipa e de lealdade

dentro da empresa e preservar os seus condutores.

“Ainda deve ser preciso mais algum tempo para melhorar a nos-sa imagem de forma satisfatória”, afirmou, esperando que em 2012 os melhoramentos da Reolian já se façam notar.

O rosto máximo da empresa decla-rou ainda que dos planos para melhorar os serviços constam os contactos com as associações e a criação de uma linha própria de apoio ao cliente.

A criação da “Linha Expresso” é premente. Com isso, as pessoas que vêm das zonas norte, do sul e este para Macau não mudam de autocarro tantas vezes. No entanto, acrescentou: “Estamos à espera de resposta da DSAT.”

Algumas das rotas dos estão so-brecarregadas e podemos ver muitas vezes seis e sete autocarros na mesma paragem, declarou, acrescentando que se deviam fazer mudanças nos percursos.

REOLIAN NÃO PENSA PROPOR AUMENTOS NAS TARIFAS A empresa dos autocarros verdes não tem intenções de propor aumentos nos bilhetes de autocarro, e que o di-nheiro que recolhem dos passageiros é entregue ao Governo, assumindo a Reolian as suas responsabilidades sociais dentro da comunidade.

O administrador finalizou dizen-do que irão procurar maneiras de melhorar a situação económica da empresa, que enfrenta grandes per-das. Os principais motivos apontados para as perdas das três empresas de transportes de Macau são, segundo Cedric Rigaud, o aumento dos salá-rios, a inflação e aumento do preço dos combustíveis.

“Somos um alvo fácil de criticar. Os problemas de trânsito em Macau são sempre da Reolian, mas a culpa não é nossa, mas sim do sistema de transportes públicos”

Page 14: Hoje Macau 8 FEV 2012 #2544

quarta-feira 8.2.2012www.hojemacau.com.mo14 vida

A China está a sofrer um aumento cons-tante de acidentes ambientais, espe-

cialmente despoletados pelo rápido desenvolvimento das indústrias químicas, que surgem devido a uma maior urbanização. Segundo um oficial chinês ligado ao departamento ambiental, o ano passado 542 acidentes ambientais foram detecta-dos por todo o país. “De momento, quase 60% destes incidentes deram-se durante processos de produção, onde não foram seguidas normas de segurança”, disse ao Chi-

na Daily Ling Jiang, director do departmento de poluição do Ministério de Protecção Ambiental.

O caso mais recente, o mês passado, de derrame de cádmio no rio Longjiang, é um dos exemplos dos incidentes produzidos pela indústria. Ainda assim, o nú-mero de problemas ambien-tais derivados de descargas ilegais deste e de outros tipos de lixo e poluentes nocivos à saúde é mais limitado, devido a apertadas medidas de monitorização das auto-ridades chinesas.

Segundo Pequim, a falta

de água potável e a poluição são os maiores inimigos para que a China e a sua economia possam ter um desenvolvi-mento sustentável.

Mais de 200 milhões de residentes rurais não têm acesso a água potável. “A poluição da água é um problema muito sério neste momento”, explica ao Chi-na Daily Chen Mingzhong, director no Ministério de Recursos de Água. “Apenas 46% dos 178 mil quilóme-tros de rios e lagos moni-torizados pelo Ministério estão dentro dos padrões de qualidade.”

A União Europeia assegura que vai

continuar a cobrar pelas emissões de carbono dos aviões no seu espaço aéreo, isto depois do anúncio da China em re-cusar pagar as emissões.

O programa da União Europeia, que começou no início de Janeiro, pretende proteger o am-biente “Nós não vamos recuar com a nossa legis-lação”, assegurou Isaac Valero-Ladrón, porta--voz da comissão execu-tiva da União Europeia. “Vamos aplicar isto às companhias aéreas que operam na Europa.”

A Europa acredita que o seu sistema é me-nos dispendioso do que aquilo que é retratado pela China e que irá apressar a adopção de tecnologias mais verdes para os aviões, numa altura em que o tráfego aéreo representa 3% do dióxido de carbono

O banco mundial assegura que 16 das 20 cidades

mais poluídas do mundo esta na China, com Pequim no décimo lugar das capitais mundiais mais poluídas.

A poluição não só afecta a saúde, como também inter-fere com o desenvolvimento do país.

A China está a pagar um preço muito elevado pelos seus altos níveis de poluição, derivados do desenvolvimen-

to económico, diz um estudo ambiental.

O país está a consumir aproximadamente 10 vezes mais energia do que os pa-íses desenvolvidos. Mas os recursos são mais baratos no continente, o que faz com que as indústrias altamente po-luidoras se instalem no país.

O estudo indica que as fá-bricas de cimento, químicos e ferro, por exemplo, são altos poluidores e ficam muito

atrás dos países que têm o mesmo tipo de produção, mas que conseguem controlar a poluição.

Os níveis de poluição deixam constantemente a China debaixo de um manto de nevoeiro. A poluição tem sido tão alta, que a embai-xada dos Estados Unidos em Pequim – que decidiu fazer medições do ar por sua conta – a caracteriza como fora da escola de medidas possíveis.

Falta de água potável é maior impedimento ao desenvolvimento na China

Mais de 200 mil sem água limpa

China mantém estatuto dos locais mais poluidores do mundo

O recorde é nossoUnião Europeia não recua com

esquema de pagamento de carbono

Aplicados em proteger o ambiente

global emitido para a atmosfera.

Esta segunda-feira, a autoridade reguladora da aviação chinesa proibiu as

suas companhias aéreas de pagar as taxas de carbono, alegando que estas medi-das não estão previstas em nenhuma convenção.

Page 15: Hoje Macau 8 FEV 2012 #2544

quarta-feira 8.2.2012 www.hojemacau.com.mo 15vida

Clickecológico

Sabia que...

TAXAS MAIS ALTAS, MAIS FAUNA E FLORA • Quanto maior o valor de mercado da tonelada de carbono não emitido na atmosfera, mais espécies de plantas e de animais que vivem nas florestas são preservadas. Segundo um estudo, as políticas de crédito de carbono ajudam a manter as florestas em pé.

DA próxima vez que o seu bebé quiser

comer com os dedos, mais vale deixá-lo. Se-gundo um estudo recente feito pela revista British Medical Journal, os be-bés que comem com os dedos tendem a alimen-tar-se melhor e a crescer com o peso correcto, comparativamente aos que são alimentados através da colher.

O estudo, citado pelo jornal Sol, foi realizado em 155 crianças entre os 20 meses e os seis anos e meio e baseou-se num questionário feito aos pais. Noventa e dois bebés foram alimentados pelo método que consiste em deixar as crianças comer pequenos pedaços

de alimentos de textura sólida, e os outros 63 foram alimentados pelo método mais comum, com alimentos reduzidos a puré e dados com uma colher.

Os investigadores da Escola de Psicologia da Universidade de Not-tingham mostraram que os hidratos de carbono, como pão e massas, eram os alimentos preferidos pelos bebés que se ali-mentavam com os dedos, ao passo que os outros preferiam alimentos do-ces, sendo que aos bebés alimentados por colher eram também oferecidos hidratos de carbono, fru-tas, legumes e proteínas.

Os hidratos de car-bono apresentados sob

forma sólida podem atrair mais as crianças pela sua textura, que se perde quando os ali-mentos são reduzidos a puré, ou então podem simplesmente ser mais fáceis de mastigar do que outros alimentos sólidos, como a carne.

A conclusão é que os alimentos comidos pelo bebé sozinho têm um impacto positivo na preferência das crianças por alimentos que estão na base de uma alimen-tação saudável, como os hidratos de carbono. Isso tem implicações no combate contra o au-mento da obesidade nas sociedades contemporâ-neas, afirmam os autores do estudo.

Bebés que comem com os dedos crescem com peso correcto, diz estudo

Já o Sebastião comia tudo sem colher

... três litros de um produto solvente (para tintas, por exemplo)

podem contaminar 60 milhões de litros de água subterranêa?

Page 16: Hoje Macau 8 FEV 2012 #2544

16 cultura quarta-feira 8.2.2012www.hojemacau.com.mo

Andreia Sofia [email protected]

PARA lá do digital e do analógico, existe uma câmara que fo-tografa sem lente. É

à máquina pinhole, também conhecida como “buraco de alfinete”, que o Museu de Arte de Macau vai dedicar dois eventos, com a colabo-ração do fotógrafo brasileiro Mica Costa-grande. O artista chega este mês para dar um workshop, a decorrer entre os dias 2 e 10 de Março, estando prevista a realização de uma exposição, patente até ao dia 1 de Março.

Em declarações ao Hoje Macau, Tong Chong, cura-dor do evento, afirmou que Mica Costa-grande vem apresentar o projecto que tem vindo a desenvolver com uma câmara móvel gigante, utilizando um ca-mião de 17 toneladas. “Tem

Três filmes chineses no Festival de Berlim O Festival de Cinema de Berlim, que começa hoje, tenta dar ao público uma mostra da criatividade mundial em tempos de crise e até no mundo da sétima arte a China é lugar de destaque: terá três filmes na mostra, apesar de dois estarem fora de concurso. A Berlinale começará com a exibição do francês “Adeus à Rainha”, de Benoit Jacquot, sobre os primeiros dias da revolução francesa a partir do ponto de vista de uma dama de companhia. O chinês Wang Quan’an, vencedor em 2007 do Urso de Ouro com “O Casamento de Tuya”, apresentará “Bai lu yuan”, uma epopeia sobre várias gerações de camponeses antes do advento do comunismo. Outros dois filmes chineses, “Flores da Guerra”, de Zhang Yimou, com Christian Bale, e “Flying Swords Of Dragon Gate”, de Hark Tsui, serão exibidos fora de competição.

Fotógrafo mostra segredos da câmara pinhole no MAM

As deambulações de Mica Costa-grande

experiência em ensinar e neste momento desenvolve um projecto com câmara pinhole de larga escala. Vai ser uma boa oportunidade para mostrar às pessoas esta experiência e deixar que ex-perimentem com Mica tudo

o que inspira os amantes da fotografia.”

O workshop, intitulado “Câmara Precária”, decor-rerá em 12 sessões e os inte-ressados podem inscrever-se até ao dia 16 deste mês. Os participantes “vão transfor-

mar um espaço gigante atra-vés de uma câmara pinhole e vão ser feitas tentativas para produzir fotografias através de uma máquina de grande dimensão”, referiu Tong Chong.

Já a exposição “Deambu-lações – Fotografias de Mica Costa-grande” irá mostrar cerca de 70 fotografias a preto e branco e também a cores, tiradas pelo artista entre 1980 e 2000.

ENTRE PORTUGAL, BRASIL E MACAUPara o curador da exposi-ção, o convite feito a Mica Costa-grande surgiu para fazer regressar o fotógrafo ao lugar que retratou atra-vés da sua câmara e onde já viveu. “Mica residiu em Macau entre 1986 e 2000. Durante este período, tirou fotografias, exercendo um impacto muito importante no desenvolvimento da

fotografia em Macau. Neste sentido, queríamos que Mica regressasse à região e parti-lhasse o seu trabalho com os residentes.”

Nascido em Barcelos, em 1961, Mica Costa--grande vive actualmente no Brasil. Fez os seus estudos

superiores em pintura e fotografia no Porto, e com 23 anos viajou por mais de 70 países da Ásia, Europa e América. Nos anos em que residiu em Macau, Mica Costa-grande foi professor de fotografia na Academia de Artes Visuais.

PUB

Page 17: Hoje Macau 8 FEV 2012 #2544

17culturaquarta-feira 8.2.2012 www.hojemacau.com.mo

Rita Marques [email protected]

JOÃO Magalhães, artista e designer grá-fico, inaugura hoje a exposição “Pop In”

no Albergue SCM, em São Lázaro. É a sua segunda tentativa - agora com maior envergadura - de tentar mostrar algo que considera ainda não ter sido muito explorado no território: a arte a partir do movimento artístico Pop Art. Como en-tusiasta, compilou determi-nados episódios em Macau que ainda hoje o surpreen-dem, além de definirem as vivências dos locais.

Nasceu em Portugal, filho de pais macaenses, que o trouxeram a Macau aos quatro ano, fazendo-o regressar à terra natal ape-nas em idade universitária, altura em que ingressou na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Findo o curso, regressa ao território em 2002, onde sentiu uma maior abertura da RAEM aos campos artísticos e a oportunidades de ex-pansão exterior. No ano passado conseguiu expor na 54ª Bienal de Veneza a escultura “Espelho Vivo”, um trabalho conjunto com Mafalda Botelho, repre-sentando Macau no maior evento de arte da Europa. Esta é de resto a ideia que mantém: representar o ter-ritório, modificado pelas transformações constantes, que imagina como “um lugar de memória”.

O que podemos esperar da exposição “Pop In”?Isto é um bocado como se fossem polaróides instan-tâneas que tiro e vou guar-dando como memórias de Macau, aqui representada através do meu imaginário. Coisas que me deixaram sensações de cor, de chei-ro, de sons, aquelas coisas peculiares que existem da parte chinesa, porque sou um filho da terra mas mais para o português.

O que o marcou?As pequenas coisas: a comida, o velhote que tem imensas bancas com aquelas especiarias todas, o pescador que tem sempre a camisola com as alças enroladas e a barriga à mostra, ali o dia todo a pescar. Portanto dias que eu tento que representem esta cidade, através do meu imaginário, a partir destas pequenas “fotografias”.

João Magalhães Artista plástico

Pop ups de MacauIdentifica os seus mais recentes quadros como “polaróides instantâneas” mas não faz uso da máquina fotográfica. Usa a arte do desenho e o engenho do design para lançar uma exposição que ilustra episódios que caracterizam Macau: “Pop In”.

Qual a razão da escolha deste título?Primeiro porque o quadros estão muito ligados ao estilo Pop Art. E Pop In advém também dos pop ups dos computadores, de surgirem pequenos snap shots, para as pessoas só olharem. Vem também da história da Polaroid, de fotografias em que apanho momentos da cidade, que não são fo-tografias mas desenhos. E Pop In também para incitar

as pessoas a saltarem, a apa-recerem na exposição em si. É correcto dizer que estas imagens mostram a fusão das culturas oriental e oci-dental? Sim, foi o choque que apanhei quando cheguei a Macau. Não é bem o que cos-tumamos ver, por exemplo, em Portugal ou na Europa e que aqui é uma coisa banal. Existe e diariamente vemos e achamos “isto é estranho e giro” e ficam-nos na memó-

um curso de comunicação e gosto de vídeo, jornais, revistas e isto é parte da fuga que Macau possibilita para quem quer manter duas áreas de interesse paralelas.

Em que difere este tipo de trabalho da escultura?Quando é escultura, como eu e a Mafalda fizemos há dois anos, é também mui-to a cidade. Este ano foi o “Espelho Vivo”, tentar distorcer - de acordo com o tema imposto para nos candidatarmos à Bienal de Veneza - as percepções de Macau, sem jogar com o imaginário. É algo mais directo, pensamos também como abordar o tema, mas não pomos o imaginário, é antes a parte prática e con-ceptual na obra em si.

Sente-se a acompanhar as transformações de Macau através deste trabalho?Sim, Macau está a mudar bastante. E estes pequenos momentos que existem no dia-a-dia estão a desapare-cer. Mas se andarmos pela parte antiga ainda continu-amos a olhar de maneira diferente para o que se passa à nossa volta. Há aqui carac-terísticas da parte oriental engraçadas, por exemplo, no meu caso ficam na memória, e se tiver um tempo livre, fico a desenhá-las.

O que representa expor no Albergue SCM?Gosto imenso do espaço do Albergue. Agora em Macau estão a surgir mais espaços, mas o Albergue, pelo edifí-cio em si, pelo espaço, pelo jardim lá fora e por ser uma área que está a abranger muito mais coisas culturais, deixa-me muito satisfeito. Há muitos outros espaços em Macau onde gostaria de expor mas este, sem dúvida, seria um deles.

Em que outros locais gos-taria também de expor?Tenho vontade de expor seja onde for. Em Portu-gal, em Taiwan, em Hong Kong, Pequim, Europa, não interessa. O importante é poder expor. Em Macau começaram a surgir galerias e é uma oportunidade para todos os que querem expor de aproveitar e tentar traba-lhar muito mais para isso. E depois também há cada vez mais lojas de artistas locais - estilistas, pessoas ligadas à fotografia - e cada vez mais há vontade de alargar o panorama artístico em Macau.

ria esses pequenos episódios do dia-a-dia.

Como é que chegou a este imaginário e depois aos quadros?Faço muita ilustração, tanto para jornais como para re-vistas. Penso no momento, neste caso coisas que me fa-zem lembrar e já via há muito tempo e fui desenhando, e depois é uma questão de os colorir. E as espirais repre-sentam esse imaginário.

O que distingue as perso-nagens nestes quadros?Há por exemplo o homem que vende bolas de peixe num carrinho, que para nós é uma personagem mas que existem muitos; o senhor numa casa de penhores, tão comuns em Macau, mas se olharmos bem há sempre uma personagem lá dentro, porque há sempre alguém que vai lá para trocar algo; os casinos em si, que para mim o que têm de inte-ressante são as velhotas a levar e a trazer os chás no carrinho; o trabalhador das obras que está em cima do andaime de bambu a fumar o cigarrinho e com o balde a entornar a massa lá para baixo; as casas das massa-gens com o caricato do ar condicionado, que é sempre muito frio e cheira a creme.

Quais os materiais usados?É pintado a tinta da china num bloco que depois é es-tilizado. Isto é uma espécie de serigrafia moderna, ou seja, já não é fazer numa placa, meter na prensa, fazer várias cópias. É mais uma impressão, em que eu dou um toque pessoal, fica única de quadro para quadro, dese-nho por cima e depois faço o contorno do traço. É uma serigrafia gigante, moderna e ao mesmo tempo é como se fosse um postal da cidade.

Tinha ideia de fazer esta exposição há muito tempo?Já tinha feito uma exposição a solo em Macau, em 2008, que era baseada em comida. Alguns desses quadros que estão agora aqui mostram um pouco isso, da comida, porque é a ligação cultu-ral mais distintiva entre o Oriente e o Ocidente. A nossa diferença reside na gastronomia. E na primeira tinha feito só sobre comida no café Che Che mas eram quadros mais pequenos. Foi uma primeira tentativa, esta é a segunda, tentando englobar um bocado mais. Quando surgiu a vontade de captar estes momentos?Quando cheguei à Escola de Belas Artes era “chinês”, embora não fosse posto de parte, mas andava sempre com o meu blocozinho no pátio da faculdade a desenhar, ou sentado nos cafés e comecei a tomar o gosto por estar sentado no meu mundo a desenhar. E pronto, acabou por ser este o meu momento, é isto que gosto de fazer, embora seja um artista part-time - sou designer, acabei por tirar

Page 18: Hoje Macau 8 FEV 2012 #2544

PRÉMIOS

18 desporto quarta-feira 8.2.2012www.hojemacau.com.mo

PUB

Gato interrompe Liverpool - TottenhamMomento hilariante ao minuto 11 da partida entre Liverpool e Tottenham. Um gato surgiu no tapete verde de Anfield Road, levando à paragem do encontro. O pequeno felino entrou a grande velocidade e dirigiu-se para a baliza do Tottenham, como que mostrando o caminho à equipa da casa. Porém, depois de observar bem, preferiu uma saída lateral até ser levado pelos stewards.

NBA Bryant rende Shaquille nos cinco melhores marcadoresKobe Bryant entrou no top-5 dos melhores marcadores da história da Liga Norte-americana de basquetebol profissional (NBA), destronando Shaquille O´Neal do quinto lugar com um total de 28.601 pontos. O extremo dos Lakers iniciou o jogo com os Philadelphia 76ers, disputado na última madrugada, a 24 pontos do seu antigo colega de equipa, marca que atingiu nos primeiros 24 minutos e à qual acrescentou quatro pontos até ao final da partida que a formação de Los Angeles acabaria por perder (90-95). Bryant está, agora, a 2.818 pontos de Wilt Chamberlain, o quarto melhor marcador da história da NBA. A lista é liderada por Kareem Abdul-Jabbar (38.387 pontos), seguido de Karl Malone (36.928) e Michael Jordan (32.292).

Motociclismo Rossi operado à pernaO italiano Valentino Rossi foi esta segunda-feira operado, a fim de ser retirado um parafuso que lhe foi colocado na perna direita aquando do acidente protagonizado no circuito de Mugello, em 2010. “Correu tudo bem e Valentino Rossi vai agora ter quatro ou cinco dias de descanso antes de começar a reabilitação”, disse o médico responsável pela cirurgia, Giannicola Lucidi. Não está em risco a presença nos treinos para a nova época, nem sequer para o arranque do campeonato, marcado para 8 de Abril, no Catar.

DESPORTISTA MASCULINO DO ANONovak Djokovic (Ténis)

DESPORTISTA FEMININA DO ANOVivian Cheruiyot (Atletismo)

MELHOR EQUIPA DO ANOBarcelona (Futebol)

REVELAÇÃO DO ANORory McIlroy (Golfe)

MELHOR REGRESSO DO ANODarren Clarke (Golfe)

MELHOR ATLETA PARAOLÍMPICOOscar Pistorius (Atletismo)

MELHOR ATLETADE DESPORTOS RADICAISKelly Slater (Surf)

PRÉMIO “SPORT FOR GOOD”Raí (Futebol)

RICARDO Teixeira visi-tou esta segunda-feira a Casa de Angola, locali-zada na zona do Rato,

em Lisboa, para falar do seu per-curso no desporto automobilístico.

Poderia ser português, mas optou pela nacionalidade angolana. Nascido em Lisboa, filho de pais angolanos, Ricardo Teixeira, o primeiro piloto de país africano de língua portuguesa, na Fórmula 1, tenta levar a bandeira de Angola por esse mundo fora dentro dos circuitos.

O piloto, que aos nove anos pra-ticava judo para seguir as pisadas do pai, atleta profissional na refe-rida modalidade, experimentou um kart num autódromo e desde então soube que tinha encontrado a sua verdadeira paixão.

Destinado a grandes velocida-des, aos dez anos, no aniversário, recebeu um kart e daí às entradas em corridas oficiais foi um salto. Aos doze já percorria campeonatos europeus, especialmente em Itália, e com o gosto pelas corridas em constante crescimento, por volta dos 16 anos muda-se para Ingla-

Laureus Djokovic supera Messi e vence prémio Laureus

Era uma vez um Lionel que perdeuO sérvio Novak Djokovic, ac-

tual número um mundial do «ranking» ATP, conquistou, esta segunda-feira, o prémio Laureus para o melhor desportista mascu-lino. O tenista sérvio, que sucede ao espanhol Rafael Nadal, venceu a nomeação, que contava com o

argentino Lionel Messi, do Barce-lona. No que diz respeito à melhor equipa do ano, o prémio foi entregue ao Barcelona, que suplantou os Dallas Mavericks, campeões da NBA, a escuderia Red Bull, a selec-ção inglesa de cricket e a selecção japonesa feminina de futebol.

Ricardo Teixeira chega ao topo do automobilismo

Angola na Fórmula 1

terra para estar mais perto da sua paixão automobilística e, a pedido dos pais, ingressou no curso de Engenharia Mecânica na Univer-sidade de Birmingham.

Inicialmente na Williams, a desempenhar funções de piloto de desenvolvimento, Ricardo Teixeira foi confirmado, em março de 2011, como piloto oficial de testes da equipa Lotus (hoje com o nome de Caterhamf F1) e foi a 4

de fevereiro 2011, data que marca o aniversário do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, que o piloto efetuou o primeiro teste oficial com a equipa onde se encontra atualmente.

Convidado a fazer parte da equipa principal, decidiu per-manecer na Caterham F1 para continuar o seu programa de desenvolvimento e amadureci-mento no que considera ser um

desporto bastante agressivo. “Tenho confiança nos engenhei-ros que trabalham comigo e sei que juntos chegaremos mais longe. Isto é um mundo muito restrito e mais do que físico é um desporto psicológico, mas continuo a ganhar maturidade para me levar longe, pois já percorri um caminho que poucos conseguem”, justificou o piloto.

EXISTEM MENOS PILOTOSQUE ASTRONAUTASExplicando a dificuldade de um desporto onde existem 58 mil corredores registados, mas que ainda assim é um número bastante inferior quando comparado a ou-tros desportos.

Com ídolos como Ayrton Senna ou Michael Schumacher, o piloto de 27 anos e a equipa pretendem continuar a levar ban-deira de Angola além-fronteiras e falam inclusive de planos que irão revolucionar o mundo do desporto automobilístico no país. “Temos ideias e faremos de tudo para que Angola seja o primeiro país africano a receber um Grande Prémio de Fórmula 1, apesar de sabermos que existem muitos problemas que terão de ser contornados”, explicou Jorge Teixeira, pai e agente do piloto, referindo à ausência de uma Federação de Automobilismo em Angola. – A Bola

Page 19: Hoje Macau 8 FEV 2012 #2544

GONÇALO LOBO PINHEIRO

19desportoquarta-feira 8.2.2012 www.hojemacau.com.mo

Gonçalo Lobo [email protected]

FOMOS encontrar três jo-gadores do Ka I a passear no Leal Senado no dia da sua folga. Lucas, Cesinha

e Gustavo estavam a tratar de ques-tões pessoais e resolveram dar “um giro” pela zona histórica da cidade. “Esta zona de Macau é muito bonita e faz-me lembrar algumas partes de São Paulo porque o centro aqui é muito confuso e cheio de gente”, rematou o defesa-central Lucas, formado nas escolas do Atlético Hermann Aichinger, de Santa Catarina.

O repto estava lançado aos jogadores: Vamos falar de Macau e da vossa carreira. “Você tem o tempo que quiser”, atirou Cesinha ao repórter do Hoje Macau.

E o jornal devolveu a bola. Cesinha está a descobrir um mundo novo, longe da sua família e do seu filho. “Tenho tantas saudades do moleque”, afirma o jogador enquanto mostra uma fotografia que tem na carteira.

O goleador Gustavo, com pas-sagens pelo Mirassol e pelo Iraty antes de rumar ao Windsor Ka I, também se mostra agradado com o território. “Macau é uma cidade muito diferente do que eu estou habituado. Venho de um lugar muito quente e pouco húmido, em Minas Gerais. Mas estou a gostar.”

O melhor marcador do campe-onato exalta até o facto de muita coisa estar escrita em português. “Quem está fora nem sabe o que é Macau e que foi de Portugal séculos atrás de séculos. Como as letras chinesas são difíceis de entender é sempre bom ter o português como outra das línguas oficiais.”

Cesinha, esse, constata que “Macau é uma cidade de oito ou oitenta”. “Eu já vi muita sujidade mas também já vi muito luxo. Zonas escuras e velhas e carros de alta cilidrada”, revela o jogador que nem há um mês está na RAEM.

“As pessoas não acreditam que vim para China e vejo coisas escritas em português. Para nós é muito bom, porque muitos de nós falamos muito pouco ou nada de inglês”, referindo-se ao facto de o português ser uma língua enraizada.

O OBJECTIVO DE SER CAMPEÃOA hora não é de esmorecer. É pre-ciso ter a moral em cima para ser campeão. “Vim para Macau para vencer. Quero ajudar a equipa a ser campeã e quem sabe depois saltar para uma equipa melhor”, referiu o avançado Cesinha.

O salto para algo melhor é o que todos dizem. Trazem esse sonho na bagagem e o campeonato do território, como se sabe, é fraco. Os profissionais de futebol que agora chegam para melhorar o nível querem mais e melhor para as suas carreiras. “É natural que queiramos

Craques brasileiros do Ka I passeiam pela cidade

O gosto de ler portuguêsO futebol de Macau recebeu diversos jogadores estrangeiros este ano. Uns portugueses, outros africanos, outros brasileiros. Estes são-no em maior número e perfumam os relvados da Liga de Elite com outra qualidade futebolística, sempre ao som do samba e de... Michel Teló. Macau é um admirável mundo novo para os craques que se aliviam ao ver que o português é uma da línguas oficiais, excepto no McDonald’s

melhor para nós. Um clube grande na China, em Portugal ou noutro lado. De qualquer forma, e isso é o mais importante, é que estamos focados em dar o nosso melhor e em fazer do Ka I novamente campeão”, disse Lucas que está em Macau pela segunda vez depois de ter represen-tado o Monte Carlo em 2010.

“Voltei para ser campeão. Não é só pelos resultados avolumados mas sim pelos jogadores que te-mos. Temos equipa para ir muito além”, acrescentou o defesa.

Gustavo também espera “fazer um bom trabalho e abrir mercado”. Os seus golos são, para já, o seu cartão de visita. “É uma emoção

grande ser o melhor marcador do campeonato. Sempre fui goleador mas agora sou mais ainda.”

UM (NÃO) PROBLEMACHAMADO COMIDAA adaptação tem sido fácil para os três jogadores. De qualquer forma há sempre um dedo a apontar: a

comida. “Para um brasileiro que está habituado à picanha, ao feijão, comer a comida chinesa não é fácil. Contudo eu já comi cobra e crocodilo, veja lá”, revelou Lucas.

Já Cesinha mostrou-se “um pouco assustado mas com o pas-sar dos dias as coisas vão fluindo melhor”. “Os meus companhei-ros ajudaram-me na adaptação e a comida, feita em casa, não é problema.”

E o mote estava lançado para um leve lanche na cadeia de ‘fast--food’ McDonald’s. Os jogadores acederam e quiseram justificar a escolha rápida para acomodar o estômago. “Um lanchinho na folga não faz mal a ninguém”, afirmaram em uníssono.

SAMBA, FUTEBOL E MICHEL TELÓA conversa fluiu entre uma batata frita e uma trinca num hambúr-guer. Cesinha ainda está nas nuvens com o golo que marcou. “Tentei, tentei e tentei, tanto no Brasil como em Portugal, e só em Macau e aos 30 anos é que consigo marcar o golo que nem Pelé marcou [risos].”

“Foi uma estreia interessante. No início do jogo as coisas esta-vam complicadas mas depois o treinador mudou o esquema e ai comecei a pegar mais na bola. Os meus companheiros da frente são rápidos e dão bastantes opções”, acrescentou o avançado que já foi campeão no São Paulo e na Por-tuguesa dos Desportos, no Brasil, e passou pelo Estoril-Praia e pelo Gil Vicente, em Portugal.

E para além do futebol, o que fazem os jogadores brasileiros do Ka I? “Moramos todos juntos na Taipa e temos de passar o tempo [risos]”. Com tanta risada quise-mos saber como. “Jogamos futebol até em casa. Temos que brincar um pouco e não podemos perder o cos-tume. O futebol brasileiro é visto dessa forma, alegre e diferente”, explicou Gustavo.

Para além da boa comida bra-sileira e do futebol no soalho da Taipa, os jogadores também gin-gam ao som do samba e do forró, e não esquecem Michel Teló. “Se vier a Macau estou lá no show”, garantiu Gustavo.

NADA ESTÁ DEFINIDONuma análise superficial ao cam-peonato do território, os jogadores do Ka I acham, naturalmente, que equipa mais apetrechada é a sua. De qualquer forma deixam bem claro que “o campeonato está em aberto”. “Felizmente estamos a conseguir bons resultados mas nada está definido.”

“Penso que o campeonato será decidido entre o Ka I e o Benfica, possivelmente com o Monte Car-lo a espreitar. Mas ainda é muito cedo. Há muito jogo e nós vamos continuar a trabalhar para, jogo a jogo, continuar a vencer”, defen-deu Lucas.

Page 20: Hoje Macau 8 FEV 2012 #2544

20 publicidade quarta-feira 8.2.2012www.hojemacau.com.mo

NOTIFICAÇÃO EDITAL (Solicitação de Comparência da Trabalhadora)

Nos termos das alíneas b) e c) do n.º 1 do artigo 6.º do Regulamento da In-specção do Trabalho, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 60/89/M, de 18 de Setembro, conjugado com o artigo 58.º e n.º 2 do artigo 72.º do Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 57/99/M, de 11 de Outubro, notifica-se a não residente senhora Nguyen Thi Dao, trabalhadora não residente então autorizada a prestar trabalho para a senhora Cheong Lucia, para no prazo de 10 (dez) dias, a contar do primeiro dia útil seguinte à da publicação dos presentes éditos, comparecer no Departamento de Inspecção do Trabalho, sita na Avenida do Dr. Francisco Vieira Machado, n.os 221-279, Edifício “Advance Plaza”, 1.º andar, Macau, a fim de prestar declarações no processo n.º 1719/2011, proveniente da queixa apresentada nestes Serviços em 2/3/2011, relativamente às matérias de salário em dívida, descanso anual, indemnização de despedimento e do pagamento do repatriamento.

Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais – Departamento de Inspecção do Trabalho, aos 1 de Fevereiro de 2012.

O Chefe do Departamento,Raimundo Vizeu Bento

NOTIFICAÇÃO EDITAL (Pagamento da multa aplicada)

Raimundo Vizeu Bento, Chefe do Departamento de Inspecção do Trabalho, manda que se proceda, nos termos do n.º 3 do artigo 9.º e do artigo 11.º do Regulamento Administrativo n.º 26/2008 – Normas de funcionamento das acções inspectivas do trabalho conjugados com o artigo 58.º, n.º 2 do artigo 72.º e n.º 2 do artigo 136.º do Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 57/99/M, de 11 de Outubro, à notificação do transgressor da Notificação n.º 11/IA/2012, senhor Wong Pui Teng, proprietário do “Lei Hou Engineering”, residente na Travessa do Canal dos Patos, n.º 82, Edf. Chun Hei Garden, Bloco 2, R/C “X”, em Macau, para no prazo de 15 (quinze) dias, a contar do 1.º dia útil seguinte ao da publicação dos presentes éditos, proceder ao pagamento da multa aplicada na aludida notificação, no valor de Mop$400,00 (quatrocentas patacas), por prática das infracções administrativas previstas nas alíneas b) e c) do n.º 1 do artigo 6.º do Regulamento da Inspecção do Trabalho, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 60/89/M, de 18 de Setembro e punidas nos n.os 5 e 6 do artigo 6.º do mesmo Regulamento, devendo ainda, nos 5 (cinco) dias subsequentes ao do termo do atrás citado prazo, fazer prova do pagamento efectuado.

A cópia da informação e do despacho, a notificação e a receita eventual deverão ser levantadas, dentro das horas normais de expediente, no Departamento de Inspecção do Trabalho, sita na Avenida do Dr. Francisco Vieira Machado, n.os 221-279, Edifício “Advance Plaza”, 1.º andar, Macau, sendo facultada a consulta do processo n.º 3693/2011, instruído por estes Serviços.

Decorridos os prazos, sem que tenha sido dado cumprimento à presente notificação, as cópias de todos os documentos acompanhadas do comprovativo de cobrança coerciva serão remetidos à Repartição das Execuções Fiscais da Direcção dos Serviços de Finanças para ser efectuada a cobrança coerciva nos termos legais.

Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais – Departamento de Inspecção do Trabalho, aos 1 de Fevereiro de 2012.

O Chefe do Departamento,Raimundo Vizeu Bento

N.º 16/2012 N.º 17/2012

Faz-se público que, por despacho do Ex.mo Senhor Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, de 17 de Janeiro de 2012, se encontra aberto o Concurso Público para «Fornecimento de Vacinas aos Serviços de Saúde», cujo Programa do Concurso e o Caderno de Encargos encontram à disposição dos interessados desde o dia 8 de Fevereiro de 2012, todos os dias úteis, das 9,00 às 13,00 horas e das 14,30 às 17,30 horas, na Divisão de Aprovisionamento e Economato sita na Cave 1 do Centro Hospitalar Conde de S. Januário, onde serão prestados esclarecimentos relativos ao concurso, estando os interessados sujeitos ao pagamento do custo das respectivas fotocópias ou ainda mediante a transferência gratuita de ficheiros pela internet no website dos S.S. (www.ssm.gov.mo). As propostas serão entregues na Secção de Expediente Geral destes Serviços, situada no r/c do Centro Hospitalar

Conde de São Januário e o respectivo prazo de entrega termina às 17,45 horas do dia 7 de Março de 2012. O acto público deste concurso terá lugar no dia 8 de Março de 2012, pelas 10,00 horas, na sala do «Museu» situada no r/c do Edifício da Administração dos Serviços de Saúde junto ao C.H.C.S.J. A admissão a concurso depende da prestação de uma caução provisória no valor de $ 100 000,00 (cem mil patacas) a favor dos Serviços de Saúde, mediante depósito, em numerário ou em cheque, na Secção de Tesouraria destes Serviços ou através da Garantia Bancária/Seguro-Caução de valor equivalente.

Serviços de Saúde, aos 31 de Janeiro de 2012

O Director dos Serviços,Lei Chin Ion

Faz-se público que, por despacho do Ex.mo Senhor Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, de 17 de Janeiro de 2012, se encontra aberto o Concurso Público para «Fornecimento e Instalação de Um Sistema de Motorização Electrofisiológica e Hemodinâmica aos Serviços de Saúde», cujo Programa do Concurso e o Caderno de Encargos encontram à disposição dos interessados desde o dia 8 de Fevereiro de 2012, todos os dias úteis, das 9,00 às 13,00 horas e das 14,30 às 17,30 horas, na Divisão de Aprovisionamento e Economato sita na Cave 1 do Centro Hospitalar Conde de S. Januário, onde serão prestados esclarecimentos relativos ao concurso, estando os interessados sujeitos ao pagamento do custo das respectivas fotocópias ou ainda mediante a transferência gratuita de ficheiros pela internet no website dos S.S. (www.ssm.gov.mo). As propostas serão entregues na Secção de Expediente Geral destes Serviços, situada no r/c do Centro Hospitalar

Conde de São Januário e o respectivo prazo de entrega termina às 17,45 horas do dia 6 de Março de 2012. O acto público deste concurso terá lugar no dia 7 de Março de 2012, pelas 10,00 horas, na sala do «Museu» situada no r/c do Edifício da Administração dos Serviços de Saúde junto ao C.H.C.S.J. A admissão a concurso depende da prestação de uma caução provisória no valor de $ 30 000,00 (trinta mil patacas) a favor dos Serviços de Saúde, mediante depósito, em numerário ou em cheque, na Secção de Tesouraria destes Serviços ou através da Garantia Bancária/Seguro-Caução de valor equivalente.

Serviços de Saúde, aos 31 de Janeiro de 2012

O Director dos Serviços,Lei Chin Ion

AVISOCONCURSO PÚBLICO N.º 11/P/2012

AVISOCONCURSO PÚBLICO N.º 10/P/2012

Page 21: Hoje Macau 8 FEV 2012 #2544

21futilidadesquarta-feira 8.2.2012 www.hojemacau.com.mo

[ ] Cinema Cineteatro | PUB

SALA 1CONTRABAND [C]Um filme de: Baltasar KormákurCom: Mark Wahlberg, Kate Beckinsale, Ben Foster, Giovanni Ribisi1430, 16.30, 19.30, 21.30

SALA 2CHRONICLE [C]Um filme de: Josh TrankCom: Dane Dehaan, Michael kelly14.130 16.00, 17.45, 21.30

I LOVE HONG KONG 2012 [B]FALADO EM CANTONÊSUm filme de: Gai ChungCom: Eric Tsang, Teresa Mo19.30

SALA 3WAR HORSE [B]Um filme de: Steven SpielbergCom: Jeremy Irvine, Emily Watson, David Thewlis14.15, 16.45, 21.00

JOURNEY 2: THE MYSTERIOUS ISLAND [3D] [B]Um filme de: Brad PeytonCom: Vanessa Hudgens, Dwayne Johnson19.15

TDM13:01 TDM News - Repetição13:30 Jornal das 24h14:30 RTPi DIRECTO18:30 That 70\’s Show (Que Loucura de Família)19:00 TDM Entrevista (Repetição)19:30 Amanhecer20:30 Telejornal21:00 Montra do Lilau21:30 Brothers and Sisters (Irmãos e Irmãs)22:15 Passione23:00 TDM News23:35 1º Programa DocTV CPLP: Angola - Nos Trilhos Culturais da Angola Contemporânea00:30 Telejornal (Repetição)01:00 RTPi DIRECTO

INFORMAÇÃO TDM

RTPi 8214:00 Telejornal Madeira 14:30 Alta Pressão15:00 Consigo15:30 Grande Reportagem - SIC16:00 Bom Dia Portugal 17:00 O Elo Mais Fraco 17:45 Resistirei18:45 A Hora de Baco19:00 Fausto – No Final da Trilogia20:00 Jornal Da Tarde21:15 O Preço Certo 22:00 Ler +, Ler Melhor22:15 Ingrediente Secreto23:00 Portugal no Coração

ESPN 3013:00 Tour Down Under 201214:00 2011 World Cup Of Trick Shots15:00 2011/12 Australasian Pro Volleyball Tour15:30 11th Annual Predator Intl’ 10-Ball Championship17:00 The Football Review17:30 Southeastern Conference Basketball Florida vs. Kentucky19:30 (LIVE) Sportscenter Asia 2012

20:00 Chang World of Football 20:30 The Football Review21:00 Beach Soccer Worldwide Mundialito Brazil vs. France22:00 Sportscenter Asia 2012 22:30 Chang World of Football 23:00 The Football Review23:30 Beach Soccer Worldwide Mundialito Brazil vs. France

STAR SPORTS 31 13:00 Max Power 2012/13 14:00 M7 - Multisport TV15:00 Len European Short Course Swimming Championships 17:00 Max Power 2012/13 18:00 Rolex FEI World Cup Jumping 2011/12 19:00 FA Cup 2011/12 Sheffield Wednesday vs. Blackpool21:00 Motorsports@Petronas 2011 21:30 (LIVE) Score Tonight 2012 22:00 F1 Classics - 2003 Brazilian Grand Prix 23:00 Thailand Vs Challenger Series 201103:40 (LIVE) FA Cup 2011/12 Middlesbrough vs. Sunderland

HBO 4112:00 Blue Crush 214:00 2 Fast 2 Furious15:45 Terms Of Endearment18:00 The Adventures Of Baron Munchausen20:15 Lake Placid 322:00 Green Zone23:55 The Virginity Hit

CINEMAX 4213:00 Timecop: The Berlin Decision14:30 Hercules And The Circle Of Fire16:00 Jet Pilot18:00 Harper20:15 Defendor22:00 Star Trek00:05 A Nightmare On Elm Street 4 The Dream Master

[Tele]visão

Aqui há gato

À VENDA NA LIVRARIA PORTUGUESA

RUA DE S. DOMINGOS 16-18 • TEL: +853 28566442 | 28515915 • FAX: +853 28378014 • [email protected]

Su d

oku

[ ] C

ruza

das

REGRAS |Insira algarismos nos quadrados de forma a que cada linha, coluna e caixa de 3X3 contenha os dígitos de 1 a 9 sem repetição

SOLUÇÃO DO PROBLEMADO DIA ANTERIOR

SOLUÇÕES DO PROBLEMA

HORIZONTAIS: 1-Aveleira da India. Espécie de padiola de lona. 2-Unidade das medidas agrárias. Dinheiro. (Fig.). 3-Nesta terra. Pancadarias. 4-Virtude teologal (pl.). Base da montanha (pl.). 5-O m. q. doente. Mobiliza. 6-Irrita. Antiga possessão portuguesa na India. Oásis de Saará Central. 7-Receptores de radiodifusão. Adites. agregues. 8-Sentir repugnância por. Graúdo (ant.). 9-Entrementes. Doutor (abrev.). 10-Homem ilustre por feitos de grande coragem. Papá. 11-Conveniências. Espécie de escaravelho.

VERTICAIS: 1-Homem armado de facha. Aprovado (abrev.). 2-Lugar dos sacrifícios. Gradeamento de madeira. 3-Vogais diferentes. Espécie de crustáceo. 4-Elemento grego de composição de palavras que exrime a ideia de Deus. Navios de pequena lotação, para recreio. 5-Ave corredora (pl.). Frustrar, malograr. 6-Ver e estudar (coisa escrita). A eles. Patriarca bíblico. 7-A fronte, cabeça. Que tem utilidade. 8-De idade adulta. Ajunto, somo. 9-Grosseiro, rude. Platina (s.q.). 10-Líquido escuro que se tira das sibas. Fazer doação. 11-Ouro (s.q.). Mosaico antigo feito de mármore variegado.

HORIZONTAIS: 1-FAUSEL. MACA. 2-ARE. METAL. U. 3-CA. TAREIAS. 4-H. FES. SOPES. 5-EGRO. ATROPA. 6-IRA. GOA. AIR. 7-RADIOS. ADAS. 8-ODIAR. UDO. O. 9-ENTANTO. DR. 10-A. HEROI. PAI. 11-PROS. ELATRO.VERTICAIS: 1-FACHEIRO. AP. 2-ARA. GRADE. R. 3-UE. FRADINHO. 4-S. TEO. IATES. 5-EMAS. GORAR. 6-LER. AOS. NOE. 7-TESTA. UTIL. 8-MAIOR. ADO. A. 9-ALAPOADO. PT. 10-C. SEPIA. DAR. 11-AU. SARSORIO.

VIVER NO FIM DOS TEMPOS • Slavoj ZizekPara o autor de Bem-Vindo ao Deserto do Real, o capitalismo global está a chegar à sua crise final. Slavoj Žižek aponta os quatro cavaleiros deste futuro apocalipse: a crise ecológica mundial; os desequilíbrios do sistema económico; a revolução biogenética; e as divisões sociais explosivas.

O MUNDO DE S. J. PERELMAN • S. J. Perelman«Qualquer pessoa é capaz de produzir um raciocínio interessante sobre os grandes temas. Mas não há muitos escritores que consigam ser irrepreensivelmente inteligentes, eruditos e divertidos quando falam de folhetos de instruções, jornais de apicultura ou traças. A prosa de Perelman é contida, não exclama, não tem consciência da sua própria graça. No fundo, a prosa de Perelman não ri. E é por isso que faz rir mais.» Ricardo Araújo Pereira, «Prefácio»

INTELIGÊNCIA NÃO TEM CORTodos os gatos deviam sentir-se estrangeiros pelo menos uma vez. Se forem inteligentes, não só aprendem com a presença de imigrantes no seu país, como agem com outro respeito por quem os recebe quando emigram. Se forem burros, enfim, já é outro animal, por acaso bem mais parecido com humanos do que felinos.Nas minhas frequentes passeatas por Macau, começa a ser um milagre que a curiosidade ainda não tenha morto o gato. Este gato, entenda-se, que, além da sua atracção natural por tudo, tem agora a cusquice recém-adquirida no convívio com jornalistas.Sorte ou argúcia, o certo é que passo incólume, vendo todo os dias muito coisa. E ouvindo, que estas orelhas captam bem a qualquer distância. Dos portugueses, por exemplo, ouço os mesmos dislates em série: a sobranceria em relação aos asiáticos, feita ora de tiques retro-colonialistas, ora de boçalidade pós-moderna.Não sei se já repararam, mas os quase 10 séculos de História que marcaram o Mundo começam a esgotar-se como justificação para a trapalhada em que Portugal se atolou nos anos mais recentes. Além de que a sobranceria fica tão mal nos que se julgam eruditos como no emigra que ia da bidonville parisiense para a aldeia natal dizer que em França era tudo melhor. Menos o Mercedes, claro.A China é uma inevitabilidade nas próximas décadas. Os portugueses, como costume, vão adaptar-se a um povo muito diferente antes de todos os outros. Como fizeram antes – e ainda fazem – em África e no Brasil.Os sobranceiros depressa serão uma memória residual. E a História, que adora repetir-se, poderá ser de grandes misturas. Já vos disse que a minha invenção preferida dos portugueses é a mulata? Deve ser porque tenho pêlo de duas cores.

Pu Yi

Page 22: Hoje Macau 8 FEV 2012 #2544

a pal içadaCorreia Marques

22 opinião quarta-feira 8.2.2012www.hojemacau.com.mo

OS últimos dias a imprensa em língua portuguesa de Macau tem dado conta da polémica sobre a aplicação, ou não, da Lei n.º 5/2001 (Regime de prevenção e controlo do tabagismo) aos de

nominados cigarros eletrónicos.Ao abordarmos este assunto não preten-

demos tomar parte ou partido em qualquer polémica. Logo, não questionamos a bonda-de, do ponto de vista médico, de uma eventual intenção de regular o uso daquele tipo de pro-dutos. Como não sabemos os fundamentos porventura existentes em outra norma legal da área da saúde, que não a lei de prevenção e controlo do tabagismo, designadamente em matéria de medicamentos, em que se possa estribar uma qualquer restrição ao uso dos cigarros eletrónicos. Sinceramente é uma área que não dominamos.

Com este escrito pretendemos, apenas, partindo de um caso concreto, refletir e ajudar os leitores a compreender as regras a que, no ordenamento jurídico da RAEM, obedece o direito sancionatório em geral, seja ele crimi-nal, contravencional ou referente a infrações administrativas. E fazê-mo-lo, apenas, por imperativo de consciência e de cidadania.

Assim, e desde logo, a Lei Básica consa-gra, no seu artigo 4.º, que a RAEM assegura, nos termos da lei, os direitos e liberdades dos residentes e de outras pessoas na Região. Daí resultando que qualquer restrição de di-reitos, liberdades e garantias individuais que a harmonia da vida em sociedade imponha, apenas pode ser imposta por lei anterior ao momento da prática do facto. A isto chama--se «princípio da legalidade».

Ora, a lei acima citada, na alínea 4) do artigo 2.º define «fumar» como «o acto de inalar ou expirar fumo do tabaco, bem como a posse de qualquer produto à base do tabaco, em combustão» e a alínea 15) define tabaco como «as folhas, partes das folhas e nervuras das plantas Nicotina tabacum L. e Nicotina rústica L.; quer sejam comercializadas sob

“Com este escrito pretendemos, apenas, partindo de um caso concreto, refletir e ajudar os leitores a compreender as regras a que, no ordenamento jurídico da RAEM, obedece o direito sancionatório em geral, seja ele criminal, contravencional ou referente a infrações administrativas. E fazê-mo-lo, apenas, por imperativo de consciência e de cidadania”

Ser ou não ser (legal) eis a questãoa forma de cigarro, cigarrilha ou charuto, quer picadas para cachimbo ou para a feitura manual de cigarros, seja com a forma de rolo, barra, lâmina, cubo ou placa ou reduzidas a pó ou a grãos». E, o que o artigo 4.º da lei citada proíbe é fumar ou seja inalar ou expirar fumo do tabaco, bem como a posse de qualquer produto à base de tabaco, em combustão.

Logo, em nossa modesta opinião, para que se opere a proibição de «fumar» nos locais elencados naquele artigo, com as exceções do artigo 5.º, torna-se necessário, para além da existência de tabaco, que esse tabaco provoque fumo, através da combus-tão. Ou seja, nada me proíbe de passear nos locais onde é legalmente proibido fumar com um cigarro não aceso na mão, ou com um cachimbo, cheio de tabaco mas apagado, nos lábios. Ou, ainda, de mascar tabaco.

E, no que respeita aos cigarros eletrónicos, a Nota de Orientação da União Europeia de 22 de maio de 2008 relativa aos “E-Cigarrettes” estabelece que: ‘Um cigarro electrónico que não contenha tabaco não é enquadrável na Directiva dos Productos de Tabaco».

Para um melhor esclarecimento da questão permitimo-nos transcrever um ex-trato da Circular Informativa n.º 156/CD, de 12 de agosto de 2011, do Infarmed de Portugal (a título de mera referência): «Os cigarros electrónicos podem ter diferentes apresentações e reivindicar indicações mé-dicas/terapêuticas que condicionam o seu enquadramento legal:- Cigarro electrónico contendo nicotina com indicação para o tratamento da dependência da nicotina ou para auxílio ao combate ao ta-bagismo- é classificado como medicamento;- Kit que inclua um cigarro electrónico e cápsula com nicotina com indicação para o tratamento da dependência da nicotina ou para auxílio ao combate ao tabagismo – o cigarro reutilizável é um dispositivo médico e a cápsula de nico-tina é um medicamento, pelo que o conjunto é classificado como medicamento;

- Cigarro electrónico não contendo nico-tina e com indicação para o tratamento da dependência da nicotina ou para auxílio ao combate ao tabagismo- é classificado como dispositivo médico.

Em suma, o enquadramento do cigarro electrónico enquanto medicamento, dispo-sitivo médico ou produto de consumo geral, depende do seu conteúdo em nicotina, da sua indicação de uso, e se essa é, ou não, uma finalidade médica».

Por todo o exposto, somos em crer, e salvo melhor opinião, que mais do que a (impossível, como melhor adiante se verá) aplicação analógica da Lei n.º 5/2001 aos ci-garros eletrónicos, porquanto os mesmos não provocam combustão, estaremos em Macau perante uma eventual lacuna legislativa no que a esses produtos diz respeito. Porventu-ra, se a legislação sobre medicamentos não for suficiente (e desse assunto não curamos neste artigo) e, se for essa a opção política, a carecer de legislação adequada.

Isto porque o «princípio da legalidade» acima referido se encontra expressamente con-sagrado no artigo 1.º do Código Penal de Macau, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 58/95/M, de 14 de Novembro, quando consagra: «1. Só pode

Nser punido criminalmente o facto descrito e declarado passível de pena por lei anterior ao momento da sua prática. 2. Só pode ser aplicada medida de segurança ao estado de perigosidade cujos pressupostos estejam fixados em lei ante-rior ao seu preenchimento. 3. Não é permitido o recurso à analogia para qualificar um facto como crime ou definir um estado de perigosi-dade, nem para determinar a pena ou medida de segurança que lhes corresponde». Sendo que este princípio da legalidade é extensivo a todo o direito sancionatório.

Ora, a Lei n.º 5/2001, no seu artigo 23.º, estabelece infracções administrativas para quem viole os seus preceitos, logo, por força do disposto no artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 52/99/M, de 4 de Outubro (Define o regime geral das infracções administrativas e o res-pectivo procedimento), é aqui expressamente aplicável o disposto nos n.ºs 1 e 3 do artigo 1.º do Código Penal acima citado, designada-mente a proibição da aplicação da analogia, ou da interpretação extensiva, por via admi-nistrativa, a situações não contempladas na lei de prevenção e controlo do tabagismo ou em qualquer outra lei anterior à prática dos factos tipificados como infracção. E, na verdade, a lei do combate e controlo do tabagismo não regula o uso dos cigarros eletrónicos, pelo menos daqueles que conhecemos (mas não usamos), por os mesmos não conterem taba-co, nem provocarem combustão do mesmo.

Ainda a propósito do princípio da lega-lidade em matéria administrativa, cumpre referir e transcrever o disposto no n.º 1 do artigo 3.º do Código de Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 57/99/M, de 11 de outubro: «Os órgãos da Administração Pública devem actuar em obediência à lei e ao direito, dentro dos limi-tes dos poderes que lhes estejam atribuídos e em conformidade com os fins para que os mesmos poderes lhes forem conferidos».

Este texto foi escrito ao abrigodo novo acordo ortográfico

Page 23: Hoje Macau 8 FEV 2012 #2544

discurso directoVanessa Amaro

23opiniãoquarta-feira 8.2.2012 www.hojemacau.com.mo

Propriedade Fábrica de Notícias, Lda Director Carlos Morais José Editores Nuno G. Pereira; Gonçalo Lobo Pinheiro Redacção Andreia Sofia Silva; Joana Freitas; José C. Mendes; Virginia Leung; Rita Marques Ramos (estagiária) Colaboradores António Falcão; António Graça de Abreu; Carlos Picassinos; Hugo Pinto; Marco Carvalho; Maria João Belchior (Pequim); Michel Reis; Rui Cascais; Sérgio Fonseca; Tiago Quadros; Vanessa Amaro Colunistas Arnaldo Gonçalves; Boi Luxo; Carlos M. Cordeiro; Correia Marques; Helder Fernando; Jorge Rodrigues Simão; José I. Duarte, José Pereira Coutinho, Marinho de Bastos; Paul Chan Wai Chi; Pedro Correia; Peng Zhonglian Cartoonista Steph Grafismo Catarina Lau; Paulo Borges Ilustração Rui Rasquinho Agências Lusa; Xinhua Fotografia António Falcão, Gonçalo Lobo Pinheiro; Lusa; GCS; Xinhua Secretária de redacção e Publicidade Madalena da Silva ([email protected]) Assistente de marketing Vincent Vong Impressão Tipografia Welfare Morada Calçada de Santo Agostinho, n.º 19, Centro Comercial Nam Yue, 6.º andar A, Macau Telefone 28752401 Fax 28752405 e-mail [email protected] Sítio www.hojemacau.com.mo

UEM precisa de alugar uma casa em Macau é um verdadeiro coita-dinho. Ontem, a Associação dos Mediadores do Fomento Predial de Macau veio dizer que até ao Verão o preço dos arrendamentos ainda vai subir pelo menos 10

por cento, devido às medidas anti-especula-ção que o Governo lançou no ano passado. Medidas essas que visam pôr ordem na balbúrdia do sector imobiliário, penalizando aqueles que compram um tecto para pouco depois revender e assim fazer fortuna.

Ninguém, contudo, se lembra que nem toda a gente em Macau pode se dar ao luxo de comprar uma casota. Um andar podre num bairro antigo já ultrapassa um milhão de patacas, sem somar os custos com obras e remodelações. Quando um amigo pede-me ajuda para procurar um apartamento para arrendar, já sei que coisa boa não vai dar.

Não é segredo que os estrangeiros têm de sujeitar-se a um valor inflacionado e arcar com contratos pouco legais, muitas vezes escritos apenas em chinês. Contratos com duração inferior a um ano não deveriam existir, mas abundam que nem ginjas. A palavra “recibo” também não faz parte do léxico dos senhorios.

Outro dia a fazer uma limpeza geral na casa que tenho arrendada, encontrei no fun-do de uma gaveta um recibo de um antigo inquilino. Em 2008, o meu senhorio pedia meras 500 patacas de renda. Três anos mais tarde, foi somado mais um zero à conta. E porquê? Por que há quem aceite por não ter outra opção.

Enquanto o Governo se preocupa em domar o desenfreado mercado de compra e venda de imóveis, ninguém se preocupa em ver à lupa o que se passa na área dos arrendamentos.

Os agentes imobiliários dizem que por terem perdido muitos negócios com a entrada em vigor da lei do imposto especial sobre transacções têm de ir buscar o dinheiro que já não lhes chega a algum lado. E toca dar

Os agentes imobiliários dizem que por terem perdido muitos negócios com a entrada em vigor da lei do imposto especial sobre transacções têm de ir buscar o dinheiro que já não lhes chega a algum lado. E toca dar chicotadas em quem não tem dinheiro para comprar casa

Chiqueiro, porcos e afinschicotadas em quem não tem dinheiro para comprar casa.

Quando os contratos estão perto de chegar ao fim, os inquilinos começam a suar frio. Já sabem que está a vir a hora de meterem-lhes a mão ao bolso e pedir um aumento exorbitante. É claro que ninguém é obrigado a aceitar, mas procurar outro apartamento é como procurar uma agulha no palheiro.

Já vi casas sem nenhuma janela, andares construídos em terraços com telhado de fibra, cozinhas na casa de banho – bem, na verdade, não havia cozinha, mas sim um microondas ao lado da sanita – e quartos em varandas abertas. Uma vez perguntei a um senhorio se ele viveria na casa que estava a pôr a arrendar. Ele riu-se e disse que não porque está bem servido com a sua – que de certeza não se desmonta na época dos tufões. Sempre achei que quem vive em chiqueiro é porco, mas Macau já me fez mudar de opinião.

Não vejo nenhuma preocupação por parte do Governo em exigir o cumprimento no estipulado entre os artigos 969.º a 1000.º do Código Civil para pôr um travão nas aldrabices no mercado de arrendamento. O senhorio tem a casa, cobra o que quer, faz a sua própria lei. Nós, que precisamos de um tecto, abaixamos as calças e calamo-nos, porque nem sequer sabemos bem para quem devemos nos queixar. E, pior, se a queixa irá resultar.

Obviamente que quando se pergunta a qualquer cidadão se está a favor da reforma política, a resposta não é imediata. Mudar o sistema político vai garantir que eu pague um valor justo por uma casa? Quer dizer que vão ser tomadas medidas para impedir o aumento da poluição nesta terra quase irrespirável? Vão deixar de nos ir ao bolso por um sistema de telecomunicações do ter-ceiro mundo? Mudar para ficar igual, deixa estar então. Depois admiram-se que só meia dúvida de gatos pingados tenha participado na “grande” auscultação pública sobre a reforma política.

Q

Page 24: Hoje Macau 8 FEV 2012 #2544

quarta-feira 8.2.2012www.hojemacau.com.mo

CicloneA democracia é uma palavra vazia. POR FERNANDO

Cultura Guimarães dá espectáculos Os espectáculos da semana de abertura da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012 registaram taxas de ocupação na “ordem dos 82%” e há shows esgotados desde o início do mês. Os números da abertura da Capital Europeia da Cultura foram ontem dados a conhecer pela administração da Fundação Cidade de Guimarães.

Baía 89 homicídios O edifício da Assembleia Legislativa da Baía, onde milhares de polícias em greve continuam concentrados para exigir aumentos salariais, foi ontem cercado por 1070 soldados do exército e membros da Polícia Federal (PF), aumentando o clima de tensão que levou ao disparo de balas de borracha para tentar dispersar o protesto. A greve iniciada a 31 de Janeiro pelos polícias militares, acompanhada de manifestações no centro de São Salvador, capital do estado, já levou ao início de negociações dentro da assembleia, mas até ao final do dia de ontem em Lisboa ainda não havia avanços. De acordo com o “Estado de São Paulo”, uma semana de greve da polícia militar já levou ao homicídio de 89 pessoas no estado, depois de na madrugada de ontem terem sido registadas mais três mortos em Camaçari. Ontem, o exército e a polícia federal entraram em acção no centro administrativo da Baía para, segundo um porta-voz da PF, cumprir os 11 mandados de detenção decretados para os líderes dos grevistas – depois de a greve ter sido considerada ilegal. No sábado, um contingente de 3 500 elementos do exército, da marinha e agentes da polícia federal assumiu o controlo da segurança na Baía, três dias depois do início da greve. Até ao final do dia de ontem, ainda não se sabia se os mandados de detenção dos líderes grevistas tinham sido executados.

Europa 360 mortos devido ao frioHá duas semanas que a Europa atravessa uma vaga de frio polar que já matou 360 pessoas. A Ucrânia foi, até ao momento, o país mais afectado, com 135 mortos. Bósnia-Herzegovina e Itália atravessam os maiores nevões das últimas décadas.

Arte Quadro bate recorde de valorA família real do Qatar pagou mais de 250 milhões de dólares por um quadro de Paul Cézanne, “Os jogadores de cartas”, o que faz desta obra, pintada em 1895, a mais cara do mundo.

Maldivas Presidente Nasheed demite-seMohamed Nasheed, chefe de Estado das Maldivas, apresentou ontem a demissão, depois de confrontos entre polícia e manifestações contra o Governo. Nasheed disse na televisão que não queria estar à frente do país “na situação actual”.

UE Tratado de Maastricht fez 20 anosComemoraram-se ontem os 20 anos sobre a assinatura do Tratado de Maastricht, em 1986. Na época, ainda vigorava a Comunidade Económica Europeia. A assinatura do documento deu origem à actual União Europeia e à moeda única.

Costa Concórdia Schettino em prisão domiciliáriaO Tribunal de Florença confirmou ontem a prisão domiciliária de Francesco Schettino. O comandante do Costa Concórdia é acusado de homicídio qualificado, devido ao abandono do navio aquando do naufrágio, a 13 de Janeiro.

Música Spice Girls podem juntar-seGeri Halliwell, a ruiva das Spice Girls, afirmou ao jornal Sunday Mirror que a banda recebeu uma proposta “entusiasmante” para o grupo pop britânico voltar a juntar-se para o Jubileu do Diamante de Isabel II. Contudo, Victoria Beckham já disse que a sua vida familiar está à frente de uma carreira como cantora.

Filha de Stanley Ho em órgão de banco português

Pansy Ho chega ao BCP

car toon por Steff O PAR DE JARRAS

AO lado de Leonor Beleza, a filha de Stanley Ho vai in-tegrar o Conselho

Estratégico Internacional do BCP. Segundo o jornal português o Diário Económico, Pansy Ho será um dos membros desta que é uma das novidades do banco português. A integração da filha do magnata foi feita por indica-ção da administração.

O “Conselho Estratégico é uma das novidades dos estatu-

tos e revela a importância que a internacionalização tem para o futuro do BCP”, lê-se no Diário Económico.

O novo órgão está totalmente vocacionado para a internaciona-lização e tem como funções “ana-lisar e reflectir sobre a estratégia global do grupo e a estratégia para cada geografia” e “acompanhar a evolução da implementação da estratégia de internacionalização e investimento do Grupo”. Na prática, este Conselho é equipa-

rável ao velho Conselho Superior que existia no tempo de Jardim Gonçalves.

Os membros serão remune-rados com senhas de presença (o valor não foi revelado) e o conselho terá o seu mandato a coincidir com o do conselho de administração, que é de três anos. As reuniões são feitas três vezes por ano ou sempre que convocado pelo seu presidente, que é também o presidente do conselho de administração.

O espectáculo “ZAiA”, do Cirque du Soleil, tem o seu fim anunciado em

território macaense, depois de três anos de espectáculo contínuo no Venetian Macao. O último show será exibido no próximo dia 19 de Fevereiro, depois de pisar os palcos deste hotel do grupo Sands China desde Agosto de 2008. A cadeia anunciou ontem a despedida do maior circo mundial da RAEM.

As duas companhias - Cirque du Soleil e Sands China Ltd. – disseram que estão a discutir novos projectos de trabalho conjunto mas ainda não revelaram mais pormenores sobre o que possa estar a caminho. A cadeia de hotéis adiantou também a sua ex-

pansão da oferta de entretenimento a nível individual com um teatro multi-usos reestruturado no Venetian Macao (investimento de mais de MOP 100 milhões) e novas opções de laser no Sands Cotai Central.

O Cirque de Soleil começou com um grupo de 20 artistas de rua, em 1984. Hoje é uma grande organização, sediada em Montreal, no Canadá, que promove o entretenimento artístico de alta qualidade. O circo já soma cerca de 100 milhões de espectadores em quase 300 cidades de seis continen-tes. Só em 2011, o Cirque du Soleil apresentou 22 espectáculos simulta-neamente em todo o mundo.

Companhia francesa abandona o território três anos depois

Au revoir, Cirque du Soleil