Http://meusite.mackenzie.com.br/fernandamazza/. O estudo da semântica e da estilística como...

14
http://meusite.mackenzie.com.br/fernandamazza/

Transcript of Http://meusite.mackenzie.com.br/fernandamazza/. O estudo da semântica e da estilística como...

Page 1: Http://meusite.mackenzie.com.br/fernandamazza/. O estudo da semântica e da estilística como elementos facilitadores na escrita de textos jornalísticos.

http://meusite.mackenzie.com.br/fernandamazza/

Page 2: Http://meusite.mackenzie.com.br/fernandamazza/. O estudo da semântica e da estilística como elementos facilitadores na escrita de textos jornalísticos.

O estudo da semântica e da estilística como elementos facilitadores na escrita de textos jornalísticos. A revisão de tópicos gramaticais, tais como: concordância verbal e nominal, a regência verbal e nominal e as regras da crase. A produção de textos descritivos e narrativos, incluindo o uso dos verbos dicendi.

EMENTA

Page 3: Http://meusite.mackenzie.com.br/fernandamazza/. O estudo da semântica e da estilística como elementos facilitadores na escrita de textos jornalísticos.

-aulas teórico-expositivas;-leitura e discussão de textos;-levantamento de dificuldades gramaticais;-produção de textos pelos alunos;-correção de textos;-estudos em grupo.

METODOLOGIA

Page 4: Http://meusite.mackenzie.com.br/fernandamazza/. O estudo da semântica e da estilística como elementos facilitadores na escrita de textos jornalísticos.

Descrição (5,0) + Narração (5,0) + Prova final (5,0) + Texto digital (5,0)= M

2____________________________________________________________________________

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

Page 5: Http://meusite.mackenzie.com.br/fernandamazza/. O estudo da semântica e da estilística como elementos facilitadores na escrita de textos jornalísticos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• Descrição;

• Narração;

• Interpretação de textos;

• Verbos dicendi;

•Revisão de tópicos gramaticais: Concordância, Regência e Figuras de Linguagem.

Page 6: Http://meusite.mackenzie.com.br/fernandamazza/. O estudo da semântica e da estilística como elementos facilitadores na escrita de textos jornalísticos.

Básica 

•CUNHA, C. & CINTRA, L.F. L. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de •Janeiro: Nova Fronteira, 2001.•FIORIN, L.C. & SAVIOLI, F.. Lições de texto. São Paulo: Ática, 2004.•______________________ . Para entender o texto. São Paulo: Ática, 1992.•GARCIA, O. M. Comunicação em Prosa Moderna. Rio de Janeiro: FGV, 2000.

  Complementar 

•BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.•BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. , revista e ampliada Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.•GRANATIC, Bianca. Técnicas Básicas de Redação. São Paulo: Scipione, 1998.•KOCK, I. V. Coesão e Coerência. São Paulo: Cortez. 1989.•_______. A Coesão Textual. São Paulo: Cortez. 1989.•MARQUESI, Sueli. A organização do texto descritivo em língua portuguesa, Petrópolis,  Vozes, 1996.

Page 7: Http://meusite.mackenzie.com.br/fernandamazza/. O estudo da semântica e da estilística como elementos facilitadores na escrita de textos jornalísticos.

SEMANA 

TEORIA PRÁTICA

1ª Semana06/08

Apresentação do curso e cronograma de atividades.

  

2ª Semana13/08

Semântica - discussão sobre denotação, conotação, polissemia - e Estilística – ambigüidade e arcaísmos.

 

3ª Semana20/08

Conceito de texto. A superestrutura da narração, da descrição e da dissertação. 

 

4ª Semana27/08

A superestrutura descritiva: elementos e organização.

 

5ª Semana03/09

Planejamento do texto descritivo.

 

Page 8: Http://meusite.mackenzie.com.br/fernandamazza/. O estudo da semântica e da estilística como elementos facilitadores na escrita de textos jornalísticos.

6ª Semana10/09

Figuras de linguagem e exercícios práticos

 

7ª Semana17/09

Produção de texto: descrição objetiva. (valor: 5,0)

 

8ª Semana24/09

Concordância verbal e nominal, exercícios práticos.

 

9ª Semana01/10

A superestrutura narrativa: elementos e organização.   

 

10ª Semana08/10

Personagem, ação, tempo, espaço, ponto de vista.

 

Page 9: Http://meusite.mackenzie.com.br/fernandamazza/. O estudo da semântica e da estilística como elementos facilitadores na escrita de textos jornalísticos.

11ª Semana15/10

Aulas suspensas  

12ª Semana22/10

Planejamento do texto narrativo : Quem/quando/onde/como/por quê?

 

13ª Semana29/10

Regência verbal e nominal. 

14ª Semana05/11

Análise de textos narrativos (valor: 5,0)

Apostila disponível no moodle.

                   

15ª Semana12/11

 LC

Page 10: Http://meusite.mackenzie.com.br/fernandamazza/. O estudo da semântica e da estilística como elementos facilitadores na escrita de textos jornalísticos.

16ª Semana19/11

Exercícios   

17ª Semana26/11

Prova final. (5,0).  

18ª semana03/12

Vista de provas.  

  

 

Page 11: Http://meusite.mackenzie.com.br/fernandamazza/. O estudo da semântica e da estilística como elementos facilitadores na escrita de textos jornalísticos.

Trabalho em grupo: 12/11 Prova escrita individual com consulta: !

Descrição: 17/09 Narração: 05/11

Page 12: Http://meusite.mackenzie.com.br/fernandamazza/. O estudo da semântica e da estilística como elementos facilitadores na escrita de textos jornalísticos.
Page 13: Http://meusite.mackenzie.com.br/fernandamazza/. O estudo da semântica e da estilística como elementos facilitadores na escrita de textos jornalísticos.

FORMA: em PowerPoint ( para uso de outro software, consultar a professora) com o uso de SOM, IMAGEM e TEXTO.

•Fazer do livro uma experiência sensorial; •Revelar os principais atrativos da obra em apenas dois minutos para o leitor; •Transformar o livro em um pequeno espetáculo audiovisual; •Estimular a leitura de livros em salas de aula;

CONTEÚDO: o trabalho deve

http://www.canaldolivro.com.br/livroclip_classicos.htm

Page 14: Http://meusite.mackenzie.com.br/fernandamazza/. O estudo da semântica e da estilística como elementos facilitadores na escrita de textos jornalísticos.

DICAS:        atenção ao tamanho de seu trabalho, nem muito curto, que deixe o espectador fique com a idéia de que faltou algo, nem muito longo que o deixe cansado;        na hora de colocar o trabalho no CD para entrega, não se esqueça de que deve salvar a música em arquivo separado. 

FORMA DE ENTREGA:                    o trabalho deve ser entregue em CD, devidamente identificado com o nome, o semestre e a turma dos integrantes do grupo, tanto no Cd em si, como na capa.